direção medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/anexopdflojavirtual/tour - sic resumao...

11

Upload: dodung

Post on 20-Dec-2018

269 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da
Page 2: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

Este volume, em que predominam tabelas, algoritmos e figuras, é destinado à

absorção máxima dos assuntos mais exigidos em processos seletivos de Residência

Médica com pré-requisito em Clínica Médica. Resultado de um trabalho que envolve

preparadores pedagógicos e a assessoria didática de especialistas em concursos

médicos, esse método traz mais de 200 capítulos resumidos. Ou seja, trata-se

de uma oportunidade indispensável de preparação para uma vaga na Residência

Médica pretendida e, também, de atualização de conhecimentos médicos.

O SIC Resumão R3 Clínica Médica pertence à Coleção SIC Intensivo 2015, que

traz mais 9 livros: SIC Provas na Íntegra Brasil, SIC Provas na Íntegra São Paulo/Rio de

Janeiro, SIC Questões Comentadas, SIC Resumão, SIC Provas na Íntegra e Questões

Comentadas R3 Clínica Médica, SIC Provas na Íntegra e Questões Comentadas R3

Clínica Cirúrgica, SIC Provas na Íntegra e Questões Comentadas R3 Pediatria, SIC

Resumão R3 Clínica Cirúrgica e SIC Resumão R3 Pediatria.

Direção MedcelA medicina evoluiu, sua preparação para residência médica também.

Organizadores:

Atí lio Gustavo Blanco Barbosa

Sandriani Darine Caldeira

E

A P R E S E N T A Ç Ã O

Page 3: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

Aleksander Snioka ProkopowistchGraduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Clínica Médica e em Reumatologia e doutor em Reumatologia pelo HC-FMUSP. Médico assistente da Divisão de Clínica Médica do HU-USP.

Alexandre Evaristo Zeni RodriguesGraduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Clínica Médica e em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Professor assistente do Serviço de Dermatologia da Facul-dade de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Ana Cristi na Marti ns Dal Santo DebiasiGraduada pela Faculdade de Medicina de Alfenas. Especialis-ta em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e em Nefrologia pela Real e Benemérita Sociedade de Benefi cência Portuguesa de São Paulo. Mestre em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Médica do corpo clínico dos Hospitais A. C. Camar-go, São Camilo (Pompeia) e São Luiz. Professora da graduação de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Bárbara Maria IanniGraduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Título de especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Livre-docen-te pela FMUSP.

César Augusto GuerraGraduado em Medicina e especialista em Clínica Médica e em Geriatria pela Universidade Federalde São Paulo (UNIFESP), onde é preceptor da unidade hos-pitalar da Residência de Geriatria.

Durval Alex Gomes e CostaGraduado em Medicina pela Universidade Federal do Tri-ângulo Mineiro (UFTM). Especialista em Infectologia pelo Hospital Heliópolis. Doutor em Doenças Infecciosas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Médico infec-tologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Estadual Mário Covas, Santo André. Médico infec-tologista do Serviço de Molésti as Infecciosas do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

Eduardo BertolliGraduado pela Faculdade de Medicina da Ponti fí cia Uni-versidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Cirurgia Geral pela PUC-SP. Título de especialista em Cirur-gia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Espe-cialista em Cirurgia Oncológica pelo Hospital do Câncer A. C. Camargo, onde atua como médico ti tular do Serviço de Emergência e do Núcleo de Câncer de Pele. Título de espe-cialista em Cancerologia Cirúrgica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia. Membro ti tular do CBC e da Sociedade

A S S E S S O R I A D I D Á T I C A

Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Instrutor de ATLS® pelo Núcleo da Santa Casa de São Paulo.

Ernesto ReggioGraduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Cirurgia Geral e Urolo-gia e mestre em Urologia pelo HC-FMUSP, onde foi precep-tor na Divisão de Clínica Urológica. Professor colaborador da Universidade de Joinville (Univille). Research fellow no Long Island Jewish Hospital, em Nova York.

Fábio Freire JoséGraduado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Especialista em Clínica Médica e em Reuma-tologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Médico assistente da disciplina de Clínica Médica e precep-tor-chefe da enfermaria de clínica médica do Hospital São Paulo.

Fabrício Marti ns ValoisGraduado em Medicina pela Universidade Federal do Mara-nhão (UFMA). Especialista em Clínica Médica no Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Especialista em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor da disciplina de Semiologia da UFMA.

Felipe OmuraGraduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS). Especialista em Clínica Médica e em Reumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fernanda Maria SantosGraduada pela Faculdade de Medicina da Ponti fí cia Univer-sidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Clí-nica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Graziela Zibetti Dal MolinGraduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Fe-deral de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Oncologia Clínica pelo Hospital A. C. Camargo. Oncologista clínica do Hospital São José/Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes (Benefi cência Portuguesa de São Paulo).

José Paulo LadeiraGraduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Especialista em Clínica Médi-ca, em Medicina Intensiva e em Medicina de Urgência pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Univer-sidade de São Paulo (HC-FMUSP). Médico plantonista das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Page 4: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

Jozélio Freire de CarvalhoGraduado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Especialista e doutor em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-dou-tor pela Universidade de Tel Aviv. Livre-docente da FMUSP. Membro de Comissões da Sociedade Brasileira de Reuma-tologia (SBR). Diretor cientí fi co da Sociedade Bahiana de Reumatologia. Médico do Centro Médico Aliança, Salvador.

Juliano Silveira de AraújoGraduado em Medicina pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Graduando em Geriatria pelo Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SGHC-FMUSP).

Kelly Roveran GengaGraduada pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Especialista em Clínica Médica pela Casa de Saúde Santa Marcelina, em Hematologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Terapia Intensiva pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Leandro Arthur DiehlGraduado em Medicina pela Universidade Estadual de Lon-drina (UEL). Especialista em Endocrinologia e mestre em Medicina e Ciências da Saúde pela UEL, onde foi docente de Endocrinologia e responsável pelos ambulatórios de Ti-reoide e Obesidade do Hospital das Clínicas. Membro da Comissão de Jovens Lideranças da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e membro ati vo da Lati n-American Thyroid Society (LATS).

Licia Milena de OliveiraGraduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e em Filosofi a pela Universi-dade São Judas Tadeu (USJT). Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e em Terapia Cogniti vo-Comportamental pelo Ambulatório de Ansiedade (AMBAN) do Insti tuto de Psiquiatria do HC--FMUSP. Título de especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Médica assistente do Insti tuto de Psiquiatria no HC-FMUSP. Mem-bro da comissão cientí fi ca e do ambulatório de laudos do NUFOR (Núcleo de Estudos de Psiquiatria Forense e Psico-logia Jurídica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Perita ofi cial do Juizado Especial Federal de São Paulo.

Lúcia Cláudia Barcellos KunenGraduada pela Faculdade de Medicina da Universidade Fe-deral de Pelotas (UFPel). Especialista em Gastroenterologia e em Endoscopia pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE-SP). Título de especialista em Gastro-enterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Título de especialista em Endoscopia pela Sociedade Brasileira de Endoscopia (SOBED).

Mauro Augusto de OliveiraGraduado pela Faculdade de Medicina da Ponti fí cia Univer-sidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neuroci-rurgia (SBN). Professor das disciplinas de Neurocirurgia e Neurologia da PUC-Campinas. Médico da Casa de Saúde de Campinas.

Rafael Munerato de AlmeidaGraduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Especialista em Clínica Médi-ca pela Santa Casa de São Paulo. Especialista em Cardiologia e em Arritmia Clínica pelo Insti tuto do Coração (InCOR), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universi-dade de São Paulo (HC-FMUSP).

Renata Prates Mori GanassinGraduada em Medicina pela Universidade Estadual do Oes-te do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Reuma-tologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Título de especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Rômulo Augusto dos SantosGraduado e Especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Socie-dade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Médico assistente e preceptor do Serviço de Clínica Médica do Hospital de Base, onde também atua como chefe assis-tente do Serviço de Emergências Clínicas e investi gador de Pesquisas Clínicas pelo Centro Integrado de Pesquisa (CIP). Coordenador do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Ambulatório de Especialidades (AME) de São José do Rio Preto.

Walter Moisés Tobias BragaGraduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de São Paulo (UNI-FESP). Título de especialista em Hematologia e Hemotera-pia pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemotera-pia (ABHH).

Page 5: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

Í N D I C E

Cardiologia

1. Dislipidemia e fatores de risco para doença cardiovascular ............................ 21

2. Hipertensão arterial ................................ 243. Síncope .................................................... 274. Eletrof isiologia ....................................315. Arritmias cardíacas.................................. 336. Síndromes coronarianas agudas ............. 397. Parada cardiorrespiratória ...................... 448. Insuf iciência cardíaca .............................. 489. Edema agudo pulmonar ......................... 5110. Hipertensão pulmonar ............................ 5311. Valvopati as ............................................. 5612. Miocardites ............................................. 5913. Doenças do pericárdio ............................ 6214. Avaliação pré-operatória ........................ 6515. Diagnósti co diferencial da dor torácica .... 67

Medicina Intensiva

16. Via aérea ................................................. 7317. Insufi ciência respiratória aguda .............. 7418. Venti lação mecânica invasiva e

desmame venti latório ............................. 7719. Distúrbios do equilíbrio acidobásico ...... 8320. Choque .................................................... 8521. Analgesia e sedação ................................ 8722. Intoxicações exógenas ............................ 9023. Nutrição .................................................. 91

Pneumologia

24. Sinais e sintomas respiratórios ............... 9525. Fisiologia respiratória .............................. 9726. Asma brônquica .................................... 10027. Doença pulmonar obstruti va crônica ... 10428. Bronquiectasias ..................................... 10929. Derrame pleural .................................... 11030. Doenças pulmonares intersti ciais ......... 11431. Pneumoconioses ................................... 116

32. Tromboembolia pulmonar .................... 11733. Neoplasias pulmonares ........................ 12234. Radiografi a de tórax .............................. 126

Endocrinologia

35. Diabetes mellitus .................................. 13336. Complicações crônicas do

diabetes mellitus ................................... 14137. Complicações agudas do

diabetes mellitus ................................... 14438. Síndrome metabólica ............................ 14739. Obesidade ............................................. 14940. Hipoti reoidismo .................................... 15341. Hiperti reoidismo ................................... 15642. Tireoidites ............................................. 16143. Nódulos e câncer de ti reoide ............... 16344. Doenças da hipófi se .............................. 16845. Doenças das adrenais ........................... 17446. Parati reoides ......................................... 18047. Osteoporose .......................................... 185

Infectologia

48. Patogênese do HIV e AIDS .................... 19549. Infecção pelo HIV e AIDS ....................... 19850. HIV e AIDS ............................................. 20351. Tratamento da AIDS .............................. 21652. Pneumonia adquirida na comunidade ... 21953. Infecção hospitalar ................................ 22854. Endocardite infecciosa .......................... 23655. Meningites ............................................ 24256. Bacteriemia e sepse .............................. 25057. Doenças sexualmente transmissíveis ... 25458. Neutropenia febril ................................. 26059. Tuberculose ........................................... 26660. Hanseníase ........................................... 27761. Paracoccidioidomicose ......................... 28362. Doença de Chagas ................................. 28663. Dengue .................................................. 28964. Icterícias febris ...................................... 292

Page 6: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

65. Hepati tes virais ...................................... 30466. Hepatoesplenomegalias crônicas ......... 31367. Síndromes mononucleose e mono-like ... 31968. Imunizações e terapia pós-exposição ... 32469. Acidentes por animais peçonhentos .... 33370. Parasitoses intesti nais ........................... 33571. Principais anti microbianos .................... 34072. Infecção pelo vírus infl uenza A (H1N1).... 34573. Ebola...................................................... 348

Hematologia

74. Análise do hemograma ........................ 35575. Anemias................................................. 35876. Anemias por defi ciência de produção .. 36277. Anemias pós-hemorrágica e

hiperproliferati vas ................................. 37078. Pancitopenias ........................................ 38179. Hemostasia e trombose ........................ 38480. Leucemias e transplante de

célula-tronco hematopoéti ca ............... 39581. Linfomas ................................................ 40582. Mieloma múlti plo ................................. 41083. Hemoterapia ......................................... 414

Reumatologia

84. Osteoartrite ........................................... 42385. Artrite reumatoide ................................ 42686. Artrite idiopáti ca juvenil ....................... 43187. Artrites sépti cas ................................... 43388. Espondiloartropati as soronegati vas ..... 43689. Febre reumáti ca .................................... 44490. Gota ....................................................... 44791. Síndromes reumáti cas dolorosas

regionais .................................................45192. Fibromialgia........................................... 45593. Vasculites sistêmicas ............................. 45894. Síndrome de Sjögren ............................. 46795. Lúpus eritematoso sistêmico ................ 47096. Esclerose sistêmica ............................... 47797. Síndrome anti fosfolípide ....................... 48198. Dermatomiosite e polimiosite .............. 483

Nefrologia

99. Fisiologia renal ...................................... 489100. Métodos complementares ................. 490101. Introdução aos distúrbios

hidroeletrolíti cos ................................ 494

102. Distúrbios do potássio ........................ 494103. Distúrbios do sódio ............................. 498104. Distúrbios do cálcio ............................ 501105. Injúria renal aguda .............................. 506106. Complicações graves da IRA e

emergências dialíti cas ........................ 513107. Doença renal crônica e métodos

dialíti cos .............................................. 515108. Introdução às doenças glomerulares... 521109. Síndrome nefróti ca ............................. 523110. Síndrome nefríti ca .............................. 527111. Glomerulonefrite rapidamente

progressiva .......................................... 528112. Hematúria ........................................... 530113. Proteinúria isolada .............................. 532114. Microangiopati as trombóti cas renais ... 532115. Doenças glomerulares de depósito .... 533116. Outras doenças sistêmicas

associadas à glomerulopati a .............. 534117. Doenças tubulointersti ciais ................ 536118. Doença renovascular isquêmica ......... 540119. Transplante renal ................................ 542

Neurologia

120. Neuroanatomia ................................... 549

121. Semiologia e propedêuti ca neurológica ......................................... 553

122. Dor ...................................................... 558

123. Cefaleias .............................................. 561

124. Acidente vascular cerebral ................. 566

125. Coma ................................................... 571

126. Convulsões e epilepsia ....................... 575

127. Demências .......................................... 579

128. Parkinson ............................................ 583

129. Esclerose múlti pla ............................... 587

130. Paralisia fl ácida aguda ........................ 591

131. Tumores do sistema nervoso central ... 594

132. Insônia e distúrbios do sono .............. 597

Psiquiatria

133. Exame do estado mental .................... 603

134. Transtornos mentais orgânicos .......... 604

135. Transtornos mentais decorrentes desubstâncias psicoati vas ....................... 605

Page 7: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

136. Esquizofrenia e outros transtornos psicóti cos ............................................ 610

137. Transtornos do humor ........................ 612138. Transtornos de ansiedade .................. 614139. Transtornos alimentares ..................... 617140. Transtornos de personalidade ............ 618141. Transtornos somatoformes,

dissociati vos e factí cios....................... 619142. Psicofarmacologia ............................... 621143. Eletroconvulsoterapia ......................... 625144. Emergências em Psiquiatria ............... 626

Geriatria

145. Aspectos biológicos do envelhecimento .................................. 631

146. Fisiologia do envelhecimento ............. 631147. Avaliação funcional do idoso .............. 632148. Promoção à saúde e vacinação .......... 633149. Demências .......................................... 634150. Delirium .............................................. 637151. Fragilidade .......................................... 639152. Polifarmácia ........................................ 640153. Quedas ................................................ 641154. Nutrição .............................................. 644155. Imobilismo .......................................... 646156. Cuidados paliati vos ............................. 647

Dermatologia

157. Dermatologia normal ......................... 653158. Doenças infecciosas e parasitárias ..... 655159. Doenças eczematosas ........................ 660160. Doenças infl amatórias

eritematodescamati vas ...................... 663161. Medicina interna ................................ 666162. Tumores malignos .............................. 670

Gastroclínica

163. Doença do refl uxo gastroesofágico ... 675164. Outras patologias benignas do

esôfago ............................................... 680165. Câncer de esôfago .............................. 684166. Dispepsia e H. pylori ........................... 687167. Doença pépti ca ................................... 689

168. Câncer gástrico ................................... 695169. Alterações funcionais dos intesti nos ... 699170. Doenças infl amatórias intesti nais ...... 704171. Outras patologias benignas dos

cólons .................................................. 711172. Câncer de cólon e reto ....................... 715173. Cirrose hepáti ca e suas complicações .. 722174. Hipertensão portal ............................. 725175. Tumores e abscessos hepáti cos ......... 730176. Icterícia obstruti va .............................. 736177. Colelití ase e coledocolití ase ............... 737178. Colecisti te e colangite......................... 741179. Pancreati te aguda ............................... 743180. Pancreati te crônica ............................. 747181. Tumores pancreáti cos ........................ 750

Oncologia Clínica

182. Emergências oncológicas ................... 757183. Câncer de cabeça e pescoço .............. 760184. Câncer de mama ................................. 763185. Câncer de ovário ................................. 765186. Câncer renal ........................................ 766187. Câncer de bexiga ................................ 767188. Câncer de próstata ............................. 769189. Câncer de testí culo ............................. 770

Cirurgia Geral

190. Anestesia ............................................ 775191. Avaliação pré-operatória .................... 779192. Complicações pós-operatórias ........... 781193. Abdome agudo inflamatório ............ 785194. Abdome agudo perfurati vo ................ 788195. Abdome agudo obstruti vo.................. 790196. Abdome agudo vascular ..................... 792197. Hemorragia digesti va alta não varicosa .. 793198. Hemorragia digesti va alta varicosa .... 796199. Hemorragia digesti va baixa ................ 798200. Princípios de Cirurgia Oncológica ....... 799

Urologia

201. Infecção urinária ................................. 803202. Lití ase urinária .................................... 807

Page 8: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

CLÍNICA MÉDICAR3 - RESUMÃO

CARDIOLOGIA

Page 9: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

21CARDIOLOGIARESUMÃO

1 Dislipidemia e fatores de risco para doença cardiovascular

1. Introdução - A doença cardiovascular é a principal causa de morte entre adultos, em que cerca de 50% dos homens

e 64% das mulheres não apresentavam sintomas prévios de doença até o aparecimento de evento cardiovascular;

- A prevenção e o tratamento dos fatores predisponentes da doença ateroscleróti ca são de grande im-portância;

- Dentre os fatores predisponentes, as alterações lipídicas representam um dos mais importantes para o desenvolvimento e a progressão da doença ateroscleróti ca nas sociedades industrializadas, e o seu tratamento objeti va a diminuição do risco cardiovascular.

2. Lipídios e lipoproteínas - Aterosclerose: afecção de artérias de grande e médio calibre, caracterizada pela presença de lesões

com aspectos de placas (ateromas); - Arteriosclerose: é a afecção nas arteríolas, sendo a lesão tí pica da hipertensão arterial.

Principais causas genéti cas de dislipidemia

Doenças Genes mutantes Heranças Frequências esti ma-das na população

Padrões de lipoproteínas

Defi ciência familiar de LPL LPL Autossômica recessiva 1/106 I, V

Defi ciência familiar de apo-CII Apo-CII Autossômica recessiva 1/106 I, V

Hipercolesterolemia familiar Receptor de LDL Autossômica dominante 1/500 (heterozigoto)

1/106 (homozigoto) IIa

Defeito familiar de apo B-100 Apo-B Autossômica dominante 1/1.000 IIa

Hiperlipoproteinemia familiar ti po III Apo-E Autossômica recessiva 1/10.000 III

Hiperlipidemia familiar combinada Desconhecido Autossômica dominante 1/100 IIa, IIb, IV

(raramente V)

Hipertrigliceridemia familiar Desconhecido Autossômica dominante Incerta IV (raramente V)

Manifestações tí picas

Xantomas Pancreati tes Doença vascular prematura

Erupti vos (raros) + -

Tendinosos - +

Xantelasma - +

Arco córneo lipídico - +

Palmar - +

Tuberoso - +

3. Metabolismo de lipoproteínas e colesterolO metabolismo das lipoproteínas pode ser dividido em 2 vias: exógena e endógena.

Page 10: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

81MEDICINA INTENSIVARESUMÃO

- VCV (Figura 8): fi xam-se a FR, o volume corrente e o fl uxo inspiratório, além do critério de sensibilida-de. Geralmente combinada com PS, é uti lizada nos ciclos espontâneos:

Figura 8 - Venti lação mandatória intermitente sincronizada limitada por volume: observar que a forma dos ciclos é diferen-te. As setas vermelhas indicam ciclos espontâneos, enquanto a seta azul mostra ciclos assisti do-controlados

- PCV (Figura 9): fi xam-se a FR, o tempo inspiratório ou a relação TI–TE, o limite de pressão inspiratória e o critério de sensibilidade. Geralmente combinada com PS, é uti lizada nos ciclos espontâneos:

Figura 9 - Venti lação mandatória intermitente sincronizada limitada por pressão: observar que a forma dos ciclos é dife-rente

D - Ventilação espontânea contínuaTodos os ciclos venti latórios são espontâneos, ou seja, disparados e ciclados pelo paciente. Geralmente

ocorre com a uti lização da pressão de suporte (Figura 10), cuja ciclagem acontece quando o fl uxo inspiratório do paciente reduz-se a um nível críti co, normalmente 25% do pico de fl uxo inspiratório ati ngido. O volume corrente depende do esforço inspiratório, da pressão de suporte preestabelecida e da mecânica do sistema respiratório. Esse modo funciona apenas quando o paciente apresenta drive respiratório.

Figura 10 - Venti lação espontânea com pressão de suporte (PSV)

Page 11: Direção Medcel - crm.cbbw.com.brcrm.cbbw.com.br/AnexoPdfLojaVirtual/Tour - SIC Resumao 2015.pdf · Especialista em Psiquiatria e em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da

97PNEUMOLOGIARESUMÃO

Concentrações acima de 5g/dL de hemoglobina reduzida são capazes de gerar cianose. Esse detalhe é in-teressante e tem uma implicação clínica: para um mesmo grau de doença, é mais provável que um indivíduo com poliglobulia fi que cianóti co do que um paciente com anemia.

Parâmetros Cianose central Cianose periférica

FisiopatologiaDoença cardiopulmonar, culminando com dé-fi cit na oxigenação do sangue no capilar pul-monar

Aumenta a extração de oxigênio pelos tecidos pe-riféricos.

Localização Generalizada – pele e mucosasPode ser localizada ou generalizada. Geralmente, poupa a mucosa oral.

Melhora com oxigênio

Possível melhora – dependente da gravidade Nunca melhora.

25 Fisiologia respiratória

1. Provas de função pulmonar

A - DefiniçõesAlgumas defi nições são importantes para a interpretação dos exames (Figura 1): - CPT - Capacidade Pulmonar Total: volume que permanece nos pulmões ao fi nal de uma inspiração

máxima; - CVF - Capacidade Vital Forçada: volume máximo exalado com esforço máximo, após uma inspiração

forçada máxima; - VEF1 - Volume Expiratório Forçado no 1º segundo: volume exalado no 1º segundo, durante a manobra

de CVF; - VEF1–CVF - razão entre o VEF1 e a CVF: porcentagem da capacidade vital expirada no 1º segundo do

exame; - VR - Volume Residual: volume que permanece nos pulmões após uma expiração máxima; - PFE - Pico de Fluxo Expiratório: fl uxo máximo de ar durante a manobra de CVF (também denominada

Fluxo Expiratório Forçado máximo – FEFmáx); - FEF 25 a 75%: Fluxo Expiratório Forçado médio de um determinado período, obti do durante a CVF.

Figura 1 - Volumes e capacidades respiratórias

B - Interpretação da espirometriaA Figura 2 apresenta, esquemati camente, a abordagem práti ca da espirometria.