discurso formatura 8ª série - e.e. evilázio de góes videira - 2011

3

Upload: leonardo-oliveira

Post on 10-Jul-2015

14.546 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Simples, porém bem escrito!

TRANSCRIPT

5/10/2018 Discurso Formatura 8ª S rie - E.E. Evil zio de G es Videira - 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/discurso-formatura-8a-serie-ee-evilazio-de-goes-videira-2011

5/10/2018 Discurso Formatura 8ª S rie - E.E. Evil zio de G es Videira - 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/discurso-formatura-8a-serie-ee-evilazio-de-goes-videira-2011

Discurso de Formatura – 8as Séries do Evilázio de Góes Videira do ano de 2011

” O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com queacontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoasincomparáveis. “

Essa frase de Fernando Pessoa retrata bem o importante momento pelo qual estamospassando.

Intenso. Inexplicável. Incomparável. Assim foi esse tempo em que estivemos unidos.Um período no qual descobrimos o mundo: estudamos, brincamos, aprendemos, sorrimos...Juntos, alunos, funcionários e professores vivemos intensamente muitos momentos alegres,produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, sabemos, permanecerão emnossas vidas, como uma marca muito agradável em nossos corações. Cativamos e fomoscativados.

Responsabilidade aprendemos a ter também. Responsabilidade com nossas palavras,com nossas atitudes... com toda a nossa vida, enfim. Responsabilidade, ao contrário do que

muitos dizem, é liberdade. Liberdade de escolher nosso próprio caminho e de defender demaneira racional interesses em prol da coletividade, pois tivemos verdadeiras lições de umaarte chamada política. Liberdade de trilhar veredas possíveis e impossíveis. Escolher o destino.O futuro. Nossa escola nos preparou para isso. O que somos hoje é, em grande parte, fruto docaminho percorrido durante todos esses anos em nosso adorado Evilázio. Não temos medo doque virá.

É importante não nos esquecermos de onde viemos e que mudanças sofremos aolongo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos. Dolorosos sim, pois assistimosa algumas tentativas de baixar o padrão de ensino desta instituição. Talvez não tenha sidopior graças a grandes professores que tivemos, que não só se preocuparam em cumprir suas

obrigações profissionais, mas souberam defender a qualidade dos ensinamentos - cada umcom sua abordagem e sua filosofia de vida. Somos sinceramente gratos.

Tivemos a oportunidade de conviver com todo tipo de pessoas. Dentre elas, muitosalunos destacaram-se . Alguns como questionadores; outros, pela capacidade de expressãoe liderança; outros primaram pela organização e pontualidade. Há também aqueles queforam verdadeiros exemplos de dedicação e persistência. E como não poderia faltar, aquelesresponsáveis por alegrar todas as aulas e motivar os amigos.

Ah, as amizades... Essas, não precisamos nem comentar, pois sem dúvida sãosinceras repletas de carinho e dedicação. E a todos esses queridos amigos com quem nãoconviveremos mais diariamente nessa nova fase da vida, só temos a dizer muito obrigado.

Até mesmo nos momentos de adversidade, aprendemos. Aprendemos a ser maishumildes e a trabalhar em equipe.

5/10/2018 Discurso Formatura 8ª S rie - E.E. Evil zio de G es Videira - 2011 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/discurso-formatura-8a-serie-ee-evilazio-de-goes-videira-2011

E nesse momento tão importante, gostaríamos de homenagear, e também de recordar certas manias e momentos inesquecíveis de nossos queridos mestres: Quem não se lembrados famosos momentos de tortura durante as explicações na aula de Geografia? O professor Paulo e sua personalidade revoltada contra os Estados Unidos? Não podemos esquecer dailustre professora Nilcéia de Português e seu “colega” Sr. Microfone. E de todos os nossos

instrutores de Matemática neste ano, que nos deixaram de cabelo em pé por causa dascomplicadas equações e aquelas letras e números que deixava grande parte de nós comaquele imenso ponto de interrogação pregado na testa; não deixando de citar a Valquíria eseu jeito “flash” de dar explicações referente à matéria. E de todas essas manias, uma, emespecial, ficou nitidamente registrada em todos nós: a mania de ensinar, de se dedicar, detransmitir aos seus alunos conceitos úteis e duradouros, de se empenhar ao máximo. É nossodesejo que fique aqui registrado um muito obrigado por essas aulas tão gostosas, divertidas ebem trabalhadas de que pudemos usufruir. Estamos convictos de que todas essas experiênciaspodem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos e servemde modelo para o que devemos e o que não devemos repetir. Muito obrigado, mestres, por dividirem conosco os ensinamentos, e desculpem a conversa e a agitação “eles” fazem parteda idade.

Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que esse momento não é um momento detristeza porque nos despedimos. Não; esse é um momento de reflexão, de aceitação. De olhar para frente. Um momento de admitir que a vida de cada um de nós é feita de fases. Tudomuda. O mundo muda; mudamos nós. Amadurecemos, e não envelhecemos, só envelhecequem quer. Nossas prioridades mudam e mudarão; nossa leitura de mundo, também. Devemosnão nos entristecer porque as coisas acabaram, e sim agradecermos porque elas existiram.Aliás, nada aqui acabou; muito pelo contrário. Esse é tão somente o começo, o ponto departida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. Mudar a própriasina, mudar a realidade que nos cerca. Chegou a vez dessa geração, da nossa geração,

mostrar para o mundo lá fora que tipo de ensinamento que recebemos. Chegou a hora e a vezde mostrar nossa cara, nossa cara de orgulho por ter sido aluno do Evilázio. Ou melhor, umavez Evilázio, eternamente Evilázio.

Nossa formatura é um momento de orgulho em nossas vidas, um acontecimento felize inesquecível, abrilhantado por momentos de profundo contentamento, alegrias e grandesesperanças para o futuro.

Dedicado à todos os alunos da 8a Série A!

Leonardo Moraes de Oliveira