divinos. a resposta dos homens idosos de israel mostra que … · não sabemos todos os fatos. por...

6
ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS DA SEMANA DE 17-23 DE JULHO DE 2017 EZEQUIEL 18-20 Eze. 18:29 — Por que os israelitas começaram a achar que Jeová estava errado, e como podemos evitar cair no mesmo erro? (Sentinela 15/08/13 pág. 11 parág. 9) Não sabemos todos os fatos. Por não terem todos os fatos, os israelitas nos dias de Ezequiel achavam que o caminho de Jeová ‘não era acertado’. É como se eles tivessem se constituído juízes de Deus, colocando seus próprios padrões de justiça acima dos de Jeová e julgando-o à base de seu entendimento limitado dos acontecimentos. Podemos evitar cair no mesmo erro por às vezes não entendermos bem um relato bíblico ou como as coisas acontecem na nossa vida, então não devemos achar no nosso coração que o caminho de Jeová é injusto, ‘não acertado — Jó 35:2. Eze. 20:49 — Por que o povo de Israel achou que Ezequiel estava “proferindo enigmas”, e que alerta isso nos dá? (Sentinela 01/07/07 pág. 14 parág. 3) A resposta dos homens idosos de Israel mostra que eles eram cépticos a respeito do que Ezequiel disse. Que nunca desenvolvamos essa atitude, de duvidar dos avisos divinos.

Upload: phungminh

Post on 08-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ENCONTRE JOIAS ESPIRITUAIS DA SEMANA DE 17-23 DE JULHO DE 2017

EZEQUIEL 18-20

Eze. 18:29 — Por que os israelitas começaram a achar que Jeová estava errado, e como podemos evitar cair no mesmo erro? (Sentinela 15/08/13 pág. 11 parág. 9)

Não sabemos todos os fatos. Por não terem todos os fatos, os israelitas nos dias de Ezequiel achavam que o caminho de Jeová ‘não era acertado’. É como se eles tivessem se constituído juízes de Deus, colocando seus próprios padrões de justiça acima dos de Jeová e julgando-o à base de seu entendimento limitado dos acontecimentos.

Podemos evitar cair no mesmo erro por às vezes não entendermos bem um relato bíblico ou como as coisas acontecem na nossa vida, então não devemos achar no nosso coração que o caminho de Jeová é injusto, ‘não acertado — Jó 35:2.

Eze. 20:49 — Por que o povo de Israel achou que Ezequiel estava “proferindo enigmas”, e que alerta isso nos dá? (Sentinela 01/07/07 pág. 14 parág. 3)

A resposta dos homens idosos de Israel mostra que eles eram cépticos a respeito do que Ezequiel disse. Que nunca desenvolvamos essa atitude, de duvidar dos avisos divinos.

O que você aprendeu sobre Jeová na leitura da semana?

EZEQUEIEL 18:1-29 Mostra que somos responsáveis pelas conseqüências de nossas ações.

************

EZEQUIEL 18:23 diz: “‘Por acaso eu tenho algum prazer na morte de uma pessoa má?’ diz o Soberano Senhor Jeová. ‘Não prefiro que ele abandone os seus caminhos e continue vivo?’

Ao exortar assim estes transgressores, será que Jeová Deus mantinha associação espiritual com eles, tendo “parceria” nas boas coisas espirituais com eles, como que entre amigos?

Ao contrário, conforme Jeová já lhes dissera antes pelo profeta Isaías, se quisessem ter novamente sua amizade, teriam de mudar. Ele não se rebaixaria a andar nos caminhos errados deles e adotar os pensamentos errados deles.

************

EZEQUIEL 18:4 diz: Pois todas as almas pertencem a mim. Tanto a alma do pai como a alma do filho pertencem a mim. A alma que pecar é a que morrerá. As religiões da cristandade e de outros países, portanto, têm ensinado uma mentira, ao dizerem que a alma sobrevive à morte do corpo. Em todas as mais de 850 ocorrências de néfes e psiqué, na Bíblia, não há um único caso em que sejam modificadas por termos tais como imortal, indestrutível, imperecível, sem morte, ou coisas assim. Até mesmo a Nova Enciclopédia Católica (Vol. 13, p. 449, em inglês) admite, sob o verbete “Alma (na Bíblia)”. “Não existe nenhuma dicotomia [divisão] do corpo e da alma [nas

Escrituras Hebraicas]. . .. O termo néfes, embora traduzido pela nossa palavra alma, jamais significa alma distinta do corpo.”

************

Com Jeová está a fonte da vida. O homem não pode devolver a vida que ele tira. “Todas as almas — a mim me pertencem”, diz Jeová em EZEQUIEL 18:4. Portanto, tirar uma vida é tirar uma propriedade de Jeová. Toda coisa vivente tem um objetivo e um lugar na criação de Deus. Nenhum homem tem o direito de tirar uma vida, exceto quando Deus o permite e do modo que ele manda.

************

E se alguém deixasse de fazer o mal e passasse a fazer o bem? Jeová disse em EZEQUIEL 18:21 “Quanto ao iníquo, se ele recuar de todos os seus pecados que praticou e realmente guardar todos os meus estatutos e praticar o juízo e a justiça, ele positivamente continuará a viver. Não morrerá.” De fato, quando um pecador abandona seu proceder obstinado, demonstrando assim verdadeiro arrependimento, Jeová está ‘pronto a perdoá-lo’. — Salmo 86:5.

************

Por meio do profeta Ezequiel, Jeová explicou o sentido de ele perdoar e esquecer: “Ora, quanto ao iníquo, se ele recuar de todos os seus pecados que praticou e realmente guardar todos os meus estatutos e praticar o juízo e a justiça, ele positivamente continuará a viver. Não morrerá. Todas as suas transgressões que praticou — não serão lembradas contra ele. Continuará a viver por causa da justiça que praticou.” Conforme o relato de EZEQUIEL 18:21,22. Quando Jeová perdoa um pecador arrependido, ele passa uma borracha no passado e se esquece no sentido de que não agirá no futuro contra ele pelos pecados perdoados. — Romanos 4:7, 8.

************

Temos de cuidar para não moldar o nosso conceito sobre Jeová de um modo que se ajuste aos nossos próprios padrões e desejos. Por que isso é importante? Bem, ao estudarmos as Escrituras, alguns dos atos de Jeová podem parecer não muito acertados segundo o nosso ponto de vista limitado e imperfeito. Os israelitas do passado adotaram esse modo de pensar e tiraram uma conclusão errada dos tratos de Jeová com eles. Note o que Jeová lhes disse em EZEQUIEL 18:25 - “Certamente direis: ‘O caminho de Jeová não é acertado.’ Ouvi, por favor, ó casa de Israel. Não é acertado o meu próprio caminho? Não são os vossos caminhos que não são acertados?” Um segredo para evitar a armadilha de julgar a Jeová com base nos nossos próprios padrões é reconhecer que o nosso ponto de vista é limitado e, às vezes, muito falho.

Que o utras jóias espirituais você encontrou na leitura da semana?

EZEQUIEL 18:20 A alma que pecar é a que morrerá. O próprio filho não levará nenhuma [culpa] pelo erro do pai e o próprio pai não levará nenhuma [culpa] pelo erro do filho. A própria justiça do justo virá a estar sobre ele mesmo, e a própria iniqüidade do iníquo virá a estar sobre ele mesmo. Em Êxodo 34:7 diz que Deus traria “punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os netos”, ao passo que Ezequiel 18:20: diz que “o próprio filho não levará nenhuma culpa pelo erro do pai”. Por que parecem ser contraditórios esses textos? Porque são tirados do contexto. Neste caso, torna-se óbvio que quando Deus mencionou a punição como vindo não apenas sobre os pais, como também sobre seus filhos e netos, ele falava sobre o que resultaria aos israelitas como nação, caso pecassem contra ele e fossem levados ao cativeiro. Por

outro lado, ao dizer que um filho não seria responsabilizado pelo erro de seu pai, ele referia-se à responsabilidade individual.

************

EZEQUIEL 18:23 diz: “‘Por acaso eu tenho algum prazer na morte de uma pessoa má?’ diz o Soberano Senhor Jeová. ‘Não prefiro que ele abandone os seus caminhos e continue vivo?’

Para usufruir novamente a boa associação com Deus, teriam de elevar seus pensamentos e caminhos novamente aos níveis justos, aos quais Deus adere e que sua Palavra ensina. Assim acatariam a sua exortação de ‘vir e resolver as questões entre nós’, para que seus graves pecados fossem considerados por ele como apagados. — Isa. 1:18, 19.

************

EZEQUIEL 19:9 Com ganchos o puseram numa jaula e o levaram ao rei de Babilônia. Eles o aprisionaram lá para que não se ouvisse mais a sua voz nos montes de Israel. Numa endecha sobre a queda de Judá, seus governantes foram comparados a leões novos. O rei Jeoacaz morreu no exílio egípcio, Jeoiaquim foi capturado por Nabucodonosor e Joaquim foi exilado para Babilônia. Daí Nabucodonosor pôs Zedequias no trono de Judá, mas este se rebelou. Por fim, como leão enjaulado, Zedequias foi levado preso para Babilônia. Como um leão novo e inexperiente caíram na armadilha da sua tolice. Quanto a nós temos de ser “Cautelosos como as serpentes, contudo, inocentes como as pombas” se desviando do caminho que leva a morte. Morte pela “espada” de Jeová! —— Mateus 10:16. Ezequiel 21:3

************

A sabedoria de Jeová é muito superior à de humanos imperfeitos, e o homem, não Deus, tem de aprender a vereda da justiça. (Is 40:14) De modo que o homem não está em condições de julgar os atos de Deus como justos ou injustos, mas tem de aprender a harmonizar seu modo de pensar com as normas de justiça que Jeová

revela na sua Palavra. Deus disse aos israelitas: “Quanto aos meus caminhos, acaso não são acertados, ó casa de Israel? Não são os vossos caminhos que não são acertados?” EZEQUIEL 18:29 Também, ser Jeová o Criador elimina toda base para se questionar a justeza das suas atividades. Ro 9:20, 21; veja Jó 40:8; 41:34.

__________________________________________________________________________

Sobre o site O Defensor do Reino:

Somos cristãos que amam estudar assuntos bíblicos. Cremos nas palavras ditas por nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo, que haveria um período de desvio da verdade bíblica, onde durante muito tempo haveria bem poucos cristãos genuínos, mas um grande número de cristãos de imitação. Isso foi muito bem ilustrado na sua famosa parábola do trigo e do joio. (Mateus 13:24-30)

Devido a esse período de apostasia predito, aconteceu a substituição da verdade pura e simples da palavra de Deus por doutrinas ensinadas por demônios (1 Timóteo 4:1). Dentre esses ensinos falsos se encontram a doutrina da Trindade, a imortalidade da alma, o inferno de fogo, esperança de vida na terra descartada, entre outras.

O objetivo deste blog é mostrar a luz da bíblia que essas doutrinas não se encontram nos relatos inspirados, e através de artigos bem preparados não somente por nós, mas também por outras pessoas e amigos que coadunam com nossa fé, apresentar a verdadeira doutrina bíblica sobre esses assuntos. Não somos o site oficial das Testemunhas de Jeová e nem procuramos substituí-lo pelo nosso, pelo contrário, incentivamos os leitores acessar e fazer suas pesquisas nele (http://www.jw.org).

Desejamos bons estudos à todos.

Atenciosamente,

O Defensor do Reino.

“Porque eu lhes darei palavras e sabedoria, às quais todos os seus opositores juntos não poderão resistir, nem contestar” – Lucas 21:15.