diretores da fecon/mg tomam posse no crcmg...2 central sindical dos profissionais - csp faz...

16
Edição 14 -MARÇO 2012 - Ano 3 - 1ª Edição: 12/2009 PG. 3 Banco de Horas PG.4 PODE CANCELAR MAIS DE 29 MIL REGISTROS JUNTA COMERCIAL PG.7 PG. 08 a entrega da DIRPF 2012 Começou dia 1º de março PG. 11 PG. 13 Segunda via do CPF pode ser emitida por internet Consultas de candidatos no SPC e na Justiça antes contratação A Nova Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG Representantes do SEBRAE, ACIU, SINDICATO DOS CONTABILISTAS e JUCEMG. Matheus de Carvalho (Presidente do BDMG ao centro) com os diretores da Fecon/MG Orias Freitas, Simone Claudino, Rogério Noé e Baltasar Mendes Diretoria da Fecon reune-se com o Deputado Federal Paulo Piau EFD-PIS/Cofins deve ser entregue até dia 14/03/2012 por empresas de Lucro Real Novidades no 1º Exame de Suficiência de 2012

Upload: others

Post on 17-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

Edição 14 -MARÇO 2012 - Ano 3 - 1ª Edição: 12/2009

PG. 3Banco de Horas

PG.4

PODE CANCELAR MAIS

DE 29 MIL REGISTROS

JUNTA COMERCIAL

PG.7

PG. 08

a entrega da DIRPF 2012

Começou dia 1º de março

PG. 11

PG. 13Segunda via do CPF pode

ser emitida por internet

Consultas de candidatos

no SPC e na Justiça

antes contratação

A Nova Empresa Individual

de Responsabilidade Limitada

(EIRELI)

Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG

Representantes do SEBRAE, ACIU, SINDICATO DOS CONTABILISTAS e JUCEMG.

Matheus de Carvalho (Presidente do BDMG ao centro) com os diretores da Fecon/MG Orias Freitas,

Simone Claudino, Rogério Noé e Baltasar Mendes

Diretoria da Fecon reune-se com o Deputado Federal Paulo Piau

EFD-PIS/Cofins deve ser

entregue até dia 14/03/2012

por empresas de Lucro Real

Novidades no 1º Exame

de Suficiência de 2012

Page 2: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

2

CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É I A , R E P R E S E N TA N D O O S I N D I C A T O D O S C O N T A B I L I S T A S D E UBERABA, O PRESIDENTE MAURO SÉRGIO DE MELO E O SECRETÁRIO CARLOS ALBERTO LEMES.

Reestruturada e decidida e se tornar uma nova alternativa de o rgan ização pa ra os trabalhadores do país, a CSP já congrega mais de 300 entidades filiadas, entre sindicatos e federações. Em Congresso realizado no último dia 7 de fevereiro, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, foi conduzido à Presidência d a C e n t r a l S i n d i c a l d e Profissionais (CSP), entidade que congrega mais de 300 entidades sindicais do país inteiro. O evento ocorreu no hotel M ô n a c o C o n v e n t i o n , e m Guarulhos/SP, reuniu 321 dirigentes sindicais, de 23 estados brasileiros, e teve como lema "Sindicatos Fortes. Brasil Mais Justo". E m u m d i s c u r s o aclamado, Neto detalhou os princípios que vão orientar asações da Central. "Uma central sindical deve catalisar as forçasprogressistas da sociedade,

deve mostrar compromisso com o Brasil e os trabalhadores; deve ter capacidade de promover e acompanhar os avanços da sociedade; deve ter firmeza na defesa da unicidade sindical e da contribuição compulsória; deve ter pluralidade interna e capacidade de garantir espaço para todos os dirigentes sindicais filiados", disse o presidente, em meio a muitos aplausos. Reestruturada e decidida e se tornar uma nova alternativa d e o r g a n i z a ç ã o p a r a o s trabalhadores do país, a CSP já nasceu grande e seus dirigentes trabalham para torná-la uma das três maiores centrais do país. A filiação do Sindpd à entidade ocorreu recentemente após disputas internas na antiga central. Além da definição do corpo diretivo, os dirigentes traçaram as principais metas da CSP, que será uma central apar t idár ia e pr ior izará o fortalecimento dos sindicatos. "Acredito que o principal problema do país está situado na fome e na miséria que ainda persiste, arrastando milhões de brasileiros para uma vida indigna, para uma s i t u a ç ã o d e g r a d a n t e e humilhante. Como combatemosisso? Com a aceleração do processo de distribuição de renda, com salários maiores, com avanço nos direitos. Nós tivemos poucas situações como esta na história do Brasil. Este é o momento ideal para avançarmos e consolidarmos a rede de p r o t e ç ã o s o c i a l d o s trabalhadores, é hora de reduzir a jornada de trabalho, é hora de m e l h o r a r m o s o s i s t e m a prev idenciár io , é hora de melhorarmos o rendimento dos aposentados, dos trabalhadores do campo, da cidade, enfim, de todos", destacou o presidente.

Para tanto, segundo o pres idente, é necessár io sindicatos fortes e organizados. "E como podemos ajudar a mudar a realidade? Lutando. Lutando por mais direitos, por m e l h o r e s s a l á r i o s , p o r ampl iação da renda, por melhores condições de trabalho. Este é o papel dos sindicatos, fazer com que a renda gerada pelo trabalho seja distribuída de f o r m a m a i s j u s t a , m a i s igualitária. Está na hora do movimento sindical dar o salto de qualidade que a realidade nos cobra. Chega de sermos somente contra. Está na hora de nos tornarmos agentes da transformação, de sermos propositivos, de apontarmos as soluções que o Brasil e os trabalhadores esperam de nós. Chega do tudo ounada", frisou Neto. A o r g a n i z a ç ã o d o congresso e a nova estruturação da CSP foram realizadas em tempo recorde, o que prova a e f i c i ê n c i a d e t o d o s o s envolvidos. "Mostramos aqui que temos competência. Em um prazo de 70 dias reconstruímos essa central, que será uma grande referência no Brasil. É uma central de sindicatos. Sem sindicatos, não tem organização de trabalhadores", declara, em seu discurso, Álvaro Ferreira Egea, secretário geral da CSP.

Page 3: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

3LEGISLAÇÃO

O chamado “Banco de Horas” é o mecanismo que possibilita a compensação do excesso de horas trabalhadas em um dia com a correspondente diminuição em outro, sem o pagamento de horas extras.

O referido “Banco de Horas” foi introduzido pela Lei nº 9.601/98 com a alteração do § 2º e instituição do § 3º do art. 59 da CLT.

Esta prática já vinha sendo adotada por muitas empresas, porém restritamente, dentro de uma mesma semana. A novidade consiste em aumentar o espaço de tempo para a compensação do acúmulo de horas de semanal para anual. Dependendo da função e das características das a t i v i dades empresa r i a i s , em determinados períodos do ano, estas tem maior necessidade de utilização de mão de obra (picos de produção) e em outras épocas uma morosidade produtiva que gera a ociosidade dos empregados.

O empregado que ocupa cargo de confiança estará sujeito ao banco de horas?

Os exercentes de cargo de confiança, ou seja, aqueles que exercem cargos de gestão, não estão sujeitos ao controle da jornada de trabalho nos termos do inciso II do art. 62 da CLT desde que o salário do cargo de confiança, compreendendo a gratificação de função, se houver, for superior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40%.

Ressaltamos que pelo fato de tais empregados não estarem sujeitos às disposições que regulam a duração do trabalho, não obedecerão a qualquer forma de controle de horário, não tendo, consequentemente, direito ao recebimento de horas extras, bem como não haverá como firmar acordo de compensação de horas e banco de horas.

Por outro lado se o exercente de cargo de confiança não estiver investido em cargo de gestão ou estiver sujeito ao controle da jornada de trabalho poderá firmar acordo de compensação de horas e banco de horas.

H á n e c e s s i d a d e d e homologar no Sindicato da Categoria a implantação pela empresa do Banco de Horas?

O § 2º do art. 59 da CLT es tabe lece que o acordo de compensação de horas (Banco de H o r a s ) d e v e s e r f i r m a d o obrigatoriamente com a participação do sindicato representativo da c a t e g o r i a p r o f i s s i o n a l , independentemente dos empregados serem maiores ou menores. Nesse documento devem constar as cláusulas e as condições para seu cumprimento. O sistema pode variar dependendo do que for negociado, mas o limite será sempre 10 horas diárias trabalhadas, não podendo ultrapassar, no prazo de 12 meses, a soma das jornadas semanais previstas. A cada período de 12 meses, recomeça o sistema de compensação e o novo Banco de Horas.

Como proceder com o banco de horas em caso de rescisão de contrato de trabalho?

Nos termos do § 3º do art. 59 da CLT, no caso de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, o trabalhador fará jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão e ao recebimento destas horas, com o acréscimo previsto na convenção ou acordo coletivo, que não poderá ser inferior a 50% da hora normal.

Quais os requisitos para a implantação pela empresa do Banco de Horas?

O acordo do Banco de Horas para ser implementado deve obedecer alguns requisitos principais:

a) previsão em convenção ou acordo coletivo de trabalho;

b ) a p r o v a ç ã o d o s e m p r e g a d o s d e v i d a m e n t e representados pelo sindicado da categoria;

c) jornada máxima diária de 10 horas;

d) jornada máxima semanal de 44 horas previstas durante o ano do acordo;

Nota: O art. 59, § 2º, da CLT estabelece o seguinte: Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas de um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.

Observa-se, pelo referido texto legal, que o excesso de horas de um dia pode ser compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda o período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais previstas.

Assim, considerando, por exemplo, uma jornada semanal de 44 horas, no período máximo de um ano, o empregado poderá realizar um total de Banco de Horas de 2.288 horas, ou seja, 44 horas, multiplicada por 52 semanas que compõem um ano.

Caso a jornada de trabalho seja de 30 horas semanais, por exemplo, o empregado poderá realizar um total de 1.560 horas de Banco de Horas (30 horas semanais x 52 semanas).

e) compensação das horas dentro do período máximo de um ano;

f)deve ser mantido pela empresa o controle individual do saldo de Banco de Horas;

g)pagamento do saldo das horas excedentes não compensadas no prazo máximo de um ano ou quando da rescisão de contrato de trabalho.

Quais as vantagens do banco de horas?

A instituição de banco de horas traz vantagens tanto para o empregador como para o empregado, como a diminuição das demissões, a melhor qual idade de vida do empregado, a d iminu ição do pagamento de horas extras e o atendimento às necessidades produtivas do empregador, ou seja, é instrumento saudável para os dois lados, desde que observadas as exigências legais.

Banco de Horas: O que é Banco de Horas?

Page 4: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

Em abril deste ano, mais de 29 mil registros de empresários e

sociedades empresárias que não tiveram movimentação de documentos

na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, após 1º de janeiro de

2002, e que não atenderem ao chamado para arquivamento de

documentos dentro do prazo, poderão ser cancelados.

Para evitar que a empresa seja declarada inativa, tendo seu registro

cancelado e perca a proteção do nome empresarial, o responsável deve

comunicar à Jucemg, entre 10 de fevereiro a 13 de abril de 2012, que

deseja mantê-la em funcionamento, ou informar a paralisação temporária

das atividades, ou ainda arquivar alterações contratuais ocorridas nos

últimos 10 anos.

A medida é feita com base nas disposições do artigo 60 da Lei

Federal 8.934/1994, no Decreto Federal 1.800 de 30/01/1996 e na

Instrução Normativa 72 de 28/12/1998 do Departamento Nacional de

Registro do Comércio.

O edital de convocação e a relação de empresários e sociedades empresárias sujeitas ao cancelamento estão disponíveis no endereço eletrônico www.jucemg.mg.gov.br , clicando no menu "Informações" e na sequência em "Cancelamento Administrativo".

No cancelamento as autoridades arrecadadoras - como Receita Federal, Receita Estadual, INSS e Caixa Econômica Federal - são comunicadas, não eximindo, no entanto, as empresas de eventuais responsabilidades tributárias, previdenciárias e outras, perante o poder público.

Fonte: Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais

JUNTA COMERCIAL PODE CANCELAR MAIS DE 29 MIL REGISTROS

INFORMATIVO

Page 5: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

05LEGISLAÇÃO

Os contribuintes com certificado digital e domicílio tributário eletrônico já podem juntar, pela internet, documentos a processos administrativos digitais da Receita Federal. O Fisco oferece, a partir do dia 27/02/2012, o aplicativo que permite a anexação de documentos por meio do C e n t r o V i r t u a l d e Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

C h a m a d o d e Programa Gerador de Solicitação de Juntada (PGS), o programa está disponível na página da Receita na internet. O contribuinte pode anexar documentos por iniciativa própria e, também, quando receber uma intimação

Receita Federal permite a contribuintes anexar documentos a processos pela internet

eletrônica via e-CAC.

A l é m d e esclarecimentos ao Fisco, o contribuinte pode enviar impugnações e recursos pela nova ferramenta. O envio é limitado a 14 arquivos no formato PDF, cada um com até 15 megabytes (MB). No caso de arquivos mais pesados, basta o contribuinte abrir outro pedido de anexação de documentos e repetir o procedimento.

C o m o e n v i o eletrônico, a comprovação de envios de documentos passa a ser automática. O contribuinte não precisa mais juntar comprovantes ou protocolos para provar o

repasse dos dados. Os arquivos serão analisados por um servidor daReceita e, se aprovados, s e r ã o j u n t a d o s a o processo. O andamento dos pedidos poderá ser acompanhado em tempo real no e-CAC.

O envio eletrônico só vale para pessoas físicas e jurídicas com certificação digital, ferramenta que atesta a identidade do contribuinte e permite a realização de transações com a Receita Federal pela internet. Obrigatória para as empresas e opcional para as pessoas físicas, a certificação digital custa cerca de R$ 200 e deve ser renovada a cada dois anos.

Page 6: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

06

Foi realizado no dia 5 de janeiro a posse de

1/3 da composição do plenário do CRCMG

para o biênio de 2012/2013. A cerimônia de

posse aconteceu às 9 horas no auditório do

CRC-MG e contou com a presença de

ilustres personalidades da classe contábil de

Minas Gerais. A Fecon/MG estava muito

bem representada pelo seu Presidente

Rogério Marques Noé, que tomou posse e

hoje faz parte deste conselho.

Presidente da Fecon/MG, Rogério Noé, durante a cerimônia de posse no CRCMG

Os demais membros da diretoria da Fecon/MG e também Pres identes de Sindica tos de Contabilidade filiados a mesma, que tomaram posse no conselho são:

- Simone Claudino (Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Gov. Valadares).

- Janilton de Paiva (Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Varginha)

- Luiz Auto Fanini (Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberlândia)

- Jairo Bahia (Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Teófilo Otoni)

Além da posse do conselho foi reeleito em sessão plenária e reconduzido por mais 2(dois) anos o Dr. Walter Roosevelt Coutinho como Presidente do CRCMG e membro efetivo da Academia Mineira de Ciências Contábeis.

Novos conselheiros fazem o juramento durante cerimônia de posse

Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG

EVENTOS

Page 7: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

07LEGISLAÇÃO

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu na quinta-feira (23/02), por unanimidade, que as empresas podem fazer consultas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), na Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa) e em órgãos policiais e do Poder Judiciário antes de contratar empregados. A ação havia sido movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que entendeu que a pesquisa era discriminatória.

O caso começou a ser apurado em

2002, por meio de denúncia anônima, que

informava que uma rede de lojas sergipana

fazia a pesquisa durante o processo seletivo. A

empresa se recusou a mudar a conduta e o

MPT decidiu abrir uma ação civil pública. A

primeira instância da Justiça condenou a

empresa a abandonar a prática, sob pena de

ser multada em R$ 10 mil a cada consulta. A

rede lojista também foi condenada a pagar

Empregadores podem consultar ficha de candidatos no SPC e na Justiça antes de contratar

indenização de R$ 200 mil por dano moral

coletivo.

A empresa recorreu à corte trabalhista

local que reverteu a primeira decisão. Para o

Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe os

concursos públicos também fazem exigências

rigorosas na contratação de candidatos e que

o caso só seria configurada discriminação se

houvessem critérios em relação a sexo,

origem, raça, cor, estado civil, situação

familiar ou idade.

A Segunda Turma do TST concordou

com o tribunal sergipano e ainda defendeu

que os cadastros em questão são públicos e

que não há violação da intimidade ao acessá-

los. Para os ministros, o empregador tem o

direito de consultar os antecedentes dos

candidatos para garantir que estão fazendo

uma boa escolha.

Page 8: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

08 LEGISLAÇÃO

A entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física ano calendário 2011, exercício 2012, podendo ser feita a partir das 8 horas do dia 1º de março, e até às 23h59m de 30 de abril, no sítio da Receita Federal naInternet,www.receita.fazenda.gov.br, mediante a utilização do programa de t ransmissão Receitanet, ou em disquetes nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

A expectativa é que o número de declarações atinja 25 milhões no Brasil e 2,3 milhões em Minas Gerais. No ano passado foram entregues respectivamente 24,3 milhões e 2,2 milhões.

A primeira novidade é que serão aceitas, para abatimento na declaração atual, as doações feitas entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2012 enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O valor doado por cada contribuinte poderá ser de até 3% do imposto devido, observado o limite global de 6% do valor total do imposto devido para as deduções de incentivo.

Outra novidade é que os contribuintes Pessoa Física com renda superior a R$ 10 milhões terão que utilizar certificado digital para a apresentação da declaração.

A Receita utilizou o índice de 4,5% determinado pela legislação para reajustar os valores das declarações este ano.

Com base no reajuste, só estará obrigada a apresentar a DIRPF 2012 a pessoa física que

recebeu no ano calendário 2011 rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 23.499,15, ou que recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

O contribuinte que não entregar a declaração no prazo ficará sujeito à multa de 1% ao mês calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido. Terá como valor mínimo R$ 165,74; máximo, 20% do IR devido.

90 anos do Imposto de Renda no Brasil

Esse ano o Imposto de Renda completa 90 anos de sua instituição no Brasil. Criado em 1922 por força do artigo 31 da Lei nº 4.625 de 31 de dezembro de 1922. Em 04 de setembro de 1924, foi oficialmente instituída a p r i m e i r a d e c l a r a ç ã o d e rendimentos Imposto de Renda Pessoas Física e Jurídica, pelo Decreto nº 16.581. Hoje, a declaração pode ser preenchida e entregue de forma segura e fácil, sem que o contribuinte precise sair de sua residência. Mas nem sempre foi assim. A história desse imposto é rica e interessante, veja abaixo, alguns fatos marcantes, na evolução do imposto mais importante do Brasil:

• Em 1943, o Imposto de Renda alcança um marco inédito: primeiro lugar em arrecadação com 28 ,9% dos c réd i t os ordinários da União. A partir daí e até 1978, dividiu com o Imposto de Consumo, depois Imposto sobre Produtos Industrializados, a liderança na arrecadação dos tributos federais. Desde 1979, o Imposto de Renda é um dos que

mais arrecada entre os tributos de competência da União.

• A partir da declaração do exercício de 1963, a pessoa física ficou obrigada a apresentar relação de bens que constituem o seu patrimônio e de seus dependentes.

• No exercício de 1976, ano calendário de 1975, foi i n s t i t u í d a a t r i b u t a ç ã o simplificada. Foram criados dois formulários para um mesmo exercício: Modelo Completo (MCT) e Modelo Simplificado Opcional (MSO).

• E m 1 9 9 1 f o i disponibi l izada a pr imeira declaração de ajuste anual do Imposto de Renda Pessoas Físicas e Jurídicas em meio magnético. O programa foi escrito em linguagem clipper para ambiente DOS. Apenas 3% dos dec la ran tes ade r i r am ao disquete.

• Em 1997, houve dois marcos tecnológicos: a entrega da declaração via Internet e a consagração def ini t iva do programa de Imposto de Renda, com mais da metade dos contribuintes utilizando meio magnético.

• Com o fim do formulário em papel no ano passado, 100% das declarações são feitas em meio magnético, colocando o Brasil na vanguarda tecnológica do imposto de renda em âmbito mundial.

F o n t e : A s s e s s o r i a d e Comunicação da DRF.

Começou dia 1º de março a entrega da DIRPF 2012

Page 9: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

Prezados(as) Contabilistas,A Federação dos Contabilistas do Es tado de Minas Gera is , representando seus 29 sindicatos filiados, conseguiu vitórias importantes para a categoria no estado em 2011. A mais recente delas, e importantíssima, foi o adiamento do SPED Fiscal em um esforço em conjunto com o Sinescontábil e o Sistema Fecomércio Minas e a luta contra as multas abusivas.

Para que a Fecon/MG e seus sindicatos continuem na busca demelhorias de trabalho para a categoria , a contribuição sindical é o tributo obrigatório e importante para o custeio desta es t ru tura e a t iv idades . É necessário que os contabilistas se conscientizem e não deixem de realizar o pagamento em 2012, pois sem esse financiamento todo o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos pode ficar prejudicado. Procure o sindicato local e r e a l i z e o p a g a m e n t o .

A Fecon/MG e os sindicatos oferecem uma gama de prestações

de serviços com descontos e facilidades únicas nas áreas de saúde, seguros, entre outros, além de cursos e treinamentos de ape r f e i çoamen tos pa ra o s profissionais na área fiscal, contábil, pessoal e administrativa. Em 2011 levou ao interior mais de 150 cursos com o projeto Caravana de Saber, em parceria com a Fecomércio Minas, Sebrae e Fiemg, e em 2012 a meta é ultrapassar 200 cursos. O Fórum de Debates – Pinga Fogo – em Belo Horizonte, é um evento realizado u m a v e z p o r m ê s o n d e c o n t a b i l i s t a s , e s t u d a n t e s , empresários e demais interessados podem tirar dúvidas e debater sobre determinado assunto de

forma gratuita na sede da entidade.

Hoje a Fecon/MG pensa à frente emum sindicalismo moderno, t r a n s p a r e n t e , é t i c o e principalmente atuante junto à Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial e Prefeituras. E é através desse caminho que e s t a m o s o b t e n d o v á r i a s conquistas para a classe contábil nos últimos anos e será dessa f o r m a q u e a F e c o n / M G continuará realizando seu trabalho. Por isso é importante que todos os contabilistas realizem o pagamento da contribuição sindical.Atenciosamente,Rogério Noé Presidente

Carta aos Contabilistas de MGINFORMES DA FECON

Page 10: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

10 EVENTOS

No dia 14/02/2012, o

Sindicato dos Contabilistas de Uberaba realizou o IEncontro com Contabilistas e Empresários no auditório da ACIU. O evento foi promovido em parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), com a Prefeitura Municipal de Uberaba, através das Secretarias Municipais da Fazenda e de Planejamento e com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu).

Ma is de 60 pessoas participaram da atividade, que reuniu, além de representantes de várias instituições, autoridades do m u n i c í p i o , q u e e n t r e e l a s des tacamos a presença do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba, Mauro Sérgio de Melo, da diretora de projetos da Jucemg, Maira Vaz de Melo Patry, do gerente do Sebrae-MG na região Oeste, Marden MárcioMagalhães, do secretário municipal de Fazenda, Edvar Newton Pereira, do secre tá r io mun ic ipa l de Planejamento de Uberaba, Karim Abud Maud e do presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto.

O evento visa a integração dos órgãos e aproximação dos contribuintes com ofisco municipal, fazendo com que estas parcerias, traga diversos benefíciospara os empresários, entre eles ações preventivas de fiscalização e não punitivas. Onde a Prefeitura Mun ic ipa l de Uberaba vem p rocu rando sen ta r com os contabilistas, para estudar as alterações na legislação e discutindo asdemais ações que atinjam diretamente os empresários em geral. Em Uberaba, empresas poderão ser abertas em cinco dias

I Encontro com Contabilistas e Empresários

Keli Oliveira, supervisora da

Jucemg em Uberaba destacou que o processo de abertura de empresas no município tornou-se ainda mais ágil e simplificado.

E l a a p r e s e n t o u a o s participantes as etapas do processo de abertura e formalização de empresas, além de abordar as principais ações e competênciaslegais da instituição.

Segundo a supervisora, o prazo médio de abertura de empresas em Uberaba foide 15 dias em 2010. “A média em 2011 alcançou nove dias e a atual é de cincodias, o que representa um avanço significativo e uma grande conquista que beneficia os usuários”.

Os participantes receberam ainda, capacitação sobre a Lei do Empreendedor Individual sob consultoria do Sebrae-MG.

Manoel Rodrigues Neto ressaltou a diminuição dos prazos para abertura de umaempresa. “Antes era de 60 dias e atualmente é possível concluir toda aformalização do empreendimento em

apenas quatro dias”, completou,enaltecendo o apoio da Jucemg. Arranjos Produtivos Os A r ran jos P rodu t i vos de Capacitação contribuem de maneira direta para ageração de riqueza e trabalho em Minas Gerais, por meio de informações queestimulam o desenvolvimento dos n e g ó c i o s . E m p r e s á r i o s e empreendedoresrecebem orientações por meio de cartilhas e palestras sobre registro,formalização e gestão de empresas, tanto para quem está abrindo, como paraquem pretende melhorar a gestão de seu empreendimento, evitando oenfraquecimento do negócio nos primeiros anos de sua existência.Os A r ran jos P rodu t i vos de Capacitação acontecem de forma contínua em todoEstado, promovidos pela Jucemg, por meio da Escola Permanente, parabeneficiar o meio empresarial.

Representantes do SEBRAE, ACIU, SINDICATO DOS CONTABILISTASe JUCEMG.

Page 11: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

11

Pau lo Leona rdo V i l e l a

Cardoso

Advogado e autor do livro “O

E m p r e s á r i o d e

Responsabilidade Limitada”

Durante décadas o

brasileiro se viu forçado a

cons t i t u i r seu negóc io

sonhado, sendo obrigado a

chamar alguém para participar

c o m e l e d o n o v o

empreendimento. Geralmente

o cônjuge, filho, irmão ou um

amigo de sua confiança. Tudo

para buscar a proteção

patrimonial conferida pelas

sociedades limitadas desde a

publicação do Decreto nº

3.708 de 1919, o que foi

postergado com a vigência do

Código Civil de 2002 até a fase

atual.

A grande chamada para

a constituição das sociedades

limitadas, seja por pequenos,

méd ios e a té g randes

empreendimentos, era a

proteção patrimonial conferida

aos bens particulares dos

sócios, que, em regra, não

s e r i a m a t i n g i d o s p e l o

pagamento de dívidas da

sociedade.

Contudo, esta regra

não é absoluta, pois, em casos

de fraude, caracterizada pelo

desvio de finalidade ou

confusão patrimonial, bem

como quando não existir uma

escrituração regular dos livros

empresariais, os bens dos

sócios poderão ser atingidos,

o que, de fato, traz transtornos

t a n t o a o v e r d a d e i r o

empreendedor quanto àquele

q u e s i n g e l a m e n t e

“emprestou” seu nome.

Percebi a necessidade

de adequar a proteção

patrimonial aos bens dos

empreendedores, até então

c o n f e r i d a a p e n a s à s

sociedades limitadas, para o

Empresário Individual. Daí,

parti para a redação do

anteprojeto de lei, que

con fe r i a a c r i ação do

Empresário Individual de

Responsabilidade Limitada,

pessoa jurídica, composta por

apenas um empreendedor, e

com clara separação e

proteção patrimonial.

Enfim, e com o apoio da

Associação Comercial de

Uberaba e do Rotary Club,

especialmente o denominado

“Rotary Club Portal do

Cerrado” , apresente i o

trabalho ao deputado federal

Marcos Montes Cordeiro, que

levou o projeto para criação da

nova forma de empresa ao

C o n g r e s s o N a c i o n a l .

Aprovado com emendas na

Câmara e no Senado foi

sancionado pela presidente

Dilma Rousseff em julho de

2011, com plena vigência a

partir de 9 de janeiro de 2012,

através da Lei 12.441/2011.

A lei cria uma nova

personalidade jurídica, a

Empresa Ind iv idua l de

Responsabilidade Limitada,

permitindo que qualquer

p e s s o a n a t u r a l p o s s a

empreender o seu novo

negócio, com a mesma

p r o t e ç ã o p a t r i m o n i a l

conferida pela sociedade

l imitada, porém com a

exigência de integralização de

um capital mínimo equivalente

a 100 (cem) salários mínimos.

A Lei que institui o Eireli será

tema de curso dentro da

C a r a v a n a d o S a b e r ,

intermediado pela FECON-

MG, que tem dado, Através do

seu Presidente Rogério Noé,

especial atenção ao Tema.

A Nova Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

INFORMES DA FECON

Page 12: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

INFORMES DA FECON

Entidades podem levar crédito

para todos os municípios

Em solenidade realizada

nesta quinta-feira, 16, na sede da

Fecomércio, o presidente do

BDMG, Matheus de Carvalho

a s s inou con t r a to com as

federações das Associações

Comerciais e Empresarias

(Federaminas), do Comércio de

Bens, Serviços e Turismo

(Fecomércio), dos Contabilistas

(FECON) e das Indústrias

(FIEMG) abrindo limite potencial

p a r a q u e o s s i n d i c a t o s ,

associações e regionais a elas

filiados possam trabalhar como

correspondentes bancários do

BDMG.

Fecon/MG e outras Federações irão atuar com o correspondentes BDMG

Matheus de Carvalho (Presidente do BDMG ao centro) com os diretores da Fecon/MG Orias Freitas,

Simone Claudino, Rogério Noé e Baltasar Mendes

Em seu pronunciamento, Matheus de Carvalho disse que o momento é importante para o Banco, pois a partir da assinatura dos contratos, o BDMG tem mais condições de cumprir sua meta de levar crédito para o empresário mineiro, onde quer que esteja. O objetivo é criar uma rede para cobrir todo o Estado. “Já estamos trabalhando com as cooperativas de crédito e a p a r t i r d e a g o r a , c o m a s federações, podemos levar nossas linhas de financiamento e condições adequadas para todos os municípios. Dentro de um ou dois anos espero estar aqui novamente para comemorar os resultados dessas parcerias” afirmou. O presidente da Fecomércio, Lázaro Luis Gonzaga, lembrou a importância da integração das

entidades patronais e do governo fortalecendo a economia de Minas e dando oportunidade aos empresários de todas as regiões. R o g é r i o M a r q u e s N o é , presidente da FECON, disse que os contabilistas já trabalham levando as soluções financeiras do BDMG para os empresários no interior e que agora, a oportunidade de trabalhar como correspondente bancário, é um marco desta parceria. Simone Claudino, diretora da Fecon/MG, que teve papel fundamental na elaboração do Projeto, destacou a importância desta ação para os empresários do interior mineiro e toda a economia do estado. A Fecon/MG congrega cerca de 50 mil contabilistas em seus 29 sindicatos filiados. Wander Luiz Silva, presidente da Federaminas, disse que é muito bom ver à frente do BDMG um executivo que conhece e entende as demandas das micro e pequenas empresas, haja vista s u a p a s s a g e m p e l o SEBRAE/MG por quatro anos. “Esse convênio já nasce forte porque todas essas federações têm muitas entidades filiadas. Com certeza, a partir de agora, o dinheiro estará á disposição de todas as empresas” disse. Olavo Machado Júnior, presidente da F I E M G f a l o u s o b r e a importância da congregação de forças das classes empresariais. “Aqui em Minas temos um banco de desenvolvimento que neste momento fortalece a nossa união. Vamos trabalhar juntos pelo fortalecimento de Minas Gerais” conclamou a todos.

Page 13: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

ATUALIZAÇÃO

A segunda via do CPF

foi liberada no site da Receita

Federal para qualquer

c idadão que necess i te

comprovar que está inscrito no

Cadastro de Pessoas Físicas.

Antes, a emissão do

comprovante de inscrição no

site da Receita Federal só era

permitida para quem era

cadastrado no Centro de

Atendimento ao Contribuinte

(e-CAC), mediante o uso de

certificado digital ou código de

acesso obtido com o número

do recibo das duas últimas

declarações do

Imposto de Renda. Segundo a

Receita, tais exigências

tornavam inacessível a

obtenção do documento para

cerca de 140 milhões de

brasileiros, que estavam

obrigados a declarar e não

tinham o certificado digital.

A Receita Federal

deixou de emitir o CPF em

plástico em junho do ano

passado.

O comprovante de

inscrição no cadastro passou

a ser gerado no ato do

atendimento, realizado pelo

Banco do Brasi l , pelos

Corre ios e pe la Caixa

Econômica Federal , ou

quando impresso a partir da

página da Receita Federal na

internet.

Segunda via do CPF pode ser emitida por internet

EFD-PIS/Cofins deve ser entregue até dia 14/03/2012 por empresas de Lucro Real

A Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins (EFD-PIS/Cofins), referente aos fatos geradores a partir de janeiro de 2012, deverá ser apresentada por pessoas jurídicas em geral, optantes pelo Lucro Real até o d i a 1 4 d e m a r ç o . " A s o r g a n i z a ç õ e s q u e n ã o entregarem até o prazo determinado serão multadas em R$ 5 mil por mês-calendário ou fração", afirma Reinaldo Mendes Jr., presidente da E a s y - W a y d o B r a s i l , especializada em soluções tributárias.

A s i n s t i t u i ç õ e s financeiras, seguradoras, entidades de previdência, companhias de capitalização, empresas que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores e as empresas optantes pelo Lucro Presumido têm a obrigação de declarar os dados gerados a partir de julho de 2012 e entregá-los até o dia 17 de setembro.

"Uma regra que se aplica tanto para as empresas de Lucro Real, Presumido ou Arbitrado, é seguir os prazos de entrega sempre no 10° dia útil do segundo mês subsequente ao de ocorrência dos fatos geradores", enfatiza Mendes Jr.

A entrega dos fatos gerados referentes aos meses de abril a dezembro de 2011 é facultativa. Desta forma, seguindo as novas regras, não será aplicada multa para quem n ã o a p r e s e n t a r a documentação deste período.

"Para cumpr i r os prazos de entrega, é preciso que as organizações estejam sempre atentas ao seu período correspondente. Outra dica importante, que facilita no cumprimento, é estar com as informações e d a d o s e m o r d e m , consolidados de forma clara e a tua l i zada " , f i na l i za o executivo.

Estará disponível a partir desta semana, para os bacharé is em Ciênc ias Contábeis e técnicos em C o n t a b i l i d a d e q u e s e inscreveram no 1º Exame de Suficiência de 2012, uma n o v i d a d e n o a c o m p a n h a m e n t o d a s inscrições. Agora, através de um sistema informatizado, os candidatos poderão conhecer o local e a especificação do número da sala em que realizarão a prova.

A decisão foi tomada em reunião realizada entre a Fundação Brasi leira de C o n t a b i l i d a d e ( F B C ) , entidade responsável pela execução do certame, e o C o n s e l h o F e d e r a l d e Contabilidade (CFC) com os r e p r e s e n t a n t e s d o s Conselhos Regionais de C o n t a b i l i d a d e e d o s escritórios de representação da FBC nos Estados.

A s p r o v a s s e r ã o aplicadas em todo o país, no dia 25 março e, conforme previsto no Edital, não havendo número suficiente de candidatos nas cidades constantes do local de inscrição, o CFC se reserva no direito de mudar o local de realização das provas para cidades circunvizinhas.

Novidades no 1º Exame de Suficiência de 2012

Page 14: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

EVENTOS

Diretoria da Fecon reune-se com o Deputado Federal Paulo PiauA Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais, representada pelo seu Vice-Presidente Baltasar Mendes, e Diretores Rômulo Larcher Filgueiras e Orias Batista, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, dia 13 de fevereiro, em sua sede com o Deputado Federal Paulo Piau e seu Assessor José Antônio além da Vereadora de Viçosa, Cristina Fopntes..

Reunião realizada na tarde do dia 13 de fevereiro

Os membros da diretoria da

FECON apresentaram ao

Deputado, que é membro da base

a l i a d a d o G o v e r n o ,

reivindicações de melhorias na

Receita Federal do Brasil e

principalmente a reabertura de

prazo para consolidação do Refis

da Crise e que, os procedimentos

das pessoas jurídicas, elencados

para os períodos de 7 a 30 de

junho de 2011 e 6 a 29 de julho de

2 0 11 , s e j a m r e a b e r t o s ,

equacionando assim, o prazo

necessário a toda classe contábil

efetuar sua melhor avaliação e

aconselhamento aos clientes

s o b r e o p a r c e l a m e n t o ,

concluindo assim, a etapa final

de todo o processo. O Deputado

Federal Paulo Piau prometeu

apoio a classe e, segundo suas

palavras, irá "convidar a FECON

para reunião com a bancada

mineira afim de expor suas

reivindicações". Mais uma vez a

FECON lutando pelos interesses

da classe contábil na busca pela

melhoria do trabalho.

Page 15: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É

3321-8778

AMO - ASSESSORIA MÉDICA OCUPACIONALAv. Leopoldino de Oliveira, 1247Parque do Mirante Uberaba-MG

– Cep. 38081-000

Fone/fax:(34) 3334-3500

Page 16: Diretores da Fecon/MG tomam posse no CRCMG...2 CENTRAL SINDICAL DOS PROFISSIONAIS - CSP FAZ ASSEMBLÉIA GERAL EM G U A R U L H O S - S P E ESTIVERAM PRESENTES N A A S S E M B L É