do estado · na lista de espera. cfm. ... que a doença decorreu ou foi agravada pelo tra-balho....

16
Professores da rede pública fazem curso de segurança no trânsito Justiça suspende emissão de licenças ambientais on-line pelo Estado gazetadoestado 62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br Terça-feira Goiânia, 5 de dezembro de 2017 Ano 12 - Edição 3360 do Estado 1 R$ gazetadoestado PÁGINA 03 PÁGINA 04 PÁGINA 04 PÁGINA 04 PÁGINA 04 PÁGINA 03 PÁGINA 02 Brasil precisa “torcer” para Alemanha para fugir de “pesadelo” no caminho até a final COPA 2018 PÁGINA 12 STF decidirá sobre autorização para gravar ambiente no âmbito eleitoral Matéria teve repercussão geral reconhecida pelo plenário virtual da Corte JUSTIÇA & CIDADANIA MINISTÉRIO PÚBLICO 70% de casos de autoridades que tramitam no STF e STJ são por corrupção Meirelles: reforma da Previdência não deve ficar para o próximo presidente APOSENTADORIAS CENSURA PRÉVIA Justiça não aceita pedido de Marconi para que vídeo de Caiado com críticas a ele seja retirado da internet PÁGINA 03 AÇÃO CIVIL PÚBLICA Prefeitura entrega a primeira Central de Libras de Goiânia DIREITOS HUMANOS BRASÍLIA Agricultores do Entorno poderão participar de feira em parques de Brasília AGRICULTURA SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera CFM Brasil sedia encontro internacional para discutir despoluição dos transportes INTERNACIONAL PÁGINA 10 PÁGINA 10

Upload: duongnga

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Professores da rede pública fazem curso de segurança no trânsito

Justiça suspende emissão de licenças ambientais on-line pelo Estado

gazetadoestado 62 99118-3777 www.gazetadoestado.com.br

Terça-feira Goiânia, 5 de dezembro de 2017Ano 12 - Edição 3360 do Estado1R$

gazetadoestado

PÁGINA 03

PÁGINA 04 PÁGINA 04

PÁGINA 04PÁGINA 04

PÁGINA 03

PÁGINA 02

Brasil precisa “torcer” para Alemanha para fugir de “pesadelo” no caminho até a final

COPA 2018

PÁGINA 12

STF decidirá sobre autorização para gravar ambiente no âmbito eleitoralMatéria teve repercussão geral reconhecida pelo plenário virtual da Corte

JUSTIÇA & CIDADANIA

MINISTÉRIO PÚBLICO

70% de casos de autoridades que tramitam no STF e STJ são por corrupção

Meirelles: reforma da Previdência não deve ficar para o próximo presidente

APOSENTADORIAS

CENSURA PRÉVIA

Justiça não aceita pedido de Marconi para que vídeo de Caiado com críticas a ele seja retirado da internet PÁGINA 03

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Prefeitura entrega a primeira Central de Libras de Goiânia

DIREITOS HUMANOS

BRASÍLIA

Agricultores do Entorno poderão participar de feira em parques de Brasília

AGRICULTURA

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera

CFM

Brasil sedia encontro internacional para discutir despoluição dos transportes

INTERNACIONAL

PÁGINA 10 PÁGINA 10

Grupo Exata de Comunicação LtdaCNPJ: 04.471.978/0001-92

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

COMERCIALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

PUBLICAÇÃO LEGALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

n

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal2 Opinião

Justiça Cidadania

n Braulio [email protected]

DIRETOR PRESIDENTEAdão dos Reis Gonç[email protected] PRESIDENTEHelvislane Martins Gonçalves

REDAÇÃO - WhatsApp: (62) 9 [email protected]

DIREÇÃO GRÁFICAÉrika SandraDIAGRAMAÇÃOGabriela Nunes

CLASSIFICADOSTel: (62) 3282-7409 / (64) [email protected]

REDAÇÃO SULRua B-8, S/N, Qd. 14, Lt. 20, Itanhangá ICaldas Novas - Goiás

DISTRIBUIÇÃOGrupo Exata de Comunicaçã[email protected] (62) 9 92636547 - 9 83004318

&&STF decidirá sobre autorização para gravar ambiente no âmbito eleitoral

Afastamento por doença sem relação com trabalho isenta empresa de depósito do FGTS

Uma empresa de ma-nutenção industrial con-seguiu a isenção do pa-gamento de FGTS a um funcionário afastado por doença não relacionada ao trabalho. A decisão é da Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais do TST, que entendeu que, como foi afastado o nexo de causalidade entre a do-ença e o trabalho, os depó-sitos são indevidos.

O trabalhador, que exercia a função de pin-tor, entrou na Justiça pleiteando indenização por danos morais con-tra a empresa de ma-nutenção. Ele atribuiu o desenvolvimento e o agravamento de uma lombocitalgia degenera-tiva, que gerou seu afasta-mento, à ocupação exer-cida durante quatro anos.

O funcionário tam-bém requereu a equi-paração da doença a acidente de trabalho ao alegar que seu afasta-mento se deu por auxí-lio-doença acidentário.

Entretanto, o laudo pericial não constatou que a doença decorreu ou foi agravada pelo tra-balho. Em razão disso, a 1ª vara do Trabalho de Tubarão/SC afastou o nexo causal e indeferiu o pedido de depósito do FGTS previsto no pará-grafo 5º da lei 8.036/90, que trata dos acidentes de trabalho.

Porém, a decisão foi reformada pelo TRT da 12ª região, que deferiu os depósitos com base no mesmo dispositivo. A de-cisão foi mantida pela 7ª turma do TST.

Em recurso à SDI-1, a empresa afirmou que o tipo de auxílio-doença re-cebido, seja este aciden-tário ou previdenciário, não se sobrepõe ao tipo de acidente ou doença que acometeu o empre-gado se, de fato, a mo-léstia foi relacionada ao trabalho ou não. Migalhas

Por unanimidade, o plenário virtual do STF re-conheceu a existência de repercussão geral em RE que discute a necessida-de de autorização judicial para legitimar gravação ambiental realizada por um dos interlocutores, ou por terceiro presente à con-versa, apta a instruir ação de impugnação de manda-to eletivo (AIME).

O recurso foi interpos-to pelo Ministério Público Eleitoral contra acórdão do TSE, que, ao analisar uma AIME, entendeu que a gra-vação ambiental somente é viável mediante autori-zação judicial, sendo regra a proteção à privacidade direito fundamental esta-belecido na CF/88. Ainda em 2012, o TSE excepcio-nou esse entendimento para considerar lícitas as gravações ocorridas em ambientes abertos.

No entanto, no caso concreto, o TSE observou que duas gravações am-bientais fundamentaram a condenação de uma das partes. A primeira grava-ção foi realizada no inte-rior de um automóvel e, na segunda, não houve a identificação do respectivo local, afastando, assim, a aplicação da exceção.

Para o Ministério Públi-co, a gravação ambiental pode ser admitida como meio de prova, indepen-dentemente de autoriza-ção judicial. O autor do recurso considera que, conforme decisão do STF, a gravação ambiental de conversa por um dos in-terlocutores não estaria re-lacionada à interceptação de conversa por terceiros a ela estranhos. Salienta que esse entendimento seria aplicável também na seara eleitoral na qual “encon-tram-se em jogo interesses maiores, coletivos, os quais deveriam se sobrepor a quaisquer interesses parti-culares menores”.

O MPE assinala que o fundamento segundo o qual a gravação ambiental somente seria legítima se utilizada em defesa do can-didato, nunca para acusá--lo da prática de um ilícito

eleitoral, conflita com a ju-risprudência do Supremo, segundo a qual a gravação ambiental pode ser utiliza-da não apenas pela defesa, mas também em prol da persecução penal.

Relator, o ministro Dias Toffoli afirmou que há re-levância jurídica, política e social da matéria, com base no argumento de que o TSE está conferindo in-terpretação equivocada à garantia do sigilo das co-municações telefônicas, “a fim de sedimentar a licitu-de de gravação ambiental utilizada em processo elei-toral, inclusive como meio de prova da acusação”. Assim, considerou impor-tante o debate, a fim de sa-ber se a posição adotada pelo TSE viola o artigo 5º, incisos II e XII, e artigo 93, inciso IX, ambos da CF/88.

O ministro manifes-tou-se pela repercussão geral da matéria, ao con-cluir que o tema discutido no RE apresenta “nítida densidade constitucional e extrapola os interesses subjetivos das partes, pois repercute na sociedade como um todo, na medi-da em que impacta direta-mente o processo eleitoral e, em última instância, o normal funcionamento do Estado Democrático de Di-reito”. O ministro Dias Tof-foli destacou que, embora o STF tenha assentado a validade da prova obtida por meio de gravação am-biental realizada por um dos interlocutores, “a seara eleitoral guarda peculia-ridades as quais, inexora-velmente, conduzem à ne-cessidade de uma reflexão mais detida sobre a aplica-bilidade daquela posição a este ramo específico do direito”. De acordo com o relator, no presente caso os réus chegaram a ser con-denados em segunda ins-tância por decisão de órgão colegiado e, apesar de se tratar de eleição ocorrida em 2012, o interesse jurídi-co apresentado no RE in-terposto pelo MPE persiste, em função do que dispõe a LC 135/10, que elevou o prazo de inelegibilidade.

Migalhas

Matéria teve repercussão geral reconhecida pelo plenário virtual da Corte

n

n Brenno Alves@brennoalvesalmeida

[email protected]

enário

Rápidasn Detran-GO notifica mais de 900 motoristas para suspensão de CNH

n Prefeito Iris Rezende sanciona lei da Política Municipal de Segurança Pública

n Com seis novas instituições de ensino, Goiás amplia rede de educação profissional

n Líder do PSB, deputado Diego Sorgatto apresentou projeto de lei, que dispõe sobre dar prioridade as mulheres vítimas de violência nos programas habitacionais

n Fila do chequinho vai chegar ao fim com novo sistema de regulação, garante e a Prefeitura.

n “O Show de Natal da OVG é uma homenagem à fé dos goianos e um presente para as nossas crianças”, afirma Valéria Perillo

n Depois de conquistar o 2º lugar no 19º Festival Norte Dança, em Portugal, o projeto de dança contemporânea desenvolvido na rede pública estadual o aluno Alen Cassio, garantiu o 3º lugar no All Dance Worlds 2017, realizado em Orlando.

RecuperaçãoO senador Ronaldo Caiado (Democratas) divulgou

em suas redes sociais um vídeo em que fala de sua re-cuperação após ser internado no Hospital Sírio Libanês com um quadro de embolia pulmonar. Há poucos dias o democrata se submeteu a uma drenagem de um hema-toma subdural na cabeça, resultante da queda que sofreu de uma mula em outubro e que também ocasionou uma fratura em seu ombro esquerdo. Ele havia recebido alta do hospital após o procedimento, mas precisou retornar depois de sofrer a embolia pulmonar.

LibrasO prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o titular da

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Filemon Pereira, a primeira Central de Interpretação da Língua Brasileira de Si-nais de Goiânia, uma iniciativa da Superintendência de Direitos à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da SMDHPA em parceria com a Secretaria Cidadã. Durante o evento de inauguração, o prefeito Iris Rezende destacou a importância da central para os surdos e deficientes auditivos da Capital.

Natal Solidário A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou

visita a Casa Thalitha Kum, em Goiânia. O intuito da visita foi para entregar os presentes de Natal arreca-dados durante a campanha Natal Solidário da Alego. A Casa da Criança e do Adolescente, Talitha Kum, é um abrigo feminino que funciona em um espaço cedido pelos Missionários Redentorista. Conta com o apoio da Congregação e da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). Atualmente a Casa abriga 5 crianças, no entanto, pode vir a receber até 12.

Moradores de RuaUm programa desti-

nado a auxiliar o Poder Executivo em sua ação social de resgate da digni-dade da população de rua da Capital. É o que pre-tende o vereador Allyson Lima (PRB) com a criação do Programa Emprego Cidadão, cujas diretrizes foram apresentadas em projeto de lei já em trami-tação na Câmara de Goi-ânia. Pela proposta, os moradores em situação de rua considerados aptos para o trabalho poderão participar de mutirões desenvolvidos pela Prefeitura como pres-tadores de serviços temporários ou encaminhados para empresas que prestam ou que venham a prestar servi-ços ao Executivo, ou, ainda, às empresas instaladas no Município que desejem contar com essa mão de obra.

RefisTermina no próximo dia 31 de dezembro o Pro-

grama de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Goi-ânia (Refis), que permite ao contribuinte renegociar suas dúvidas com o município recebendo descontos de até 100% sobre os juros e multas, além de ter a opção parcelar a dívida em até 40 meses.

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 3Política

Marcelo Camargo/ABr

Justiça não aceita pedido de Marconi para que vídeo de Caiado com críticas a ele seja retirado da internet

Meirelles: reforma da Previdência não deve ficar para o próximo presidente

CENSURA PRÉVIA

APOSENTADORIAS

O Tribunal de Justiça de Goiás negou pedido de censura prévia ao se-nador Ronaldo Caiado, feito pelo governador Marconi Perillo. Na mes-ma ação, Marconi tam-bém solicitou a retirada de vídeo postado nas redes sociais de Caiado com críticas ao governa-dor tucano. O desem-bargador Fausto Moreira Diniz, da sexta Câmara Cível, manteve o enten-dimento do juiz Otací-lio de Mesquita Zago, da décima terceira Vara Cí-vel e Ambiental, que não havia aceitado o pedido de liminar em ação in-terposta pelo governador contra o senador.

O vídeo que Marconi quis tirar da internet foi gravado durante discur-so de Caiado em evento que comemorou o ani-versário da cidade de Formosa, Na ocasião, o senador lamentou a pri-vatização da Celg que, se-gundo ele, ocorreu após processo de dilapidação da empresa. Em seu pro-nunciamento, Caiado disse que o dinheiro da venda da empresa estava sendo usado para iludir as pessoas e repetir um velho roteiro para vencer as eleições.

Em sua ação, Mar-coni Perillo argumentou que se sentiu atacado em

sua honra, honestidade e competência pela fala do senador e, que isso, causaria repercussão negativa em sua honra e imagem, com repercus-são negativa, tanto em sua vida pessoal, como na vida política. Ele so-licitou que a justiça de-terminasse a Caiado que se abstivesse de fazer declarações que prejudi-cassem sua imagem, por qualquer meio de difusão, ao menos até o final do processo, sob pena de multa diária.

Ao analisar o conteúdo do vídeo, o desembarga-dor afirmou que os argu-mentos do governador de Goiás para pedir a retirada do vídeo não fo-ram convincentes. Caiado usou suas redes sociais para anunciar a decisão do Tribunal de Justiça de Goiás em seu favor contra o pedido de Marconi. Não basta dilapidar o patrimô-nio de Goiás e promover uma gestão marcada por escândalos. O governador Marconi Perillo também quer calar a voz de todos aqueles que ousam dizer a verdade e dar suas opi-niões. Mas esse tempo de autoritarismo está com os dias contados, disse e o senador Ronaldo Caiado no texto que postou no Facebook e Twitter.

Gerson santos

MINISTÉRIO PÚBLICO

andreia Verdélio/aBr - O Ministério Público Federal (MPF) informou que cer-ca de 70% dos casos en-volvendo autoridades, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justi-ça (STJ), tratam de crimes relacionados à corrupção. O MPF e o Conselho Na-cional do Ministério Públi-co (CNMP) promoveram um evento referente ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

Segundo o MPF, trami-tam no Supremo 95 ações penais e 439 inquéritos re-lacionados a autoridades com prerrogativa de foro por função, como presi-dente da República, vice, deputados federais, sena-dores e ministros de Esta-do. No STJ, que julga casos de crimes comuns envol-vendo governadores, de-sembargadores, membros do Ministério Público e conselheiros dos Tribunais de Contas, são 72 ações pe-nais, 101 inquéritos e 54 sindicâncias.

Em 2017, foram pelo menos 40 operações de combate à corrupção exe-cutadas em todo o país pelo Ministério Público, em par-ceria com outros órgãos.

Para a procuradora-ge-ral da República, Raquel Dodge, nos últimos anos o MPF tem enfrentado a corrupção com muita per-sistência. “O Mensalão e a Lava Jato são marcos exito-sos desta empreitada. Há um longo caminho pela frente […]. Antes, o risco de ser corrupto era quase zero, temos de aumentar esse risco com punições para desestimular os infra-tores”, disse.

ACORDOSO MPF já firmou 18

acordos de leniência com empresas investigadas em casos de corrupção, em 2017, envolvendo va-lores que chegam a R$ 24 bilhões. O instrumento de acordo de leniência foi criado em 2013 e tra-ta da responsabilização administrativa e civil de empresas pela prática de atos contra a administra-

ção pública. O objetivo do acordo é identificar outros envolvidos na infração e devolver os valores des-viados aos cofres públicos.

Para o MPF, o acordo de leniência, junto com o acordo de delação pre-miada, também de 2013, tem sido fundamental na repressão estatal de ilíci-tos, ao quebrar o pacto de silêncio entre os envolvi-dos. A delação premiada estabelece redução da pena para a pessoa que colaborar de forma vo-luntária com a investiga-ção. Apenas nos proces-sos relativos à Operação Lava Jato em tramitação no Supremo Tribunal Fe-deral (STF), cerca de 200 pessoas tiveram acordos homologados, além de outros 93 firmados em primeira instância.

“A corrupção precisa cessar. Temos instrumen-tos novos que continuare-mos usando: a colabora-ção premiada, os acordos de leniência, as forças-ta-refas, a execução da pena após a condenação em segunda instância, a lei da ficha limpa”, disse Raquel.

“Se a corrupção conti-nuar em níveis tão elava-dos e perdermos os ins-trumentos jurídicos que realmente nos permitem enfrentá-la, o Brasil sofrerá um duro golpe de perder o futuro promissor e ter de viver em um presente mar-cado pela desonestidade e pela desconfiança”, disse.

ELEIÇÃO 2018Os procuradores pre-

sentes no evento na sede

da Procuradoria-Geral da República também criaram um comitê per-manente e firmaram um termo de cooperação com o objetivo de prevenir e re-primir a corrupção eleito-ral em 2018. Os membros dos ministérios públicos Eleitoral e de Contas se comprometeram a apri-morar a fiscalização de ilí-citos eleitorais e atuar de forma estratégica para im-pedir a prática de crimes durante as eleições.

“Estamos ampliando e capilarizando, por meio dos pactos e termos de ação conjunta, as nossas ações contra a corrup-ção. Ao atuarmos juntos, esperamos fortalecer os efeitos do nosso trabalho para alcançar mais rapi-damente um bom resul-tado”, disse Raquel.

O Comitê Permanen-te do MP Brasileiro para as Eleições de 2018, já faz parte dos pactos assina-dos hoje entre os procu-radores que reafirmam o compromisso do Ministé-rio Público no combate à corrupção. Os pactos en-volvem o Comitê Perma-nente, o Ministério Públi-co, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), a Associação Na-cional do Ministério Públi-co de Contas e o Conselho Nacional de Procuradores--Gerais de Contas.

#TODOSJUNTOS CONTRACORRUPÇÃO

Foram apresentados também os primeiros re-sultados da campanha #TodosJuntosContra-Corrupção. Lançada em setembro deste ano pelo Comitê Permanente do Ministério Público, a ini-ciativa tem por objetivo fomentar as discussões sobre o combate à cor-rupção nos mais diversos ambientes, fazendo com que a sociedade reflita so-bre o impacto desses atos no cotidiano.

Planejada dentro do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), a campanha selecionou, por meio de chamamen-to público, as melhores iniciativas de prevenção primária e de combate à corrupção desenvolvidas pela sociedade civil. Ao

todo, foram recebidas 90 propostas. Hoje, 22 delas foram reconhecidas, com a entrega de certificação.

Para o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, é preci-so despertar a consciên-cia do cidadão de que a prevenção à corrupção diz respeito a todos. “A cor-rupção inicia dentro da nossa casa, nas atitudes, nos nossos pequenos de-litos e não podemos es-quecer que cada exemplo que damos será referência para nossos filhos e nos-sos netos”, disse, represen-tando a sociedade civil no evento. “Ou trilhamos o caminho da grandeza ou havemos de colher os fru-tos da mediocridade”.

Parte das propostas enviadas ficará disponí-vel em banco na internet, para permitir a replicação das iniciativas. Na seleção, foram consideras as ações direcionadas para a for-mação de cidadãos cons-cientes e ativos nas ações de controle social. Entre os requisitos é que o pro-jeto apontasse o número de pessoas impactadas com cada ação, os efeitos esperados e a possibilida-de de implementação em outras localidades.

Para a advogada-geral da União, Grace Mendon-ça, também presente no evento, é preciso concen-trar esforços para extrair a corrupção da vida de todos. E uma das formas para atingir esse objetivo, de mudança de postura com a coisa pública, é a educação. “Não vamos conseguir eliminar a cor-rupção das relações sem uma política séria que passe também pela edu-cação”, disse.

LAÇO DA CONSCIÊNCIAPara lembrar sobre a

importância do enfren-tamento à corrupção em todas as esferas da sociedade, foi lançado durante o evento a cam-panha do laço branco, o Laço da Consciência Contra a Corrupção, para marcar o Dezem-bro contra a Corrupção.

Segundo o MPF, a ideia é que o adereço res-salte a luta contra a cor-rupção e lembre as pes-soas que a mudança na cultura do país depende das atitudes de cada um e que idoneidade e hones-tidade devem ser pratica-dos a todo instante.

O MPF e o Conselho CNMP promoveram um evento referente ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro

70% de casos de autoridades que tramitam no STF e STJ são por corrupção

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participa de solenidade em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, defen-deu que a reforma da Previ-dência seja aprovada ainda durante o governo do pre-sidente Michel Temer, para que o próximo presidente não inicie o mandato com esse “enorme desafio”.

Meirelles ministrou pa-lestra na Fundação Getúlio Vargas, no seminário Rea-valiação do Risco Brasil, e disse a jornalistas, ao fim do evento, que a reforma deve ser aprovada no final do ano ou no início da pró-xima legislatura.

Meirelles avaliou como “completamente posi-tivas” as reuniões feitas ontem pelo governo com partidos da base aliada, para tratar da votação da reforma no plenário da Câmara dos Deputados.

“Houve, não só no al-moço, mas também no jan-

tar, um comprometimento muito grande de todos os partidos da base e das lide-ranças com a reforma”.

O ministro evitou pre-ver se a votação da reforma na Câmara dos Deputados ocorrerá neste ou no ano que vem. Entretanto, disse acreditar que ainda é possí-vel realizá-la em 2017. Mei-relles afirmou que essa é uma análise que deve ser feita pelo presidente da Câ-mara, Rodrigo Maia, e pelo presidente da República.

“Isso compete a uma coordenação, em última análise, do presidente da Câmara e do presidente da república, fazendo essa ava-liação de qual é o momento certo de pautar”, disse ele, que acrescentou: “Isso é uma decisão do Congresso Nacional. Não me compete definir limites”.

Vinícius lisBoa/aBr

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal4 Cidades

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Ascom mP-Go - O juiz Ri-cardo Prata, da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual, julgou procedente pedido feito em ação civil pública proposta pelo promotor de Justiça Marcelo Fernan-des de Melo, e determinou a proibição, ao Estado de Goiás, de emitir licenças ambientais de instalação e operação, por meio do Sistema de Licenciamento Ambiental On-Line (LAO) WebLicenças. Desse modo, o Estado está impedido de conceder o licenciamento sem prévia vistoria in loco e diligência nos empreendi-mentos a serem licenciados.

A ação foi proposta após o promotor ter re-cebido documentação do Centro de Apoio Operacio-nal do Meio Ambiente que apontava ilegalidade na Resolução nº 10/2014, do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Esta normativa dispensava de forma sis-temática qualquer vistoria técnica ou diligência, tanto na fase do licenciamento prévio, quanto na de insta-lação, reservadas as verifi-

cações tão somente quan-do do já funcionamento dos empreendimentos.

De acordo com o pro-motor, este procedimento não assegura integral pro-teção ao meio ambiente, relaxando a precaução e prevenção e dando opor-tunidade à consolidação de danos ambientais, com a dispensa da obrigação de vistoriar e analisar as in-formações prestadas pelos empreendedores por parte do Estado, quando do pro-cesso de licenciamento, “obrigação esta que lhe é inerente e encontra-se de-terminada em lei”.

Ainda de acordo com o Marcelo Fernandes, a re-solução fragiliza o instituto do licenciamento ambien-tal, uma vez que pretende transformá-lo em mero cadastro, ante a dispen-sa da vistoria in loco. Ale-gou também que, apesar de a Resolução nº 237/97

do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), autorizar o licenciamento simplificado, não dispensa a realização de vistorias. Por fim, ponderou que a resolu-ção do CEMAm contraria as finalidades constitucionais de prevenção, precaução e controle das atividades potencialmente poluidoras, uma vez que é a licença de instalação que autoriza o início da obra de implanta-ção do projeto.

DECISÃO DE MÉRITONa prática, com a con-

denação, o Estado de Goiás está obrigado a realizar vis-torias e diligências técnicas nos empreendimentos a serem licenciados desde a instalação, a fim de verificar a exatidão das informações prestadas durante o proces-so, bem como os efetivos impactos já da sua imple-mentação, dispensado este procedimento por ocasião

do licenciamento prévio. Portanto, deverão prevale-cer as normas e diretrizes da Resolução nº 10/2014, bem como os mecanismos e práticas da WebLicenças, ressalvada, a obrigatorie-dade de vistorias e demais diligências técnicas, tanto por ocasião do licencia-mento de instalação, quan-to do de funcionamento.

A decisão de mérito da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal vai ao encontro de liminar de antecipação de tutela neste sentido, que já havia sido concedida pelo Tribunal de Justiça por meio da 3ª Turma Julgado-ra da 5ª Câmara Cível em agravo de instrumento de relatoria do desembarga-dor Francisco Vildon José Valente, cujo parecer do Ministério Público foi ela-borado pelo procurador de Justiça Wellington de Oli-veira Costa. Confira aqui o voto do relator.

A ação foi proposta após o promotor ter recebido documentação que apontava ilegalidade em resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente

Justiça suspende emissão de licenças ambientais on-line pelo Estado

Professores da rede pública fazem curso de segurança no trânsito

Agricultores do Entorno poderão participar de feira em parques de Brasília

Prefeitura entrega a primeira Central de Libras de Goiânia

BRASÍLIA AGRICULTURA

DIREITOS HUMANOS

Objetivo é facili-tar a comunicação de pessoas surdas ou com deficiência auditiva em atendimentos médicos e audiências judiciais, entre outros serviços.

O prefeito de Goi-ânia, Iris Rezende, e o titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), Filemon Pereira, en-tregaram nesta segun-da-feira, 4, a primeira Central de Interpreta-ção da Língua Brasilei-ra de Sinais de Goiânia, uma iniciativa da Supe-rintendência de Direi-tos à Pessoa com Defi-ciência ou Mobilidade Reduzida da SMDHPA em parceria com a Se-cretaria Cidadã.

Durante o evento de inauguração, o prefei-to Iris Rezende desta-cou a importância da central para os surdos e deficientes auditivos da Capital. “Enquanto prefeito, me realizo por ter oportunidade de dar início a um proje-

to tão importante para a cidade, conforme a demanda, vamos am-plia-lo”, ressaltou.

Segundo o secretário Filemon Pereira, Goi-ânia está no caminho para construção de uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva: “Fi-zemos um balanço de todas as ações durante o ano, foram inúmeras. Hoje, ao entregar esse projeto, sinto que fize-mos o papel de casa”.

Em Goiânia, mais de 25 mil pessoas são surdas ou tem defici-ência auditiva. O pro-jeto tem o objetivo de facilitar a comunicação de pessoas com defi-ciência auditiva em atendimentos médicos e audiências judiciais, entre outros serviços. Para isso, a prefeitura recebeu das mãos da secretária de Estado, Leda Borges, a chave de um veiculo zero km que fará o deslocamen-to dos intérpretes para o local solicitado.

DieGo Reis

Um total de 570 pro-fessores do ensino in-fantil e do fundamen-tal e da educação de jovens e adultos (EJA) da rede pública recebe atualmente capacitação em segurança no trân-sito. A ideia é reforçar a conscientização sobre o tema e a cidadania no meio estudantil.

O curso, oferecido a distância pelo Depar-tamento de Trânsito do Distrito Federal (De-tran-DF), faz parte do projeto Detran nas Es-colas. A formação tem duração de 120 horas/aula, com previsão de término na segunda quinzena de dezembro.

A capacitação é uma parceria do Detran-DF com o Centro de Aperfei-çoamento dos Profissio-

nais da Educação (Eape), da Secretaria da Educa-ção do DF. O objetivo é que até o próximo ano 2,7 mil profissionais se-jam capacitados.

Os participantes po-derão apresentar certi-ficado do curso na Eape para fins de progres-são na carreira. Só na educação infantil, 340 fazem o curso atual-mente. Em 2018, os pro-fessores receberão um kit contendo atividades lúdicas para aplicação com as crianças.

São quebra-cabeças, ferramentas para de-senvolver coordenação motora, bingos e jogos da memória, tudo com informações de trânsi-to, detalha o diretor de Educação do Detran, Ál-varo Sebastião.

No ensino funda-mental, a meta é incluir o tema segurança no trânsito na disciplina de geografia para alunos do 4º e do 7º ano.

Em setembro des-te ano, 230 professores dessa modalidade ini-ciaram o treinamento. “A ideia é subsidiar pro-fessores com conteúdos técnicos que possam ser trabalhados na discipli-na mobilidade, trânsito e transporte”, explica o coordenador de Cursos do Detran nas Escolas, Renato Bertolino.

Para fazer a capacita-ção, os interessados deve-rão se inscrever pelos por-tais http://www.detran.df.gov.br/ ou http://www.eape.se.df.gov.br/ead.

DA AG. BRAsíliA com DeTRAN-DF

Produtores do Entor-no poderão vender orgâ-nicos em feiras perma-nentes dentro de parques ecológicos de Brasília. O chamamento público que autoriza a partici-pação de agricultores de fora de Brasília foi publi-cado no Diário Oficial do Distrito Federal.

Esse edital substitui o publicado em 27 de novembro, que permi-tia apenas a inscrição de participantes do DF.

A Secretaria do Meio Ambiente selecionará as-sociações e cooperativas para montar feiras per-manentes em 11 parques de Brasília:n Águas Claras (Águas Claras)n Bosque do Sudoeste (Sudoeste)n Dom Bosco (Lago Sul)n Ezechias Heringer

(Guará)n Jequitibás (Sobradi-nho)n Lago do Cortado (Ta-guatinga)n Olhos D’Água (Asa Norte)n Sucupira (Planaltina)n Três Meninas (Samam-baia)n Urbano e Vivencial do Gama (Gama)n Vivencial do Lago Nor-te (Lago Norte)

Com a mudança no certame, o prazo para se inscrever foi prorrogado para segunda-feira (11) — ele teria se encerrado na sexta (1º).

Os interessados de-vem se cadastrar na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Quadra 511 Norte, Bloco C, Ed. Bittar, 4º andar). O atendimento é das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

CERTIFICADO DE PRODUÇÃO ORGÂNICA

Os candidatos têm de apresentar o cadastro no programa de Boas Prá-ticas Agropecuárias, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desen-volvimento Rural, e estar com a produção rural em conformidade com a Lei nº 10.831, de 23 de de-zembro de 2003.

As exigências visam proporcionar ao consu-midor um produto de qualidade e seguro.

Quem ainda não tem cadastro no programa da secretaria pode se ins-crever pelo telefone: (61) 3051-6300. Para a seleção de produtores orgânicos nos parques será neces-sário apenas o termo de compromisso e participa-ção no projeto. JADe ABReu

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 5Cidades

DESDE 1992 COLEÇÃO SANTTÉ

Kingdom Park Residence recebe lançamento da coleção de verão Bambu Brasil, nesta terça

Hospital promove posse de novos membros da Cipa

O apartamento de-corado de 482 m² será transformado em passa-rela para mais um show de estilo para o verão 2018. O evento reúne importantes nomes da moda e estilo de Goiás

As festividades de fim de ano, o verão e as férias de janeiro são oportuni-dades ideais para reno-var o closet. As datas já estão se aproximando e, por isso, o espetacular Kingdom Park Residence abre as portas do apar-tamento decorado nesta terça-feira (5), das 10h às 20h, para receber gran-des marcas goianas para apresentação da nova coleção 2018. A elegan-te sala do apartamento, com mais de 170 m², e projetada pela arquiteta Adriana Mundim, será transformada em pal-co para o trunk show da Bambu Brasil.

As irmãs Roberta San-tos e Flávia Santos, con-sultoras de imagem e estilo da Santte, assinam

a coleção e irão receber convidados ao lado das proprietárias da grife, Glycia Mundim e Renata Galvão da marca Bambu Brasil. O lançamento con-tará com participações da grife de óculos Toda Chik e das bijuterias confeccio-nadas à mão As 4 Acessó-rios, que desenvolveram modelos exclusivos para acompanhar a coleção. O chef Rodrigo Fleury servi-rá os presentes.

“Parcerias são sem-pre muito bem-vindas, e uma das novidades do lançamento da nova co-leção foi o engajamento dos incorporadores que estão à frente do King-dom Park Residence, que abriram as portas do apartamento deco-rado para sediar nossa apresentação. Nossa co-leção harmoniza muito bem com a sofisticação do residencial”, destaca Glycia Mundim.

O Kingdom Park Re-sidence é um residencial de alto padrão que está

sendo erguido no Setor Nova Suíça, próximo ao Parque Vaca Brava. De-pois de pronto, a torre será o mais alto residen-cial do Centro-Oeste, com 52 pavimentos e 175,09 metros de altura. Os apartamentos terão 482 m² de área privati-va, sendo uma unidade por andar. Os moradores terão vista permanente para toda cidade, sendo o empreendimento o vi-zinho mais nobre do Par-que Vaca Brava.

COLEÇÃOA nova coleção trará

como protagonistas os kaftans de luxo, muito tradicionais em Marro-cos e na Índia, utilizadas também em vários pa-íses do Oriente Médio. Elas são vestimentas que conquistaram o Brasil e garantiram espaço em Goiás. A Bambu Brasil apresentará kaftans com estampas e tecidos exclu-sivos para o verão.

Johny Cândido

Thiago Marques - O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é come-morado todo 3 de dezem-bro, desde 1992. A data foi instituída pela Organiza-ção das Nações Unidas (ONU). Segundo a Orga-nização Mundial da Saú-de (OMS), com dados de 2011, 1 bilhão de pessoas vivem com alguma defici-ência – isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. O Instituto Brasi-leiro de Geografia e Esta-tística (IBGE) aponta que quase 24% dos brasileiros, o equivalente a 45 milhões de pessoas, possuem al-gum tipo de deficiência.

E justamente em fun-ção desta data, 3 de de-zembro, vale a pergunta: exatos dois anos depois do “boom” de microcefalia verificado no Brasil, como estão as crianças diagnos-ticadas em novembro de 2015? Além da rede pú-blica, Goiânia conta com centros especializados no processo de reabilitação desses bebês. O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro) é um deles. “Nesse traba-lho de estimulação, que já começa na maternidade, é muito importante a atu-ação dos pais. Cientes do conceito de neuroplasti-cidade, por exemplo, eles conseguem otimizar em casa as horas de terapias realizadas pelos profissio-nais”, aponta a psicóloga comportamental Fernan-da Cupertino.

Para a fonoaudióloga Juliana Cananéia, cada evolução deve ser co-memorada. “Os bebês

com microcefalia preci-sam ter estimulados os reflexos inatos, que são aqueles comportamen-tos involuntários com o qual nascemos, como o ato de sugar”, exemplifi-ca. “Ele precisa aprender até a ‘gerenciar’ a própria saliva, o que vai evitar possíveis internações por problemas pulmonares”.

“Todo o trabalho de intervenção é individu-alizado e parte de uma avaliação interdisciplinar realizada por diversos profissionais, como fisio-terapeutas, médicos, te-rapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudió-logos”, esclarece uma das diretoras do Nepneuro, Marina Nery Machado. “É imprescindível a conscien-tização dos pais para que eles possam ajudar seus filhos. Um procedimen-to não bem executado vai interferir negativamente na evolução do paciente”, enfatiza a fisioterapeuta Dayane Nunes de Oliveira.

NÚMEROSDe acordo com os úl-

timos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na última terça-feira, 28 de novembro, Goiás regis-trou, este ano, 3.742 casos prováveis de zika, contra 10.318, em 2016. Apesar da redução, se comparada com as outras unidades federativas, a taxa de in-cidência é alta no Estado (55,9 casos/100 mil hab.), ficando atrás, na região Centro-Oeste, apenas do Mato Grosso (64,5 ca-sos/100 mil hab.).

Os casos de microce-falia passaram a ter notifi-cação obrigatória no Brasil em novembro de 2015, quando o governo decla-rou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos da malformação do cérebro, fenômeno posteriormen-

te relacionado à chegada do vírus da zika ao País. O final da emergência na-cional foi anunciado pelo Ministério da Saúde no dia 11 de maio deste ano.

A microcefalia é descri-ta pela literatura médica como uma malformação congênita, em que o cére-bro não se desenvolve de maneira adequada. Nes-te caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor do que o nor-mal, que habitualmente é superior a 32 centímetros. É importante frisar que nem todos os casos de mi-crocefalia estão associados ao vírus da zika.

SOBRE O NEPNEUROEm atividade desde

2007, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neuroci-ências (Nepneuro) atua em três vertentes: oferta de cursos - inclusive de pós-graduação lato sensu - para profissionais e estu-dantes das áreas de Saúde e Educação, entre outras; e loja com material didático e revenda de testes de uso exclusivo de psicólogos, além de outros materiais de uso não restrito. Na loja, os profissionais também recebem diversas orien-tações sobre os produtos que querem adquirir.

A terceira vertente de atuação do Nepneuro re-fere-se ao atendimento clínico, que além de visar a reabilitação cognitiva do paciente, amparando--o tanto nas dificuldades físicas quanto nas psico-lógicas, inclui ainda oferta de serviços como a pró-pria avaliação neuropsi-cológica, psicoterapia e atendimento multiprofis-sional que abarca fonoau-diologia, terapia ocupa-cional e fisioterapia, por exemplo. O Nepneuro está localizado à Rua 147, número 313, no Setor Ma-rista, em Goiânia.

Apesar de redução no número de casos de zika, Goiás ainda tem incidência alta, segundo Ministério da Saúde

Especialistas alertam para a importância da estimulação precoce de bebês com microcefalia

MNSL

Na última quinta-feira (30 de outubro), a Mater-nidade Nossa Senhora de Lourdes empossou os mem-bros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade, gestão 2017/2018. Ao todo, 16 no-vos integrantes - oito deci-didos por meio de votação e

oito indicados pela diretoria - passaram a compor o gru-po que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanente-mente o trabalho com a preservação da vida e a pro-moção da saúde do traba-

lhador. No início da cerimônia,

a diretora operacional da MNSL, Ana Maria Caribé da S. Mello, agradeceu a dis-posição dos integrantes em participarem da comissão e disse que ficou satisfeita com a formação do time. “Tivemos muitas conquistas

com a Cipa anterior e acre-dito que também teremos agora, pois sei que cada um dos membros escolhidos esse ano tem muita garra para lutar pelo bem estar dos seus colegas de trabalho e muita aptidão para tomar decisões e propor melho-rias. Acredito que essa será

uma comissão bem ativa”, opinou. Depois de declarar oficialmente os novos mem-bros como cipeiros, a técnica em Segurança do Trabalho,

Anelu Rodrigues, que tam-bém é integrante do grupo, finalizou: “Que consigamos fazer a diferença com muita luta e garra!”. ana Cléia

Coleção Bambu Brasil Kaftan nova coleção

O living do Kingdom possui 170m2 e será palco para o desfile

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal6 Polícia

DECRETO JUDICIÁRIO 2.515/2017

Novas regras regulamentam gestão e depósito de armas pelo Judiciário goiano

Plantão policial

AnápolisHomem é morto em frente a distribuidora de bebidas

Rota JuRídica - Seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, por meio da Resolu-ção nº 134/2011, dispõe sobre o depósito e gestão de objetos bélicos apreen-didos, a Presidência do Tri-bunal de Justiça do Estado de Goiás em consonância com a Corregedoria-Ge-ral da Justiça de Goiás (CGJGO) regulamentou as normas relativas à ges-tão e armazenamento de armas de fogo e outros objetos apreendidos.

Conforme estabele-ce o Decreto Judiciário nº 2.515/2017, assina-do pelo presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, nenhum objeto de natu-reza bélica será recebi-do para acautelamento sem a respectiva decisão judicial fundamentada. No caso de depósito desses objetos, o prazo máximo para devolução deverá ser de 180 dias, impreterivelmente. Ven-cido este período, eles devem ser devolvidos e encaminhados para do-ação ou destruição.

Como forma de via-bilizar a remessa das armas para o Exército Nacional, a Presidência do TJGO também pas-sa a instituir o sistema de mutirão, previsto na Resolução nº 134/2011 (parágrafo 3°, artigo 5º), do CNJ, para que o encaminhamento ime-diato de todas as armas existentes em depósitos do Poder Judiciário para destruição ou doação, nos termos do artigo 25 da Lei nº 10. 826/2003, seja imediato. Segundo o decreto, as armas de fogo classificadas como de valor histórico, por suas características, his-tória do processo ou ano de fabricação, deverão ter seus mecanismos de detonação retirados para serem destinados ao Museu do Poder Ju-diciário, onde ficarão expostas ao público. Toda a informação ad-ministrativa sobre o de-pósito de armas de fogo e outros objetos deverá ser classificada como si-

gilosa nos termos da Lei nº 12.527/2011.

Essa readequação por parte da Presidên-cia do TJGO no que tan-ge a gestão do depósito de armas leva em con-sideração a edição do Provimento nº 27, de 14 de novembro deste ano, assinado pelo correge-dor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, que veda os magistra-dos e servidores de dis-porem, doarem, empe-nharem, emprestarem ou acautelarem armas de fogo e outros petre-chos bélicos apreendi-dos em procedimentos submetidos ao Poder Judiciário, contrarian-do os preceitos norma-tivos que disciplinam a realização da prova e o depósito.

A partir da publica-ção deste provimento, os juízes das Varas e Jui-zados Criminais, além da Infância e Juventude de Goiás, terão 60 dias para adotarem tais me-didas, atendendo, des-ta forma, a Resolução nº 134/2011 do CNJ. Os magistrados devem ve-rificar a existência de armas em depósito, em unidades do Poder Ju-diciário, e deliberarem sobre a sua destinação, sob pena de responsa-bilidade civil e adminis-trativa. O encaminha-mento das armas de fogo e outros petrechos, pela autoridade respon-sável, à Superintendên-cia da Polícia Técnica Científica (SPTC) para perícia deverá ser co-municado ao Poder Ju-diciário por meio ele-trônico, sendo que o

escrivão criminal deve lançar imediatamente, no Cadastro Unificado, nos sistemas e nos re-gistros competentes, a descrição necessária à identificação de cada objeto apreendido.

ARMAS BRANCASO provimento deixa

claro que são terminan-temente proibidos o arquivamento e a bai-xa definitiva de qual-quer procedimento que contenha armamento, munições ou acessó-rios apreendidos, sem a prévia destinação final destes bens, sob pena de responsabilização funcional, cabendo ao escrivão judicial pro-mover a conclusão dos autos para as providên-cias cabíveis, antes de promover a baixa. As armas brancas e asse-melhadas, desde que não mais interessem ao inquérito policial, procedimento ou pro-cesso criminal, ouvido o Ministério Público e a defesa, poderão ser in-cineradas e destruídas, mediante lavratura de auto circunstanciado.

Os demais objetos e instrumento de crimes e de atos infracionais tais como brinquedos, coldres, capas de arma, armadilhas para caça, foices e outras ferra-mentas, réplicas e si-mulacros de armas de fogo, que possam ser confundidas com estas, de fabricação caseira ou não, considerados ilíci-tos pela legislação pró-pria e desde que iden-tificados por laudo nos autos, ouvido o Minis-tério Público e a defesa,

poderão ser destruídos mediante a lavratura de termo circunstanciado, independentemente do trânsito em julgado da respectiva decisão. Caso as armas de fogo, munições, artefatos e demais apetrechos se-jam de propriedade das Polícias Judiciárias, Mi-litar, Forças Armadas ou demais órgãos da Segu-rança Municipal, Esta-dual ou Federal reco-nhecidos por lei, serão restituídos à respectiva corporação após a ela-boração do respectivo laudo pericial e intima-ção dos interessados.

A relação das armas de fogo apreendidas, de uso permitido, para serem cadastradas no Sistema Nacional de Ar-mas (SINARM), e as de uso restrito ao Sistema de Gerenciamento Mi-litar de Armas (SIGMA) serão remetidas, por meio eletrônico, con-forme determinação do parágrafo 5º só artigo 25 da Lei nº 10.826/2003. De acordo com o esta-belecido no documento, a Presidência do TJGO disciplinará acerca do traslado das armas e munições, quando este for necessário. Todos os procedimentos cons-tantes do Decreto Ju-diciário nº 2.515/2017, do Provimento da Cor-regedoria nº 27/2017, a serem adotados com re-lação ao gerenciamento e depósito das armas e objetos bélicos, bem como parecer técnico, despacho e ofícios cir-culares da Presidência do TJGO, foram encami-nhados a todos os juízes criminais do Estado.

Nenhum objeto de natureza bélica será recebido para acautelamento sem a respectiva decisão judicial fundamentada

CezarinaApós acidente, carro é abandonado com 420 kg de maconha na BR-060

Após acidente, um car-ro com cerca de 420 kg de maconha foi abandonado na BR-060, em Cezarina--(GO). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Ford Ka era roubado e esta-va com as placas clonadas.

O veículo seguia em direção a Goiânia na noite de sábado (2/11) quando o motorista perdeu o con-trole da direção, rodou na

pista e bateu na proteção metálica da rodovia. O condutor fugiu do local e ainda não foi identificado.

No carro estavam 475 tabletes de maconha dis-tribuídos entre o banco traseiro e o porta-malas. Tanto o veículo quanto a droga foram apreendi-dos e encaminhado para a Central de Flagrantes, em Goiânia.

Um homem de 24 anos foi morto a tiros e outras três pessoas ficaram feridas em frente a uma distribuidora de bebidas no bairro Lour-des, em Anápolis-(GO), no Centro goiano.

De acordo com a Polícia Civil (PC), o jovem assassi-nado havia ido ao local com amigos após jogar futebol. No momento do crime, havia cerca de 15 pessoas no espaço. Ainda segundo a corporação, o autor dos disparos chegou a pé, foi em direção ao rapaz, atirou, se afastou e começou a ati-

rar aleatoriamente contra as pessoas que estavam na distribuidora de bebidas. Ele fugiu em um carro e não cometeu nenhum roubo.

O corpo do rapaz morto foi levado ao Instituto Médi-co Legal (IML) de Anápolis, onde segue aguardando a liberação de familiares. Dois dos três homens feridos fo-ram levados ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana). O outro está inter-nado no Hospital Evangé-lico Goiano. Todos têm es-tado de saúde considerado estável e estão conscientes.

Fotos: Divulgação

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 7Especial

MPF acusa Gilmar de roubar compadre Barata de ToffoliO Ministro quer fechar a Lava Jato só com petistas lá dentroSegundo o globo overSeaS, em reportagem de Fernanda KraKovicS e gabriel cariello, pro-curadores do Ministério Público Federal do Rio consideram que o Ministro Gilmar Mendes roubou do Ministro Dias Toffoli a competência para julgar o terceiro (TER-CEIRO!!!) habeas corpus do “compadre” Barata (não confundir com o “compadre” Zucolotto, do Judge Murrow).

Toffoli e não Gilmar é quem tem com-petência para julgar a operação “Cadeia Velha” que prendeu o compadre Barata três vezes.

(Cabe ressaltar que o compadre Bara-ta bateu o record de Daniel Dantas, que mereceu do Ministro Gilmar apenas dois HCs Canguru, num espaço de 48 horas, apesar de o jornal nacional demonstrar que Dantas subornou um agente pú-blico.)

O Ministro Gilmar, no terceiro HC, reconheceu que seu HC tratava de in-vestigação diferente do que constava da defesa do compadre - e que deveria ser submetida ao Ministro Toffoli.

Mas, o Ministro Gilmar considerou que as investigações, embora diferentes,

guardam semelhanças...Quá, quá, quá!O que um compadre não faz na Jus-

tissa!O Barata, na verdade, é um biombo!Um disfarce.O cerne da questão é a batalha feroz

que o Ministro Gilmar trava contra tudo o que “guarde semelhança” com a Lava Jato.

E a Cadeia Velha é a Lava Jato do Rio, do Juiz Bretas.

O que o Ministro Gilmar parece de-terminado a sepultar é a Lava Jato.

Com os petistas trancafiados lá den-tro e os canalhas do lado de fora!EM TEMPO: esse Bessinha é um jênio! Aí dele se cair nas mãos do Ministro Gilmar...

PHA

2a. instância: Gilmar vai comer o Moro com farofa!Ministro e Tacla sabem que Moro quer o poder absoluto!gilmar diz que lava Jato é motivo para re-ver priSão em Segunda inStância: O minis-tro Gilmar Mendes, do Supremo Tri-bunal Federal (STF), citou a Operação Lava Jato como motivo para alterar a jurisprudência do STF que permite à Justiça determinar o início do cumpri-mento da pena logo após a condena-ção na segunda instância.

“A prisão em segundo grau, no con-texto da Lava Jato, tornou-se algo dis-pensável. Passou a ocorrer-se a prisão provisória de forma eterna, talvez até com objetivo de obter delação. Aí vem a sentença de primeiro grau, e com sentença de segundo grau iniciava a execução. É preciso saber ler estrelas. Ou se muda isso ou se empodera de

maneira demasiada a Justiça de pri-meiro grau e o MP (Ministério Público) em detrimento das outras cortes”, dis-se o ministro do STF.

O comentário foi feito nesta segun-da-feira, 4, no “Seminário Indepen-dência e Ativismo Judicial: Desafios Atuais”, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, evento que contou com a presença da presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cár-men Lúcia, e teve como coordenadores o ministro do STJ Luis Felipe Salomão e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila.

Segundo Gilmar, sem a revisão da prisão em segunda instância, o papel do Supremo e do STJ fica reduzido na garantia dos direitos do cidadão. “Se tem quase uma demissão nossa”, disse Gilmar, sobre o tema. (...)

n Paulo Henrique [email protected]

@ConversaAfiada

Conversa Afiada

Divulgação

DANOS MORAIS

Celg D terá de indenizar casal que teve festa de casamento prejudicada por falta de energia em salão

WaneSSa rodrigueS - O dia do casamento é uma data marcante e ter uma festa de perfeita é o sonho de muitas pessoas. Mas, para um casal de Pontalina, no interior do Estado, o dia tão esperado virou um verda-deiro pesadelo. Isso por-que, o salão de festas onde seria comemorada a união não tinha energia elétrica, por falta de fornecimento da concessionária respon-sável. O fato fez com que muitos convidados deixas-sem o local e outros utili-zassem os faróis dos carros para iluminar o salão.

Diante do ocorrido e da falta de explicações ou me-didas da empresa responsá-vel pelo abastecimento de energia, os noivos entraram com ação de indenização por danos morais. O pedido foi atendido pelo juiz Lu-ciano Borges da Silva, em substituição no 2º Juizado Especial Cível, daquela ci-dade. O magistrado conde-nou a Celg Distribuição S.A. (Celg D) ao pagamento de R$ 20 mil ao casal.

O casal, representado a ação pelo advogado Lean-dro do Nascimento Rodri-gues (foto), relata na ação que a cerimônia de casa-mento foi realizada no dia 24 de outubro de 2015, sen-do que a celebração religio-sa ocorreu normalmente. Aduzem que, que por volta das 20h30, juntos com os convidados, deslocaram-se para o local onde seria rea-lizada a recepção. Entretan-to, ao chegarem ao salão, perceberam que não tinha energia elétrica.

Reportam que tiveram informações que não havia energia elétrica há mais de três horas e que o forneci-mento foi interrompido. Os proprietários do salão, con-vidados e vizinhos, tenta-ram entrar em contato com Celg, mas não conseguiram

respostas. Contam que por não conseguir explicação da requerida, os convida-dos utilizaram faróis dos carros para iluminar o sa-lão, entretanto muitos con-vidados deixaram o local. O fornecimento foi restabele-cido somente por volta das 14 horas do dia seguinte.

Ao analisar o caso, o ma-gistrado disse que a contes-tação da Celg demonstrou o descaso da concessio-nária em relação ao casal. Isso porque apresentou fatos alheios aos narrados na inicial, não rebatendo nenhum argumento e não demonstrando em nenhum momento que a interrup-ção deveu-se por caso for-tuito ou alheio.

DEFESA DO CONSUMIDOR

Conforme salienta o juiz, o que prevalece no Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto à relação de consumo é a responsabili-dade civil objetiva do forne-cedor, já que o consumidor é a parte mais vulnerável da relação de consumo. Lucia-no Borges da Silva obser-va que concessionária de serviços públicos tem a res-ponsabilidade de prestar o serviço de forma adequada, segura e contínua, devendo reparar os danos no caso de descumprimento.

O magistrado cita ain-da que, de acordo com a Resolução Normativa nº 414/2000 da Agência Na-

cional de Energia Elétrica (Aneel), em seu artigo 176, inciso I, constatada a sus-pensão indevida do forne-cimento, a distribuidora fica obrigada a efetuar a religação da unidade con-sumidora, sem ônus para o consumidor, em até quatro horas da constatação, in-dependentemente do mo-mento em que esta ocorra.

“Nas tentativas de con-tato com a requerida, as ligações sequer foram aten-didas, fato este não rebatido pela requerida”, diz o magis-trado. No mais, conforme salienta em sua decisão, fica evidente o nexo causal en-tre a falha na prestação dos serviços da concessionária, considerando a interrupção imotivada no fornecimento da energia durante horas e os danos sofridos pelos autores que não puderam realizar a contento sua festa de casamento.

“A interrupção da ener-gia antes, durante e após a festa de casamento com-prometeu todo o evento previamente planejado, trazendo aos autores frus-tração que estão além de meros aborrecimentos, tratando-se de dano moral in re ipsa, prescindindo de maior comprovação”, com-pleta. Ele ressaltou, ainda, que a presente ação não foi devidamente contestada, as excludentes de responsabi-lidade não foram demons-tradas e os danos morais são evidentes.

O salão de festas onde seria comemorada a união não tinha energia elétrica, por falta de fornecimento da concessionária responsável. O fato fez com que muitos convidados deixassem o local e outros utilizassem os faróis dos carros para iluminar o salão

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal8 Famosos

@[email protected]

n Leonardo Arruda

In Foco

Village DGA empresária Danila Guimarães recebeu convidados na sexta-feira, dia 1/12, para a inauguração do espaço “Village DG”. O local conta com oito empresas que oferecerem desde serviços de beleza, acessórios de moda até assistência técnica para os celulares das clientes. O coquetel de inauguração foi assi-nado pela Ana Marinari Buffet e teve a presença vip de Marina Loures (empresária da marca “M Loures”, do Rio de Janeiro), imprensa e influencers. O espaço com 380 m2 está no loca-lizado no 1º piso da nova loja Danila Guimarães, na Rua 1129, nº 116, no St. Marista, e tem projeto assinado pelo arquiteto Giovanni Borges. A empresária Danila Guimarães recebeu o arquiteto do Village DG, Giovanni Borges, juntamente com a executiva Alessandra Veloso.

NovidadeO jornalista e empresário Fred Silveira (Re-cordTv) e o empresário Maxciel Marcelino inauguram hoje 05/12. A primeira loja da GelaDeli Caffè e Gelateria. Que tem como foco principal a alimentação saudável e gelatos, os famosos sorvetes Italianos. A nova loja vai funcionar na rua Napoli, Qd 53, no setor Planalto, ao lado da academia Vita Fitness, que funciona 24 horas. Em um ambiente climatizado, a GelaDeli Caffè e Gelateria é uma loja moderna, rica em detalhes pensados para gradar os gostos mais exigentes e requintados, sem deixar a simplicidade e o conforto de lado é um novo conceito de negócio, saudável finan-ceiramente e ao alcance de qualquer pes-soa, o objetivo dos sócios e transformar a loja em uma rede de franquias que deve se espalhar por todo Brasil ainda em 2018.

Cristiano Borges Village DG / Milene TelesA empresária Milene Teles rece-beu clientes e convidados para a inauguração da loja Milene Teles, na sexta-feira, dia 1º de dezembro, no espaço Village DG, na loja Da-nila Guimarães, no Setor Marista. O coquetel de inauguração será assinado pelo Buffet Anna Karla e o DJ Diogo Paiva comanda as pick ups com um setlist exclusi-vo. Na foto com: Danila Guima-rães, Milene Teles e Marina Loures

Inauguração O casal de fundadores, Mara e Edmo Dias Pinheiro e seus filhos, os empresários Yuri, Terencio, Ketlin e Kleiner Vasconcelos Pinhei-ro receberam convidados na sexta, dia 1/12, para inaugurar a nova sede do “INGOH - Ins-tituto Goiano de Oncologia e Hematologia”, localizada na Av. Senador José Lourenço Dias (antiga Contorno), nº 523, no Centro da cidade de Anápolis. A imponente estru-tura leva as assinaturas do arquiteto Marcos Queiroz e do engenheiro Irapuan Vargas, com aproximadamente 1 mil m2 de área construí-da (distribuída em 2 pavimentos) e obras de artes de Antônio Poteiro e Fátima Campos.

Mantovani Fernandes

VisagismoBuscando manter-se atualizada, a con-sulta de imagem e visagista, diretora da Agência de Consultoria de Ima-gem Joie, Jhanne Pires fez recente-mente uma atualização em Visagismo com Philip Hallawell. Philip é um ar-tista plástico e arte-educador. Mestre desenhista e profundo conhecedor da linguagem visual, pesquisa como o cérebro percebe e processa ima-gens há 40 anos. Seu método inédito e revolucionário de Visagismo é base-ado na associação de vários trabalhos científicos nas áreas da psicologia, da neurobiologia e da antropologia com os fundamentos da linguagem visual.

Unique Fotos by Karitha / Karitha Oliveira

Atriz Ana Maria Nascimento e Silva morre aos 65 anos no Rio

Atriz, produtora e apresentadora, Ana Maria Nascimento e Silva mor-reu na nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Aos 65 anos, ela lutava con-tra um câncer de mama. Velório foi no sábado no Memorial do Carmo.

Ana Maria era viúva de Paulo César Saraceni, morto em 2012. Ela deixa dois filhos e duas netas. Filha de Harry Anastassia-di, ex-presidente da Fox Film na América Latina, a atriz era também formada em História da Arte e rea-lizou cursos de especiali-zação na Europa.

O cinema entrou de fato na vida de Ana Ma-ria no filme “Paraíso no Inferno”, de 1977, diri-gido por Joel Barcelos. A carreira na tela grande incluiu atuações em pro-

duções como “O Bem Dotado - O Homem de Itu”, longa de 1978 no qual ela atuava ao lado de Nuno Leal Maia.

Nos anos 1980, a atriz participou de produções como “A Mulher Sensual” (1981) e “Ao Sul do Meu

Corpo”, com direção de Paulo César Saraceni. Dentre as novelas nas quais Ana Maria atuou estão sucessos como “O Salvador da Pátria”, que entrou no ar em 1989, “Quatro por Quatro” (1994) e “Zazá” (1997).

Nervochaos: guitarrista Cherry faleceu neste domingo em São Paulo

A guitarrista Cherry, do NERVOCHAOS, ex-mem-bro da OKOTO, não resistiu a um câncer e faleceu.

Ainda não há deta-lhes sobre o que provo-cou a morte de Cherry. O NERVOCHAOS emitiu a seguinte nota em sua página oficial:

“Acabamos de saber do falecimento da nossa guitarrista Cherry.

Recentemente ela foi diagnosticada com câncer, não resistindo à luta e vindo a falecer essa madrugada.

Nossos sinceros sen-timentos a família e aos amigos. R.I.P. guerreira!!!”

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 9Social/Cultura

As pessoas pensam que essas obras são reais, de tão boas que elas são

ARTE DIGITAL

Hypescience- Chad Kni-ght, 41 anos, é um artista 3D especialista em escul-turas digitais. Suas obras fascinantes deixam os usuários da internet per-plexos; é possível pensar que sua arte é real, de tão detalhada e viva.

“Eu acho que me tor-nei um artista na concep-ção”, contou à Klassik Ma-gazine. “É mais quem eu sou como pessoa, do que o que eu faço. Eu tenho

uma mente muito hipe-rativa e barulhenta. Criar arte é uma das poucas coisas que me permite es-tar totalmente presente”.

Chad foi um skatis-ta profissional durante 16 anos. Quando aban-donou o esporte, ficou também sem o seu “es-cape criativo”. Cansado dos ossos quebrados, mas ainda muito inven-tivo, o artista passou a explorar o mundo do 3D.

Chad revela que o desejo de melhorar constantemente é um importante motivador em seu processo de cria-ção. As pessoas que pro-curam simbolismo nas suas obras estão certas: “Tudo no meu traba-lho representa algo ou alguém. Minha arte é muito parecida com um jornal criptografado que posso compartilhar pu-blicamente”, afirmou.

Chad revela que o desejo de melhorar constantemente é um importante motivador em seu processo de criação

Alta Roda

n HD Hércules Diasblog: www.herculesdias.com.br

“Obstáculos não podem parar você. Se você achar uma parede, não desista. Ache uma maneira de escalá-la, atravessá-la ou derrubá-la.”

Michael Jordan

É hoje!Inspirado em um dos bairros mais glamourosos de Nova York, será inaugurado em Goiânia nesta terça-feira,5, o Soho Hookah e Lounge, no Setor Marista.

CarasOs icônicos prédios de ferro, lofts e galerias de artes serviram como influência para o mais novo empreendimento dos sócios Deni Marques “Tuka”, Ronaldo Conti, Rafael de Paula, Bruno Alex e Evellin Moraes.

QINão é novidade que contar com uma recomendação na hora de disputar uma vaga pode ser determinante para conquistá-la.

LançamentoOs quadrinistas goianos Francisco Costa e Tiago Holsi lançarão suas histórias em quadrinhos, Insurreição e Floresta Morta, na Mandrake Comic Shop, na sexta-feira, 15 de dezembro, às 20h. Na ocasião, haverá sessão de autógrafo e bate-papo com os autores. As duas revistas foram produzidas com apoio do site de financiamento coletivo Catarse.

RançoA famosa “indicação” é um parâmetro antigo, largamente usado no mercado de trabalho – o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) já apontava.

ComprovadoSegundo um estudo do instituto, quase 60% dos trabalhadores da iniciativa privada contaram, na época, com a “ajudinha” de terceiros (parentes, amigos ou colegas que já atuavam na empresa) para serem contratados.

Desfile de ModaAs festividades de fim de ano, o verão e as férias de janeiro são oportunidades ideais para renovar o closet. As datas já estão se aproximando e, por isso, o espetacular Kingdom Park Residence abre as portas do apartamento decorado nesta terça-feira (5), das 10h às 20h, para receber grandes marcas goianas para apresentação da nova coleção 2018. A elegante sala do apartamento, com mais de 170 m², e projetada pela arquiteta Adriana Mundim, será transformada em palco para o trunk show da Bambu Brasil.

“Origin” “Forged”

“Renewal” “Protect”

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal10 Variedades

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera

CFM

Débora brito/abr - Le-vantamento do Conse-lho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes no Sistema Único de Saú-de (SUS) em diferentes estados e municípios do país. As cirurgias eletivas não são de urgência ou emergência. O estudo, feito pela primeira vez pelo conselho, divulgado nesta segunda-feira (4) mostra que do total pelo menos 746 procedimen-tos cirúrgicos estão na fila de espera há mais de dez anos e 83% dos pedidos entraram na fila a partir de 2016. O Ministério da Saúde informou que des-de maio passou a adotar o sistema de fila única para organizar a demanda.

A pesquisa traz dados enviados pelas secreta-rias de saúde de 16 es-tados e dez capitais até junho deste ano. Outros sete estados e oito capi-tais não enviaram infor-mações, alegando não tê-las disponíveis ou por negativa de acesso aos dados. Por ser o primeiro levantamento desse tipo, não há dados dos anos anteriores. A pesquisa contabiliza o número de procedimentos agenda-dos, e não o número de pacientes na fila.

CATARATANa lista de espera, a

maioria dos pedidos de cirurgias é de catarata, hérnia, vesícula, amígda-las e adenoide, além de cirurgias ortopédicas. Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Cea-rá apresentaram o maior número de cirurgias pen-dentes. Entre as capitais e estados que disponibiliza-ram informações de perfil dos usuários, as mulheres representam 67% dos pa-cientes que aguardam al-gum tipo de procedimen-to especializado.

Angelita Máximo dos

Santos, 53 anos, de Ma-ceió, espera desde junho por um procedimento no olho. Depois de fazer pela rede pública uma cirurgia de catarata, ela teve piora no quadro de sua visão e foi encaminhada pelo médico para realizar um procedimento de lava-gem da lente colocada na primeira cirurgia.

Com dificuldades para enxergar, Angelita teve que deixar o trabalho de doméstica e cuidadora de idosos, o que acabou reduzindo a renda men-sal familiar. “Ele [o médi-co] disse que não podia passar os óculos, por-que eu não estava ven-do nada, então eu tinha que esperar a lavagem da lente e nunca ninguém ligou. Aí eu estou espe-rando”, relatou Angelita.

Médicos alertam que a demora na realização de determinado procedi-mento é decisiva no su-cesso de um tratamento. O representante do Con-selho Brasileiro de Oftal-mologia (CBO), Cristiano Caixeta, explica que a de-manda por procedimen-tos nos olhos tem crescido devido ao envelhecimen-to da população, entre outros fatores. E a demora para atender todas as soli-citações nem sempre está relacionada à falta de pro-fissionais especializados.

Já Mauro Ribeiro, pre-sidente em exercício do CFM, defende políticas integradas entre os entes federados. “O número de pacientes que preci-sam dos procedimentos e não tem acesso ao Sis-tema Único de Saúde é imenso. Tanto os dados do Ministério [da Saúde], quanto os dados do Con-selho Federal de Saúde são subestimados, muito aquém da realidade. [….] É necessário que o go-verno federal estabeleça políticas públicas com os estados e municípios para poder organizar o siste-

ma e dar acesso a esses pacientes ao sistema de saúde”, disse.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde informou que, em julho deste ano, foi fechada a primeira lista para ci-rurgias eletivas no SUS. A lista identificou pouco mais de 667 mil pacientes aguardando por algum procedimento eletivo no país. O ministério ressalta que em maio deste ano adotou o sistema de lis-ta única para organizar a rede de saúde e diminuir a fila de espera. O novo sistema tem o objetivo de centralizar as demandas em um único cadastro e ampliar as possibilidades de atendimento do pa-ciente para outros hospi-tais de sua região.

De acordo com o le-vantamento do CFM, o SUS realizou no ano passado mais de 1,5 mi-lhão de cirurgias eleti-vas. O número é inferior aos anos de 2015, que registrou 1,7 milhão de cirurgias; e 2014, com o total de 1,8 milhão, com base em dados do sis-tema de informação do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde divulgou na semana pas-sada balanço parcial de 2017, que mostra cresci-mento de 39% no núme-ro de procedimentos re-alizados na rede pública entre janeiro e setembro, mês que registrou mais de 150 mil cirurgias.

A pasta informou ain-da que o governo federal repassa de forma regular mensalmente recursos de média e alta comple-xidade a todos os estados e municípios e ainda dis-põe de R$ 250 milhões em valores extras que pode-rão ser liberados para os gestores locais. Cerca de R$ 41,6 milhões já foram liberados este ano para a realização de mutirões.

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias eletivas estão pendentes

no Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes estados e municípios do país

Quase metade dos municípios decretou emergência ou calamidade

2003 A 2016

Entre os anos de 2003 e 2016, praticamente me-tade dos 5.570 municípios do país foi obrigada a de-cretar, pelo menos uma vez em sete anos diferentes, situação de emergência ou estado de calamidade pública em virtude de se-cas e estiagens. De acordo com o relatório pleno de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017, divulgado ontem (4) pela Agência Nacional de Águas (ANA), do total de cidades afetadas por longos perío-dos sem chuva, 1.794 são da Região Nordeste.

No mesmo período, de acordo com o relató-rio, 48 milhões de pes-soas foram afetadas por secas (duradoura) ou estiagens (passageiras) no Brasil. Ao todo, foram registrados 4.824 eventos de seca com danos hu-manos. Somente no ano passado, 18 milhões de habitantes do país foram afetados por fenômenos climáticos que provo-caram escassez hídrica. Desse total, 84% viviam na Região Nordeste.

Ainda conforme o re-latório, o Nordeste regis-trou 83% dos 5.154 even-tos de secas registrados no país entre os anos de 2003 e 2016, que prejudi-cam a oferta de água para abastecimento público, geração hidrelétrica, ir-rigação, produção indus-trial e navegação.

Em sua terceira edi-ção, o relatório pleno de Conjuntura dos Recursos

Hídricos é composto por dados de mais de 50 insti-tuições parceiras da ANA e faz uma radiografia da si-tuação das águas do país.

Conforme o levan-tamento, secas e cheias representaram 84% dos quase 39 mil desastres naturais entre 1991 e 2012, afetando cerca de 127 milhões de brasilei-ros. No período de 1995 a 2014, as perdas decorren-tes desses problemas che-garam a R$ 182,7 bilhões. Em media, os prejuízos são de R$ 9 bilhões por ano ou aproximadamente R$ 800 milhões por mês.

ENXURRADASSe a seca causou im-

pacto nas cidades nordes-tinas, o relatório mostra que as fortes chuvas e as cheias atingiram especial-mente municípios do Sul do país. Entre 2003 e 2016, 47,5% dos municípios do país declararam situação de emergência ou estado de calamidade pelo me-nos uma vez por causa de cheias. Desses, 55% (1.435) ficam no Sudeste ou no Sul.

“Ao contabilizar even-tos de cheia, o Conjun-tura informa que entre 2013 e 2016 um total de 7,7 milhões de brasileiros sofreram com os impac-tos dos diferentes tipos de cheias: alagamentos, enxurradas e inunda-ções. Apenas em 2016, cerca de 1,3 milhão de habitantes sofreram com a água em excesso” diz trecho do relatório.

No período, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul tiveram 44% dos registros de eventos de cheias associados a da-nos para pessoas no país.

CONSUMODe acordo com o rela-

tório, em média, por ano, do total de água retirada dos rios, córregos, lagoas, lagos e reservatórios no país, 46,2% vão para irri-gação, 23,3% para abas-tecimento urbano, 10,3% para termoelétricas, 9,2% para a indústria, 7,9% para abastecimento animal, 1,6% para abastecimento rural e o mesmo percen-tual para mineração.

Do total de água con-sumida no país, 67,2% são utilizadas para irri-gação, 11,1% no abaste-cimento animal, 9,5% na indústria, 8,8% no abas-tecimento urbano, 2,4% no abastecimento rural, 0,8% na mineração e 0,3% nas termoelétricas.

Segundo o estudo, a demanda por uso de água no Brasil é crescen-te, com aumento estima-do de aproximadamente 80% no total retirado de água nas últimas duas décadas. “Até 2030, a pre-visão é de que a retirada aumente em 30%”, mos-tra o relatório. De acordo com a ANA, a evolução do uso da água está di-retamente relacionada ao desenvolvimento eco-nômico e ao processo de urbanização do país.

Ivan RIchaRd/aBR

Brasil sedia encontro internacional para discutir despoluição dos transportes

INTERNACIONAL

O primeiro Encontro In-ternacional sobre Descarbo-nização do Transporte reu-nirá em Brasília, a partir de quarta-feira (6), especialistas do Brasil e do exterior para debater diferentes experiên-cias e estratégias de descar-bonização do transporte em diferentes países.

A descarbonização está sendo discutida por países como o Brasil, que enfren-tam crescente poluição em avenidas dentro e fora das cidades. O tema ocupa o centro das discussões desde que o Acordo de Paris colo-cou em marcha um movi-mento global para reduzir as emissões dos gases causado-res do efeito estufa nas diver-sas atividades econômicas.

No Brasil, o transporte responde por praticamente metade (48%) das emissões de todo o setor de energia, segundo os últimos dados

do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, que detectou aumento de 4% no consumo de gasolina em ve-ículos leves, enquanto o eta-nol caiu 10% em 2016.

Entre os conferencistas internacionais confirmados estão Harry Lehmann, dire-tor-geral do Serviço Federal do Ambiente da Alemanha (Umweltbundesamt), Caro-lina Tohá, ex-prefeita de San-tiago (Chile) e co-presidente do Grupo Consultivo de Alto Nível em Transportes Sus-tentáveis da Secretaria-Geral das Nações Unidas – UNSG, e José Mendes, secretário de Estado adjunto e do Ambien-te de Portugal, que acaba de lançar, na COP23, a Alian-ça para a Descarbonização do Transporte (TDA) – um esforço de várias nações, como França, Holanda, Cos-ta Rica e Portugal, além de

empresas como Michelin e Itaipu Binacional. Entre os conferencistas nacionais es-tão confirmadas as partici-pações de Martha Martorelli, gerente de Planejamento da Secretaria Nacional de Mobi-lidade Urbana do Ministério das Cidades; Clarice Linke, diretora executiva do Institu-to de Políticas de Transporte & Desenvolvimento - ITDP Brasil; Juliana Karina Pereira Silva, da Gerência de Meio Ambiente da Empresa de Planejamento Logístico – EPL; Leandro Siqueira, dire-tor de Desenvolvimento do Produto e Gerenciamento de Portfólio da Volkswagen/MAN; entre outros.

O Encontro Internacio-nal sobre Descarbonização do Transporte é organiza-do pela Embaixada da Ale-manha, o Instituto Clima e Sociedade e o Instituto de Energia e Meio Ambiente.

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 11Economia

Após fraco resultado, setor de transporte mantém otimismo cauteloso

PARA 2018

O ano de 2017 foi de desempenho abaixo do esperado para as empresas do setor de transportes. Para 2018, a expectativa do setor é de um “otimismo cauteloso”, apesar da “baixa confiança na gestão econômica do país”

Pedro Peduzzi/BBC - O ano de 2017 foi de de-sempenho abaixo do es-perado para as empresas do setor de transportes. Para 2018, a expectativa do setor é de um “oti-mismo cauteloso”, ape-sar da “baixa confiança na gestão econômica do país”. A constatação é da Confederação Nacional do Transporte (CNT), tendo por base dados divulgados nesta segun-da-feira (4) por meio da Sondagem Expectativas Econômicas do Trans-portador 2017.

As projeções do se-tor de transportes para o próximo ano têm como ponto de partida a expec-tativa relativa ao Produ-to Interno Bruto (PIB, (a soma de todas as rique-zas produzidas no país) de 2017 e 2018. De acor-do com a maior parte dos empresários do setor (54,8%), o PIB brasileiro será maior em 2018 do que em 2017 – ano que, segundo as empresas, teve desempenho abaixo do esperado no setor.

Em parte isso se ex-plica pelo aumento do custo operacional que foi percebido por 76,3% dos entrevistados; e pela queda de receita regis-trada por 32,8% das em-presas. Na avaliação de

38,9% dos entrevistados, a retomada do cresci-mento econômico só será percebida em 2019.

No caso dos transpor-tadores rodoviários de carga, o desempenho em 2017 foi pior do que o es-perado, segundo 31,9% das empresas. Além disso, 19,7% dessas transporta-doras apresentaram que-da de receita em 2017. A absoluta maioria das empresas deste segmento (92,8%) disseram não ter constatado “em nenhum momento”, a redução do preço do diesel após a mudança de política de preços da Petrobras.

Para 53,2% dos entre-vistados,“a crise de con-fiança no governo federal é o “principal entrave” para a realização de novas concessões”. Na avaliação da CNT, a queda de con-fiança na gestão da eco-nomia afeta diretamente as expectativas dos trans-portadores para o próxi-mo ano, mesmo com as empresas de transporte já começando a se recu-perar do período recessi-vo. A avaliação é de que a retomada da economia será “em ritmo mais lento do que o esperado”.

Diante deste cenário, 54,8% dos entrevistados disseram que pretendem manter o tamanho da

frota em 2018, enquanto 32,1% disseram ter em seus planos aumentar a contratação formal de empregados em 2018. Segundo a pesquisa da CNT, 80% das empre-sas que usam o sistema ferroviário para o trans-porte de cargas têm a ex-pectativa de aumento do volume de investimentos privados em ferrovias ao longo de 2018.

A confiança na gestão econômica do país pelo governo federal é baixa, com 59,8% dos entre-vistados demonstrando “baixo grau de confiança” na atual gestão do país, e 85,4% dizendo não acre-ditar que as ações gover-namentais sejam sufi-cientes para recuperar e adequar a infraestrutura de transporte no Brasil.

Ainda segundo o le-vantamento, “os moti-vos mais citados para o atraso das obras de infra-estrutura de transporte foram interferência po-lítica nas agências do go-verno (65,2%), e excesso de burocracia para co-meçar obras (54,8%)”.

No caso do setor me-troferroviário, todas as empresas entrevistadas consideram “insuficien-te” a infraestrutura de transporte urbano sobre trilhos; e metade (50%)

afirma que houve aumen-to do custo da energia elé-trica em termos percen-tuais referentes ao custo operacional do sistema.

Apesar da avaliação negativa das políticas de governo, 66,1% dos em-presários do setor rece-beram de forma positi-va a reforma trabalhista por ele implantada. Já a reforma tributária, caso seja feita, foi apontada como “passo importante modernização do Esta-do”, com 46,5% dos en-trevistados dizendo ser necessária a redução da carga tributária no país, e 20,5% defendendo a sim-plificação do sistema de cobrança de tributos.

SETOR AÉREOTodas as empresas do

setor aéreo afirmaram ter registrado aumento no número de passageiros transportados em voos domésticos durante o ano de 2017. Também 100% delas disseram concordar que o governo federal deve continuar com o programa de con-cessão de aeroportos, como estratégia para me-lhorar a qualidade dos serviços aeroportuários.

Com relação às novas regras para o exercício da profissão de aeronauta, 80,0% das companhias aé-

reas dizem que elas “têm potencial para compro-meter os custos das em-presas”, em especial no que se refere à jornada de trabalho. A aprovação de um teto de 12% do ICMS que incide sobre o quero-sene de aviação – usado como combustível pelas aeronaves – foi apontado como “muito importan-te” por 80% das empresas deste segmento.

SETOR AQUAVIÁRIOA qualidade dos por-

tos brasileiros é “regular, ruim ou péssima” se-gundo 92,9% das empre-sas do setor aquaviário. Apesar da má qualidade dos portos, 37,1% das empresas de navegação registraram aumento de receita bruta em 2017; e 51,4% acreditam que a receita deverá aumentar também em 2018.

O programa Porto sem Papel, iniciativa im-plementada pelo gover-no federal com o objetivo de desburocratizar pro-cedimentos portuários, já está sendo usado por 66,7% das empresas de navegação marítima e por 26,1% das empresas de navegação interior. O programa está atingindo seus objetivos, segundo 69,2% das empresas que o adotaram.

TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS

A maior parte (60,5%) das empresas que pres-tam serviço de transpor-te urbano de passagei-ros registraram queda de receita bruta em 2017. Em parte, isso se explica pelo fato de 85,9% das empresas de ônibus te-rem registrado “variação negativa do volume de passageiros diários nos últimos 12 meses”; e por 55,3% afirmarem ter per-dido clientes para outros modais de transporte.

O serviço de transporte por aplicativos de celulares foi apontado como motivo da perda de clientes por 36,2% das empresas en-trevistadas. Diante desse cenário, apenas 28,8% dos entrevistados disseram es-perar aumento de receita bruta no transporte urba-no em 2018.

A Sondagem ouviu representantes de 823 empresas de transporte rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário de cargas, aquaviário (na-vegação marítima e inte-rior), aéreo de passageiros e serviços de transporte urbano de passageiros por ônibus e metroferro-viário, entre os dias 16 de outubro e 10 de novem-bro, em todo o país.

EM 2017

Estatais fecham terceiro trimestre com menor número de empregados desde 2010

As empresas estatais fecharam o terceiro tri-mestre deste ano com 506.852 empregados, o menor número des-de 2010, quando havia 497.036 servidores. Os dados são do Boletim das Empresas Estatais, divulgados na segunda--feira (4) pelo Ministério do Planejamento, De-senvolvimento e Gestão.

O secretário de Coor-denação e Governança das Empresas Estatais, Fernando Antônio Ri-beiro Soares, disse que 506 mil empregados não é o número final para 2017. Soares afirmou que é “factível” termi-nar este ano com menos

de 500 mil empregados. “Meu objetivo é recupe-rar as empresas estatais, reduzir os custos, au-mentar a produtividade, aproximar-se cada vez mais de indicadores de mercado. As empresas estatais têm que apre-sentar sustentabilidade.”

Nos três primeiros trimestres deste ano, houve redução total de 26.336 empregados. As principais reduções fo-ram na Caixa Econômica Federal (7.199), nos Cor-reios (7.129), na Petro-bras (4.019) e no Banco do Brasil (2.676).

Soares enfatizou que a redução no quadro ocorreu por meio de

planos de desligamen-to voluntário (PDVs). Ele citou uma lista de empresas que lança-ram ou estão elaborado PDVs neste ano: Caixa, Companhia de Recur-sos de Pesquisa Mineral (CPRM), Eletrobras, In-fraero (PDV contínuo), Companhia de Geração Térmica de Energia Elé-trica (Eletrobras CGTEE), Dataprev, Banco do Nor-deste, Casa da Moeda, Codesa, Valec, Amazul, Empresa Brasil de Co-municação (EBC), Banco da Amazônia, Correios e Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

O secretário acres-centou que o governo

está limitando a repo-sição de pessoal após o plano de desligamento voluntário, para evitar que saiam empregados “por uma porta e entrem por outra”. “Em alguns dos PDVs, cortamos 100% das vagas. Isso está implicando essa redu-ção do quadro de pesso-al”, destacou.

“A redução das em-presas estatais está em linha com todo o ce-nário fiscal que a gente está enfrentando. É no-tório saber que o maior desafio do governo é o reequilíbrio das con-tas públicas. Na busca o equilíbrio fiscal, um ajustamento do tama-

nho do estado acaba por ser necessário, isso é fundamental”, disse Soares. De acordo com o secretário, o número de estatais brasileiras (149, atualmente) está em linha com o mun-do. Soares acrescentou que, no Brasil, as em-presas estão concentra-das na área financeira e em infraestrutura. “Não temos uma meta de re-dução das empresas es-tatais”, acrescentou. “A preocupação não é me-ramente fiscal. Temos que entender o setor onde a empresa estatal está inserido. Tem que analisar caso a caso, se-tor a setor.”

RESULTADO DAS ESTATAIS

O lucro dos conglo-merados estatais federais chegou a R$ 23,2 bilhões, nos nove meses do ano, comparado a igual perí-odo de 2016. Banco do Brasil, Banco de Desen-volvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa, Eletrobras e Petrobras re-presentam mais de 95% dos ativos totais e do pa-trimônio líquidos das es-tatais federais.

Do orçamento das es-tatais neste ano, no valor de R$ 1,3 trilhão, neste ano, 73% foram executa-dos. Em relação a 2016, houve redução de 13,2% no orçamento.

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal12 Esporte

Brasil precisa “torcer” para Alemanha para fugir de “pesadelo” no caminho até a final

COPA 2018

Renata Mendonça/BBC - Diretamente do Kremlin, em Moscou, a Copa do Mundo da Rús-sia começou a ser dese-nhada nesta sexta-feira. Se não foi tudo como o treinador Tite gostaria, não se pode dizer que o sorteio dos grupos trou-xe más notícias para o Brasil, que buscará a conquista do hexacam-peonato no ano que vem após o vexame histórico do último Mundial, em território brasileiro.

A estreia da seleção será no dia 17 de junho - três dias após o início ofi-cial do torneio - no grupo E, a seleção enfrentará a Suíça em Rostov, a 400 quilômetros de Sochi, onde ficará baseada du-rante a competição. De-pois, no dia 22, a seleção jogará contra a Costa Rica e, para encerrar a primei-ra fase, terá a Sérvia como adversária no dia 27.

O sorteio pode ser considerado “bom” con-forme os desejos expres-sos pelo técnico Tite para a fase inicial do torneio. Sem querer escolher ad-versários, ele havia dei-xado claro que não gosta-ria de enfrentar Espanha ou Inglaterra já na fase de grupos - o que realmente não vai ocorrer.

poderia fortalecer sua equipe”. Com Suíça (8ª colocada no ranking da Fifa), Costa Rica (que surpreendeu Inglaterra e Itália na Copa de 2014) e Sérvia (que fez boa cam-panha nas eliminatórias),

a chave do Brasil traz al-guns desafios, mas difi-cilmente alguma dessas seleções conseguirá im-pedir a seleção de termi-nar a primeira fase do tor-neio em primeiro lugar.

O problema do Brasil pode começar no grupo seguinte, o F, encabe-çado pela Alemanha. A seleção responsável por impor a derrota de 7 a 1 ao Brasil em 2014 enfren-tará adversários mais di-fíceis como a Suécia (que eliminou a Itália na re-pescagem), o México, e a Coreia do Sul.

Caso não fiquem em primeiro lugar nesse grupo, os alemães terão de enfrentar justamen-te a seleção brasileira já nas oitavas-de-final do torneio. Por isso, além de garantir o primeiro lugar, o Brasil precisará “torcer” para a Alemanha não tropeçar no grupo F e também assegurar a

primeira colocação. Des-sa forma, as duas sele-ções só se enfrentariam em uma possível final.

Na Rússia, Tite comen-tou o sorteio, mas evitou falar sobre adversários ou dificuldades com os deslocamentos - o Bra-sil não jogará nenhuma partida em Sochi, onde estará baseado, na pri-meira fase e viajará para Rostov, São Petesburgo e Moscou. Para ele, será mais importante focar na preparação, que é o que está sob seu controle.

“São variáveis (adver-sário e distâncias percor-ridas na primeira fase) que não temos condi-ções de controlar. Deixa eu gastar minha energia toda nas variáveis que eu posso controlar, naquilo que eu posso fazer. O que é? O treinamento com qualidade, a logística que permita aos atletas evo-luírem. Essas variáveis eu

posso controlar. As outras são da circunstância da competição”, observou.

Se na Copa de 2014, o grupo D foi chamado de “grupo da morte” por abrigar três campeoões mundiais - Inglaterra, Itália e Uruguai -, na Rús-sia, nada parecido acon-teceu. O grupo que pode ser considerado mais complicado e que talvez possa trazer surpresas é o da própria Alemanha.

CRUZAMENTOSSe passar da primeira

fase, o Brasil não terá ca-minho suave até a decisão, mas pode ser ainda mas difícil se o time terminar em segundo lugar no gru-po E por conta do perigo de enfrentar o pesadelo alemão já nas oitavas.

Mas, caso os favoritis-mos de brasileiros e ale-mães se confirmem, a se-leção possivelmente terá pela frente México ou Su-

écia nas oitavas, que de-verão brigar pela segunda colocação do grupo F.

Daí em diante, tudo fica bastante especula-tivo. Se passar para as quartas, o Brasil pode-rá repetir a história de 2014 enfrentando a Co-lômbia ou ainda a Bél-gica e até a Inglaterra, dependendo dos resul-tados dos grupos G e H na primeira fase.

Na semi, França ou Uruguai podem cruzar o caminho da seleção, se ambas confirmarem o fa-voritismo no torneio.

E se tudo seguir o pre-visto com todos os favo-ritos fazendo valer sua teórica superioridade, o Brasil só pega Alemanha, Espanha, Argentina ou Polônia em uma potencial decisão da Copa de 2018.

DESTAQUES DO SORTEIO

Minutos antes do sor-teio começar, as atenções do evento se voltaram para Pelé, que surgiu em uma cadeira de rodas. Pelo menos desde 2012, ele sofre com um desgas-te ósseo que provoca do-res na junção entre o fê-mur e os ossos da bacia. O ídolo já se submeteu a duas cirurgias - uma em 2012, e outra em 2015 - para tentar corrigir o pro-blema com implantação de prótese. Não se sabe, no entanto, se o proble-ma ortopédico foi a causa para que Pelé adotasse a cadeira de rodas durante sua presença no evento.

Pelé protagonizou ainda um momento marcante no Kremlin. O lendário jogador brasilei-ro encontrou o também icônico Diego Maradona. Apesar da rivalidade la-tente entre brasileiros e argentinos que há déca-das tentam decidir quem foi melhor da história do futebol, os dois esbanja-ram simpatia e Pelé rece-beu um beijo na testa do craque da Argentina.

Anfitrião da Copa, o presidente russo Vladi-mir Putin também teve seu momento de des-taque ao abrir o sorteio nesta sexta-feira. Ele prometeu que a Rússia realizará o torneio “no mais alto nível para que os jogadores possam de-monstrar sua maestria e verdadeiro futebol”.

O presidente também elogiou a hospitalidade dos russos e disse que o mundo terá a chance de “conhecer a história, a cultura e a natureza úni-ca” da Rússia.

“Temos certeza que impressões inesque-cíveis serão deixadas naqueles que vierem à Rússia. Verão não só os jogos, mas conhecerão a cultura russa, nossa his-tória e natureza únicas. Também poderão sentir nossa alegria tradicio-nal, ainda mais porque os jogos serão realizados em 11 cidades, e os fãs terão oportunidades de visitar as regiões do país. Sabemos receber nossos amigos”, afirmou Putin.

Se não foi tudo como o treinador Tite gostaria, não se pode dizer que o sorteio dos grupos trouxe más notícias para o Brasil, que buscará a conquista do hexacampeonato no ano que vem após o vexame histórico do último Mundial, em território brasileiro

Jô deixa baladas para trás, renasce das cinzas e leva a Bola de Ouro

PREMIÇÃO

Artilheiro, campeão e dono da melhor nota em toda a competição. A Bola de Ouro do Cam-peonato Brasileiro não poderia ter outro dono que não fosse Jô.

Mas ninguém poderia prever isso. As análises, na verdade, eram opostas: o centroavante estava acaba-do para o futebol. E isso era mesmo uma verdade, até que ele mesmo percebesse que precisava mudar.

Aos 30 anos, Jô viu que não iria longe se continu-

asse no ritmo das baladas. Ele queria recuperar o fu-tebol de antes, que o levou à seleção brasileira, à Copa das Confederações e até à Copa do Mundo. E sabia que tudo começava pela mudança do comporta-mento que mostrou prin-cipalmente em Atlético--MG e Internacional.

A história começou a mudar com a fé. Jô se con-verteu evangélico e parou de beber. Focou mais uma vez na carreira, deixou de ir à baladas e voltou a dor-

mir noites tranquilas para que pudesse estar sempre com o corpo pronto para o trabalho.

Mesmo assim, a des-confiança em cima dele era grande quando o Co-rinthians resolveu lhe dar mais uma chance, no fim do ano passado.

Jô ouviu as críticas em silêncio e trabalhou. Den-tro de campo, deu a res-posta. Virou o ‘paizão’, um exemplo para o elenco corintiano. E jogou bola, muita bola.

Conseguiu algo iné-dito para o Corinthians e acabou como artilheiro do Brasileirão. Teve também a maior nota da competição, um 9 tirado após marcar os dois gols do título, na vitória de virada sobre o Fluminense em casa.

De desacreditado, Jô vi-rou Bola de Ouro, o melhor jogador da competição. Há quem diga até que ele tem chances de voltar a uma Copa do Mundo com a ca-misa da seleção brasileira.

Msn

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal Entretenimento/Diversão 13

Leia o Jornal Gazeta do Estadogazetadoestado.com.br

Para não voltar para casa, K1 inventa que preci-sa terminar um trabalho de escola com Keyla, e a ami-ga confirma. Noboru suge-re que Tato visite a cozinha de seu restaurante. Roney promete ajudar Benê com o vídeo para a audição mu-sical. Lica e Clara conven-cem Marta e Luís a con-

frontar Malu e Edgar. Keyla conversa com K1 sobre Roger e sugere que a ami-ga peça orientação a Dóris. Ellen e Clara decidem ade-rir à greve ao lado de Lica. K1 conversa com Dogão. Malu ameaça os alunos. Apoiada por Keyla e K2, K1 revela a Dóris que Roger a está assediando.

Malhação “Viva a Diferença”

Tempo de Amar

Pega Pega

resumo de novelas

Olímpia e Edgar ajudam Vicente a fugir da polícia. Tiana comenta com Jus-tino que não gostou de Leonor. Teodoro fala com o Ministro sobre a perse-guição policial a Vicente. Conselheiro conta a Ce-leste que Teodoro quer se vingar de Vicente por conta de Maria Vitória. Lucinda queima a carta

de Henriqueta para In-ácio e elogia o trabalho de Leonor. Gilberte fala com Bernardo sobre a venda do terreno de Lu-cerne. Para conter Alzira, Celina pede que Celeste compareça ao jantar para Artur em sua casa. Lucin-da vê a charge maldosa sobre Reinaldo e Eunice e se revolta contra o pai.

Arlete diz a Pedrinho que acredita ter sofrido um aten-tado a mando de Athaíde. Júlio e Sandra Helena se preocupam ao descobrir que Wanderley sabe do en-volvimento de Malagueta no roubo. Pedrinho vai à casa de Athaíde e o acu-sa de ter tentado atropelar Arlete. Expedito convida

Gilda para sair. Sérgio en-trega a Luiza um dossiê com os movimentos feitos por Malagueta na empre-sa. Malagueta confessa a Júlio, Agnaldo e Sandra Helena que Timóteo era seu pai. Lourenço diz a Luiza que eles precisam descobrir quem é Janaína Aguiar, mãe de Malagueta.

Carinha de AnjoFranciely fala sobre Beto

para Estefânia, que diz não se lembrar dele. Com tudo pronto, Estefânia leva Dulce para sua casa. Leon-ardo consegue o contato de Nicole. Cecília chega à casa de Gustavo e Silvestre diz que o rapaz está para chegar. Gustavo chega e vê Cecília deslumbran-te ao lado de uma mesa

preparada para o jantar. Eles se beijam. Na casa de Estefânia, Dulce desenha sua tia e Victor com filhos. Ela diz que está cansada de ser a única criança da família. Cecília e Gustavo têm um jantar romântico. No café da manhã, Fátima comemora com Cecília que agora ela está com o Gus-tavo de novo.

O Outro Lado do ParaísoFabiana flagra Ronaldo

com Clara. Samuel viaja e deixa Renato como re-sponsável pelo hospital. Renato tenta fazer Aura de-nunciar Gael. Diego desco-bre o envolvimento de So-phia e Mariano. Rosalinda afirma a Estela que Juvenal está interessado nela. So-phia e Rato pensam em uma forma de fazer com que um dos garimpeiros

se torne um espião. Duda é rude com Laerte, que fica curioso para saber mais sobre a nova dona do bor-del. Nádia exige que Tônia engravide de Bruno. Gus-tavo é hostil com Raquel. Cido pede dinheiro para Samuel, e Renato estra-nha a presença do mo-torista no hospital. Janete comenta com Clara que Fabiana desconfia dela.

MORANGUINHA RECHEADA DE CARNE SECA COM REQUEIJÃO

TEIXEIRA MENDES CONTA

RECEITAS PRÁTICAS E FÁCEIS

Lula, Temer e JoesleyLula, Temer e Joesley entram no banheiro e fazem confissões:

Lula diz:- O triplex e meu!Temer diz:- Roubei e ainda roubo!Joesley morrendo de rir diz:- Estou gravando e sou o maior fofoqueiro!

INGREDIENTES2 abóboras morangas pequenas400 g de carne seca1/2 calabresa defumada1 cebola média3 dentes de alho5 colheres de requeijão firmeazeiterefratáriopapel alumínio

MODO DE PREPARORECHEIO:Em uma panela de

pressão, triture os dentes de alho e a metade da cebola, dê uma dourada e acrescente a carne seca já dessalgadaAcrescente água já quente e deixe na pressão por aproximadamente 20 minutosDesfie a carne secaTriture a calabresa bem pequena e frite até ficar uma farofinha tipo torresmoFatie a outra metade da cebola bem fininha e

refogue com uma linha de azeiteMisture a carne seca e a calabresa com a cebolaAcrescente 3 colheres de requeijão, mexa um pouco e reserveABÓBORA:Preaqueça o forno por 10 minutosNeste mesmo tempo, deixe as abóboras imersas na água com um pouco de água sanitária ou vinagre, para higienizá-las

Lave bem as abóboras e corte a tampa deixando aproximadamente um dedo de largura para cima, retire os caroçosNão jogue a tampa foraPreencha a abóbora com o recheio, coloque 1 colher de requeijão por cima sem mexer, feche com o próprio tampo da abóbora e enrole com o papel alumínio bem selado. Em um refratário, leve ao forno a 200ºC por 40 minutos e sirva-se

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal14

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE PROTESTO ENCONTRAM SE NO 1° PROTESTO DE GOIÃNIA, PARA SEREM PROTESTADOS OS SEGUINTES TÍTULOS: DMI VL R$ 907,91 C/MARCO ANTONIO ALVES CARDOSO 523409451, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. NP VL R$ 2.075,00 C/CATIA DA SILVA ADAO, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL. CC VL R$ 1.730,41 C/MURILO DE CARVALHO OLIVEIRA, APRES. MIGUEL INACIO DE LIMA. NP VL R$ 2.815,00 C/JOSE MAIA CAETANO, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL. CHQ VL R$ 144,00 C/EDRIANO QUIXABA DOS SANTOS, APRES. ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES COSTA. DMI VL R$ 266,00 C/MARCOS AURELIO EVELIM DE CARVALHO, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 963,00 C/ANTONIO DA COSTA ARAUJO, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 12.500,00 C/MF DIST E LOG EIRELI ME, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 205,00 C/DANILO DA FONSECA ADORNO TRANS, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 208,66 C/CLEIDIANE SOUZA BARBOS, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 327,52 C/HERMETO BAR E RESTAURANTE, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 712,73 C/RODRIGO MENEZES RAMOS, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 2.770,00 C/EDILENE MAR S NUNES EIRELI ME, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 784,75 C/BOLA DE SABAO CONFECCOES LTDA, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 1.215,15 C/D PAULA CONSTRUTORA LTDA - EPP, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 2.704,77 C/A J ALMEIDA-ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 150,00 C/JOAQUIM CORREIA DE MOURA NETO, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 177,74 C/CONDOMINIO RESIDENCIAL TOPAZIO II, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 296,37 C/PEIXINHO BAR E RESTAURANTE EIRELI ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 354,80 C/OLIVA COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS - EIR, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 418,17 C/RESIDENCIAL CALDAS NOVAS, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 431,67 C/BON SERVICE CONSTRUTORA E PRESTADORA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 440,82 C/GOIAS LIDER DIST DE PECAS EIRELI ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 626,00 C/ANGELITA MOREIRA DOS SANTOS, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 635,00 C/JD COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS,, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 750,00 C/HELIO ALVES DE OLIVEIRA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 1.469,52 C/SOLAR PAINEISCLEANING EIRELI ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 2.200,00 C/TE E JOTA IND E COM DE ROUPAS LTDA ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 4.200,00 C/MARIA DAS MERCES CARVALHO LUSTOSA - M, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. CLI VL R$ 11.400,00 C/ELDO AMORIM DOS SANTOS, APRES. NEWTON DA SILVA BRASIL. CLI VL R$ 11.400,00 C/FELIPE DORIVALDO DE SOUZA DIAS, APRES. NEWTON DA SILVA BRASIL. DSI VL R$ 488,00 C/DINDA PATISSERIE, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. CHQ VL R$ 2.250,00 C/GERCINO SOARES DA LUZ, APRES. PAULA ROBERTA BARBOSA REIS. CL VL R$ 43.200,00 C/MONICA CRISTINA FELIPE, APRES. MARCO ANTONIO LUDOVICO PIRES. DMI VL R$ 150,85 C/DANILO ALVES DE SOUZA LTDA -ME, APRES. 999 - TGI 0037 - PPL DISTRIBUIDORA DE PECAS LTDA. DSI VL R$ 7.163,88 C/MATERDEI ARTEFATOS METALICOS LTDA, APRES. 756 - BANCOOB-BANCO COOP DO BRASIL SA 0000 - GOIANIA. DSI VL R$ 6.975,49 C/MATERDEI ARTEFATOS METALICOS LTDA, APRES. 756 - BANCOOB-BANCO COOP DO BRASIL SA 0000 - GOIANIA. DSI VL R$ 6.912,00 C/MATERDEI ARTEFATOS METALICOS LTDA, APRES. 756 - BANCOOB-BANCO COOP DO BRASIL SA 0000 - GOIA-NIA. DMI VL R$ 473,00 C/MARIA APARECIDA DE FRANCA SOUZA GOMES, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 3.777,45 C/CONDOMINIO RESIDENCIAL VINA DEL MAR, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 83,96 C/TOPMAK REPRESENTACOES LTDA ME, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 144,63 C/GOIAS LIDER DISTRIBUIDORA DE P, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 217,28 C/RENAULTT CAMARA CHAVEIRO, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 287,67 C/JHONATHAN CARDOSO BARROS 03179, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 303,50 C/ANTONIO PAULO MENDES, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 423,33 C/ANTONIO PAULO MENDES, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 500,00 C/DIOGO MOREIRA DA SILVA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 609,00 C/OLIVEIRA LOTEAMENTOS, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. CBI VL R$ 28.005,75 C/MARCOS VINICIUS FERREIRA MENDES, APRES. 998 - CLS ORGANIZACAO E ADMINISTRACAO DE DOCUMENTOS LTDA. DMI VL R$ 76,56 C/PROSPERAR SERVICOS E CONSTRUCOES EI-RELI, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 107,00 C/PROSPERAR SERVICOS E CONSTRUCOES EIRELI, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 444,68 C/CLAUDINEY ROSA DA SILVA, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 1.128,66 C/JANIO SOARES DA SILVA, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. NP VL R$ 8.500,00 C/REBECA ARAUJO OLIVEIRA BORGES, APRES. GLADIS-TONE GOMES LEAL. NP VL R$ 7.350,00 C/MANOEL DE OLIVEIRA, APRES. GLADISTONE GOMES LEAL. CHQ VL R$ 2.484,00 C/VALDICLEIA DOS SANTOS CAMPOS ALV, APRES. SEBASTIAO DE PAULA GARCIA JUNIOR. DM VL R$ 12.750,00 C/UNIMED DE MANAUS EMPREENDIMENTOS SA, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 4.232,75 C/UNIMED DE MANAUS EMPREENDIMENTOS SA, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 6.213,80 C/UNIMED DE MANAUS EMPREENDIMENTOS SA, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 78.073,60 C/UNIMED DE MANAUS EMPREENDIMENTOS SA, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 14.273,65 C/UNIMED DE MANAUS EMPREENDIMENTOS SA, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 44.739,00 C/UNIMED DE MANAUS EMPREENDIMENTOS SA, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 40.662,72 C/UNIMED DE MANAUS COOP DE TRABALHO MEDICO, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. DM VL R$ 76.860,00 C/UNIMED DE MANAUS COOP DE TRABALHO MEDICO, APRES. HOSPFAR INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES S A. NP VL R$ 500,00 C/EVA FIGUEIREDO DE LIMA, APRES. JORGE AUGUSTO SALES PIMENTEL. NP VL R$ 500,00 C/EVA FI-GUEIREDO DE LIMA, APRES. JORGE AUGUSTO SALES PIMENTEL. NP VL R$ 500,00 C/EVA FIGUEIREDO DE LIMA, APRES. JORGE AUGUSTO SALES PIMENTEL. DSS VL R$ 998,30 C/LUCIENE FRANCISCA DOS SANTOS, APRES. WESLEY ANGELO CASTILHO 84186216134. CN VL R$ 91.738,82 C/COOPERATIVA DE TRANSPORTE COLETIVO CTC, APRES. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18° REGIAO PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE APARECI. CN VL R$ 91.738,82 C/EPITACIO BARBOSA DOS REIS, APRES. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18° REGIAO PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE APARECI. CN VL R$ 91.738,82 C/LUIZ ROBERTO GARROTE, APRES. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18° REGIAO PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE APARECI. CN VL R$ 91.738,82 C/MATEUS CORREIA DA SILVA, APRES. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18° REGIAO PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE APARECI. CN VL R$ 91.738,82 C/NILVA MACHADO DA SILVA, APRES. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18° REGIAO PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE APARECI. CN VL R$ 91.738,82 C/WANDERLEI PEREIRA DE LIMA, APRES. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18° REGIAO PRIMEIRA VARA DO TRABALHO DE APARECI. DM VL R$ 553,33 C/CENTROCAR PECAS E SERVICOS LTDA, APRES. ASUKA MOTORS LTDA. NP VL R$ 700,00 C/GERALDO R DA SILVA, APRES. GUSTAVO CHATER TALEB. NP VL R$ 500,00 C/GERALDO R DA SILVA, APRES. GUSTAVO CHATER TALEB. NP VL R$ 500,00 C/GERALDO R DA SILVA, APRES. GUSTAVO CHATER TALEB. DMI VL R$ 311,85 C/FPB 24 DE OUTUBRO COMERCIO DE MEDICAM, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 2.302,48 C/CAMPOS E GARCIA LTDA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 201,52 C/ALMEIDA CARVALHO ENTRETENIMENTO E FESTAS, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 495,15 C/JOSE SUELDO LIMA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DSI VL R$ 288,00 C/LEANDRO ALVES PRUDENTE, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 841,40 C/EDNA PEREIRA LIMA DE OLIVEIRA, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 280,00 C/LOURIVALDO PIRES FERREIRA, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 45,00 C/REINO PET SHOP EIRELI ME, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. TMS VL R$ 106,00 C/AMANDA NUNES OLIVEIRA 02555882162, APRES. SAO SALVADOR ALIMENTOS S/A. CMT VL R$ 10.200,00 C/JACIARA DE OLIVEIRA SOUZA, APRES. JOAQUIM AIRES DOS REIS. NP VL R$ 155,00 C/ILDEFONSO ALVES DE ARAUJO, APRES. ADELVAN PEREIRA BREOZA. DMI VL R$ 69,65 C/GLOBAL PROM. BR COM. BRINDES E, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 290,00 C/SAVIO AUGUSTO BARBOSA OLIVEIRA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 1.232,40 C/W. E. DE MATOS-ME, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 1.470,00 C/EXCLUSIVA MULHER, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 2.489,95 C/SPEROTTO & SALAMONI LTDA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 2.693,20 C/SPEROTTO E SALAMONI LTDA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DSI VL R$ 178,50 C/ALSCO TOALHEIRO BRASIL LTDA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DSI VL R$ 750,00 C/GIOVANY BARBOSA DANTAS, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 2.800,00 C/INSTITUTO ALFA DE PROTESE DENTARIA LTDA-, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 259,36 C/ASSISTEMED MED E SEG DO TRABALHADOR, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 400,00 C/RANGEL JEAN FERNANDES DE SOUZA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 4.885,00 C/PABLO JAVIER MAGUL, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 115,80 C/COSTUME CASEIRO COMERCIO DE AL EIRELI ME, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 3.366,00 C/COM. DE COURO MISSANGAS, APRES. 707 - BANCO DAYCOVAL S/A 0000 - GOIANIA. DMI VL R$ 497,83 C/ANA FLAVIA DE JESUS-FENIX COMUNICACAO VI, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. DMI VL R$ 352,26 C/OLIVEIRA SOARES DISTRIBUIDORA EIRELI -ME, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. DMI VL R$ 963,57 C/FERNANDES E LIMA COMERCIO DE PROD AGROP, APRES. 104 - CAIXA ECONOMICA FEDERAL 0000 - ANHANGUERA. DMI VL R$ 663,15 C/RM COMPUTADORES EIRELI - ME, APRES. 422 - BANCO SAFRA S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 1.608,16 C/FERNANDES PRODUTOS FARMACEUTICOS LTDA ME, APRES. 422 - BANCO SAFRA S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 1.532,58 C/RM COMPUTADORES EIRELI - ME, APRES. 422 - BANCO SAFRA S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 332,74 C/ANTONIA TEODORO DA SILVA, APRES. 341 - BANCO ITAU S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 1.387,64 C/SANEFER CONSTRUCOES E EMPREENDIMENTOS LT, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 101,90 C/FBP 24 DE OUTUBRO COM DE MED L, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 13.114,54 C/OUTLET MODAS PREMIER EIRELI ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 816,70 C/OUTLET MODAS PREMIER EIRELI ME, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 184,76 C/CORSA CONSTRUTORA LTDA, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 499,50 C/ANNA PAULA BRAGA DE CASTRO RAMOS, APRES. 237 - BANCO BRADESCO S/A 0000 - GOIANIA DGC EXT. DMI VL R$ 120,00 C/GOIAS LIDER DIST. DE PECAS EIRELI ME, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 250,00 C/ROSIMEIRE FERREIRA DA SILVA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 250,00 C/JULIANA CANDINI CHAVES, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 270,00 C/EDIVALDO NUNES REBOLSAS, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 420,00 C/ROSINA TELES DE SOUZA VIEIRA, APRES. 001 - BANCO DO BRASIL S/A 0000 - CENTRO. DMI VL R$ 933,00 C/MYCHELE F BORGES ME, APRES. 033 - BANCO SANTANDER BANESPA S/A 0000 - GOIANIA.COMO NÃO FORAM ENCONTRADOS OS DEVEDORESACIMA MENCIONADOS, INTIMO OS PARA VIREM PAGAR OS TÍTULOS DENTRO DE 24 HORAS E NÃO O FAZENDO, FICAM INTIMADOS DO RESPECTIVO PROTESTO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL, QUE SERÁ PUBLICADO NO JORNAL “GAZETA” E AFIXADO NESTE TABELIONATO CONFORME ART. 15° DA LEI N° 9.492/97. GOIÂNIA 04 DE DEZEMBRO DE 2017. ASS: NAURICAN LUDOVICO LACERDA OFICIAL DO 1° PROTESTO DE GOIÂNIA, SITO À RUA 09 N° 1.111 ST. OESTE FONE:3224 4209

[email protected]

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado Casa 04, RESIDENCIAL RESERVA ÁGUAS LINDAS, Lote 05-B, da Quadra 45-A, situado no Loteamento denomina-do JARDIM DA BARRAGEM VI, neste município, devidamente registrado no R-02=55.852 DANIELE SILVA DOS SANTOS, brasileira, solteira, maior, portadora da CI-3.604.606 SESP-DF, trabalhadora informal, inscrita no CPF-705.832.581-23. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VEN-DA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publi-casse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 29.11.2017. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado Lote 35, da Quadra 32, situado no Loteamento de-nominado JARDIM AMÉRICA IV- neste município, devidamente registrado no R-6=25.083 SUELY PEREIRA DE OLIVEIRA, brasileira, solteira, maior, auxiliar escritório, CI-1.332.255-SESP/DF e CPFnº-563.250.531-68. Sob pena de convalescer o CON-TRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RE-SIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 01.12.2017. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a com-parecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das pres-tações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel locali-zado Casa D, localizada no Condomínio RESIDENCIAL ÁGUAS DA SERRA II, Lote 03A-2 da quadra 76 Conjunto A, Setor 12, situado no loteamento denominado PARQUE DA BARRAGEM, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=57.743 MAICON JOSE DE SOUZA, brasileiro, solteiro, maior, auxiliar de serviços gerais, CI-2.536.929SSP/DF e CPFnº-011.951.511-36. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PAR-TICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publi-casse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 29.11.2017. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado Apartamento 101, localizado no Pavimento Térreo, no Edifício Condomínio RESIDENCIAL OURO VERDE III, Lote 30 da quadra 51 Conjunto B, Setor 01, situado no loteamento de-nominado PARQUE DA BARRAGEM, nesta cidade, devidamente registrado no R02=65.736 EVANEIDE FERNANDES DE LIMA, bra-sileira, solteira, porteira de edifício, portadora da CI-2273684 SSP/DF, inscrita no CPF-005.292.101-85. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESI-DENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 01.12.2017. San-dro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a com-parecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das pres-tações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel locali-zado Casa A, localizada no Condomínio RESIDENCIAL ÁGUAS DA SERRA III, Lote 03A-3 da quadra 76 Conjunto A, Setor 12, situado no loteamento denominado PARQUE DA BARRAGEM, nesta cidade, devidamente registrado no R-02=57.816 DULCI-NEIA DE SOUSA LIMA, brasileira, solteira, maior, empregada doméstica, CI-145429520009SSP/MA e CPFnº-021.787.383-97. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VEN-DA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARANTIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publi-casse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de Goiás-GO, aos 29.11.2017. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc. Pes. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO

Av. JK, Quadra 12 lote 15, Jardim Brasília

EDITAL DE INTIMAÇÃO Pelo presente Edital, o Cartório de Registro de Imóveis Tit. Doc, Pess. Jur. de Águas Lindas de Goiás-GO, Atendendo ao que foi requerido pelo BANCO DO BRASIL S.A, pessoa jurídica de direito misto, com sede no Sede no Setor Bancário Sul Quadra 01 Bloco G Lote A, na cidade de Brasília-DF, inscrito no CGC/MF-00.000.000/0001-91, vem nos termos da Lei nº 9.514/97 art. 26, parágrafo 1º, 2º e 3º, FAZ SABER, que fica convidado a comparecer neste cartório, a fim de efetuar os pagamentos das prestações vencidas e os demais encargos contratuais, devidas em virtude de compromisso assumido na aquisição do imóvel localizado Lote 25, da Quadra 32, situado no Loteamento de-nominado JARDIM AMÉRICA IV- neste município, devidamente registrado no R-06=25.073 SANDOVAL SOUZA, brasileiro, solteiro, trabalhador informal, portador da CI-5840964 SSP/GO, inscrito no CPF-821.428.23300. Sob pena de convalescer o CONTRATO POR INSTRUMENTO PARTICULAR, COM EFEITO DE ESCRITURA PÚBLICA, DE VENDA E COMPRA DE IMÓVEL RESIDENCIAL NOVO MEDIANTE FINANCIAMENTO GARAN-TIDO POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE IMÓVEL – PESSOA FÍSICA – FGTS – PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA E OUTRAS AVENÇAS. O (a) mencionado (a) comprador (a) terá o prazo de quinze (15) dias para satisfazer aqueles pagamentos. E para que ninguém alegue ignorância e chegue ao conhecimento dos interessados, mandou que publicasse o presente Edital por três (03) dias consecutivos, na forma da Lei, e afixado na sede desta Serventia. Dado e passado nesta Cidade de Águas Lindas de GoiásGO, aos 01.12.2017. Sandro Alexander Ferreira, Oficial do Registro Imobiliário.

Classificados&Editais (62) [email protected]

SINDICONTÁBILEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA

GERAL EXTRAORDINÁRIA O Sindicato dos Contabilistas de Goiânia e Região MetropolitanaSINDICONTABIL, pelo presente convoca todos os associados quites coma tesouraria e o devido termo de quitação atualizado a reunirem-se emASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a se realizar na Rua 7 N. 354Sala 305 ed. Britânia, nesta Capital, no dia 20 de dezembro as 18:30horas em primeira convocação com maioria absoluta dos associados, eas 19:00 horas em 2ª convocação, com qualquer número de presentes,para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia.-Mudança de endereço-Extinção e Reestruturação de cargos de diretoria-Mudança de estatuto-Exclusão de diretores que renunciaram-Aprovação do Regimento Interno

Goiânia, 5 de dezembro de 2017

Leonardo Lobo AmorimPresidente

EDITAL DE COMUNICAÇÃO A S r a . A L E X A N D R A A L V E S D A C O S T ABRANDÃO inscrito no CPF.: 000.902.401-89, tornapúblico que requereu pela Secretaria Municipal de MeioAmbiente – SEMMA, a Licença de Barragem na FazendaPalestina, no município de Uruaçu - GO.

ESTADO DE GOIÁS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOANTONIO DO DESCOBERTO

AVISO DE LICITAÇÃOPREGAO PRESENCIAL N° 004/2017

A CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANTONIO DODESCOBERTO, Estado de Goiás, faz saber aos interessados,que estará realizando no dia 18 de dezembro de 2017, as10h30min, em sua sede na Área Especial - Entre Quadras41/42, lote 01, Edifício Jovair Manoel Lourenço Centro - SantoAntônio do Descoberto - GO, pregão presencial para aquisiçãode 01 (um) veículo automotor, tipo passeio, com capacidade de05 (cinco) passageiros, zero quilometro, ano de fabricação-modelo 2017/2018, conforme especificações no Termo deReferenda, para atender as necessidades da Câmara Municipalde Santo Antônio do Descoberto - GO. Maiores informaçõespoderão ser obtidas na sede da Câmara Municipal, no endereçoacima citado. Integra do edital disponível no sitehttp://www.camarasad.ao.aov.br/site/.

Santo Antônio do Descoberto, 04 de dezembro de 2017.

Cintia Gomes da Silva

PREGOEIRA

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 15Classificados

[email protected]

JOAO BATISTA PERIGOLO-TABELIAO

RUA FLORENTINO CHAVES, 197, QUADRA 73, LOTE 28

TABELIONATO DE PROTESTO DE TITULOS DE LUZIÂNIA-GO

EDITAL LUZIÂNIA GO 5-dez-17

JOAO BATISTA PERIGOLO, Tabeliao de Protestos de Titulos desta Comarca de Luziania / GO, faz saber a todos quantos o presente edital virem ou

dele conhecimento tiverem, que foram protocolizados para PROTESTO nesta serventia extrajudicial, situada na Rua Florentino Chaves, 197, quadra

73, lote 28, centro, os seguintes titulos:

Protocolo : 508044 22/11/2017 Valor:R$ 7.986,00 Vencimento: 15/11/2017 Nº TÍTULO: 2 114594A

Documento:CNPJ 20979911000110 Espécie: DMI SACADO OLIVEIRA DISTRIBUICAO LTDA M

APRESENTANTE BANCO ITAU SA

Protocolo : 508106 23/11/2017 Valor:R$ 461,97 Vencimento: 19/10/2017 Nº TÍTULO: 44139

Documento:CNPJ 01811546000195 Espécie: DM SACADO CASA DE CARNE FREITAS SOARES L

APRESENTANTE BRASÍLIA - COMERCIAL DE BEBIDAS LTDA

Protocolo : 508107 23/11/2017 Valor:R$ 2.761,29 Vencimento: 04/09/2017 Nº TÍTULO: 9550

Documento:CNPJ 21042714000132 Espécie: DM SACADO COMERCIAL DE ALIMENTOS R&M LTDA EPP

APRESENTANTE BRASÍLIA - COMERCIAL DE BEBIDAS LTDA

CEP: {@fCep} Bairro: {BAIRRO} Cidade: {CIDADE} Estado: {ESTADO}

Endereço: {ENDE_DEVEDOR} Cidade: {CIDADE} Estado: {ESTADO}

Protocolo : 508108 23/11/2017 Valor:R$ 2.851,49 Vencimento: 01/09/2017 Nº TÍTULO: 8707

Documento:CNPJ 21042714000132 Espécie: DM SACADO COMERCIAL DE ALIMENTOS R&M LTDA EPP

APRESENTANTE BRASÍLIA - COMERCIAL DE BEBIDAS LTDA

CEP: {@fCep} Bairro: {BAIRRO} Cidade: {CIDADE} Estado: {ESTADO}

Endereço: {ENDE_DEVEDOR} Cidade: {CIDADE} Estado: {ESTADO}

Protocolo : 508109 23/11/2017 Valor:R$ 2.366,66 Vencimento: 18/09/2017 Nº TÍTULO: 17978

Documento:CNPJ 21042714000132 Espécie: DM SACADO COMERCIAL DE ALIMENTOS R&M LTDA EPP

APRESENTANTE BRASÍLIA - COMERCIAL DE BEBIDAS LTDA

CEP: {@fCep} Bairro: {BAIRRO} Cidade: {CIDADE} Estado: {ESTADO}

Endereço: {ENDE_DEVEDOR} Cidade: {CIDADE} Estado: {ESTADO}

Protocolo : 508131 23/11/2017 Valor:R$ 1.980,00 Vencimento: 22/10/2017 Nº TÍTULO: 33638-1

Documento:CNPJ 24831105000150 Espécie: DM SACADO W.A.L.S COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDA EPP

APRESENTANTE MARY DOS SANTOS MORAIS ME

Protocolo : 508132 23/11/2017 Valor:R$ 69,25 Vencimento: 22/10/2017 Nº TÍTULO: 33664-1

Documento:CNPJ 24831105000150 Espécie: DM SACADO W.A.L.S COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDA EPP

APRESENTANTE MARY DOS SANTOS MORAIS ME

Protocolo : 508177 24/11/2017 Valor:R$ 1.398,05 Vencimento: 10/11/2017 Nº TÍTULO: 181213

Documento:CNPJ 15133749000184 Espécie: DMI SACADO EDMA GONCLVES DE OLIVEIRA

APRESENTANTE BANCO SANTANDER SA

Protocolo : 508202 24/11/2017 Valor:R$ 366,62 Vencimento: 17/11/2017 Nº TÍTULO: 212919-C/1

Documento:CNPJ 27372833000130 Espécie: DMI SACADO FELIPE E DIAS FARMA LTDA ME

APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SA

Protocolo : 508212 24/11/2017 Valor:R$ 105.000,05 Vencimento: 19/11/2017 Nº TÍTULO: 668/01

Documento:CNPJ 10983854000199 Espécie: DMI SACADO CONSTRUTETO EMPREENDIMENTOS IMOBILIAR

APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SA

Protocolo : 508214 24/11/2017 Valor:R$ 343,33 Vencimento: 13/10/2017 Nº TÍTULO: 7955-2

Documento:CNPJ 13556192000169 Espécie: DM SACADO CONTRATUS CONST INCOP IMOBILIARIA LTDA

APRESENTANTE ER ROSA ME

Protocolo : 508215 24/11/2017 RG Valor:R$ 362,50 Vencimento: 14/06/2017 Nº TÍTULO: 43083-2

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508216 24/11/2017 Valor:R$ 116,00 Vencimento: 25/06/2017 Nº TÍTULO: 50868-1

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508217 24/11/2017 Valor:R$ 128,32 Vencimento: 01/07/2017 Nº TÍTULO: 51888-1

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508218 24/11/2017 Valor:R$ 160,26 Vencimento: 13/08/2017 Nº TÍTULO: 43102-4

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508219 24/11/2017 Valor:R$ 362,50 Vencimento: 14/07/2017 Nº TÍTULO: 43083-3

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508220 24/11/2017 Valor:R$ 362,50 Vencimento: 13/08/2017 Nº TÍTULO: 43083-4

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508221 24/11/2017 Valor:R$ 217,42 Vencimento: 26/06/2017 Nº TÍTULO: 50979-1

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508222 24/11/2017 Valor:R$ 412,74 Vencimento: 05/07/2017 Nº TÍTULO: 52421-1

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508223 24/11/2017 Valor:R$ 412,74 Vencimento: 04/08/2017 Nº TÍTULO: 52421-2

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508224 24/11/2017 Valor:R$ 160,25 Vencimento: 14/06/2017 Nº TÍTULO: 43102-2

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508225 24/11/2017 Valor:R$ 160,25 Vencimento: 14/07/2017 Nº TÍTULO: 43102-3

Documento:CPF 00684609290 Espécie: DM SACADO FERNANDO FURTADO QUINTANA

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508238 27/11/2017 RG Valor:R$ 71,83 Vencimento: 01/08/2017 Nº TÍTULO: 46038-3

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508239 27/11/2017 Valor:R$ 490,42 Vencimento: 18/05/2017 Nº TÍTULO: 43115-2

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508240 27/11/2017 Valor:R$ 490,42 Vencimento: 18/06/2017 Nº TÍTULO: 43115-3

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508241 27/11/2017 Valor:R$ 67,56 Vencimento: 17/06/2017 Nº TÍTULO: 48966-1

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508242 27/11/2017 Valor:R$ 95,39 Vencimento: 04/08/2017 Nº TÍTULO: 46688-3

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508243 27/11/2017 Valor:R$ 95,40 Vencimento: 05/07/2017 Nº TÍTULO: 46688-2

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508244 27/11/2017 Valor:R$ 95,40 Vencimento: 05/06/2017 Nº TÍTULO: 46688-1

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508245 27/11/2017 Valor:R$ 71,84 Vencimento: 02/06/2017 Nº TÍTULO: 46038-1

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508246 27/11/2017 Valor:R$ 71,84 Vencimento: 02/07/2017 Nº TÍTULO: 46038-2

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508247 27/11/2017 Valor:R$ 187,81 Vencimento: 16/08/2017 Nº TÍTULO: 43569-4

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508248 27/11/2017 Valor:R$ 187,81 Vencimento: 17/07/2017 Nº TÍTULO: 43569-3

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508249 27/11/2017 Valor:R$ 187,81 Vencimento: 17/06/2017 Nº TÍTULO: 43569-2

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508250 27/11/2017 Valor:R$ 187,81 Vencimento: 18/05/2017 Nº TÍTULO: 43569-1

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508251 27/11/2017 Valor:R$ 490,41 Vencimento: 18/08/2017 Nº TÍTULO: 43115-5

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508254 27/11/2017 Valor:R$ 1.241,42 Vencimento: 19/11/2017 Nº TÍTULO: N_2184_1/4

Documento:CNPJ 20979911000110 Espécie: DMI SACADO OLIVEIRA DISTRIB LTDA

APRESENTANTE BANCO ITAU SA

Protocolo : 508255 27/11/2017 Valor:R$ 2.270,00 Vencimento: 10/09/2017 Nº TÍTULO: 2/3009114

Documento:CPF 00302394605 Espécie: DMI SACADO MARINALDA DE SOUSA PARREIRA

APRESENTANTE BANCO ITAU SA

Protocolo : 508270 27/11/2017 Valor:R$ 490,42 Vencimento: 18/07/2017 Nº TÍTULO: 43115-4

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508272 27/11/2017 Valor:R$ 355,67 Vencimento: 26/05/2017 Nº TÍTULO: 39550-2

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508273 27/11/2017 Valor:R$ 191,22 Vencimento: 28/05/2017 Nº TÍTULO: 40039-2

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508276 27/11/2017 Valor:R$ 151,70 Vencimento: 10/11/2017 Nº TÍTULO: 12600/32

Documento:CPF 94008035168 Espécie: DMI SACADO CRISTIANE TEIXEIRA DA SILVA

APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SA

Protocolo : 508288 27/11/2017 Valor:R$ 552,00 Vencimento: 16/11/2017 Nº TÍTULO: 017583/4-6

Documento:CNPJ 10544467000156 Espécie: DMI SACADO F & C MOVEIS EIRELI ME

APRESENTANTE BANCO DO BRASIL SA

Protocolo : 508301 27/11/2017 Valor:R$ 355,66 Vencimento: 25/06/2017 Nº TÍTULO: 39550-3

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508302 27/11/2017 Valor:R$ 191,23 Vencimento: 27/06/2017 Nº TÍTULO: 40039-3

Documento:CPF 86396420104 Espécie: DM SACADO MAURO FERNANDES DOS SANTOS

APRESENTANTE FERRO E AÇO 3 IRMAÕS LTDA

Protocolo : 508308 27/11/2017 Valor:R$ 4.000,00 Vencimento: 15/11/2017 Nº TÍTULO: 005/005

Documento:CPF 70265717108 Espécie: DMI SACADO MANOEL ANTONIO RAMOS COUTINHO

APRESENTANTE CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF

INTIMO-OS a virem pagar em cartório os títulos acima, ou apresentarem as razões por que não o fazem, no prazo máximo de 01(um) dia útil, a iniciar

no primeiro dia útil após esta publicação, sob de pena de protesto. E para que ningúem alegue ignorância, expediu-se este edital, com base nos artigos

13 c/c 15 da Lei nº.: 9.492, de 10/09/97, que será afixado nesta serventia e publicado no jornal "GAZETA DO ESTADO", que se edita em Goiânia-GO,

ficando os devedores intimados do protesto caso ocorra.

NÃO FAÇA DEPÓSITO NA CONTA DE TERCEIROS. ESTE CARTÓRIO NÃO ENTRA EM CONTATO VIA TELEFONE!

NOTA DO TABELIÃO

EDITAL DE COMUNICAÇÃO

O Sr. NELSON VIEIRA DA MOTA inscrito no CPF.:814.847.806-63, torna público que requereu pelaSecretaria de Agricultura, Meio Ambiente e RecursosHídricos - SAMARH, a Licença de PisciculturaComercial na Fazenda Boa Vista do Jacaré, no municípiode Piracanjuba - GO.

EDITAL DE COMUNICAÇÃO

A empresa KVL CONFECÇÕES LTDA-ME, fantasia LARYSSACONFECÇÕES, inscrito no CNPJ nº. 10.942.204/0001-03 torna publicoque requereu junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destemunicípio a Renovação da Licença Ambiental Simplificada (LAS) paraexercer a atividade principal: FACÇÃO DE PEÇAS DO VESTUÁRIO,EXCETO ROUPAS ÍNTIMAS, no endereço Avenida Hermógenes Coelho,s/nº, Qd-28, Lt-01, Setor Vila Aeroporto, São Luís de Montes Belos Cep:76.100.000.

Terça-feira, 5 de dezembro de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal16 Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 27

FLOARRESTONRETAGUARDA

OJLCBSFLEXPASG

DISSENTIRAÇTROICA

BISÃOGMVI

COROFERTA

OIDOLOACANAGECOIDCCISORVO

HNOITENATANAZIA

SOLECISMOS

Avião detreina-mentoda FAB

Entidadeclassistado Direitono Brasil

A personi-ficação dapaciência(Bíblia)

Compôs aópera "La

ServaPadrone"

O carro queroda comálcool egasolina

Grupo quese opunhaa Trótski,na URSS

Dario (?),poeta

italiano

O séculoiniciadoem 501

Casa (?),evento

anual dedecoração

Produtovendido a

preçosbaixos

Letra queindica o

masculino

Alvo dafúria doicono-clasta

Vistoria asobras dosJogos de

2016

(?) Caldas,time da

Colômbia(fut.)

Períodoapreciado

peloboêmio

Impossibi-lidade dopássaro

quivi

Índice de (?), percen-tual avaliado pelas

pesquisas de opiniãono período eleitoral

"Nacional",em Inpe

Oscilaçõesno espaço-tempo pre-vistas nateoria deEinstein

SinceroSaulo

Gomes,jornalista

AdvérbiolatinoEquipe

esportiva

Banco Cen-tral (sigla)

Enxofre(símbolo)

Pontoturístico

da ilha doMel, noParaná

Apreensãojudicial

dos bens do devedor

A últimafila de umcorpo doexército

em marcha

SpencerTracy,

ator dosEUA

Discordar;divergirBovídeoeuropeu

Isso, emfrancês

Matriz dacópia

Actínio(símbolo)Creme,

em inglêsGarra; vo-racidade

Gole;trago

Erro desintaxe naestruturade uma

frase (pl.)

701, emromanosHotel, noalfabetofonéticoda Otan

Pastel de(?), docelusitano

Sensaçãode dor epi-

gástricaSão (abrev.)

C O R

2/ça. 3/sic. 4/flex — once. 5/cream. 6/troica. 9/pergolesi. 10/solecismos.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

Se o cachorro tivesse

religião,qual seria?Cão-domblé

O dia contém uma energia mais se-rena, pacífica e amorosa. É um

bom momento para pres-tar atenção ao que você realmente valoriza. Talen-tos tendem a ser reconhe-cidos, mas tenha cuidado com as ilusões.

Hoje a Lua transita o seu signo, trazendo a necessidade de mais atenção às emoções.

Serenidade, constância e es-tabilidade são desejos tauri-nos. Deve haver cuidado com transações financeiras escusas ou que não estejam de acordo com os seus valores.

Segue o aspecto desafiador entre o Sol, que está em seu signo, e o planeta

Netuno. Possibilidade de mal entendidos, fofocas ou enga-nos no setor profissional. É hora de estar mais centrado na autoestima e no amor próprio para superar os desafios.

Um dia interessan-te para estar em conexão com ami-gos e grupos nos

quais sente sintonia. O mo-mento é de uma profunda conexão espiritual e de for-tes aprendizados. O sentido de amizade passa por uma renovação nos cancerianos.

Tenha cuidado com mal entendidos e problemas de comu-nicação, leonino. Evi-

te transações financeiras das quais não esteja certo. É um dia oportuno para consolidar o seu potencial profissional. É necessário que seja mais amigo e companheiro de quem ama.

Cuidado com o ce-ticismo, mas tam-bém com o exces-so de credulidade.

Momento importante para saber separar o joio do trigo e agir com discernimento. Possibilidade de confusões e situações duvidosas em seus relacionamentos.

Um dia importante para estar conec-tado com as suas emoções e sen-

sibilidade. O dia favorece transações financeiras e consciência do valor das coisas. Cuidado com con-fusões e situações duvido-sas neste momento.

Evite negocia-ções das quais não tenha certe-za, escorpiano.

É um momento em que tende a ser seduzido, mas pode estar enganado. Observe mais a sua intui-ção e não se deixe levar pelas aparências.

As demandas in-ternas e da família podem estar em desacordo com

as dos relacionamentos. É um momento em que você deve saber dizer não para não se vulnerabilizar. Man-ter o ritmo constante no dia a dia pode ajudar na saúde.

Um dia em que está ressaltada a afetividade e sen-sualidade dos ca-

pricornianos. Possibilidade de situações confusas no trabalho e na comunicação e interação com as pessoas. Procure deixar as coisas cla-ras para evitar problemas.

Pode haver quebra de expectativas em termos afetivos ou financeiros. Você ne-

cessita ter mais consciência do que realmente valoriza. O dia é importante para situações fami-liares e domésticas. Muito cui-dado com a tendência a idea-lizações exageradas no amor.

Cuidado com confusões no âmbito da família, pisciano. O mo-

mento é importante para saber dizer não àquilo que está lhe desgastan-do. É uma fase que pede uma conexão maior com a espiritualidade.

Charlie Brown