destaque - arge · (catalisador em circulação no fcc) tem como objetivo reduzir a formação de...

15
Destaque Terminal de Leixões regista recorde de movimentação anual E melhor eficiência nas operações dos Postos A, B e C O Terminal de Petroleiros de Leixões ultrapassou, no passado dia 22, o recorde de movimento de carga/descarga de navios anual. Com as operações paralelas de descarga de componentes para gasolinas do navio tanque Korsaro e com a descarga de crude Arabian Medium do Minerva Nounou foram atingidos 8 milhões e 116 mil toneladas, ultrapassando o registo de 2008 (de 8 milhões e 26 mil toneladas). Curiosa a coincidência de tal registo se concretizar numa operação do Korsaro, por ser um dos navios que regularmente navegam entre Sines e Leixões constituindo a frota do pipeline marítimo. Registe-se, ainda, que a descarga, na monoboia, de crude para a fábrica de óleos da refinaria ocorreu nas condições rigorosas de inverno habituais (cuja descarga teria sido impossível no Posto A), perante um cenário de baixa de stock na refinaria (FOB), com restrição do limite de operações em daylight de inverno (em que à hora limite ainda não estavam reunidas todas as condições de mar) e com apenas uma janela de 24 horas de condições mínimas expectáveis para os próximos dias, conseguiu-se a totalidade da descarga, evitando sobre-estadias na ordem das dezenas de milhares de euros. Neste contexto de exigente resposta às necessidades de cargas/descargas em Leixões, o Terminal acumula ainda a melhor eficiência da sua existência nas operações dos Postos A,B e C, com um rendimento anual de 350Ton/H (indicador que inclui todas as operações entre a atracação e alargada do navio), que se compara com os 254Ton/H de 2012 (antes da entrada em operação do pipeline marítimo). Este aumento de rendimento deve-se essencialmente ao trabalho de toda a equipa desta instalação, que assumiu como seus os objetivos de minimização dos tempos de preparação, operação (diminuindo tempos de interrupção e aumentando operações de simultaneidade) e largada (com documentação final e manobras ainda mais otimizadas). O esforço colocado na melhoria da eficiência com o máximo do movimento registado garante que, caso o rendimento se mantivesse inalterável, seriam necessárias mais 4.100 horas para concluir as operações de carga e descarga de 2015, representando por isso uma diminuição de ocupação dos postos em mais de 30%. Esta desocupação tem óbvio impacto na redução dos tempos de espera para atracar e respetivas sobre-estadias. Para o registo máximo de movimentos, contribuiu decisivamente a descarga de crudes, já com 4.404 mil ton movimentadas a partir de 39 navios, também ultrapassando máximos de 2008 (4 milhões e 59 mil toneladas). 1 24-12-2015 N.º 187

Upload: lamxuyen

Post on 14-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

Destaque

Terminal de Leixões regista recorde de movimentação anual

E melhor eficiência nas operações dos Postos A, B e C

O Terminal de Petroleiros de Leixões ultrapassou, nopassado dia 22, o recorde de movimento decarga/descarga de navios anual. Com as operaçõesparalelas de descarga de componentes para gasolinasdo navio tanque Korsaro e com a descarga de crudeArabian Medium do Minerva Nounou foram atingidos 8milhões e 116 mil toneladas, ultrapassando o registo de2008 (de 8 milhões e 26 mil toneladas).

Curiosa a coincidência de tal registo se concretizarnuma operação do Korsaro, por ser um dos navios que

regularmente navegam entre Sines e Leixões constituindo a frota do pipeline marítimo.

Registe-se, ainda, que a descarga, na monoboia, de crude para a fábrica de óleos da refinariaocorreu nas condições rigorosas de inverno habituais (cuja descarga teria sido impossível no Posto A),perante um cenário de baixa de stock na refinaria (FOB), com restrição do limite de operações emdaylight de inverno (em que à hora limite ainda não estavam reunidas todas as condições de mar) ecom apenas uma janela de 24 horas de condições mínimas expectáveis para os próximos dias,conseguiu-se a totalidade da descarga, evitando sobre-estadias na ordem das dezenas de milhares deeuros.

Neste contexto de exigente resposta às necessidades de cargas/descargas em Leixões, o Terminalacumula ainda a melhor eficiência da sua existência nas operações dos Postos A,B e C, com umrendimento anual de 350Ton/H (indicador que inclui todas as operações entre a atracação e alargadado navio), que se compara com os 254Ton/H de 2012 (antes da entrada em operação do pipelinemarítimo).

Este aumento de rendimento deve-se essencialmente ao trabalho de toda a equipa desta instalação,que assumiu como seus os objetivos de minimização dos tempos de preparação, operação(diminuindo tempos de interrupção e aumentando operações de simultaneidade) e largada (comdocumentação final e manobras ainda mais otimizadas).

O esforço colocado na melhoria da eficiência com o máximo do movimento registado garante que,caso o rendimento se mantivesse inalterável, seriam necessárias mais 4.100 horas para concluir asoperações de carga e descarga de 2015, representando por isso uma diminuição de ocupação dospostos em mais de 30%. Esta desocupação tem óbvio impacto na redução dos tempos de espera paraatracar e respetivas sobre-estadias.

Para o registo máximo de movimentos, contribuiu decisivamente a descarga de crudes, já com 4.404mil ton movimentadas a partir de 39 navios, também ultrapassando máximos de 2008 (4 milhões e59 mil toneladas).

1

24-12-2015N.º 187

Page 2: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

O Terminal Oceânico Galp-Leça atinge também o seu máximo rendimento de sempre, com 3.530Ton/H (que inclui todo o tempo de ligações das mangueiras flutuantes, descarga efetiva, fluxo finalcom água do mar do sistema, inspeção final dos tanques/quantidades, desligar das mangueiras eamarração ao TOGL). Em véspera de completar dez anos de operação e de ser levada à doca paramanutenção, demonstra-se assim a fiabilidade da operação desta instalação offshore, consideradaunanimemente como única pelas condições das correntes do Atlântico Norte a que resiste.

24/12/2015

2

24-12-2015N.º 187

Page 3: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

InstitucionalCOP21 chega a acordo para combater o aquecimento global

Conheça o impacto para o sector Oil&Gas

A Conferência das Nações Unidas sobre AlteraçõesClimáticas – COP21 decorreu de 30 de novembro a 12de dezembro, em Paris, tendo como objetivo alcançarum acordo legalmente vinculativo e universal sobre oclima, entre todas as nações do mundo.

Após duas semanas de negociações, as 195 nações presentes na Cimeira do Clima chegaram a umconsenso, tendo sido aprovado o novo Acordo Internacional que, num esforço coletivo, irá tentarcombater o aquecimento global.

Os principais pontos do acordo e as conclusões preliminares sobre o impacto no setor Oil&Gas estãoresumidos aqui, e o Acordo de Paris pode ser consultado na íntegra no site das Nações Unidas.

Pode ainda consultar aqui as principais mensagens e atividades da última semana da 21ª sessãoanual da Conferência das Partes das Nações Unidas (UNFCCC).

24/12/2015

Alunos do EngIQ apresentam projetos integrados

Momento marca o final da sexta edição do programa

3

24-12-2015N.º 187

Page 4: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

No passado dia 21 de dezembro realizou-se a sessão deapresentação dos projetos integrados dos alunos quefrequentaram a sexta edição do EngIQ, momento que marcou ofinal de mais uma edição deste programa.

Esta fase do EngIQ consistiu no desenvolvimento de seisprojetos, propostos por grupos de 2 a 3 formandos, relacionadoscom a sua atividade profissional e com os conteúdos lecionadosdurante os três trimestres do curso.

Os projetos desenvolvidos foram os seguintes:

Determinação do ponto de congelação de parafinas. Definição do método e modelo. Utilizaçãode um equipamento semiautomático para determinação do ponto de congelação de parafinas;

Recuperação de NH3 de uma corrente gasosa;

Orçamentação de paragens de manutenção industrial em refinarias;

Turbinas a vapor da refinaria de Sines: análise de manutenção e fiabilidade;

Metodologia TPM – Total Produtive Maitenance;

Estudo técnico-económico de soluções de melhoria de desempenho da fábrica de óleos base elubrificantes da refinaria de Matosinhos.

A sessão decorreu por videoconferência, ligando as refinarias de Sines e de Matosinhos e asinstalações da Galp Energia em Lisboa, e contou com a participação do administrador executivo,Carlos Silva, do diretor da refinaria de Sines, Martinho Correia, do diretor da refinaria de Matosinhos,José Fonseca Fernandes, e o diretor da FEUP, Fernando Martins.

A Academia Galp Energia felicita todos os alunos que concluíram a sexta edição do EngIQ.

24/12/2015

4

24-12-2015N.º 187

Page 5: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

5

24-12-2015N.º 187

Page 6: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

Internacional GMI partilha resultados e iniciativa estratégicas

Reunião anual contou com a presença de "chairman" da Galp Energia

Os resultados financeiros de 2015 e as iniciativasestratégicas para o próximo ano da Galp MarketingInternacional (GMI) fora apresentados a 22 dedezembro na reunião anual da área que contou com apresença do chairman da Galp Energia, AméricoAmorim, do administrador executivo, Tiago CâmaraPestana, e de toda a direção da GMI em Portugal, bemcomo os diretores gerais das operações nos váriospaíses em que o grupo tem investimento direto.

A GMI tem vindo a ganhar uma importância crescentedentro do grupo Galp Energia, sendo hoje um dosvetores de crescimento da Empresa no setor de

downstream oil. Atualmente, a GMI está estruturada para a gestão eficiente e rentável do negócio decombustíveis líquidos, gás, lubrificantes e betumes nos mercados fora da Península Ibérica, não sóatravés das empresas participadas que operam nas várias geografias do continente africano, mastambém através da exportação direta de produtos.

No final de 2015, estima-se que o free cash flow da direção seja de 22 milhões de euros, um valorbastante superior face ao anterior, em que a GMI tinha registado um valor negativo de 4 milhões deeuros.

Desta forma, a GMI tem presente a ambição de continuar a crescer não só no volume de negócios ena rentabilidade dos capitais investidos onde está presente, mas também na expansão das suasoperações de downstream em África. O plano de crescimento da GMI nas geografias atuais e emnovas geografias está a ser desenvolvido no âmbito da iniciativa Make The Strategy Happen e seráapresentado no início do ano à Comissão Executiva da Galp Energia.

24/12/2015

6

24-12-2015N.º 187

Page 7: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

EspanhaLa red de Distribuidores de Galp Energia España se reúne bajo el lemaSomos Uno

Tiago Câmara Pestana, Nuno Moreira da Cruz y José Oliva entregaron los premiosExcellence

El 11 de Diciembre, Galp Energia España organizó en Lisboasu tradicional reunión anual de Distribuidores deLubricantes, que se celebró en las Torres de Lisboa bajo ellema Somos Uno, haciendo referencia a “Una Marca (Galp),Un Equipo y Una Red”. Durante la misma, y de la mano delResponsable de Lubricantes de Galp Energia España,Antonio Castillo; y la Responsable de Distribuidores, EstherPertegaz; se hizo balance de 2015 como un buen año.

Siguió la jornada de trabajo con una exposición sobre la visión y estrategia de la Empresa para 2016en el mercado español, explicando y desarrollando la política comercial para el canal de distribuidoresdurante los próximos meses.

Como punto final, la reunión concluyó con la entrega de los premios Excellence a la Red deDistribuidores 2015, de la mano de Tiago Cámara Pestana, Administrador de Galp Energia; NunoMoreira da Cruz, Country Manager de Galp Energia en España; y José Oliva, Director de Empresas yLubricantes.

7

24-12-2015N.º 187

Page 8: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

Dado el nuevo rumbo del negocio de lubricantes en España está 100% enfocado a la marca Galp, lareunión en la ciudad de Lisboa, corazón de nuestra compañía, fue el mejor emplazamiento pararecibir a la extensa red de Distribuidores de productos Galp en España. Además del equipo deLubricantes de España, el evento contó con el apoyo de los compañeros del negocio de Portugal.

24/12/2015

8

24-12-2015N.º 187

Page 9: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

R&D – Refinação Refinaria de Sines implementa metodologia RCM

Políticas visam tornar as instalações numa referência em Disponibilidade e Eficiência Energética

A primeira sessão de RCM (Reliability-centered Maintenance)da refinaria de Sines teve lugar no passado dia 15. Esta foia primeira sessão das cinco já agendadas, que terão seguimento noinício de 2016, e que visam implementar a metodologia nas áreaspiloto escolhidas pela sua criticidade para o complexo: a Cogeração eCentral de Utilidades.

A refinaria de Sines tem vindo a implementar políticas com vista a ser uma referência emDisponibilidade e Eficiência Energética. A implementação do RCM é um desses pilares que suportaráem grande parte o vetor disponibilidade pela melhoria dos índices de fiabilidade da instalação.

A implementação da metodologia RCM contará com a participação ativa do professor Luís AndradeFerreira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, como facilitador e seguirá asorientações definidas pelas normas internacionais SAE JA1011/2 e IEC 60300.

Da aplicação desta metodologia aos ativos físicos da refinaria de Sines, resultará a decomposição dosmesmos nos seus modos de falha que serão ordenados pela sua criticidade, de acordo com a NPG-06,acrescido da componente económica associada à perda de função por indisponibilidade doequipamento e impacto no processo produtivo.

24/12/2015

Sines inicia aplicação de tecnologia de passivação de metais com antimónio

Tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator

O FCC da refinaria de Sines iniciou a injeção de antimónio no dia 15 de dezembro.A tecnologia de passivação de metais com antimónio no catalisador de equilíbrio(catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação dehidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes doissubprodutos será possível aumentar a incorporação de resíduo atmosférico nacarga da unidade, em substituição de gasóleo de vácuo.

A maximização do resíduo atmosférico alimentado ao FCC tem várias vantagens:

9

24-12-2015N.º 187

Page 10: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

É uma carga com um custo inferior ao do gasóleo de vácuo;

A incorporação de resíduo atmosférico aumenta a disponibilidade de gasóleo de vácuo paracarga ao Hydrocracker

24/12/2015

R&D – Comercial Novo posto na Lousã

Inaugurado na semana passada

A Galp Energia inaugurou, na passada quarta feira na Lousã, maisum posto cuja exploração é da responsabilidade do cessionárioAníbal Antunes Bandeira, Lda..

Com a integração deste posto de abastecimento na rede Galp, aquota de mercado que a Galp detém neste concelho teve umincremento estimado de 16 pontos percentuais, passando de 31%para 47%.

O novo posto dispõe de uma oferta múltipla de combustíveis,incluindo GPL Auto, assim como uma loja de apoio com venda de

lubrificantes, produtos auto e GPL garrafas. Disponibiliza também uma área de cafetaria/snack bar,estação de serviço e jet-wash, no horário compreendido entre 07h00 e as 22h00.

Dispõe ainda de todas as parcerias promocionais e programas de fidelização em vigor, com aaceitação de cartões Continente, Galp Frota Corporate e Business.

10

24-12-2015N.º 187

Page 11: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

A Galp Energia continua empenhada na melhoria constante dos seus serviços e produtos e nocompromisso com a satisfação dos clientes.

24/12/2015

Meios de Pagamento do Retalho vence concurso público

Para fornecimento de combustíveis da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo

A área de Meios de Pagamento do Retalho e a Comunidade Intermunicipalda Lezíria do Tejo (CIMLT) celebraram um contrato de fornecimento, portrês anos, que prevê o fornecimento de 2.565.000 litros de gasóleo,gasolina e GPL, através de cartão Galp Frota.

Estão agora a decorrer os respetivos processos de ajustes diretos comcada um dos municípios e entidades envolvidas, nomeadamente com osmunicípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo,Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Santarém e ainda com a empresaÁguas do Ribatejo S.A. e a própria Comunidade Intermunicipal, por forma

a que os fornecimentos se iniciem a 1 de janeiro de 2016.

A missão da Central de Compras Eletrónicas da CIMLT é, por um lado, promover maior eficácia,eficiência, transparência e reduzir os custos de aquisição para as autarquias e, por outro, alinhar apolítica destas com a política global das compras públicas, atuando em plena articulação com o órgãoresponsável pela centralização das compras a nível nacional, a ESPAP (Entidade de ServiçosPartilhados da Administração Pública).

24/12/2015

11

24-12-2015N.º 187

Page 12: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

Ação de captação de novas adesões à faturação eletrónica

Através do Centro de Relacionamento com o Cliente

A área de Meios de Pagamento realizou uma ação de outboud,através do Centro de Relacionamento com o Cliente (CRC), paraa captação de novas adesões de clientes à faturação eletrónica.A ação incidiu numa base de dados de 2.290 clientes e consistiuna realização de contactos, salientando as vantagens reais deutilização desta plataforma no acesso à consulta da suafaturação.

A campanha foi um verdadeiro êxito e o retorno muito significativo, registando cerca de 50% de taxade concretização de adesão. Associada à ação de outboud estava uma dinâmica de atribuição deincentivos, que relacionava o prémio a atribuir, com a taxa de sucesso de angariação.

Os prémios foram entregues por Jorge Antunes, responsável pelo negócio de Meios de Pagamento,aos dois recursos do CRC que garantiram o sucesso desta campanha de adesão à faturaçãoeletrónica.

Adicionalmente, para destacar o excelente desempenho do serviço de Meios de Pagamento foramentregues mais dois prémios a um supervisor e a uma gestora operacional deste serviço.

24/12/2015

Instituições sociais recebem aquecedores Galp

No âmbito de uma ação de solidariedade desenvolvida pela área GPL Equipamentos

A área de GPL Equipamentos desenvolveu recentemente ações de solidariedade que consistiram na oferta de aquecedores Galp a três instituições sociais, onde colaboradores internos colaboram como voluntários.

12

24-12-2015N.º 187

Page 13: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

Neste âmbito, o Centro Paroquial de Cacilhas recebeu um aquecedor infravermelho e uma carga degás; a Associação de Apoio Social de Sobral de Monte Agraço recebeu um hotspot e uma carga degás; e a Associação Terra dos Sonhos recebeu três hotspots e três cargas de gás.

Com estas ações a Galp Energia vai permitir um maior conforto nesta quadra natalícia a todos os utentes destas instituições.

24/12/2015

13

24-12-2015N.º 187

Page 14: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

Oferta de bolos rei a famílias carenciadas

Ação de solidariedade promovida por áreas de serviço do Norte

As áreas de serviço de Leça da Palmeira, Rechousa e UniversidadeCatólica promoveram uma ação de sensibilização junto dos seusclientes de forma a contribuírem com a oferta de um bolo rei afamílias carenciadas, apoiadas pelas conferências Vicentinas deMatosinhos e pela APPACD - Associação Portuguesa de Pais e Amigosdo Cidadão Deficiente Mental, de Vila Nova de Gaia.

Sob o lema “Ajude-nos a ajudar!”, o empenho de todos os funcionários e a generosidade dos clientespermitiu um gesto de natal àqueles que mais precisam através da oferta destes bolos festivos.

24/12/2015

COOTRANSCER renova contrato de fornecimento de combustível

Prevê-se o fornecimento de 6.000.000 litros de combustível para os próximos cinco anos

A Cooperativa de Transportes da Região Centro – COOTRANSCER -continua a ter a Galp Energia como parceiro e fornecedor da suafrota de transportes de mercadorias. Finalizado com sucesso operíodo de negociação, a Galp Energia, via negócio Transportes e

Revenda, renovou com este cliente um total de 6.000.000 litros a serem fornecidos num período decinco anos.

14

24-12-2015N.º 187

Page 15: Destaque - Arge · (catalisador em circulação no FCC) tem como objetivo reduzir a formação de hidrogénio e coque no reator. Com a diminuição do rendimento nestes dois subprodutos

A Galp Energia tem apostado com sucesso nesta relação, onde a cooperação não se limita ao simplesfornecimento de produto, mas também ao desenvolvimento de uma parceria com a totalidade dosassociados da cooperativa.

24/12/2015

15

24-12-2015N.º 187