direito para concursos

2
1 ANUAL FEDERAL PROCURADORIAS E DEFENSORIAS DIREITO PENAL GERAL PROF: HÉLIO NARVAEZ DATA: 10/09/10 PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO É a sanção imposta em substituição a pena privativa de liberdade. Referida medida começou a ganhar destaque com a publicação da Lei 9.099/95, que trata dos crimes de menor potencial ofensivo e também com a lei 9.714/98 que trata das penas alternativas. As penas restritivas de direito são as medidas arroladas no art. 43 do CP 1 , dispostas conforme abaixo: a) Prestação pecuniária; b) Perda de bens e valores; c) Prestação de serviços à comunidade ou em entidades públicas; d) Interdição temporária de direitos; e) Limitação de final de semana; As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as penas privativas de liberdade, conforme a própria previsão traçada pelo legislador no art. 44 do CP. Sendo assim, suas características são: 1ª Autonomia - uma vez que as medidas restritivas de direito não se cumulam com as penas privativas de liberdade (regra). 2ª Substitutividade – uma vez que as restritivas de direito são aplicadas em substituição à pena principal, no caso a privativa de liberdade (regra). Obs. 1 : É importante destacar que na legislação penal, a pena principal é a sanção privativa de liberdade, por isso, não encontramos no Código Penal a previsão de medidas restritivas de direito apenando crimes. Obs. 2 : atualmente existem exceções à regra prevista na primeira observação, em que a pena restritiva de direito não vai possuir as duas características alinhadas há pouco, como no caso do CDC, a nova Lei de drogas (11.343/06) ou o Código de Transito Brasileiro (art. 306 do CTB- dirigir embriagado), isto porque, neste último caso, por exemplo, a medida restritiva de direitos é aplicada em abstrato e cumulativamente. 1 Art. 43. As penas restritivas de direitos são: I – prestação pecuniária; II – perda de bens e valores; IV – prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; V – interdição temporária de direitos; VI – limitação de fim de semana.

Upload: raydeman-sidon

Post on 17-Jan-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

apostila direito para concursos

TRANSCRIPT

Page 1: Direito para concursos

1

ANUAL FEDERAL PROCURADORIAS E DEFENSORIAS DIREITO PENAL GERAL

PROF: HÉLIO NARVAEZ DATA: 10/09/10

PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO É a sanção imposta em substituição a pena privativa de

liberdade. Referida medida começou a ganhar destaque com a publicação da Lei 9.099/95, que trata dos crimes de menor potencial ofensivo e também com a lei 9.714/98 que trata das penas alternativas.

As penas restritivas de direito são as medidas arroladas no art. 43 do CP1, dispostas conforme abaixo:

a) Prestação pecuniária; b) Perda de bens e valores; c) Prestação de serviços à comunidade ou em entidades públicas; d) Interdição temporária de direitos; e) Limitação de final de semana; As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as

penas privativas de liberdade, conforme a própria previsão traçada pelo legislador no art. 44 do CP.

Sendo assim, suas características são: 1ª Autonomia - uma vez que as medidas restritivas de direito

não se cumulam com as penas privativas de liberdade (regra). 2ª Substitutividade – uma vez que as restritivas de direito são

aplicadas em substituição à pena principal, no caso a privativa de liberdade (regra).

Obs. 1: É importante destacar que na legislação penal, a pena principal é a sanção privativa de liberdade, por isso, não encontramos no Código Penal a previsão de medidas restritivas de direito apenando crimes.

Obs.2: atualmente existem exceções à regra prevista na primeira observação, em que a pena restritiva de direito não vai possuir as duas características alinhadas há pouco, como no caso do CDC, a nova Lei de drogas (11.343/06) ou o Código de Transito Brasileiro (art. 306 do CTB- dirigir embriagado), isto porque, neste último caso, por exemplo, a medida restritiva de direitos é aplicada em abstrato e cumulativamente.

1 Art. 43. As penas restritivas de direitos são: I – prestação pecuniária; II – perda de bens e valores; IV – prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; V – interdição temporária de direitos; VI – limitação de fim de semana.

Page 2: Direito para concursos

2

ANUAL FEDERAL PROCURADORIAS E DEFENSORIAS DIREITO PENAL GERAL

PROF: HÉLIO NARVAEZ DATA: 10/09/10

Aplicação das penas restritivas de direitos Para aplicação das medidas restritivas de direito será

necessária a observação dos requisitos subjetivos e objetivos previstos no art. 44 do CP, porém o juízo das execuções ao avaliar o caso que lhe chega as mãos poderá flexibilizar algumas previsões que foram expostas pelo juízo da condenação.

Requisitos de ordem objetiva: 1. Aplicação de pena privativa de liberdade igual ou inferior a

04 (quatro) anos, em crime doloso praticado sem violência. 2. Condenação por crime culposo, qualquer que seja a pena

aplicada. Requisitos de ordem subjetiva a) o réu não ser reincidente em crime doloso (art. 44, II do CP); b) que a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social, sua

personalidade, bem como as circunstâncias do crime indicarem serem suficientes a substituição do art. 44, III do CP, analisado em conjunto com o art. 59 do mesmo diploma legal.