dimensionamento hidráulico de canalização preventiva

3
06/08/2015 Site da DGST Dimensionamento Hidráulico de Canalização Preventiva http://www.dgst.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&file=print&pid=118 1/3 Guia Prático para o dimensionamento de uma bomba hidráulica Versão para Impressão GUIA PRÁTICO PARA DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE CANALIZAÇÃOE REDE PREVENTIVA CONTRA INCÊNDIO : Durante a elaboração do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico para qualquer edificação ou estabelecimento, o projetista deve considerar uma série de fatores, dentre os quais podemos ressaltar: a área total construída da edificação (ATC); seu número de pavimentos; sua altura total; sua finalidade e/ou natureza ocupacional; o tipo, o volume e a forma de estocagem dos materiais nela existentes; além de quaisquer outros fatores de risco inerentes a edificação. Toda essa análise tem a finalidade de definir os dispositivos preventivos fixos e móveis contra incêndio e pânico à serem exigidos para a edificação em referência, conforme prevê o COSCIP (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico Decreto nº 897/76) e sua Legislação complementar para o Estado do Rio de Janeiro. A partir disso, o projetista deve realizar um estudo prévio da arquitetura da edificação, com o intuito de definir a localização exata dos dispositivos, essencialmente, dos dispositivos preventivos fixos contra incêndio. No caso específico da Canalização Preventiva e Rede Preventiva Contra Incêndio, o projetista deverá definir: o percurso da tubulação, os pontos de localização dos hidrantes (inclusive do hidrante de recalque), a locação da Casa de Máquinas de Incêndio (CMI) e, conseqüentemente, das bombas de incêndio. Finalmente, de posse de todos os dados supracitados e definido o esquema isométrico da tubulação de incêndio, o projetista deverá efetuar o dimensionamento hidráulico do sistema preventivo fixo, ordenadamente, na forma em que se segue: A) DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS TÉCNICOS: 1 Dados preliminares: Risco da edificação de acordo com a Resolução SEDEC nº 109/93 (pequeno, médio canalização preventiva, médio rede preventiva e grande); material que compõe a tubulação (definição da constante de rugosidade “C”) e número de lances de mangueira por hidrante. 2 Resolução SEDEC nº 124/93 e Anexo II da Resolução SEDEC nº 109/93: Diâmetro mínimo da tubulação (63mm ou 75mm), diâmetro da sucção e do recalque, vazão do sistema (L/min, L/seg, M³/h), vazão no hidrante, pressão útil (mca), número de hidrantes (simples ou duplo), número e tipo de bombas de incêndio, tipo e diâmetro das mangueiras. B) PERDAS NA SUCÇÃO – DEFINIR A ALTURA MANOMÉTRICA DE SUCÇÃO (Hms): O conceito de sucção positiva/ negativa depende da diferença de cota entre o eixo da bomba de incêndio e o nível mínimo do reservatório, seja ele superior ou inferior, considerando a completa utilização da RTI (reserva técnica de incêndio). Imprimir Fechar esta janela Dúvidas Frequentes : : Dimensionamento Hidráulico de Canalização Preventiva Data de Publicação: 06/11/2007 Informações Técnicas

Upload: nathalia-paiva

Post on 15-Dec-2015

312 views

Category:

Documents


68 download

DESCRIPTION

Dimensionamento hidrantes pelo CB RJ

TRANSCRIPT

  • 06/08/2015 SitedaDGSTDimensionamentoHidrulicodeCanalizaoPreventiva

    http://www.dgst.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&file=print&pid=118 1/3

    GuiaPrticoparaodimensionamentodeumabombahidrulica

    VersoparaImpresso

    GUIAPRTICOPARADIMENSIONAMENTOHIDRULICODECANALIZAOEREDEPREVENTIVACONTRAINCNDIO:

    Durante a elaborao do Projeto de Segurana Contra Incndio e Pnico paraqualquer edificao ou estabelecimento, o projetista deve considerar uma srie de fatores,dentreosquaispodemosressaltar:areatotalconstrudadaedificao(ATC)seunmerodepavimentos sua altura total sua finalidade e/ou natureza ocupacional o tipo, o volume e aformadeestocagemdosmateriaisnelaexistentesalmdequaisqueroutros fatoresderiscoinerentesaedificao.

    Toda essa anlise tem a finalidade de definir os dispositivos preventivos fixos emveis contra incndioepnico seremexigidosparaaedificaoem referncia, conformeprev oCOSCIP (Cdigo deSeguranaContra Incndio e Pnico Decreto n 897/76) e suaLegislao complementar para o Estado do Rio de Janeiro. A partir disso, o projetista deverealizar um estudo prvio da arquitetura da edificao, com o intuito de definir a localizaoexatadosdispositivos,essencialmente,dosdispositivospreventivosfixoscontraincndio.

    No caso especfico daCanalizao Preventiva eRedePreventivaContra Incndio, oprojetista dever definir: o percurso da tubulao, os pontos de localizao dos hidrantes(inclusive do hidrante de recalque), a locao da Casa de Mquinas de Incndio (CMI) e,conseqentemente, das bombas de incndio. Finalmente, de posse de todos os dadossupracitados e definido o esquema isomtrico da tubulao de incndio, o projetista deverefetuarodimensionamentohidrulicodosistemapreventivofixo,ordenadamente,naformaemquesesegue:

    A)DEFINIODOSPARMETROSTCNICOS:

    1Dadospreliminares:RiscodaedificaodeacordocomaResoluoSEDECn109/93(pequeno, mdio canalizao preventiva, mdio rede preventiva e grande) material quecompe a tubulao (definio da constante de rugosidade C) e nmero de lances demangueiraporhidrante.

    2ResoluoSEDECn124/93eAnexo II daResoluoSEDECn109/93:Dimetromnimodatubulao(63mmou75mm),dimetrodasucoedorecalque,vazodosistema(L/min,L/seg,M/h),vazonohidrante,pressotil (mca),nmerodehidrantes (simplesouduplo),nmeroetipodebombasdeincndio,tipoedimetrodasmangueiras.

    B)PERDASNASUCODEFINIRAALTURAMANOMTRICADESUCO(Hms):

    Oconceitodesucopositiva/negativadependedadiferenadecotaentreoeixodabombadeincndioeonvelmnimodoreservatrio,sejaelesuperiorouinferior,considerandoacompletautilizaodaRTI(reservatcnicadeincndio).

    Imprimir Fecharestajanela

    DvidasFrequentes::DimensionamentoHidrulicodeCanalizaoPreventiva

    DatadePublicao:06/11/2007

    InformaesTcnicas

  • 06/08/2015 SitedaDGSTDimensionamentoHidrulicodeCanalizaoPreventiva

    http://www.dgst.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&file=print&pid=118 2/3

    1SucoPositiva:Hms=0

    Obs:Quandooganhoestticonasucoforrelevante,comoeminstalaesdotipocastelodguavideCaptuloIXeFiguras14e15doAnexoaoCOSCIP(CdigodeSeguranaContraIncndioePnicoDecreton897/76),estevalordeveserconsideradonodimensionamentohidrulico.

    2SucoNegativa:

    I)DefiniraperdaestticanasucoPes(mca)

    II)CalcularoJparasucoJs(considerandoodimetrodefinidoparasuco)

    Pelobacocorrespondente(deacordocomomaterialquecompeatubulao).Pela Frmula (utilizaremosa FrmuladeHazenWilliams, recomendadapara tubulaes comdimetrossuperioresa2ou50mm).fig

    Onde:J=Fatordeperdadecarga(mca/m)Q=Vazototaldosistema(L/min)C=Constantederugosidadedomaterial(adimensional)D=Dimetrodotrechoconsideradodatubulao(mm)

    III)DefinirocomprimentovirtualdasucoCVs,lembrando:

    CVs (m) = comprimento total da tubulao at a entrada das bombas + somatrio docomprimentoequivalentedaspeas(curvas,vlvulas,registros,etc).

    IV)DefiniraperdalocalizadanasucoPls(mca)=JsxCvs

    V)DefinirHms(mca)=Pes+Pls

    C)PERDASNORECALQUEDEFINIRAALTURAMANOMTRICADERECALQUE(Hmr):

    I)Definirohidrantemaisdesfavorvelhidraulicamenteemrelaoa(s)bomba(s)deincndio.

    1Critrio:Maiorperdaestticaoumenorganhoesttico.2 Critrio: Para hidrantes nivelados ou com pequeno desnvel, verificar qual delesapresentamaiorperdalocalizadanorecalque.

    Obs:Quandohouverdvida,verificarqualdelesapresentamaiorvalorparaHmr.

    II)DefiniraperdaestticanorecalquePer(mca)

    III)CalcularoJparaorecalqueJr(mca/m)(considerandoodimetrodorecalque)

    Pelobacocorrespondente(deacordocomomaterialquecompeatubulao).Pela Frmula (utilizaremos a Frmula de HazenWilliams, recomendada para tubulaescomdimetrossuperioresa2ou50mm).

    IV)DefinirocomprimentovirtualdorecalqueCVr,lembrando:

    CVr(m)=comprimentototaldatubulaodasadadasbombasaohidrantemaisdesfavorvel+somatriodocomprimentoequivalentedaspeas(curvas,vlvulas,registros,etc.).

    V)DefiniraperdalocalizadanorecalquePlr(mca)=JrxCvr

    VI)DefinirHmr(mca)=Per+Plr

    D)CLCULODAALTURAMANOMTRICATOTAL(Hmt):

    I)DefiniraperdalocalizadanasmangueirasPmang.(mca)deacordocom:fabricante*,tipodemangueiraexigido,dimetro,vazonohidranteeonmerodemangueiras.

    *OCBMERJexigeainstalaodemangueirasquepossuamamarcadeconformidadedaABNT.

    Hmt(mca)=Hms+Hmr+Pmang.+

  • 06/08/2015 SitedaDGSTDimensionamentoHidrulicodeCanalizaoPreventiva

    http://www.dgst.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=Content&file=print&pid=118 3/3

    Ptil.

    E)CLCULODAPOTNCIADABOMBAINCNDIO:

    P=1000xHmtxQ

    75 x x3600.

    Onde:P=Potnciadabomba(CV)Hmt=Alturamanomtricatotal(mca)

    h=Rendimentodabomba(%)valordefinidopelofabricante.

    F)DEFINIODABOMBA:

    Abombaadotadadever,necessariamente,atenderavazodo sistemaeaalturamanomtricatotalcalculada.

    Observao:No intuito de simplificar os clculos, o presente guia desconsidera o valor daAlturaManomtricaPiezomtrica.Casooprojetistapercebaqueovalordareferidagrandezarelevante, dever fazlo constar do memorial de dimensionamento hidrulico do sistemapreventivofixocontraincndioadotado.

    Imprimir Fecharestajanela