diretor: joaquim paulo …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. a minha...

20
Foi a música que juntou as vidas do alcobacense Luís Peças e do brasileiro João Paulo Ferreira, que cantam juntos e decidiram casar-se há poucas semanas, numa cerimónia em Alcobaça que juntou familiares e amigos. Os contra- tenores contam ao REGIÃO DE CISTER a história do amor que os une. Sem reservas e contra os preconceitos de uma sociedade que, tantas vezes, discrimina aqueles que apenas têm o sonho comum de ser felizes QUINTA-FEIRA 2 ABRIL 2015 WWW.REGIAODECISTER.PT DIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.128 PREÇO: 1SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCOBAÇA E NAZARÉ 4 8 13 11 Edgar Alexandre distinguido na Festa do Jazz do São Luiz Edgar Alexandre, aluno do Curso Pro- fissional de Instrumentista de Jazz, na Escola Secundária D. Inês de Castro/ Academia de Música de Alcobaça, re- cebeu uma Menção Honrosa na 13.ª Festa do Jazz do São Luiz, em Lisboa, no passado domingo. Escultor José Aurélio homenageado em Santa Maria da Feira O escultor alcobacense José Aurélio foi homenageado pela autarquia de Santa Maria da Feira, pelo trabalho que realizou naquele concelho. Com um conceito diferente, o Armazém das Artes deverá reabrir ainda este ano. PSD rasga projeto da Marina Atlântica da Nazaré O presidente do PSD/Nazaré, Joaquim Pequicho, manifestou-se contrário ao projeto de construção de uma Marina Atlântica na vila, “rasgando” uma das principais bandeiras eleitorais dos an- teriores executivos social-democratas liderados por Jorge Barroso. Folar do Atelier do Doce recebe menção honrosa em concurso nacional O folar de Maçã de Alcobaça do Ate- lier do Doce foi distinguido com uma menção honrosa no II Concurso “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portu- gal“, da Associação do Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares. SOCIEDADE SOCIEDADE CULTURA ECONOMIA 3 LUÍS PEÇAS E JOÃO PAULO FERREIRA CONTAM A HISTÓRIA QUE OS UNIU ABERTURA Um amor sem tabus CONTEÚDOS EXCLUSIVOS PARA ASSINANTES www.regiaodecister.pt

Upload: others

Post on 07-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

Foi a música que juntou as vidas do alcobacense Luís Peças e do brasileiro João Paulo Ferreira, que cantam juntos e decidiram casar-se há poucas semanas, numa cerimónia em Alcobaça que juntou familiares e amigos. Os contra-tenores contam ao REGIÃO DE CISTER a história do amor que os une. Sem reservas e contra os preconceitos de uma sociedade que, tantas vezes, discrimina aqueles que apenas têm o sonho comum de ser felizes

QUINTA-FEIRA 2 AbRIL 2015WWW.REGIAODECISTER.PTDIRETOR: JOAQUIM PAULO N° 1.128 PREÇO: 1€

SEMANÁRIO REGIONAL DE ALCObAÇA E NAZARÉ

4

8

13

11

Edgar Alexandre distinguido na Festa do Jazz do São LuizEdgar Alexandre, aluno do Curso Pro-fissional de Instrumentista de Jazz, na Escola Secundária D. Inês de Castro/Academia de Música de Alcobaça, re-cebeu uma Menção Honrosa na 13.ª Festa do Jazz do São Luiz, em Lisboa, no passado domingo.

Escultor José Aurélio homenageado em Santa Maria da FeiraO escultor alcobacense José Aurélio foi homenageado pela autarquia de Santa Maria da Feira, pelo trabalho que realizou naquele concelho. Com um conceito diferente, o Armazém das Artes deverá reabrir ainda este ano.

PSD rasga projeto da Marina Atlântica da NazaréO presidente do PSD/Nazaré, Joaquim Pequicho, manifestou-se contrário ao projeto de construção de uma Marina Atlântica na vila, “rasgando” uma das principais bandeiras eleitorais dos an-teriores executivos social-democratas liderados por Jorge barroso.

Folar do Atelier do Doce recebe menção honrosa em concurso nacionalO folar de Maçã de Alcobaça do Ate-lier do Doce foi distinguido com uma menção honrosa no II Concurso “O Melhor Folar e Pão de Ló de Portu-gal“, da Associação do Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

SOCIEDADE

SOCIEDADE

CuLTuRA

ECONOMIA

3 LUíS PEÇAS E JOÃO PAULO FERREIRA CONTAM A HISTóRIA QUE OS UNIUAbERTuRA

Um amor sem tabus

Por apenas 12€ receba, por ano, 52 edições do jornal em papel, dezenas de suplementos e revistas e ainda ter direito à assinatura on line, com o arquivo dos últi-mos seis meses.

Do que é que está à espera para assinar o único semanário da região?

saber mais

Conteúdos exClusivos para assinantes

www.regiaodecister.pt

Page 2: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quintA-FEiRA 2 ABRiL 20152 ESPAÇO PÚBLiCO

Luís Peças e João Paulo Ferreira. Dois homens, um amor puro. Duas nacionalidades, a mesma paixão pela música e pela vida. Dois mun-dos diferentes, o mesmo sonho de serem felizes. Uma bela história de amor relatada ao semanário REGIÃO DE CISTER na primeira pessoa e um gesto que merece ser valorizado: a coragem de assumir publicamente a plenitude de uma relação que que-bra os preconceitos e as barreiras daquilo a que chamamos de socie-dade moderna. A mesma sociedade que ostraciza, recrimina e impede a felicidade dos homens e mulheres livres que querem ser donos da sua própria opção sexual.

Segundo o último levantamento do Instituto Nacional de Estatística, nos concelhos de Alcobaça e Naza-ré apenas se registaram, entre os anos de 2010 e 2013, três casamen-tos entre pessoas do mesmo sexo. O matrimónio de Luís e João Paulo ainda não integra estes dados, mas é certamente um exemplo para muitos que têm medo de assumir as suas opções, temendo a reprovação de familiares e amigos, conhecidos e desconhecidos.

A coragem revelada por estas duas figuras públicas de Alcobaça de assumirem o relacionamento atra-vés das redes sociais ou através das páginas deste jornal merece, por isso, ser relevada. Qual será, afinal, o direito de alguns quererem im-por a sua “lei” a outros? Quem lhes dá esse “poder” de obrigar o outro a ter de seguir as regras de uma sociedade que continua a perse-guir quem ousa ser diferente? Que moral têm aqueles que pregam os princípios do humanismo e são os primeiros a apontar o dedo?

Estes dois homens, como tantos outros homens ou mulheres, ape-nas querem ter o direito a ser felizes. Quem olha para a fotografia que publicamos na capa desta edição só pode ficar tocado pela paixão que este casal exibe. E isso deveria bas-tar. A tolerância começa e termina em cada um de nós.

EditorialA jornalista Luci Pais conta-nos nesta edição a bela história de amor entre dois homens, que decidiram despir-se de preconceitos ou tabus e assumir o relacionamento que os une através dos laços do matrimónio.

Fórum

Hugo RebeloMediador de Seguros

não consigo fazer uma ava-liação apenas do desemprego jovem. O facto de existir ainda uma elevada taxa de desem-prego entre a camada mais jovem é apenas um reflexo do desemprego no seu geral, que tem números muito preocupan-tes. normalmente as empresas até preferem contratar jovens trabalhadores, mas, devido à conjuntura, as empresas não conseguem admitir colabora-dores. A crise que se vive, que é de cariz internacional, dificulta as exportações, e a procura de novos clientes, e os impostos demasiado elevados asfixiam as empresas que têm dificuldade em subsistir, inovar, encontrar novos mercados e criar novos postos de trabalho.

Geraldo Violaeconomista

Os números divulgados não traduzem sequer o verdadeiro flagelo do desemprego, pois há fenómenos como, entre outros, a emigração que desvirtuam as taxas reais. quanto a medidas que podem ser tomadas para ajudar a travar o desemprego jovem na nossa região, po-dem-se elencar muitas, entre elas desburocratizar, agilizar e dinamizar o licenciamento co-mercial e industrial, promover e disponibilizar a utilização da Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, atribuir reformas imediatas e sem pe-nalizações a todos os trabalha-dores com 40 anos de descontos, para libertar postos de trabalho ou incentivar a criação de em-presas entre os jovens.

José Cavadasprofessor

Para travar o desemprego a médio/longo prazo, poder-se-ia criar mais formação inter-média. Há que mudar mentali-dades e integrar jovens o mais cedo possível em projetos de solidariedade de forma volun-tária, para quando chegarem à fase adulta saberem como agir em determinadas áreas. Mas para isto acontecer as menta-lidades, sociais, políticas, têm de ser modificadas a partir de hoje. temos de criar políticas para daqui a 20 anos e não

“tapar buracos” que se desta-pam de quatro em quatro anos! Por isto os jovens são o futuro e para isso temos de os educar nos valores do trabalho!

Miguel Pinheiroprofessor

Há um sem número de con-dicionantes que contribuem para o desemprego. Cabe aos políticos encontrar medidas que resolvam este problema de vez, ou seja, são necessárias políticas estruturais ativas, não políticas de remendos passivas. Existem medidas tais como incentivos às entidades empregadoras para contratarem jovens, apoios ao empreendedorismo ajudando os jovens na criação do seu próprio emprego, ajuda na formação te-órica e profissional destes jovens abrindo-lhes também as portas das empresas e ajudando-os a lá permanecerem, etc. Só isto não chega devemos repensar tudo o que temos feito mal, alterar certas mentalidades e resolver certos problemas estruturais.

O primeiro-ministro Passos Coelho disse recentemente que os jovens já encontram oportunidades em Portugal. No entanto, números do INE revelam que a taxa de desemprego jovem continua a aumentar. Durante o mês de fevereiro, a taxa atingiu 35% e está a subir desde outubro, quando se fixou nos 33%. Será que os últimos dados do INE significam que estamos perante um aumento sustentado do desemprego?

Que medidas podem ser tomadas para ajudar a travar o desemprego jovem?

Armazém das Artes recebeu masterclasseO Armazém das Artes foi o palco escolhido para a Audição Final de Participantes da 5.ª Masterclasse de Guitarra por Dejan Ivanovich. A atividade, inserida na Páscoa com Música 2015, foi organizada pela Academia de Música de Alcobaça e contou com jovens talentosos

Foto da semana

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba Por Natacha Pereira

Page 3: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

QUINTA-FEIRA 2 AbRIl 2015AbERTURA 3

bastou ouvi-lo cantar e sorrir para perceber que estava a “conhecer” o homem da sua vida. Nesse momento, João Paulo Ferreira, embora o sentisse, não esperava que os milhares de quilómetros de distância que o separavam da sua felicidade estavam a escassos anos de ser possível abraçar, viver e de simplesmente amar e partilhar.

Será pecado um homem amar um homem? Uma mulher amar outra mulher? Será proibi-do querer ser feliz? Será uma doença ser ho-mossexual? Ou uma opção? Onde estão as leis que impedem amar ou ser feliz? E onde estão os estudos que provam que é uma doença ou opção? As respostas são dadas nas próximas linhas desta história...

Em 2007, o brasileiro João Paulo Ferreira ini-ciou os estudos de canto. Um simples clique numa página de Internet trouxe-o até Portugal. No monitor do seu computador, luís Peças “en-cantava a cantar”. Sorriu e disse: “É o homem da minha vida”.

Passaram 7 anos. Um dia, o homem da sua vida, de uma pequena cidade portuguesa cha-mada Alcobaça, pedia-lhe amizade. Era luís Peças. O homem que haveria de pedir-lhe ca-samento e trazê-lo para Portugal. “A minha alma está traçada a viver este amor. É só uma questão de tempo. Senti, naquele momento, que íamos ficar juntos”, pensou e, talvez, tenha gritado ao mundo João Paulo Ferreira.

Durante meses conversaram. Partilharam sonhos. O amor cresceu e a distância, que era apenas geográfica, tornou-se a única barreira. E mesmo essa foi demolida pela música. Outra das razões que os unia. Em outubro do ano passado, um concerto de solidariedade na Confraria de Nossa Senhora da Nazaré juntou-os, fisicamente, pela primeira vez. Dúvidas, não haviam.

João Paulo Ferreira tinha de partir. Toda a sua vida estava do outro lado do Atlântico. O coração ficou em Alcobaça, entregue ao homem por quem se tinha apaixonado pela Internet.

Por cá, sentindo-se deprimido ficou luís Peças, o contratenor alcobacense: “a separação foi dura. Muito dura”.

A Internet, o telefone não eram suficientes. João Paulo Ferreira não hesitou. “Deixei a mi-nha vida inteira, família, amigos, trabalho, e vim para cá”.

Casaram-se no passado dia 7 de março. Uma cerimónia íntima no jardim da casa de luís Peças unia este amor que não contabilizou quilómetros ou preconceitos.

Os olhares muitas vezes discretos na rua não os incomodam, nem os impedem de fazer uma

“vida absolutamente normal”. luís Peças confi-dencia que sempre aceitou a sua homossexua-lidade com naturalidade, embora, quando mais novo, as “chamadas de atenção do pai, perante imagens televisivas”, o bloqueassem.

O contratenor, de 45 anos, ainda se sentiu atraído por raparigas, durante os tempos de estudante. Mas tudo não passavam de ideias que tinha padronizadas. “Se pensam que gostava de ser mulher estão muito enganados. Gosto de ser homem e gosto de homens. Com o João acontece exatamente a mesma coisa”, desabafa.

“Difícil será ser transgénero, viver num corpo com o qual não nos identificamos”, opina João

Paulo Ferreira, acrescentando que “ser homos-sexual é tão normal como ser heterossexual”. Também ele teve um namorico com uma “me-nininha”, mas foi aos 10 anos ao beijar um seu primeiro “namoradinho” que se apercebeu que gostava de pessoas do mesmo sexo. “Não sen-ti necessidade de esconder nada e incentivei também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli-ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha o brasileiro, com 28 anos.

Será pecado um homem amar um homem? Ou uma mulher amar uma mulher? “Jesus alguma vez disse isso? Não será que o pecado existe na cabeça de cada um de nós? Queremos apenas ser felizes...”, salienta João Paulo Ferreira.

O casal encontra-se na vida e na música. Juntos dão alma ao projeto ‘EnCanto’ que co-meça a percorrer o mundo. Para breve, está a

apresentação de um álbum discográfico. Já há datas para atuações em Inglaterra e no brasil, depois de terem estado por terras francesas.

Além da carreira musical, luís Peças e João Paulo Ferreira querem adotar uma criança. “Esse direito tem de ser assumido por lei, tal como foi o casa-mento entre pessoas do mesmo sexo. Porque razão não podemos dar uma vida feliz a uma criança que muitas vezes foi abandonada por um casal “dito” normal?”, questiona-se o jovem contratenor.

Nos tempos livres, João Paulo Ferreira gosta de pintar. No seu ateliê vai jun-tando quadros, que no f inal do ano espera expor em Alco-baça. A cidade que apelida de

“tranquila”. N e s t e m o -

mento, vivem o amor que os une.

Sempre que possível passeiam, conhecendo as belezas de Portugal e intensificando a paixão que nasceu na Internet.

Amar não tem limites. O amor genuíno quebra barreiras e tabus. Foi esse amor, entre João Paulo Ferreira e luís Peças, tão intenso que tornou tão fácil escrever as linhas desta história...

texto luci pais

conheça a história de dois homens que se entregam felizes ao amor e vivem sem tabus na cidade de alcobaça

Uma história de amor sem distância e preconceito

“A minha alma estava traçada a viver este amor. É só uma questão de tempo. Senti, naquele momento, que íamos ficar juntos”, testemunhou o contratenor brasileiro João Paulo Ferreira, no momento em que ouviu, pela primeira vez, Luís Peças a cantar, através da Internet

Três casamentos na região desde nova legislação

O casamento entre luís Peças e João Paulo Ferreira, registado no passado dia 7 de março, ainda não integra os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam o registo de apenas três casamentos entre pessoas do sexo masculino entre 2010 e 2013, nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré.

Dois casais do sexo masculino decidiram dar o nó em Alcobaça, um registado no ano de 2011 e outro no ano de 2013, enquanto na Nazaré o único casamento, entre o sexo masculino, aconteceu em 2011.

Curiosamente, nos dois concelhos não há registos, entre 2010, ano da entrada em vigor da nova legislação, e 2013, de casamentos entre pessoas do sexo feminino. Os números foram facultados pelo INE ao REGIÃO DE CISTER, sendo que a última atualização destes dados foi realizada em 28 de abril de 2014.

Durante este período, foram registados 300 casamentos entre pessoas de sexo oposto na Nazaré, enquanto no concelho de Alcobaça foram 500 os casais heterossexuais a darem o nó matrimonial.

luís Peças e João Paulo ferreira durante a cerimónia do casamento em março

Page 4: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 aBRiL 20154 SOCiEDaDE

alcobaça

Os Bombeiros Voluntários de alcobaça vão promover o iV Passeio de Bicicletas no dia 12 deste mês. a atividade inicia às 9 horas com a abertura do secretariado, seguindo-se o pas-seio, pelas 10 horas, e finaliza com almoço às 13 horas. as inscrições decorrem até domingo pelo contacto 262 505 300 e têm o custo de 10 euros para participantes com seguro de aci-dente, reforço, almoço e lembrança incluídos, e 8 euros para acompanhantes.

Bombeiros organizam IV Passeio de Bicicletas Antigas na cidade

alcobaça exposição abre dia 18

Museu do Vinho mostra aguarelas e fotografias

O Museu do Vinho de alcobaça recebe, a partir do dia 18 deste mês, a exposição

“aguarelas e Fotografias a 6 mãos”.“Fotografias e aguarelas do Outro Lado do

Oceano” da argentina adriana Morales Gor-don, “aguarelas Deste Lado do Oceano” da portuguesa ana Sílvia Malhado e “aguarelas do Mediterrâneo” do italiano Cláudio Pia, são os trabalhos que podem ser apreciados até ao dia 10 de Maio, de terça-feira a domingo, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na adega dos tonéis.

a mostra, inserida nas comemorações do Dia internacional dos Monumentos e Sítios, apresenta obras alusivas a alcobaça, ao Museu do Vinho e a outras temáticas.

além de expor os seus trabalhos, o arqui-teto e aguarelista Cláudio Pia orientou dois workshops de aguarela e Sketch urbano, no passado fim de semana, em alcobaça e vai estar em Lisboa amanhã e sábado com o mesmo projeto.

O espólio do Museu do Vinho conta com um importante acervo com mais de 8.500 peças móveis, preenchendo um universo eclético cujas tipologias contemplam a enologia, a etnologia, a tecnologia tradicional, arqueo-logia industrial e as artes gráficas, plásticas e decorativas.

Foi em Santa Maria da Feira que, no passado sábado, o es-cultor alcobacense José aurélio foi homenageado, pela Câmara.

“Vivi um dia muito feliz, não só pela prova de amizade, como também pelo reconhecimento do trabalho feito durante dé-cadas”, testemunha. ao REGiÃO DE CiStER anunciou que o ar-mazém das artes deverá ainda abrir este ano com as coleções do Museu.

ao longo da sua vida, José aurélio tem espalhado as suas obras por Portugal e pelo mun-do. “quem vive em alcobaça já

se habituou que os reconhe-cimentos vêm sempre de fora. não estou à espera de nada, caso contrário já me tinha ido embora”, salienta o escultor, que pretende, durante este ano, reabrir o armazém das artes. “queremos pôr em ex-posição todas as coleções do Museu. Haverá menos ativida-de temporária e mais perma-nente”, explica.

José aurélio refere que o ar-mazém vai “cumprindo mal a sua função. no entanto, está sempre disponível para os bons e dignos eventos que aconte-

cem na cidade”, especificando os trabalhos da academia de Música de alcobaça.

neste momento, o escultor está a trabalhar para a Vista alegre: “estou a fazer as gár-gulas da torre do tombo em porcelana”. Recentemente, fez mais uma moeda para a Casa da Moeda.

Durante as últimas décadas, o ex-vereador Rogério Raimun-do tem solicitado à Câmara de alcobaça que seja feita uma homenagem ao escultor al-cobacense.

texto lucI PAIs

alcobaça santa maria da feira distingue alcobacense

Escultor José aurélio homenageado no Norte

Quatro Boers oficiais do exército holandês derro-tado pelos ingleses, na Guerra do Transval na Áfri-ca do Sul (1899/1902). Nela figura Darius de Klerk que casaria com uma alco-bacense e construiu uma magnífica residência na Cerca do Colégio, em frente do Hotel Santa Maria.

Imagens com história Rui Rasquilho

alcobaça

a Biblioteca de alcobaça recebe, nos dias 11 e 18 deste mês, das 14 às 18 horas, um workshop de iniciação à fotografia com Pedro Vicente. Os participantes deverão ter uma máquina fotográfica digital e um computador portátil, de preferência com o Photoshop instalado. as inscrições têm o custo de 60 euros e decorrem pelo e-mail [email protected].

Workshop de iniciação à fotografia decorre na Biblioteca

a Feira de antiguidades e Velharias de alcobaça vai passar a decorrer no terceiro e quinto domingo do mês, no Rossio. a medida foi anunciada pela união das Freguesias de alcobaça e Vestiaria (uFaV).“E assim se reforça o nos-

so acreditar no único evento mensal realizado no centro

histórico da nossa cidade. a todos os feirantes, o nosso agradecimento por também acreditarem”, lê-se no Face-book da autarquia, que orga-niza o evento.

a iniciativa, organizada pela uFaV, tem como objetivo pro-mover junto da população o interesse pelos testemunhos

do passado e consequente in-centivo ao colecionismo.

além da feira de antigui-dades e velharias, no dia 19, a uFaV divulgou a agenda de atividades prevista até junho. Para dia 22 de abril, pelas 21 horas, na sede da junta, está prevista a palestra “Cuidar de quem cuida”.

alcobaça no terceiro e quinto domingo do mês no rossio

Feira de antiguidades passa a ter lugar duas vezes por mês

alcobaça do mar para a mesa

Granja de cister convida Teresa almeida a cozinhar

a campeã mundial de bodyboard, te-resa almeida, aceitou o desafio da Granja de Cister e vai mostrar os seus dotes na cozinha da loja, no próximo sábado, às 17 horas.

ao longo do dia estão previstas várias atividades na loja. Os alunos da Escola Profissional da nazaré (EPnazaré) mar-cam presença neste dia de atividades, em parceria com a Cooperfrutas, para a preparação de um pequeno-almoço sau-dável (9 horas), seguindo-se o workshop

“Páscoa saudável - chocolate com muita fruta”, por Cacau & arte.

Durante a tarde, o especialista de des-porto, Dino Pedras, apresentará o tema

“Exercício físico, não adie mais“, pelas 16 horas, seguido de uma aula de Balance pelo Dino’s Health & Fitness Centers e degustação de detoxs, batidos e snacks realizados pelos alunos da EPnazaré.

a Cooperativa agrícola de alcobaça promove, no primeiro sábado de cada mês, um dia de atividades com o obje-tivo de promover e dinamizar a região, utilizando a Granja de Cister como espaço preferencial para o efeito.

Por apenas 32 euros (20% de desconto) rece-ba, por ano, 52 edições do jornal em papel, dezenas de suplementos e revistas e ainda tem direito à assinatura on line, com o arquivo dos últimos seis meses

Muito mais que um jornal!

Page 5: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 abRil 2015SOCiEDaDE 5

ALCOBAÇA

fragosas

alcobaça/Vestiaria

as Paróquias de alcobaça e da Vestiaria apre-sentam a partir de hoje a ‘Semana Santa’, no âmbito das cerimónias religiosas da Páscoa. Hoje, decorre a Missa Vespertina da Ceia do Senhor. na Vestiaria, está agendada para as 19 horas, e no Mosteiro para as 21:30 horas. a adoração do Santissímo Sacramento termina à meia-noite. amanhã, no monumento haverá a Oração de laudes (10 horas), a Paixão do Senhor (15 horas) e a Via Sacra às 21 horas. no sábado, às 10 horas, no Mosteiro repete-se a Oração de laudes. Às 21:30 horas, decorre a Vigília Pascal na noite santa.

Associação de Melhoramentos ‘joga’ amanhã e sábado

‘Semana Santa’ começa hoje e prolonga-se até ao próximo domingo

aljubarrota obra deverá estar concluída até final do ano

junta constrói parque de estacionamento

a Junta de Freguesia de alju-barrota iniciou, recentemente, os trabalhos de construção de um parque de estacionamento junto ao cemitério da vila. a primeira fase dos trabalhos, avaliada em cerca de 10 mil euros, deverá estar concluí-da durante o próximo mês de agosto.

O presidente da Junta de al-jubarrota disse ao REGiÃO DE CiStER que o executivo aponta para a conclusão do parque de estacionamento para o final deste ano. “neste momento,

a nossa prioridade é preparar o terreno, que tem cerca de três mil metros”, explica José lourenço.

a partir do mês de agosto, a Junta quer avançar com a pavimentação e a construção de sanitários públicos.

O parque de estacionamento, afirma José lourenço, é uma necessidade para a freguesia e para quem visita a vila. além disso, em dias de funeral as pessoas, são obrigadas a es-tacionar os veículos na Estrada nacional 8, que liga aljubarrota

a alcobaça, “colocando a vida dos peões e dos automobilistas em perigo”.

Entretanto, no decurso deste mês, será aberto o concurso público para a obra de amplia-ção do cemitério de aljubarro-ta, que, neste momento, tem apenas disponíveis de duas dezenas de covas.

O projeto de ampliação do cemitério foi efetuado pela Câmara de alcobaça em arti-culação com a Junta de Fre-guesia.

texto LuCi pAiS

coz trabalho em equipa

escuteiros limpam recursos hídricos da união

O trabalho do Clã Coz começa a ter re-sultados visuais fantásticos, no âmbito do projeto ‘trilho do cântaro’, selecionado pelo Rover ibérico 2015. O grupo de jovens escuteiros, acompanhados dos chefes, continua a limpar os recursos hídricos da união de Freguesias de Coz, alpedriz e Montes.

Os trabalhos de manutenção têm as assinaturas das tribos San Suu Kyi e Waris Dirie do Clã Coz.

Os jovens estão muito entusiasmados, porque estão desde a primeira hora a trabalhar no processo de requalificação dos recursos hídricos. Depois do levan-tamento de todas as fontes a necessitar de intervenção, o Clã Coz está a traba-lhar na salvaguarda e preservação do património.

O ‘trilho dos cântaros’ vai permitir, a curto prazo, limpar e recuperar os fonta-nários, e desbastar as áreas circundan-tes. no futuro, o Clã pretende divulgar os fontanários e outros recursos hídri-cos utilizando o geocaching como meio promotor, levando as riquezas da região à comunidade nacional e internacional.

a associação de Melhoramentos das Fra-gosas promove amanhã e sábado, dias 3 e 4, o ‘torneio de futebol 3’. as inscrições termi-nam hoje e devem ser efetuadas no balcão da associação ou através do número 913 650 533. O sorteio dos grupos decorre hoje, às 21:30 horas. além de prémios para todas as equipas, será entregue a taça da Pinga e o troféu Melhor Marcador.

Maria Rosa Peça lidera o novo corpo diretivo da Sociedade Fi-larmónica Maiorguense, desde o passado domingo, sucedendo no cargo a José Félix.

a Direção da Sociedade Filar-mónica conta ainda com Maria Odete Ferreira (vice-presidente), Vítor luciano (vice-presidente), Olga Rodrigues (secretária), Maria João Matias (tesourei-

ra), Francisco libânio (vogal) e Sérgio Portelinha (vogal).

antónio Caetano (presiden-te), João Peça (1.º secretário) e Carlos Ferreira (2.º secretário) constituem a mesa da assem-bleia.

a Comissão Revisora de Con-tas está a cargo de José Fernan-do Ferreira (presidente), Raquel Ferreira (1.º secretário) e Vítor

Matias (2.º secretário).a secção musical foi assumi-

da por João Peça, Raquel Fer-reira e Carlos Ferreira, membros da banda da Sociedade Filar-mónica Maiorguense.

Em assembleia Geral, os no-vos corpos sociais derrotaram a equipa de José Félix com oito votos de diferença, na presen-ça da maioria dos sócios.

alcobaça maiorguense sucede no cargo a josé félix

Maria rosa Peça eleita presidente da filarmónica

aljubarrota

cela

são Martinho do Porto

Associação espírita debate ‘A educação do espírito pela arte’

‘Noite de fados’ anima Associação de Casal dos Ramos no sábado

Cerimónia da ‘Semana Santa’ prossegue com Missa da Seia do Senhor

‘a educação do espírito pela arte’ é o tema da próxima palestra da associação de Cultura Espírita de alcobaça, que decorre no Casal do Rei, freguesia de aljubarrota. a sessão, por Fi-lipa Ribeiro, está agendada para as 16 horas do próximo sábado. neste trabalho, será abordado um dos principais instrumentos para cultivar o espírito e elevar as experiências: a arte.

a ‘noite de fados’ chega no sábado, às 20 horas, ao Centro Cultural, Recreativo Casal dos Ramos, Cela. Emanuel de Moura, Carla Roxo, Hernâni Santos, ana Sofia Magalhães e Florência Dias são os fadistas de serviço, acompanhados à guitarra portuguesa por Sílvio Girão e à viola por bernardo Saldanha e Mário apolinário.

as cerimónias da Semana Santa de São Mar-tinho do Porto prosseguem hoje, às 21:30 horas, com a Missa da Ceia do Senhor e lava Pés, tempo de adoração, Silêncio e Recolhimento. amanhã, 15 horas, haverá a Celebração da Paixão de Cristo e, às 21:30 a dramatização da Descida da Cruz e a procissão do Enterro do Senhor. no sábado, decorre a Vigília Pascal e no domingo a Missa da Ressurreição do Senhor.

alcobaça campanha solidária

compre um azulejo e ajude o ceeria a fazer história

O Centro de Educação Especial, reabilitação e integração de alcobaça (CEERia) continua a apresentar a campanha Mural Solidário, que tem como principais objetivos a reabilitação Palacete da instituição, na Rua do Castelo, e a valorização do trabalho realizado pelos seus clientes. Cada azulejo custa 50 euros.

a iniciativa pressupõe a comercialização de azulejos Solidários, que serão criados, produzidos, numerados e identificados na instituição e colocados. Os azulejos serão posteriormente colocados nos muros circun-dantes do Palacete. Com o valor consegui-do, a direção irá proceder à requalificação do exterior e interior do edifício histórico, aliando o desenvolvimento da produção e atividade da Oficina do azulejo do CEERia, pelos clientes da instituição.

À sua disposição, para seleção, estão 31 azulejos Solidários. Para formalizar o pedido de aquisição, basta preencher um formulá-rio, disponível na página de internet (www.ceeria.com) da instituição ou visitar as insta-lações do CEERia, e proceder ao pagamento do azulejo.

neste momento, a página de internet do Centro de Educação Especial encontra-se em construção, tendo apenas acessível informa-ção sobre a campanha e o formulário.

parque está a ser construído junto ao cemitério

são Martinho do Porto evento decorre no dia 19

bombeiros Voluntários promovem passeio pedestre

trilhos ‘À vista da baía’ é o tema do segundo passeio pe-destre dos bombeiros Voluntá-rios de São Martinho do Porto. O evento decorre no próximo dia 19, a partir das 9 horas.

Durante três horas, os par-ticipantes vão percorrer 8 Km de distância. O secretariado, a

funcionar no quartel dos bom-beiros Voluntários, abre às 9 horas e o passeio começa meia hora depois.

Às 12 horas, no Jardim da Praça Engenheiro Frederico ulrich haverá uma mega aula de zumba.

as inscrições devem ser efe-

tuadas na sede da corporação, através da página de internet www.bvsmp.pt. ou do email [email protected].

a inscrição custa dez euros com almoço e cinco euros sem almoço. O valor inclui ainda abastecimento, lembrança e seguro.

Page 6: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

alcobaça

quinta-FEiRa 2 aBRiL 20156 SOCiEDaDE

pataias

martingança

martingança

pataias

a quinta edição do passeio tt “na rota do fogo”, organizado pelo grupo Pataias OffRoad e que visa angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Pataias, continua com inscri-ções abertas. O evento fica agendado para os próximos dias 10 e 11, com inscrições no valor de 22 euros (sexta, com ceia e brinde) e 25 euros (sexta e sábado, com reforço, almoço lanche jantar, ceia e brinde).

uma caminhada, organizada pela comis-são de festas em honra de São João Baptis-ta, padroeiro da Martingança, está agendada para o dia 1 de maio. a iniciativa vai levar os participantes até Chiqueda, onde terá lugar o passeio pedestre, de dificuldade moderada e com um percurso de oito quilómetros. Os interessados em participar na iniciativa (que poderá incluir almoço) deverão inscrever-se pelo telemóvel 965 511 949.

numa organização conjunta do Grupo Des-portivo da Martingança (GDM) e da Made in Eventos, vai decorrer um desfile de moda, no próximo dia 11, na sede do clube, a partir das 21:30 horas. Luísa Oliveira (semi finalista no “Portugal Got talent”) e ana Ferreira (bailarina especializada em dança do ventre) participam no evento. a entrada no espetáculo terá um custo de dois euros por pessoa e visa angariar fundos para a associação.

a comissão de festas do Sagrado Coração de Jesus 2015 (nascidos em 1980) continua a angariar fundos para fazer face às despesas iniciais dos festejos. no dia 30 de maio, os festeiros organizam uma noite de fados, a partir das 20:30 horas, no Clube Desportivo Pataiense.

Passeio “Na rota do fogo”continua com inscrições abertas

caminhada e almoço a favor das festas de São João baptista

Grupo Desportivo acolhe desfile de moda no próximo dia 11

Noite de fados angaria fundos para festas do Sagrado coração de Jesus

pataias gips fiscaliza terrenos

identificação de terrenos não limpos arranca hoje

Vários elementos do Grupo de intervenção, Proteção e Socorro da GnR (GiPS) vão andar hoje no terreno, na união de Freguesias de Pataias e Martingança (uFPM), para proceder ao levantamento e sinalização dos terrenos em infração, ou seja, que se encontrem a menos de 50 metros de casas e que não se encontrem limpos de mato.

Este é o primeiro passo de um processo que vai terminar com a aplicação de coimas aos proprietários que se encontrem em in-fração a partir do dia 15 de abril. na próxima quarta-feira, as listagens com a localização e identificação dos terrenos que não se en-contrem limpos poderá ser consultada na sede da uFPM. Recorde-se que, em junho de 2014, o GiPS assinalou 430 propriedades em não conformidade com a Lei na união das Freguesias de Pataias e Martingança. Já na união de Freguesias de Coz, alpedriz e Montes, 166 não estavam limpas. as coimas oscilam entre os 140 e os cinco mil euros (para pessoas singulares) e entre os 800 e os 60 mil euros (para pessoas coletivas).

Cerca de meia tonelada de alimentos foram angariados no decorrer da campanha organi-zada pela união de Freguesias de Pataias e Martingança, a fa-vor da Loja Social, no passado sábado.

a campanha, denominada “Páscoa solidária”, contou com a colaboração de duas dezenas de voluntários e desenrolou-se em vários estabelecimentos comerciais das localidades da freguesia (Pisões, Mélvoa, Bu-rinhosa e Pataias) e ainda no intermarché de Pataias e no Mini Preço da Ferraria.

no intermarché foram reco-lhidos 285 quilos de alimentos. Já no Mini Preço, os voluntários

juntaram 176 quilos. Os res-tantes seis estabelecimentos comerciais receberam 33 quilos de alimentos.

Várias embalagens de leite, cereais, enlatados, óleo, arroz, massa, bolachas e produtos de higiene foram doados à Loja Social, que os vai canalizar – ao longo do ano – para as famílias abrangidas pelo apoio.

“Garantir o apoio a um total de 95 famílias carenciadas” é o principal objetivo das cam-panhas promovidas pela união de Freguesias de Pataias e Mar-tingança que, até à data, só organizava uma campanha em dezembro. Duzentos e quaren-ta e cinco adultos e 60 crianças

são abrangidos pela ação da Loja Social que, além dos ali-mentos, entrega ainda roupa, calçado e alguns móveis e ele-trodomésticos (usados).

a Loja Social funciona no edi-fício da Junta de Pataias, tendo inaugurado em dezembro de 2010, data em que se realizou a primeira campanha de an-gariação de alimentos.

as entregas de bens são feitas às terça de manhã e às quintas-feiras de tarde. Os in-teressados em candidatar-se ao apoio da Loja Social deverão dirigir-se à Junta, qualquer dia útil em horário de expedien-te.

texto/foto aRMaNDa balINHa

pataias DesDe sexta-feira

Casa do Benfica com Direção demissionária

a Direção da Casa do Benfica em Pataias, presidida por Jaime Coutinho, apresen-tou o pedido de demissão coletiva, no decorrer da assembleia Geral que teve lugar na passada sexta-feira.

alegando não se sentir “em condições para concluir o mandato”, que termina no início de 2016, Jaime Coutinho solicitou a marcação de uma assembleia extraordi-nária destinada a eleições antecipadas. “O afastamento de vários elementos da Dire-ção, por motivos pessoais ou profissionais, originou a falta de quórum”, confessou o presidente da Direção, adiantando que

“atualmente, esta Direção encontra-se em incumprimento no âmbito dos regula-mentos estatutários”. a Casa do Benfica

“merece uma direção mais dinâmica e com ideias novas”, afirmou Jaime Coutinho, que não tem dúvidas de “ter chegado a hora de cedermos o lugar a uma equipa que consiga transformar a Casa do Benfi-ca numa associação muito maior do que aquilo que já é”.

na assembleia-geral foi ainda aprovado, por unanimidade, o relatório de contas relativo ao exercício de 2014, com um lucro de 3 mil euros. O Conselho Fiscal, no seu parecer, sublinhou “a gestão equilibrada e o resultado positivo perante uma con-juntura económica negativa”.

pataias equipaDo com nove tipos De equipamentos

parque de diversão canídea inaugurado no início do verão

Burinhosa arranacou contagem Decrescente Do evento

EnBa apresenta imagem gráfica a 120 dias do evento

O parque de diversão canídea do grupo Pataiaspatas deverá ser unaugurado no início do verão.

Diana Monteiro e Marino San-tos, principais responsáveis pelo grupo de amigos de animais pa-taiense, continuam a construir os equipamentos projetados para acolher as brincadeiras

canídeas. O futuro parque situa-se nas traseiras do cemitério de Pataias, num terreno com cerca de 200 metros quadrados, ce-dido pelo empresário pataiense noel Coutinho.

Os equipamentos estão a ser construídos com materiais oferecidos pelas empresas da

região. as obras de constru-ção, que iniciaram em janeiro, têm sido efetuadas pelos dois membros, a título gratuito.

O parque contará com uma área com mobiliário urbano (bancos e mesas), além de nove tipos de equipamentos de diversão canídea.

a imagem gráfica da 12.ª edi-ção do Encontro nacional de Bi-cicletas antigas (EnBa), agenda-do para o dia 26 de julho, foi apresentada a 120 dias do evento, data em que arrancou também a contagem decrescente para a realização do evento.

O cartaz que mostra a con-

tagem decrescente dos dias que faltam para já se encontra disponível junto à rotunda da Burinhosa. a fotografia utili-zada no cartaz de 2015 retrata um grupo de quatro mulheres à beira mar, anterior a 1900.

Como nas cinco anteriores edições, a quinta da Valinha,

recebe o EnBa. Esta edição fica dividida entre a sede do grupo Men in Bike (secretariado) e a quinta da Valinha (bicimobilia, exposição e almoço).

O percurso irá até à costa marítima, numa extensão aproximadamente de 15 qui-lómetros.

pataias

Filarmónica promove caminhada em busca de plantas medicinais

a Sociedade Filarmónica Pataiense organiza, no dia 10 de maio, uma caminhada “Em busca das plantas medicinais e aromáticas”. acom-panhada pela bióloga ana Sílvia Malhado, o passeio pedestre será de participação livre, havendo a opção de almoço convívio (com inscrição obrigatória e com um custo de 7,50 euros). Os interessados podem efetuar a ins-crição através do telemóvel 964 215 904.

pataias loja social apoia 305 pessoas Da freguesia

Campanha angaria meia tonelada de alimentos

Page 7: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 aBRiL 2015SOCiEDaDE 7

O agrupamento de Centros de Saúde do Oeste norte é o agru-pamento na região de Lisboa e Vale do tejo que apresenta o menor número de utentes sem médico de família atribuído. a taxa de cobertura chegou nos últimos meses aos 89,3%. ape-sar de o número estar acima da média nacional (87,1%), são 19 mil os utentes sem acesso a este tipo de serviço primário.

Os dados são do relatório da administração Central do Sis-tema de Saúde, no documento de Publicação Periódica sobre o número de utentes inscritos nos Cuidados de Saúde Primá-rios, publicado a 16 de fevereiro por esta entidade ao serviço do Ministério da Saúde.

O estudo revela ainda o nú-mero de utentes sem médico de família por opção. no aCES Oes-

te norte foram apenas

r e -

gistados 321 casos, uma realidade de 0,2% num universo total de mais de 180 mil utentes inscritos. O agrupamento reúne centros de saúde e uSF dos concelhos de alcobaça, Caldas da Rainha, Peniche, nazaré, Óbidos e Bom-barral.

a região de Lisboa e Vale do tejo vive, no entanto, uma re-alidade com números distantes do Oeste norte. a região é a segunda do País com maior percentagem de utentes sem médico de família atribuído, rondando os 22,0%, número apenas superado pela região do algarve (32,4%).

Contudo, a região é aquela em que mais utentes de-monstraram intenção de não

ter médico atribuído, sendo que o número de registos deste género se fica pe-los 10 295 utentes, cerca de 0,3% do universo de beneficiários do SnS, um número residual

numa região que com-preende mais 3 milhões,

623 mil pessoas.

texto tIAGO SANtOS

ALCOBAÇA

maiorga

coz

benedita

a Santa Casa da Misericórdia da Benedita vai reunir no próximo dia 11, na sala de au-diências do Centro Comunitário da Benedita, às 19:45 horas. Da ordem de trabalhos cons-tam a discussão e votação do relatório de atividades, contas de gerência e parecer do Conselho Fiscal, referentes ao ano de 2014, entre outros assuntos.

CBES promove noite de fados para obras de remodelação da sede

Operação Crestunfo assinala 2.º aniversário com noite de música

Misericórdia reúne em assembleia geral no próximo dia 11

oeste estudo revela que aces oeste norte lidera lista

oeste tem mais médicos de família do que a média

benedita no próximo dia 12

Universidade sénior apresenta livro de teresa almeida

a universidade Sénior da Benedita apresenta no próximo dia 12 de abril, o livro “Poesia de todas as Cores” de teresa almeida, conhecida por titi.

a obra será a segunda publicação da universidade sénior na Benedita, desta feita com poemas da aluna teresa al-meida, que cedeu os direitos de autoria, permitindo que o resultado das vendas seja entregue à organização.

a beneditense conta que foram as au-las de português com o professor alfredo da Silva, que a incentivaram a escrever, após regressar a Portugal, depois de vá-rios anos no estrangeiro. “Fui começando a escrever novamente em português e que fui crescendo”, refere.

Os versos de titi podem ser descobertos a partir de 12 de abril, numa apresentação que marca o último dia da edição 2015 da Feira do Livro do Externato Cooperativo da Benedita.

Para a diretora da universidade Senior da Benedita, natália Serrazina, será um dos pontos altos do ano de atividades da universidade, representando também uma receita importante para garantir a continuidade das atividades. “além de considerarmos que esta obra merece ser divulgada, a autora cedeu-nos os direitos para uma edição da universidade Sénior, que será importante para garantir a con-tinuidade dos nossos projetos”, sublinha natália Serrazina.

O Centro de Bem Estar Social (CBES) da Maior-ga vai realizar uma noite de Fados no próximo dia 11, para angariação de fundos para a rea-lização de obras de remodelação e ampliação da sua sede. Mónica Baptista, antónio Matias, inês Martins, Hernâni Santos e Carla Rox são os fadistas convidados, acompanhados à viola por Mário Maduro e à guitarra por Luís Grácio.

a Operação Crestunfo vai assinalar o seu 2.º aniversário amanhã com um ciclo de concertos, a partir das 22 horas, na associação Recreativa da Póvoa (aRP). a dupla de irmãos norte-ame-ricana tweak Bird são os grandes cabeças de cartaz e os portugueses Savanna, Equations e Fuzz subirão ao palco da associação. O bilhete vale 4 euros, com oferta de uma bebida.

a equipa do Grupo de inter-venção Proteção e Socorro da GnR (GiPS) da GnR vai realizar a primeira ação de fiscalização sobre a limpeza de terrenos contra incêndios na freguesia da Benedita no próximo dia 13. Vão ser fiscalizados nesta ação “todos os terrenos” nas imediações de edifícios e vias, públicos e privados.

a Junta da Benedita recebeu uma ação informativa na passa-da sexta-feira sobre este proces-so, que terá lugar pelo segundo

ano consecutivo no concelho de alcobaça. a manutenção de fai-xas de segurança contra incên-dios, com limpeza de vegetação numa faixa de 50 metros para os edifícios será um dos pontos essenciais desta ação.

Segundo tiago Álvaro, primei-ro sargento da base de alcaria do GiPS, a primeira ação deverá identificar todos os casos de in-cumprimento, seguindo-se um período onde os proprietários deverão informar-se sobre a sua situação, através da Junta ou do

Gabinete de Proteção Civil do concelho. nas semanas seguin-tes irá decorrer uma segunda fiscalização após o município ter notificado os proprietários que infringem a lei.

Em caso de incumprimento, verificado nesta segunda ação de fiscalização, os proprietá-rios sujeitam-se a multas que podem variar entre os 140 e os cinco mil euros para pessoas singulares e 800 a 60 mil eu-ros para empresas e pessoas coletivas.

O Centro Equestre interna-cional de alfeizerão (CEia), em parceria com a Green Horse, vai promover a RiaG, Rota interna-cional alfeizerão - Golegã, du-rante este mês e no próximo.

a rota é constituída por quatro provas CSi, e por provas nacio-nais. O primeiro evento realiza-

se nos próximos dias 17, 18 e 19 de abril, no CEia, em alfeizerão. Segue-se a prova, na Golegã, nos dias 24, 25 e 26. Já no pró-ximo mês, nos dias 1, 2 e 3 de maio, a terceira prova decorre no CEia e nos dias 8, 9 e 10 de maio, a última prova CSi será novamente na Golegã.

Com o objetivo de premiar a regularidade e o desempe-nho dos cavaleiros durante o RiaG, serão atribuídos prémios monetários para os três me-lhores cavaleiros. O vencedor arrecadará 2.750 euros, o 2.º receberá 2 mil euros e o 3.º classificado, 1.250 euros.

benedita ação contra incêndios agendada para dia 13

giPs realiza fiscalização sobre limpeza de terrenos este mês

alfeizerão melhores cavaleiros recebem prémio monetário

ceia promove rota internacional alfeizerão-golegã até maio

tUrqUel

cela

Sociedade Filarmónica dá concerto de Páscoa no Salão Paroquial

Escola de Música do Centro Cénico da Cela dá concerto de Páscoa

a Sociedade Filarmónica turquelense (SFt) vai promover um concerto de Páscoa, no próximo dia 12, às 15:30 horas, no Salão Paroquial de turquel. O concerto contará com apresentação da Orquestra Juvenil da sociedade. antes, pelas 15 horas, haverá a apresentação pública oficial da nova bandeira da instituição, na sede da banda, conhecida como Casa da Música. a ceri-mónia contará com a presença das autoridades competentes e a participação da Banda, que tocará o Hino nacional e o Hino da SFt.

Os alunos da Escola de Música do Centro Cénico da Cela (CCC) vão promover um concerto de Páscoa no próximo sábado, às 21:30 horas, no salão da instituição. Cerca de 20 alunos vão apresentar um repertório musical ao trompete e piano, como já é tradição nesta época do ano. O Centro Cénico da Cela presta diversos serviços sociais e culturais a várias franjas da população, sendo considerada uma instituição de referência no concelho.

évora programa especial

real abadia marca 2.º aniversário com campanha solidária

O Real abadia Congress & Spa Hotel vai assinalar o seu 2.º aniversário no próximo sábado e na próxima terça-feira, com ati-vidades abertas ao público, destacando-se a apresentação da Campanha Solidária Real abadia, que tem como objetivo apoiar pro-jetos sociais.

a iniciativa irá traduzir-se em apoio finan-ceiro ou em aquisição e oferta de material para o Ceeria e o Refood. Por cada reserva feita diretamente no site do hotel será doa-do 1 euro pelo empreendimento, sendo que os hóspedes, clientes e população em geral também poderão colaborar. Para sábado está agendado um jantar especial com música ao vivo e brinde de aniversário, seguindo-se o concerto de Francisco Peças, às 21:30 horas.

Com um balanço de atividade de dois anos “bastante positivo”, a unidade hoteleira re-cebeu recentemente duas novas certificações (Bikotel e Ecolabel), estando na fase final de implementação das infraestruturas neces-sárias ao birdwatching.

Page 8: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

O presidente do PSD/Naza-ré é contrário ao projeto de construção de uma Marina Atlântica na vila. Durante um jantar-conferência promovido pelo partido sobre a estratégia nacional do mar, na passada sexta-feira, Joaquim Pequi-cho “rasgou” uma das princi-pais bandeiras eleitorais dos anteriores executivos social-democratas no município lide-rados por Jorge Barroso.“Nós não queremos marinas

nem a norte, nem a sul”, afir-mou o dirigente do PSD, expli-cando que a Nazaré “já tem uma marina”, que está instalada no Porto de Abrigo. “O que que-remos é a reabilitação desta infraestrutura e a criação de apoios ao funcionamento des-ta marina. Não subescrevemos projetos que ultrapassem a re-alidade do contexto internacio-nal”, afirmou Joaquim Pequi-cho, pedindo ao secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que participou no jantar-conferência, um Porto de Abrigo

“ordenado e com as valências que este Porto necessita para servir a comunidade”.

O governante abordou a es-tratégia nacional para o mar, cujo horizonte é 2020, con-siderando que o País tem de

“apostar naquilo que é específico, único e que tem valor”, refe-rindo-se ao Canhão da Nazaré.

“Temos muito mar, não temos muito peixe, mas temos mui-tas oportunidades que temos de saber desenvolver”, salientou Manuel Pinto de Abreu.

O deputado Cristóvão Nobre, que integra a Comissão de Agri-cultura e Mar no Parlamento, elogiou a ação do Governo,

notando que “o mar oferece outras alternativas e não se esgota na pesca”, aludindo ao turismo.

A Concelhia do PSD apro-veitou o jantar-conferência para homenagear o antigo presidente da Associação de Armadores da Nazaré, Bruno Vidal, falecido recentemente.

O secretário de Estado esteve ainda reunido com profissio-nais da pesca e visitou a em-presa Luís Silvério & Filhos SA. O PSD/Nazaré fez chegar a Manuel Pinto de Abreu um documento, que reúne “propostas e preo-cupações para o mar”.

texto/foto JOAQUIM PAULO

nazaré incentivos financeiros

Câmara entrega apoios a clubes desportivos

Onze clubes e associações da Nazaré, que efetuaram o registo municipal de associações e respetiva candidatura aos apoios para o desenvolvimento das ati-vidade de carácter regular e cedência de instalações desportivas, receberam, na passada segunda-feira, 20% das verbas do Programa Municipal de Apoio ao As-sociativismo Desportivo da Nazaré para o ano 2015.

Durante a sessão, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, fo-ram assinados os contratos-programa de desenvolvimento desportivo no âm-bito do PMAAD.“Este é um ato simbólico de um com-

promisso que estamos a assumir com estas entidades, que dão apoio a jovens que praticam atividade física”, declarou Manuel Sequeira, vereador do desporto, frisando que o PMAAD “tem como obje-tivo a promoção da atividade desportiva nas diversas modalidades e nos diversos escalões de formação”.

No total, em apoios diretos para ati-vidades de carácter regular serão atri-buídos 56.435,24 euros. Para já, foram distribuídos 20% dos apoios. Serão, de-pois, atribuídos 60% e, numa terceira fase 20%.

O presidente da Câmara, Walter Chi-charro, frisou a “importância do apoio da autarquia à atividade física e desportiva apesar das dificuldades financeiras do município”. De acordo com declarações do autarca ao site da Câmara, estão a ser atribuídos os “apoios possíveis, neste momento, à autarquia”.

Pequicho confiante nas autárquicasO líder do PSD/Nazaré tem manifestado, em diversas ocasiões, a confiança de o partido vai recuperar a autarquia em 2017 e o jantar-conferência da passada sexta-feira deu-lhe nova oportunidade. “O rumo vai ser o PSD conquistar a Câmara nas próximas eleições autárquicas”, frisou o deputado municipal, que tem optado por uma estratégia de distanciamento em relação aos mandatos de Jorge Barroso na autarquia.

nAzAré

quiNTA-FEiRA 2 ABRiL 20158 SOCiEDADE

valado dos frades

nazaré

nazaré

nazaré

nazaré

A GNR de Valado dos Frades apanhou em flagrante, na madrugada da passada segunda-feira, um rapaz a tentar roubar combustível de um camião estacionado junto ao Pavilhão Gimnodesportivo da vila. O jovem, de 16 anos, foi detido, na sequência de um alerta feito por um morador na zona, após ter tentado encetar a fuga.

A associação Leva D’Mar vai organizar, no próximo domingo, a primeira edição da “Leva de Carrinhos de Rolamentos”, a partir das 9:30 horas. A iniciativa é aberta a todos os que queiram participar, tendo a inscrição o custo de 5 euros por participante. Reavivar a tradição enraizada nesta vila e na região das descidas em carrinhos de rolamentos é um dos objetivos deste evento.

O novo programa de domingo à noite da RTP, “Cook Off – Duelo de Sabores”, que será apresentado por Catarina Furtado, vai rea-lizar na próxima segunda-feira, às 10 horas, na Biblioteca Municipal da Nazaré, um pré-casting para escolher o representante local para este desafio. Os concorrentes, que terão de ser habitantes na Nazaré, apenas preci-sam de levar uma receita confecionada por si, com ingredientes locais e apresentar a sua criatividade, na gastronomia.

O fim de semana de Páscoa apresenta di-versas atividades para os locais e visitantes, tendo como premissa as marcas da identidade cultural da Nazaré. Os jogos tradicionais, em frente ao Centro Cultural da Nazaré, o Festival de Folclore Tá-Mar e o Desfile Etnográfico são algumas das iniciativas previstas.

A Câmara da Nazaré decidiu tomar posse administrativa do prédio em ruínas na Praça Manuel Arriaga, cuja demolição se arrasta des-de 2012. A proprietária do edifício tem recusado retirar o entulho, o que levou a autarquia a avançar com uma medida extrema. O exe-cutivo, contudo, admitiu a possibilidade de revogar a decisão e permitir que a proprietária execute a obra, desde que tal aconteça antes do verão.

rapaz apanhado pela Gnr a roubar combustível de um camião

Leva D’Mar organiza “Leva de Carrinhos de rolamentos”

Programa “Cook Off – Duelo de Sabores” da rTP faz casting na vila

Tradições animam fim de semana da Páscoa na vila

Câmara toma posse administrativa de prédio na Manuel Arriaga

nazaré concelhia pede ao governo intervenção no porto

Psd deixa cair projeto da Marina atlântica

nazaré em causa parecer jurídico

vereadores do Psd pedem desculpa a promotores

Os vereadores do PSD na Câmara da Nazaré apresentaram um pedido formal de descul-pas aos promotores de um empreendimento turístico na Serra da Pescaria, em Famalicão, sobre o qual a autarquia chegou a equacionar a nulidade do processo de loteamento por violação do PDM, na sequência de um parecer jurídico do assessor Carlos Tomaz.

Fátima Duarte e Miguel Sousinha conside-ram que a intervenção do assessor jurídico da autarquia “quebra os princípios básicos em matéria de interpretação do PDM”, tendo recebido o apoio de António Trindade (Gru-po de Cidadãos independentes), que disse concordar “na íntegra” com a posição dos social-democratas.

O antigo presidente da Junta da Nazaré voltou, por outro lado, a pedir à maioria socialista que contrate um novo responsá-vel do departamento jurídico, por entender ser “fundamental haver uma representação autárquica eficiente”.

O presidente da Câmara defendeu Carlos Tomaz, salientando que nos processos rela-cionados com os trabalhadores despedidos “não foi” o assessor jurídico que “redigiu os contratos” e que o mesmo “apenas se limitou a executar a estratégia” da autarquia.

A equipa técnica da Biblioteca Municipal da Nazaré deve ser reintegrada em funções nos próximos meses. O Tribunal do Trabalho deu razão a duas técnicas que foram despedidas no ano passando, devendo a decisão sobre os outros dois processos em curso, relativos a um técnico bibliotecário e uma técnica de biblioteca, ser co-nhecidos nos próximos dias.

A Câmara da Nazaré estuda a possibilidade de apresentar um recurso e o presidente Wal-ter Chicharro já afirmou que as

decisões judiciais podem colocar “em causa a sustentabilidade da empresa municipal” Nazaré qualifica.

Além da reintegração dos an-tigos funcionários, a empresa municipal terá de proceder ao pagamento de indemnizações por danos patrimoniais e devol-ver à Segurança Social as verbas relativas aos subsídios de de-semprego dos funcionários em causa desde abril de 2014 até à presente data. Ou seja, em causa estarão várias dezenas de milhares de euros.

No Facebook, o advogado Adelino Granja abordou o pro-cesso: “Não comento a questão jurídica nem a minha interven-ção inicial na defesa de alguns funcionários da Biblioteca Mu-nicipal. Mas não posso deixar de expressar a minha felicidade contra a arrogância do ‘gabi-nete jurídico’ da Câmara e da empresa municipal que tratou os trabalhadores e quem os acompanhava sem a dignidade merecida. Considero uma gran-de derrota para o representante jurídico da Câmara”.

nazaré decisões judiciais contrariam posição da câmara

Tribunal ordena reintegração de técnicas da Biblioteca

joaquim pequicho com o secretário de estado do mar

Page 9: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 aBRiL 2015Educação 9

nazaré

a universidade Sénior da nazaré vai abrir, em breve, um novo polo, em Fanhais, que vai funcionar às terças, quartas e sextas-feiras, na antiga escola primária local. as inscrições estão abertas para as disciplinas de Ginástica, iniciação à informática, Bordados e Malhas, e Hidrogi-nástica (Piscinas Municipais da nazaré).

Universidade Sénior abre polo em Fanhais com quatro disciplinas

benedita iniciativa decorre entre os dias 8 e 12 deste mês

externato assinala 50 anos na Semana Cultural

aponte na agenda: 8 a 12 de abril, Semana cultural do Exter-nato cooperativo da Benedita. Este ano, com um sabor espe-cial, uma vez que o instituto nossa Senhora da Encarnação (inSE) comemora 50 anos.

a cerimónia de abertura está agendada para a próxima quar-ta-feira, às 10:30 horas. na oca-sião será inaugurada a Xiii Feira do Livro, a Semana das artes, a exposição de fotografia “50 anos de História“ e várias exposições do Sorriso amigo, agrupamento de Escolas da Benedita e uni-versidade Sénior.

Para quinta-feira, está agen-dado o lançamento do livro

“Palestras com História” (16

horas), seguindo-se a entrega do Prémio Literário Gonçalves Sapinho. outro dos momentos altos da Semana cultural do Ex-ternato da Benedita é o lança-mento do livro comemorativo dos 50 anos da instituição, “do pioneirismo... à Globalização”, da autoria do professor alfredo Lopes, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, que decorrerá no centro cultural Gonçalves Sapinho, às 21 horas.

na sexta-feira, será a vez da apresentação do livro Escre-ver alcobaça e no dia seguinte,

“Eles não esperam por cães que mancam”, de amílcar coelho, será também conhecido. no mesmo dia, pelas 21:30 horas,

haverá revista portuguesa, pelo grupo de teatro Gente Gira, no centro cultural Gonçalves Sapinho. no último dia da feira, domingo, será apresentado o livro “Poemas de todas as co-res” de teresa almeida (titi). o concerto de jazz da academia de Música de alcobaça encerra-rá mais uma Feira do Livro.

Para os alunos, como pales-tras, atividades desportivas, demonstração cinotécnica pela GnR, spelling contest, workshops de escrita, robótica e eletrónica, dias dedicados à Biologia e Geologia, Física e química e informática. afinal, de que está à espera?

texto Sara Vieira

EPN apresenta site remodelado com uma nova imagem

nazaré

alCobaça

a Escola Secundária d. inês de castro vai acolher uma aula aberta, sob o tema “cor-rupção”, proferida por Guilherme de oliveira Martins, presidente do tribunal de contas, no próximo dia 27 de abril. além dos alunos, a comunidade em geral está convidada a parti-cipar na iniciativa, podendo colocar questões relacionadas com o tema.

Presidente do Tribunal de Contas dá aula aberta sobre corrupção

rio maior com três equipas

ePrm participa em roboParty em Guimarães

a Escola Profissional de Rio Maior (EPRM), através do seu clube de Robótica, marcou presença na RoboParty2015, que decorreu entre os dias 19 a 21 de março, no pavilhão desportivo da universidade do Minho, em Guimarães.

Este ano a escola fez-se representar com três equipas: Bad driver, Electric Power e despicable us, com elementos de três turmas: instalações Elétricas dos 1.º e 3.ºs anos e Eletrónica, automação e instrumentação do 2.º ano.

ao longo dos três dias non-stop, os 12 alunos foram desafiados a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada. “a dois palmos do fim da prova, o robô para. acabou a bateria. Segundo a organização, estávamos, até à altura de ter ficado sem bateria, em 1.º lugar”, refere a escola, em comunicado. no último dia do evento, os alunos colocaram em prova o sincronismo entre os três robôs (minions) na prova de dança. “o sincro-nismo funcionou, a dança funcionou, con-tudo o resultado não foi completamente o esperado”. Para o ano há mais!

o site da Escola Profissional da nazaré (EPn) tem uma nova imagem. “além de um projeto gráfico mais atualizado, dinâmico, moderno e funcional, o site está desenhado para disposi-tivos móveis, o que proporciona uma melhor experiência de utilização”, lê-se no Facebook da EPn. Entretanto, no dia 15, o jantar temático é dedicado à gastronomia e ritmos africanos.

VENDEM-SE OU ARRENDAM-SEApartamentos, Vivendas e Lojas

Vivendas com 3 Quartos, 2 WC, Sala, Cozinha, Pré-instalação de aspiração e aquecimento central,Vídeo-porteiro, Churrasqueira, Pequeno Jardim, Garagem para 2 carros, Piscina e Jardim comum com área aproximada de 500m2. Perto das Praias de Nazaré, Salgado e São Martinho do Porto. Preço: 100.000,00€. Preço de renda 350,00 euros.

- Av. Bernardino Lopes de Oliveira / AlcobaçaPrédio novo acabado de construir- Apartamento T2 - Frac.”B” com lugar de estacionamento no logradouro do prédio Preço: 80.000.00€

- Apartamento T2 - Frac.”E” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço: 85.000.00 €

- Apartamento T2 duplex - Frac. “H” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço: 95.000.00 €

- Rua da Escola/Bemposta:Apartamento T0+2 - Frac. “E” com lugar de estacionamento na cave do prédio Preço venda: 55.000.00 €. Preço de renda: 250,00 euros.

- Apartamento T3 - Fração “F” com lugar de estacionamento na cave do prédioPreço de venda: 80.000,00 euros. Preço de renda: 300,00 euros.

- Aljubarrota S. Vicente - 2 Pavilhões grandes para qualquer atividade, c/ área coberta de 860m2 e 6885m2 de terreno rústico com bastante água, currais e furo de água Preço: 200.000.00 €

- Vários Terrenos e várias Casas Velhas para construir ou reconstruir. Lojas com várias áreas e preços.

BONS PREÇOSCONTACTOS:Telef: 262 581 410 | Telem: 961 843 887 | Telem: 918 546 143

laboratórios abertos são uma das atividades previstas

Page 10: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

QUINTA-FEIRA 2 ABRIL 201510 EcoNomIAREDE PME

restaurante sediado em alcobaça serve pratos típicos do brasil e sucos tropicais

Iguarias do Brasil abre apetite português para comida brasileira

Pastéis de vento, açai na tige-la, bobó de camarão, frango com quiabo, picanha, sucos de frutas... São “verdadeiras” Iguarias do Bra-sil que têm conquistado o pala-dar dos portugueses à mesa do restaurante com o mesmo nome, sediado na antiga Travessa da cadeia, em Alcobaça.

com portas abertas desde feve-reiro de 2014, o restaurante bra-sileiro nasceu de uma vontade de abrir um negócio próprio e, claro, do gosto pela gastronomia do Brasil.

“Gostava de cozinhar, precisava de um trabalho, pus mãos à obra, e com o apoio do meu marido, co-mecei a ‘casa’ do zero“, conta maria Lucia miller, um dos rostos da em-presa, que recorreu a uma nutri-cionista brasileira para desenvolver o cardápio do restaurante.“Todos os dias o cliente tem à

disposição três pratos de carne, dois de peixe e cinco pratos ve-getarianos”, adianta a empre-

sária, explicando que “a ideia é representar cada um dos estados brasileiros com os seus pratos tí-picos”. com duas salas decoradas com as cores do Brasil, o restau-rante, que assegura três postos de trabalho, serve almoços de terça-feira a do-mingo e jantares à sexta-feira e sábado.

c u r i o s a -mente, não são os bra-sileiros que mais procuram a gastronomia brasileira do Igua-rias do Brasil, mas os portugueses. “Foi uma boa surpresa“, confessa maria Lucia miller, notando que “já há clientes fidelizados, que chegam um pouco de todo o País, que gostam, voltam e trazem amigos ou familiares”.

mas o sucesso dos pratos ve-

getarianos também foi uma surpresa para a empreendedora, que acabou por alargar o menú do restaurante para esse nicho de mercado. “Depois de um cliente me ter desafiado a incluir no car-

dápio pratos vegetaria-nos, a nutricionista

desenvolveu vá-rios pratos que

hoje disponi-bilizamos aos clientes. mas nunca imagi-nei que exis-

tissem tantos vegetarianos na

região”, refere.os sucos de caju,

graviola, copuaçú e umbu têm feito as delícias dos clientes.

“São os mais procurados e também faço questão que o cliente pro-ve”, adianta a brasileira, que faz um balanço “muito positivo” do primeiro ano de atividade.

Tão positivo que até final do ano, os sócios pretendem ampliar o espaço do restaurante, abrin-do o 1.º andar e criando mais 50 lugares sentados, a juntar aos 34 já disponíveis. “com essa amplia-ção conseguiremos dar uma maior resposta aos pedidos de grupos e apostar em eventos“, sublinha a administradora do restaurante Iguarias do Brasil.

o restaurante, que também funciona como café, tem-se diferenciado do mercado pela qualidade dos seus pratos e pelo atendimento personalizado. “os nossos clientes vêm para comer e apreciar a nossa comida brasileira e não olham para o lado direito do cardápio, até porque temos menus a partir de 8 euros” sublinha a empresária, para quem “as pes-soas que entram no restaurante são tratadas como amigas e não como clientes”. Zimbora?

texto/fotos SARA VIEIRA

Diferenciação. Eis a palavra-chave do sucesso do restaurante Iguarias do Brasil. Um dos rostos do projeto faz o balanço do primeiro ano de atividade do restaurante.

REGIÃO DE CISTER (RC) > Qual é o balanço do primeiro ano de atividade do restaurante Iguarias do Brasil?mARIA LUcIA mILLER (mLm) > o balanço é muito positivo. Foi um ano de muitas experiências, mas com a certeza de que as expetativas fo-ram superadas. os portugueses, e em espe-cial os alcobacenses, aderiram muito bem à gastronomia brasileira que nos propusemos desenvolver.

RC > Ser o único restaurante brasileiro na região é uma vantagem?

mLm > Sim, para todos os efeitos não temos concorrência. mas o que nos distingue é a nossa própria diferenciação. ou seja, noutro restau-rante também se pode servir um bife com arroz e feijão, mas de certeza que não será igual ao nosso bife com arroz e feijão. Tudo é feito de uma forma minuciosa e diferenciada no nosso restaurante e os produtos provêm do Brasil.

RC > Qual é o principal desafio no setor da restauração?

mLm > o principal objetivo é desafiar o cliente. Temos de mostrar sempre um produto diferen-te. Ainda que um restaurante brasileiro tenha os seus pratos típicos, faço sempre questão de apresentar outras propostas aos clientes. Normalmente existe o medo do desconhecido

em ir ao restaurante e em vez de um suco de caju o cliente opta por um suco de manga, mas porque não o de caju? Se não gostar, não paga. Esse é um dos princípios que temos

desde o primeiro dia.

veja o vídeo em www.regiaodecister.pt

12

é o número de variedades

de sucos tropicais que o restaurante

produz na hora

maria lucia miller

“Tudo é feito de uma forma minuciosa”

designação Iguarias do Brasil fundação 2014capital social 5 mil €trabalhadores 3administração maria Lucia miller e Vasco Santosatividade restauração faturação não divulgado serviços comidas típicas brasileiras, incluindo pratos vegetarianos e sucos tropicais sede Alcobaçatelefone 262 588 016telemóvel 910 216 285

0

P

.

,

+

_

Z

C

ï

!

"

Page 11: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

A Inoeh, empresa conhecida pelos vernizes Inocos, vai lan-çar em breve uma nova linha de vernizes.

Sem levantar muito o véu, Ana Lúcia Bento, um dos ros-tos do projeto que surgiu em Pataias em 2010, adianta “que uma parte desta linha estará associada a um novo canal de comunicação, o Youtube”.

A comercializar vernizes de unhas e gel, cremes corporais e complementos para verniz, a Inoeh nasceu da vontade de uma engenheira química, Ana Lúcia Bento, e uma licenciada em Direito, Raquel Bento, que se conheceram na última empresa onde trabalharam. “Queríamos criar uma nova vertente na área de cosmética. Cosmética por-tuguesa que homenageasse a cultura portuguesa”, conta Ana Lúcia Bento, recordando que os primeiros vernizes a chegar ao mercado com a marca Inocos tinham nomes como “Alcoa”,

“Liz” ou “Fado“.Com seis postos de traba-

lho criados, a empresa já conta com mais de 12 coleções e mais de 170 referências, entre verniz normal e verniz gel. Um sucesso nacional, que já resultou em coleções exclusivas associadas ao blogue Pipoca Mais Doce e, mais recentemente, à apresen-tadora Raquel Strada e ao seu cão, Tufão. “Afirmarmo-nos num mercado tão competitivo com uma marca desconhecida é um trabalho árduo. Daí que tenha sido uma boa estraté-

gia de ‘arranque’”, admite a empresária, que tem reforça-do o marketing da empresa com o design dos produtos, as redes sociais, o contacto e tratamento personalizado com os clientes.

Apesar de as exportações se-rem ainda pontuais, a empresa conta com uma vasta rede de revendedores nacionais, que lhe tem permitido “pintar” o mun-do das cores que desejar.

texto SARA VIEIRA

QUINTA-FEIRA 2 ABRIL 2015ECONOMIA 11

benedita

aljubarrota

alcobaça

alcobaça

valado dos frades

A Vários Sabores vai participar pelo segun-do ano, no XXIX Salón de Gourmets – Feira Internacional de Alimentação e Bebidas de Qualidade, que terá lugar em Madrid, entre os dias 13 e 16 deste mês. A empresa da Bene-dita vai apresentar as suas sobremesas frescas e doçaria caseira. Considerada a maior feira europeia dedicada exclusivamente ao produto gourmet-delicatessen, este ano tem Portugal como o país convidado.

Todos os dias haverá torneio medieval no Parque dos Monges. Eis uma das grandes novidades para a nova temporada cultural do parque temático, em Chiqueda. “Bosque encantado”, “Aldeia medieval”, “A espada do rei”, “Voo real” e a nova peça de teatro Poeta e trovador, D. Dinis “O Lavrador” completam a lista das novas atividades que decorrerão até final de setembro.

Está marcado para o próximo dia 18, um workshop de hortas verticais biológicas da Lirium, que terá lugar no restaurante Meu Farnel, em Alcobaça, às 17 horas. Com duração de três horas, a formação abordará temas como os princípios da agricultura biológica, a rega, a alimentação de plantas, entre outros. As inscrições têm um custo de 20 euros.

O Real Abadia Congress & Spa Hotel vai re-ceber, no dia 18 de abril, a convenção nacional da Rede de Agências de Viagens Independen-tes (RAVT). A iniciativa, que decorrerá durante todo o dia, servirá ainda para assinalar o 10.º aniversário daquele grupo, que se destaca na consultoria e formação em turismo. A RAVT é um grupo que representa agências de viagens.

A SPAL recebeu nas suas instalações a embai-xadora de Israel em Portugal, Tzipora Rimon, no passado dia 23 de março. Em associação com a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, a visita teve como objetivo “fomentar as relações comerciais entre os dois países”, referiu a empresa de cerâmica no Facebook. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho de Administração da SPAL, Ângelo Mesquita.

Vários Sabores marca presença no “Salón de Gourmets” em Espanha

Parque dos Monges apresenta novidades para nova temporada

Lirium volta a promover workshop de hortas biológicos no Meu farnel

Real Abadia recebe convenção nacional de Agências este mês

Embaixadora de Israel em Portugal visita instalações da SPAL

alfeizerão acip distingue produto

folar do atelier do doce recebe menção honrosa em concur

O folar de Maçã de Alcobaça do Atelier do Doce foi distinguido com uma menção honrosa no II Concurso da Associação do Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Simi-lares (ACIP) –“O Melhor Folar e Pão de Ló de Portugal“. A cerimónia para a atribuição de prémios decorreu no passado dia 21 de março na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, Coimbra, com a empresa de Alfeizerão a ser destacada pela inovação apresentada no folar doce.“É mais um reconhecimento do nosso tra-

balho e dedicação”, comentou Catarina Sa-raiva, uma das responsáveis da empresa, no Facebook.

O folar de Maçã de Alcobaça da empresa pode ser adquirido na fábrica do Atelier do Doce, no Casal do Amaro, e no El Corte Inglés, em Lisboa.

A concurso estiveram centenas de bolos, pro-duzidos de norte a sul do País, nas categorias de Folar Doce, Folar Salgado, Pão de Ló Húmido e Pão de Ló Seco.

pataias empresa conquista mercado com verniz inocos

inoeh prepara nova linha de vernizes

aljubarrota projeto do proder

teciplante aposta na produção de plantas biológicas

Cultivadas em Modo de Produção Bio-lógica (MPB), em substratos sem turfa e apresentadas em vasos 100% biodegradá-veis. Eis as plantas aromáticas, hortícolas e flores comestíveis envasadas em MPB, produzidas e comercializadas, no mercado nacional e internacional, pela Teciplante. Um projeto da empresa de Aljubarrota, em parceria com o Instituto Superior de Agronomia (ISA), que conta com o apoio financeiro do ProDer.“Não existe nada do género no mercado”,

garantiu Ernesto Vasconcelos, um dos mem-bros da equipa, na sessão de divulgação final do projeto, que decorreu na passada quinta-feira, na sede da empresa.

O administrador da Teciplante, Ricardo Silvestre, acredita que a exportação “ali-mentará” este negócio, que já representa 4% das vendas do volume de negócios da empresa, que começou a produzir plan-tas aromáticas em modo convencional em 2005, em MPB em 2011 e este ano em MPB em substrato sem turfa. “É um valor já significativo, mas esta é uma área com um potencial de crescimento enorme e, por isso, será sempre acarinhada pela Te-ciplante”, sublinha o também presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPPFN), que tem dado a conhecer o projeto em feiras nacionais e internacionais.

so

Page 12: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

QUINTA-FEIRA 2 AbRIl 201512 cUlTURA

música

música

O duo Piaolin é o grande vencedor do 1º Prémio do IV concurso Internacional de Música de câmara “cidade de Alcobaça” (cIMcA), na categoria Sénior, que se junta ao grupo Face Two Phase (1.º Prémio categoria Júnior). A cerimónia de entrega de prémios e o con-certo dos laureados decorreu na passada sexta-feira, no cine-Teatro de Alcobaça. O duo Piaolin leva para casa um cheque no valor de 4 mil euros e a oportunidade de realizar concertos na temporada de 2016 do cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de câmara de Sttellenbosch (África do Sul) e do Festival Internacional de Música de Maputo.

Duo Piaolin e Face Two Phase vencem concurso internacional cimca

música

Os The Gift vão até ao Porto para par-ticipar na Queima das Fitas. O concerto decorre no dia 3 de maio, no Queimódro-mo. Recentemente, a banda de Alcobaça esteve nos Estados Unidos a participar numa semana de concertos de música portuguesa em Washington.

The Gift atuam em maio na Queima das Fitas do Porto

DocumenTário

É com ‘OutrasArtes’ que o Museu Dr. Joaquim Manso se apresenta no centro cultural da Nazaré. Trata-se de uma expo-sição da sua coleção de pintura e desenho, centrada na produção do século XX, que pode ser apreciada até ao próximo dia 26. Para além das tradicionais artes de pesca, da área da etnografia, o Museu reúne um conjunto diverso de artes plásticas, nomeadamente obras de artistas que versaram sobre a Nazaré ou a maritimidade, admitindo, por um lado, que o mar tem sugestionado a produção criativa e, por outro, que esta comunidade atraiu tantos artistas, nacionais e estrangeiros.

A particular visão pictórica e cinemato-gráfica de Fernando Santiago está refletida nas imagens captadas nos anos 60, com uma câmara Super 8, mostrando a vida das gentes e da sua relação com o mar nesta povoação da costa portuguesa, e que o público poderá conhecer amanhã e sábado. A primeira exibição do documentário está agendada para as 18 horas, no auditório da biblioteca Municipal da Nazaré. A segunda, terá lugar no cineteatro, a partir das 21:30 horas.

‘nazaré 1964’ vê-se amanhã e sábadona vila piscatória

Desenhos e pinturas decoram centro cultural

mosTra

aGenDahoje mosTraNAzARÉ

O Museu Dr. Joaquim Manso na Nazaré apresenta a exposição

‘Símbolos cósmicos: o mar’. ‘A rea-lidade do imaginário’, tema geral da exposição que está patente em outros seis espaços, surge no âmbito dos 30 anos do cPS-cen-tro Português de Serigrafia

amanhãmúsicalEIRIA

As seis fadas, conhecidas como as Winx, estão de regresso para uma fantástica digressão de Páscoa. O concerto ‘A busca dos poderes Sirenix’ decorre às 15:30 horas, no Teatro José lúcio da Silva

aTé seGunDamosTraNAzARÉ

A pintura do artista plástico francês Paul Girol está patente na Galeria Municipal da Nazaré. Nesta exposição é possível ver algumas das obras que Girol criou durante as suas passagens por Portugal e, em particular, pela vila da Nazaré

Dia 11músicacAlDAS DA RAINhA

Verdadeiro ícone de várias gerações de artistas, Simone de Oliveira é um dos maiores nomes da história da música portuguesa dos últimos 50 anos. Sobe ao palco do centro cultural e congressos das caldas da Rai-nha no dia 11 às 21:30 horas

Dia 12mosTracAlDAS DA RAINhA

A exposição de bodypainting inaugura no dia 12, no centro cultural e congressos das caldas da Rainha. Nesse dia, haverá uma performance de pintura corporal ao vivo, por uma equipa de artistas bodypainters. A mos-tra está patente até ao dia 30

Dia 25músicabATAlhA

camané atua no Mosteiro da batalha, proporcionando ‘Um concerto único, num monumento singular’. O concerto, que decorre pelas 21:30 horas, insere-se nas comemorações do aniversário da elevação do monumento a Patri-mónio Mundial da humanidade

jazz de Valado está de regresso à Birhá 18 anos que o Festival de Jazz de

Valado dos Frades faz história. No comando está o maestro Adelino Mota, o mentor de um evento que, mesmo em períodos de crise, não o deixa afundar.

É caso para dizer que as míticas noites da bIR estão de regresso já na próxima semana. O Festival que ultrapassa, e há muito tempo, as fronteiras regionais dá, como não podia deixar de ser, palco a grandes nomes e àqueles que começam a dar os primeiros passos no mundo da música.

É ao som do combo de Jazz, do curso Profissional de Música da ESDIcA (Escola Secundária D. Inês de castro) e Academia de Música de Alcobaça, que arranca a 18.ª edição do Festival, no centro Escolar da Nazaré, já na próxima terça-feira, às 16:30 horas.

No dia seguinte, o mesmo combo apresenta-se no centro Escolar de Valado dos Frades. Atividades apenas para a comuni-dade escolar, através da iniciativa ‘O Jazz Valado vai à escola’.

carlos Martins Quar-teto vai abrir as noites quentes da bIR, com o seu novo disco ‘Absence’, dedicado a bernardo Sassetti, numa homenagem ao seu

talento como artista e homem. O concerto decorre no dia 9.

A festa do jazz continua no dia seguinte com os liftoff, um grupo que nasceu em Aveiro. “Quando muito jovem este projeto foi vencedor do concurso Novas bandas de Jazz, do Parlatório café em Alcobaça, o que lhes permitiu tocar em Valado dos Frades em 2003. Agora voltam como músicos afirmados no jazz europeu e com uma maturidade impressionante”, escreveu Adelino Mota.

Desde o jazz, à bossa nova, passando pela pop, o grupo vocal JD pro-

mete surpreendê-lo na noi-te de dia 11. Apresenta-se em septeto, acompanhado de três excelentes músicos de jazz, apresentando também diversos temas cantados a cappella.

No dia 7 de maio, o palco está por conta dos Funky

bones Factory. Neste concerto será apre-sentado o repertório do primeiro disco deste projecto, gravado em dezembro de 2013 pelo músico alcobacense Mário Marques.

com Paulo bandeira Trio, no dia 8, e com a big band M. Nazaré, no dia 9, escreve-se mais um capítulo do Festival de Jazz de Valado dos Frades, que, como já provou, veio para ficar.

texto luci pais

Page 13: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

QUINTA-FEIRA 2 AbRIl 2015cUlTURA 13

Ao teatro! Festival está de regresso

Entre os próximos dias 18 e 26, o Ao Teatro! Festival está de regresso ao concelho de Alcobaça. Mais uma vez a associação Gambuzinos com 1 Pé de Fora, do Externato cooperativo da benedita, encontra-se a organizar este evento que vai levar o teatro à cidade de Alcobaça e às vilas de benedita e da cela. Além das peças, vão decorrer também workshops.

teAtro

Marionetas partem para Bruxelas

teAtro

Em maio, os S.A. Marionetas marcam presença no le Theatre Royal Du Peruchet, em bruxelas. A companhia profissional al-cobacense apresenta-se com as peças ‘etc’ e ‘Dom Roberto’. Os espetáculos decorrem nos dias 2 e 3, às 15 horas. No site do Theatre Peruchet, pode ler-se: “Duas representações excecionais de uma das companhias mais famosas de Portugal”.

edgar Alexandre distinguido na Festa do Jazz do São Luiz

MúSicA

Edgar Alexandre, aluno do curso Profissional de Instrumentista de Jazz, na Escola Secundária D. Inês de castro/Academia de Música de Alcobaça, foi agraciado este domingo com uma Menção Honrosa na 13ª Festa do Jazz do São luiz, em lisboa. O jovem pianista terá uma residência artística e participará na próxima Festa do Jazz em 2016, num grupo liderado pelo contrabaixista carlos barretto.

A Menção Honrosa surge na sequência da participação do combo neste importante evento anual realizado na capital, no qual marcaram também presença os alunos Adriana lisboa (guitarra), leonardo baptista (baixo) e luís Pereira (bateria), sob a orientação dos professores Hugo Trindade e Ivan Silvestre.

Refira-se que a Festa do Jazz do São luiz tem o seu ponto alto no concurso de Escolas de Jazz a nível nacional, sendo premiados nesta competição a Melhor Escola (combo) e o Melhor Instrumentista, havendo também lugar para Menções Honrosas de Melhor Instrumentista e Melhor combo. Neste caso, o Júri decidiu além do prémio de Melhor Instrumentista, atribuir quatro Menções Honrosas, entre as quais foi nomeado o alcobacense Edgar Alexandre.

Entre os elementos do Júri, destaque para a pre-sença do maestro Adelino Mota, de Valado dos Frades, de Paulo barbosa e do carismático José Duarte, do cinquentenário programa da Antena 1 “5 Minutos de Jazz”.

Os contratenores luís Peças (alco-bacense) e João Paulo Ferreira (brasi-leiro), acompanhados pelo organista João Santos (leiriense), estiveram em França para mais um momento musical. O concerto decorreu na Igreja Saint Prix, no passado dia 21. O duo apresentou um repertório variado de música barroca e antiga.

Várias dezenas de pessoas assis-tiram a este momento musical no templo religioso, proporcionado pela Associação cultural França-Portugal 37. Entretanto, iniciam a temporada no Mosteiro de Alcobaça.

contratenores e organista brilharam na igreja Saint Prix em França

MúSicA

O guitarrista alcobacense Hugo Trindade, que lançou no passado ano, durante o Festival de Jazz de Valado dos Frades, o álbum ‘Départ’, atua hoje, à noite, na casa do Maltês, na Ataíja de cima, freguesia de Aljubarrota. O concerto, com entrada livre, tem início às 22 horas.

A Academia de Dança de Alcobaça (ADA) foi distinguida com o Melhor Quarteto na coreografia “Ignis”, na última edição do concurso In-ternacional de Dança – DANÇARTE, que decorreu até domingo em Faro, garantindo a qualificação para a

“Dance World cup”, que este ano terá lugar em bucareste, Roménia, de 28 de junho a 4 de julho.

A ADA garantiu ainda os quartos lugares na categoria Dueto/Trio de contemporâneo (dueto “Riots”) e na categoria Quarteto/Grupo de con-temporâneo (quarteto “Ignis”).

com organização da Associa-ção beliaev centro cultural, o XII

DANÇARTE voltou a contar com o apoio do Teatro Municipal de Faro, sendo dirigido a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras nas modalidades de dança clássica, dança contemporânea, dança de caráter, dança jazz, hip hop e sapateado. considerado um dos concursos mais importantes a nível nacional que aposta na descoberta e promoção de jovens talentos da dança, com idades compreendidas entre os 8 e os 25 anos, os concor-rentes foram distribuídos por vários escalões, em função da idade, e pelas categorias Solista, Dueto-Trio e Quarteto-Grupo.

No próximo sábado, os alcobacenses Stone Dead sobem ao palco do Sound bay Fest, em lisboa. Na mesma noite atuam as bandas Radio Moscow, The Picturebooks, black bombaim, Tweak bird, Jibóia, Killimanjaro, libido Fuzz, 1986 e The Japonese Girl.

Hugo trindade atua hoje à noite na casa do Maltês

coreografia da Academia de Dança de Alcobaça premiada

Stone Dead vão sábado até ao Sound Bay Fest

MúSicA

DAnçA

MúSicA

Page 14: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

QUINTA-FEIRA 2 AbRIl 201514 opINIão

BANDA DE ALCOBAÇA

Administração Rui MoraisVítor Santos Davide Silva

Diretor de marketingDavid MarianoDiretor comercialJosé Eduardo Reis de oliveiraDiretor financeiroEduardo Nogueira

DiretorJoaquim paulo (Cp 4229)[email protected]

Redaçãoluci pais (Cp 6545)[email protected]

Sara Vieira (Cp 9880)[email protected]

Colaboradores permanentesDaniela Franco Sousa, Elisabete Cruz,

Graça Menitra, Jacinto Silva Duro, José Eduardo Reis de oliveira, Maria Anabela Silva, Miguel Sampaio, pedro Mateus Guerra, Raquel de Sousa Silva e Ricardo Graça

Colaboradores de opiniãoAdelino Granja, António Ventura, Car-los bonifácio, César Santos, Gaspar Vaz, Hélio pires, Isabel Rufino, João paulo Raimundo, Manuel António Sequeira, pimenta Antunes e Rui Rasquilho

Composição e paginaçãobanda de Alcobaça

Serviços comerciaisCidália [email protected]@regiaodecister.pt

Serviços administrativos,comerciais e assinaturasCidália [email protected]@regiaodecister.pt

Propriedade/Editorbanda de AlcobaçaContribuinte: 503 341 460

Morada Rua Frei António brandão, 119 2460-047 AlcobaçaTelefone 262 598 627Telemóvel 910 015 531Fax 262 597 613Internet www.regiaodecister.ptEmail [email protected]ão FIG, Indústrias Gráficas SA

Distribuição banda de AlcobaçaNIB 0045 5020 4026 3730 2484 1Dia de publicação Quinta-feiraPreço avulso 1 €Assinaturas anuais 40€ (32€ com promoção até 31 de março), 75€ (in-ternacional) e 12€ (on line)Assinaturas semestrais 25€ (16€ com promoção até 31 de março) e 45€ (in-ternacional)Tiragem Média 3.000 exemplaresN.º de Registo 116 942Depósito Legal 65280/93

A páscoa aproxima-se! Independentemente da religião e dos seus significados, a páscoa dá-nos a possibilidade de variar os alimentos do nosso dia-a-dia.

Há alimentos tradicionais na páscoa portuguesa como o bolo folar, da região de Trás-os-Montes, o “empadão” recheado de guisado de frango, a tradicional doçaria portuguesa, desde massa de amêndoas, doce de gemas de ovos ou ovos de chocolate.

Não é preciso nos privarmos das delícias oferecidas nesta época, mas a moderação na alimentação e comer com variedade é muito importante.

Na páscoa um alimento bastante consumido e que, nutri-cionalmente falando, possui muitas vantagens, é o peixe. o aumento do consumo deste alimento deve-se à restrição fei-ta pela religião católica na ingestão de carne de animais que possuem sangue quente.

o peixe apresenta um alto valor proteico, um baixo teor de gorduras saturadas e um alto teor de gorduras mono e poliin-saturadas, principalmente ómega-3. Este alimento revela-se essencial para fortalecer o corpo e ajudar na reconstituição dos tecidos do organismo.

podemos tornar a ementa pascal em algo saudável utilizando peixe como: salmão, pescada, atum, linguado, entre outros. Mas cuidado na hora da compra! o peixe quando comprado fresco deve apresentar algumas das seguintes características: escama firme, bem aderida, húmida e sem a presença de man-chas; os olhos brilhantes, salientes e transparentes; as esca-mas unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as brânquias (guelras) com uma coloração que vai do rosa ao vermelho intenso, brilhantes e sem viscosidade e, por fim, com odor característico.

Na hora da sobremesa, a opção deve recair para frutas in natura ou doces de frutas, que além de serem menos calóricas, são nutritivas e ricas em fibras. porém, se a vontade de comer chocolate for irresistível, prefira os ovos de páscoa com grande concentração de cacau (mínimo 70%), de pequenas dimensões, ingerindo pequenas quantidades e se receber muitos ovos de presente, divida entre os amigos e a família.

o chocolate amargo é rico em antioxidantes, flavonóides e polifenóis, compostos presentes na uva vermelha e responsá-veis por, na década de 1980, lançar o vinho tinto à condição de aliado da saúde cardíaca.

Na hora de comprar os ovos de páscoa, é importante evitar produtos com embalagens sujas, amassadas, com furos, abertas ou com outros sinais de alteração.

As dicas para não sair das refeições pascais com peso na consciência e na balança são: - Começar a sua refeição sempre por alimentos menos calóricos,

como sopa de legumes ou salada. para temperar utilizar ervas frescas como o manjericão, alecrim ou cebolinho. - Evitar os refrigerantes e o consumo de álcool em excesso. - Evitar deixar os alimentos expostos em cima da mesa pois

é sempre uma tentação.- Mastigar todos os alimentos de forma lenta e pausada, sa-

boreando-os melhor e durante mais tempo.- Utilizar pratos de dimensões reduzidas.- pensar em oportunidades que pode explorar para fazer exer-

cício e compensar os excessos alimentares.Uma páscoa Feliz!!

Opinião

Alimentação saudável em época de Páscoa

Na Páscoa um alimento bastante consumido e que, nutricionalmente

falando, possui muitas

vantagens, é o peixe. O aumento do consumo deste

alimento deve-se à restrição

feita pela religião católica na

ingestão de carne de animais que

possuem sangue quente

Assim é designada desde tempos muito antigos. Numa fase de “Toponímia Republicana” José Magalhães propôs o nome de Francisco Ferrer para a antiga Rua do Castelo (em sessão de 8 de outubro de 1910). Só em 1926 voltou a ter a anterior designação. Era então presidente da Câmara Manuel da Silva Carolino (1).

LocaLização É a Rua que dá acesso ao antigo Castelo de Alcobaça. Tem início no largo da piçarra (onde entroncam a Rua Miguel bombarda, a Rua 16 de outubro e a Rua Frei Fortunato) e, 360 metros depois, termina junto ao marco do “limite da vila”, frente à Casa da Santinha, que referimos na crónica anterior. pouco depois do seu início tem à sua esquerda a Rua Cândido dos Reis.

História antiga Ao princípio da Rua, nos n.ºs 10 a 18 foi o Hospital de S. Miguel “que começou a funcionar aí por 1615 e aí permaneceu até ao dia 16 de Agosto de 1890, data em que foram transferidos os doentes do Hospital da Rua do Castelo para o Hospital da Roda” (1). Em 1912 foi construído no final desta Rua o prédio da Companhia Fiação e Tecidos, para residência do seu diretor. (1)

História recente Entre antigos prédios com história, que se mantêm em excelente estado de conservação, merece especial referência o chamado “palacete cor de rosa” (que foi construído em 1912 para residência dos diretores da Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça) onde desde há cerca de 38 anos funciona a sede do Centro Educação Especial, Reabilitação e Integração Alco-baça (Ceeria). Mas em relação à história desta Rua é incontornável referir o “seu” Castelo.

casteLo de aLcobaça - antecedentes Julga-se que o Castelo foi erigido pelos Godos e reedificado pelos Árabes em 776 da nossa era, tendo sido conquistado por D. Afonso Henriques em 1147. Quando em 1195 os mouros comandados por Miramolim arra-saram o Convento e degolaram os frades, encontrava-se o Castelo completamente abandonado. Foi reconstruído durante o reinado de D. Sancho I, refugiando-se os frades no seu interior aquando de novas invasões. Há notícia que no século XVII ainda o Castelo tinha torres. Serviu o Castelo de Alcobaça durante muito tempo de forte-prisão até que foi arruinado pelo terramoto de 1755. Em princípios do nosso século muitas das suas pedras serviram para a construção de casas da Rua do Castelo e circunvizinhas e só em 1956, aquando da visita da Rainha Isabel II a Alcobaça, o Castelo veio a beneficiar de algumas obras de restauro, que tornaram mais

“visíveis” as suas arruinadas muralhas. Era ao tempo presidente do Município Joaquim Augusto Carvalho. (2)

PessoaL As minhas memórias em relação à Rua do Castelo são tantas que fico por uns breves apontamentos. Aqui viveram os meus bisavós Violeta de Jesus e Joaquim Coelho, que faleceram em 1947 e 1950, respetivamente. E de 1953 a 1958 subi e desci esta rua vezes sem conta, enquanto frequentei o Externato Alcobacense do Dr. Cabrita.

concLusão É uma rua das mais antigas de Alcobaça, com um trânsito difícil por ser estreita e ter muitos carros estacionados dos seus residentes. Melhorou por ter só sentido descendente. Mas a minha maior mágoa como alcobacense é dar acesso a um Castelo tão abandonado, embora classificado como Imóvel de Interesse público pelo Decreto n.º 95/78, publicado no Diário da República n.º 210, de 12 de setembro de 1978.

(1)- Villa Nova, bernardo / o progresso Urbano da Vila de Alcobaça (1941)

(2)- “À descoberta de Alcobaça”/CEERIA (2001)

Ruas com história(s)

Rua do Castelo

A minha maior mágoa como alcobacense é [o facto de esta rua] dar acesso a um Castelo tão

abandonado, embora

classificado como Imóvel de Interesse

Público

José Eduardo Oliveira contador de histórias

Ana Lúcia Baltazar professora universitária

Page 15: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

QUinTA-FEiRA 2 AbRil 2015OPiniÃO 15

Carlos Bonifáciovereador do CDS/PP

na Câmara da Nazaré

no dia 28 de fevereiro a associação de pais das es-colas do Areeiro (APEA) promoveu na associação de solidariedade da mesma localidade (ASSA) um sarau cultural intitulado “Pequenos e Grandes Artistas”.

Pelo segundo ano consecutivo a noite prometia! A sala estava cheia e o espírito em alta face às expectativas do ano anterior. Os pequenos artistas prepararam, em conjunto com os seus professores, momentos culturais para abrilhantarem a noite. Para além deles, existia um conjunto de grandes artistas que também foram recetivos ao convite e também prometiam trazer mui-ta luz e cor à noite que, um grupo de pais ativos e preocupados com o futuro dos seus filhos preparam para a comunidade educativa do Areeiro, familiares e amigos.

Desde o teatro, à música, à literatura, à poesia e à dança o palco improvisado foi pequeno para a gran-deza existente.

A noite cultural foi longa. O nível dos pequenos e grandes artistas foi muito elevado e prolongado pela noite dentro. O público presente saiu culturalmente mais rico e agradecido pelo espectáculo proporcio-nado.

A APEA agradece a todos quantos colaboraram para que mais uma iniciativa fosse concretizada com su-cesso.

José Henriques Carreira, residente em beco da Car-voeira nº 2 Alqueidão - Coz, comproprietário do artigo n.º 2848 da freguesia de Aljubarrota, sita às Fontai-nhas, Rua nossa Senhora da luz - Cumeira de baixo: venho uma vez mais reclamar o que, já bem é do vosso conhecimento desde dezembro de 2014, referente ao intransitável estado em que se encontra o caminho na Rua de nossa Senhora da luz, entre as freguesias de Aljubarrota e Juncal. Tendo-me (em dezembro) o senhor prometido que iria combinar com o Presidente da Junta de Freguesia do Juncal a fim de lá colocarem

“tout venant”.Até à data, nada foi feito por parte da Câmara Mu-

nicipal de Alcobaça e da Câmara Municipal de Porto de Mós a não ser: permitirem o restauro do muro com rede de vedação, impedindo o alargamento do caminho naquele local.

Aproximando-se a época de incêndios, irei diligenciar junto de instâncias superiores a fim de que seja retirada aquela enorme montanha de rama de eucalipto, que

se encontra em estaleiro, naquele terreno situado na Freguesia de Aljubarrota sob vossa jurisdição.

lamento que, o meu alerta tenha caído em saco roto, e apenas só eu tenha arriscado dar a cara perante o risco dum previsível e catastrófico incêndio naquele local?!... OXAlÁ, EU SiMPlESMEnTE ME EnGAnE!!!...

Ainda ontem, tive que ir buscar/pedir um tractor para desatascar de lá a carrinha...

Desnecessário será ser insolente perante a indiferença de quem apenas vê no granjeado voto e na política, o seu protagonismo...

É inadmissível que, o segundo principal caminho que liga a freguesia de Aljubarrota à freguesia de Coz, SE EnCOnTRE inDiFEREnTEMEnTE inTRAnSiTÁVEl!

Tenho desde o início, exercido o meu mandato respeitando os projectos de quem ganhou eleições, mas procurando defender e compatibilizar as propos-tas que apresentei nas eleições autárquicas de 2013. Por isso, tenho sido incisivo nalgumas matérias que entendo cruciais para o Concelho, designadamente na área do turismo.

A minha persistência na reabilitação do Mercado Municipal tem sido uma constante. lamento que a Câmara no mandato anterior tenha perdido o finan-ciamento para reabilitar aquele espaço, que teve como consequência que os cofres do município tivessem de suportar na totalidade a substituição da cobertura e outras obras num valor de 300 mil euros, quando podiam terem sido financiadas pelos fundos europeus em 85%. Com esta opção quem ficou a perder foi Alcobaça e os Alcobacenses.

Mas o que importa salientar nesta altura, é o sinal de abertura da Câmara em relação às nossas propos-tas que foram incluídas no Plano Desenvolvimento Estratégico do Concelho até 2020, designadamente a abertura demonstrada em relação à reabilitação do Mercado Municipal, aceitando agora as nossas pro-postas para que aquele espaço possa também estar vocacionado para actividades de natureza turística, funcionando como sempre defendi, como porta de entrada aos milhares de turistas que demandam a cidade de Alcobaça, possibilitando que um conjunto de actividade económicas possam nascer naquele espaço, sem colocar em causa a função original de mercado tradicional tal como o conhecemos.

Partir de agora e partindo do princípio que o plano desenvolvimento vai ser viabilizado pelas principais forças políticas, afigura-se absolutamente decisivo definir as prioridades quantos às apostas que melhor respondem à necessidade de obter desenvolvimento económico, procurando tornar o Concelho de Alcobaça mais competitivo, numa altura em que o emprego deve ser a principal aposta.

Assim, para além da vertente turística, defendo que a aposta na Área de Acolhimento Empresarial da benedita, e a reabilitação da Zona industrial da Alva em Pataias, devem constituir as prioridades na acção do município, que com urgência deve passar das palavras aos actos. É sobre estes projectos que manifesto todo o meu empenho e apoio para se tor-nem uma realidade a médio prazo.

Como sempre defendi, Alcobaça está sempre em primeiro e acima daquilo que são as nossas diver-gências.

Cartas ao diretor

Opinião

Pequenos e grandes artistas em sarau literário

Intervenção precisa-se em Cumeira de Baixo

Na rota das causas

Importa salientar [...]o sinal de abertura da Câmara em

relação às nossas propostas

Carla Crisóstomo carta enviada por email

José Henriques Carreira carta enviada por email

As car tas ao di re tor de ve rão ver sar te mas de in te res se pú bli co ou ex pres sar co men tá rios a no tí cias pu bli ca das no RE Gi ÃO DE CiS TER. A di reção do jor nal re ser va-se o di rei to de se lecio nar os tre chos mais im por tan tes das mes mas. Os au-to res se rão sem pre iden ti fi ca dos, sal vo mo ti vos ex ce cio nais em que a di reção en ten da re ser var o co nhe ci men to da iden ti da de. Não são pu bli­cá veis car tas anó ni mas.

O semanário dos concelhos de Alcobaça e Nazaré está a mudar. E a pensar no leitor. Novos colunistas, mais conteúdos e outros motivos de interesse para ler

o REGIÃO DE CISTER

Rui Moraisgestor cultural, 40 anos, é presidente da banda de Alcobaça e diretor executivo da Academia de Música de Alcobaça. Escreve uma vez por mês

Susana Santosjurista, 44 anos, é natural de Turquel, e é diretora de comu-nicação do El Corte inglès. Escreve uma vez por mês

Nuno Gonçalvesmúsico, 37 anos, integra a conhecida banda The Gift. Fez jornalismo no REGiÃO DE CiSTER. Escreve uma vez por mês

Pedro Lucasjornalista, 35 anos, é natural da nazaré e diretor da revista masculina Men’s Health. Escreve uma vez por mês

Armanda Balinhajornalista, 47 anos, é diretora do Pataias à letra. Assegura uma página de noticiário na zona norte do con-celho de Alcobaça

Tiago Santosjornalista, 23 anos, trabalha na Rádio benedita FM, e vai as-segurar uma página da zona sul do concelho de Alcobaça

Natacha Costa

Pereiraartista plástica,

41 anos, integra a companhia

S.A. Marionetas. Assina o

cartoon sema-nal “A incrível

vida (depois da morte) de D. inês de Castro e sua pomba

Pimba”

Page 16: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 abRil 201516 dEspoRto

o Ginásio não foi além de um empate a quatro bolas na receção ao Moita do boi e deixou fugir a liderança da divisão de Honra distrital de futebol. num jogo de loucos, com alternâncias constantes no marcador, os azuis desper-diçaram uma derradeira van-tagem construída com golos de Yassin (2), danny Esteves e João Madruga e atrasaram-se na corrida pelo título.

a equipa de Filipe Faria ocupa, agora, o 2.º lugar da tabela, a 2 pontos do peniche,

que foi ganhar a Marrazes (0-1), diante do 3.º classificado da competição. o campeonato é retomado na próxima sema-na, com o Ginásio a receber o portomosense, no encontro que culmina a série de jogos consecutivos da equipa no Municipal.

a jornada 23 da Honra correu de feição ao beneditense, que foi ganhar a alvaiázere (0-1) e averbou a segunda vitória consecutiva no campeonato, passando a respirar melhor na luta pela manutenção. a

turma de leandro santos as-cendeu a um mais tranquilo 12.º lugar.

Em risco de descida conti-nua o pataiense, que perdeu no terreno do unidos (3-1) e leva cinco jogos seguidos sem vitórias. os pupilos de orlan-do Fernandes estão abaixo da

“linha de água”.Já o nazarenos venceu no

último minuto na receção ao GRap (1-0), com um golo do júnior Francisco Canhoto. os alvinegros seguem no 6.º lugar da tabela.

Futsal: Concha Azul garante manutenção

o Concha azul goleou o santiago da Guarda (5-1) e assegurou matematica-mente a manutenção na divisão de Honra distrital. a equipa de Gabriel oliveira assi-nou uma boa época de estreia no escalão principal do futsal distrital, ocupando o 7.º lugar, quando faltam disputar cinco jornadas. Em dificuldades para evitar a descida está a biblioteca, que perdeu com o líder Mendiga (1-5).

Futebol: Nazarenos volta aos triunfos em iniciados

o nazarenos venceu o dérbi com a bi-blioteca (2-0) e regressou aos triunfos na 2.ª fase da 1.ª divisão distrital, ascen-dendo ao 3.º lugar. os valadenses ainda não venceram. no grupo b, o Ginásio b averbou o primeiro triunfo na série C, ao golear a ud batalha b (4-1), enquanto o beneditense b, na série d, somou um desaire no bombarral (2-0).

Futebol: Ginásio vence nas Caldas em iniciados

o Ginásio foi vencer ao terreno do Cal-das b (0-3) na 18.ª jornada da divisão de Honra de iniciados. a quatro jornadas do fim do campeonato, os azuis estão fora da corrida pelo título, mas ainda ambicionam chegar ao 2.º posto, ten-do reduzido a diferença para a Escola academia sporting da Marinha Grande. o beneditense empatou em casa com o atouguiense (2-2).

Futsal: Martingança perde e atrasa-se na corrida

o Gd Martingança deixou-se surpreender pelo Juncalense (1-3) num encontro de vital importância na luta pela subida à divisão de Honra distrital. os martingancenses ocupam o 4.º lugar, mas estão já a 9 pontos do duo de líderes da competição. o planalto, que vi-nha de uma série de três vitórias consecutivas, perdeu com o Gaeirense (2-3) e acabou com as aspirações.

Futsal: Burinhosa soma primeira vitória em juvenis

os juvenis do CCRd burinhosa golearam o Vitória (8-1) e somaram o primeiro triunfo na taça nacional. a equipa de paulo Henriques tinha sofrido um desaire na 1.ª jornada. nos distritais jovens, destaque para os iniciados do pederneirense, que impuseram a primeira derrota ao serro Ventoso na série b do grupo b, aproximando-se da liderança.

Futebol: Tiago Esgaiomarca no triunfo do Caldas

o nazareno tiago Esgaio confirmou a vitória (0-2) do Caldas na deslocação ao reduto do 1.º de dezembro (sintra), na 2.ª fase do Campeonato nacional de seniores, ao concluir um contra-ataque rápido. o médio marcou o quarto golo esta época e o segundo na fase de subidas à 2.ª liga. Com esta vitória, o Caldas continua na luta pela subida às competições profissionais.

futebol clube não conquista troféu no escalão desde 1998

Nazarenos apura-se para final da taça distrital de juniores

o nazarenos apurou-se para a final da taça distrito de leiria de juniores, após bater o Carni-de (0-1), com um golo solitário de João Vieira aos 70’.

a equipa de paulo brites vai disputar o troféu com a aE Óbidos, que derrotou na outra meia-final o sl Marinha (2-1), num embate entre uma equipa

da 1.ª divisão distrital e o líder isolado da divisão de Honra.

Há 17 anos que o nazare-nos não conquista a taça no escalão de juniores. o último título foi obtido na temporada 1997/98, quando a equipa de Maximiano salvador bateu o Caldas (2-0), no Estádio Muni-cipal da Marinha Grande.

Entretanto, o Ginásio goleou o sp. pombal (5-1), com golos de Miguel Madruga (2), tiago luís, João silva e José simões, e garantiu um lugar nas meias-finais da taça. pelo caminho ficou o beneditense, surpreen-dido pela aE Óbidos (0-1), que será precisamente o adversário dos azuis na semi-final.

juvenis nacionalResulTaDos 2.ª joRnaDa

Burinhosa-Vitória 8-1

classiFicaÇÃo J V E D GM GS P1 Sousel 1 1 0 0 7 4 32 Burinhosa 2 1 0 1 12 8 33 Vitória 1 0 0 1 1 8 0

DivisÃo De honRaResulTaDos 21.ª joRnaDa

Mata-Vidigalense 4-4 Pocariça-Quinta Sobrado 6-3 São Bento-Igreja Velha 1-1 Biblioteca-Mendiga 1-5 Garecus-Catarinense 1-5 Concha Azul-Sant. Guarda 5-1 Caldas-Arnal 5-3

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Mendiga 21 15 3 3 97 56 482 Caldas 21 13 4 4 103 74 433 Arnal 21 12 5 4 75 49 414 Pocariça 21 12 4 5 104 77 405 Quinta Sobrado 21 12 2 7 101 76 386 Mata Milagres 21 10 3 8 76 65 337 Concha Azul 21 10 2 9 68 72 328 Garecus 21 9 3 9 83 91 309 Catarinense 21 9 2 10 79 79 2910 Vidigalense 21 7 5 9 81 83 2611 São Bento 21 7 3 11 68 72 2412 Igreja Velha 21 4 3 14 59 92 1513 Biblioteca 21 3 2 16 51 106 1114 Sant. Guarda 21 3 1 17 71 124 10

MaRcaDoRes Da ReGiÃoBruno Pinto (Concha Azul) ..............15Marco Oliveira (Concha Azul) ............14Pedro Mendes (Concha Azul) .............8

1.ª DivisÃo zona sulResulTaDos 8.ª joRnaDa

Planalto-Gaeirense 2-3 Martingança-Juncalense 1-3 Ferrel-Condestável 7-6 HC Turquel-Landal 1-2

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Gaeirense 8 7 0 1 39 20 212 Juncalense 8 7 0 1 22 21 213 Landal 8 6 0 2 24 16 184 Martingança 8 4 0 4 25 22 125 Ferrel 8 4 0 4 31 35 126 Planalto 8 3 0 5 15 20 97 Condestável 8 1 0 7 25 35 38 HC Turquel 8 0 0 8 15 27 0

1.ª DivisÃo séRie bResulTaDos 8.ª joRnaDa

Fonte Oleiro-São Mamede 1-1 Pederneirense-Chãs 3-5 At. Leiria-Mirense 1-0

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Chãs 7 6 1 0 31 16 192 Fonte Oleiro 7 4 1 2 34 24 133 At. Leiria 7 3 0 4 23 24 94 São Mamede 6 2 2 2 22 18 85 Boavista 5 2 2 1 16 13 86 Pederneirense 7 1 3 3 18 26 67 Mirense 7 0 1 6 10 33 1

1.ª DivisÃo séRie cResulTaDos 8.ª joRnaDa

Ext. Benedita-Sp. Estrada 3-1 CB Caldas-Ribafria 2-1 Vidais Futsal-Casal Velho B 0-5

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 CB Caldas 7 6 1 0 29 11 192 Casal Velho B 7 6 0 1 38 12 183 Ext. Benedita 7 5 1 1 25 18 164 Sp. Estrada 7 2 1 4 24 33 75 Vidais 7 2 0 5 14 30 66 Alvorninha 6 0 2 4 12 24 27 Ribafria 7 0 1 6 16 30 1

iniciaDos GRupo b séRie bResulTaDos 6.ª joRnaDa

Mendiga-Quinta Sobrado 7-0 Pederneirense-Serro Ventoso 4-1 Golpilheira-Juncalense 3-3

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Serro Ventoso 6 5 0 1 22 16 152 Pederneirense 6 4 0 2 19 15 123 Mendiga 6 3 1 2 26 15 104 Juncalense 6 3 1 2 17 20 105 Golpilheira 6 1 2 3 13 15 56 Quinta Sobrado 6 0 0 6 12 28 0

iniciaDos GRupo b séRie cResulTaDos 6.ª joRnaDa

Bombarralense-Casal Velho 2-0 Olho Marinho-Ribafria 5-3

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Olho Marinho 5 5 0 0 20 11 152 Ribafria 5 3 0 2 15 12 93 Bombarralense 5 3 0 2 14 6 94 Casal Velho 5 1 0 4 16 22 35 Sp. Estrada 4 0 0 4 13 27 0

inFanTis Fase FinalResulTaDos 4.ª joRnaDa

Telheiro-Silv. Grande 8-1 Sant. Guarda-Bombarralense 2-2 Peniche AC-Ribafria B amanhã

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Telheiro 4 2 1 1 12 3 72 Bombarralense 4 2 1 1 12 8 73 Ribafria B 3 2 1 0 10 6 74 Sant. Guarda 4 2 1 1 13 11 75 Peniche AC 3 1 0 2 4 7 36 Silv. Grande 4 0 0 4 10 26 0

FuTsalFuTebolDivisÃo De honRaResulTaDos 23.ª joRnaDa

Ginásio-Moita do Boi 4-4 Ansião-Pelariga 2-2 Marrazes-Peniche 0-1 Portomosense-Alq. Serra 1-2 Unidos-Pataiense 3-1 Vieirense-Guiense 0-0 Nazarenos-GRAP 1-0 Alvaiázere-Beneditense 0-1

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Peniche 23 15 4 4 38 16 492 Ginásio 23 14 5 4 55 30 473 Marrazes 23 12 7 4 32 18 434 GRAP/Pousos 23 13 3 7 43 29 425 Guiense 23 11 6 6 43 29 396 Nazarenos 23 11 5 7 30 28 387 Vieirense 23 11 4 8 29 28 378 Alq. Serra 23 11 1 11 24 32 349 Pelariga 23 10 3 10 31 37 3310 Moita do Boi 23 8 6 9 50 42 3011 Alvaiázere 23 6 7 10 30 32 2512 Beneditense 23 6 6 11 18 23 2413 Ansião 23 6 5 12 23 38 2314 Pataiense 23 4 7 12 19 45 1915 Unidos 23 5 3 15 26 51 1816 Portomosense 23 4 2 17 27 40 14

MaRcaDoRes Da ReGiÃoDaniel Esteves (Ginásio)..................19Yassin Kalda (Ginásio) ..................... 7

1.ª DivisÃo GRupo bResulTaDos 4.ª joRnaDa

Mirense-Atouguiense 2-1 Santo Amaro-Alfeizerense 4-1

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Santo Amaro 4 4 0 0 9 2 122 Vidreiros 4 2 1 1 14 5 73 Alfeizerense 4 1 1 2 8 11 44 Mirense 4 1 0 3 2 14 35 Atouguiense 4 0 3 1 6 7 3

1.ª Div. junioRes zona sulResulTaDos 18.ª joRnaDa

Biblioteca-Nadadouro 2-2 U. Turquel-U. Serra 1-4 AE Óbidos-Boavista 6-0 Atouguiense-Unidos 2-1

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 AE Óbidos 16 15 0 1 82 5 452 Unidos 16 11 1 4 40 15 343 Boavista 16 11 1 4 61 28 344 UD Batalha 16 9 1 6 49 20 285 U. Serra 16 9 0 7 38 29 276 Atouguiense 16 5 1 10 29 52 167 U. Turquel 16 5 1 10 20 51 168 Biblioteca 16 2 1 13 11 73 79 Nadadouro 16 1 2 13 14 71 5

honRa iniciaDosResulTaDos 18.ª joRnaDa

Beneditense-Atouguiense 2-2 Caldas B-Ginásio 0-3 Vieirense-Marrazes 0-6 Portomosense-Marinhense 0-4 EAS Marinha-U. Leiria B 0-0 UD Batalha-Avelarense 1-5

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Marinhense 18 15 2 1 52 8 472 EAS Marinha 18 13 2 3 66 12 413 Ginásio 18 12 2 4 50 25 384 Avelarense 18 9 4 5 31 28 315 Marrazes 18 8 4 6 28 21 286 Beneditense 18 8 3 7 28 18 277 U. Leiria B 18 7 5 6 29 18 268 Atouguiense 17 5 5 7 34 26 209 Caldas B 18 6 2 10 21 36 2010 Portomosense 17 3 5 9 12 34 1411 UD Batalha 18 3 2 13 14 70 1112 Vieirense 18 0 0 18 5 74 0

MaRcaDoRes Da ReGiÃoFrancisco Matias (Ginásio) ...............16 Miguel Honório (Ginásio) ................10

1.ª Div. iniciaDos 2.ª FaseResulTaDos 3.ª joRnaDa

EAS Marinha B-Coto 1-2 Peniche-Marinhense B 3-2 Nazarenos-Biblioteca 2-0

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 Peniche 3 3 0 0 11 2 92 Coto 3 2 0 1 4 4 63 Nazarenos 3 2 0 1 3 2 64 EAS Marinha B 3 1 0 2 2 3 35 Marinhense B 3 0 1 2 2 4 16 Biblioteca 3 0 1 2 0 7 1

1.ª Div. iniciaDos séRie cResulTaDos 3.ª joRnaDa

Ginásio B-UD Batalha B 4-1 Maceirinha-U. Serra 1-1

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 U. Serra 3 2 1 0 5 3 72 Maceirinha 2 1 1 0 3 2 43 U. Turquel 2 1 0 1 2 2 34 Ginásio B 3 1 0 2 4 3 35 UD Batalha B 2 0 0 2 2 6 0

1.ª Div. iniciaDos séRie DResulTaDos 3.ª joRnaDa

Bombarralense-Beneditense B 2-0 Atouguiense B-AE Óbidos 0-10 Peso-Caldas C 1-0

classiFicaÇÃo

J V E D GM GS P1 AE Óbidos 3 3 0 0 18 3 92 Bombarralense 3 2 0 1 8 4 63 Caldas C 3 1 1 1 4 4 44 Beneditense B 3 1 0 2 2 5 35 Peso 3 1 0 2 5 10 36 Atouguiense B 3 0 0 3 2 13 0

futebol igualdade com moita do boi (4-4) atrasa azuis

Ginásio empata e cede liderança da Honra

Joaq

uiM

pau

lo

o CCRd burinhosa foi afas-tado da “final four” da taça de portugal ao perder (3-4) na receção ao Fundão, atual detentor do troféu.

o clube da freguesia de pa-taias chegou ao intervalo a perder por duas bolas mas re-cuperou com os golos de bruno Cintra (21’) e pimpolho (27’). o empate não durou muito e pany voltou a dar a vantagem aos visitantes. bruno Cintra voltou a

marcar (35’) e a dar esperanças aos burinhosenses mas andré Galvão marcou a três minutos do fim e ditou o afastamento do burinhosa. os burinhosenses queixaram-se da dualidade de critérios da equipa de arbitra-gem, considerando que foi in-validado um golo limpo, em que a bola terá entrado totalmente na baliza visitante.

na época transata a equipa treinada por Kitó Ferreira tinha

ficado pelos oitavos-de-final da competição, sendo elimina-da pelo u. pinheirense (3-4)

o Fátima, equipa treinada pelo nazareno Rogério serra-dor, teve a mesma sorte nas meias-finais da competição ao ser goleado (3-7) na receção ao benfica, líder do escalão máximo do futsal nacional. o alcobacense sineta marcou um dos golos da equipa do distrito de santarém.

futsal burinhosenses ficaram a um passo da “final four”

burinhosa afastada da taça de Portugal pelo fundão

Page 17: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 abRil 2015dEspoRto 17

o técnico Rogério serrador é um verdadeiro “papa-títulos”, mas contraria os cânones do desporto: nunca foi jogador de futebol ou futsal, mas brilha como treinador. E aos 33 anos, soma já onze títulos oficiais.

ao serviço do Casal Velho conquistou cinco títulos na formação e três troféus nos seniores. no Fátima, clube que representa pelo segundo ano consecutivo, ganhou tudo a nível distrital: campeonato, taça e supertaça. no passado sábado, guiou o clube ao ponto mais alto da história, ao de-frontar o benfica na taça de portugal (3-7).“um antigo praticante terá

sempre maior facilidade em tornar-se num treinador de topo, porque conhece o jogo, mas também há quem nunca tenha praticado a modalidade e que pode tornar-se num bom treinador”, afirma o técnico, que se considera um “estu-dioso”.

“procuro estar sempre atu-alizado, tentando melhorar os meus conhecimentos e procurando aprender com os melhores”, conclui Rogério ser-rador, que começou a treinar

aos 19 anos no clube da terra, o pederneirense, seguindo para o Concha azul, antes de um ciclo no Casal Velho que o levou a conquistar tudo a nível distrital.

Frente ao benfica, o Fátima deu boa conta do recado, sen-do eliminado com naturalidade. o técnico diz que a prestação

“confirmou a equipa como uma equipa de nacional”. “o benfica estudou-nos e veio na máxima força. isso só valori-za o nosso trabalho e valida o que temos vindo a construir”, salienta o jovem técnico, que diariamente alimenta o sonho de atingir o profissionalismo.

texto joaquim paulo

teresa almeida e tó Cardoso (Clube de desportos alterna-tivos da nazaré) foram vice-campeões da primeira etapa do circuito nacional de body-board.

a vimeirense só foi derrotada por Joana schenker, detentora do título de campeã nacional, enquanto Hugo pinheiro levou

a melhor sobre antónio Cardo-so, mais conhecido no meio do bodyboard por tó Cardoso.

tiago Fazendeiro (Cdan) tam-bém esteve presente na etapa, na qual alcançou a final da ver-tente de dropknee mas acabou por ficar em 4.º lugar.

o evento decorreu no pas-sado fim de semana, na praia

do Cds na Costa da Caparica. a próxima etapa do circuito nacional esta agendada para 21 de julho, na praia de santa Cruz, torres Vedras.

Entretanto, o Cdan vai orga-nizar, amanhã, a Xi edição do circuito intersócios. a competi-ção vai contar com as verten-tes de bodyboard e surf.

hóquei biblioteca perde com último

Alcobacense cai no último lugar da 2.ª Divisão nacional

as contas do apuramento na zona sul da 2.ª divisão para alcobacense e biblioteca complicam-se cada vez mais. no passado fim de semana, os dois clubes da região perderam os seus jogos a contar para a 23.ª jornada do campeonato e afundaram-se ainda mais na zona de despromoção.

a alcobacense ocupa agora a última posição, com 15 pontos, mas menos um jogo, que os restantes concorrentes diretos. a situação agravou-se com a derrota (4-5) caseira frente ao sesimbra. para o emblema de alcobaça marcaram antónio brito, diogo Verde, Jorge nunes e Manuel lopes, golos insuficientes para evitar a derrota.

a biblioteca viajou até aos açores para de-frontar o Marítimo sC, que ocupava a última posição antes do arranque da jornada, mas acabou por sair derrotado do arquipélago. Marcelo Rocha (2), dário santo, Rafael Montei-ro e Rui Filipe marcaram pelos valadenses.

na próxima jornada, agendada já para o próximo sábado, os clubes da região têm encontros importantes para tentar evitar a despromoção à 3.ª divisão de hóquei em patins. a biblioteca recebe o HC sintra, atual 9.º classificado da tabela, enquanto a alco-bacense desloca-se ao sempre difícil reduto do Física de torres Vedras, atual líder da zona sul da 2.ª divisão.

Entretanto, o HC turquel teve dois jogos importantes na semana passada, mas com resultados aquém do esperado. na quarta-feira da semana passada, os turquelenses perderam (4-2) na deslocação a barcelos. Já no sábado, a turma de João simões empatou com o paço de arcos (3-3). a três jornadas do fim do campeonato, o HC turquel ocupa a 7.ª posição com 30 pontos, os mesmos de paço de arcos, 8.º classificado.

Entretanto, os seniores femininos do HC turquel sofreram a primeira derrota na fase final do campeonato nacional, na receção ao Carvalhos (3-8). o benfica goleou o Mealhada (12-1), com um póquer de Rute lopes.

futsAl rogério serrador guia clube a registo histórico

treinador papa-títulos brilha pelo fátima

técnico junto ao santuário

Triatlo: joão Silva foi 25.º no circuito mundial

o beneditense João silva (benfica) foi o 25.º da tabela classificativa da segun-ta etapa do ano do circuito mundial de triatlo, que teve lugar no passado fim de semana, em auckland, na nova Zelândia. o triatleta completou os três segmentos da prova em 1h59m46s e ocupa, agora, a 7.ª posição do ranking mundial com 756 pontos.

Xadrez: Benedita recebeu campeonatos nacionais

a associação peão Cavalgante organizou a 4.ª e 5.ª jornadas do campeonato na-cional de xadrez. no evento esteve o clube da benedita e, ainda, o Xeque-Mate de são Martinho do porto. os beneditenses venceram na 4.ª ronda mas perdeu na 5.ª por uma vantagem de um ponto. Já os sãomartinhenses registaram um empate e uma vitória. na classificação geral, a Xeque Mate ocupa a 4.ª posição e a peão Cavalgante vem logo a seguir, no 5.º.

padel: luciano larrossavence torneio em pombal

luciano larrossa (Clube de ténis de al-cobaça) venceu um torneio do escalão de seniores, que se realizou em pombal, no passado fim de semana. para carimbar o triunfo, o atleta bateu luís Faustino (Cit leiria) pelos parciais de 6-3 e 6-3, José Rodrigues (Ct leiria) por 6-3 e 7-5 e Fábio Ferreira (Cit leiria) por 5-7, 7-5 e 6-1.

Futebol de praia: Três nazarenos na seleção

bruno novo, tiago batalha (sp. braga) e Jordan santos (al-ahly) foram convocados por Mário narciso para integrar o estágio da seleção nacional de futebol de praia, que tem lugar em Rio Maior, de 12 a 15 deste mês. os nazarenos ao serviço dos bracarenses têm-se treinado no areal da praia da nazaré para manter a forma enquanto Jordan santos tem dado nas vistas nos Emirados Árabes unidos.

BTT: pedro pinheiro em 2.º em Sobral de monte agraço

pedro pinheiro (Róódinhas/santos silva) foi o vice-campeão da prova de meia maratona do escalão de elites, que se realizou em sobral de Monte agraço, no passado domingo. João Horta, do escalão de veteranos “a”, foi o 3.º mais rápido da prova de maratona. o conjunto da benedita participou na 1.ª prova da taça academia artur agostinho com 6 atletas.

Ciclismo: pedro Henriques no josé maria Nicolau

o alcobacense pedro Henriques vai repre-sentar o plantel de sub-23 do Clube de Ciclismo José Maria nicolau na presente temporada desportiva. Entretanto, o ciclista já pedalou ao serviço do emblema da cidade do Cartaxo e alcançou o 74.º lugar do Vii Grande prémio liberty seguros, com o tempo de 5h4m45s, a mesma marca que todo o pelotão que cortou a meta logo após o 3.º classificado.

boDyboArD atletas em destaque na costa da caparica

teresa Almeida e tó Cardoso em destaque no circuito nacional

hóquei1.ª divisãoResuLTAdos 23.ª joRnAdA

FC Porto-OC Barcelos 7-5 HC Turquel-Paço de Arcos 3-3 Póvoa-Candelária 0-2 Sporting-Oliveirense 4-4 HC "Os Tigres"-Carvalhos 6-4 Valongo-Sanjoanense 10-4 Benfica-Juv. Viana 7-2

CLAssiFiCAÇão j V E D Gm GS p1 Benfica 23 22 1 0 154 48 672 FC Porto 23 21 1 1 156 58 643 Valongo 23 15 3 5 111 92 484 Oliveirense 23 14 1 8 118 89 435 OC Barcelos 23 13 4 6 86 68 436 Sporting 23 13 3 7 90 71 427 HC Turquel 23 9 3 11 85 94 308 Paço de Arcos 23 9 3 11 80 86 309 Juv. Viana 23 9 2 12 112 110 2910 Candelária 23 7 2 14 81 112 2311 HC “Os Tigres” 23 5 2 16 82 130 1712 Carvalhos 23 3 3 17 70 123 1213 Sanjoanense 23 3 2 18 68 140 1114 Póvoa 23 2 2 19 59 131 8

MARCAdoRes dA ReGiãoVasco Luís (HC Turquel) ...................25German Dates (HC Turquel) ..............16

FeMininos FAse FinALResuLTAdos 5.ª joRnAdA

HC Turquel-Carvalhos 3-8 Sanjoanense-Alverca 6-3 HC Massamá-Académica 3-7 Benfica-HC Mealhada 12-1

CLAssiFiCAÇão j V E D Gm GS p1 Académica 5 4 1 0 25 6 132 Benfica 4 3 1 0 40 8 103 Carvalhos 5 3 0 2 22 12 94 HC Turquel 4 3 0 1 20 12 95 Sanjoanense 5 1 1 3 12 12 46 HC Massamá 5 1 1 3 15 31 47 HC Mealhada 5 1 0 4 7 31 38 Alverca 5 1 0 4 9 38 3

2.ª divisão suLResuLTAdos 23.ª joRnAdA

Alenquer-Sp. Tomar 2-5 Vasco da Gama-Juv. Salesiana 4-3 HC Sintra-Nafarros 6-11 Marítimo SC-Biblioteca 8-5 Grândola-Benfica B 4-6 Alcobacense-Sesimbra 4-5 Entroncamento-Física TV 2-5

CLAssiFiCAÇão j V E D Gm GS p1 Física TV 21 17 1 3 109 49 522 Sp. Tomar 22 17 0 5 128 58 513 Benfica B 21 15 1 5 118 61 464 Grândola 21 14 0 7 90 83 425 Oeiras 21 12 1 8 96 78 376 Juv. Salesiana 22 11 1 10 77 85 347 Nafarros 22 10 3 9 104 93 338 Sesimbra 21 10 3 8 83 89 339 HC Sintra 22 8 2 12 100 109 2610 Entroncamento 21 6 4 11 70 92 2211 Vasco da Gama 22 6 4 12 71 109 2212 Alenquer 21 6 3 12 84 88 2113 Biblioteca 22 6 0 16 71 101 1814 Marítimo SC 22 6 0 16 79 131 1815 Alcobacense 21 4 3 14 54 108 15

MARCAdoRes dA ReGiãoLuís Silva (Sp. Tomar) .....................27Rafael Monteiro (Biblioteca) ........... 24

inFAnTis nACionALResuLTAdos 6.ª joRnAdA

Sp. Torres-HC Santarém 7-4 Sp. Tomar-HC Sintra 4-1 Física TV-HC Turquel adiado

CLAssiFiCAÇão

j V E D Gm GS p1 HC Turquel 5 5 0 0 21 7 152 HC Sintra 6 4 0 2 18 16 123 Sp. Tomar 6 3 1 2 27 9 104 Sp. Torres 6 3 1 2 24 19 105 HC Santarém 6 1 0 5 17 39 36 Física TV 5 0 0 5 12 29 0

o beneditense Guilherme pina (benedita sport Club natação) bateu três dos seus recordes pessoais, na semana passada, no open internacional de Espanha, que decorreu na cidade de Málaga.

Em representação da seleção nacional, o atleta superou a sua marca nos 1.500 metros livres ao completar a prova

em 15m57s, o que lhe valeu, também, o recorde distrital. Guilherme pina melhorou, também, os seus tempos nas provas de 200 e 800 metros livres.

Entretanto, Rita belo venceu as provas de 200 metros estilos e mariposa nos campeonatos zonais do escalão de infantis, que tiveram lugar em silves.

nAtAção atleta da benedita conquista recorde distrital

Guilherme Pina bate recordes pessoais no open de espanha

João

Mat

ias

Page 18: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quinta-FEiRa 2 aBRiL 201518 institucionaLclassificados

2077arrenda-se t1 remodela-do c/ garagem e arrecadação em alcobaça. contacto: 910 867 436 ou 916 564 391

2 07 8a r r e n d a - s e t 2 e m chiqueda com garagem e arrecadação, vista sobre alcobaça e boa exposição so-lar . contacto: 917 559 871 ou 912 600 346

2071arrenda-se apartamento t1 mobilado e cozinha equi-pada na quinta da Roda alcobaça. contacto: 919 584 819

2060 arrenda-se quarto c/ ga-ragem, tv, internet, serviço de cozinha, casa de banho e sala.contacto: 965 543 558

2074 arrenda-se apart. t2 mobilado c/ eletrodomésticos, 35 canais televisão, água,gás não paga a luz só paga o que gastar, em alcobaça. a pro-fessores e profissionais (fun-ção pública, bancários, tri-bunal etc.). contacto: 918 612 251

2075 arrenda-se t1+1 mo-bilado na Rua Ladeira do Goto em Palmeira (ao lado do intermaché) a 1 Km de alcobaça de preferência a professores ou estagiários. contacto: 262 581 693

2071arrenda-se duplex t3 em estado novo com ou sem op-ção de compra. contacto: 917 537 522

2067arrenda-se duas ca-sas uma em Mendalvo e ou-tra em Ganilhos alcobaça. contacto: 914 949 592 ou 913 675 220

2072arrenda-se apart. t3 com lareira e loja no mesmos edi-ficio em alfeizerão bom Preço. contacto: 963 689 727 ou 244 568 937

2042 arrenda-se na Rua almirante cândido dos Reis, nº 8 r/c (t1), alcobaça. contacto: 262 582 661 ou na mesma rua no nº 4, 2º andar

2060 arrenda-se quartos em alcobaça. contacto: 965 543 558 ou 918 572 24

2079vende-se Loja em alcobaça.Está, a funcionar como Restaurante, mas dá para qualquer outro ramo de co-mércio. classe energética B . contacto: 912 780 701

2070 vende-se em alpedriz um pequeno terreno com euca-liptos. contacto: 262 545 245

2064 técnica oferece prestação de serviços de terapia da fala. contacto: 914 037 479

2066 lar recebe idosos. têm médico, enfermeiro e fisiote-rapeuta. contacto: 910 123 334

2076 senhora oferece para to-mar conta de idosa ou serviços de limpeza. Zona de alcobaça ou aljubarrota. contacto: 918 035 364 ou 964 917 031

classificados

imóveisarrenda-se

9550 antenas digitais de satélite e terrestres individuais e colectivas.tdt, agente Zon-nos e Meo. av. dos combatentes, Lote 17B, alcobaça. telem.: 966 159 916 | tel/fax: 262 583 764 | Email: [email protected]

diversos

TdT

agradecimento

antÓnio rUiVo JÚnior

BÁrrio

n: 14/09/1927 F: 24/03/2015

sua família na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, agradecem a todas as pessoas as muitas manifestações de carinho e solidariedade nesta hora de profunda dor.

a todos agradecemos de um modo especial, pois o vosso apoio neste doloroso momento, foi para nós muito importante.

a todos bem Hajam.

2020PerMuta de apartamen-to t3 em alcobaça por viven-da no concelho de alcobaça. contacto: 962 919 769

vende-seJornais a peso melhor oferta,embalados em pequenos maços. contactos: 262 598 627 ou 910 015 531

vende-se

Admite-seserrAlheiro mecânico

para assistência a equipamentos industriais

Contacto: 963 369 118

REGião dE cistER, Edição 1.128, nº 1245- 02/04/2015

cartÓrio notarial de alcoBaÇaa cargo do notáriorui sérGio heleno ferreiraavenida dos combatentes, lote 31 – loja direita2460 – 039 alcobaçatelf.: 262 585 306 – fax: 262 585 307

eXtracto de JUStiFicaÇÃo

certifico, para efeitos de publicação, que por escritura de trinta e um de Mar-ço de dois mil e quinze, iniciada a folhas sessenta e nove do Livro de notas para Escrituras número setenta e quatro a deste cartório:

José feteira Mendes, viúvo, natural da freguesia de turquel, concelho de al-cobaça, onde reside na travessa da Mouzinha, n.º 9, carvalhal, niF 137 838 298, justificou a posse do seguinte bem:

dois quintos do Prédio rústico sito em cabeço de turquel, freguesia de turquel, concelho de alcobaça, composto de terra de mato e pedra, inscrito na matriz sob o artigo 582.º, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número dois mil duzentos e sessenta e um / turquel, sem qualquer inscrição de aquisição desta fracção.

que o referido bem veio à posse do justificante, já no estado de viúvo, por volta do ano de mil novecentos e três, por doação verbal feita por Manuel Mendes e mulher Gracinda Feteira, casados na comunhão geral, residente que foram em carvalhal, turquel, alcobaça, doação essa que não lhes foi nem é agora possível titular por escritura pública por falecimento dos doadores.

que, deste modo, não tem ele justificante título formal de aquisição do men-cionado bem. certo é porém, e do conhecimento geral, que o vem possuindo, na referida proporção, desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamen-te e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de ser ele o seu único e verdadeiro dono. na verdade, foi o justifi-cante e mais ninguém que durante todo este tempo tem desfrutado o dito bem e tem praticado nele os actos normais de conservação e de defesa da propriedade.

que assim, e na falta de melhor título, ele justificante adquiriu identificado bem por usucapião que aqui invoca por não lhe ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, trinta e um de Março de dois mil e quinze.

o notário(rui sérgio heleno ferreira)

VENDEM-SE OU ARRENDAM-SEApartamentos, Vivendas e Lojas

REGião dE cistER, Edição 1.128, nº 1247- 02/04/2015

cartÓrio notarial de alcoBaÇaa cargo do notáriorui sérGio heleno ferreiraavenida dos combatentes, lote 31 – loja direita2460 – 039 alcobaçatelf.: 262 585 306 – fax: 262 585 307

eXtracto de JUStiFicaÇÃo

certifico, para efeitos de publicação, que por escritura de vinte e sete de Março de dois mil e quinze, iniciada a folhas sessenta e quatro do Livro de notas para Escrituras número setenta e quatro a deste cartório:

dinis vieira Gerardo e mulher herMÍnia ferreira, casados sob o regime de comunhão geral de bens, naturais ele da freguesia de s. Pedro, concelho de Porto de Mós e ela da freguesia de Prazeres de aljubarrota, concelho de alcobaça, resi-dentes na Rua Vale da carreira, n.º 9, Moleanos, aljubarrota, alcobaça, niF 130 058 416 e 130 058 424, respectivamente, justificaram a posse dos seguintes bens:

uM – Metade do Prédio rústico sito em tapada ou olival tapado, freguesia de aljubarrota, concelho de alcobaça, composto de terra com oliveiras, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número quatrocentos e cinco / Prazeres de aljubarrota, sem qualquer inscrição de aquisição desta fracção, inscrito na matriz sob o artigo 5631.º;

dois - Prédio rústico sito em casal Marfim, freguesia de aljubarrota, concelho de alcobaça, composto de sobreiros, pinheiros e carvalhos, com área de mil qua-trocentos e quarenta metros quadrados, que confronta a norte com Manuel Vieira natividade, a sul com caminho, a nascente com Hermínio augusto e a poente com Joaquim antónio Ferreira, omisso na conservatória do Registo Predial de alcobaça, inscrito na matriz sob o artigo 4891.º (que proveio do artigo rústico 2766 da extin-ta freguesia de Prazeres de aljubarrota);

trÊs – sete dezasseis avos do Prédio rústico sito em cova do alto ou Pião coe-lho, freguesia de évora de alcobaça, concelho de alcobaça, composto de terra de semeadura com oliveiras e mato, descrito na conservatória do Registo Predial de alcobaça sob o número trinta / évora de alcobaça, aí registada a aquisição de um dezasseis avos a seu favor pela apresentação doze de trinta e um de outubro de dois mil e um, um quarto a seu favor pela apresentação nove de seis de novembro de dois mil e um, sem qualquer inscrição de aquisição dos outros sete dezasseis avos, inscrito na matriz sob o artigo 4783.º.

que o bem acima identificado em uM veio à sua posse por volta do ano de mil novecentos e setenta e cinco por compra verbal que fizeram a Joaquim augusto e mulher Maria augusta da assunção, ou Maria augusta da ascensão, residente que foram em Moleanos, aljubarrota, alcobaça.

que o bem acima identificado em dois veio à sua posse por volta do ano de mil novecentos e cinquenta, por doação verbal feita por Joaquim Ferreira e mulher Maria Emília Ferreira, residentes que foram em Moleanos, aljubarrota, alcobaça.

que três dezasseis avos do bem acima identificado em tRÊs vieram à sua posse por volta do ano de mil novecentos e setenta e sete, por compra verbal feita a Justa Ferreira, viúva, residente que foi em Moleanos, Évora de alcobaça, alcoba-ça.

que um quarto do bem acima identificado em tRÊs veio à sua posse por volta do ano de mil novecentos e oitenta e nove, por compra verbal feita José Francisco coelho e mulher Guilhermina Pereira Rodrigues, residentes que foram em a-do-Barbas, Maceira, Leiria.

que não lhes foi nem é agora possível fazer por escritura pública as referidas compras e doação.

que, deste modo, não têm eles justificantes título formal de aquisição dos bens acima identificados. certo é porém, e do conhecimento geral, que os vêm possuin-do desde há mais de vinte anos, sem interrupção, ostensivamente e sem oposição de ninguém, na convicção, que sempre tem sido também a das outras pessoas, de serem eles os seus únicos e verdadeiros donos. na verdade, foram os justificantes e mais ninguém que durante todo este tempo têm desfrutado os ditos bens e têm praticado neles os actos normais de conservação e de defesa da propriedade. que assim, e na falta de melhor título, eles justificantes adquiriram os bens acima identificados, nas ditas proporções, por usucaPiÃo, que aqui invocam por não lhes ser possível provar a sua aquisição pelos meios extrajudiciais normais.

alcobaça, vinte e sete de Março de dois mil e quinze

o notário(rui sérgio heleno ferreira)

REGião dE cistER, Edição 1.128, nº 1248 - 02/04/2015

aSSociaÇÃo de BeneFiciÁrioS da ceLa

conVocatÓria

nos termos do disposto no artigo 8º dos Estatutos, convoco a assembleia-Geral da associação de Beneficiários da cela, a reunir em sessão ordinária, na sua sede, pelas 20:00 horas do próximo dia 14 de abril de 2015, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – apreciação e aprovação do Relatório e contas do ano 2014

2 - outros assuntos de interesse para a associação e seus associados.se à hora marcada não comparecer o número legal de sócios, a assembleia

funcionará meia hora depois com qualquer número de associados.

Bombagem, 17 de Março de 2015.

o Presidente da Mesa da assembleia-Geral luís Manuel do rosário delgado

agradecimento

JoSÉ manUeL Pereira rodrigUeS

coVaS de mendaLVo

n: 06/10/1960 F: 26/03/2015

sua família na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, manifestam por este meio o seu profundo agradecimento a todas as pessoas que compartilharam com eles a sua dor e acompanharam o seu ente querido até à sua última morada ou que de alguma forma testemunharam o seu pesar.

a todos agradecemos de um modo especial, pois o vosso apoio neste doloroso momento, foi para nós muito importante.

Agência Funerária Paulo & Eusébio, Lda. – Cela Alcobaça Telemóvel (24h) - 966 028 682

Agência Funerária Paulo & Eusébio, Lda. – Cela Alcobaça Telemóvel (24h) - 966 028 682

Page 19: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

quintA-FEiRA 2 ABRiL 2015sAúdE/LAzER 19

característica favorece uma gravidez de sucesso

Curvatura lombar das mulheres atrai homens Bola da Páscoa de alheira

e Maçã de Alcobaça

IngredIentes2 Alheiras2 Maçãs de Alcobaça (médias) 150g de Chourição 150g de salpicão 3 Chávenas de farinha3 colheres de sobremesa de fermento “Royal”1 Chávena de óleo 1 Chávena de leite1 Chávena de ovos inteiros1 Gema de ovosal

recheIotire a pele da alheira e desfaça-as. Corte as maçãs em

cubinhos com cerca de 1cm. Leve ao lume uma frigideira antaderente, coloque a alheira e deixe fritar bem (até ficar crocante). quando estiver quase toda crocante junte a maçã e deixe cozinhar mais um pouco. Retire do lume e reserve.

MassaBata os ovos muito bem, junta-se o óleo e volta a

bater bastante bem. Vá juntando o leite e a farinha aos poucos e sempre batendo. quando estiver formada uma massa homogénea junte por fim o fermento e bata mais um pouco.

unte com manteiga um tabuleiro (20cmX30cm). Forre o tabuleiro com papel vegetal e unte também o papel vegetal. Coloque na forma uma camada fina de massa e disponha por cima o chourição e o salpicão.

Ponha depois o recheio por cima e espalhe bem. deite o resto da massa e pincele com a gema de ovo (bata a gema com um bocadinho de leite e sal). Leve ao forno até estar cozida (espete com um palito, se o palito vier limpo está cozida).

sirva e…Bom Apetite!!! Feliz Páscoa!

Receita da semana

José Miguel Gedeãocozinheiro

Carneiro Preste atenção aos seus sonhos

que tem tido ultimamente… Chegou o momento

de ultrapassar os seus medos e deixar a sua

luz interior e felicidade virem ao de cima. seja

sincero consigo. Eu sou feliz.

touro Passe mais tempo consigo… trate de

si e usufrua de tudo o que tem direito, ame-se.

se está a pensar em mudar de emprego e seguir

uma carreira por conta própria, esta é a altura

indicada. tudo vem a mim no momento certo.

gémeos O sol. Boas notícias vão-lhe chegar esta

semana, também podem ser ideias novas e bri-

lhantes que o vão levar ao sucesso. tenha confiança

e acredite em si. Portas novas se abrem para mim,

eu aceito a mudança com amor e segurança.

Caranguejo Rainha de terra. Passe mais

tempo com aquelas pessoas que mais ama…

e faça aquilo de que realmente gosta, é uma

pessoa cheia de coisas boas para dar. dê, mas

tenha o prazer de dar coisas a si também. Eu

amo e sou amado.

leão Vai ter uma mudança de planos, um

atraso no que pensava já estar resolvido… es-

teja atento a mensagens trazidas por quem

menos espera, o importante é a mensagem e

não o mensageiro. Cuidado com calhandrices…

não lhes dê importância. Eu confio no que

sinto. Eu estou seguro.

virgem seja sincero para consigo e reveja

a sua vida e o que tem conseguido até aqui…

continue em frente se está feliz e satisfeito,

mas caso contrário está na altura de mudar de

rumo. quem tem processos em tribunal vão-se

resolver a seu favor. Eu aceito a minha vida e

respeito as minhas decisões.

balança demore o tempo que necessitar

para tomar a decisão que tanto tem vindo a

adiar… pondere bem e então decida. tenha

atenção ao seu descanso, precisa de descansar

mais, de preferência tenha uns dias de férias.

Eu respeito o meu descanso e paz interior.

esCorpião uma nova pessoa vai entrar

na sua vida, tanto pode ser o início de um

romance como apenas um amigo em quem

vai poder confiar. Esteja atento. siga a sua

intuição. Pessoas novas e maravilhosas entram

na minha no momento e no lugar certo.

sagitário Honre os seus compromissos,

principalmente os que tem para consigo e con-

cretize-os. Peça ajuda ao seu Anjo da Guarda,

ele está à espera do seu pedido de ajuda. Eu

honro e respeito os meus sentimentos, pois

sei que são sempre corretos.

CapriCórnio irá receber uma revelação que

há muito anseia e que lhe irá dirigir a sua vida

em outra direção. Abrace essa mudança e siga

em frente sem medos ou receios. Eu aceito com

segurança as mudanças na minha vida.

aquário Maravilhosas notícias a todos os

níveis estão a chegar à sua vida, em especial a

nível financeiro. Está na altura de avançar sem

medos ou receios para os desafios maravilho-

sos que tem estado a adiar. Apenas o sucesso

espera por si. Eu sou o meu próprio sucesso.

Eu estou seguro e confiante nas mudanças

na minha vida.

peixes As coisas estão finalmente a melho-

rar para si, chegou o fim de uma situação que o

tem vindo a preocupar. Planeei a viagem que

tanto quer fazer. Portas novas e maravilhosas

abrem-se para mim todos os dias.

Previsões do Zodíaco semana de 2 a 8 de abrilhttps://www.facebook.com/liveorientation | [email protected] | 916 987 796

Sheilla Saldanha certificada para Leitura

de cartas dos anjos

A preferência dos homens por mu-lheres com glúteos grandes e definidos tem sido objeto de curiosidade. Mas um estudo realizado por investigadores da universidade de Austin, no texas, revela que os homens se sentem mais atraídos pela curvatura lombar – entre as costas e os glúteos – do que pelas nádegas das mulheres.

segundo a investigação, as prefe-rências masculinas recaem sobre “um ângulo perfeito de curvatura vertebral, de exatamente 45,5 graus sobre as ná-degas”. Mas aquilo que pode ser tido apenas como uma preferência sexual tem uma explicação histórica. de acor-do com os pesquisadores, a curvatura lombar acentuada foi importante para evolução por ter permitido que mulheres ancestrais conseguissem ter múltiplas gestações e isto acabou por tornar-se um atrativo para os homens.

david Lewis, coordenador da in-vestigação, explica: “naquela época as mulheres com esta curvatura ver-tebral eram mais eficazes na busca de alimentos durante a gravidez e estavam menos expostas a lesões de coluna. Além disso, os homens que preferiam mu-lheres com esta característica tiveram companheiras em melhores condições de alimentar e cuidar dos filhos e mais capazes de suportar várias gravidezes sem sofrer lesões.”

A pesquisa, publicada na versão online do periódico científico “Evolution and Human Behavior” (Evolução e Comporta-mento Humano), explica que as mulheres

com uma curvatura vertebral maior parecem ter nádegas mais salientes. Mas o estu-do, no qual participaram 200 homens, garante que estes continuam a preferir a cur-vatura vertebral do que as nádegas: “Concluímos que os homens pre-ferem as mulheres mais pelo ângu-lo de curvatura vertebral do que propriamente pelo tamanho das nádegas”, diz Eric Russel, outro dos in-vestigadores.

Os autores acreditam que este resultado é uma prova de que

“a beleza não é to-talmente arbitrária nem está ‘nos olhos de quem vê’, mas pelo contrário tem uma lógica de adaptação coerente”, segundo palavras de david Buss, coautor do estudo.

david Lewis conclui que este “ajuste entre a evolução e a psi-cologia humana moderna destaca a utilidade da biologia na hora de aumentar o conhecimento sobre as ciências sociais e comporta-mentais”.

texto Joana de sousa costa

Page 20: DIRETOR: JOAQUIM PAULO …também os meus irmãos, que são homossexuais, a assumirem-se. A minha mãe, que é evangéli - ca, aceitou e disse que me amava ainda mais”, partilha

Rua Frei António Brandão, 1192460-047 Alcobaça

Telefone: 262 598 627Telemóvel: 910 015 531Fax: 262 597 613Internet: www.regiaodecister.pte-mail: [email protected]

ÚLTIMAquInTA-FEIRA 2 ABRIl 2015

O MosteiroDois pontos prévios. O primeiro para assumir que sou amigo de Jorge Pereira

de Sampaio, ex-diretor do Mosteiro, assim como sou amigo de Rui Rasquilho, também ex-diretor deste mo-numento. uma amizade facilitada pelo facto de, tal como eu, serem alcobacenses, mas sobretudo uma amizade fortalecida pelo entendimento que ambos tiveram da importância de abrir o Mosteiro à sociedade civil.

O segundo para afirmar que este texto não é sobre pessoas em concreto e muito menos sobre a polémica re-lativa ao recente concurso para a direção do Mosteiro.

Dito isto, após cerca de duas décadas sobre a direção de uma só pessoa, no caso Maria Augusta Trindade, o Mosteiro nos últimos 15 anos conheceu quatro res-ponsáveis diferentes. não sendo a mudança uma coisa em si negativa, será que tanta rotatividade permite a definição de uma estratégia, a estabilidade de uma gestão ou mesmo a consistência de uma liderança?

Mais importante ainda, a centralização na Direção Geral do Património Cultural de todas, ou quase todas, as competências é o melhor modelo de gestão de um monumento com esta importância histórica?

Como se percebe que em 2015, em pleno século XXI, o enquadramento jurídico do património nacional não permita uma outra autonomia administrativo-financeira a quem tem a responsabilidade de gerir, no dia a dia, um monumento desta dimensão?

Estas são questões fundamentais para perceber qual o papel que o Mosteiro pode e deve desempenhar.

(o autor escreve uma vez por mês)

…revisão

…a fechar

…antevisão

Rosa dos ventos

> Dois homens, um casamento

> Procissão do Senhor Morto

> 76 anos da Biblioteca da Nazaré

Conheça a história de amor de luís Peças e João Paulo Pereira, que casaram, em Alcobaça, no mês passado. Sem tabus, os contratenores contam na primeira pessoa a sua paixão.

A Paróquia de Turquel e Évora de Alcobaça promove amanhã, às 21 horas, a Procissão do Senhor Morto, com o auto do descimento da cruz encenado pelos jovens. A concentração é no largo do Pelourinho.

A Biblioteca da nazaré vai comemorar o seu 76.º ani-versário amanhã, às 21:30 horas, com uma tertúlia sob o tema “Porque nos juntamos/Porque não nos juntamos?”.

Parceria Pretende reforçar ligações entre escola e associação

EPNazaré e ACISN assinam protocolo de cooperação

A Associação Comercial, In-dustrial e de Serviços da nazaré (ACISn) e a Escola Profissional da nazaré (EPn) assinaram, na se-mana passada, um protocolo de cooperação e desenvolvimento, que pretende reforçar as ligações entre a escola profissional e as empresas locais e regionais.

Com esta parceria, as asso-ciadas da ACISn “passam a ter prioridade no acolhimento de alunos e formandos para a re-alização de estágios e usufruir da informação produzida em

estudos realizados pela EPn, no âmbito da atividade económica e empresarial”, explica a escola profissional no seu site.

A EPn disponibiliza-se ainda para dar apoio de consultoria nas áreas de atividade para as quais dispõe de conhecimento.

Em contrapartida, a EPn bene-ficiará da colaboração da associa-ção comercial na colocação dos alunos em estágios nas empresas associadas.

Com este protocolo, a ACISn as-sume ainda a concessão à EPn

de preferência na organização e execução de ações de formação a serem promovidas.

As duas entidades assumiram ainda na parceria a realização em conjunto de inquéritos e estu-dos de mercado no âmbito do diagnóstico de necessidades de formação dos recursos humanos das empresas locais e regionais,

“tendentes a definir planos e rea-lização de ações de formação que satisfaçam essas necessidades”, acrescenta a Escola Profissional da nazaré.

nazaré

Museu Dr. Joaquim Manso apresenta coleção de arte

O Museu Dr. Joaquim Manso – Museu da nazaré apresenta no Centro Cultural da nazaré uma ex-posição da sua coleção de pintura e desenho, centrada na produção do século XX. A exposição está patente até ao dia 26 deste mês.

nazaré

Wave Glider movido a energia das ondas do mar

O Wave Glider, um equipamento movido a energia das ondas, foi colocado, no passado sábado, no mar da nazaré para recolher infor-mação sobre potenciais zonas para implementação de projetos entre Peniche e São Pedro de Moel.

nazaré

Nazaré Museum já disponível para aluguer

A aplicação móvel nazaré Mu-seum, versão do Forte de São Miguel, já está disponível para aluguer. Pode disfrutar da aplica-ção da Digital Impulse, alugando um tablet por apenas 2 euros e ver a nazaré que nunca viu.

Rui Morais