dlnop/disev - 2013/920 brasilia(df), 24.07 - bb.com.br · detalhamento em sua planilha de...

10
flJ BANCO DO BRASIL Dlnop/Disev - 2013/920 Brasilia(DF), 24.07.2013 Pregão Eletrônico com vistas à "Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de transporte de valores, processamento e custódia de numerário e abastecimento e apoio loglstico a terminais de autoatendimento, para as dependências indicadas pelo Banco do Brasil S.A., nos estados do Paraná, Bahia e no Distrito Federal. Resposta aos pedidos de esclarecimentos/alterações no Edital da Licitação relativos à Audiência Pública realizada no dia 28.06.2013 1) Tesouraria: Deveremos possuir uma única tesouraria constante de todos os serviços ou serão Tesourarias separadas para cada tipo de Serviços (Banco Postal, separada do Abastecimento de Terminais de Auto Atendimento? Resposta: O Banco entende que não há necessidade de haver tesourarias separadas. Esclarecemos, entretanto, que a contabilização e o saldo de numerário referente a cada serviço devem ser mantidos separadamente. 2) Cobranca de Pernoite (serviço de TAA): O Edital prevê que "Não será admitida em qualquer hipótese, a cobrança de pernoite, para os valores referentes aos serviços de abastecimento e apoio log/stico a terminais de abastecimento", como Custódia e Seguro são inerentes entre si, não podendo haver um sem que haja o outro, como pode o BB desejar ser ressarcido por um Seguro se não contribui com o Seguro Respectivo. O BB irá cobrar da empresa valores da Contratada em caso de sinistro na Base da empresa ? Se os valores são expostos ao risco porque o BB não permite a cobrança da parcela referente a Seguro ? Resposta: Em caso de sinistro na base da empresa envolvendo valores do CONTRATANTE, o Banco cobrará da CONTRATADA os valores devidos, uma vez que todas as operações devem estar cobertas pelo seguro, conforme disposição editallcia. Ressalta-se que o modelo ora utilizado foi fruto de discussões entre o BB e as transportadoras de valores. Embora não haja previsão do pagamento da pernoite (custódia) lal custo é repassado pelas CONTRATADAS na composição de seus preços. É de interesse do Banco conhecer os custos reais, assim, sugerimos que as empresas detalhem na planilha de orçamento de custos o montante referente ao seguro. O BB também se compromete a reanalisar o modelo, após estudar o comportamento do mercado. Para tanto, solicitamos que as empresas encaminhem exemplos de outros contratos por elas executados. I Mod, 0.03.007""'1. srSBB 99176 Noy.12011 • Grafi R.(l

Upload: doankien

Post on 18-Jan-2019

227 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

flJ BANCO DO BRASIL

Dlnop/Disev - 2013/920Brasilia(DF), 24.07.2013

Pregão Eletrônico com vistas à "Contratação de empresa especializada naprestação de serviços de transporte de valores, processamento e custódia denumerário e abastecimento e apoio loglstico a terminais de autoatendimento, paraas dependências indicadas pelo Banco do Brasil S.A., nos estados do Paraná,Bahia e no Distrito Federal.

Resposta aos pedidos de esclarecimentos/alterações no Edital da Licitaçãorelativos à Audiência Pública realizada no dia 28.06.2013

1) Tesouraria: Deveremos possuir uma única tesouraria constante de todos osserviços ou serão Tesourarias separadas para cada tipo de Serviços (BancoPostal, separada do Abastecimento de Terminais de Auto Atendimento?

Resposta: O Banco entende que não há necessidade de haver tesourariasseparadas. Esclarecemos, entretanto, que a contabilização e o saldo denumerário referente a cada serviço devem ser mantidos separadamente.

2) Cobranca de Pernoite (serviço de TAA): O Edital prevê que "Não será admitidaem qualquer hipótese, a cobrança de pernoite, para os valores referentes aosserviços de abastecimento e apoio log/stico a terminais de abastecimento",como Custódia e Seguro são inerentes entre si, não podendo haver um semque haja o outro, como pode o BB desejar ser ressarcido por um Seguro senão contribui com o Seguro Respectivo. O BB irá cobrar da empresa valoresda Contratada em caso de sinistro na Base da empresa ? Se os valores sãoexpostos ao risco porque o BB não permite a cobrança da parcela referente aSeguro ?

Resposta: Em caso de sinistro na base da empresa envolvendo valores doCONTRATANTE, o Banco cobrará da CONTRATADA os valores devidos,uma vez que todas as operações devem estar cobertas pelo seguro,conforme disposição editallcia. Ressalta-se que o modelo ora utilizado foifruto de discussões entre o BB e as transportadoras de valores. Emboranão haja previsão do pagamento da pernoite (custódia) lal custo érepassado pelas CONTRATADAS na composição de seus preços. É deinteresse do Banco conhecer os custos reais, assim, sugerimos que asempresas detalhem na planilha de orçamento de custos o montantereferente ao seguro. O BB também se compromete a reanalisar o modelo,após estudar o comportamento do mercado. Para tanto, solicitamos que asempresas encaminhem exemplos de outros contratos por elas executados.

IMod, 0.03.007""'1. srSBB 99176Noy.12011 • Grafi R.(l

Dinop/Discv - 2013/020, de 24.07.2013 • Continuação -

3) Cobranca de ad valorem no retorno dos carros (servicos de TM): O Editalprevê que "não haverá cobrança de ad valorem dos numerários retornado deum Abastecimento em TM". Por que não se pode cobrar o ad valorem dosnumerários de retorno?

Resposta: Ressaltamos que o modelo ora utilizado foi fruto de discussõesentre o BB e as transportadoras de valores. A recolhida dos valores é umaprerrogativa das empresas que, dessa forma, podem liberar sua estrutura,ao invés de manterem suas equipes no TM até o conserto do mesmo. Noentanto, o BB também se compromete a reanalisar o modelo, após estudaro comportamento do mercado. Para tanto, solicitamos que as empresasencaminhem exemplos de outros contratos por elas executados.Sugerimos, ainda, que as empresas apresentem detalhamento em suaplanilha de orçamento de custos, indicando o percentual relativo ao custoalegado, o qual está embutido no preço do serviço.

4) Horários de entrega para o PEE: Na elaboração das janelas de horáriosmatutina de entrega de Agências e TAA localizadas naquelas cidades satélites[do Distrito Federal] serão fixados horários de coletas vespertinas com prazosuficiente, considerando essas situações?

Obs.: Neste momento houve discussão por parte de todos os presentes, queestenderam a preocupação da janela de horário para o serviço deabastecimento de terminal de autoatendimento.

Resposta: Após análise, o Banco optou por manter as atuais condições,pois entende que tal particularidade não é restrita ao DF, cabendo à cadaempresa realizar sua roteirização de modo a cumprir as obrigaçõescontratuais. Com relação à janela de atendimento do TAA, esclarecemosque o modelo de Edital atual só prevê desconto no faturamento no caso deindisponibilidade do terminal (item 2.3.4.1 do ANS). A maioria dosrepresentantes das empresas presentes à audiência concordaram que aredação atual do item citado é benéfica para as partes, devendo a mesmaser mantida no edital.

5) Horário de atendimento a pontos distantes: As apólices de seguro nãopermitem que os carros-fortes com numerários saiam antes das 8h da Baseda Transportadora. As janelas de horário para abastecimentos de TAA,Agéncias e Correspondentes Bancários serão fixadas com tempo suficienteque os carros-fortes com numerários faça o trecho entre a Base e o ponto deentrega considerando que o horário tempo suficiente no trajeto da base aolocal destinado?

2

fJ BANCO DO BRASIL

DinoplDisev - 20131020. de 24.07.2013 • Continuação.

Resposta: Sim, a janela de atendimento considera o tempo necessário aodeslocamento do carro-forte da base até o ponto a ser atendido (destino),contado a partir das 08h.

6) Cobrança do processamento do numerário (serviços de TAA): Como o Bancoirá remunerar esses serviços essenciais à operação de TAA?

Resposta: Tendo em vista que o numerário é entregue à transportadora játratado, entendemos que não há necessidade de processamento domesmo, e, consequentemente, não haverá remuneração por tais serviços.

7) Cobrança do ad vaiarem entregue à transportadora em 0-1: o Banco iráremunerar o Transporte do numerário coletado pela transportadora no NUVALpara entrega a agências em 0+1, no trajeto que abrange o NUVAL e a Baseda Transportadora? E o ad vaiarem nesse trecho?

Resposta: Ressaltamos que o modelo ora utilizado foi fruto de discussõesentre o BB e as transportadoras de valores. A recolhida dos valores em 0.1visa facilitar a logistica da CONTRATADA. No entanto, o BB também secompromete a reanalisar o modelo, após estudar o comportamento domercado. Para tanto, solicitamos que as empresas encaminhem exemplosde outros contratos por elas executados. Sugerimos, ainda, que asempresas apresentem detalhamento em sua planilha de orçamento decustos, indiçando o percentual relativo ao custo alegado, o qual estáembutido no preço do serviço.

8) Dos documentos de habilitação técnica: Por que na minuta do Edital, Anexo01 - 5. DOCUMENTAÇÃO PARA HABILITAÇÃO TÉCNICA as exigências deLei Especifica (7.102), estão como PRÉ REQUISITOS DE ASSINATURA DOCONTRA TO, quando a legislação na Lei 8.666/93 , Art. 30 estabelece comoRequisito obrigatório relativo a qualificação técnica DA HABILITAÇÃO?

Resposta: O questionamento não procede. Os documentos referentes àqualificação técnica são exigidos no momento da habilitação.

9) Acórdão TCU 1.214/2013: Por que ao verificarmos os termos da Minuta deEdital não encontramos nenhum dos pontos orientados no Acordão1214/2013?

Resposta: O BB está avaliando a pertinêncialnecessidade de alterar seuseditais à luz do Acórdão. Esclarecemos que a comissão de licitação iráavaliar, juntamente com a área de normatização interna do BB, aconveniência da aplicação do teor do acórdão.

3

Mod, 0.03.007-4. SlS8a 99176Nov,12011 • GnJr, Rio

j

Dinop/Disev - 2013/020, de 24.07.2013 - Continuação.

QUESTIONAMENTOS DURANTE A SESSÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA.28/06/13

1) Formatação dos lotes - Estado do Paraná: Pedimos aos senhores avaliarem apossibilidade de se criar um lote especifico com os serviços intermodais eurbano/Bacen, haja vista as caracterlsticas operacionais e loglsticas destesserviços.

Resposta: Na Audiência, foi solicitado às empresas que encaminhassemsuas sugestões de formatação dos lotes para o estado do Paraná até o dia03/07/2013, e para o estado da Bahia e Distrito Federal até o dia05/07/2013. O BB avaliará as sugestões apresentadas e procederá àsmudanças julgadas convenientes nos lotes.

2) Cobrança de ad valorem: Os serviços do numerário destinado aosabastecimentos dos A TMs entre a supridora ou Delegacia do Bacen e a baseoperacional da contratada, assim como o retomo de numerário não abastecidoà base operacional, não preveem a cobrança de ad-valorem, embora estejamsob coberlura securitária, motivo pelo qual solicitamos a cobrança deste itemnas circunstâncias mencionadas.

Resposta: Ressaltamos que o modelo ora utilizado foi fruto de discussõesentre o BB e as transportadoras de valores. A recolhida dos valores é umaprerrogativa das empresas que, dessa forma, pode liberar sua estrutura, aoinvés de manter sua equipe no TAA até o conserto do mesmo. Da mesmaforma, a recolhida dos valores em D-1 visa facilitar a logistica dasCONTRATADAS. No entanto, o BB também se compromete a reanalisar omodelo, após estudar o comportamento do mercado. Para tanto,solicitamos que as empresas encaminhem exemplos de outros contratospor elas executados. Sugerimos, ainda, que as empresas apresentemdetalhamento em sua planilha de orçamento de custos. indicando opercentual relativo ao custo alegado, o qual está embutido no preço doserviço.

3) Cobrança diferenciada - acompanhamento técnico após 30 min: Os serviçosde acompanhamento técnico possuem duração indeterminada, acarretandoum desequi/lbrio econômico frente à impossibilidade de cobrança, porexemplo, do minuto excedente contado a parlir de 30 minutos, motivo peloqual solicitamos a aplicação de uma metodologia diferenciada de cobrança poresses serviços.

Resposta: Ressaltamos que o modelo ora utilizado foi fruto de discussõesentre o BB e as transportadoras de valores. No entanto, o BB secompromete a reanalisar o modelo, após estudar o comportamento domercado. Para tanto, solicitamos que as empresas encaminhem exemplosde outros contratos por elas executados.

4

f-

I

I

I--

~ BANCO DO BRASil

Dinop/Disev - 2013/020, de 24.07.2013 - Continuação-

4) GTV - declaracão do valor dos malotes de depósito em chegue: De acordocom os itens "e" da página 35 e "f" da página 63 da minuta de edita f, nãohaverá incidências de ad vaforem sobre o transporte de mafotes contendodepósito em cheques, os quais serão liberados da exigência de coberturasecuritária, havendo a diretriz de que será decfarada na GTV - Guia deTransporte de Vafores - a quantidade de envefopes com cheques, sem adecfaração do correspondente vafor. Embora não haja cobertura securitáriasobre o montante transportado em cheques nem cobrança de ad vaforem,persiste a obrigatoriedade fegaf da decfaração do vafor, motivo pefo quafsolicitamos a correção da redação do item.

Resposta: Em atenção às alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do item L, excluindo a observação ao seu final.

5) Alteracão dos horários e periodicidade das coletas pelo contratante: P. 20 itemb - 'Fica resguardado ao CONTRA TANTE, o direito de, a quafquer tempo,alterar horários e periodicidade das cofetas, incfuir ou excfuir novasdependências, outras focafidades e alterar seus endereços, observando-separa tanto as disposições fegais aplicáveis.' Comentário: a alteração dehorários deve estar limitada ao intervafo das 08hOOmin (saida da baseoperacionaf da CONTRATADA) ás 20hOOmin (chegada na base operacionafda CONTRATADA).

Resposta: Em atenção às alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do item, a qual será complementada da seguinte forma: "Ficaresguardado ao CONTRATANTE, o direito de, a quafquer tempo, alterarhorários e periodicidade das cofetas, incfuir ou excfuir novas dependências,outras focafidades e afterar seus endereços, observando-se para tanto asdisposições fegais apficáveis e os normativos da SUSEP concernentes àcobertura securitária".

6) Abastecimento de TAA em horário noturno: P. 41 item d, P. 211 item 2.2.11.2- 'O abastecimento dos terminais poderá ser efetuado no horário noturno naspraças onde as condições de segurança e acesso o permitirem, desde quehaja cobertura securitária'. Comentário: atuafmente, a operação está fimitadaao intervafo das 08hOOmin (safda da base operacionaf da CONTRA TADA) às20hOOmin (chegada na base operacionaf da CONTRA TADA). Entendemosque o efevado grau de risco e os custos operacionais envofvidos tornaminviávef o atendimento noturno.

Resposta: Após a análise, o Banco optou por manter as atuais condições,não sendo favorável às alterações pretendidas, pois entende que a redaçãodo item é clara quando condiciona a execução dos serviços em horário

5

Med, 0.03 007-4. SISBB 99176NovJ2Q11 • Gl'afl Rio

J

Dinop/Disev - 20 13/020, de 24.07.2013 • Continuação-

noturno às condições de segurança e acesso, bem como a existência decobertura securitária.

7) Peso das aeronaves utilizadas para o servico intermodal: P. 27 item XXXI, e P.64 itens o, p e q - Definir o tipo de aeronave que será utilizado em cadaremessa de valores, inclusive caso ocorram situações excepcionais, levandoem conta o peso total a ser transportado e as condições de tempo para voos.Observação: o preço estabelecido para o quilômetro aéreo voado não sofreráalteração em função do tipo de aeronave a ser empregado. Comentário:sugerimos que o texto seja adaptado às disposições contidas nos itens "o", "p"e "q" da página 64, as quais preveem diferenças de preço em função do pesoe, consequentemente, da aeronave empregada.

Resposta: Em atenção às alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do supracitado item XXXI, excluindo a "observação" ao final domesmo.

8) Reserva técnica (servicos de TAA): P. 70 item 2.2.15 - A fim de otimizar oprocesso de abastecimento emergencial será permitido, a tftulo de reservatécnica, o transporte de valores superiores ao programado para o dia,respeitadas as seguintes condições:ill O valor transportado não poderá exceder em 20% ao total das remessas

previstaslrealizadas no dia;Ql Os valores deverão estar acondicionados em cassetes e/ou malotes em

composições padronizadas, a serem definidas pela Supridora.Comentário: Sugerimos que seja acrescentada a possibilidade da reservatécnica superar o limite de 20% mediante ajuste prévio entre as partes, poisem determinadas datas, o baixo volume de abastecimentos programadospoderá determinar um n{vel de reserva técnica insuficiente para o parqueatendido, o que comprometerá os atendimentos emergências.

Resposta: Em atenção às alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do supracitado item, da seguinte forma:"a) O valor transportado não poderá exceder em 20% ao total das

remessas previstas/realizadas no dia, salvo acordo entre as partes paraos dias com baixo volume de abastecimentos;"

9) ANS - percentual do redutor de faturamento mensal referente ao maioratrasado registrado no mês: P. 73 e 74 item 2.3.2.1 - Entendemos que o itemdeva ser exc{u{do, pois a combinação da quantidade de eventos e do maioratraso registrado no mês para a definição do percentual redutor dofaturamento mensal, que poderá atingir até 13%, constitui uma duplapenalidade, pois, além de considerar o total de eventos realizados com atraso,inclui um percentual definido em função do maior atraso verificado no mês.Portanto, a empresa é penalizada pelo atraso e pela duração do atraso.

6

~ BANCO DO BRASIL

DinoplDisev - 2013/020, de 24.07.2013 - Continuação-

Resposta: Em atenção às alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do supracitado item, da seguinte forma: "Para definição dosupracitado percentual de acréscimo, será utilizado o tempo médio dosatrasos ocorridos no mês."

10) ANS - desconto de 10% adicionalmente ao ressarcimento, nos casos de mauuso do equipamento: P. 74 item 2.3.2.2 - Entendemos que o item deva serexcluldo, pois a combinação da aplicação do percentual de 10% sobre ofaturamento mensal e da responsabilidade pelos custos de reparação dasocorrências mencionadas constitui uma dupla penalidade, pois, além de arcarcom os custos decorrentes da correção dos problemas, a empresa aindaresponderá por uma redução de 10% do faturamento mensal do equipamentopor ocorrência.

Resposta: Em atenção ás alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do supracitado item, da seguinte forma: "Adicionalmente aoressarcimento das despesas de reparo do equipamento por problemasocasionados pelo mau uso do mesmo, conforme especificado abaixo, serácobrado adicional de 10% sobre o faturamento mensal do terminal paracada dia em que o mesmo ficar inoperante, limitada ao prazo de 5 (cinco)dias úteis, aguardando intervenção para a correção do dano causado pelaCONTRATADA".

11) Seguro - crédito diretamente na conta corrente do contratante: Analisando ointeiro teor das disposições constantes em Edital, cumpre ressaltar que oBanco do Brasil exige no parágrafo quarto, da Cláusula Nona - Do Seguro,que as indenizações a cargo de seguradoras sejam creditadasDIRETAMENTE pela Seguradora na conta do CONTRA TANTE. O parágrafoquarto deve ser retirado do Edital, uma vez que, a CONTRA TADA jamais podeautorizar que a Seguradora credite o pagamento de indenizaçãoDIRETAMENTE na conta do CONTRATANTE, isto porque, violaria não só osdispositivos do Código Civil no que tange a seara do Contrato de Seguro,como também não se enquadra no estabelecido da Circular n" 327, da SUSEPe ainda fere o principio da legalidade, disposto na Lei n" 8.666/93.

Resposta: Em atenção ás alegações apresentadas, o BB irá rever aredação do supracitado item, excluindo o parágrafo 4° da Cláusula Nona(Do Seguro) da minuta contratual.

12) Formatacão dos lotes: O presente edital traz em sue teor do anexo 02,exclusivamente aos lotes 01, 02 e 03 do Paraná, lotes 03 a 06 da Bahia e lote01 a 04 do Distrito Federal a unificação de diversos serets e serviços distintos,em lotes únicos, e transforma a obrigatoriedade da prestadora de serviços emdimensionar a estrutura de acordo com os volumes dimensionados no Edital.Considerando que a forma como estão dispostos os serviços e suadistribuição, não traria, ao entender desta prestadora, as condições, ascondições básicas previstas no Art. 3" da Lei 8666 (...) Agindo assim o banco

7

Mod. 0,03007-4 - SJSBB99178Nov.12011 • Gr811Rio

Dinop/Discv - 2013/020, de 24.07.2013 • Continuação.

está cerceando a livre participação, e pior!. Estaria direcionando estes lotesàquela empresa em melhor situação e ou que possui a maioria dos serviçosaqui licitados. Entendemos que a distribuição das supridoras no formatoapresentado no Edital não traria nenhum beneffcio ao bem público nem acondição de contratação pelo melhor preço.

Resposta: Na Audiência, foi solicitado às empresas que encaminhassemsuas sugestões de formatação dos lotes para o estado do Paranà até o dia03/07/2013, e para o estado da Bahia e Distrito Federal até o dia05/07/2013. O BB avaliará as sugestões apresentadas e procederá àsmudanças julgadas convenientes nos lotes.

13) Horário da entrega de numerário: P. 20 item c - O Edital prevê que: "Quandohouver necessidade, as remessas de numerário serão entregues àCONTRATADA no mesmo dia da execução dos serviços". Solicitamos definiraté que horário as remessas serão entregues no mesmo dia da execução dosserviços.

Resposta: Na Audiência foi realizada consulta às demais presentes, tendosido constatado que essa alteração não representa uma demanda domercado. Diante disso, o BB optou por não acatar a solicitação.

14) Erro formal: P. 20 item i - Correção do item i, no qual se refere ao itemanterior.

Resposta: Em atenção ao apresentado, o BB irá rever a redação dosupracitado item.

15) Duplicidade de informação: P. 30 item LVIII e LX - Excluir o item LVIII pois omesmo está redundante com o item LX.

Resposta apresentada na audiência: Em atenção às alegaçõesapresentadas, o BB irá manter a redação do item LX, excluindo o item LVIII.

16) Comprovação das diferenças: P. 30 itens LVII, LlX e LX tratam doressarcimento das diferenças de valores constatadas pelas dependências doContratante, mas não definem como serão comprovadas as diferenças.Sugerimos que as dependências do Banco (agência) Banco Postal e BancoCentral do Brasil, identifiquem e comprovem através de gravações e lacres,cintas e espelhos, as diferenças apontadas, utilizando os mesmos recursosdescritos no item LXVIII, onde define que o Contratado providencie durantetodo o periodo de manuseio do numerário, o permanente acompanhamento detodas as atividades executadas por meio de gravações em circuito fechado deTV, com imagens que permitam a perfeita identificação dos atos praticados.

8

fJ BANCO DO BRASIL

DinoplDisev - 2013/020, de 24.07.2013 • Continuação-

Resposta: Após a análise, o Banco optou por manter as atuais condições,não sendo favorável às alterações pretendidas.

17) Prazo oara ressarcimento dos valores em diferenca: P. 31 itens LVIII e LXdefinem o prazo de 5 dias úteis para ressarcimento dos valores em diferençasconstatadas. Sugerimos alterar para o prazo mfnimo de 10 (dez) dias.

Resposta: Em atenção ao apresentado, o BB irá rever a redação dosupracitado item, alterando o prazo em questão para 10 dias úteis.

18) Prazo para ressarcimento dos vafores em diferenca: P. 31 item LXIX define oprazo de 2 dias para ressarcimento dos valores em diferenças constatadas.Sugerimos alterar para o prazo mfnimo de 10 (dez) dias.

Resposta: Em atenção ao apresentado, o BB irá rever a redação dosupracitado item, equalizando-o com os itens LVIII e LX.

19) Pesos do transporte intermodaf: P. 35 itens h, i, j - Tratam dos pesos dotransporte intermodal - faixa de 500 kg e a segunda de 501 a 900kg. Nãotemos aeronaves com esta capacidade. Sugerimos limitação do peso máximoa ser transportado em 600kg.

Resposta: Após a análise, o Banco optou por manter as atuais condições,não sendo favorável às alterações pretendidas.

20) Pesos do transporte intermodal - desconto na Taxa Fixa: P. 35 item j -Sugerimos a excfusão dessa cláusula, haja vista que a TFI é correspondenteaos custos operacionais de apoio e custos terrestres. Não havendo assimnenhuma vincufação com os custos e ou precificação do tipo de aeronave aser utilizada no transporte. Portanto, considerar um desconto de 25%praticado na TFI, é no mfnimo irregular.

Resposta: Após a análise, o Banco optou por manter as atuais condições,não sendo favorável às alterações pretendidas, vez que não entende haverirregularidades.

21) Aproveitamento do affvio-reforco em uma viagem: P. 35 item L - Sugerimos aexclusão deste item, ou melhor escfarecimento sobre o mesmo; observandoque as estruturas neste caso, são excfusivas para apoio a operaçãointermoda/. Não havendo condições de aproveitamento desta estrutura parareafização de alivio e ou reforço num mesmo momento.

Resposta: Após a análise, o Banco optou por manter as atuais condições,não sendo favorável às alterações pretendidas. Esclarecemos que o itemviabiliza que a transportadora de valores fature carro-forte adicional

Mod. 0.03007-4. SISBB 99176NovJ2011 • Gtafl Rio

9 )

Dinop/Disev - 2013/020, de 24.07.2013 - Continuação -

utilizado em remessa intermodal quando há o aproveitamento da aeronavepara o transporte de numerário em um dos sentidos (ida ou volta). Ainclusão deste item foi solicitada pelas próprias transportadoras de valoresem audiências anteriores.

22) Carros-fortes adicionais: P. 35 item m - Solicitamos o esclarecimento quantoao texto apresentado.

Resposta: Esclarecemos que, exclusivamente para efeito de cálculo daproposta, as proponentes deverão considerar a variável QCA (Quantidadede Carros-fortes Adicionais) igual a zero. Durante a prestação dos serviçosno futuro contrato, o preço será calculado levando em conta a quantidadede carros-fortes adicionais efetivamente utilizada em cada evento.

23) Quantidade de terminais licitados: Para a praça de Salvador, observamos quea quantidade de terminais prevista na licitação difere do atualmentecontratado.

Resposta: Na Audiência, foi solicitado às empresas que encaminhassemsuas sugestões de formatação dos lotes para o estado do Paraná até o dia03/07/2013, e para o estado da Bahia e Distrito Federal até o dia05/07/2013. O BB avaliará as sugestões apresentadas e procederá àsmudanças julgadas convenientes nos lotes.

OINOP - Diretoria de Apolo ao. Negócios e Operaçôe.Gerência de Compras, Admi . ilí ação de Contratos, Pagamentos e Patrimônio

/\,~,"-o

6 ica Oliveira T. de FreitasAssessora

10