diretoria do sitramico-rj marcando presença no dia da...

4
Edição setembro 2013 Diretoria do SITRAMICO-RJ marcando presença no Dia da Luta, 11 de julho. Agora é hora de voltar às ruas! Veja no verso a pauta da Classe Trabalhadora e entenda nossas reivindicações.

Upload: others

Post on 30-May-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diretoria do SITRAMICO-RJ marcando presença no Dia da …sitramico-rj.org.br/wp-content/uploads/2014/01/Edição-3-2013.pdf“Cabral, vá com Paes e leve o Santa!” e continuavam

Edição setembro 2013

Diretoria do SITRAMICO-RJ marcando presença no Dia da Luta, 11 de julho. Agora é hora de voltar às ruas!Veja no verso a pauta da Classe Trabalhadora e entenda nossas reivindicações.

Page 2: Diretoria do SITRAMICO-RJ marcando presença no Dia da …sitramico-rj.org.br/wp-content/uploads/2014/01/Edição-3-2013.pdf“Cabral, vá com Paes e leve o Santa!” e continuavam

2 SITRAMICO-RJ

Fim do Fator Previdenciário evalorização das aposentadorias

Lutamos pelo fim do fator previdenciário, que re-duz o valor das aposentadorias. É preciso criar umanova regra que não prejudique ainda mais os traba-lhadores/as aposentados/as. Defendemos a recom-posição do poder de compra das aposentadorias eformas para aumentar o acesso do aposentado aremédios gratuitos, transporte, lazer e outros itensindispensáveis aos idosos.

Reforma AgráriaPara aumentar a produção de alimentos para o povo

brasileiro, fixar as famílias no campo e gerar trabalho erenda no meio rural é preciso uma reforma agrária efe-tiva, urgente, com revisão dos índices de produtivida-de e limites para a propriedade da terra; expropriaçãode terras e sua destinação à Reforma Agrária ondehouver flagrante de trabalho escravo; fortalecimentoda agricultura familiar com a ampliação e facilitação doacesso ao crédito, infraestrutura, pesquisa e políticaspúblicas de comercialização e distribuição.

Suspensão dos Leilõesde Petróleo

O patrimônio bilionário que está sendo entregueao capital privado nos leilões de petróleo e gás po-deria resolver os problemas estruturais do Brasil sefosse apropriado pela nação e investido em benefí-cio da população. Hoje, a maior parte dessa riquezaestratégica é apropriada pelas empresas produto-ras e cada vez mais o capital privado avança sobreesses recursos. Precisamos barrar os leilões – opetróleo tem que ser nosso!

Transporte público ede qualidade

Apoiamos os atos pela revogação da tarifa, porémentende que o problema não se resume aos valorescobrados pelo serviço e que é urgente a mudança paraampliar e tornar o sistema mais acessível e de qualida-de. Hoje, a classe trabalhadora e a população em geralpagam muito caro por um serviço de péssima qualida-de e que gera altos lucros para o empresariado. Defen-demos a realização de uma conferência nacional sobremobilidade urbana, para garantir um amplo debate se-guido de propostas que promovam a ampliação e amelhoria da qualidade do transporte urbano coletivo emtodos os modais (ônibus, trem, metrô, VLP).

Contra a PL 4330,sobre Terceirização

“Não concordamos com processos que reduzemdireitos dos trabalhadores”, disse a presidente doBrasil, Dilma Rousseff, em entrevista à Rádio BrasilAtual e à Rádio ABC. A votação está marcada parao dia 3 de setembro, pelo congresso. Por isso, com-panheiros, temos que mostrar a nossa indignação.Os/as trabalhadores/as terceirizados/ as devem teros mesmos direitos dos trabalhadores contratadosde forma direta! O PL beneficia empresas fraudu-lentas, que demitem trabalhadores diretos e os con-tratam como terceirizados.

10% do PIB para a EducaçãoApesar do grande avanço, após a sanção presi-

dencial da lei que destina 75% dos royalties do Pe-tróleo para a Educação, ainda temos uma grandeluta pela frente para garantir que 10% do PIB sejamvoltados para o investimento nas escolas públicasdo país. Assim, o Brasil poderá ter uma educaçãopública e de qualidade, em todos os níveis e moda-lidades de ensino, com universalização no acesso,valorização dos/as professores/as - com salários econdições dignas de trabalho.

10% do Orçamento daUnião para a Saúde

Após a aprovação da presidente, foi garantido que25% dos royalties sejam destinados à Saúde Pública,mas, além disso, defendemos que 10% da receita bru-ta do País sejam destinados para este fim. O objetivoé garantir mais recursos para o fortalecimento do SUS(Sistema Únicos de Saúde), tornando-o ainda maisuniversal e integral. O SUS é a proposta de políticapública de saúde mais avançada do mundo, mas épreciso ampliar o acesso com qualidade ao programa.

Redução da jornada detrabalho para 40h semanais,

sem redução de salárioA redução da jornada de trabalho para 40 horas

semanais, sem redução de salário, garante a cria-ção de mais empregos com carteira assinada e pro-porciona mais qualidade de vida aos trabalhadores/as e trabalhadoras, que terão mais tempo para sededicar aos estudos, à família, à cultura e ao lazer,aos esportes, à saúde e à vida!

Page 3: Diretoria do SITRAMICO-RJ marcando presença no Dia da …sitramico-rj.org.br/wp-content/uploads/2014/01/Edição-3-2013.pdf“Cabral, vá com Paes e leve o Santa!” e continuavam

SITRAMICO-RJ 3

BR Distribuidora

ACT 2013/2014

CPRM

Falta de avanços e grande mobilização dostrabalhadores marcam a segunda rodada

SINDICOM

Acompanhamento daConvenção Coletiva de 2013

TRAMICO-RJ voltou a se reunir comos trabalhadores da empresa, destavez para a realização de uma assem-bleia informativa em torno da segun-da rodada de negociações salariais.Na ocasião, a Presidente do Sindi-cato, Lígia Deslandes, e o DiretorJoão Leonel, explicaram os desdo-bramentos do informativo sobre asirregularidades na empresa.

Além disso explicaram que a

de três horas de reunião, o patro-nal manteve a proposta econômi-ca de manutenção do IPCA. So-bre as cláusulas sociais, apesar daapresentação da empresa, enten-demos que não houve avanços.Por conta disso, a proposta foi re-jeitada em mesa e uma nova ro-dada está prevista para a primei-ra quinzena de setembro.

No dia seguinte, 16 de julho, o SI-

No dia 15 de agosto, o SITRA-MICO-RJ, em apoio aos trabalha-dores da CPRM, realizou um ato emfrente à empresa, na Av. Pasteur,em Botafogo. Nos últimos meses,recebemos várias denúncias dosfuncionários da companhia, cons-tando diversas irregularidades.

A ação foi seguida pela segun-da rodada de negociações salari-ais do XXVII ACT. Em pouco mais

empresa ainda não havia apresen-tado nenhum avanço nas cláusulaseconômicas. Lá, os companheirostiveram a oportunidade de demons-trar suas insatisfações e exigiramuma faxina moral na empresa.

“Não seja uma bela pintura esim uma moeda que de um ladomostra a cara e do outro o seuvalor”, exclamou Leonel no fim dasassembléias.

Funcionários da CPRM mostram a indignação através de cartazes:“Cabral, vá com Paes e leve o Santa!” e continuavam com os dizeres “Nós

passamos”, que faz menção aos problemas envolvendo o vínculo 3. Trabalhadores exigem respostas da empresa!

não recebeu as respostas daempresa sobre as irregularida-des na AMS. O Sindicato temuma reunião agendada com oDiretor da área na empresa eassim houver mais detalhes,comunicaremos.

No início de setembro, o SI-TRAMICO-RJ inicia as reuniõesjunto a BR para o acordo cole-tivo deste ano. A pauta de rei-vindicações foi divulgada, jun-tamente com o último informa-tivo especial. O sindicato ainda

acordo coletivo, firmado no iníciode 2013. Entre os tópicos estão:Terceirização, Segurança, Abaste-cimento nos Aeroportos, Carrega-mento de Caminhões e PPP (Per-fil Profissiográfico Previdenciário).

Na primeira quinzena de Se-tembro, o SITRAMICO-RJ reúne-se com a bancada do SINDICOMpara o Encontro Quadrimestral .Na reunião, serão debatidos as-suntos remanescentes do último

Nota de FalecimentoÉ com grande pe-

sar que o SITRAMI-CO-RJ comunica o fa-lecimento do compa-nheiro Kleber Ferrei-ra, nosso Diretor Ad-ministrativo, ocorridono dia 7 de agostoKleber participou daDiretoria do Sindicatonos últimos oito anose nos ajudou na mo-ralização da entidade.

Page 4: Diretoria do SITRAMICO-RJ marcando presença no Dia da …sitramico-rj.org.br/wp-content/uploads/2014/01/Edição-3-2013.pdf“Cabral, vá com Paes e leve o Santa!” e continuavam

4 SITRAMICO-RJ

Faltou gás na contraproposta...Em dois dias de reunião

com o Sindigás, apresenta-mos a pauta de negociaçõese detalhamos cada um dos38 itens listados. Como res-posta, recebemos apenas areposição do INPC na maio-

ria das cláusulas. Sendo as-sim, nos dias 23 e 24 de se-tembro, teremos uma novarodada de negociações. Pre-cisamos de toda a categoriamobilizada nesta luta e lem-brem-se:

NGB

Supergasbras

Copagaz

Liquigás

Sindicatos em ação

Ultragaz

Diga NÃO à rádio tamanco!Informações oficiais, só pelo jornal do

sindicato, site www.sitramico-rj.org.br ouFacebook www.facebook.com/sitramicorj