doc. domitop copia 1 (page 1) - hiperclima.pt · ferroli purgador automático de ar ida...

8
MEMBRO DE FEGECA MISTA INSTANTÂNEA SÓ AQUECIMENTO Domitop Domitop H

Upload: lytruc

Post on 29-Jun-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MEMBRODE FEGECA

MISTA INSTANTÂNEA

SÓ AQUECIMENTO

Domitop

Domitop H

CALDEIRA MURAL DOMITOPA Férroli desenvolveu e lança uma nova gama de caldeiras muraisa gás DOMITOP.

Caldeiras mistas para aquecimento e produção instantânea de águaquente sanitária que se apresentam em versões atmosférica,DOMITOP C e de circuito estanque DOMITOP F.

O desenho patenteado do corpo da caldeira, o queimador em açoinoxidável e a regulação electrónica modulante permitem obterrendimentos superiores a 92% e a qualificação energética

A gama das caldeiras DOMITOP, são construídas segundo os actuaiscritérios da Normativa Europeia, e obtiveram a Certificação CE peloprestigiado laboratório GASTEC.

INOVAÇÃO ESTÉTICAA DOMITOP‚ nasce da união entre a estética depurada e a avançadatecnologia FÉRROLI. As suaves e agradáveis linhas arredondadas dasenvolventes, contêm o melhor que a tecnologia actual podem ofe-recer. A instrumentação fica oculta no interior do painel, harmonio-samente integrada nas formas da caldeira.

PERMUTADOR BITÉRMICOUm permutador de calor bitérmico, construído em cobre, paten-teado pela FÉRROLI, com mais de dois milhões de peças vendidas,é sinónimo de fiabilidade e durabilidade. É também garantia deelevado rendimento e prestações constantes.

ÁGUA QUENTE INSTANTÂNEA.A Água Quente Sanitária contida nas serpentinas, mantém-sepermanentemente disponível para uma imediata utilizaçãoaquando da solicitação do utilizador.

IGNIÇÃO ELECTRÓNICAA ignição é efectuada mediante chispa eléctrica directamente sobreo queimador principal, prescindindo-se da chama piloto. Nomomento da ignição, a potência da caldeira é mínima (40%)obtendo-se um arranque suave e silencioso.

MODULAÇÃO ELECTRÓNICA DE POTÊNCIAEstas caldeiras estão equipadas com uma válvula de gás defuncionamento modulante, tanto em aquecimento como emágua quente sanitária, que dosifica a quantidade de gásem função da solicitação.

Em aquecimento tende a manter constante a temperaturaque se fixa no regulador do painel de comandos. Para tal aválvula de gás fecha progressivamente à medida que a temperatu-ra da água de aquecimento se aproxima à de referência.

Se se instalar um cronocomando (opcional), a temperaturaambiente gere a modulação. Se se instalar uma sonda exterior(opcional) é a temperatura exterior a que o faz. Estas alternati-vas proporcionam maior conforto e poupança energética.

Desta maneira evitam-se os altos e baixos da temperatura e oligar e desligar constantes, o que comporta uma poupança ener-gética e um funcionamento silencioso, com aumento de confor-to.

Em água quente sanitária, a modulação, permite man-ter constante a temperatura da água quente durante a suautilização, dentro do campo de trabalho, mesmo que se modifi-que o caudal.

Para tal a válvula de gás abre ou fecha progressivamente deacordo com as variações da solicitação (abertura ou fecho de tor-neiras), evitando as desagradáveis variações bruscas de temperatura.

Isto implica um menor consumo de gás, já que se utiliza a ener-gia estritamente necessária e a caldeira trabalha à menor tempe-ratura possível, evitando incrustações calcáreas, que diminuema transmissão térmica, o rendimento e a duração da caldeira.

R

QUEIMADORESSão de tipo atmosférico, inteiramente emaço inoxidável e estão preparados parafuncionar com qualquer gás.

Os queimadores em aço inoxidável são uni-versalmente reconhecidos como os maisrobustos e resistentes, garantindo umacombustão perfeita, inalterável com otempo.

CIRCULADORO circulador é regulável com três velocida-des.Está equipada com um by-pass e um purga-dor, ambos automáticos.

SEGURANÇAS:

• De Falta de ChamaPor Sonda de Ionização. Corta a passagem de gás se faltar a chama

• De Excesso de TemperaturaMediante os termóstatos de limite e de segurança que actuam em série com o de regulação. Cortam a passagem de gás se a temperatura for excessiva

• Pressão no Circuito de AquecimentoMediante válvula de segurança tarada a 3 Kg/cm2

• Falta de Água no Circuito de AquecimentoMediante pressostato que impede o funcionamento se o circuito de aquecimento não estiver cheio de água a uma

pressão superior a 0,5 kg/cm2

• Sistema de Protecção Anti-geloMediante a sonda de temperatura de aquecimento. Põe em funcionamento a caldeira, com modulação mínima, se a tem-

peratura descer dos 6 ºC,

• Sistema Anti-bloqueio do CirculadorNo Verão activa o circulador a cada 24 horas evitando a possibilidade deste bloquear.

• De Falta de ArSó na DOMITOP F 24 E, versão de circuito estanque. Um pressostato diferencial impede o funcionamento se a chegada de ar aos queimadores não for a correcta.

• De falta de tiragem "TOTAL SECURITY"Só na DOMITOP C 24 E, versão atmosférica,.Um termóstato situado no regulador de tiragem, pára a caldeira se a temperatura for excessiva, por uma tira-

gem deficiente.

DISPLAY DIGITAL

HIDRÓMETRO

REGULAÇÃO DA TEMPERATURA A.Q.S.REGULAÇÃO DA TEMPERATURA AQUECIMENTO

PAINEL DE CONTROLO

LEDS DE CONTROLO

DOMITOP CCaldeiras murais a gás de tiragem naturalFUNCIONAMENTONo Inverno:

MODO AQUECIMENTO:Se a Temperatura da água de aquecimento for menor que a fixada no "regula-dor de temperatura de aquecimento" situado no painel e a temperaturaambiente for inferior à regulada no "termóstato ambiente" (opcional), a cal-deira arranca. 15ºC antes de alcançar a temperatura regulada, a caldeira começaa modular reduzindo a potência debitada.

Não obstante, se se superar a temperatura fixada, quer seja na instalação ouno ambiente, a caldeira parará.

Se a caldeira parar pelo termóstato de ambiente, o circulador continua emfuncionando durante 6 minutos para evacuar o calor acumulado no permu-tador. Se for pelo regulador de temperatura, o circulador continuará em fun-cionando ininterruptamente para continuar a ceder calor aos radiadores.

ÁGUA QUENTE SANITÁRIA:Ao abrir-se uma torneira, o fluxostato inibe o funcionamento do circulador deaquecimento. Toda a potência é cedida, então, à Água Quente Sanitária (AQS)

A modulação mantém a temperatura nos valores desejados

Ao fechar a torneira, o queimador apaga-se. Sese necessitar de aquecimento, o queimador vol-tará a acender-se.

No Verão:Colocar a "zero" o regulador de temperatura dacaldeira. Esta só funcionará para produzir ÁguaQuente Sanitária (A.Q.S) quando solicitada.

COMPONENTES PRINCIPAIS• Corpo da caldeira em cobre• Queimadores principais em aço inox.• Circulador regulável• Vaso de expansão• Válvula de segurança• Pressostato de água• Fluxostato de prioridade de A.Q.S.• Válvula de gás modulante• Relógio programador (opcional)• Placa de controlo de ignição• Sonda de ionização

A caldeira vem equipada com uma réguapara marcação, tubos de conexão, uma tor-neira de entrada de água fria e duas para oaquecimento.

FUR

IGA

S

Retorno da instalação

Entrada água fria sanitária

Válvula de gásActuador da válvula de gás

Fluxostato

Pressostato de água

Isolante da câmarade combustão

Termóstato de fumos(Total Security)

Regulador de Tiragem

Termóstato desegurança

Permutador em cobrepara aquecimento e A.Q.S.

Grupo de queimadoresInjector principal

Sonda temp. aquecimentoSonda temp. sanitária

Válvula de segurança

Queimador

Eléctrodo deionização Eléctrodo de

ignição

Termóstatolímiteaquecimento

Vaso deexpansão

Circuladoraquecimento

Câmara decombustão

GRUNDFOS

FERROLI

Purgadorautomáticode ar

Ida instalação

Torneira de enchimento da instalaçãoSaída água quente sanitária

Modulador da válvula de gásBotão da válvula de gás

Entrada de gás

DOMITOP FCaldeiras murais a gás de circuito estanqueFUNCIONAMENTOO funcionamento destas caldeiras é idêntico ao referido no caso das atmosfé-ricas, DOMITOP C, com a única diferença de que a combustão tem lugarnuma câmara estanque e por isso não tem contacto com o ambiente que arodeia.

As DOMITOP F, de fluxo forçado e câmara estanque, são caldeiras com eva-cuação mecânica dos fumos.

Os percursos do ar comburente e dos gases resultantes da combustão, estãofechados numa câmara estanque em chapa de aço, de modo a que, todosos dispositivos de ignição, desligar ou sujeitos a controlos periódicos, estãono exterior. Este tipo de caldeiras permite a sua instalação em locais priva-dos de ar e/ou chaminé, sempre que exista a possibilidade de sair ao exte-rior do edifício com os tubos de admissão de ar e/ou evacuação de fumos.

Os tubos coaxiais podem ser conectados em qualquer direcção com um inter-valo de 45º. A conexão coaxial permite resolver ao mesmo tempo, tanto o pro-blema de evacuação de fumos como o da aspiração de ar comburente.

Além disso é particularmente indicada emsubstituições de caldeiras antigas ou reabi-litação de edifícios nos quais não existamchaminés adequadas ou estas apresen-tem dificuldades de tiragem.

COMPONENTES PRINCIPAIS• Corpo da caldeira em cobre• Queimadores principais em aço inox.• Circulador regulável• Vaso de expansão• Válvula de segurança• Pressostato de água• Fluxostato de prioridade de A.Q.S.• Válvula de gás modulante• Pressostato diferencial de ar• Relógio programador (opcional)• Placa de controlo de ignição• Sonda de ionização

A caldeira vem equipada com uma réguapara marcação, tubos de conexão, uma tor-neira de entrada de água fria e duas paraaquecimento. Inclui o kit standard para a eva-cuação dos produtos da combustão. Torneira de enchimento da instalação

Ida instalação

Entrada de gás

Entrada água fria sanitária

Retorno instalação

1º operador da válvula de gás

2° operador da válvula de gásModulador válvula de gásVálvula de gás

Fluxostato

Saída água quente sanitária

Câmara de combustão

Grupo de queimadoresInjector principal

Pressostato de água

Válvula de segurançaSonda temp. sanitária

Sonda temp.aquecimento

Circuladoraquecimento

Purgador automáticode ar

Isolante da câmarade combustão

Colector saída de fumosPressostato de ar

Vaso de expansão

Extractor de fumos

Permutadorem cobre paraaquecimento e A.Q.S.

Termóstatolimite aquecimento

Termóstatode segurança

Deflector de fumos

Diafragma de fumos

Eléctrodo deignição

Eléctrodo deionização

Queimador

Câmara estanque

Colector de fumos

Domitop C 24 EDomitop C 30 EDomitop F 24 EDomitop F 30 E

Tipo

23,330,023,830,0

20.00025.80020.40025.800

3/4”3/4”3/4”3/4”

1/2”1/2”1/2”1/2”

3/4”3/4”3/4”3/4”

3333

6666

Potência útil

kW kcal/h kW kcal/h kW kcal/h kW kcal/h

kW kcal/h

kW kcal/h

Potência útil mínimareduzida

Gasto caloríficoP.C.I.

Tipo

Domitop C 24 EDomitop C 30 EDomitop F 24 EDomitop F 30 E

1111

Vaso de expansão pré-cargakg/cm2

Tipo Pilototermopar

••••

Ionização

IGNIÇÃO

••••

Propano

••••

Natural Cidade

GÁS

7107

10

Vaso deexpansão

capacidadeL.

31404048

Pesokg

1,51,81,51,8

Volumeágua nacaldeira

L.

Potência útil A.Q.S. Conexões

a1 a2-a3-a4 a5

Pressãomáx.defuncio.kg/cm2

Pressão máx.de funcio.em .A.Q.S.kg/cm2

1317,213,617,2

1114,311,314,3

Produção A.Q.S.L/min.

Δ t=25 °C Δ t=30 °C

22.20028.45022.20028.450

23,330,023,830,0

20.00025.80020.40025.800

9,712,79,7

12,7

8.40010.9008.400

10.900

25,833,125,833,1

Domitop C 24 EDomitop C 30 EDomitop F 24 EDomitop F 30 E

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOMITOP C 24 E-C 30 E e DOMITOP F 24 E-F 30 E

DOMITOP C 24 E

DOMITOP F 24 E

1 Ida instalação ø 3/4"2 Saída A.Q.S. ø 1/2"3 Entrada de gás ø 1/2"4 Entrada água fria sanitária ø 1/2"5 Retorno instalação ø 3/4"

Descrição

1 Painel porta-instrumentos com:*Comutador OFF / ON / RESET*Display digital*Regulador de temperatura de aquecimento*Regulador de temperatura de A.Q.S.*Hidrómetro*Leds de controlo*Relógio programador (opcional)

VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIORDOMITOP C 24 E DOMITOP F 24 E

VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIORDOMITOP C 30 E DOMITOP F 30 E

Descrição• 1+4 Kit C50015090• 1 000295710• 2 000295720• 3 000285980• 4 000275371• 5 000297620• 6 C50296600• 7 C50296610• 9 Curva ø 80 de mercado• 10 Tubo ø 80 de mercado

INSTALAÇÃOA instalação da caldeira não requer nenhum acessório especial de montagem.

Opcionalmente existe um kit de ligações+uma torneira para entrada de água fria ou um kit de torneiras.

Para situar as conexões previamente à colocação da caldeira, pode-se fornecer, sob pedido, uma régua de marcação e montagem,reutilizável.

Kit de ligações: C50015130 (Opcional) Kit de torneiras: C50015140 (Opcional)

Réguas de montagem:(Opcionais)C50015120 Domitop 24C50015180 Domitop 30

Régua de montagem:C50015120 (Opcional)

Acessórios de saída de fumos: DOMITOP F

3/4”3/4”3/4”3/4”

1/2”1/2”1/2”1/2”

3/4”3/4”3/4”3/4”

Conexões

a1 a2-a3-a4 a53333

1111

Vaso expansão pré-carga

kg/cm2

7107

10

Vaso expansãocapacidade

L.

Pressão máx.de

funcionam.kg/cm2

DOMITOP HAs caldeiras DOMITOP H foram desenhadas para produziraquecimento ou aquecimento e A.Q.S. se equipadascom termoacumulador exterior e o correspondente kitcom válvula de três vias (opcional).O permutador difere do da DOMITOP em não possuir asserpentinas para a produção instantânea de A.Q.S.A regulação electrónica modulante do aquecimento real-iza-se da mesma forma que na DOMITOP, antes explica-da. Quando se equipa com um termoacumulador e como kit de regulação do aquecimento do mesmo, é igual-mente modulante.

Domitop H C 24 EDomitop H C 30 EDomitop H F 24 EDomitop H F 30 E

TipoPotência útil

kW kcal/h kW kcal/h kW kcal/h

kcal/h

kW kcal/h

Potência útil mínimareduzida

Gasto caloríficoP.C.I.

Tipo

Domitop H C 24 EDomitop H C 30 EDomitop H F 24 EDomitop H F 30 E

Tipo Pilototermopar

••••

Ionização

IGNIÇÃO

••••

Propano

••••

Natural Cidade

GASES

35403545

Pesokg

1,51,71,51,7

Volume de águana caldeira

L.

22.20028.45022.20028.450

23,330,023,830,0

20.00025.80020.40025.800

9,712,79,7

12,7

8.40010.9008.400

10.900

25,833,125,833,1

Domitop H C 24 EDomitop H C 30 EDomitop H F 24 EDomitop H F 30 E

A F

ÉRRO

LI

rese

rva-

se d

o di

reito

de

incl

uir

nos

seus

pro

duto

s as

mod

ifica

ções

que

cre

ia n

eces

sária

s ou

úte

is,

sem

pre

juíz

o da

s ca

ract

erís

ticas

ess

enci

ais.

DESCRIÇÃO

a1 Ida instalação ø 3/4”

a3 Entrada de gás ø 1/2”a5 Retorno instalação ø 3/4”

DOMITOP H C 24 E DOMITOP H F 24 E DOMITOP H C 30 E DOMITOP H F 30 E

VISTA SUPERIORVISTA SUPERIOR

DOMITOP H C 24 E DOMITOP H C 30 E

Queimador, seguranças, circu-lador, etc., são idênticos aos ante-riormente descritos para a DOMI-TOP.

Kit de conexão do termoacumulador

F -

FE -

DO

MIT

OP

- 02

/04

Importador exclusivo para Portugal

Canhestro - PousosApartado 4216 - 2411-901 Leiria - Portugal

Tel.: 244 816 600 - Fax: 244 816 618Lisboa - Tel.:21 973 80 10 - Fax:21 973 05 77Porto - Tel.:22 977 30 60 - Fax:22 977 30 69Viseu - Tel.:232 460 637 - Fax:232 461 714

e-mail: [email protected] - www.hiperclima.pt