direito constitucional universo estudantil

13
AULA 01 – DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: INTRODUÇÃO: “Todas as normas constitucionais tem eficácia e aplicabilidade elas se diferenciam apenas quanto ao GRAU dessa eficácia” Exceção: PREÂMBULO – “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. www.percursus.com.br 1

Upload: bruno-souza

Post on 29-Jan-2016

9 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Apostila de Direito Constitucional Universo Estudantil.

TRANSCRIPT

Page 1: Direito Constitucional Universo Estudantil

AULA 01 – DIREITO CONSTITUCIONAL

1 - APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: INTRODUÇÃO: “Todas as normas constitucionais tem eficácia e aplicabilidade elas se diferenciam apenas quanto ao GRAU dessa eficácia” Exceção: PREÂMBULO – “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”. www.percursus.com.br 1

Page 2: Direito Constitucional Universo Estudantil

QUESTÃO – (CESPE/AGU/PROCURADOR FEDERAL) O preâmbulo da Constituição Federal possui destacada relevância jurídica situando-se no campo do direito e não simplesmente no domínio da política. ADCT:

Art. 2º, ADCT - “No dia 7 de setembro de 1993 o eleitorado definirá, através de plebiscito, a forma (república ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no País”. Art. 3º, ADCT - “A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral”.

www.percursus.com.br 2

Page 3: Direito Constitucional Universo Estudantil

QUESTÃO – (CESPE/PROFESSOR UNB/IFB/2011) Entre as normas constitucionais de eficácia exaurida, incluem-se dispositivos constantes das disposições constitucionais transitórias. NORMA DE EFICÁCIA PLENA: Art. 2º, CF – “são poderes da união independentes e harmônicos entre si o poder legislativo, executivo e judiciário”. NORMA DE EFICÁCIA CONTIDA: Art. 5º, XIII, CF – “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”. Art.5º, XXII, CF - “é garantido o direito de propriedade” Art. 5º, XXIII, CF - “a propriedade atenderá a sua função social” NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA: Art. 37, VII, CF - “O direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica”.

www.percursus.com.br 3

Page 4: Direito Constitucional Universo Estudantil

NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA DE PRINCÍPIO

ORGANIZATIVO: Art.124 §único, CF - “a lei disporá sobre a

organização, o funcionamento e a competência da justiça militar”.

NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA DE PRINCÍPIO

PROGRAMATICO: Art. 211, CF - “A União, os Estados, O DF, e os

Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de

ensino”.

NORMA DE EFICÁCIA CONTIDA: Art. 5º, XIII, CF – “É livre o

exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as

qualificações profissionais que a lei estabelecer”.

Art.5º, XXII, CF - “é garantido o direito de propriedade”

Art. 5º, XXIII, CF - “a propriedade atenderá a sua função social”

www.percursus.com.br 4

Page 5: Direito Constitucional Universo Estudantil

QUESTÃO - (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/2006)

- segundo a doutrina mais atualizada, nem todas as normas

constitucionais têm natureza de norma jurídica, pois algumas não

possuem eficácia positiva direta e imediata.

QUESTÃO - (ESAF/AUDITOR FISCAL DO TRABALHO/2006)

- As normas de aplicabilidade contida dependem sempre de uma

lei que lhes completem a normatividade, de maneira que possam

produzir seus efeitos essenciais.

www.percursus.com.br 5

Page 6: Direito Constitucional Universo Estudantil

QUESTÃO - (CESPE/PROCURADOR DA FAZENDA

NACIONAL/2006) - normas constitucionais de eficácia

restringível não apresentam eficácia jurídica alguma senão

depois de desenvolvidas pelo legislador ordinário.

QUESTÃO - (CESPE/AFT/2009) Segundo a melhor doutrina,

as normas de eficácia contida são de aplicabilidade direta e

imediata, no entanto, podem ter seu âmbito de aplicação

restringido por uma legislação futura ou por outras normas

constitucionais.

www.percursus.com.br 6

Page 7: Direito Constitucional Universo Estudantil

2 – HIERARQUIA DAS NORMAS

ART. 5ª, §3º - Os tratados e convenções internacionais sobre direitos

humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional,

em dois turnos, por três quintos dos votos do respectivos membros,

serão equivalentes às emendas constitucionais.

QUESTÃO (CESPE/AGU/2007) A expressão bloco de

constitucionalidade pode ser entendida como o conjunto normativo que

contém disposições, princípios e valores materialmente constitucionais

fora do texto da CF formal.

QUESTÃO (FGV/SEFAZ-RJ/FISCAL DE RENDAS) Todos os tratados e convenções internacionais de direitos humanos internalizados após a EC-45/2004 serão equivalentes as emendas constitucionais.

www.percursus.com.br 7

Page 8: Direito Constitucional Universo Estudantil

3 – PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS

Art.1º,CF - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

www.percursus.com.br 8

Page 9: Direito Constitucional Universo Estudantil

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

www.percursus.com.br 9

Page 10: Direito Constitucional Universo Estudantil

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional; III - autodeterminação dos povos; Acentuam o principio da soberania IV - não-intervenção; V - igualdade entre os Estados; II - prevalência dos direitos humanos; VI - defesa da paz; VII - solução pacífica dos conflitos; acentuam o princípio VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; dig. Pessoa humana IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X - concessão de asilo político.

www.percursus.com.br 10

Page 11: Direito Constitucional Universo Estudantil

01 – (FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário) Parte superior do formulário O voto é uma das principais armas da Democracia, pois permite ao povo escolher os responsáveis pela condução das decisões políticas de um Estado. Quem faz mal uso do voto deixa de zelar pela boa condução da política e põe em risco seus próprios direitos e deveres, o que afeta a essência do Estado Democrático de Direito. Dentre os fundamentos da República Federativa do Brasil, expressamente previstos na Constituição, aquele que mais adequadamente se relaciona à ideia acima exposta é a

Parte inferior do formulário a) soberania. b) prevalência dos direitos humanos. c) cidadania. d) independência nacional. e) dignidade da pessoa humana. www.percursus.com.br 11

Page 12: Direito Constitucional Universo Estudantil

02-(FCC-2010-- ASSEMBLÉIA LEG. SP) Ao tratar dos princípios fundamentais do Estado brasileiro, a Constituição Federal estabelece que.

(A) são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público. (B) constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar as desigualdades econômicas, sociais e culturais. (C) a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política e cultural dos povos da América Latina, da Europa e da África, visando à formação de uma comunidade de nações. (D) todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente conforme determina a legislação eleitoral. (E) a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da não intervenção.

www.percursus.com.br 12

Page 13: Direito Constitucional Universo Estudantil

03 -(FCC- 2010-TRF 4ª REGIÃO – TÉCNICO ADMINISTRATIVO) Soberania, cidadania e pluralismo político, de acordo com a Constituição Federal, constituem

(A) objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. (B) direitos políticos coletivos. (C) garantias fundamentais. (D) fundamentos da República Federativa do Brasil. (E) princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais.

www.percursus.com.br 13