direito ao esporte, lazer e à alegria - idtech.org.br o social n8.pdf · bordado de pedraria em...

4
Nº 08 / Ano 03 - Dezembro de 2011 Diversão, esporte e lazer são direitos universais do ser humano e o Idtech e a Smhab não estão de brincadeira: tem procurado, por meio do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) promover ações que proporcionem às famílias beneficiadas com casa própria pela Prefeitura de Goiânia e o governo federal, momentos de descontração e a integração entre os novos vizinhos. Direito ao esporte, lazer e à alegria

Upload: dokien

Post on 11-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Nº 08 / Ano 03 - Dezembro de 2011

Diversão, esporte e lazer são direitos universais do ser humano e o Idtech e a

Smhab não estão de brincadeira: tem procurado, por meio do Projeto de

Trabalho Técnico Social (PTTS) promover ações que proporcionem às famílias

beneficiadas com casa própria pela Prefeitura de Goiânia e o governo federal,

momentos de descontração e a integração entre os novos vizinhos.

Direito ao esporte,lazer e à alegria

EXPEDIENTE

Lazer e cidadaniaO direito ao lazer é um dos pré-requisitos

para a cidadania. Por meio do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e a Secretaria Municipal de Habitação (Smhab) tem procurado proporcionar momen-tos de descontração e diversão às famílias beneficiadas com casas próprias pela Prefeitura de Goiânia e o governo federal.

Essa é uma forma de integrar os novos vizinhos e reforçar os laços entre pessoas que

passaram a dividir o mesmo espaço, mas, que muitas vezes, nunca se viram antes, pois foram transferidas de diferentes pontos da cidade.

Nesta edição do jornal O Social, mostra-mos o que está sendo feito no sentido de assegurar esse, assim como outros direitos. Outra reportagem mostra o processo eleitoral que resultou na escolha da diretoria da Associação de Moradores do Residencial Orlando de Morais. Os moradores do bairro agora já tem seus representantes.

EDITORIALFICHA TÉCNICA:

PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL (PTTS)

Executores:

Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano

(IDTECH)

Coordenador Executivo: José Cláudio Pereira Caldas

Romero

Coordenador Técnico: Rafael Gouveia Nakamura

Coordenador Administrativo e Financeiro: Lúcio Dias

Nascimento

Gerente do Serviço Social: Sandra Costa F. Naves Aguiar

Assessor Técnico:

Equipe Técnica Social:

Marília Jardim Gusmão

Renato Vieira Guimarães

Sônia Maria Marques

Contratante:

Secretaria Municipal de Habitação de Goiânia

Secretário: Paulo Borges

EMPREENDIMENTOS:

PRÓ-MORADIA: Residencial Jardim do Cerrado

(Etapas I, II, III e IV), Mundo Novo (Etapas III e IV)

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (HIS):

Residencial Santa Fé

PROGRAMA PRIORITÁRIO DE INVESTIMENTOS (PPI):

Residencial Buena Vista

Residencial Orlando de Morais

Residencial Antônio Carlos Pires

PARCEIROS:

Instituições públicas:

Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda

Secretaria Municipal de Cultura

Secretaria Municipal de Comunicação

Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento

Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia

Agência Municipal de Tecnologia e Inovação

Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos

Agência Municipal de Obras de Goiânia

Agência Municipal de Meio Ambiente

Agência Municipal de Trânsito,Transporte e Mobilidade

Agência da Guarda Municipal de Goiânia

Sistema Municipal de Defesa do Consumidor

(PROCON GOIÂNIA)

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher

Secretaria de Estado da Segurança Pública

Secretaria de Estado da Cidadania e Trabalho

Instituições privadas:

SEST/SENAT e SENAI/SESI

Projeto Rondon® Goiás

Igrejas católicas, igrejas evangélicas e instituições

espíritas

Microlins

INFORMATIVO DO PROJETO DE TRABALHO

TÉCNICO SOCIAL:

Redação e edição: Isabel Czepak - GO-00921JP e Iris

Bertoncini - GO-2217JP

Arte: Clayton Miranda

Fonte de custeio: Orçamento Geral da União

Daniel Régis Ribeiro

Aprender faz as pessoas crescerem, conseguirem independência e de melhora-rem a qualidade de vida. O conhecimento pode ajudar. Por isso, o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) tem entre as suas atividades a promoção de palestras educati-

Moradores são orientados sobrevários temas por meio de palestras

2

No dia 2 de junho, utilizando fantoches, dinâmicas e brincadeiras, agentes da AMT orientaram cerca de 500 alunos da Escola Municipal Aristoclides Teixeira sobre conduta adequada no trânsito.

No dia 16 de junho, na Tenda da Igreja Assembleia de Deus, Paula Regina Alves falou sobre Relacionamento Interpessoal e o advogado Roberto Braga, sobre conservação do Patrimônio Público.

vas. É uma forma de incentivar as pessoas a ter hábitos saudáveis de vida, a respeitar a legislação, a prevenir acidentes e a conhecer seus direitos e deveres. Várias palestras já foram realizadas pelo Idtech e a Smhab no Residencial Orlando de Morais. Confira!

Quais são os direitos e os deveres de quem vive em sociedade? Esse foi o tema da palestra ministrada pela colaboradora Paula Regina no dia 21 de julho, também na tenda da Igreja Assembleia de Deus.

No dia 30 de junho, também na tenda da Igreja representantes do Corpo de Bombeiros falaram sobre acidentes domésticos e primeiros-socorros. Para orientar os moradores, eles usaram um manequim.

A comemoração do Dia dos Pais, realizada no dia 19 de agosto, lotou o espaço de eventos da Escola Municipal Orlando de Morais. Houve apresentação da peça de teatro “O Sujão”, com a trupe Esquina da Alegria, concurso de dança, sorteio de DVDs e outros brindes, além da distribuição de pipoca e algodão-doce. O jardineiro José Roberto Siqueira, de 55 anos, pai de dois filhos, se soltou na gincana da dança do “Sujão” e ganhou doces. “Até dançar, o que eu nunca havia feito na vida, eu fiz!” Outra atividade do PTTS fez a alegria da criançada do Residencial Orlando de Morais no dia 29 de julho. Os estudantes se encontra-ram em sua última semana de férias para a Rua do Lazer e o concurso de frases e desenhos ambientais.

3

José Roberto Siqueira, acompanhado do filho, diverte-se na festa dos Pais

Olga Marques se emociona ao receber escritura das mãos do secretário Paulo Borges

Aluno aprende a tocar atabaque na aula de capoeira, enquanto professor toca o berimbau

Em uma solenidade rápida, coordenada pelo secretário municipal de Habitação, Paulo Borges, a Prefeitura de Goiânia praticamente concluiu, em 13 de setembro, a regularização fundiária do Residencial Santa Fé. Foram entregues 167 escrituras a moradores do bairro, construído para abrigar famílias de áreas de risco ou de posse.

Com a entrega desses documentos, ficam faltando apenas 26 famílias que têm pendênci-as que impedem, momentaneamente, a lavratura dos documentos, como divórcios, por exemplo. Quem recebeu a escritura, comemorou. Alguns até se emocionaram, como a dona de casa Olga Marques da Costa, de 56 anos (foto). “Sonhei em ter minha casa própria a vida inteira.”

De olho no mercado de trabalho e em alternativas para melhorar sua renda familiar, moradoras do Residencial Orlando de Morais participaram também de oficina de Biscuit e bordado de pedraria em sandálias. Ministradas pela professora Priscilla Bessa, as aulas de biscuit foram realizadas na Casa Social, nos dias 13, 19 e 27 de maio, para 10 alunas. A oficina de pedrarias em sandálias foi no dia 13 de junho, para 13 alunas.

Todas as datas importantes são comemora-das pelo Idtech e a Smhab, com o objetivo de promover a integração dos vizinhos dos residenciais e estimular a auto-estima dos beneficiários. Foi assim com o Dia das Mães. A comemoração no Residencial Orlando de Morais ocorreu na Tenda da Igreja Assembleia de Deus, durante a reunião mensal, quando foram discutidos, entre outros assuntos, a criação da Associação de Moradores. Foram distribuídos bombons com mensagens às mães presentes e sorteados brindes.

Um total de 158 crianças e adolescentes do Residencial Orlando de Morais foram benefici-ados pelas aulas de futebol e capoeira minis-tradas por instrutores contratados pelo Idtech.

Como não poderia deixar de ser, afinal estamos no País do futebol, essas aulas conquistaram o maior número de alunos.

Ao todo, 94 crianças e adolescentes se matricularam em quatro turmas que se encontravam duas vezes por semana no campo de futebol do bairro. Os participantes foram uniformizados com coletes de times.

As aulas eram sempre uma diversão. Além de proporcionar lazer, ainda contribuíram para reforçar o espírito de equipe e estimular hábitos saudáveis de vida.

Já pelas aulas de capoeira passaram 64 alunos. O esporte estimula a integração entre os membros do grupo e promovem um clima de harmonia e cordialidade, além de contribuir para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos alunos. ‘‘A atividade esportiva

Bordado e Biscuit

Dia das mães

Pintura e customizaçãoA geração de trabalho e renda é outra

grande preocupação na inclusão social das famílias beneficiadas com casas pela Prefeitura em parceria com o governo federal. Por isso, têm sido ministrados cursos que habilitam principalmente as mulheres a trabalharem em casa. No Residencial Orlando de Morais, foram realizados vários cursos entre os quais, pintura em tecido, no dia 10 de junho, para 10 alunas, e customização de roupas, em 21 de junho, para 12 alunas.

Escrituras entreguesDia dos Pais

Foto

: H

ugo R

afa

el

Esporte proporciona saúde e qualidade de vida para crianças

dá um novo rumo na vida da pessoa, que passa a ter um objetivo e a perceber que é capaz de realizar algo bom, promovendo a melhora da auto-estima’’, comenta a gerente de Serviço Social do Idtech, Sandra Costa.

4

Moradores do Orlando de Moraiselegem seus representantes

Famílias dos Residenciais Orlando de Morais e Antônio Carlos Pires escolheram, no dia 18 de setembro, a diretoria da

. A chapa Viver Bem90,6% dos 245 votos. A eleição foi

tranquila. Asfalto e posto de saúde são as principais reivindicações da população.

O presidente eleito da entidade, disse que vai buscar

junto às autoridades a implantação das melhorias no setor. “Nosso primeiro passo será a construção de uma sede.”

A chapa concorrente, União dos Moradores do Residencial Orlando de Morais e Antônio Carlos Pires, foi encabeçada por Wesley Vieira Santana. Os moradores estão confiantes que a nova

Associação dos Moradores do bairro obteve

Carlindomar Ferreira Lopes Júnior,

associação vai dar mais visibilidade ao novo setor.

Todo o processo eleitoral foi apoiado pelo Idtech e a Smhab, que realizaram a capacita-ção de lideranças para formação de chapas e

.

A primeira a votar foi Maria Nunes da Silva de 90 anos. Ela fez questão de exercer seu direito. “Se o presidente da Associação não fizer nada, vamos atrás dele cobrar.” O feirante Anderson de Souza Silva, de 24 anos, considerou o processo eleitoral bem organi-zado. “Os candidatos apresentaram boas propostas.”

cadastraram os eleitores No dia 16, houve debate aberto à comunidade entre os dois candidatos na escola. A entrega do registro da Associação será no dia 20 de dezembro.

O eleito, Carlindomar Lopes Júnior, da chapa Viver Bem, concorreu com Wesley Santana (D)

Os eleitores interessados em votar foram cadastrados previamente para evitar fraudes

Estudante observa árvore durante visita à Vila Ambiental, no Parque Areião

A conscientização ambiental é prioridade para o Projeto de Trabalho Técnico Social. Quarenta estudantes que hoje moram no Residencial Orlando de Morais foram treinados como para

de 8 a 14 anos

multiplicadores mirins trabalhar a preservação ambiental em seu bairro.

Em abril, 22 deles conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia (ETE). Lucas Gabriel, de 10 anos, ex-morador de uma área sob ameaça de inundação às margens do Rio Meia Ponte, no Urias Magalhães, aprendeu muito no passeio.

“A gente não pode jogar lixo no chão e nem desperdiçar água. A água pode acabar.” Outro grupo, de 40 alunos, foi à Vila Ambiental, no Parque Areião, dia 9 de junho.

Meio ambiente como prioridade

Linha de ônibus

Bolsas recicladas

Pós-ocupação: aprovado

No mês de junho, o Residencial Orlando de Morais ganhou uma linha de ônibus ligando o bairro Câmpus Samambaia. Para implantar a linha, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) ouviu as lideranças do bairro. O ônibus circula pelas Avenidas Elza Pires e OM-32, oferecendo opções de deslocamento para os Setores Campinas, Centro, Marista e Praça da Bíblia. São 9 viagens por dia, sendo três pela manhã, duas no horário do almoço, três à tarde e uma à noite.

Os moradores do Residencial Orlando de Morais participaram do Movimento Limpa Brasil Goiânia, que mobilizou, nos dias 26 e 27 de agosto, a população da capital para coletar o lixo reciclável descartado incorretamente. Uma oficina para confecção de bolsas com lona de banner foi realizada no dia 27, no Parque Vaca Brava, para 19 moradores. Um ônibus transpor-tou o grupo até o local. A mesma oficina foi realizada no dia 16 de setembro, na Casa Social para mais 15 pessoas. A atividade estimulou o reaproveitamento do plástico, incentivou a substituição das sacolinhas por bolsas retorná-veis e contribuiu com a promoção de trabalho e renda, para pessoas que optarem por fazer o artesanato comercialmente.

A maioria dos moradores do Residencial Buena Vista (78%) está satisfeita com o novo lar. É o que indica a pesquisa realizada em agosto pelo Instituto Sondage, para o Idtech. O Residencial foi construído pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a União para abrigar pessoas que estavam morando em área de risco ou de posse.

Além de considerar a casa confortável, os moradores apontaram como vantagens a garantia de posse da residência (44%) e a redução dos gastos de moradia (20%). Os entrevistados apontaram também a redução de contas de energia, de uma média de R$ 54,25 para R$ 52,07.

O saneamento básico foi outro aspecto positivo, citado por 95%, que informaram não sofrer com falta de água. A coleta de lixo foi aprovada por 92%. Por estes motivos, 97% das famílias não têm a intenção de se mudar do imóvel nos próximos 12 meses.