diga não ao preconceito. sua saúde agradece!

3
Diga não ao preconceito! Sua saúde agradece! O calendário de campanhas na área de saúde preventiva conta com dois meses de muita importância: Outubro Rosa - Campanha Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Novembro Azul - Campanha Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, cuja origem do movimento se deu na Austrália e aqui no Brasil nasceu de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem. Hoje nosso artigo é um alerta ao público masculino sobre a importância de um diagnóstico precoce desta doença. Muitos homens, por puro preconceito , não aceitam fazer o exame capaz de diagnosticar a doença e com isto, correm um risco desnecessário. Exames preventivos de rotina são o melhor caminho. Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que este é o sexto tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo mais frequente em homens, ficando atrás somente dos tumores de pele. Para se ter uma ideia do avanço da doença, no ano passado surgiram mais de sessenta mil novos casos. "A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade. Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal." (Fonte UOL )

Upload: niteroi-portalsocial

Post on 10-Aug-2015

43 views

Category:

Health & Medicine


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Diga não ao preconceito. Sua saúde agradece!

Diga não ao preconceito! Sua saúde agradece!

O calendário de campanhas na área de saúde preventiva conta com dois meses de muita importância: Outubro Rosa - Campanha Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Novembro Azul - Campanha Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, cuja origem do movimento se deu na Austrália e aqui no Brasil nasceu de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Hoje nosso artigo é um alerta ao público masculino sobre a importância de um diagnóstico precoce desta doença. Muitos homens, por puro preconceito, não aceitam fazer o exame capaz de diagnosticar a doença e com isto, correm um risco desnecessário. Exames preventivos de rotina são o melhor caminho.

Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que este é o sexto tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo mais frequente em homens, ficando atrás somente dos tumores de pele. Para se ter uma ideia do avanço da doença, no ano passado surgiram mais de sessenta mil novos casos.

"A doença acontece quando as células da próstata, glândula responsável, juntamente com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal. Descoberta na fase inicial, a doença, quando tratada, tem baixa mortalidade.

Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal." (Fonte UOL)

Para marcar a campanha e lembrar da necessidade da prevenção diversas cidades iluminam seus monumentos na cor azul! 

Quer se informar melhor sobre a doença? Acesse o site da Sociedade Brasileira de Urologia e não esqueça de fazer seu exame! Sua saúde e sua família agradecem!

Vamos conhecer um pouco melhor o Instituto Lado a Lado pela Vida que anualmente abraça esta campanha? Trata-se de uma instituição brasileira sem fins lucrativos, idealizada em 2008 e com sede na cidade de São Paulo. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida. 

Page 2: Diga não ao preconceito. Sua saúde agradece!

As ações são desenvolvidas em espaços abertos (áreas de grande circulação pública) e fechados (empresas, hospitais, entre outros), além de contextos urbanos e rurais e possuem abrangência local e nacional. São utilizados diferentes meios de comunicação e de sensibilização do público alvo, como materiais informativos customizados, recursos lúdicos e artísticos, conversas informais, oficinas expressivas, portais eletrônicos, mídias sociais, sites e blogs, a fim de alcançar um grande número de pessoas.

O Instituto Lado a Lado pela Vida monitora os desdobramentos de suas ações por meio de indicadores quantitativos e qualitativos, visando o aprimoramento e o reposicionamento de objetivos e metodologias de intervenção, além de contribuir com dados e informações para análises e estudos. 

Conheça, participe e ajude ao Instituto a manter vivos seus ideais e suas metas!

"O preconceito é como um câncer.Precisa ser detectado no inicio para que seja curado."Valéria Lima Nunes

Ana Porto/Sergio HonoratoGestores