ditadura nunca mais - smabc.org.brdf1d439a-1f44-4146-862a... · filho, disse que vai entrar com uma...

4
Sexta-feira 23 DE FEVEREIRO DE 2018 Edição nº 4195 SMABC.ORG.BR AGÊNCIA BRASIL O GOLPE NO GOLPE O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, MENDONÇA F ILHO, DISSE QUE VAI ENTRAR COM UMA AÇÃO PARA IMPEDIR QUE SEJA MINISTRADA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) UMA DISCIPLINA SOBRE O GOLPE QUE CULMINOU NO IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF . PÁGINA 2 As melhores atrações para seu fim de semana estão no DSR Sem Patrão Ministro do Trabalho é réu por ligação clandestina de energia Saiba mais: Relembrar é viver PÁGINA 4 PÁGINA 2 PÁGINA 3 DITADURA NUNCA MAIS QUASE 50 ANOS DEPOIS, O CORPO DO MILITANTE DESAPARECIDO DIMAS CASEMIRO - PRESO, TORTURADO E MORTO PELA DITADURA MILITAR - FOI IDENTIFICADO. SUA OSSADA ESTAVA ENTRE AS MAIS DE MIL ENCONTRADAS EM UMA VALA CLANDESTINA NO CEMITÉRIO DE PERUS, EM 1990. ROBERTO PARIZOTTI - SET/1990 INSTITUTO MÉDICO LEGAL - IML

Upload: hoangdung

Post on 14-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sexta-feira23 de fevereiro de 2018

edição nº 4195

Smabc.org.br

agên

cia

bras

il

O GOlpe nO GOlpe

O ministrO da educaçãO, mendOnça FilhO, disse que vai entrar cOm uma açãO para impedir que seja ministrada na universidade de Brasília (unB) uma disciplina sOBre O GOlpe que culminOu nO impeachment da presidenta dilma rOusseFF.

Página 2

As melhores atrações para seu fim de semana estão no dSr Sem Patrão

ministro do Trabalho é réu por ligação clandestina de energia

Saiba mais:relembrar é viver

Página 4Página 2

Página 3

ditadura nunca mais

Quase 50 anos dePois, o corPo do militante desaParecido dimas casemiro - Preso, torturado e morto Pela ditadura militar - foi identificado. sua ossada estava entre

as mais de mil encontradas em uma vala clandestina no cemitério de Perus, em 1990.

robe

rto

pari

zott

i - s

et/1

990

inst

itut

o m

édic

o le

gal -

iml

BastidOres dO GOlpe - 1“O Processo”, documentário sobre os bastidores do impea-chment da presidenta Dilma, foi aplaudido de pé no Festival de Berlim, na Alemanha.

BastidOres dO GOlpe - 2Os aplausos seguiram até a che-gada da diretora, Maria Augus-ta Ramos, na estreia na última quarta-feira, 21, e terminaram com gritos de “Fora Temer”.

viOlência cOntra indíGenas - 1Indígenas do povo Kaigang foram feridos por balas de bor-racha em uma ação violenta da Brigada Militar de Passo Fundo (RS), na semana passada.

viOlência cOntra indíGenas - 2Os indígenas ocupavam uma área do Departamento Nacio-nal de Infraestrutura de Trans-portes (DNIT), para reivindicar a demarcação de suas terras.

FeBre amarela

Prefeitura de São Paulo decidiu fechar o Parque do Carmo após confirmar o diagnóstico de febre amarela em um macaco encontrado morto no local.

fotos: divulgação

Notas e recados

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Saiba mais

A democracia no Brasil é uma verdadeira montanha russa de altos e baixos, curvas rápidas e repentinas (infeliz-mente à direita) e com ciclos curtos.

Vale lembrar que os mo-mentos de democracia da nossa história não foram dados por ninguém, foram con-quistados com muita luta e, literalmente, sangue dos traba-lhadores. A greve geral de 1917 foi o embrião da CLT, agora novamente sangrada por um

governo ilegítimo. O direito a organização da classe trabalha-dora nos anos 50, massacrada durante o regime militar (1964 a 1985). Lutamos novamente para retomar o sistema de-mocrático que pode mais a frente eleger um trabalhador metalúrgico para a Presidência da República.

Tão importante como olhar para o futuro é relembrar o passado, que essa semana veio à tona com a identificação da quarta ossada, das dezenas re-

tiradas de uma vala clandestina do cemitério de Perus. Todas vítimas de torturas e assassi-nadas durante o regime militar.

Sempre ressaltamos nessa coluna a importância do cole-tivo, mas pedimos licença para relembrar duas dessas vítimas, que sacrificaram suas vidas para que nós tivéssemos uma democracia plena. Relembrá-los é tornar viva sua luta.

Companheiros Denis e Dimas Casemiro, PRESEN-TES!!!!

RELEMBRAR É VIVER

Comente este artigo.

Envie um e-mail para [email protected]

Departamentode Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Após a derrota do governo ilegítimo com o naufrágio da reforma da Previdência, que acabava com a aposentadoria dos brasileiros, Temer conti-nua a dar vexame.

Foram cerca de 50 dias de confusão ao insistir na nome-ação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) ao Ministério do Trabalho. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, desistiu da indicação da sua filha depois da batalha judi-cial que impediu a deputada de assumir o cargo. Cristiane Brasil foi condenada em ações trabalhistas.

O atual ministro interino, Helton Yomura, que deve ficar no cargo até o fim de março, é réu na Justiça do Rio de Janeiro em uma ação de furto de ener-gia e furto qualificado.

O caso, de 2014, é referente à empresa de empilhadeiras e peças para máquinas em que Yomura é sócio. A ligação clandestina foi encontrada por trabalhadores da Light, con-cessionária responsável pela energia elétrica no Rio.

governo Temer PaSSa maiS vergonha ao indicar miniSTro do Trabalho

divulgação

Café Velho Sem a reforma da Previ-

dência, o governo apresentou 15 medidas econômicas como pauta prioritária ao Congresso. Dessas, 11 são projetos que já

estão no Legislativo, entre eles a privatização da Eletrobras.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o governo por ter colocado a pauta como

se fosse novidade e classificou como “abuso” o desrespeito à independência entre os pode-res no País. “Esse é um café ve-lho e frio que não atende como novidade a sociedade”, disse.

robe

rto

pari

zott

i - s

et/1

990

robe

rto

pari

zott

i - s

et/1

990

foto

s: c

omis

são

da v

erda

de

3tribuna metalúrgica – sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018smabc.org.br

ossada do desaParecido Político dimas antonio casemiro é identificada aPós 47 anos

t orturado e morto por agentes do regime mili-tar aos 25 anos, em 1971,

Dimas Antonio Casemiro é o quarto desaparecido político que tem sua ossada identificada entre as 1.047 localizadas em 1990 na vala clandestina de Perus, em São Paulo.

Essa é a quarta identificação desde o descobrimento dos mi-lhares de restos mortais, mas a primeira da pesquisa realizada pela equipe de antropologia forense da Unifesp, o Grupo de Trabalho Perus, que foi contra-tado pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políti-cos, CEMDP, no governo Dilma, em 2014.

O exame foi feito por um laboratório da Bósnia, e seu re-sultado foi enviado ao Brasil há alguns dias.

militanteDimas Antonio Casemiro,

dirigente do Movimento Revo-lucionário Tiradentes, MRT, foi preso em 17 de abril de 1971 por agentes da repressão em São Pau-lo. Na versão “oficial” apresenta-da à época, ele teria morrido ao trocar tiros com a polícia durante sua prisão no bairro Saúde.

No entanto, as investigações da Comissão Nacional da Ver-dade e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, mostram que ele foi morto em algum momento entre os dias 17 e 19 de abril de 1971, atingido por arma de fogo em tiroteio simulado.

A Comissão concluiu ainda que Dimas foi torturado nesse período, desmentindo a versão

oficial de “morte em tiroteio”. Os documentos do Instituto Médico Legal, o IML, também mostram que Casemiro foi enterrado no dia 20 de abril no Cemitério Dom Bosco, construído pela prefeitura de São Paulo em 1971.

Em 1976, cadáveres de pesso-as não identificadas e vítimas da repressão política foram transfe-ridos para uma vala clandestina, denominada “vala de Perus”. Só em 1990, a vala foi descoberta e foram encontradas as ossadas.

O irmão de Dimas, Denis Ca-semiro, Frederico Mayr e Flávio Carvalho Molina foram iden-tificados ainda em 1990. Denis também foi torturado e morto pela ditadura militar em 1971.

tribunaEm 13 de setembro de 1990,

a Tribuna Metalúrgica publi-cou matéria sobre a descoberta da ossada em Perus. O material traz um resgate histórico sobre o período de ditadura militar no Brasil e também relatos de familiares dos desaparecidos políticos.

direito à memóriaEm 2007, no governo Lula,

após 11 anos de trabalho, a Co-missão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos lançou o livro ‘Direito à Memória e à Verdade’. A obra recupera a his-tória de 479 militantes políticos, vítimas da ditadura militar no Brasil entre 1961 e 1988.

A Comissão integrava a Se-cretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Re-pública, da qual Paulo Vannuchi era ministro.

os irmãos dimas (acima) e denis casemiro (abaixo) eram de

família de militantes políticos de esquerda e sindicalistas

DIADEMA

ENtRE PEDRAS E PIERcINgSO espetáculo apresenta antigos cantos afro-brasileiros de raiz Bantu, que eram entoados por africanos escravizados em Minas Gerais, durante o trabalho de extração de minério. Amanhã, às 16h. CEU das Artes. Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254, Jardim União. Tel: 4043-5476.

Com prazo até domingo para inscrever atletas na primeira fase da Libertadores, a dire-toria do Corinthians ainda busca um camisa 9 para re-forçar o ataque.

O meia Lucas Lima, que disputará seu primeiro clás-sico pelo Palmeiras contra o Corinthians, disse ter parado com as provocações aos rivais.

A seleção brasileira negocia amistoso contra a Croácia no dia 3 de junho por ver seme-lhanças com Suíça e Sérvia, que estão no mesmo grupo do Brasil na Copa.

PauLiSTão

Amanhã – 17hCorinthians x Palmeiras

Arena Corinthians

Amanhã – 21h30São Caetano x São Bento

Anacleto Campanella

Domingo – 17hSão Paulo x Ferroviária

Morumbi

Domingo – 19h30Santos x Santo André

Vila Belmiro

Tribuna Esportiva

fotos: divulgação

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Ribeirão Pires – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. arte e Diagramação: Rogério Bregaida. CTP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

fotos: divulgação

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

São BERNARDo

BAILE DA AMA-ABc A Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC, a AMA-ABC, realiza o segundo baile do ano com apresen-tação da banda Nova Manhã. Amanhã, das 17h às 22h, no 3º andar do Sindicato. Traje esporte chic. Entrada R$ 15 e mesa R$ 15. Tel: 4127-2588.

SANto ANDRÉ

coSMoNAutA LIVEA primeira edição 2018 do projeto, que busca divulgar a música autoral de forma intimista, contará com os cantores e compositores Bruna Moraes e Zé Terra. Amanhã, às 17h. Amsterdam 371. Rua Adolfo Bastos, 371, Vila Bastos. Tel: 4902-5828.

ESPAço tELEScóPIoApós uma década à frente do grupo Poucas Trancas, o mú-sico e compositor Rodrigo Régis está em carreira solo com ritmos que variam entre o rock e o folk. Domingo, às 17h. Rua Itapeva, 85, Baeta Neves. Entrada R$ 5 em dinheiro. Tel: 99677-7661.

São BERNARDo

São cAEtANo

cARRoS ANtIgoSO encontro mensal de carros antigos passa a ser realizado no último domingo do mês, com discotecagem Rick&Roll e feira de vinil. Domingo, das 9h às 13h. Estacionamento do Teatro Paulo Machado de Carvalho. Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Santa Maria.

MAgIc QuEENShow tributo a Queen e Freddie Mercury. André Abreu, que além de cantor é professor de canto, estudou a voz e os tons do vocalista por dois anos. Domingo, às 19h. Teatro Paulo Machado de Carvalho. Endereço ao lado. R$ 50 antecipado. bilheteriaexpress.com.br.

São cAEtANo

Doe Sangue

Para o companheiro Joaquim Soares Malta, ex-cipeiro e ex-integrante da Comissão de Fábrica na Maxion. Hemocentro Regional de São Bernardo do Campo – Colsan. R. Pedro Jacobucci, 440 – Jd. das Américas. São Bernardo. De segunda a sábado, das 8h às 13h (exceto feriado). Estacionamento gratuito na Rua Olavo Bilac, 240. Estádio 1º de Maio. Tel. 4332-3900.