dia mundial saúde mental - boletim de saúde - aon.com · sobre a saúde mental. muitos desses...

2
Saúde Mental São Paulo, 09 de outubro de 2013 Equipe Responsável: Dia Mundial da Saúde Mental Dr. Rodolfo Milani Jr. – CRM 41.807 Consultora: Renata Dubas Leal A expectativa de vida é maior em mulheres do que em homens. No Brasil, a diferença é de sete anos. Portanto, existem mais mulheres do que homens idosos. Essa diferença aumenta com a idade e tem sido denominada “feminilização do envelhecimento”. Mulheres e homens idosos apresentam diferentes padrões sociais e de saúde. Enquanto as mulheres têm renda média inferior à dos homens, o suporte social e familiar é geralmente mais estruturado. Por outro lado, a depressão, a doença de Alzheimer e outras condições mentais são mais prevalentes em mulheres. Feminilização do envelhecimento No dia 10 de outubro a Organização Mundial da Saúde comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. O tema, este ano, é saúde mental nos idosos. Grande variedade de fatores sociais, demográficos, psicológicos e biológicos tem influência sobre a saúde mental. Muitos desses fatores são pertinentes à população de idosos. Pobreza, perda da independência, solidão e outros tipos de perdas afetam o bem-estar, a saúde mental e a saúde geral. Aproximadamente 20% das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos sofrem de algum tipo de distúrbio mental. Os problemas mentais são subidentificados pelos profissionais de saúde e pelos próprios pacientes. Além disso, os idosos são relutantes em buscar auxílio e a estrutura de atendimento é deficiente. Demência é um distúrbio que acarreta dificuldades da memória e do raciocínio, alterações do comportamento e incapacidade de realizar atividades da vida diária, como vestir-se, comer e cuidar da higiene pessoal. Embora a demência seja mais comum em idosos, a doença não é parte do processo de envelhecimento normal, ao contrário do que se pensa. Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência. Nesse caso, os neurônios (as células cerebrais) perdem suas funções e as áreas do cérebro responsáveis pela memória, pensamento e demais habilidades deixam de funcionar. Demência pode também ocorrer quando o paciente sofre derrame cerebral que afeta as áreas da memória e pensamento. Demência

Upload: dangque

Post on 13-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dia Mundial Saúde Mental - Boletim de Saúde - aon.com · sobre a saúde mental. Muitos desses fatores são pertinentes à população de idosos. Pobreza, perda da independência,

Saúde MentalSão Paulo, 09 de outubro de 2013

Equipe Responsável:Dia Mundialda Saúde Mental Dr. Rodolfo Milani Jr. – CRM 41.807

Consultora: Renata Dubas Leal

A expectativa de vida é maior em mulheres do que em homens. No Brasil, a diferença é de sete anos. Portanto, existem mais mulheres do que homens idosos. Essa diferença aumenta com a idade e tem sido denominada “feminilização do envelhecimento”. Mulheres e homens idosos apresentam diferentes padrões sociais e de saúde. Enquanto as mulheres têm renda média inferior à dos homens, o suporte social e familiar é geralmente mais estruturado. Por outro lado, a depressão, a doença de Alzheimer e outras condições mentais são mais prevalentes em mulheres.

Feminilização do envelhecimento

No dia 10 de outubro a Organização Mundial da Saúde comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. O tema, este ano, é saúde mental nos idosos.

Grande variedade de fatores sociais, demográficos, psicológicos e biológicos tem influência sobre a saúde mental. Muitos desses fatores são pertinentes à população de idosos. Pobreza, perda da independência, solidão e outros tipos de perdas afetam o bem-estar, a saúde mental e a saúde geral.

Aproximadamente 20% das pessoas com idade igual ou superior a 55 anos sofrem de algum tipo de distúrbio mental. Os problemas mentais são subidentificados pelos profissionais de saúde e pelos próprios pacientes. Além disso, os idosos são relutantes em buscar auxílio e a estrutura de atendimento é deficiente.

Demência é um distúrbio que acarreta dificuldades da memória e do raciocínio, alterações do comportamento e incapacidade de realizar atividades da vida diária, como vestir-se, comer e cuidar da higiene pessoal. Embora a demência seja mais comum em idosos, a doença não é parte do processo de envelhecimento normal, ao contrário do que se pensa. Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência. Nesse caso, os neurônios (as células cerebrais) perdem suas funções e as áreas do cérebro responsáveis pela memória, pensamento e demais habilidades deixam de funcionar. Demência pode também ocorrer quando o paciente sofre derrame cerebral que afeta as áreas da memória e pensamento.

Demência

Page 2: Dia Mundial Saúde Mental - Boletim de Saúde - aon.com · sobre a saúde mental. Muitos desses fatores são pertinentes à população de idosos. Pobreza, perda da independência,

Envie suas dúvidas e sugestõessobre este tema para o [email protected]

Envie suas dúvidas e sugestõessobre este tema para o [email protected]

Fontes:DEPRESSÃO. Boletim Aon Hewitt, 2012.

DOENÇA DE ALZHEIMER. Boletim Aon Hewitt, 2012.

YASAMY, M. T. et al. Mental health of older adults, addressing.\: a growing concern. World Health Organization, Department of Mental Health and Substance Abuse.

Saúde MentalSão Paulo, 09 de outubro de 2013

DepressãoPessoas que sentem tristeza ou ficam “para baixo” durante a maior parte do tempo e perdem o interesse ou prazer nas atividades usuais podem ter depressão. Não existe um exame que detecte a depressão. O diagnóstico depende da presença de determinados sintomas que muitas vezes são erroneamente considerados “normais”, próprios da personalidade ou da idade ou indícios de fraqueza ou preguiça. Além disso, é comum o paciente procurar médicos de várias especialidades e não encontrar uma causa para seus sintomas. No idoso, a depressão coexiste com outras doenças crônicas próprias da idade e a identificação da doença é, em geral, mais desafiadora, assim como o tratamento.

Conheça algumas medidas simples que podem auxiliar na prevenção das doenças mentais no idoso

• Adotar alimentação saudável, comendo pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia. Consumo regular de peixes pode auxiliar a preservar a memória.

• Não fumar.

• Praticar atividade física de intensidade moderada, porém diária.

• Manter atividade mental regular. Exercitar o cérebro (fazer palavras cruzadas, jogos, ler jornal, utilizar o computador) auxilia na preservação da função intelectual.

• Manter contato social com amigos e familiares.

• Moderar o uso de bebidas alcoólicas a não mais do que 20 gramas por dia (uma dose de destilado, 350 ml de cerveja ou uma taça de vinho).

• Consumir alimentos que naturalmente contenham antioxidantes, como frutas e vegetais. Uso de suplementos nutricionais não tem ação comprovada.