direito constitucional-exercícios

51
DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Constituinte 1 - Q103063 ( Prova: CESPE - 2004) Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Em um país da América do Sul, foi eleita pelo voto direto uma Assembléia Nacional Constituinte (ANC), com o objetivo de elaborar um novo texto constitucional. Nessa situação, a ANCé dotada de poder constituinte decorrente, pois esse poder decorre da delegação popular. ( ) Certo ( ) Errado 2 - Q297500 ( Prova: FGV - 2008 - PC-RJ - Oficial de Cartório / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição; ) A respeito do poder constituinte derivado, assinale a afirmativa incorreta. a) O procedimento que deve ser adotado para a reforma do texto constitucional está necessariamente previsto na própria Constituição. b) A aprovação de uma emenda constitucional depende dos votos favoráveis de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, obtidos em dois turnos de votação em cada uma delas. c) As chamadas cláusulas pétreas da Constituição estabelecem limitações materiais ao poder constituinte derivado. d) É vedada a aprovação de emenda constitucional que altere o regime constitucional da previdência social, tal como instituído no art. 201 e seguintes da Constituição de 1988. e) Norma aprovada pelo poder constituinte derivado está sujeita ao controle judicial de constitucionalidade. 3 - Q312297 ( Prova: FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição; ) A Constituição brasileira não pode ser emendada a) na implantação do estado de emergência e durante a intervenção da União nos Estados.

Upload: bianca-aquino

Post on 27-Oct-2015

201 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

DIREITO CONSTITUCIONAL

Poder Constituinte

1 - Q103063 ( Prova: CESPE - 2004) Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em um país da América do Sul, foi eleita pelo voto direto uma Assembléia Nacional Constituinte (ANC), com o objetivo de elaborar um novo texto constitucional. Nessa situação, a ANCé dotada de poder constituinte decorrente, pois esse poder decorre da delegação popular.

( ) Certo      ( ) Errado

2 - Q297500 ( Prova: FGV - 2008 - PC-RJ - Oficial de Cartório / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

A respeito do poder constituinte derivado, assinale a afirmativa incorreta. 

a) O procedimento que deve ser adotado para a reforma do texto constitucional está necessariamente previsto na própria Constituição. 

b) A aprovação de uma emenda constitucional depende dos votos favoráveis de 3/5 dos membros de cada Casa do Congresso Nacional, obtidos em dois turnos de votação em cada uma delas. 

c) As chamadas cláusulas pétreas da Constituição estabelecem limitações materiais ao poder constituinte derivado. 

d) É vedada a aprovação de emenda constitucional que altere o regime constitucional da previdência social, tal como instituído no art. 201 e seguintes da Constituição de 1988. 

e) Norma aprovada pelo poder constituinte derivado está sujeita ao controle judicial de constitucionalidade. 

3 - Q312297 ( Prova: FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

A Constituição brasileira não pode ser emendada 

a) na implantação do estado de emergência e durante a intervenção da União nos Estados.

b) na vigência do estado de sítio e na implantação do estado de emergência.

c) quando em estado de sítio e durante a intervenção da União nos Municípios.

d) na vigência de estado de defesa, de estado de sítio e de intervenção federal.

Page 2: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

4 - Q304701 ( Prova: IADES - 2013 - EBSERH - Advogado / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

Sobre o Poder Constituinte, assinale a alternativa correta.

a) As cláusulas Pétreas da Constituição Federal não podem ser modifcadas pelo poder constituinte originário.

b) O poder constituinte derivado é sempre ilimitado e incondicionado.

c) O poder constituinte derivado elabora as emendas à Constituição, para reformar uma Constituição existente.

d) O poder constituinte originário elabora as Constituições Estaduais.

e) O poder constituinte decorrente elabora as Constituições Estaduais, sem necessidade de respeitar as regras estabelecidas pela Constituição Federal.

5 - Q305262 ( Prova: CESPE - 2013 - SEGER-ES - Analista Executivo - Direito / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

Acerca do poder constituinte, assinale a opção correta.

a) A lei orgânica municipal, por ser fruto do poder constituinte derivado decorrente, pode ser parâmetro para o controle de constitucionalidade municipal.

b) Um dos limites ao poder constituinte derivado reformador de revisão previstos pela CF é o quórum qualificado de aprovação, de três quintos.

c) Para a maioria da doutrina constitucional, a CF foi produto do poder constituinte originário, pois implicou a ruptura com o regime político anterior e o estabelecimento de novos valores constitucionais.

d) A CF proibiu a elaboração de emendas constitucionais durante o período eleitoral, sendo este um limite circunstancial ao poder constituinte derivado reformador.

e) A proposta de emenda constitucional que pretenda abolir o direito à educação não viola a CF, pois os direitos sociais não são limites materiais ao poder constituinte derivado reformador.

Page 3: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

6 - Q301082 ( Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

Julgue os itens seguintes, relativos à organizaçãopolítico-administrativa e à administração pública, considerando odisposto na Constituição Federal (CF) e a interpretação doutrináriasobre a matéria.

O poder constituinte estadual classifica-se como decorrente, em virtude de consistir em uma criação do poder constituinte originário, não gozando de soberania, mas de autonomia.

( ) Certo      ( ) Errado

7 - Q302435 ( Prova: UEG - 2013 - PC-GO - Delegado de Polícia / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

A partir da ideia da existência de um poder constituinte, enquanto poder destinado à criação do Estado e à alteração das normas que constituem uma sociedade política, foram elaboradas teorias que apresentam classificações desse poder. Conhece-se assim a distinção entre 

a) poder decorrente, enquanto autonomia das unidades da federação, e poder derivado, encarregado da elaboração das normas constitucionais originárias e reforma da Constituição Federal.

b) poder de reforma e poder constituinte decorrente, subespécies do poder derivado, em que o primeiro compreende a emenda e a revisão e o segundo reporta-se à autonomia das unidades da federação.

c) poder de reforma constitucional e poder derivado, em que o primeiro compreende a emenda e o segundo a elaboração de normas constitucionais originárias.

d) poder originário e poder decorrente, em que o primeiro compreende as normas constitucionais originárias e perenes e o segundo, decorrente do primeiro, compreende a reforma constitucional pela emenda e revisão da Constituição Federal.

8 - Q211057 ( Prova: PGR - 2005)

O PODER CONSTITUINTE:

I. pode ser derivado ou originário, sendo que nos Estados da Federação, a despeito de ser originário, é denominado decorrente, pois decorre das Assembléias Constituintes estaduais, sem quaisquer limitações substanciais ou circunstanciais; 

Il. denomina-se derivado, no plano federal, quando exercido pelo Congresso Nacional, mediante proposta de emenda constitucional de iniciativa do Presidente da República, de um terço no mínimo dos membros da Câmara dos Deputados ou do

Page 4: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

Senado Federal ou de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação;

III. é originário quando tem a mesma natureza jurídica e política do Poder Legislativo e com ele se confunde, sendo assim incondicionado e ilimitado, tendo limitações tão somente estabelecidas pelo Direito Natural;.

IV. denominado derivado tem, nos termos da Constituição Federal, limitações circunstanciais e substanciais, não podendo ser emendada a Constituição na vigência de intervenção federal, estado de defesa ou estado de sítio, nem apresentada proposta de emenda constitucional tendente a abolir cláusulas pétreas, considerando-se aprovada a proposta discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, se obtiver, em ambas, três quintos dos votos dos respectivos membros. 

Analisando-se as assertivas acima, pode- se afirmar que:

a) ( ) todas estão corretas;

b) ( ) apenas as de números Il e IV estão corretas;

c) ( ) estão corretas as de números I, Il e IV.

d) ( ) somente a de número Il está correta.

9 - Q301538 ( Prova: CESPE - 2013 - DPE-TO - Defensor Público / Direito Constitucional / Direitos e Deveres Individuais e Coletivos;  Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

A respeito do poder constituinte e dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.

a) A dissolução compulsória de associação já constituída ocorrerá por decisão judicial, não sendo necessário, em face da comprovação de atividade ilícita, aguardar o trânsito em julgado para a efetiva dissolução.

b) Na hipótese de cancelamento de naturalização por decisão judicial fundada na constatação de ocorrência de prática de atividade nociva ao interesse nacional, o interessado não pode readquirir naturalização mediante novo processo de naturalização.

c) No sistema brasileiro, o exercício do poder constituinte originário implica revogação das normas jurídicas inseridas na constituição anterior, apenas quando forem materialmente incompatíveis com a constituição posterior.

d) Conforme regra expressamente prevista na CF, os estados- membros devem obrigatoriamente observar as linhas fundamentais do modelo federal no que se refere ao modo de elaboração da constituição estadual.

e) Segundo a doutrina, a proteção dada pela CF ao direito de propriedade autoral é dirigida exclusivamente aos direitos patrimoniais, não se estendendo, por exemplo, aos direitos morais do autor.

Page 5: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

10 - Q208159 ( Prova: FCC - 2005 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase / Direito Constitucional / Poder Constituinte e Reforma da Constituição;  )

As "cláusulas pétreas" são limites ao poder de

a) decretação de intervenção da União nos Municípios, pelo Presidente da República.

b) elaboração da Constituição, pelo Poder Constituinte Originário.

c) decretação de estado de sítio, pelo Presidente da República.

d) alteração da Constituição, pelo Poder Reformador.

Administração Pública

Questões

1 - Q316586 ( Prova: IESES - 2013) Considerando o que consta da Constituição da República

Federativa do Brasil, analise as assertivas I, II e III e depois assinale a alternativa correta:

I. As Sociedades de Economia Mista dos Estados, deverão obedecer aos princípios da

legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, entre outras, à regra

segundo a qual a remuneração de seus empregados, incluídas as vantagens pessoais ou de

qualquer outra natureza, não poderá exceder ao subsídio mensal, em espécie, do

Governador de Estado. E

II. As Empresas Públicas, obedecerão aos princípios da legalidade, impessoalidade,

moralidade, publicidade e eficiência e, entre outras, à regra segundo a qual a investidura em

emprego de seus quadros, depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou

de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do emprego em questão,

ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e

exoneração. C

III. As Sociedades de Economia Mista obedecerão aos princípios da legalidade,

impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, entre outras, à regra segundo a qual

é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito

de remuneração de pessoal do serviço público. C

Diante das assertivas I, II e III, assinale a alternativa correta:

a) São verdadeiras as assertivas I e III.

Page 6: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

b) É falsa a assertiva II e são verdadeiras as assertivas I e III.

c) São verdadeiras as assertivas I e II.

d) É falsa a assertiva I e são verdadeiras as assertivas II e III.

I - ERRADA - As SEM submetem-se ao teto apenas quando recebem recursos públicos para

custeio geral ou de funcionários. É até lógico, pois caso não necessite de dinheiro público, isso

significa que a própria administração eficiente da SEM é capaz de bancar seus salários, sem haver

enriquecimento pelo uso de recursos públicos, não havendo afronta aos princípios do direito

administrativo.

"As Sociedades de Economia Mista se submetem ao teto remuneratório previsto no artigo 37 da

Constituição Federal apenas quando recebem recursos da União, dos Estados ou Municípios para

pagamento das despesas com pessoal ou de custeio geral. Foi com esse entendimento que a 1ª Turma

do Tribunal Superior do Trabalho não conheceu do recurso da Companhia Estadual de Águas e

Esgotos (Cedae), que retinha parte do salário dos empregados para se enquadrar ao teto estatal."(http://www.conjur.com.br/2012-nov-16/sociedades-economia-mista-nao-submetem-teto-remuneratorio)

II - CORRETA - Segue a regra geral. De forma a garantir a observância dos princípios norteadores da

administração pública, e de acordo com artigo Constitucional pertinente ao tema, a doutrina e

jurisprudência entendem ser necessário o concurso público até mesmo para as SEM e EP (integram a

administração indireta), pois se poderia favorecer candidatos "colegas", por exemplo, sem o

concurso.

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do

Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade,

publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público

de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na

forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre

nomeação e exoneração;

III - CORRETA -   A CF estipula, e a jurisprudência reforça que vale também para SEM.

Art. 37. Omissis

XIII - é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de

remuneração de pessoal do serviço público

E nesse sentido, a Orientação Jurisprudencial nº 297, da SBDII,do c. TST, que dispõe, verbis:

Page 7: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

"O art. 37, inciso XIII, da CF/1988, veda a equiparação de qualquer natureza para o efeito de

remuneração do pessoal do serviço público, sendo juridicamente impossível a aplicação da norma

infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparação salarial entre

servidores públicos, independentemente de terem sido contratados pela CLT."

2 - Q269987 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Segundo as regras da Administração Pública

trazidas pela Constituição Federal, assinale a alternativa CORRETA:

I. As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo

efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos,

condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de

direção, chefia e assessoramento; C

II. A remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 da

Constituição Federal somente poderão ser fixados ou alterados por Decreto do Poder

Executivo; E

III. A proibição de acumular cargos estende-se a empregos e funções e abrange autarquias,

fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades

controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público; C

IV. Os atos de improbidade administrativa não importarão a suspensão dos direitos políticos;

E

Marque a opção CORRETA:

a) Apenas os itens I e II estão corretos.

b) Apenas os itens III e IV estão corretos.

c) Apenas os itens I e III estão corretos.

d) Apenas os itens II e IV estão corretos.

3 - Q275210 (Prova: CESPE – 2012) Em relação aos contornos constitucionais da

administração pública, assinale a opção correta.

Page 8: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

a) O direito de greve outorgado pela Constituição Federal constitui norma não

autoaplicável, sendo, portanto, legítimo o ato administrativo que promova o

desconto dos dias não trabalhados. Art. 37, VII - O direito de greve será exercido nos

termos e nos limites definidos em lei específica”  Percebe-se que o direito

de greve dos servidores é norma constitucional de eficácia limitada e, portanto, condicionada

à regulamentação pelo legislador ordinário para seu exercício. Norma não autoaplicável

correto. Há divergências jurisprudenciais e doutrinários quanto ao desconto de dias parados.

Divergências não torna a afirmativa errada, também as demais são claramente erradas

b) O servidor público civil não tem direito a perceber horas extras.

c) Toda investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em

concurso público de provas ou de provas e títulos, na forma estabelecida em lei. II - a

investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de

provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego,

na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei

de livre nomeação e exoneração;

d) A Constituição Federal autoriza que os vencimentos dos cargos do Poder

Legislativo e do Poder Judiciário sejam superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

e) Assegura-se a servidor público da administração direta afastado para exercer

mandado eletivo a contagem de seu tempo de serviço para todos os efeitos, até

mesmo para promoção por merecimento.

4 - Q300057 ( Prova: TRT 3R - 2007) A respeito dos servidores públicos, é correto dizer,

exceto:

a) Durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado

em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade

sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

b) As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de

cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de

carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se

apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

Page 9: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

c) A aposentadoria voluntária será concedida, desde que cumprido tempo mínimo de

dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em

que se dará a aposentadoria; será integral, quando observadas as condições de

sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinqüenta e

cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher; será proporcional, quando

preenchidas as condições de sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta

anos de idade, se mulher.

d) É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando

houver compatibilidade de horários, a de dois cargos de professor, a de um

cargo de professor com outro técnico ou científico e a de três cargos privativos

de médico.

e) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos

políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento

ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

5 - Q221753 ( Prova: FUNCAB - 2012) Segundo o que a Constituição Federal de 1988 prevê

para os Servidores Públicos da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

a) Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em

lei de livre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência

social. § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em

lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego

público, aplica-se o regime geral de previdência social.

b) Os servidores titulares de cargos efetivos serão aposentados compulsoriamente,

aos sessenta e cinco anos de idade.

c) O tempo de serviço Contribuição público na esfera federal, estadual ou municipal

será contado para efeito de aposentadoria. § 9º - O tempo de contribuição federal,

estadual ou municipal será contado para efeito de aposentadoria e o tempo de serviço

correspondente para efeito de disponibilidade

d) O servidor público estável somente perderá o cargo em virtude de sentença

judicial transitada em julgado.

Page 10: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

e) A lei poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição

fictício, desde que devidamente fundamentada.

6 - Q314470 ( Prova: FUNIVERSA) Com relação à administração pública, assinale a

alternativa correta.

a) A remuneração dos servidores públicos somente poderá ser fixada ou alterada por

lei complementar, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão

geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

b) Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos

políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o

ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da

ação penal cabível.

c) A Constituição Federal garante aos servidores públicos civis e militares o direito à

livre associação sindical.

d) Somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição

de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei

ordinária, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

e) As pessoas jurídicas de direito público, as de direito privado prestadoras de

serviços públicos e as empresas públicas e sociedades de economia mista

responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros,

assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

a)... ou alterada por Lei Específica...

c)... somente o servidores civis tem direito a livre associação sindical

d)... cabendo à Lei Complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação

e)... as empresas públicas e sociedades de economia mista não enquadram-se neste artigo

7 - Q312996 ( Prova: VUNESP - 2013) Sobre os cargos e funções públicas, é possível afirmar

que a Constituição Federal

a) impõe à administração pública indireta as mesmas regras proibitivas sobre a

acumulação remunerada de cargos públicos voltadas à administração pública

direta.

b) veda a definição de critérios de admissão de pessoas portadoras de deficiência a

cargos e empregos públicos.

Page 11: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

c) condiciona a nomeação em cargos em comissão à aprovação prévia em concurso

público de provas ou de provas e títulos.

d) restringe o exercício das funções de confiança exclusivamente aos servidores

ocupantes de cargo efetivo com atribuições de natureza gerencial, orçamentária e

financeira.

e) permite a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de

profissionais de saúde, ainda que a profissão não esteja regulamentada.

8 - Q312997 ( Prova: VUNESP - 2013) São princípios constitucionais expressos voltados à

administração pública direta e indireta:

a) celeridade e transparência.

b) isonomia e pessoalidade.

c) legalidade e imparcialidade.

d) moralidade e proporcionalidade.

e) legalidade e eficiência.

9 - Q312998 ( Prova: VUNESP - 2013) Os servidores titulares de cargos efetivos da União,

dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão aposentados voluntariamente,

desde que cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e de

cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, observadas as seguintes

condições, conforme estabelecido na Constituição Federal:

a) setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

ompulsória

b) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem.

c) sessenta e cinco anos de idade, se homem, com proventos proporcionais ao

tempo de serviço. contribuição

d) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se mulher. Errado

e) sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de

serviço.

Page 12: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

a) setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de

contribuição.

Esta é a aposentadoria compulsória: 70 anos com proventos proporcionais ao

tempo de Contribuição

b) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem.

Esta seria aposentadoria voluntária, com 60 de idade e 35 de contribuição

(Homem) com proventos proporcionais ao tempo de CONTRIBUIÇÃO.

c) sessenta e cinco anos de idade, se homem, com proventos

proporcionais ao tempo de serviço.

65 idade (homem) com proventos proporcionais ao tempo de CONTRIBUIÇÃO.

d) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se mulher.

55 anos de idade e 30 de contribuição (Mulher) com proventos proporcionais ao

tempo de CONTRIBUIÇÃO.

e) sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao

tempo de serviço.

60 anos de idade (mulher), com proventos proporcionais ao tempo de

CONTRIBUIÇÃO.

10 - Q103066 ( Prova: CESPE - 2004) Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma

situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O TRT da 10. Região pretende realizar concurso público a para preencher cargos de analista

judiciário. Nessa situação, é compatível com o texto constitucional determinação editalícia

estabelecendo que o concurso será válido pelo prazo improrrogável de um ano. C

PODER LEGISLATIVO

Disposições iniciais

1 - Q303041 ( Prova: ACAFE – 2008) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil é correto afirmar, exceto:

a) Os Deputados e Senadores não poderão desde a expedição do diploma ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo.

b) Os Deputados e Senadores não poderão desde a expedição do diploma firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes.

Page 13: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

c) Deputados e Senadores não poderão desde a posse ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

d) Nos casos de existência de procedimento declarado incompatível com o decoro parlamentar, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

Art. 54. Os Deputados e Senadores não poderão:

I - desde a expedição do diploma:

a) firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes;

b) aceitar ou exercer cargo, função ou emprego remunerado, inclusive os de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades constantes da alínea anterior;

II - desde a posse:

a) ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;

b) ocupar cargo ou função de que sejam demissíveis "ad nutum", nas entidades referidas no inciso I, "a";

c) patrocinar causa em que seja interessada qualquer das entidades a que se refere o inciso I, "a";

d) ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.ERRADA OPÇÃO a por constar que é desde a expedição do diploma.

Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;

II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;

III - que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;

IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;

V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;

VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

§ 1º - É incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas.

§ 2º - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

Page 14: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

§ 3º - Nos casos previstos nos incisos III a V, a perda será declarada pela Mesa da Casa respectiva, de ofício ou mediante provocação de qualquer de seus membros, ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.

§ 4º A renúncia de parlamentar submetido a processo que vise ou possa levar à perda do mandato, nos termos deste artigo, terá seus efeitos suspensos até as deliberações finais de que tratam os §§ 2º e 3º.(Incluído pela Emenda Constitucional de Revisão nº 6, de 1994)

2 - Q303044 (Prova: ACAFE - 2008) O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. A primeira se compõe de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, Território e no Distrito Federal. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

Quanto às atribuições do Congresso Nacional, Câmara e Senado, a alternativa correta é: a) Compete privativamente à Câmara dos Deputados autorizar, por maioria absoluta

de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.

b) É da competência exclusiva do Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.

c) Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice- Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes comuns.

d) Compete privativamente à Câmara dos Deputados processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade.

Com base na CF:a) Incorreta. Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

b) Correta. Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

c) Incorreta. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;

Page 15: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

d) Incorreta. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:

I - processar e julgar, originariamente:

b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República;

3 - Q303049 (Prova: ACAFE - 2008) Sobre Deputados Federais e Senadores Federais, assinale a alternativa correta.

a) Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Os autos serão remetidos em vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, o voto da maioria dos membros, resolva sobre a prisão.

b) Recebida denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e oito horas (aqui está o ERRO – pq de acordo com o art. 53, § 4º da CF, o prazo é de 45 dias)do seu recebimento pela Mesa Diretora.

c) As imunidades de Deputados e Senadores subsistirão durante o estado de sítio, só podendo ser suspensas mediante o voto de maioria absoluta (aqui está o ERRO – pq de acordo com o art. 53, § 8º da CF, é mediante o voto de 2/3) dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional que sejam incompatíveis com a execução da medida.

d) Fica suspenso o mandato do Deputado ou Senador que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.

4 - Q297161 ( Prova: CIAAR - 2012) Estabelece a Constituição da República Federativa do Brasil que os Deputados e Senadores são invioláveis,civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões,palavras e votos. Sobre a Imunidade Parlamentar, analise as afirmativas abaixo.

I. Os Deputados e Senadores, desde a posse, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. E

II. Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado,por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros,poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. C

Ill. As imunidades de Deputados ou Senadores subsistirão durante o estado de sitio, só podendo ser suspensas mediante o voto de dois terços dos membros da Casa respectiva, nos casos de atos praticados fora do recinto do Congresso Nacional, que sejam incompatíveis com a execução da medida. C

Page 16: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) a) l

b) II.

c) Ill.

d) Il e Ill.

5 - Q247102 (Prova: CESPE - 2004) Supondo que o presidente da República, dentro da política brasileira de apoiar as ações internacionais contra o crime organizado, assine a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Internacional, julgue os itens subseqüentes.

Para que essa convenção possa ser aplicada no Brasil, é preciso, entre outros atos, da sua aprovação pelo Congresso Nacional. C

CF/88: Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

Processo legislativo

1 - Q303039 ( Prova: ACAFE - 2008) Sobre as Emendas Constitucionais, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

b) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, do Presidente da República e de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação manifestando- se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

c) A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

d) A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio, salvo por autorização de maioria absoluta do Congresso Nacional.

§ 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

§ 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

§ 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

Page 17: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

2 - Q303046 ( Prova: ACAFE - 2008) Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê- las de imediato ao Congresso Nacional.

Sobre as Medidas Provisórias, assinale a alternativa correta. a) As medidas provisórias perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas

em lei no prazo de sessenta dias, prorrogável, uma vez por igual período, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por resolução, as relações jurídicas delas decorrentes.

b) As medidas provisórias terão sua votação iniciada na Câmara dos Deputados, sendo vedada edição sobre matéria já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República.

c) Prorrogar-se-á uma única vez por igual período a vigência de medida provisória que, no prazo de noventa dias, contado de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional.

d) É vedada reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo, salvo autorização de maioria absoluta do Senado Federal.

3 - Q303050 ( Prova: ACAFE - 2008 - PC-SC) Em relação ao Processo Legislativo, marque V ou F, conforme as afirmações a seguir sejam verdadeiras ou falsas.

(V) A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados, sendo que o Presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

(E) A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República que, aquiescendo, o sancionará. Se considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quarenta e oito horas, contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quinze dias, ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto.

(V) O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar. Mas, sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.

(E) A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República que, aquiescendo, o sancionará. Decorrido o prazo de quarenta e oito horas, o seu silêncio importará sanção.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) F - V - F - F

b) V - F - V - F

Page 18: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

c) V - V - V - F

d) F - F - V - V

A Casa na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República que, aquiescendo, o sancionará. Se considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, vetá-lo-á total ou parcialmente, no prazo de quarenta e oito horas (quinze dias), contados da data do recebimento, e comunicará, dentro de quinze dias (quarenta e oito horas), ao Presidente do Senado Federal os motivos do veto. 

4 - Q269988 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I. A forma federativa de Estado; II. O voto direto, secreto, universal e periódico;

III. A separação dos Poderes;

IV. Os direitos e garantias individuais;

Marque a opção CORRETA:

a) Apenas os itens I, II, III estão corretos.

b) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

c) Todos os itens estão corretos.

d) Todos os itens estão incorretos.

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

I - a forma federativa de Estado;II - o voto direto, secreto, universal e periódico;III - a separação dos Poderes;IV - os direitos e garantias individuais.

5 - Q315542 (Prova: CESPE - 2013) Acerca dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens seguintes.

Segundo entendimento do STF, se uma comissão da Câmara dos Deputados obtiver a aprovação de projeto de lei no Congresso Nacional que seria de iniciativa privativa do presidente da República, a sanção presidencial do referido projeto não sanará o vício de iniciativa. C

Precedente: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - PROMOÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS - REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS – PROCESSO LEGISLATIVO - INSTAURAÇÃO DEPENDENTE DE INICIATIVA CONSTITUCIONALMENTE RESERVADA AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO - DIPLOMA LEGISLATIVO ESTADUAL QUE RESULTOU DE INICIATIVA PARLAMENTAR - USURPAÇÃO DO PODER DE INICIATIVA –

Page 19: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

SANÇÃO TÁCITA DO PROJETO DE LEI - IRRELEVÂNCIA - INSUBSISTÊNCIA DA SÚMULA Nº 5/STF - INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL – EFICÁCIA REPRISTINATÓRIA DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE PROFERIDA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM SEDE DE CONTROLE NORMATIVO ABSTRATO - AÇÃO DIRETA JULGADA PROCEDENTE. OS PRINCÍPIOS QUE REGEM O PROCESSO LEGISLATIVO IMPÕEM-SE À OBSERVÂNCIA DOS ESTADOS-MEMBROS. - O modelo estruturador do processo legislativo, tal como delineado em seus aspectos fundamentais pela Constituição da República, impõe-se, enquanto padrão normativo de compulsório atendimento, à observância incondicional dos Estados-membros. Precedentes. - A usurpação do poder de instauração do processo legislativo em matéria constitucionalmente reservada à iniciativa de outros órgãos e agentes estatais configura transgressão ao texto da Constituição da República e gera, em conseqüência, a inconstitucionalidade formal da lei assim editada. Precedentes. A SANÇÃO DO PROJETO DE LEI NÃO CONVALIDA O VÍCIO DE INCONSTITUCIONALIDADE RESULTANTE DA USURPAÇÃO DO PODER DE INICIATIVA. - A ulterior aquiescência do Chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, não tem o condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade. Insubsistência da Súmula nº 5/STF. Doutrina. Precedentes. SIGNIFICAÇÃO CONSTITUCIONAL DO REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS (CIVIS E MILITARES). - A locução constitucional "regime jurídico dos servidores públicos" corresponde ao conjunto de normas que disciplinam os diversos aspectos das relações, estatutárias ou contratuais, mantidas pelo Estado com os seus agentes. Precedentes. A QUESTÃO DA EFICÁCIA REPRISTINATÓRIA DA DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE "IN ABSTRACTO". - A declaração final de inconstitucionalidade, quando proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de fiscalização normativa abstrata, importa - considerado o efeito repristinatório que lhe é inerente - em restauração das normas estatais anteriormente revogadas pelo diploma normativo objeto do juízo de inconstitucionalidade, eis que o ato inconstitucional, por ser juridicamente inválido (RTJ 146/461-462), sequer possui eficácia derrogatória. Doutrina. Precedentes.

(ADI 2867, Relator:  Min. Celso de Mello, Tribunal Pleno, julgado em 03/12/2003, DJ 09/02/2007)

6 - Q314183 (Prova: CESPE - 2013) Com relação ao processo legislativo, julgue os próximos itens.

É vedada a edição de medida provisória em matéria penal, processual penal e processual civil, salvo se em benefício do acusado, como, por exemplo, na criação de hipótese de extinção de punibilidade. E

Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional. 

§ 1º É vedada a edição de medidas provisórias sobre matéria:  

I – relativa a: 

a) nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos e direito eleitoral; 

b) direito penal, processual penal e processual civil; 

c) organização do Poder Judiciário e do Ministério Público, a carreira e a garantia de seus membros; 

d) planos plurianuais, diretrizes orçamentárias, orçamento e créditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, § 3º;

7 - Q314184 (Prova: CESPE – 2013) Os projetos de lei de iniciativa reservada, como os que dispõem sobre a organização dos serviços administrativos dos tribunais federais e do MP, não admitem a apresentação de emenda parlamentar. EEMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. CONSTITUCIONAL. EMENDA PARLAMENTAR A PROJETO DE LEI DE INICIATIVA RESERVADA.

Page 20: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

POSSIBILIDADE. NECESSIDADE DE PERTINÊNCIA TEMÁTICA. PRECEDENTES. AGRAVO REGIMENTAL AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO.

(RE 633802 AgR, Relator(a):  Min. CÁRMEN LÚCIA, Primeira Turma, julgado em 10/05/2011, DJe-100 DIVULG 26-05-2011 PUBLIC 27-05-2011 EMENT VOL-02531-02 PP-00187)

8 - Q314504 ( Prova: FCC - 2013) Em relação às medidas provisórias, é INCORRETO afirmar:

a) Caso o Congresso Nacional não edite o decreto legislativo no prazo de 60 dias após a rejeição ou perda de sua eficácia, a medida provisória continuará regendo somente as relações jurídicas constituídas e decorrentes de atos praticados durante sua vigência.

b) A edição de medida provisória paralisa temporariamente a eficácia da lei que versava a mesma matéria. Se a medida provisória for aprovada, convertendo-se em lei, opera-se a revogação.

c) A decadência da medida provisória, pelo decurso do prazo constitucional, opera a desconstituição, com efeitos retroativos, em regra, dos atos produzidos durante sua vigência.

d) Caso o Congresso Nacional rejeite ou não aprecie em tempo hábil (60 dias) a medida provisória, esta perderá sua eficácia, pelo que se denomina rejeição tácita, podendo ser reeditada uma única vez.

e) A perda retroativa de eficácia jurídica da medida provisória em regra ocorre tanto na hipótese de explícita rejeição do projeto de sua conversão em lei quanto no caso de ausência de deliberação parlamentar no prazo constitucional, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relações jurídicas dela decorrentes.

Ocorre a perda de eficácia por decurso de prazo quando se expira o prazo constitucionalmente estabelecido sem que o Congresso Nacional tenha apreciado a medida provisória. Essa situação é denominada rejeição tácita, pois a medida provisória perde a sua eficácia tacitamente, sem ter havido uma rejeição expressa (apreciação) pelo Congresso Nacional.

Ocorrendo a rejeição tácita, teremos a mesma consequência havida na rejeição expressa: deverá o Congresso Nacional, no prazo de sessenta dias, editar um decreto legislativo, para disciplinar as relações jurídicas decorrentes da medida provisória; se o Congresso Nacional não editar esse decreto legislativo no prazo de sessenta dias, prevalecerá a vontade do Presidente da República para as relações jurídicas do período, pois estas permanecerão regidas pelo texto originário da medida provisória.

Se o Congresso Nacional não editar esse decreto legislativo nesse prazo de sessenta dias, prevalecerá a vontade do Presidente da República para as relações jurídicas consolidadas no período, pois estas permanecerão regidas pelo texto originário da medida provisória.

9 - Q237485 (Prova: CESPE - 2012) Acerca do processo legislativo e dos direitos e garantias fundamentais, conforme previstos na CF, julgue (C ou E) os itens que se seguem.O Congresso Nacional aprova os tratados e convenções internacionais mediante a edição de resolução, ato que dispensa sanção ou promulgação por parte do presidente da República. E

1. Não é resolução, é decreto legislativo.

Page 21: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

Tratados e convenções internacionais gerais

Dentre as várias hipóteses previstas no art. 49 da CF/88, destaca-se a competência EXCLUSIVA do Congresso Nacional, materializada, como visto, por meio de decreto legislativo, para “resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional” (art. 49, I — com alta incidência de questionamento nos concursos públicos).

Resolução

Por meio das resoluções regulamentar -se -ão as matérias de competência PRIVATIVA da Câmara dos Deputados (art. 51), do Senado Federal (art. 52) e algumas de competência do Congresso Nacional, fixadas, além das poucas hipóteses constitucionais, regimentalmente.

10 - Q237487 (Prova: CESPE - 2012) Acerca do processo legislativo e dos direitos e garantias fundamentais, conforme previstos na CF, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A iniciativa das leis complementares e ordinárias pode ser exercida tanto por parlamentares quanto por comissões da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, pelo presidente da República, pelo STF e tribunais superiores, pelo procurador-geral da República e por cidadãos, na forma e nos casos previstos na CF. C

Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.

PODER EXECUTIVO

1 - Q246996 ( Prova: CESPE - 2004)

Nos termos da Constituição Federal, é da competência privativa do presidente da República a extradição de brasileiros naturalizados. E

Fases do processo extradicional

A Lei 6.815/80 (Estatuto do Estrangeiro), que define a situação jurídica do estrangeiro no país, regulamentada pelo Decreto 86.715/81, disciplina o procedimento extradicional.

Page 22: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

São três as fases da extradição passiva.1) A primeira é administrativa, de responsabilidade do Poder Executivo, onde o Estado requerente envia seu pedido pela via diplomática (e não por carta rogatória) ao Presidente da República, porque é a autoridade competente para manter relações com Estado Estrangeiro, nos termos do art. 84, VII, da Constituição Federal.Quando o Brasil for o Estado requerente, o pedido é transmitido pelo Ministro da Justiça ao Ministro das Relações Exteriores, que o encaminhará ao Estado estrangeiro, comumente por meio de missão diplomática no país onde se encontra a pessoa perseguida.Tendo como único fundamento para a extradição a promessa ou declaração de reciprocidade de tratamento, o Poder Executivo poderá indeferi-la, sem a necessidade de apreciação do Supremo Tribunal Federal. Essa forma de indeferimento se denomina recusa sumária.2) A segunda fase é judiciária. Uma vez analisada a admissibilidade do pedido pelo Ministério das Relações Exteriores, com base em tratado internacional ou no Estatuto do Estrangeiro, a solicitação de extradição é encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, que irá analisar a legalidade e a procedência do pedido (art. 102 I, "g", da CF). Esta fase será objeto de análise mais aprofundada no tópico seguinte.3) Derradeiramente, a terceira e última fase também é administrativa. Nela, o Presidente da República, na condição de Chefe de Estado, procede à entrega ou não do extraditando ao país requerente. Embora haja somente uma fase no âmbito do Poder Judiciário, tal sistema de extradição é chamado de judiciário.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/17547/o-papel-do-supremo-tribunal-federal-no-processo-de-extradicao#ixzz2VFGhfsqf

2 - Q247103 (Prova: CESPE - 2004) Supondo que o presidente da República, dentro da política brasileira de apoiar as ações internacionais contra o crime organizado, assine a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Internacional, julgue os itens subseqüentes.

O presidente da República possui competência privativa para celebrar tratados e convenções e para acreditar representantes diplomáticos de Estados estrangeiros, podendo essa última competência ser delegada ao ministro de Estado das Relações Exteriores. E

Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:VIII - celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional;VII - manter relações com Estados estrangeiros e acreditar seus representantes diplomáticos;

Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.funções delegadas:VI – dispor, mediante decreto, sobre: a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;XXV - prover os cargos públicos federais, na forma da lei;

3 - Q315544 (Prova: CESPE - 2013) Acerca dos Poderes Executivo e Legislativo, julgue os itens seguintes.

Page 23: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

No exercício do poder regulamentar, os ministros de Estado poderão expedir instruções e editar decretos para a execução de leis, nos termos da CF. E

4 - Q314469 (Prova: FUNIVERSA - 2013) Assinale a alternativa correta no que concerne às atribuições do presidente da República previstas no texto constitucional.

a) O presidente da República poderá vetar projetos de lei, total ou parcialmente, podendo tal atribuição ser delegada ao advogado-geral da União.

b) O presidente da República poderá dispor, mediante decreto, sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos e sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos, sendo vedada a delegação de tais atribuições.

c) Caberá ao presidente da República decretar o estado de defesa e o estado de sítio e decretar e executar a intervenção federal, sendo vedada a delegação.

d) O presidente da República poderá conferir condecorações e distinções honoríficas, podendo delegar tais atribuições aos ministros de Estado, ao procurador-geral da República ou ao advogado-geral da União.

e) O presidente da República não poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas.

ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA -  artigo 84 CF/88:

Parágrafo único - o Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao PGR ou ao AGU, que obedecerão os limites traçados nas respectivas delegações.VI - dispor, mediante decreto, sobre:a)organização e funcionamento da administração pública federal, quando não implicar aumento de despesa, nem criação ou extinção de órgãos públicos;b)extinção de funções ou cargos púbicos, quando vagos.XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência , se necessário, dos orgaos instituidos em lei.XXV - prover e extinguir cargos públicos federais, na forma da leiobs: prover cargos públicos federais pode ser delegado, extinguir não!!!

5 - Q314499 ( Prova: FCC - 2013) Na hipótese de vacância dos cargos de Presidente e Vice- Presidente da República, nos últimos dois anos do mandato, assumirá temporariamente o Presidente

a) da Câmara dos Deputados e a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

b) da Câmara dos Deputados e a eleição para ambos os cargos será feita noventa dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

c) do Congresso Nacional e a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

Page 24: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

d) do Senado Federal e a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

e) do Congresso Nacional e a eleição para ambos os cargos será feita noventa dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

Art. 80, CF - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

Art. 81, CF - Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

§ 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.

O art. 81, §1° da CF é uma hipótese excepcional de eleição indireta para a Presidência da República. Lembrando que os novos eleitos somente  completarão o período de seus antecessores, cumprindo o chamado "mandato tampão".

Fonte: Direito Constitucional Descomplicado - Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino

6 - Q237483 ( Prova: CESPE - 2012) Com relação às características do Estado brasileiro e à organização dos poderes, conforme disposto na CF, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Cabe exclusivamente ao presidente da República, na condição de chefe de Estado, permitir, sem a necessidade de autorização do Congresso Nacional, que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente. E

7 - Q298970 (Prova: FCC - 2011) Dentre as competências privativas do Presidente da República, NÃO pode ser delegada a atribuição de

a) celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional.

b) dispor sobre organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.

c) dispor sobre extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

d) conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei.

e) prover os cargos públicos federais, na forma da lei.

8 - Q313326 ( Prova: CESPE - 2013) Acerca do Poder Executivo, assinale a opção correta.

a) Estados e municípios podem legislar sobre a relação de emprego de trabalhadores domésticos, dado que a matéria é de competência concorrente dos três entes federativos.

Page 25: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

b) No presidencialismo adotado no Brasil, sistema de governo previsto na CF, a chefia de Estado e a chefia de governo não coincidem.

c) Emenda constitucional introduziu na CF previsão de edição, pelo presidente da República, de decretos autônomos que disponham sobre a criação ou a extinção de cargos e órgãos públicos.

d) Conforme previsto na CF, a responsabilidade penal do presidente da República é relativa, já que ele não pode ser responsabilizado penalmente, na vigência do seu mandato, por atos estranhos ao exercício de suas funções.

e) Em caso de relevância e urgência, pode o presidente da República editar medida provisória para regulamentar matéria relacionada a direitos e deveres dos juízes do trabalho.

9 - Q311384 ( Prova: CESPE - 2013) Considerando as disposições constitucionais a respeito do Poder Executivo, julgue os itens seguintes.

A perda de mandato do presidente e do vice-presidente da República somente ocorrerá nas hipóteses de cassação, em virtude de decisão do Senado, por crime de responsabilidade, ou de declaração de vacância feita pelo Congresso Nacional. E

Ocorre nos seguintes casos:

1. Cassação: em virtude de decisão do Senado nos processos de crime de responsabilidade, ou, de decisão judicial, como pena acessória aplicada em processo comum, com o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.

2. Extinção: No caso de morte, renúncia, perda, suspensão dos direitos políticos e perda da nacionalidade.

3. Declaração de Vacância do cargo pelo Congresso Nacional: Quando não comparecerem para tomar posse dentro de dez dias da data fixada para a posse (primeiro de janeiro), exceto se o motivo de não comparecimento for de força maior. O não comparecimento mo prazo indicado acima vale como renúncia, artigo 78, parágrafo único, da CF.

4. Ausência do País por mais de 15 dias, sem a Licença do Congresso Nacional: Sob pena da perda do cargo pelo próprio Congresso visto que equivale a uma renúncia.

10 - Q311385 ( Prova: CESPE - 2013) O presidente da República pode solicitar urgência para a apreciação de projetos de sua iniciativa, hipótese em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal terão, sucessivamente, quarenta e cinco dias para se manifestar sobre a proposição, sob pena de trancamento da pauta, salvo no que diz respeito às deliberações com prazo constitucional determinado. C

CF/88.

Art. 64. A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início na Câmara dos Deputados.

§ 1º - O Presidente da República poderá solicitar urgência para apreciação de projetos de sua iniciativa.

Page 26: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

§ 2º Se, no caso do § 1º, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não se manifestarem sobre a proposição, cada qual sucessivamente, em até quarenta e cinco dias, sobrestar-se-ão todas as demais deliberações legislativas da respectiva Casa, com exceção das que tenham prazo constitucional determinado, até que se ultime a votação. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

DIREITO ADMINISTRATIVO

SERVIÇO PÚBLICO

1 - Q303059 ( Prova: ACAFE - 2008) Analise as afirmações a seguir e marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

(V) Educação e saúde são serviços passíveis de desempenho pelos particulares, independentemente de concessão pelo Poder Público.

(F) O serviço público delegado é transferido por lei e só por lei pode ser retirado ou modificado, enquanto o serviço público outorgado tem apenas sua execução transpassada a terceiros por ato administrativo (bilateral ou unilateral), pelo que pode ser modificado, revogado e anulado.

(F) A empresa pública é forma de descentralização administrativa para prestação de serviço retirado da Administração. Por essa razão, a ela só pode ser outorgado serviço público típico e não atividades industriais ou econômicas.

(V) O Poder Público pode instituir fundações com personalização de Direito Público para execução de objetivos de interesse coletivo, como educação e assistência social.

(V) A autarquia, submetida a regime de Direito Público, possui liberdade administrativa nos limites da lei que a criou e não é subordinada a órgão do Estado, mas sofre controle para assegurar o cumprimento dos objetivos fixados no ato de sua criação.

A seqüência correta, de cima para baixo, é: a) F - F - F - V - F

b) V - F - F - V - V

c) V - V - V - F - F

d) F - V - V - F - V

2 - Q297165 ( Prova: CIAAR - 2012) Com lei autorizativa, o Ente Público X resolve, por motivo de interesse público, retomar um serviço público, durante o prazo da concessão. Para tanto, procede a prévio pagamento de indenização, na forma da lei. Tal instituto recebe o nome de

a) reversão.

b) retomada.

c) caducidade.

Page 27: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

d) encampação.

3 - Q247097 (Prova: CESPE - 2004;  ) No que se refere aos serviços públicos, bem como à concessão e à permissão de serviço público, julgue os itens a seguir.

Os serviços públicos de competência municipal são enumerados taxativamente na Constituição Federal de 1988. E

4 - Q305140 ( Prova: CESPE - 2013) No que concerne a serviços públicos, julgue os próximos itens.

A permissão e a concessão de serviços públicos apresentam, entre outras, a seguinte diferença: a primeira pode ser feita à pessoa física ou à jurídica que, por sua conta e risco, demonstre capacidade para seu desempenho; já a segunda, só à pessoa jurídica ou a consórcios de empresas. C

5 - Q305141 ( Prova: CESPE - 2013) Tanto a concessão de serviço público quanto a autorização de serviço público são constituídas por meio de contrato administrativo. E

6 - Q305142 ( Prova: CESPE - 2013) A concessão, como delegação da prestação de um serviço público, estabelece relação entre o concessionário e a administração concedente, regendo-se pelo direito privado. E

7 - Q305143 ( Prova: CESPE - 2013) A falência de uma empresa concessionária de serviço público gera a extinção da concessão e a reversão ao poder concedente dos bens aplicados ao serviço. C

8 - Q305144 ( Prova: CESPE - 2013) A conservação de logradouros públicos constitui exemplo de serviço público indivisível, cujos usuários são indeterminados e indetermináveis. C

9 - Q305145 ( Prova: CESPE - 2013) É passível de mensuração, pela administração pública, a utilização dos serviços singulares, tais como a varrição de ruas e praças, e a coleta domiciliar de lixo. E

10 - Q305146 ( Prova: CESPE - 2013 - INPI - Analista de Planejamento - Direito / Direito Administrativo / Serviços Públicos;  )

Caso o poder concedente constate nulidade na licitação ou na formação do contrato de concessão de serviço público durante sua execução, cabe a caducidade do contrato por parte do poder concedente. E

Page 28: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

PPP

1 - Q314507 (Prova: FCC - 2013) Diante da escassez de vagas na rede pública de ensino, um Prefeito Municipal propõe a realização de ajuste com associações civis que se disponham a criar e manter creches e pré-escolas gratuitas, sendo que a colaboração estatal se dará por subvenções a serem utilizadas exclusivamente na atividade educacional, bem como por meio de treinamento profissional e supervisão técnica dos projetos. Diante das características desse ajuste, pode-se concluir que se trata de

a) parceria público-privada.

b) consórcio público, na modalidade associação pública.

c) concessão patrocinada.

d) contrato de prestação de serviços.

e) convênio.

2 - Q308129 (Prova: MPE-SC - 2013) ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES ABAIXO E ASSINALE

Na concessão patrocinada, que constitui modalidade de concessão de serviço público, instituída como forma de parceria público-privada, conjuga-se a tarifa paga pelos usuários e a contraprestação pecuniária do concedente (parceiro público) ao concessionário (parceiro privado). C

3 - Q304858 ( Prova: FGV - 2012) Um estado da Federação, em processo de recuperação econômica, pretende restaurar o seu antigo Parque de Esportes, uma enorme área que concentra estádio de futebol, ginásio de esportes coletivos e parque aquático. Não dispondo de recursos para custear a totalidade da obra e nem tendo expertise para promover uma boa gestão do espaço, o Estado pretende firmar um contrato de parceria público-privada, nos moldes da Lei n. 11.079/2004.Sobre o instituto da Parceria Público-Privada, assinale a afirmativa correta.

a) As parcerias público-privadas têm natureza de convênio, e não de contrato, uma vez que o ente público e o ente particular conjugam esforços na realização de uma atividade de interesse público.

b) As parcerias público-privadas preveem que o ente público executará uma parcela do serviço ou obra, nunca inferior a 50%, e o particular o restante do serviço ou obra.

c) As parcerias público-privadas não podem ter por objeto, exclusivamente, a execução de obra pública de restauração do Parque de Esportes.

d) As parcerias público-privadas remuneram o ente particular integralmente com o valor das tarifas cobradas dos usuários do serviço, sendo vedado ao ente público o custeio direto das atividades desenvolvidas pelo particular.

Page 29: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

4 - Q302443 ( Prova: UEG - 2013) Sobre as parcerias público-privadas, dispõe a Lei nº 11.079/2004:

a) é vedada celebração de contrato de parceria cujo período de prestação de serviço seja inferior a 3 (três) anos.

b) a tomada de preço é a modalidade de licitação que deve preceder o contrato de parceria.

c) na concessão patrocinada, a remuneração do parceiro é feita exclusivamente pelos usuários.

d) os parceiros compartilham os riscos, de modo que há solidariedade ainda que diante de fatos imprevisíveis.

5 - Q303101 (Prova: CESPE - 2013) Mediante lei sancionada em 2004, o Brasil adotou a PPP como instrumento para a viabilização de projetos fundamentais ao crescimento do país. Referida lei incorporou conceitos bem-sucedidos da experiência internacional, de modo a garantir que as PPPs sejam balizadas na atuação transparente da administração pública.

Acerca desse instrumento de gestão pública, assinale a opção correta.

a) Embora a responsabilidade fiscal não seja uma diretriz expressa na legislação de PPP, o melhor entendimento doutrinário aponta para a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal à execução desse tipo de contrato administrativo.

b) Não se admite o emprego da arbitragem na hipótese de um município querer dirimir conflitos decorrentes de contrato de PPP.

c) Um estado da Federação, no âmbito de contrato de PPP para a realização de obras públicas nos seus municípios, estará impedido de ceder parte de seus créditos não tributários a título de contraprestação.

d) É expressamente vedada a uma sociedade de propósito específico, incumbida de implantar e gerir o objeto de uma PPP em determinado estado da Federação, constituir-se sob a forma de companhia aberta.

e) Caso um estado da Federação celebre contrato administrativo de PPP visando à concessão de serviços públicos, conforme legislação específica, e, além da tarifa a ser cobrada dos usuários, o contrato preveja contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado, ter-se-á, nessa hipótese, um exemplo da chamada concessão patrocinada.

6 - Q299340 ( Prova: CESGRANRIO - 2013) Suponha que determinado ente federativo necessite expandir a malha rodoviária no seu território, mas, diante de outras prioridades, não disponha

Page 30: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

de recursos financeiros suficientes para arcar com os investimentos necessários para atuar no segmento diretamente.

Nessa situação hipotética, uma opção viável que se instaura para o Poder Público é conceder o serviço à iniciativa privada mediante contrato de

a) concessão patrocinada, transferindo a execução do serviço ao concessionário, mediante o estabelecimento de uma contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários.

b) concessão comum, transferindo ao concessionário a execução do serviço mediante o estabelecimento de fontes alternativas de receita em seu favor, adicionalmente a uma contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

c) concessão comum, transferindo ao concessionário a titularidade e a execução do serviço por prazo indeterminado, por sua conta e risco.

d) concessão administrativa, transferindo ao concessionário, por prazo determinado, a execução do serviço, por sua conta e risco.

e) concessão administrativa, transferindo a titularidade e a execução do serviço ao concessionário, que cobra tarifa do usuário, complementada por uma contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

7 - Q294145 ( Prova: ESAF - 2013) A respeito das parcerias público-privadas, analise as assertivas a seguir classificando-as em falsas ou verdadeiras.

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

(F) As obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante títulos da dívida agrária.

(V) É possível haver pagamento de contraprestação pela Administração Pública sem que obrigatoriamente seja precedido pela integral disponibilização do serviço pelo parceiro privado.

(V) Os contratos de parceria público-privada poderão prever a possibilidade de emissão de empenho em nome dos financiadores do projeto em relação às obrigações pecuniárias da Administração Pública.

(F) A contraprestação da Administração Pública nos contratos de parceria público-privada poderá ser feita mediante outorga de direitos sobre bens públicos afetados de uso comum do povo.

(V) As concessões patrocinadas em que mais de 70% da remuneração do parceiro privado deva ser paga pela Administração Pública dependerão de autorização legislativa.

a) V, V, V, F, V

b) F, V, V, V, V

Page 31: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

c) V, F, F, F, V

d) V, V, V, V, F

e) F, V, V, F, V

8 - Q209180 ( Prova: FCC - 2011) Segundo a Lei nº 11.079/04, a contratação de parceria público-privada

a) será precedida de licitação na modalidade de concorrência.

b) será precedida de licitação na modalidade tomada de preços, apenas.

c) será precedida de licitação na modalidade convite, apenas.

d) não será precedida de licitação pela incompatibilidade com o setor privado.

e) será precedida de licitação na modalidade convite ou tomada de preço.

9 - Q253569 ( Prova: UFPA - 2012) Sobre concessões e permissões de serviços públicos, bem como parcerias público-privadas, analise as proposições a seguir:

I – Segundo a lei nº 9.074/95, que estabelece normas para outorga e prorrogação de concessões de serviços públicos, a concessão é forma de gestão de serviço público por meio da qual a Administração Pública transfere contratualmente para o particular a incumbência de prestá-lo. Só é possível a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituírem o regime de concessão à vista de lei específica que os autorize a tanto, excetuados os casos de saneamento básico, limpeza urbana e demais hipóteses previstas nas Constituições Estaduais e Leis Orgânicas. É o que se depreende da dicção da lei nº 8.987/95.

II – Segundo a lei federal nº 11.079/04 que instituiu as parcerias público-privadas (PPP), é possível o contrato de PPP dispor livremente sobre a forma de distribuição de riscos mais eficiente à consecução da parceria, inclusive aqueles decorrentes de fato do príncipe, caso fortuito e força maior e álea econômica extraordinária, até então, de forma geral e tradicionalmente na seara contratual imputados como ônus ao contratante público. É a chamada repartição solidária dos riscos, inovação da lei das parcerias público- privadas. C

III – A lei federal nº 11.079/04 que instituiu as parcerias público-privadas (PPP) veda à Administração Pública ser titular da maioria do capital votante das Sociedades de Propósito Específico - SPE, exceto no caso em que a citada SPE esteja inadimplente com as metas de implantação e gerência do objeto da parceria. Nesse caso, a lei admite a aquisição de maioria do capital votante da SPE por instituição financeira controlada pelo Poder Público.

IV – Segundo a lei federal nº 8.987/95, que dispõe sobre o regime de concessões e permissões de serviço público, no contrato de concessão firmado com consórcio de empresas há a

Page 32: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

indicação de uma empresa líder, responsável pelo cumprimento do contrato perante o concedente, o que não afasta a responsabilidade subsidiária das demais consorciadas. E

De acordo com as proposições apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas III e IV estão incorretas

b) apenas II e III estão incorretas

c) apenas I e IV estão incorretas

d) todas estão incorretas

e) todas estão corretas

10 - Q231234 ( Prova: UPENET - 2012) Na contratação de parceria público-privada, serão observadas as seguintes diretrizes, EXCETO

a) Responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias.

b) Transparência dos procedimentos e das decisões.

c) Repartição objetiva de riscos entre as partes.

d) Delegabilidade das funções de regulação, jurisdicional e do exercício do poder de polícia.

e) Respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

1 - Q303060 ( Prova: ACAFE - 2008) Complete as lacunas na frase a seguir e assinale a alternativa correta.

No caso de desapropriação de imóveis urbanos por descumprimento das normas municipais de parcelamento, edificação e utilização do solo, o chefe do Executivo __________ em improbidade administrativa, ________________ , caso o Município deixe de realizar o adequado aproveitamento do imóvel no prazo máximo de __________ anos, a partir da incorporação ao patrimônio público.

a) não incorrerá - mas estará sujeito às demais sanções cabíveis - 5 (cinco)

b) incorrerá - excluindo-se quaisquer outras sanções porventura cabíveis - 2 (dois)

c) incorrerá - sem prejuízo de outras sanções cabíveis - 5 (cinco)

d) incorrerá - sem prejuízo de outras sanções cabíveis - 2 (dois)

Page 33: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

2 - Q303066 ( Prova: ACAFE - 2008;  ) Analise as alternativas a seguir. Todas estão corretas, exceto a:

a) O Presidente da República é passível de processo por crime de responsabilidade, por atos que atentem contra a probidade na Administração.

b) Negar publicidade a atos oficiais e frustrar a licitude de concurso público não caracterizam crimes de improbidade administrativa, pois a conduta não lesa o erário público e não importa em enriquecimento ilícito ou proveito próprio ou de terceiro.

c) A Lei nº 8.429/92 caracteriza como de improbidade administrativa os atos que importam em enriquecimento ilícito e que acarretam prejuízo ao erário. Os agentes públicos em geral estão sujeitos a penas, tais como a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação indicadas pela lei.

d) A Lei nº 8.429/92 inseriu, nos casos de improbidade administrativa, condutas que não implicam necessariamente locupletamento de caráter financeiro ou material, como por exemplo, retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício.

3 - Q270010 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Nos termos do disposto na Lei nº 8.429/92, constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1° da lei, e notadamente, perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza, estando o responsável pelo ato de improbidade sujeito, entre outras, às seguintes cominações:

I. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; II. perda da função pública; III. suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos; IV. pagamento de multa civil de até cem vezes o valor do acréscimo patrimonial;

Assinale a opção CORRETA: a) Os itens I, II e III estão corretos.

b) Os itens II, III e IV estão corretos.

c) Todos os itens estão corretos.

d) Todos os itens estão incorretos.

Page 34: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

4 - Q270011 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Com relação ao procedimento administrativo e ao processo judicial, previsto na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92), que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, é INCORRETO afirmar que:

a) Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

b) Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão processante encarregada de apurar os fatos decretará o seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

c) A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta (30) dias da efetivação da medida cautelar de seqüestro dos bens do agente ou do terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

d) As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas na lei podem ser propostas até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.

5 - Q270013 ( Prova: COPESE - UFT - 2012) Nos termos da 8.429/92 NÃO constitui ato de Improbidade Administrativa que Cause Prejuízo ao Erário:

a) Permitir ou facilitar a aquisição permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

Page 35: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

b) Qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade e lealdade às instituições.

c) Realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

d) Celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestação de serviços públicos por meio da gestão associada sem observar as formalidades previstas na lei.

6 - Q246981 ( Prova: CESPE - 2004)

Considere que o motivo de o escrivão ter revelado as informações foi o fato de o referido jornalista ter-lhe pago dinheiro para ser avisado, com antecedência, de operações policiais que provavelmente despertariam interesse da opinião pública. Nessa situação, o escrivão teria praticado ato de improbidade administrativa punível com sanções entre as quais estão a perda da função pública, a perda do dinheiro recebido do jornalista, a suspensão temporária de direitos políticos e o pagamento de multa civil. C

7 - Q246982 ( Prova: CESPE - 2004) Mesmo que o escrivão houvesse revelado a informação ao jornalista de maneira gratuita e somente com o objetivo de conferir maior visibilidade às ações da polícia federal, ele teria praticado infração administrativa punível com pena de demissão. C

8 - Q311821 ( Prova: VUNESP - 2012 -) O art. 1.º da Lei n.º 8.429/92, conhecida como Lei de Improbidade Administrativa, prevê que são atos de improbidade aqueles praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual. Nos termos da referida lei, assinale a alternativa que descreve condutas que constituem ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito.

a) Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente; ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento; liberar verba pública sem a

Page 36: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios

estrita observância das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicação irregular.

b) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1.º da Lei n.º 8.429/92, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.

c) Revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.

d) Praticar ato visando ao fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto na regra de competência; retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício; deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo.

9 - Q275409 ( Prova: CESPE - 2012) Considerando os dispositivos constantes da Lei n.º 8.429/1992, assinale a opção correta.

a) Considere que João, um cidadão que não é agente público, tenha induzido um agente público a praticar ato que gerou prejuízo ao erário, mas que não gerou benefício a João. Nessa situação, a lei em tela não se aplica a João, visto que ele não é agente público.

b) O Tribunal ou Conselho de Contas podem, de ofício, designar representante para acompanhar procedimento administrativo instaurado para apurar prática de ato de improbidade.

c) Considerando-se que um servidor público tenha doado verbas públicas a um ente despersonalizado, com fins educativos e assistenciais, sem cumprir algumas formalidades legais, é correto afirmar que, nessa situação, o ato de doação não caracteriza ato de improbidade administrativa causador de lesão ao erário, em virtude de a conduta do servidor ter sido dolosa.

d) Cabe somente ao MP representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar prática de ato de improbidade.

e) A referida lei não se aplica aos agentes políticos, que, consequentemente, não respondem por improbidade administrativa.

10 - Q315338 ( Prova: CESPE - 2013) De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, julgue os itens que se seguem.

Considere que um agente de polícia tenha utilizado uma caminhonete da polícia civil para transportar sacos de cimento para uma construção particular. Nesse caso, o agente cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito. C

Page 37: DIREITO CONSTITUCIONAL-exercícios