dg 803 sabado 10 de maio 2014

12
“O dado relevante é, e isso é apontado em todas as pesquisas, é que mais de 70% da população quer mudanças e mudanças profundas, e esta- mos caminhando para mostrar aos brasileiros. Três diferentes gerações de mulheres caratinguenses falam do desafio de ser mãe FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011 LESTE DE MINAS R$ 1,00 SÁBADO, 10 DE MAIO DE 2014 - ANO 4 - Nº 803 C M Y K PÁGINA .3 Cine Brasil em Caratinga é alvo de invasões de usuários de drogas interativa e fácil de navegar. Pelo site da Cidade FM é possí- vel ouvir a rádio em tempo real, ver os locutores trabalhando no estúdio, ouvir as músicas mais pedidas na emissora. CARATINGA - A Rádio Cidade acaba de lançar seu novo site. No endereço ra- diocidadecaratinga.com.br o internauta vai encontrar uma página muito mais moderna, VALE DO RIO DOCE CIDADE FM lança novo site mais moderno e interativo VALE DO RIO DOCE PÁGINA .9 PÁGINA .4 PÁGINA. 9 Datafolha confirma que maioria dos brasileiros quer mudança, diz Aécio Neves Empresário anhuaçuense assume subsecretaria de estado do agronegócio PÁGINA .12 ZONA DA MATA Prefeitura de Caratinga realiza entrega especial de alevinos a piscicultor VALE DO RIO DOCE PÁGINA.2 NACIONAL - Único dos pré- candidatos a crescer na pes- quisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (09/05), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que o dado mais relevante da pesquisa é o que mostra que 74% da população querem mu- danças na forma de governar o Brasil. De acordo com o levan- tamento, Aécio cresceu quatro pontos e chegou aos 20% das intenções de votos no cenário mais provável para a disputa de outubro. Aécio Neves avaliou como positivo o resultado, mas, em razão da diferença de conhecimento entre a presi- dente Dilma Rousseff e os de- mais pré-candidatos, esse não é o dado mais importante na sua avaliação, segundo ele. NACIONAL MANHUAÇU - Numa cerimônia bastante prestigiada, o empresá- rio Antônio Carlos Xa- vier da Gama (Toninho Gama) foi empossado como subsecretário do Agronegócio da Se- cretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A solenidade de posse foi presidida pelo Se- cretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Merlo e teve a presença da Secretaria de Estado de Cultura, Eliane Par- reiras.

Upload: diario-das-gerais

Post on 28-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

“O dado relevante é, e isso é apontado em todas as pesquisas, é que mais de 70% da população quer mudanças e mudanças profundas, e esta-mos caminhando para mostrar aos brasileiros.

Três diferentes gerações de mulheres caratinguenses falam do desafio de ser mãe

FUNDADO POR EDUARDO OLIVEIRA DA COSTA EM 15 DE MARÇO DE 2011

LESTE DE MINAS R$ 1,00sábado, 10 dE maio dE 2014 - aNo 4 - Nº 803

C M Y K

PÁGINA.3

Cine Brasil em Caratinga é alvo de invasões de usuários de drogas

interativa e fácil de navegar. Pelo site da Cidade FM é possí-vel ouvir a rádio em tempo real, ver os locutores trabalhando no estúdio, ouvir as músicas mais pedidas na emissora.

CARATINGA - A Rádio Cidade acaba de lançar seu novo site. No endereço ra-diocidadecaratinga.com.br o internauta vai encontrar uma página muito mais moderna,

VALE DO RIO DOCE

CIDADE FM lança novo site mais

moderno e interativo

VALE DO RIO DOCE

PÁGINA.9

PÁGINA.4

PÁGINA.9

Datafolha confirma que maioria dos brasileiros quer mudança, diz Aécio Neves

Empresário anhuaçuense assume subsecretaria de estado do agronegócio

PÁGINA.12

zOnA DA mAtA

Prefeitura de Caratinga realiza entrega especial de

alevinos a piscicultor

VALE DO RIO DOCE

PÁGINA.2

NACIONAL - Único dos pré-candidatos a crescer na pes-quisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (09/05), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que o dado mais relevante da pesquisa é o que mostra que

74% da população querem mu-danças na forma de governar o Brasil. De acordo com o levan-tamento, Aécio cresceu quatro pontos e chegou aos 20% das intenções de votos no cenário mais provável para a disputa de outubro.

Aécio Neves avaliou como positivo o resultado, mas, em razão da diferença de conhecimento entre a presi-dente Dilma Rousseff e os de-mais pré-candidatos, esse não é o dado mais importante na sua avaliação, segundo ele.

nACIOnAL

MANHUAÇU - Numa cerimônia bastante prestigiada, o empresá-rio Antônio Carlos Xa-vier da Gama (Toninho Gama) foi empossado como subsecretário do Agronegócio da Se-cretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).A solenidade de posse foi presidida pelo Se-cretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Merlo e teve a presença da Secretaria de Estado de Cultura, Eliane Par-reiras.

Page 2: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 20142

C M Y KC M Y K

VALE DO rIO DOcE

Editado e publicado por: Jornal das Gerais LTDA - MECNPJ: 13.683.661/0001-00

Diretor Proprietário:Eduardo Oliveira da Costa

Impressão:Gráfica PrópriaTiragem: de 5 milexemplares

ColaboradoresTV Super Canal, Portal Caparaó, Rádio Cidade FM Caratinga, Site Ipanews, JVA Online, Pascoal Online, Uol, IG, Super Esportes, Dicas de Mulher, Portal Realiza, Rádio Cidade FM Simonésia, Polícia e Cia, Se liga News, Agência Minas, ALMG.gov.br, A Semana Agora.

*Artigos e matérias assinados são de extrema responsabilidade de seus autores.

Circulação: Impresso e Digital (em PDF)

Manhuaçu; Abre Campo; Alto Caparaó; Alto Jequitibá;Caparaó; Caputira; Chalé; Durandé; Lajinha; Luisburgo; Manhumirim; Martins Soares; Matipó; Pedra Bonita; Reduto; Santa Margarida; Santana do Manhuaçu; São José do Mantimento; Simonésia; Muriaé; Antônio Prado de Minas; Barão de Monte Alto; Caiana; Carangola; Divino; Espera Feliz; Eugenópolis; Faria Lemos; Fervedouro; Miradouro; Miraí; Orizânia; Patrocínio do Muriaé; Pedra Dourada; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre; Tombos; Vieiras; Governador Valadares; Alpercata; Campanário; Capitão Andrade; Coroaci; Divino das Laranjeiras; Engenheiro Caldas; Fernandes Tourinho; Frei Inocêncio; Galiléia; Tarumirim; Itambacuri; Itanhomi; Jampruca; Marilac; Mathias Lobato; Nacip Raydan; Nova Módica; Pescador; São Geraldo da Piedade; São Geraldo do Baixio; São José da Safira; São José do Divino; Sobrália; Tumiritinga; Virgolândia; Ipatinga; Açucena; Antônio Dias; Belo Oriente; Coronel Fabriciano; Jaguaraçu; Joanésia; Marliéria; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; Timóteo; Caratinga; Bom Jesus do Galho; Bugre; Córrego Novo; Dom Cavati; Entre Folhas; Iapu; Imbé de Minas; Inhapim; Ipaba; Piedade de Caratinga; Pingo D’Água; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São João do Oriente; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Aimorés; Alvarenga; Conceição de Ipanema; Conselheiro Pena; Cuparaque;Goiabeira; Ipanema; Itueta; Mutum; Pocrane; FALE CONOSCO: (33) 3321-4633

E-mail: [email protected]

Endereço:Rua Cel. Antônio da Silva, 566 Loja A - Centro - CEP: 35300-032 - Caratinga-MG

Resplendor; Santa Rita do Itueto; Taparuba; Ponte Nova; Acaiaca; Barra Longa; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escovaldo; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; Urucânia; Vermelho Novo; Teófilo Otoni; Ataleia; Catuji; Franciscópolis; Frei Gaspar; Itaipé; Ladainha; Malacacheta; Novo Oriente de Minas; Ouro Verde de Minas; Pavão; Poté, Setubinha e Belo Horizonte.

Registro em cartório sob o número 7 no livro B5 página 57

Jornalista Responsável:Luana Pelizari SilvaRegistro: 018621-MG

Diretora Comercial:Natália Dias de Almeida Costa

Editor Chefe:Valter Oliveira Costa

Gerente Comercial e Marketing:Jucimar Oliveira da Costa

Diagramador:Emannuel Alvarenga

Gerente Financeiro:Leidiane C. Costa Moreira

Reportagens:Fabrício R. da Silvva(MG 14.704/JP)

Operador Gráfico:Heron Raimundo da SilvaDistribuição:Claudemir Pires da Costa

Assessor Contábil:Nestor de Souza PiresAssessor Jurídico:Doutor Mauro Jorge de Paula Bomfim

Prefeitura realiza entrega especial de alevinos a piscicultor

Surubins e Pirarucus foram entregues pelo Projeto de Piscicultura + Peixe, programa que pretende desenvolver melhor a criação de peixes de corte e ornamentais no município

CARATINGA - A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abaste-cimento realizou a última entre-ga de alevinos desta temporada 2013/2014 a um piscicultor de Caratinga. A entrega dos peixes aconteceu na noite de quinta-feira, dia 8, na sede da Secretaria de Agricultura e foi considerada como sendo um pedido especial por se tratar de filhotes de Surubins e Piraru-cus. As duas espécies são raras na região de Caratinga e a entre-ga foi efetuada pelo técnico em Agropecuária, Ciro Ferreira de Vasconcelos, responsável pelo Projeto de Piscicultura + Peixe , juntamente com a coordenado-ra do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ilahene Maria Batista. O técnico em Agrope-cuária explica que este projeto é sazonal. “O período em que são feitas as entregas de alevinos é a época mais quente do ano, de outubro a abril. Estamos hoje realizando a última entrega des-ta temporada, pois o período frio já começou. Esta entrega está sendo realizada à noite por-que aproveitamos o período da tarde para transportar os pei-xes. Eles serão colocados ainda nesta noite, pelo piscicultor, em lagoas menores, cada espécie se-parada da outra, para crescerem mais e só depois é que serão co-locados em local definitivo”. “PESQUE E SOLTE” Roberto Abdala é um dos piscicultores atendidos pelo Projeto de Piscicultura + Peixe. Ele fez a encomenda de 100 Su-rubins e 10 Pirarucus e explica o porquê das escolhas. “Escolhi estes peixes por se tratar de duas espécies que se adaptam muito bem em nossa região, além dis-so, o Pirarucu aqui é uma espé-cie rara. Estes peixes irão para a Fazenda Vista Alegre, onde te-mos algumas lagoas, sendo que a maior delas tem uma extensão maior que a Praça Cesário Al-vim. Depois de conversar com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, responsável pelo desenvolvimento do Projeto + Peixe, fui informado que nesta lagoa seria possível colocar pei-xes que crescem muito”. O Piscicultor conta que os peixes encomendados

não estarão destinados ao corte. “Os peixes que adquiri irão para uma fazenda paralela à Fazenda Montes Claros, da Reserva Par-ticular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Ab-dala. Assim como nesta Reser-va há os Muriquis, na Fazenda Vista Alegre a atração será os peixes. Pretendemos criar, não um ‘Pesque e Pague’, mas sim um ‘Pesque e Solte’. O nome Pi-rarucu vem do tupi (pira = peixe e urucum = vermelho) e quer dizer peixe vermelho, devido à cor de sua cauda. Por sua beleza é que eu os escolhi. Os peixes serão uma atração na Fazenda. Lá, eles poderão ser filmados e fotografados, mas nunca irão parar numa bandeja”, sorri. O técnico Ciro de Vasconcelos explica que o Pira-rucu é um dos maiores peixe de água doce fluviais e lacustres do Brasil e do mundo. “Este peixe é encontrado, geralmente, na bacia Amazônica e sobrevive facilmente em lagos e rios de águas claras. Cada filhote des-ta espécie custa, em média, R$ 50,00. O Pirarucu pode atingir três metros e seu peso pode ir até 200 quilos. O Surubim é uma espécie de peixe de couro, sendo mais comum. Ele pode atingir cerca de um metro de comprimento e pesar mais de 20 quilos”. PROJETO + PEIXE DE CARATINGA Durante a primeira fase da nova etapa do Projeto + Peixe, iniciada em 16 de outu-bro do ano passado, até agora, foram entregues mais de 150 mil alevinos a piscicultores de Cartinga. Ciro Ferreira explica que o Projeto de Piscicultura da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi implantado, em Caratinga, em 1995. “Um Projeto de Piscicul-tura foi implantado no municí-pio há mais de 18 anos. A Ges-tão atual resgatou este trabalho e implantou um novo Projeto de Piscicultura + Peixe para dar continuidade ao que já existe, mas agora o Projeto acontece de forma ampliada e com objetivos mais específicos. Já entregamos mais de 150 mil alevinos a 200 piscicultores do município. As

entregas são feitas quinzenal-mente e o suporte técnico pas-sou a ser constante”. BENEFÍCIOS DO PROJETO + PEIXE De acordo com a co-ordenadora do PAA, o Progra-ma pode também adquirir e dis-tribuir peixes. “O PAA iniciou suas atividades de 2014 no dia 4 de fevereiro. Em 11 semanas de atividades, contando com oito

associações de produtores já ad-quirimos e distribuímos o total de 436 toneladas de alimentos distribuídos para aproximada-mente 29.074 mil pessoas do Município. Há, também, a pos-sibilidade do PAA repassar pei-xes, desde que sejam atendidas as determinações da Legislação Sanitária Federal em vigor e que os piscicultores estejam inscritos em alguma associação de agricul-tores familiares participantes do

PAA. Salientando que eles têm até R$ 6.500,00 por ano, por família para comercializar os peixes”. O Secretário de Agri-cultura Odiel de Souza diz que a Piscicultura é uma boa alternati-va para que o pequeno produtor rural possa obter ganhos extras. “Pretendemos incentivar mais a produção, a comercialização e o consumo de peixe junto à população de nosso município. Outra vertente interessante é a criação de peixes ornamentais, que também é uma excelente forma para obtenção de lucros”. O técnico em Agrope-cuária, Ciro Ferreira concorda com a afirmação do secretário e acrescenta que esta é uma excelente atividade para os pe-quenos produtores rurais de Ca-ratinga. “Nada impede que um produtor de café ou um agro-pecuarista possa ter um tanque com uma criação de peixes em sua propriedade rural, ou mes-mo em uma pequena em cháca-ra ou sítio. Somos favorecidos pela natureza porque temos na região água de boa qualidade que facilita o policultivo, ou

seja, muitas espécies de peixes podem ser criadas no mesmo tanque ou poço”. A Tilápia é uma das es-pécies preferidas dos pisciculto-res por ser um peixe rústico e re-sistente às baixas temperaturas. “Entregamos várias espécies de peixes, como a Carpa Colorida, Surubim, Piau-Açu e a Tilápia Tailandesa Revertida. Entre eles estão peixes para corte e peixes ornamentais. A Tilápia é um peixe que reproduz muito, por isso são comercializados apenas os machos”, diz Ciro. Para os interessados, o técnico em Agropecuária deixa o lembrete: “Este projeto é sa-zonal. O período em que é feita a entrega de alevinos é a época mais quente do ano, de outubro a abril. Todos os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura, preencher o ca-dastro e receber os peixes sem-pre que necessitar. Oferecemos também todo o suporte técnico, inclusive sobre as questões am-bientais e demais orientações técnicas necessárias para a pisci-cultura”. (Decom PMC)

Page 3: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 2014 3VALE DO rIO DOcE

Três diferentes gerações de mulheres falam do desafio de ser mãe

CARATINGA – Nesse do-mingo, dia 10 de maio, é o Dia das Mães, uma das datas mais importantes do calendá-rio, afinal de contas se não fosse pelas mães nós não esta-ríamos aqui. Muito já foi dito sobre esse ser incrível, seja em poesias e cânticos, no cinema e na literatura. E quem nun-ca ouviu a celebre frase “Ser mãe é padecer no paraíso”? Citada no poema “Ser mãe”, escrito no século 19 pelo es-critor Coelho Neto. O certo, é que desde de que o autor es-creveu esse texto muita coisa mudou no mundo, algumas para melhor, e muitas para pior. E foi justamente essa mudança, e sua influência na forma de criar os filhos, que abordamos nessa matéria, contando com o depoimento de três mães de diferentes ge-rações. Dona Íris Ferraz Junqueira, 78 anos, natural de Além Paraíba, dona de casa, e mãe de cinco filhos homens, entre eles, o prefeito municipal de Caratinga Mar-co Antônio Ferraz Junqueira. Ela recebeu o Diário das Ge-rais em sua casa para contar sobre a experiência de criar os filhos em uma época em que a vida era menos corrida, e também sobre a alegria de ser avó. Dona íris é mãe de Carlos Augusto (dentista), Aloysio Mauro (Médico), Marco Antônio (dentista), Paulo Cezar (dentista), e Már-cio Heleno (médico) que her-dou o nome do pai, o senhor Márcio Heleno Junqueira. Ela também é avó de oito netos. “Sou de uma época di-ferente, quando o marido era o único provedor da casa, e a esposa podia acompanhar o crescimento dos filhos”, dis-se. Segundo dona Íris, a criação dos cinco filhos se deu de forma tranquila, ela atribui a participação sempre ativa do esposo no sucesso dessa criação. “O pai era do tipo participativo, tendo sido uma grande referência para

A professora primária nos entregou uma folha mimeografada e explicou qual era a tarefa: colorirmos "bem bonito" o anjo de mãos postas que lá estava desenhado. Em linhas roxas desbotadas, a figura reproduzida de forma antiquada começou a despertar o nosso interesse, pois aquele anjo trazia uma mensagem para as Mães, numa quadra escrita pela professora com a letra muito caprichada."Mamãe,Não há dinheiro que pague,tua bondade sem fim,tu és o Anjo da Guarda,que reza e vela por mim".Eu tinha oito anos e já sabia ler aquelas frases, mas por meio daquelas palavras novas "Bondade","Anjo da Guarda", " Reza" e "Vela", eu pude redescobrir que minha mãe poderia ser uma rezadeira, quando era flagrada de joelhos com o terço nas mãos, e que "Vela" vi-nha do verbo velar. Minha Mãe também velava o agitado sono, cheio de pesadelos por causa do medo que eu tinha de um certo cão.Por meio de uma folha com desenho e palavras quase apagadas, que ao ser vincada ao meio se transformaria em um cartão para a homenagem do próximo domingo, eu comecei a entender que uma Mãe não apenas cozinhava, limpava a casa, cuidava das roupas ou de nossa higiene pessoal.Eu descobri que uma Mãe pode ser muito mais coisas, exercer profissões variadas sem ser diplomada e aprendi, também, que a gente redescobre as nossas Mães à medida que o tempo passa e que seus papéis vão se desdobrando, dia a dia, perante nossos olhos, durante as alegrias e durante as tristezas, na medida em que ambos, genitora e prole, envelhecemos.Eu descobri que uma Mãe vai se (re)fazendo, desde a concepção ou mesmo após a morte de um filho!Eu enxerguei mais claramente que minha Mãe, a Mãe-Bondade existia, também, quando ela recebia com abraços outros filhos que não os seus, mas que eram igualmente acarinhados, seja durante uma benzição contra aguamento da criança ou contra mau olhado ou quebranto. Todos eram mimados com uma xícara de café e uma fatia de bolo, durante as visitas cordiais, tão comuns, ainda, lá na roça.Anos mais tarde, bem mais tarde, imigrado eu redescobri a Mãe-Saudade. Lá, em Portugal, comemora se o Dia da Mãe, assim mesmo no singular, no primeiro domingo de maio. Aquele era um dia para aflorar em mim a saudade abraçando as treze Mães-Emprestadas (outra espécie de Mãe redescoberta). Passavam-se mais seis dias da semana e o segundo domingo de maio chegava. Agora no plural, o Dia das Mães estava sendo comemorado aqui, no Brasil. Era mais um dia de para que a Mãe-Saudade reaflorasse e que, por meio de um telefonema longo este sentimento fosse um pouco amenizado.Nesta mesma época passei a escrever Mãe, sempre com m maiúsculo, contrariando a gramática:Mãe-Com-M-Maiúsculo!Hoje, ao seu lado, bem mais perto que pensamos, como canta Milton Nascimento, redescobri que minha Mãe é também a Mãe-Humildade. A humildade apresenta-se nela quando aceita o que não pode ser mudado.Nessa hora é a Mãe-Aceitação que impera."_Eu não posso ir desta vez, Mãe. Estarei em outros lugares por motivos de trabalho" ou "_Hoje tenho muitos livros para ler e pes-quisar, preciso estudar. Mais um livro vem aí, Mãe...""_Mas que bom! E agora, sobre o que pretende falar?", indaga curiosa.E após mais um curto diálogo ao telefone, redescubro a Mãe-Otimista, redescubro a Mãe-Motivadora.A conversa se encerra e a sensação de perdão abre as portas para as tarefas. E redescubro, então, uma Mãe-Perdão. Dizem que mãe e patrão são todos iguais, e que apenas 'mudam' de endereço. Se for assim, acredito que sua mãe também, leitor, precise ser redescoberta e só você, o filho é que o pode fazer.Talvez sua Mãe já não esteja na cozinha ou ajoelhada no quarto com um terço na mão. Talvez ela agora esteja apenas em seu coração, mas ainda assim ela pode ser redescoberta por você. Neste caso, então, reviva sua Mãe-Lembrança.Por meio de suas lembranças, redescubra sua Mãe, leitor. Redescubra seus sorrisos, seus apelos, seus pedidos e faça valer seus conselhos de outrora. Assim como eu me recordo, remetendo ao que se sucedeu quando entreguei o colorido cartão naquele segundo domingo de maio de 1978, acompanhado de uma rosa vermelha, quando recebi em agradecimento um abraço apertado e um beijo na face, sinta também o calor de um abraço de sua Mãe, o estalar de um beijo no rosto, mesmo que seja por mera sensação... Sinta!E muitos Dias das Mães se passaram, muitas preces para longa vida a minha à Mãe-Rainha foram ouvidas. Novamente um segundo domingo de maio chegou. E hoje, em 2014 relendo o antigo cartão mimeografado, ainda mais desbotado, quase totalmente apagado, mas ainda vivo pelo colorido "bem bonito" e religiosamente guardado entre as páginas do Livro Sagrado 'para não se extraviar', eu posso repetir:...Não há dinheiro que pague, tua Bondade sem fim". (Ivanir Faria – Jornalista)

nossos filhos. Meus filhos nunca me deram problemas, foram crianças e adolescentes normais, pois o pai sempre os incentivava na prática de esportes e também da pesca, que era uma de suas paixões, e com isso eles ocupavam a mente com coisas saudáveis”, comentou. Quanto a maternida-de nos dias atuais, Dona Íris acredita que criar um filho hoje seja muito mais difícil do que em sua época. “Isso devido à evolução do mundo e pela correria do dia-a-dia e do trabalho. Sou a favor do lar, e acredito que a presença da mãe seja um fator determi-nante na criação dos filhos. A modernidade trouxe também a insegurança, seja no trânsi-to, nas ruas ou em qualquer outro lugar, me mudei para Caratinga em fevereiro de 1958 quando a cidade era mais tranquila, mas hoje vejo que a violência aflige a todas as mães em todo o país”, con-cluiu. Por último, Dona Íris deixou uma mensagem para todas as mães de Caratin-ga. “Amem muito seus filhos, e procurem viver ao máximo a experiência de ser mãe, pois ela ficará guardada para sem-pre. E procurem sempre ter bom humor, ele ajuda a dri-blar as dificuldades da vida”. Cristiane de Paula Bastos Soares, 35 anos, tra-balha como recepcionista na CDL, ela é mãe de uma menina de um ano de idade. Assim como Dona Íris, Cris-tiane também acredita que era mais fácil criar os filhos antigamente. “Na época dos nossos pais e avós era mais ‘fácil’ se criar os filhos, tan-to que as famílias eram mais numerosas e as mães tinham tempo de ficar em casa para cuidar dos filhos, mas hoje, é a televisão quem faz o papel de baba dos nossos filhos, e vamos ser sinceros, com essa programação atual a gente fica com medo de deixar os filhos até em casa. É só violência ou cenas eróticas e impróprias

para crianças, como as atuais novelas”, disse Cristiane. Sobre o que mais lhe aflige, com relação à criação de sua filha, Cristiane aponta a violência como sendo um dos fatores mais preocupan-

tes. “Por incrível que pareça, meu maior medo quanto ao futuro da minha filha não é em relação a questão financei-ra, mas sim a violência” reve-lou. Ângela de Lourdes

Dona Íris Ferraz JunqueiraCristiane de Paula Ângela de Lourdes Teixeira

Estelina Maria, 78 anos, e Ivanir Faria

Teixeira, 29 anos, artesã e mãe de um menino de sete anos. Ela acredita que a tecnologia seja a grande vilã na criação dos filhos hoje. “Não da para acompanhar o ritmo deles, sem contar que o trabalho

também toma muito do nosso tempo. A violência me preo-cupa muito, por isso procuro sempre passar para meu filho valores como honestidade e respeito”, disse Ângela. (Fa-brício Rodrigues)

Page 4: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 20144 VALE DO rIO DOcE

Cine Brasil é alvo de invasões de usuários de drogas

CARATINGA - Inaugurado na década de 40, o Cine Brasil, localizado à Praça Getúlio Var-gas, Centro de Caratinga, con-tinua à espera de uma decisão da Justiça. Nesta quinta-feira (08/05), após uma autorização, a reportagem do Super Canal teve acesso com exclusividade ao interior do antigo cinema. Logo no hall de entrada do imóvel, telhas amontoadas por toda a parte. Telhado já não existe mais, foi todo destruído. E no que resta de um andar de cima, estrutura de madeira para telhado quebrada, e pedaços de tijolos e telhas sobre a pequena escadaria. Enquanto não há uma decisão judicial, o que resta do imóvel, que abrigou o antigo cinema, também sofre com a ação do tempo. E recentemen-

te, o local vem sendo alvo de invasões de usuários de drogas. Pelo chão de alguns locais, exis-tem várias latas de bebidas que foram usadas para fumar crack. O CASO O Cine Brasil come-çou a ser demolido em 2012, quando os proprietários do imóvel desejavam construir um novo prédio. À época, um gru-po de pessoas se revoltou e or-ganizou uma manifestação em frente ao antigo cinema, para chamar atenção das autoridades e tentar impedir a demolição. O manifesto ocorreu porque o Conselho Municipal de Patri-mônio Cultural e Histórico já havia entrado, em 2009, com um processo para tombamento do Cine Brasil. Naquele mesmo ano, durante o manifesto, um

juiz embargou verbalmente a obra de demolição. A confusão envolven-do o cinema iniciou depois que o ex-prefeito João Bosco Pessine arquivou o processo de tombamento e autorizou por meio de um documento a demolição. Também na mesma época, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com uma ação para preservar o Cine Brasil. A Justiça suspen-deu a ordem de demolição do ex-prefeito e determinou multa de milhões de reais, caso os pro-prietários do imóvel continuas-sem com a demolição. “Eu acho que ele devia ter sido demolido há muito tempo, desde quando foi desativado”, disse outro ca-ratinguense.

DEMOLIÇÃO DA MARQUISE DO CINE BRASIL Em 25 de janeiro des-te ano, após determinação da Justiça, a marquise do Cine Brasil já foi demolida porque ameaçava desabar a qualquer momento. A marquise estava alagada, com ferragem exposta e corroída. Antes da demolição da marquise, o Departamento de Fiscalização da prefeitura chegou a interditar a calçada para impedir a passagem de pe-destres. E de acordo com laudo de vistoria emitido pelo Depar-tamento de Engenharia do mu-

nicípio em dezembro do ano passado, outras partes do imó-vel também estão condenadas. Além disso, vidraças da porta-ria da fachada do Cine Brasil também estão destruídas, o que facilita a invasão de usuários de drogas. No local onde fica-vam as cadeiras do antigo cine-ma, hoje o que a se vê é um es-paço tomado por mato e vários entulhos. E na parede de cor es-cura nos fundos do Cine Brasil ficava posicionado o telão onde as pessoas assistiam aos filmes. Cultura que ficou apagada em meio à destruição. Mas ainda é possível encontrar cadeiras e rolos de cinema espalhados por um cômodo. Agora resta aguar-dar a decisão final da Justiça sobre o destino do Cine Brasil.

PREFEITURA SE MANIFESTA SOBRE CINE BRASIL A Prefeitura de Cara-tinga informa que o imóvel do Cine Brasil está sub judice. O Cine Brasil é uma propriedade privada, cabendo ao seu pro-prietário, conforme determina-do pela Justiça, a manutenção do local limpo e em segurança. O município informa ainda que, notificará o proprietário do imóvel para que proceda a proteção do local, limpeza, pro-moção e preservação da saúde coletiva. (Super Canal)

AVISO DE LICITAÇÃOA Prefeitura Municipal de Iapu - MG, torna público que rea-lizará às 13:00 horas no dia 21 de maio de 2014, em sua sede Rua Escrivão João Lemos, 37,centro, Iapu - MG, Processo Lici-tatório nº 0151/2014, Pregão Presencial nº016/2014, do tipo menor preço por lote. Objeto: contratação de empresa para fornecimento de diversos materiais esportivos para atender as necessidades das secretarias de assistência social e de esportes, lazer, turismo e cultura, conforme especificações contidas no edital e anexos, colocados a disposição dos interessados, no endereço acima mencionado, das 13:00 as 16:00 horas. 09 de maio de 2014. José Carlos de Barros (Prefeito Municipal).

CDL irá promover palestra de capacitação

nessa segunda-feiraCARATINGA – A CDL irá promover nessa segunda-feira, 12, mais uma palestra visando a capacitação. O evento será no auditório do UNEC I, na Avenida Moacir de Matos e contará com a presença de Layr Malta, que irá ministrar a palestra “Transformando seu talento em resultados”. A entrada será um agasalho, ou dois quilos de alimentos não perecíveis (menos sal), ou duas caixas de leite. O evento está sendo realizado em parceria com o Centro Universitário de Caratinga. De acordo com a gerente operacional da CDL, Grazielle Pousas, o evento será aberto a todos os públicos. E sobre o palestrante, Grazielle comentou que ele já é conhe-cido do público caratinguense, onde já realizou várias outras palestras. “Ele é conhecido nacionalmente, e pertence a nossa região, pois é natural do Córrego São Silvestre, em En-

tre Folhas. E agora ele esta retornando para mais uma palestra em nossa cidade afim de qualificar as pessoas. Mas essa palestra terá também um cunho social, pois com a apro-ximação do inverno, a CDL, o UNEC e o palestrante Layr Malta estão unidos para arre-cadar agasalhos e alimentos que serão doados para as ins-tituições filantrópicas de Cara-tinga”, disse a gerente da CDL que destacou a parceria com o Centro Universitário de Cara-tinga.

O PALESTRANTE: Layr Malta possui formação em Programação Neurolinguística pela Socieda-de Brasileira de PNL; Trainer Training pela NLP Unioversi-ty Califórnia (E.U.A); formado pelos PhDs Dr. Robert Dilts e Dra. Judith De lozier, entre ou-tras especializações. (Fabrício Rodrigues)

RUA JOÃO PINHEIRO, 416 - CENTRO - CARATINGA/MG

TEL.: (33) 3321-5223

Time de futsal do SESI irá disputar em Ipatinga nesse

final de semanaCARATINGA – O time de fut-sal do SESI irá disputar nesse final de semana, em Ipatinga, o “3º jogos SESI”, sendo essa a fase regional. De acordo com a gerente do SESI, Mônica Bon-fim, duas equipes com alunos de 13 a 17 anos irão representar Caratinga. O campeão de cada

chave irá disputar a final em Betim, de 23 a 27 de junho no Clube do Trabalhador. As equipes que estão participando dessa fase regional são: Caratin-ga, Ipatinga, Manhuaçu e Go-vernador Valadares, contabili-zando aproximadamente cem atletas, fora as equipes técnicas.

O Município de Entre Folhas, em cumprimento ao disposto da Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações. TORNO PÚ-BLICO a abertura de Processo Administrativo n.º 072/2014, modalidade Pregão Presencial n.º 020/2014, com abertura no dia 26 de maio de 2014 às 10:00 horas, para aquisição de duas motocicletas destinadas a Assistência a Saúde conforme convênio 142/2014 junto a Secretaria de Estado da Saúde. Informações complementares poderão ser obtidas à Praça da Matriz, nº 69, Centro. Entre Folhas/MG > Edson Rogério da Silva – Prefeito.

Page 5: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 2014 5VALE DO rIO DOcE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 040/2014 – PAC 036/2014 – Dispensa N.º 006/2014 - Contratada: VITOR VIEIRA MAIA; Vigência: 04 meses; Valor global: R$ 600,00; Objeto: Locação de imóvel casa de morada, situada à Rua Antônio Vitorino de Carvalho, 239, CEP: 35.359-000, Vermelho Novo/MG. Dotação Orça-mentária: 02204.0824400212.027.3339036 Ficha 120- Data Assinatura: 04/04/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 041/2014 – PAC 030/2014 – Pre-gão Presencial N.º 022/2014 - Contratada: GASTÃO AUTO MECÂNICA LTDA; Vigência: 12 meses; Valor global: R$ 48.800,00; Objeto: aquisição de veículo automotor zero qui-lômetro, para manutenção das atividades do Gabinete do Pre-feito. Dotação Orçamentária: 02201.0412200031.001.3449052 Ficha 01- Data Assinatura: 10/04/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 042/2014 – PAC 034/2014 – Pregão Pre-sencial N.º 026/2014 - Contratada: GASTÃO AUTO MECÂ-NICA LTDA; Vigência: 12 meses; Valor global: R$ 30.500,00; Objeto: aquisição de veículo automóvel 1.0, zero quilômetro, destinado, exclusivamente, à manutenção das atividades e as-sistência à saúde, vistas ao fortalecimento técnico operacional e em atendimento às necessidades da Secretaria Municipal de Saúde. Dotação Orçamentária: 02210.1030100051.031.449052 -Ficha 280- Data Assinatura: 16/04/2014. José das Graças Sil-va-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO – ATO DE ADJUDICAÇÃO – PAC 034/2014 – Pregão Presencial N.º 026/2014. Fica adjudicado o objeto do certame à empresa: GASTÃO AUTO MECÂNICA LTDA. Objeto: aquisição de veículo automóvel 1.0, zero quilômetro, destinado, exclusiva-mente, à manutenção das atividades e assistência à saúde, vistas ao fortalecimento técnico operacional e em atendimento às ne-cessidades da Secretaria Municipal de Saúde. Vermelho Novo/MG, 15/04/2014 – José da Costa Cardoso – Pregoeiro Oficial. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO – ATO DE HOMOLOGAÇÃO – PAC 034/2014 – Pregão Presencial N.º 026/2014. Considerando o disposto na legislação vigente e analisadas as peças integrantes deste processo, homologo seu objeto à empresa GASTÃO AUTO MECÂNICA LTDA, pelo valor global de R$ 30.500,00 pela execução plena e integral do objeto demandado nesta licitação.Vermelho Novo/MG, 15/04/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 043/2014 – PAC 039/2014 – Dis-pensa N.º 007/2014 - Contratada: BRISYELLE APARECIDA ALMEIDA PERÁZIO; Vigência: 09 meses; Valor global: R$ 2.544,00; Objeto: Locação de imóvel casa de morada, situada à Rua Dom Modesto, 190 B, CEP: 35.359-000, Vermelho Novo/MG. Dotação Orçamentária: 02205.1030100052.030.3339036 Ficha 134- Data Assinatura: 22/04/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO/MG – Extrato de contrato N.º 044/2014 – PAC 038/2014 – Pregão Presencial N.º 028/2014 - Contratada: VANDA MARIA DE SOUZA MELO - ME; Vigência: 09 meses; Valor global: R$ 22.939,20; Objeto: prestação de serviços de transporte rodo-viário municipal, por estradas vicinais, para manutenção das atividades da Secretaria Municipal de Educação. Dotação Orça-mentária: 02207.1236100042.041.339039 – Ficha n.º 19502207.1236400042.044.339039 – Ficha n.º 20302208.1236100042.052.339039 – Ficha n.º 24502213.1236100102.070.339039 – Ficha n.º 33702213.1236100102.071.339039 – Ficha n.º 340- Data Assinatura: 23/04/2014. José das Graças Silva-Prefeito. PREFEITURA MUNICIPAL DE VERMELHO NOVO – MGAVISO DE LICITAÇÃOProcesso Administrativo de Compras nº 044/2014 – Toma-da de Preços nº 004/2014. Objeto: contratação de empresa especializada em serviços de engenharia, para elaboração de Projetos Básicos e Executivos para Prolongamento dos Inter-ceptores e Relocação da Estação de Tratamento de Esgotos de Vermelho Novo/MG. Abertura dos envelopes: 26/05/2014 às 13h00min. Local: Sala de licitações da Prefeitura Municipal de Vermelho Novo, situada à Rua Prefeito Wilson Damião nº 48A – Centro – Vermelho Novo – MG. Edital disponível no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 16h00min. Valor do Edital: R$ 20,00. Informações pelo Tel: (33) 3351-8000 – José da Costa Cardoso – Presidente da CPL.

CARATINGA - O município de Caratinga terminou em se-gundo lugar na classificação geral nas modalidades coletivas da etapa microrregional Les-te dos Jogos de Minas 2014. Com 50 pontos, Caratinga fi-cou atrás, apenas, da cidade de Ipatinga que terminou os jogos com 66 pontos. O Município ficou à frente de outras cida-des consideradas fortes nesta competição, como Governador Valadares e Aimorés. O Minas Olímpica Jogos de Minas, an-tigo JIMI (Jogos do Interior de Minas), foram realizados entre os dias 1 e 3 de maio, em Ipa-tinga. Mais uma vez Caratin-ga esteve representada na com-petição, desta vez com todas as suas equipes subindo ao pódio. Ao todo foram 2 medalhas de Ouro com o Vôlei Masculino e Feminino, 1 medalha de Prata com o Handebol Feminino e 2 medalhas de Bronze, uma com o Basquete e outra com o Fut-sal Masculino. Todas as equipes foram classificadas para a pró-xima fase, a Regional. Cerca de 130 atletas de Ipatinga, Ai-morés, Caratinga, Governador Valadares e Tumiritinga partici-param da competição. O diretor do Depar-tamento de Esportes, Munir Saygli, considerou a participa-ção de Caratinga nesta compe-tição como muito satisfatória. “Foi uma grande participação, todas as equipes voltaram pre-miadas e classificadas para a próxima fase. O nível dos ad-versários nesta etapa futura é mais forte, portanto teremos

Caratinga é vice-campeã dos Jogos de Minas 2014

jogos bem mais difíceis”. Munir agradeceu a participação dos atletas de Ca-ratinga e destacou a participa-ção brilhante dos atletas Ray-ner Rodrigues e Lucas Lisboa

no Futsal, Érica Freire e Polia-na no Handebol e Wenderson Moreira no Basquete e ainda o suporte dos técnicos das equi-pes, Róbson Freitas, Carlos Henrique, Clayton Rocha e Sa-

muel Alves. As disputas regionais integram o programa Minas Olímpica, promovido pela Se-cretaria de Estado de Turismo e Esportes (SETES). Os primei-ros colocados estão classifica-dos para a fase regional, que vai ocorrer entre os dias 18 e 22 de junho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. “Vamos apoiar e preparar ainda melhor nossas equipes, para que pos-samos brilhar novamente e conquistar a classificação para a fase final do estado de Minas Gerais, que será em outubro, em Varginha”, completa Mu-nir. (Decom PMC)

Organizadores do amistoso entre o time do Rodoviários e Máster do Flamengo anunciam mudanças

CARATINGA – Conforme anunciado na edição da última quarta-feira, 6, o time do Ro-doviários irá realizar no dia 22 de junho um amistoso contra o time Máster do Flamengo, a partida será no estádio Dr. Ma-ninho no Esporte Clube Cara-tinga e terá início as 10h30. E nessa sexta-feira, 9, o treinador Cláudio Rogério Alves, o Ma-guila como é mais conhecido, anunciou algumas alterações. Na ocasião, havia sido dito que parte da renda arrecadada com o amistoso seria destinada ao santuário de Adoração Perpétua, no en-tanto, Maguila revelou que parte da renda será usada no tratamento do garoto Lucas Batista, vítima de um grave aci-dente ocorrido em 2013. “Já a outra parte da renda será para cobrir os custos com a partida. Para isso iremos rifar uma ca-misa do Flamengo e outra do Atlético Mineiro, sendo que a camisa do Flamengo é a que foi

usada pelo jogador Leo Moura, contra o Fluminense nesse últi-mo domingo, e esta autografa-da pelos jogadores do máster e também pelo Zico, e a camisa do Galo será autografada pela Reinaldo. As camisas ficarão expostas no calçadão da Rua Miguel de Castro”, informou Maguila. O time Máster do Fla-mengo é formado por jogado-res que estão sempre atuando em jogos beneficentes, como os que são realizados no fim do ano pelo ex-jogador e eterno ídolo do Flamengo, Zico. E o time do Rodoviários contará com a presença de jogadores que no passado brilharam pela equipe, contando ainda com o reforço dos veteranos Reinaldo e Éder Aleixo. “Os ingressos antecipados custarão R$10,00, e no dia R$15,00 e a cadeira R$20,00. Os postos de vendas ainda serão definidos”, comen-tou o treinador. A organização espor-

Maguila, Teinha e Mauro Cunha

tiva do amistoso esta a cargo do treinador Maguila, enquan-to que a realização será feita por Mauro Cunha e Clausiano Peixoto (o Teinha). “A camisa do Flamengo foi doada pela Gás Santos e Casa Santos, já a camisa do Atlético foi doada pela loja Rivalidade Pura”, dis-se Teinha. De acordo com Mau-ro Cunha, a intenção desse amistoso é relembrar a final de

1980 entre Reinaldo e Nunes, que na época eram os ídolos máximos no Atlético e Fla-mengo, respectivamente. Pelo máster do Flamengo atuaram antigos craques da bola como Rondinele, Adelho, Júlio Ce-sar, Nelho, Gilberto, Andrade, e é claro o jogador Nunes. (Fa-brício Rodrigues)

Page 6: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 20146 C M Y K

L200 HPE 2.5 Diesel 4x4 2007 Aut., Completo Banco de Couro

Fox Trend 1.0 20114P Completo

Corrolla XLI 1.8 Flex 2008 Aut./ Completo

Uno Mille Fire 2005 4 Portas LLDT

Corsa Classic LS1.02011 TE/AL

Ford KA 1.0 2010TE/AL

Siena EL 1.0 2011 Completo

Prisma LT 1.4 2012Completo

Camaro SS V8 2011 Completo

Gol Special 1.0 19992P Básico

Golf 1.6 Sportline 2010Completo + Teto Solar

L200 Triton 2009 Automática Completa

Outlander 3.0 V6 2011Completo + Teto Solar

Corsa Sedan Classic 2007VE/TE/AL

PrEçO A COMBInAr nOVíSSIMO

IMPErDíVEL

BMW 130IA V6 - Kit M. 2010 Completo + Teto Solar

TOP DE LInHA

DESTAqUE DA SEMAnA

LInDO CArrO

Pajero Full, HPE 3.2, Diesel, 7 lugares, Kit Mult. 08/09 Comp. + Teto Solar

BMW 320IA 2.0 2009 Completo + Teto Solar

CArrO TOP

Mini Cooper S 1.6 Turbo 11/12 Comp. + teto solar

Pajero Sport 4x4 Diesel2007 Completa

Cadillac SrX4 XK 2011Blindada nível III - Estoque São Paulo

FErrArI F-360 CHALLEnGE STrADALE V8-40V – 2004

BMW 120 ia 2006 Completa + Teto

Estoque São Paulo

Uno MIlle Fire 20044P TE/AL

Page 7: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 2014 7C M Y K

Dia da MãesFeliz

Mauro Lopes

MÃE É SINÔNIMO DE AMOR INCONDI-CIONAL, DE DEDICAÇÃO, RENÚNCIA, FORÇA E SABEDORIA. SER MÃE É DAR O MELHOR DE SI E NÃO ESPERAR NADA EM TROCA, SER MÃE É AMAR DA FORMA MAIS COMPLETA. NESTA DATA TÃO ESPECIAL QUERO EXPRESSAR MINHA ADMIRAÇÃO E RENDER A MINHA HOMENAGEM A ESTE SER TÃO SINGULAR E TÃO IMPORTANTE NA VIDA DE TODOS NÓS.PARABÉNS A TODAS AS MÃES A QUEM DEVEMOS TUDO O QUE TEMOS.

Parabéns

OASIS HOME SHOW PROMETE MUITAS NOVIDADES!

SocialA casa noturna Oasis Home Show vem se destacando pelos

eventos realizados, Erondes Ramos em parceria com a casa está criando um novo ponto de entretenimento para Caratinga,

neste sábado terá mais um evento de credibilidade, I Love Funk Deluxe com a presença do Dj Carioca que trabalhou por 8

anos na Globo e teve varias participações na Novela Malhação, participação de MC Lukinha, cantor revelado em Caratinga e um público sempre animado! "Vou tentar fazer que Caratinga tenha novas opções, só quero o que for melhor pra cidade",

afirma Erondes Ramos.

Page 8: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 20148 VALE DO rIO DOcE

ACIC irá promover Café Empresarial na próxima semana

Assessora de Marketing da Acic, Zenaide Avelar

CARATINGA – A Associação Comercial e Industrial de Ca-ratiinga – ACIC irá realizar na próxima quinta-feira, dia 15, mais uma edição do seu já tra-dicional Café empresarial. De acordo com a assessora de Ma-rketing, Zenaide Avelar, o even-to será promovido no salão de

eventos do América Futebol Clube e terá início a partir das 7h30. E a exemplo das ou-tras edições do Café Empresa-rial, haverá uma palestra para os empresários. “O palestrante será Washington Augusto de Oliveira, o tema será "Malaba-

rismo em Vendas", e os nossos parceiros dessa edição serão a Tradição Soluções Imobiliárias e a Casa Auxiliadora, ambas do ramo da construção civil e que irão expor seus trabalhos e serviços”, comentou Zenaide Avelar.

Page 9: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 2014 9NAcIONAL

CIDADE FM lança novo site mais

moderno e interativo

LOCAÇÃOwww.imobiliariamacedoimoveis.com(K-01) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO– CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA/ AREA, BANHEIRO, GARAGEM

(K-05) KIT – RUA GERALDO ALVES PINTO– CENTRO QUARTO, SALA/ COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-06) KIT – VILA DR. EUCLIDES E. ARREGUY– CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(K-07) KIT – TRAV. FERREIRA SANTOS– CENTRO QUARTO, SALA, COZINHA, BANHEIRO

(A-01) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM (A-02) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-03) APTº AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-04) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GA-RAGEM

(A-05) APTº - AV. MOACYR DE MATTOS– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA

(A-06) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARA-TINGA02 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM ( UM CARRO ATRÁS DO OUTRO)

(A-07) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MORRO CARA-TINGA03 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-08) APTº - RUA NESTOR LEITE DE MATTOS - MORRO CA-RATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, DEP. EMPREGADA, GARAGEM

(A-09) APTº - RUA WANDERLEY DE SOUZA– MORRO CARATINGA03 QUARTOS(SUITE), SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, 02 VAGAS GARAGEM

(A-10) APTº - RUA GERALDO ALVES PINTO - CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-11) APTº - RUA CEL. GALDINO PIRES– MORRO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COPA, COZ.,BANH.,ÁREA, GARAGEM, TER-RAÇO C/02 QTOS., COZ., BANH.

(A-12) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-13) APTº - RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-14) APTº RUA JOÃO DA SILVA ARAUJO– CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-15) APTº RUA MARIA DAS DORES CIMINI– CENTRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEMR$ 650,00

(A-17)APTº RUA MARIA DAS DORES CIMINI– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-19) APTº RUA EUCLIDES ETIENE ARREGUY– CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-20)APTº VILA DR.EUCLIDES ETIENI ARREGUY – CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-23) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-24) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-25) APTº -RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GA-RAGEM

(A-26) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA - LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-27) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, ÁREA, GA-RAGEM

(A-28) APTº - RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA–LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA/ COPA, COZINHA,BANHEIRO, ÁREA,GARAGEM

(A-29) APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM (A-31) APTº - RUA HILDA COELHO GUIMARES– SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-32)APTº RUA JOÃO VIEIRA LOURES– BAIRRO DAS GRAÇAS03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO COLETIVO, 02 VAGAS GARAGEM

(A-33) APTº RUA JOÃO VIEIRA LOURES– BAIRRO DAS GRAÇAS 02 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANH., AREA, TERRAÇO COLETIVO, 02 VAGAS GARAGEM

(A-34) APTº AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA C/ BANHEIRO

(A-35) APTº AV. JOÃO CAETANO DO NASCIMENTO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-36) APTº RUA JUCA VASCONCELOS– STA CRUZ 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(A-42)APTº RUA DOS OPERÁRIOS– BAIRRO ESPLANADA05 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-43)APTºRUA RAUL SOARES– CENTRO 02 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO

(A-44) APTº PÇA PEDRO II- CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(A-45)APTº - RUA CEL. ANTONIO DA SILVA– CENTRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(A-46)APTº AV. OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO 03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(A-47)APTº PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(A-48)APTº PRAÇA CALÓGERAS 02 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA,GARAGEM

(A-49)APTº RUA DEPUTADO JOSÉ AUGUSTO FERREIRA– CEN-TRO03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

CA S A (C-01) CASA – RUA WANDERLEY DE SOUZA– MORRO CARA-TINGA04 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 02 VAGAS GARAGEM

(C-02) CASA – RUA CEL. PEDRO MARTINS - CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GA-RAGEM

(C-03) CASA – VILA ESPÍNOLA - CENTRO 03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-04) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-05) CASA – RUA ANTÔNIO CIMINI– SANTA ZITA02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-06) CASA– RUA ANTÔNIO DE ASSIS– SANTA ZITA

03 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

(C-07) CASA - RUA ANTÔNIA MARIA REZENDE FERNANDES - CASA C01 QUARTOS(SUITE), SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM

(C-08) CASA– RUA JORNALISTA L. FONTOURA– LIMOEIRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, TERRAÇO

(C-09) CASA – RUA RAIMUNDA LOPES DA CUNHA– LIMOEIRO02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, QUINTAL

(C-10) CASA – RUA DR.BRENO MOURÃO– LIMOEIRO03 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, AREA, 01 VAGA GARAGEM

SALA / PONTO COMERCIAL

(P-01) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM COZINHA E BANHEIRO .

(P-04) SALA COMERCIAL- AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALAS COM BANHEIRO.

(P-05) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM BANHEIRO

(P-06) SALA COMERCIAL – AV. CATARINA CIMINI– CENTRO SALA COM 02 BANHEIROS E COZINHA

(P- 07) PONTO COMERCIAL – AV. MOACYR DE MATTOS– CEN-TRO LOJA COM BANHEIRO

(P-08) PONTO COMERCIAL –TRAVESSA CEL. SANTOS MESTRE - CENTRO LOJA 03 BANHEIROS, SOBRELOJA E COZINHA

(P- 09) SALA COMERCIAL- AV. MOACYR DE MATOS– CENTRO SALA COM BANHEIRO.

(P-10) PONTO COMERCIAL – AV. MOACYR DE MATTOS– CEN-TRO LOJA COM BANHEIRO

(P-12) SALA COMERCIAL – RUA JOÃO PINHEIRO– CENTRO

(P-13) PONTO COMERCIAL – RUA DEPUTADO DENIO M. CAR-VALHO– STA CRUZ

(P- 14) PONTO COMERCIAL- RUA ANTONIO CIMINI - SANTA ZITA02 PORTAS DE AÇO, COZINHA,02 BANHEIROS

(P-15) GALPÃO –RUA RAIMUNDA CIMINI– BAIRRO ZACARIAS732M2

VENDE-SEEXCELENTES OPORTUNIDADES:

(V-01) APTº- PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , DISPENSA, GARAGEM

(V-03) APTº - RUA MAJOR CARLOS TEIXEIRA - MOR-RO CARATINGA02 QUARTOS, SALA,COZINHA, BANHEIRO, AREA, GARAGEM ( UM CARRO ATRÁS DO OUTRO)

(V-05)APTº - RUA LUIS ANTÔNIO BASTOS CORTES - SANTA ZITA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, 02 BANHEI-ROS SOCIAIS, AREA, GARAGEM

(V-06) APTº- RUA MARIA CIMINI– ESPLANADA03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , LAVANDERIA, TERRAÇO, GARAGEM

(V-07) APTº- PRAÇA CALÓGERAS 03 QUARTOS, SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA , DISPENSA, GARAGEM

(V-08) APTº- PRAÇA CESÁRIO ALVIM- CENTRO03 QUARTOS(SUITE), SALA, COPA, COZINHA, BA-NHEIRO, AREA , GARAGEMARMÁRIOS EMBUTIDOS

(V-09)APTº AV. OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO 04 QUARTOS, SALA/COPA, COZINHA, BANHEIRO, AREA

Datafolha confirma que maioria dos brasileiros quer mudança, diz Aécio Neves

NACIONAL - Único dos pré-candidatos a crescer na pes-quisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (09/05), o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou que o dado mais relevante da pesquisa é o que mostra que 74% da população querem mudanças na forma de gover-nar o Brasil. De acordo com o levantamento, Aécio cresceu quatro pontos e chegou aos 20% das intenções de votos no cenário mais provável para a disputa de outubro. Aécio Neves avaliou como positivo o resultado, mas, em razão da diferença de conhecimento entre a presi-dente Dilma Rousseff e os de-mais pré-candidatos, esse não é o dado mais importante na sua avaliação, segundo ele. “O dado relevante é, e isso é apontado em todas as pesquisas, é que mais de 70% da população quer mudan-ças e mudanças profundas, e estamos caminhando para mostrar aos brasileiros, e aos alagoanos aqui hoje em espe-cial, é que temos as propostas que mostram que somos a mudança segura que o Brasil precisa viver. Mudança com responsabilidade, mudança

com quadros qualificados, e uma mudança que incorpora algo que pra mim, pela mi-nha formação e pelas minhas origens é essencial: Ética na vida pública. Precisamos de um governo que concilie ética com eficiência”, afirmou Aé-cio em entrevista coletiva em Maceió, onde fez uma palestra para empresários a convite da Federação das Indústrias do

Estado de Alagoas (FIEA). SEGUNDO TURNOO crescimento de Aécio Ne-ves fez aumentar a chance de segundo turno. Hoje, a soma das intenções de votos dos pré-candidatos de oposição chega a 38%, um ponto per-centual a mais do que o per-centual de Dilma. Aécio Neves também

diminuiu a diferença em um eventual segundo turno con-tra a presidente Dilma. Em fe-vereiro deste ano, a diferença entre os dois era de 27 pontos percentuais. Agora, caiu para 11. O levantamento do Data-folha foi feito nos dias 7 e 8 de maio, com 2.844 entrevistas, em 174 municípios do país.

CARATINGA - A Rádio Ci-dade acaba de lançar seu novo site. No endereço radiocidade-caratinga.com.br o internauta vai encontrar uma página mui-to mais moderna, interativa e fácil de navegar. Pelo site da Ci-dade FM é possível ouvir a rá-dio em tempo real, ver os locu-tores trabalhando no estúdio, ouvir as músicas mais pedidas na emissora, deixar recados e, ainda, acompanhar todas as notícias de Caratinga e região postadas ao longo do dia pela equipe de jornalismo da 89,1 FM, assim como o JORNAL DA 89. Um dos destaques do site são as promoções. Logo no topo da página é possível esco-lher a promoção desejada e se inscrever rapidamente. Basta

clicar na foto da promoção es-colhida, registrar nome, ende-reço e e-mail. Neste momento, estão valendo as promoções do “Bolão da Copa”, que vai sor-tear R$ 10 mil para o ouvinte que acertar o placar da final da Copa do Mundo; da camisa oficial da Seleção Brasileira e, também, ingressos para o Fes-tival Villa Mix, em Belo Hori-zonte, que terá a participação de vários cantores de renome nacional. Outras promoções podem ser lançadas a qualquer momento. Navegue pelo site da Rádio das Promoções e des-cubra como é fácil e divertido participar da programação da rádio que mais cresce no inte-rior de Minas.

Page 10: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 201410

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU MG –ATOS, EDITAIS E SERVIÇOS.– A Comissão Permanente de Licitação através desta, solicita que a empresa Agora Consultoria Ltda - ME apresente no prazo de 02 (dois) dias uteis, a contar a partir desta publicação, a apre-sentação de Planilhas de Composição de Custos, linha a linha, para que seja assim comprovada a exequibilidade da proposta referente ao Processo Licitatorio Tomada de Preço nº 02/2014.

– Torna público que se fará realizar licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº. 47/2014, “sob a forma de SRP- Sistema de Registro de Preços”, do tipo menor preço, julga-mento por ITEM, cujo objeto é a aquisição futura de materiais de construção, para manutenção de obras diversas. Sessão dia 22/05/2014, às 09hs00min.

– Torna público que se fará realizar licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL nº. 48/2014, “sob a forma de SRP- Sistema de Registro de Preços”, do tipo menor preço, julga-mento por ITEM, cujo objeto é a aquisição futura de peças, acessórios e pneus para manutenção de veículos e máquinas da frota municipal (linhas: Volare, Renault, New Holland e Case). Sessão dia 26/05/2014, às 09hs00min. . Simone Borel Pinheiro Lopes – Presidente da Comissão Permanente de Licitação. Ma-nhuaçu/MG, 09 de maio de 2014.

DECRETO N°.: 569, de 05 de Maio de 2014. “DESIGNA COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO DE BENS MÓVEIS PARA FINS DE LEILÃO PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.” O Prefeito Municipal de Manhuaçu, no exercício das suas atribuições legais e, especialmente, das que lhe são conferi-das pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica Municipal,

RESOLVE: Art. 1° - Nomear os servidores LEONDENIS HERIN-GER BATISTA, CÉLIO MARQUES DO CARMO e GEMER-SON GERALDO BAIA, para, sob a Presidência do primeiro, comporem a Comissão Especial de Avaliação de Bens Móveis Para Fins de Leilão. Parágrafo único - Fica o servidor CÉLIO MARQUES DO CARMO designado para secretariar todos os trabalhos fei-tos por esta Comissão. Art. 2° - Os servidores, ora designados, ficam dispensa-dos de suas atividades normais nos horários de desempenho de atividades dessa Comissão, caso necessário. Art. 3° - Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu, 05 de Maio de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

DECRETO MUNICIPAL N° 572/14 de 05 de Maio de 2014.

DETERMINA O CANCELAMENTO DO ALVARÁ DE LO-CALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO - n.º 1500/2014 EMITI-DO A FAVOR DE RENATO CESAR VON RONDOW - ME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O Prefeito Municipal de Manhuaçu, no uso de suas atribuições legais, especialmente das que lhe são atribuídas no inciso IX do artigo 90, inciso II do artigo 93, ambos da Lei Orgânica Muni-cipal e

Considerando que tendo sido firmado em 09/10/1996 um Contrato de Comodato entre o Município de Manhuaçu e a empresa Renato César Von Randow, inscrita no CNPJ sob o nº 17.120.916/0001-88, a fim de viabilizar, por este, a utilização gra-tuita de um quiosque situada na Praça José de Souza (Calçadão do Coqueiro);

Considerando que o instrumento de Comodato previa uma prazo certo e determinado de 05 (cinco) anos, cujo vencimento deste ocorreu em 10/10/2001, passando, a partir de então, à viger por prazo indeterminado;

Considerando que o Comodato refere-se ao empréstimo de coi-sas não fungíveis, estando regulado pelo Código Civil, em seus artigos 579 ao 585;

Considerando que se tornando por prazo indeterminado, este presumir-se-á pelo prazo necessário ao uso da coisa concedida;

CONSIDERANDO que a Administração pode anular seus pró-prios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, por-que deles não se originam direitos conforme dispõe a Súmula n.º 473 do STF;

CONSIDERANDO que a Administração Pública pode declarar a nulidade de seus próprios atos, conforme dispõe a Súmula n.º 346 do STF;

DECRETA:Art. 1º Fica CANCELADO o Alvará de Localização e Funcio-namento n.º 1500/2014 emitido a favor da empresa Renato Cé-sar Von Randow ME, inscrito no CNPJ nº 17.120.916/0001-88, Avenida Getúlio Vargas, Bairro Coqueiro- Manhuaçu/MG.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu, 05 de Maio de 2014.

NAILTON COTRIM HERINGERPrefeito Municipal

CRISTOVAM LUIZ ROCHASecretário Municipal de Fazenda

DECRETO N°.: 573, de 08 de Maio de 2014.

“Exonera Servidor Municipal ocupante de Cargo em Comis-são”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Es-tado de Minas Gerais, usando das atribuições legais conferidas pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica do Município,

DECRETA: Art. 1° - Fica exonerada a Sra. HILDA SANTOS DA SILVA, cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, com os respectivos vencimentos e vantagens do cargo. Art. 2° - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 08 de Maio de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

DECRETO N°.: 574, de 08 de Maio de 2014.

“Exonera Servidor Municipal ocupante de Cargo em Comis-são”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Es-tado de Minas Gerais, usando das atribuições legais conferidas pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica do Município,

DECRETA: Art. 1° - Fica exonerada a Sra. SILVÂNIA RODRI-GUES DE SOUZA FONSECA, cargo em comissão de livre nomeação e exoneração, com os respectivos vencimentos e van-tagens do cargo. Art. 2° - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 08 de Maio de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

DECRETO N°.: 575, de 09 de Maio de 2014.

“Nomeia Diretor de Escola e dá outras providências”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Es-tado de Minas Gerais, usando das atribuições legais conferidas pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica do Município,

DECRETA: Art. 1° - Fica nomeada a Sra. SILVÂNIA RODRI-GUES DE SOUZA FONSECA para exercer o cargo em comis-são de Diretor de Escola, de acordo com as disposições contidas na Lei Municipal nº 2.418/2004 e alterações introduzidas pela Lei Municipal nº 2.896/2009, com os respectivos vencimentos e vantagens do nível CC-VI. Art. 2° - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 09 de Maio de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

DECRETO N°.: 576, de 09 de Maio de 2014.

“Decreta Ponto Facultativo no Município de Manhuaçu e con-tém outras providências”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, Es-tado de Minas Gerais, usando das atribuições legais conferidas pelo art. 90, inciso IX, da Lei Orgânica do Município, de 29 de março 1990,

DECRETA: Art. 1° - Fica decretado ponto facultativo no dia 20 de Junho de 2014, nas repartições da Administração Pública Muni-cipal direta e indireta. Art. 2° - Determina-se funcionamento normal dos ór-

gãos cujos serviços são considerados essenciais e indispensáveis. Art. 3º - Fica a critério dos secretários e diretores de cada setor da administração estabelecer escalas de plantões. Art. 4º - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Manhuaçu/MG, 09 de Maio de 2014.

Nailton Cotrim HeringerPrefeito Municipal

PORTARIA Nº 99/2014De 09 de Maio de 2014

“Nomeia Fiscais de Obras/Serviços e contém outras providên-cias”.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MANHUAÇU, no uso de suas atribuições, com base no que estabelece o inciso IX, do art. 90, da Lei Orgânica do Município, de 21 de Março de 1990,

RESOLVE:Art. 1º. Nomear servidores para atuarem como Fiscais de Obras/Serviços em:I – TP 01/2014: LUCIANE OTONI DA SILVA;II – Carta Convite 01/2014: FRANCISCO ANTONIO VALLORY NUNES;III – Pregão 13/2014: THIAGO DOS REIS CÉSAR.

Art. 2º. Caberá aos servidores nomeados no artigo anterior à fiscalização da execução das obras/serviços conforme cada pro-cedimento licitatório acima relacionado, enquanto as mesmas persistirem.Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário.

Manhuaçu/MG, 09 de Maio de 2014.

NAILTON COTRIM HERINGERPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUAÇU-MGExtrato de Contrato de Prestação de Serviços nº 54/2014-Pre-gão Presencial nº 11/2013-Contratante:Município de Ma-nhuaçu/MG.Contratada:Terrasa Engenharia Ltda-ME.Objeto:Prestar serviços com “máquina retro escavadeira com tração 4x4 ano igual ou superior a 2.000, com operador-4.645 horas” item nº 02, e, com “máquina retro escavadeira com tração 4x4 ano igual ou superior a 2.000, sem opera-dor-1.910 horas” item nº 05.Prazo:14/03/2014 à 31/12/2014.Valor:R$50,80 (cinqüenta reais e oitenta centavos) por hora trabalhada, totalizando o valor de R$235.966,00 (duzentos e trinta e cinco mil novecentos e sessenta e seis reais) pelo item nº 02, e o valor de R$43,80 (quarenta e três reais e oi-tenta centavos) por hora trabalhada, totalizando o valor de R$83.658,00 (oitenta e três mil seiscentos e cinqüenta e oito reais) pelo item nº 05.Data:14/03/2014.

Page 11: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 2014 11ANÚNcIOS

Page 12: Dg 803 sabado 10 de maio 2014

LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 201412 LESTE DE MINAS - SábADo, 10 DE MAIo DE 201412 zONA DA MATAC M Y K

Empresário manhuaçuense assume subsecretaria de estado do agronegócio

MANHUAÇU - Numa cerimô-nia bastante prestigiada, o em-presário Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) foi empossado como subsecretário do Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A solenidade de posse foi presidida pelo Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Merlo e teve a presença da Secretaria de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social Eduardo Bernis, o ex-se-cretário de agricultura e suplente de Senador Elmiro Nascimento, o diretor superintendente do Sebrae-MG Afonso Maria Rocha, o Superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Eli Siqueira, e o diretor da Fede-ração da Agricultura de Minas Gerais João Roberto Pulitti. A solenidade foi nesta quinta-feira (8/5), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, Toninho Gama contou que es-pera contribuir para a valoriza-ção das cadeias produtivas da agricultura e pecuária. “Ocupo o cargo para servir ao Estado com o mesmo empenho que sempre dediquei ao associativismo volta-do para o desenvolvimento rural, ciente do aumento da responsa-bilidade”, explicou. Toninho Gama, além de presidir a Associação Comer-cial de Manhuaçu, é responsável pela organização e coordenação do Simpósio de Cafeicultura, há 18 anos, considerado o maior evento do agronegócio do café em toda a região das Matas de

Minas. Sobre a nova função, ele conta que ficou muito feliz pelo convite para o cargo feito, durante o Simpósio desse ano, pelo secretário de estado An-dré Merlo e o deputado federal Mário Heringer. “Quero aqui agradecer a todos que vieram para esse importante momento. Tenho ciência da importância dessa função e das necessidades da nossa região, que tem a eco-nomia baseada no agronegócio”, destacou. Ainda durante seu pro-nunciamento, Toninho Gama agradeceu a presença de políti-cos e empresários de Manhuaçu e região. Estiveram presentes o Prefeito Nailton Heringer, o presidente da Câmara Maurício Júnior e os vereadores Hélio Fer-reira, Anizio Gonçalves, Jânio Garcia Mendes e Juarez Elói, o presidente do Sindicato Rural Lino da Costa e Silva, o presiden-te do Sicoob Credilivre Nayme José de Sales, o subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Mi-litar Major Vitor, chefe de gabi-nete do deputado Braulio Braz, Adair Vidal, os vice-presidentes da ACIAM André Farrath e Moi-sés Pêsso, o Secretário de Saúde de Manhuaçu José Rafael, o Ge-rente Regional da Emater-MG Rômulo Matozinhos, o vereador em Belo Horizonte Bruno Miran-da (representando o Deputado Mário Heringer) e o Secretário de Esportes de Belo Horizonte Patrick Drummond, além de vá-rios amigos e lideranças. EXPERIÊNCIA De acordo com o se-cretário da Agricultura, André

Merlo, as principais credenciais de Antônio Carlos para o car-go são os seus vínculos com o agronegócio, principalmente a produção de café. Ele responde há 18 anos pela coordenação do Simpósio Municipal do Café de Manhuaçu, na Zona da Mata, realizado pela Associação Comer-cial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam). O simpósio sempre in-cluiu temas relacionados à busca da qualidade e sustentabilidade para a cafeicultura, como boas técnicas de produção, pesquisa, processamento e comercialização do produto, além da política de preços. Merlo considera que a experiência do novo subsecretá-rio do Agronegócio em relação às atividades rurais deve facilitar sua atuação na Seapa, pois a Subse-cretaria tem grande abrangência. “Os trabalhos da Subsecretaria estão vinculados a programas como o Minas Carne, Minas Lei-te, Minas Mais Seguro, Desenvol-vimento da Cadeia Produtiva do Biodiesel, Aquacultura, Fundo Estadual do Café, Conselho Esta-dual de Política Agrícola (Cepa) e Inteligência Competitiva do Agronegócio”, explica.

PERFIL Bacharel em Direito, com pós-graduação pela Unisul, Antônio Carlos Xavier da Gama tem 50 anos. Foi vereador em três mandatos no município de Ma-nhuaçu e presidente da Câmara por duas vezes. É empresário e foi secretário Municipal de Indústria e Comércio em Manhuaçu nos anos de 1999 e 2000.