dicas para o enem 1

3
DICAS PARA O ENEM/REDAÇÃO 1- ORALIDADES- é a transferência de expressões da fala, da conversa para o texto escrito. São expressões desgastadas como os ditados populares, gírias, etc.No caso de uma Redação do Enem, de Vestibulares ou Concursos, as Oralidades devem ser evitadas a qualquer custo. OLHO NO TEXTO> A violência no Brasil está bombada.A pessoa não sabe se volta vivo quando sai de casa.Mas, mesmo assim a gente não se deixa abater, dá a volta por cima e vai à luta MELHOR SERIA> A violência no Brasil cresce intensamente... mas a gente... procura superar as adversidades e continua a lutar. 2- CONCORDÂNCIA VERBAL(GRAMÁTICA) OLHO NO TEXTO: Naquele elevador, haviam muitas pessoas apertadas. Há horas que elas esperavam na fila e, por isso, todos entraram de vez. EXPLICANDO: O verbo Haver, empregado no sentido de Existir, torna-se impessoal.Isto é: não tem sujeito, nem tem plural. E esse é um dos erros gramaticais mais constantes nas redações. CORRIGINDO> naquele elevador, havia (Existiam) muitas pessoas apertadas. Deveria haver mais dias ensolarados. Amanhã vamos falar sobre a Reforma Ortográfica e a Redação- Parte 1 3- REFORMA ORTOGRÁFICA/PARTE 1 OLHO NO TEXTO> Na assembléia do condomínio, todos tiveram uma idéia genial: ligaram seus andróides e fizeram uma reunião virtual. EXPLICANDO...> A última reforma ortográfica da Língua Portuguesa, entre outras providências, aboliu o acento agudo sobre os Ditongos Decrescentes Abertos EI, OI, EU, quando a palavra é paroxítona.

Upload: jorge-portugal

Post on 24-Jan-2017

96 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

DICAS PARA O ENEM/REDAÇÃO

1- ORALIDADES- é a transferência de expressões da fala, da conversa para o texto escrito. São expressões desgastadas como os ditados populares, gírias, etc.No caso de uma Redação do Enem, de Vestibulares ou Concursos, as Oralidades devem ser evitadas a qualquer custo.OLHO NO TEXTO> A violência no Brasil está bombada.A pessoa não sabe se volta vivo quando sai de casa.Mas, mesmo assim a gente não se deixa abater, dá a volta por cima e vai à luta

MELHOR SERIA> A violência no Brasil cresce intensamente... mas a gente... procura superar as adversidades e continua a lutar.

2- CONCORDÂNCIA VERBAL(GRAMÁTICA)OLHO NO TEXTO: Naquele elevador, haviam muitas pessoas apertadas. Há horas que elas esperavam na fila e, por isso, todos entraram de vez.EXPLICANDO: O verbo Haver, empregado no sentido de Existir, torna-se impessoal.Isto é: não tem sujeito, nem tem plural. E esse é um dos erros gramaticais mais constantes nas redações.CORRIGINDO> naquele elevador, havia (Existiam) muitas pessoas apertadas.Deveria haver mais dias ensolarados.Amanhã vamos falar sobre a Reforma Ortográfica e a Redação- Parte 1

3- REFORMA ORTOGRÁFICA/PARTE 1

OLHO NO TEXTO> Na assembléia do condomínio, todos tiveram uma idéia genial: ligaram seus andróides e fizeram uma reunião virtual.

EXPLICANDO...> A última reforma ortográfica da Língua Portuguesa, entre outras providências, aboliu o acento agudo sobre os Ditongos Decrescentes Abertos EI, OI, EU, quando a palavra é paroxítona.

CORRIGINDO> assembleia, ideia, androide. ATENÇÃO!!! Se a palavra for OXÍTONA ou um MONOSSÍLABO, o acento continua firme. Ex: Dói, Corrói, Chapéu, etc.

Amanhã, vamos falar da Rima na Redação, o famigerado ECO.

4- LINGUAGEM: O ECO NO TEXTO ou A RIMA NA PROSA.OLHO NO TEXTO> Naquele carnaval, a alegria era geral, com as pessoas pulando, brincando em liberdade total.EXPLICANDO> A rima é um bom recurso estilístico no poema.Aí, ela(a rima) garante a musicalidade do texto poético, imprescindível em algumas escolas, como o simbolismo. Mas na prosa, na redação, a rima é um grave deslize de linguagem, produzindo o chamado Eco, que deve ser evitado.

MELHOR SERIA> No carnaval, a alegria era contagiante, com as pessoas pulando, brincando, em total liberdade. Então, já melhorou bastante, não?

Amanhã, vamos de Concordância Nominal e as palavras perigosas em uma redação.

5- CONCORDÂNCIA NOMINAL – PALAVRAS PERIGOSAS!OLHO NO TEXTO> As súplicas não foram bastante para comovê-lo. Mesmo adoentada, ela reuniu forças para permanecer ao lado do seu amor.EXPLICANDO> As palavras BASTANTE e MEIO, podem complicar –e muito – a vida de quem vai fazer uma redação.Primeiro, porque muita gente pensa que BASTANTE é palavra invariável, e não é. Veja o quadro:-BASTANTE/ADVÉRBIO é igual a MUITO e, portanto, não varia.Ex: Os alunos estavam BASTANTE( Muito) preparados para a prova do Enem.-BASTANTE/PRONOME INDEFINIDO pode ter plural, sim.É só trocar por MUITOS.Ex: Os alunos resolveram BASTANTES(Muitas) questões na prova do Enem.CORRIGINDO> As súplicas não foram bastantes(muitas) para comovê-lo.

Amanhã vamos falar dos Vícios de Linguagem na Redação, especialmente do Cacófato.

6- VÍCIOS DE LINGUAGEM NA REDAÇÃO – CACÓFATO.OLHO NO TEXTO> O chefe havia dado o ultimato à secretária: entregue-me já o relatório , pois não posso esperar.EXPLICANDO> O cacófato aparece no texto sem que percebamos.Como está muito presente na linguagem oral, terminamos por transferi-lo inconscientemente para a nossa redação.E o que é? É um mau som, um som desagradável resultante da união de duas palavras.Geralmente a última sílaba da primeira palavra e a primeira sílaba do segundo vocábulo.Ex: boca dela ; a vida, como a concebo é bela.MELHOR SERIA> O chefe tinha dado... ; entregue-me imediatamente o relatório... Já melhorou bastante, não?