diogo rodrigues

9
A viagem de uma gota de água Trabalho realizado por: Diogo Rodrigues Nº 8 Bruno jacinto Nº4 Hugo Martins Nº13 7ºAno Turma 6 Trabalho de Geografia “O Meio Natural: cursos de água”

Upload: mayjoe-

Post on 15-Aug-2015

162 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diogo rodrigues

A viagem de uma gota de água

Trabalho realizado por: Diogo Rodrigues Nº 8 Bruno jacinto Nº4 Hugo Martins Nº13

7ºAno Turma 6Trabalho de Geografia

“O Meio Natural: cursos de água”

Page 2: Diogo rodrigues

Era uma vez uma gotinha de água que, ao contrário das outras gotinhas, era curiosa e aventureira ! Ela estava farta que a sua função fosse sempre a mesma e estava á espera que chegasse o dia em que, pelo menos uma vez na sua vida, tudo fosse diferente. E não é que esse dia chegou mesmo?

Certo dia, a gotinha acordou e, de repente, começou a ser puxada, mas mal ela sabia o que ia acontecer .. Estava a ser evaporada e muita coisa a esperava !

Page 3: Diogo rodrigues

• Desceu a montanha a alta velocidade até que por fim, quando chegou cá a baixo, pôde observar e sentir o que de melhor ali havia (..) chamou-lhe á atenção a erosão das rochas, por ação das águas do rio.

Page 4: Diogo rodrigues

• Aqui pôde observar que, com a `ajuda` da água, as rochas que caem vão-se tornando cada vez mais pequenas!

Page 5: Diogo rodrigues

• A gotinha de água ficou impressionada da velocidade a que a água deste rio corria e pôde ver o acontecimento de um rápido, onde a ação de desgaste é muito maior .

Page 6: Diogo rodrigues

• A viagem continuava e cada vez mais a gotinha observava os pequenos pormenores. Sabia que ali tudo era diferente do que antes vira .. O rio estava diferente, pois estava numa das suas três fases (..) estava no Curso Médio, onde o declive é mais suave e existe uma menor velocidade da água. Nesta fase do rio, é onde também se verifica a ação de transporte de sedimentos.

Page 7: Diogo rodrigues

• E aqui está ela, mais contente do que nunca e a desfrutar ao máximo da sua viagem. Estava agora num meandro, que é nada mais nada menos do que o troço curvo de um rio formado por duas voltas consecutivas.

Page 8: Diogo rodrigues

• A gotinha tinha agora chegado á foz do rio e logo sabia que a sua viagem estava prestes a chegar ao fim. Aqui, é onde se verifica a terceira e ultima fase do rio, o curso inferior (..) é onde o declive é fraco e onde a ação de acumulação dos materiais transportados dá origem aos Aluviões. Verifica-se um vale de fundo plano e largo.

Page 9: Diogo rodrigues

• A viagem tinha chegado ao fim e a gotinha estava radiante com tudo o que viu e ansiosa por contar a todos o que tinha aprendido e descoberto.