dia nacional de doação de Órgãos e...

12
Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos JOGO DOS ERROS CAçA-PALAVRA E MUITO MAIS PASSATEMPOS BOM PRA CABEÇA

Upload: truongquynh

Post on 13-Nov-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Jogo dos erros

caça-palavra

e muito mais

PASSATE

MPOS

BOM PRA CABEÇA

2 Coquetel

“Sem doador, não há transplante”No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos

e Tecidos, uma campanha do Ministério da Saúde, que visa conscientizar a socie-dade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, bem como mobilizar os médicos e demais profissionais da saúde, para a necessidade de notificar todas as mortes encefálicas ocorridas no âmbito de seus hospitais. A notificação de morte encefálica é compulsória por Lei (9.434/1997).

Em 2010, foi registrada a maior taxa de doação de órgãos da história do SNT (Sistema Nacional de Transplantes) e do transplante no país, com a realização de 21.040 transplantes, dos quais 80% foram realizados pelo SUS. Embora tenha sido uma evolução significativa, ainda há uma longo caminho até as metas alme-jadas. O reforço de programas educacionais para a população e a capacitação dos profissionais envolvidos com o processo doação/ transplante compõem os objetivos estabelecidos pelas instituições envolvidas no programa.

Um gesto muito simples, ou apenas uma conversa, pode ajudar muitos brasileiros que precisam de um transplante para viver. Se você deseja ser um doador de órgãos, avise os seus familiares. Se você tem um doador na família, respeite a vontade dele. Doar órgãos é fazer valer muitas vidas.

Contamos com você!

3Caça-palavraParaná BanCo

W V Y E E P J E S M K C C G V J M Y N J N O T B X P R V P O T D O A D O R C I K A C P W S A D I V Z Ã H E R H H L L Y C Q I H T E S K Y N D D G Y L P Y J E G B A L L Y T S P Z W C P E R B E O F T R N T M J I Y Z C Z I C I L Q O B T T D E S E J O D M N G R C M D P L K X P N K N Z N E C R L A P D I B E D A D E I R A D I L O S N W X F W W T W X F L Y C N D Y Q Y Z B G Z Y J Y A G O L W E N E E D A T N O V D V R O L A V

3Doação De Órgãos Caça-palavra

Como se tornar um doadorO passo PRINCIPAL para você se tornar um DOADOR é conversar com a sua

FAMÍLIA e deixar bem claro o seu DESEJO. Hoje, no Brasil, não é necessário dei-xar nada por ESCRITO. São os familiares que autorizam a doação após a morte. A doação de ÓRGÃOS é um ato pelo qual você manifesta a VONTADE de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu CORPO (órgãos ou tecidos), em condições de serem utilizados para transplante, podem salvar várias VIDAS. Reflita sobre o VALOR desse ato, não só de SOLIDARIEDADE, mas também de AMOR ao próximo.

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

Coquetel4 Diretox

Estruturasque com-põem o

esqueleto

Órgãosfiltradoresdo sangue

O maiorórgão do

corpohumano

Forneceoxigênio a

todo ocorpo e

elimina ogás car-bônico

Grandeglândulajunto ao

tubodigestivo, responsá-vel pela

secreçãoda bile

Órgão muscularque sofre a parada

cardíaca

Membranas fibrosasda parte anterior dos

olhos

Situa-se atrás doestômago e segrega a

insulina

Valvas (?): permitem o fluxode sangue em um único sentido,

impedindo que haja retornodele no coração

É responsável pelaprodução de glóbulos

vermelhos e brancos edas plaquetas

*

A partir do momento em que você decidiu, junto à sua família, ser um doador, cabe saber, quais órgãos podem ser doados, para, assim, ajudar uma pessoa a recu-perar a qualidade de vida.

A partir das dicas fornecidas, preencha o Diretox com os ór-gãos em questão.

Quais órgãos eu posso doar?

5Doação De Órgãos Jogo dos Erros

Meta da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos

A nossa meta para 2015 é atingir um número de 15 doadores para cada 1 milhão da população. Isso significa aumentar 50% de doadores no período de 4 anos. Além disso, devemos estimular o médico e demais profissionais de saúde para atuarem como agentes de estímulo à doação de órgãos e tecidos junto a pacientes e seus familiares.

*O laço verde, presente nas peças de comunicação sobre doação de órgãos, é o símbolo internacional de identificação de todos aqueles que apoiam e se identificam com esta causa.

embora as duas imagens se pareçam muito, há, entre elas, sete pequenas diferenças. quais são?

Coquetel6 DominoxPreencha o diagrama, respeitando os cruzamentos, com as palavras em destaque no texto.

O receptor aguarda em lista ÚNICA, definida pela Central de TRANSPLANTES da Secretaria de Saúde de cada ESTADO, controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes, pelo órgão que salvará sua vida. Assim como o MOMENTO da doação é extremamente DELICADO para a família que a faz, para o RECEPTOR também é grande essa EXPECTATIVA. Enfatizamos que ele, quando se trata da sua REINSERÇÃO à sociedade após um transplante de órgãos, deve retornar à sua CONDIÇÃO nor-mal para TRABALHAR, estudar, praticar ESPORTES, o que tornará sua QUALIDADE de vida, a cada dia, melhor e mais SAUDÁVEL.

O receptor – de volta à vida

E

S

T

A

D

O

7Caça-palavraDoação De Órgãos

O papel dos médicos

S E O Q X W L H R R C S V W C V X K B A J M H L G H M G W K Z Y J E Q C F M N J Q N W W Y Q P V U Z S F K Z E D E X K T I F O Y D Z P V I K Y C T D Y L L J N G G L C D E D A D I L I B A S N O P S E R O D I L L O C I T S O N G A I D C X I H Q H W C T F Ã Z Z Q D T Q T T B C I L A K X L M I M T Ç Q V I D A B N E G D T Q I H F E V F J E A Z H B N N X E M A X E M C Q Q S Z I L C L T P A C I E N T E C B Z O E Y N L D C I E X N K P B C I D P R H T S K O O M X H D R L K E D A D I L I B A I F N O C C H J O H M E D I C I N A R E N T R E V I S T A S

O DIAGNÓSTICO de morte encefálica, regulamentado pelo CONSELHO Federal de MEDICINA, é feito por dois médicos diferentes que examinam o PACIENTE, sempre com comprovação de um EXAME complementar, que é interpretado por um terceiro médico. Portanto, a CONFIABILIDADE do diagnóstico é segura. Além disso, muitas vezes ele realizam as ENTREVISTAS, consideradas por todos como a mais DIFÍCIL de serem feitas e no pior momen-to da VIDA das famílias. Também estão numa posição-chave na RELAÇÃO com pacientes e familiares, por isso devem entender sua RESPONSABILIDADE e ganhos SOCIAIS implicados na adoção de um comportamento ÉTICO e proa-tivo no campo do transplante de órgãos e TECIDOS.

Coquetel8 Diretox

*

Ato de soli-dariedademáxima

Um dospotenciaisdoadores

vivos

(?) jurídica: uma dascondições para ser

doador vivo

Aptidões (?):não podem ser com-prometidas no ato

da doação

Deve ser avaliada por ummédico para que seja afastada

qualquer possibilidade deexistência de doenças

História (?): parte da vidado doador que é investigada e

analisada pelo médico

Tipos de órgãos que po-dem ser doados nessecaso, como o pulmão,

rim ou pâncreas

A escala máxima deparentesco permitidapara doadores vivos

Autorização (?): é necessáriaem casos nos quais o doador vivo

não é parente do receptor

Compatibilidade (?):é primordial em todosos casos de doação

Características dos doadores vivosOs doadores vivos são aqueles que doam um ór-

gão duplo como o rim, uma parte do fígado ou pulmão, ou um tecido como a medula óssea, para que possa ser transplantado em alguém de sua família ou um amigo. Este tipo de doação só acontece se não apresentar nenhum problema de saúde para a pessoa que doa.

A partir das dicas fornecidas, preencha o Diretox com algumas condições neces-sárias para ser um doador vivo.

9Doação De Órgãos Jogo dos Erros

Reforçamos o objetivo de sensibilizar e orientar a classe médica quanto à importância de agir como agente de estímulo à doação de órgãos e tecidos, inclusive cumprindo a responsabilidade de notificar, aos setores competentes, as situações de morte encefálica, conforme estabelecido na Lei 9.434/1997.

Orientando os profissionais de saúde

embora as duas imagens se pareçam muito, há, entre elas, sete pequenas diferenças. quais são?

Coquetel10 Dominox

Atualmente, o BRASIL possui o maior programa PÚBLICO de transplantes do mundo. O SUS (SISTEMA Único de Saúde) financia todos os procedimentos do processo doação/transplante, des-de a IDENTIFICAÇÃO dos prováveis DOADORES – pacientes com morte encefálica geralmente vítimas de danos CEREBRAIS, provocados por traumatismo craniano ou AVC (DERRAME cerebral) – pas-sando pelo transplante propriamente dito, até o ACOMPANHAMENTO pós-transplante, que inclui o fornecimento de toda a MEDICAÇÃO imunossupressora necessária por toda a sobrevida dos PACIENTES.

Diante disso, desejamos ter a sua confiança para alcançar a meta de DIMINUIÇÃO de RECUSAS familiares ao PEDIDO de doação.

O Programa de Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil

D O A D O R E S

11Soluções desta revista

3 5

4 6

10

97

8

todas as marcas contidas nesta publicação bem como os direitos autorais incidentes são reservados e protegidos pelas leis nº 9.279/96 e nº 9.610/98. É proibida a reprodução total ou parcial, por quaisquer meios, sem autorização prévia, por escrito, da editora.

doação de orgãosRevista produzida pela ediouro/coquetel

diretora executiva: Vânia Tavaresdiretor editorial: Henrique Ramosdiretor de Novos Negócios: Mauro Bentes

representante comercial: Rui Fernandes – (61)3322-4634 ilustrações: Fernando Cabanaprojeto gráfico: Luiz Fernandomais informações sobre projetos especiais:Contato – (21) 3882-8315

P S C R O D O A D O R A S A D I V Ã R I E N G P A L S C R O M I C I O D E S E J O M R P R A I E D A D E I R A D I L O S F T L O E D A T N O V R O L A V

C

O S S O S

R F P

C A R D I A C A S

Ç G N R

P U L M Ã O A C I

E O D R N

L C O R N E A S

E A

M E D U L A * O S S E A

Q C

S U A

J U D I C I A L A P

O N R A

V I T A I S G T C

Ç D U P L O S I

à I D

O C O N J U G E A

E R D

C L I N I C A S A U D E

U

*

L E D A D I L I B A S N O P S E R O I O C I T S O N G A I D C I H C Ã I A L I T Ç V I D A T I E F E A E M A X E C S I C L P A C I E N T E O N D I E S O D R E D A D I L I B A I F N O C O M E D I C I N A E N T R E V I S T A S

mensagem de um doador anônimo

Deixo minha visão ao homem que jamais viu o amanhecer nos braços da mulher amada.

Deixo meu coração à mulher que vive exclusivamente para fazer o coração de seus filhos felizes.

Deixo meus rins à pessoas que tiveram seus sonhos interrompidos, mas que ainda os cultivam.

Deixo o meu pulmão ao adolescente que quer gritar ao mundo mais uma vez “eu te amo”.

Deixo meu fígado para aqueles que não tinham esperança na recuperação.

Deixo ossos, pele, cada tecido meu à criança que ainda não descobriu o que é viver por inteiro.

Deixo a você, o meu exemplo.

Deixo à minha família o desejo de ser um doador.

Deixo para a vida, enfim, um recado: nós vencemos.