deus nos reÚne - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2018/11/caminhada03dezembro... · mento...

4
3 DEUS NOS REÚNE N.º 2589 ANO C – ROXO OU RÓSEO 3.º DOMINGO DO ADVENTO – 16/12/2018 1. ACOLHIDA 2. ACENDIMENTO DA COROA DO ADVENTO: 1065 (CD 6), 1066 (Alguém acende a terceira vela da coroa do Advento com as seguintes palavras: “Bendito sejais, Deus da Libertação, pela luz de Cristo que invade o nosso coração de alegria na preparação para o Natal!”) 3. INTRODUÇÃO Anim.: Animemo-nos! É o próprio Deus que nos impele à alegria. Não a euforia de momento, mas o conjunto de esperança, ação de graças, felicidade e proteção que brota do peito daquele que crê. O Senhor está próximo! Jesus vem! Com grande júbilo, iniciemos nossa celebração cantando. 4. CANTO DE ABERTURA: 99 (CD 15) e 97 (CD 15) 5. SAUDAÇÃO INICIAL Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dir.: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja com todos vocês. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo! 6. ATO PENITENCIAL Dir.: Muitas vezes deixamos a tristeza, o de- sânimo, a inveja e tantos outros sentimentos ruins tomarem conta do nosso coração e das nossas ações, impedindo-nos de amar e de viver as verdades do Evangelho. Por isso, queremos pedir perdão. (momento de silêncio) Dir.: Tende compaixão de nós, Senhor! Todos: Porque somos pecadores. Dir.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia. Todos: E dai-nos a vossa salvação. Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Todos: Amém. Dir.: Senhor, tende piedade de nós! Todos: Senhor, tende piedade de nós! Dir.: Cristo, tende piedade de nós! Todos: Cristo, tende piedade de nós! Dir.: Senhor, tende piedade de nós! Todos: Senhor, tende piedade de nós! 7. ORAÇÃO Oremos (pausa): Ó Deus de bondade, olhai o vosso povo que espera com fé o santo Natal, para celebrar, com alegria, a vinda do Sal- vador. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. 8. PRIMEIRA LEITURA: Sf 3,14-18a DEUS NOS FALA

Upload: others

Post on 29-Aug-2019

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Caminhada03DEZEMBRO... · mento do Menino Jesus que não tardará a acontecer. • Motivar o momento da partilha

3DEUS NOS REÚNE

N.º 2589 – ANO C – ROXO OU RÓSEO3.º DOMINGO DO ADVENTO – 16/12/2018

1. ACOLHIDA

2. ACENDIMENTO DA COROA DO ADVENTO: 1065 (CD 6), 1066

(Alguém acende a terceira vela da coroa do Advento com as seguintes palavras: “Bendito sejais, Deus da Libertação, pela luz de Cristo que invade o nosso coração de alegria na preparação para o Natal!”)

3. INTRODUÇÃO

Anim.: Animemo-nos! É o próprio Deus que nos impele à alegria. Não a euforia de momento, mas o conjunto de esperança, ação de graças, felicidade e proteção que brota do peito daquele que crê. O Senhor está próximo! Jesus vem!Com grande júbilo, iniciemos nossa celebração cantando.

4. CANTO DE ABERTURA: 99 (CD 15) e 97 (CD 15)

5. SAUDAÇÃO INICIAL

Dir.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Dir.: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja com todos vocês.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

6. ATO PENITENCIAL

Dir.: Muitas vezes deixamos a tristeza, o de-sânimo, a inveja e tantos outros sentimentos ruins tomarem conta do nosso coração e das nossas ações, impedindo-nos de amar e de viver as verdades do Evangelho. Por isso, queremos pedir perdão. (momento de silêncio)

Dir.: Tende compaixão de nós, Senhor!

Todos: Porque somos pecadores.

Dir.: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.

Todos: E dai-nos a vossa salvação.

Dir.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

Todos: Amém.

Dir.: Senhor, tende piedade de nós!

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

Dir.: Cristo, tende piedade de nós!

Todos: Cristo, tende piedade de nós!

Dir.: Senhor, tende piedade de nós!

Todos: Senhor, tende piedade de nós!

7. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Ó Deus de bondade, olhai o vosso povo que espera com fé o santo Natal, para celebrar, com alegria, a vinda do Sal-vador. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

8. PRIMEIRA LEITURA: Sf 3,14-18a

DEUS NOS FALA

Page 2: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Caminhada03DEZEMBRO... · mento do Menino Jesus que não tardará a acontecer. • Motivar o momento da partilha

02

DEUS FAZ COMUNHÃO

9. SALMO RESPONSORIAL: Is 12,2-3.4bcd. 5-6 (R/6)Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.Com alegria bebereis do manancial da salvação,e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.Louvai cantando ao nosso Deus, que fez pro-dígios e portentos,publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

10. SEGUNDA LEITURA: Fl 4,4-7

11. CANTO DE ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia!O Espírito do Senhor sobre mim fez sua un-ção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação!

12. EVANGELHO: Lc 3,10-18

13. PARTILHA DA PALAVRA

14. PROFISSÃO DE FÉ

15. PRECES DA COMUNIDADE

Dir.: A liturgia da Palavra nos ensina: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças”. É nessa certeza que elevaremos ao Pai as nossas preces, suplicando todos juntos:

Pai da Esperança, ouvi-nos!Senhor Deus, continuai a fazer da Igreja lugar e caminho de fé, de liberdade e de amor fraterno. Nós vos pedimos.Senhor Deus, Vós que vindes até nós, impulsio-nai os ministros ordenados e leigos a caminhar em direção dos irmãos que mais sofrem com as mazelas da humanidade. Nós vos pedimos.

Senhor Deus, derramai bênçãos de saúde e sabedoria sobre o nosso arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela, que, no próximo dia 21, comemorará 50 anos de ordenação presbiteral. Nós vos pedimos.

Senhor Deus, animai as famílias a viver a alegria do amor fraterno, encorajai o perdão e a recon-ciliação e ampliai o diálogo. Nós vos pedimos.Senhor Deus, sustentai, em nossas comunida-des, o desejo de semear esperança, alimentar os famintos de pão e de fé e arrancai de nosso meio o que não nos ajuda a edificar a Igreja. Nós vos pedimos.

Dir.: Senhor Deus, as preces que apresenta-mos, fazemos em nome de vosso Filho, Jesus Cristo, na certeza de que tudo ouvis e tudo podeis. Amém.

16. PARTILHA DOS DONS: 420 e 421 (CD 6)

Dir.: João Batista já pregava no deserto a par-tilha dos dons recebidos pelo Pai. Que a nossa doação ultrapasse os dons materiais recebidos e sejam reflexo do nosso ser em todos os dias vividos. Dividamos o pão, o sorriso e a oração. Cantemos.

RITO DA COMUNHÃO

17. PAI-NOSSO

Dir.: “Venha a nós o vosso reino”... Na certeza de que, como filhos amados, somos ouvidos pelo Pai, rezemos confiantes: Pai nosso...

18. SAUDAÇÃO DA PAZ: 782 (CD 5), 786 (CD 12)

Dir.: A paz é dom daqueles que acolhem o Messias em seus corações, pois ele é o Prín-cipe da Paz. Saudemo-nos com o sinal de paz!

(Após o abraço da paz, em silêncio, o Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão dirige-se à capela onde a Reserva Eucarística está cuida-dosamente depositada no sacrário. Abre a porta do sacrário, faz uma genuflexão como sinal de adoração. Com reverência pega a âmbula que contém a Sagrada Reserva Eucarística, leva-a até o altar, de onde parte para a distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis. Terminada a distribuição, leva a Sagrada Reserva até o sacrário.)

19. COMUNHÃO: 573 (CD 15), 576

Page 3: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Caminhada03DEZEMBRO... · mento do Menino Jesus que não tardará a acontecer. • Motivar o momento da partilha

DEUS NOS ENVIA

03

25. LEITURAS DA SEMANA

2.ª-feira: Gn 49,2.8-10, Sl 71 (72), 1-2..3-4ab.7-8.17 (R/. cf. 7),

Mt 1,1-173.ª-feira: Jr 23,5-8, Sl 71 (72),1-2.12-

13.18-19 (R/. cf. 7), Mt 1,18-244.ª-feira: Jz 13,2-7.24-25a, Sl 70 (71),

3-4a.5-6ab.16-17 (R/. cf. 8a), Lc 1,5-25

5.ª-feira: Is 7,10-14, Sl 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R/. cf. 7c. 10b), Lc 1,26-38

6.ª-feira: Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a, Sl 32 (33),2-3.11-12.20-21 (R/.1a e 3a), Lc 1,39-45

Sábado: 1Sm 1,24-28, Cânt.: 1Sm 2,1. 4-5. 6-7. 8abcd (R/. 1a),

Lc 1,46-56

20. RITO DE LOUVOR: 815 e 816 (CD 18)

Dir.: O Pão do Céu é o alimento que nos anima na caminhada que todos nós devemos fazer: a caminhada dos que esperam a realização das promessas, a concretização da nossa fé. Alimentados do Pão da vida, louvemos a Deus cantando.

(O dirigente motiva a comunidade a expressar os seus louvores e, depois, canta-se um salmo ou canto bíblico.)

21. ORAÇÃO

Oremos (pausa): Senhor nosso Deus, que a força da Palavra nos inspire a viver exultante de alegria na espera do Santo Natal. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

22. NOTÍCIAS E AVISOS

23. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

Dir.: Que nesta semana possamos experimentar a certeza de que o Deus conosco – Emanuel vem e trilhará conosco o caminho da salvação dos povos. Peçamos a bênção:

Dir.: Que o Deus onipotente e misericordioso nos ilumine com o advento de seu filho, em cuja vinda cremos e cuja volta esperamos, e derrame sobre nós as suas bênçãos.

Todos: Amém.

Dir.: Que durante esta vida ele nos torne fir-mes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade.

Todos: Amém.

Dir.: Alegremo-nos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejamos recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua gloria.

Todos: Amém.

Dir.: Abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

ORIENTAÇÕES

• Este domingo é chamado de Gaudete, palavra com que começa a antífona da Missa em latim, “Gaudete in Domino sem-per: iterum dico, gaudete”: “Alegrai-vos sempre no Senhor; repito: alegrai-vos”.• Pode-se ornar a comunidade com flores dando um tom de alegria do nasci-mento do Menino Jesus que não tardará a acontecer.• Motivar o momento da partilha em que nossa oferta se destinará à campanha de evangelização deste ano. Pode-se fazer a Oração da Campanha da Evangelização concluindo as preces ou antes da partilha dos dons.• Incentivar a participação nesta liturgia dos grupos de novena de Natal e de famílias visitadas em anos anteriores.• Neste link você encontra as letras dos cantos do Livro Cantai ao Senhor: www.paroquiasaosebastiao.org.br/site/livro--cantai/livro-cantai-2018/

Todos: Amém.

Dir.: Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.

Todos: Graças a Deus!

24. CANTO DE ENVIO: 673 (CD 6), 674

Page 4: DEUS NOS REÚNE - aves.org.braves.org.br/wp-content/uploads/2018/11/Caminhada03DEZEMBRO... · mento do Menino Jesus que não tardará a acontecer. • Motivar o momento da partilha

EDITORA: Departamento Pastoral da Arquidiocese de VitóriaRua Abílio dos Santos, 47 - Cx. Postal 107 - Tel.: (27) 3223-6711 / 3025-6296 - Cep. 29015-620 - Vitória - ES

E-mail: [email protected] - www.aves.org.brProjeto gráfico e editoração: Comunicação Impressa - Telefones: (27) 3319-9062 - 3229-0299

Impressão: ABBA Gráfica e Editora - Telefax: (27) 3229-4927 - Vila Velha - ES

Campanha para a EvangElização auxilia a igrEja no CumprimEnto da sua missão E torna mais vigoroso o sEu tEstEmunho

Inspirada no exemplo da Igreja da Ale-manha, que realiza duas campanhas anuais, a Igreja no Brasil criou a Campanha para a Evangelização no tempo do advento, após ser aprovada pela 35.ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1997. Na assembleia seguinte, a 36.ª, a ideia saiu do papel e foi realizada pela primeira vez no advento de 1998. Despertar os discípulos e as discípulas missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil está entre os principais enfoques da Campanha deste ano, que acontece em sintonia com a Exor-tação Apostólica do papa Francisco: Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, com o lema “Evangelizar partindo de Cristo”. Sua abertura será realizada na Festa do Cristo Rei e Dia dos Cristãos Leigos e Leigas, encerramento do Ano Litúrgico, no dia 25 de novembro. A conclusão acontece no terceiro domingo do Advento, dia 16 de dezembro, quando deve ser realizada, em todas as co-munidades católicas, a Coleta para a Ação Evangelizadora no Brasil, que pretende apoiar as inúmeras iniciativas da Igreja no Brasil no serviço da evangelização, da dinamização das pastorais, na luta pela justiça social, nas ex-periências missionárias das Igrejas irmãs e na missão ad gentes. “Desejamos uma boa Campanha para Evangelização com as bênçãos de Deus e a proteção de Maria, mãe e seguidora de Jesus de Nazaré”, afirma a Comissão Episcopal da Campanha para Evangelização.

PARTILHA O gesto concreto de colaboração na Coleta da Campanha para a Evangelização será parti-lhado, solidariamente, entre as arquidioceses,

dioceses e prelazias, que receberão 45% dos recursos; os 18 regionais da CNBB que terão 20% e o Secretariado-geral da CNBB que contará com 35% das contribuições. “A Igreja no Brasil, mais uma vez, faz um forte apelo para que nossas comunidades locais se motivem na comunhão e na participação para que, por meio dessa partilha, muitas iniciativas de evangelização sejam fortalecidas”, afirma a Comissão Episcopal da Campanha para Evan-gelização.

MATERIAIS Os materiais da Campanha para a Evan-gelização estão disponíveis para download no site da Editora da CNBB. Foi preparado o texto motivacional, o cartaz e a oração da CE.

ORAÇÃO DA CE Deus, nosso Pai, quereis a salvação de todos os povos da Terra. Nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém. Nós vos pedimos que nossos projetos evangelizadores sirvam para nossa santificação e da sociedade inteira que, assim, será justa, fraterna e solidária. Nós vos pedimos que, em nossas co-munidades e em toda a Igreja no Brasil, cresça o sentimento de partilha e que, por meio da coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Fonte: www.cnbb.org.br/campanha-para-a-evangelizacao-auxilia-a-igreja-no-

cumprimento-da-sua-missao-e-torna-mais--vigoroso-o-seu-testemunho/