desportivamente 14

16
PUB ATLETA DO CENTRO DE KARATÉ SHOTOKAN DE ODIVELAS CAMPEÃ EUROPEIA DE KATA Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2011 // N.º 14 www.jornal.novaodivelas.pt/desporto Director: Henrique Ribeiro Coordenação: David Braga GOALBALL DO CAC VENCE TORNEIO EM SINTRA CONSILCAR TEAM NAS 24 HORAS TT DE FRONTEIRA PUB Suplemento do jornal Nova Odivelas 417 II série Ano XII GALA DO DESPORTO DA PONTINHA CLUBES DO CONCELHO BEM COLOCADOS NO CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTSAL A HOMENAGEM AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO DESPORTIVO

Upload: henrique-ribeiro

Post on 13-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Suplemento semanal do Novao Odivelas

TRANSCRIPT

Page 1: Desportivamente 14

PUB

●●●●●●●

●●

●●●●●

●●●

●●

●●●●●●●●

ATLETA DO CENTRO DE KARATÉ SHOTOKAN

DE ODIVELAS CAMPEÃ EUROPEIA DE KATA

Sexta-feira,02 deDezembro de 2011 // N.º14

wwwwww..jjoorrnnaall..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt//ddeessppoorrttooDirector: Henrique RibeiroCoordenação: David Braga

GOALBALL DO

CAC VENCE

TORNEIO EM

SINTRA

CONSILCAR TEAM

NAS 24 HORAS TT

DE FRONTEIRA

PUB

Suplemento do jornal Nova Odivelas Nº 417 II série Ano XII

GALA DO DESPORTODA PONTINHA

CLUBES DO CONCELHO BEM COLOCADOS NO CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTSAL

A HOMENAGEM AOMOVIMENTO ASSOCIATIVO

DESPORTIVO

Page 2: Desportivamente 14

2 NovaOdivelas 02 Dezembro 2011

ACTUALIDADE

Gala do Desporto da Pontinha 2011ASSOCIATIVISMO

uma cerimónia bem apresentada dinâmica e sem tempos mortos aGala do Desporto da Pontinha homenageou atletas, técnicos e diri-gentes representantes de todas as colectividades da freguesia com

duas selecções de homenageados: os indicados pelos próprios clubes e co-lectividades nas respectivas categorias e os atribuídos pela própria autarquiapor selecção do vereador do Desporto. Há a acrescentar o prémio Mérito Des-portivo que premia quem mais se destacou (individual ou colectivamente) naúltima época desportiva.

«Aqueles que não ganham em vez de inveja deverão sentir orgulho noscolegas»Nas intervenções proferidas na Gala, Vítor Pereira, vogal com o pelouro doDesporto na junta de freguesia foi o primeiro a usar da palavra começandopor agradecer a presença de todos referindo-se depois ao merecimento depremiar aqueles que se destacam nos seus clubes que servirão de exemploaos outros. «Aqueles que não ganham em vez de inveja deverão sentir orgulhonos colegas», acrescentou ainda. Para Vítor Pereira a falta de reconhecimentoa todos aqueles que trabalham, na sua grande maioria sem qualquer remu-neração é desmotivador e por isso a evitar. Enquanto vogal com a área do Des-porto, prometeu continuar a apoiar, tanto quanto possível, todo o tecidoassociativo desportivo alertando no entanto que a tão badalada crise vai ob-rigar a ajustes orçamentais que serão reflectidos nas verbas que estarão dis-poníveis para as colectividades pontinhenses. O autarca não perde aesperança no futuro e incentiva todos a continuar o esforço em prol do Des-porto acreditando que na próxima edição da Gala haverá motivos para pre-miar mais atletas.

Realizou-se na passada sexta-feira 25 de Novembro no salão da Junta de Freguesia daPontinha integrada nas Comemorações do XXVII Aniversário da Freguesia, a Gala doDesporto, evento esse que se realiza anualmente e tem como objectivo homenagear todosos atletas, técnicos e dirigentes que, quer individual quer colectivamente, se destacaramna época desportiva transacta.

«É fulcral que hajam pessoas que se dediquem a esta área paraque os jovens da freguesia possam praticar desporto e não en-trem por outras vias»Por sua vez, José Guerreiro, presidente da junta de freguesia iniciou a sua inter-venção afirmando que «É com enorme alegria e prazer que estou aqui nesta Gala queem boa hora a junta de freguesia instituiu em 1998». Dar visibilidade aos clubes, atle-tas e dirigentes que no dia-a-dia em desfavor das suas famílias dedicam muito doseu tempo em prol dos seus clubes é para José Guerreiro também um objectivodesta Gala. «É fulcral que hajam pessoas que se dediquem a esta área para que os jo-vens da freguesia possam praticar desporto e não entrem por outras vias», referiu oautarca que acrescentou que tudo foi feito para que não se notasse a crise e res-salvou que espera um 2012 ainda mais difícil mas com o esforço e imaginação detodos os clubes acredita que a Pontinha vai continuar a praticar desporto. As suasúltimas palavras foram para os pais dos atletas que fazem um esforço para os acom-panhar nos campos e pavilhões agradecendo o que fazem também pelo Desportona Pontinha.

Foto

graf

ias:

Dav

id B

raga

David [email protected]

N

Page 3: Desportivamente 14

02 Dezembro 2011 3NovaOdivelas

ASSOCIATIVISMO

«Esta Gala possibilita o encontro de todos aqueles que vivem ofenómeno desportivo»

A culminar as intervenções falou perante o super-lotado Salão da Junta deFreguesia da Pontinha, Hugo Martins, vereador do desporto da Câmara Mu-nicipal de Odivelas. As suas primeiras palavras foram para elogiar os momen-tos proporcionados por uma classe de ginástica com jovens de todas as idadesque com um sorriso nos lábios demonstraram de como se deve praticar o des-porto. Hugo Martins considerou esta Gala como um dos momentos altos doseu ano porque, segundo o próprio possibilita o encontro de todos aquelesque vivem o fenómeno desportivo. A falta de pessoas que se disponibilizempara fomentar o desporto foi um outro dos temas abordados pelo vereadorque felicitou o trabalho realizado por estes. Os vários apoios prestados pela Câ-mara municipal que chegaram aos 100.000 euros só para os clubes da Ponti-nha, para além da colocação do relvado sintético do CER Tenente Valdez, nosúltimos dois anos foram alguns do tópicos enumerados por Hugo Martins quegarantiu que a câmara vai continuar a ajudar os clubes nas áreas dos trans-portes, cedência de instalações, apoio técnico e logístico mas que a necessi-dade de racionalização dos recursos vai levar à suspensão de outros apoiosdeixando assim perceber que a medida 1 do PAADO vai deixar de ser atribuí-das aos clubes que se candidataram já neste ano. A finalizar deixou a garantiade que a requalificação do complexo desportivo da União Desportiva SantaMaria vai ser uma realidade a médio prazo bem com a instalação de equipa-mentos geriáticos mais conhecidos por bio-saudaveis no bairro Casal do Rato.

OS MEDALHADOS

Clube Atlético e Cultural da Pontinha

Atleta do ano: Rúben Portinha«Um jovem considerado um dosmelhores atletas do campeonatoNacional de Goalball pela ANDE-VIS, destacando-se pela sua capa-cidade defensiva e organizativa,nunca perdendo de vista uma boaoportunidade de marcar golo».

Técnico do Ano:Bruno Fonseca«Actualmente é coordenador doDepartamento de Futebol Juvenil etreinador da equipa de iniciados,que presentemente disputa o Cam-peonato Nacional da sua categoria.Na época passada conduziu aequipa de iniciados B a uma subidade divisão. Técnico humilde, dinâ-mico e muito trabalhador».

Dirigente do Ano: José Galindro«É alguém que iniciou a sua car-reira desportiva em 1970, no antigoCultura Assistência e Convívio,clube que deu origem em 1974 aoactual CAC, tendo desenvolvido oseu percurso em prol do desporto eem concreto no CAC. Actualmentedesempenha o cargo de presidentedo conselho fiscal deste clube».

Prémio de Mérito DesportivoFutebol: Equipa de Iniciados B -2010/2011 de futebol que Subiu à1ª Divisão Distrital de Lisboa (A.F.L.).Atletas - Tiago Santos, Cláudio Men-des, Sebastião Brás, Pedro Amaral,David Botelho, Gonçalo Rodrigues,Diogo Pimentel, Nuno Rodrigues,António Oliveira, António Antunes,Rodolfo Mendes, Gonçalo Poupa,Gonçalo Salvador, Alexandre Fer-reira, João Gil, Ricardo Amaral,Vasco Lobo, Ivan Pina.Equipa técnica: Treinador principal: Prof. Bruno Fonseca; Treinadores adjuntos: RafaelGodinho e João Soares; Delegada: Marta Fonseca; Técnico de equipamentos: CarlosRodrigues.

Futebol: Equipa de iniciados A -2010/2011 de futebol do CAC quesubiu ao Campeonato Nacional(A.F.L.). Atletas: Miguel Quinteiro,Pedro António, Tiago Lopes, Ber-nardo Duarte, Miguel Duarte, Ri-cardo Marques, Diogo Alves, PedroMendes, Cláudio Duarte, DavidSilva, Tomás Diogo, Jorge Nabais,Tomás Castro, André Costa, JoséMartins, Frederico Mendes, LuísVieira, Luís Eloi, Joaquim Lourenço,

Wilson Rosa, Miguel Sobral, Gonçalo Seabra. Equipa técnica: Treinador principal: Prof. AndréPrates; Treinador adjunto: João Ferreira; Delegado: Carlos Duarte; Enfermeiro: Quinteiro,Técnico de equipamentos: Carlos Rodrigues.

ACTUALIDADE

Page 4: Desportivamente 14

02 Dezembro 20114 NovaOdivelas

MODALIDADESASSOCIATIVISMO

Goalball: Equipa A- 2010/2011

Vice campeã Nacional e finalistavencida da Taça de Portugal.Atletas: Rúben Portinha (capi-tão), André Silva, Carlos Afonso,Hugo Cavaco, Hadiley Sacra-mento, Miguel Mota e SofiaSantos. Equipa técnica: Treinadorprincipal- Eduardo Balola; Trei-nadora adjunta- Marcia Ferreira.

Grupo Recreativo Presa/Casal do Rato

Atleta do ano:Vando Moreno«Como atleta do ano, temos um jo-gador da equipa de juniores deFutsal, jovem humilde, responsá-vel, amigo do seu amigo procurademonstrar aos mais novos aforma como se deve estar, sentir erepresentar o clube».

Técnico do Ano: Nuno Antunes«Treinador do escalão de junio-res, apesar da sua juventude, temvindo a efectuar um excelentetrabalho junto dos seus jogado-res, tanto ao nível de resultados,como no trabalho disciplinarde saber estar em grupo e emsociedade».

Dirigente do Ano: Alcino Paulo«Distingue-se um homem que seencontra há já vários anos ao ser-viço desta colectividade, quernos órgãos sociais, quer comoresponsável pela organização emanutenção das aulas de gru-pos, neste momento é presi-dente do conselho fiscal.

MFJB Associação de Desporto e cultura

Atleta do Ano:Raquel Moura«Uma ginasta dedicada ao clube,tendo conquistado vários títulos,destacando-se pelo título deCampeã Distrital 2011».

Técnica do Ano:Maria Félix«Fundadora do clube, actual-mente dedica-se à coordenaçãoda competição e ao treino de atle-tas de ginástica, tendo obtidodiversos títulos».

Dirigente do Ano: João Batista«Distingue-se pela divulgação dobom nome do Clube por diversoslocais do país e pela boa gestãocomo Presidente da Direcção».

Centro Escolar Republicano Tenente Valdez,

Atleta do ano: Guilherme André«É um jovem de grande carácter,educado, trabalhador, pela suapostura tem demonstrado aoscolegas a forma como deve estar,sentir e gostar do clube querepresentam. Por este carácter eforma de ser e estar, destacou-seentre os demais atletas doTenente Valdez».

Técnico do Ano:Luís Andrade«Ex-jogador internacional, pelasua experiência, competência ededicação, fez um excelente traba-lho levando a equipa a subir dedivisão».

Prémio de mérito desportivo: Equipa de iniciados 2010/2011que representando as cores doclube subiu à 1ª divisão distritalde Lisboa da AFL. Atletas: JoãoNascimento, André Soares, HugoCruz, André Pinheiro, MiguelSilva, José Boleo, GuilhermeAndré, Carlos Barroso, João Cas-tanheira, Hélder Almeida, TiagoLuzes, Pedro Ramos. Equipa Téc-nica: Treinador Principal, Luís

Andrade, Treinador-adjunto, Nelson Andrade, Delegado, Miguel Boleo.

Page 5: Desportivamente 14

02 Dezembro 2011 5NovaOdivelas

ASSOCIATIVISMO

MODALIDADES

Prémios da Freguesia da Pontinha

Atleta do Ano:Vando Moreno

«O Atleta do Ano da Freguesia, éum jovem que está ligado aoclube desde a época 2005/2006.Jogador da equipa de juniores defutsal, de grande carácter, edu-cado, trabalhador. Pela sua pos-tura, tem demonstrado aos maisnovos a forma como devem estar,sentir e gostar do clube que repre-sentam. Por este carácter e formade ser e estar, destacou-se entre os demais atletas do Grupo Recreativo e Cultural PresaCasal do Rato».

Técnico do ano: Bruno Fonseca«O técnico do Ano da Freguesia,destacou-se pelo trabalho árduodesenvolvido na coordenação doFutebol Juvenil do CAC».

Dirigente do Ano: Rui Teixeira«Homem dedicado à causa comum,que com perseverança e dedicaçãoque o caracteriza, tornou possível aobra ansiada, o relvado sintético nocampo de futebol. Incentivou e mo-tivou crianças e jovens, que fazemparte das cerca de 400 atletas quedignificam o centenário Centro Es-colar Republicano Tenente Valdez».

Mérito Desportivo 2011: Joaquina Flores«Atleta que este ano conquistouem representação de Portugal: 3medalhas de prata, no Campeo-nato Europeu de atletismo depista coberta para veteranos, rea-lizado na Bélgica e 3 medalhas deouro no Campeonato do mundode Veteranos realizado na Califór-nia. Como não podia deixar de serestamos a falar da nossa querida

amiga que tanto orgulho tem dado à nossa freguesia Joaquina Flores».

> Karaté da MFJB.> Ginástica de Competição da MFJB.

> Sala cheia para homenagear o desporto.> Movimento FIIT - Casal do rato.

Page 6: Desportivamente 14

DIVULGAÇÃO

PUB

6 02 Dezembro 2011NovaOdivelas

Page 7: Desportivamente 14

MODALIDADES

formação da ProlamaCompetição iniciou aparticipação nas 24

Horas TT Vila de Fronteira, comum desempenho de alto nível.Com Rui Sousa ao volante, aD-Max registou o tempo de10m52s para cumprir os 16 qui-lómetros do traçado, regis-tando o 4º melhor tempo entraas equipas portuguesas, corres-pondendo ao 15º lugar da clas-sificação geral. A equipadedicou o dia a encontrar umbom compromisso para acorrida, depois de assegurar umlugar na 5ª fila da grelha departida.No final Rui Sousa referia; «…Fizuma boa volta, apenas sentialgumas dificuldades no finalpara ultrapassar um concorrente.O carro está muito bom para estetipo de traçado, e espero alcan-çar um resultado final de grande

nível…» concluiu depois deregistar o facto de estar naprova a Convite da Consilcar,tomando o lugar de Edgar Con-denso que está impossibilitadode participar na prova.Nuno Silva e Alexandre Franco,dedicaram o seu treino aconhecer a pista e o comporta-mento da Isuzu, declarando nofinal; “…Correu melhor do queesperava. O carro está impecávele já começo a memorizar algunspontos do circuito, o que vai sermuito importante para ama-nhã…» rematou Nuno Silva,enquanto Alexandre Francoreferia; «…andei com todo o cui-dado, mas deu para ver o desafio

AUTOMOBILISMO - 24 HORAS TT FRONTEIRA

Isuzu D-Max da Consilcar em destaqueA

702 Dezembro 2011 NovaOdivelas

que temos pela frente vai ser deenorme responsabilidade. Cadavolta é diferente da anterior, eespero contribuir para um resul-tado final ao nível do que estaEquipa merece…»Nuno Tordo, não teve oportuni-dade de sair para a pista, masregistou com agrado o bom tra-balho dos colegas de equipa;«…cheguei mais tarde, mas otrabalho realizado pelos meuscolegas foi excelente. Estamosnum bom lugar para a partida, eamanhã vamos gerir a corridacom a estratégia adequada...»concluiu.

Foto

graf

ia: P

rola

ma

Page 8: Desportivamente 14

MODALIDADES

8 02 Dezembro 2011NovaOdivelas

esses que mais uma vez sedeveram a perda de bolasdevido a algumas precipita-ções na altura do passe. O Giná-sio de Odivelas foi para ointervalo a perder por 08-09.Na segunda parte mantendo aboa postura defensiva, apenascom algumas falhas nas trocas,foi no ataque onde as atletasodivelenses encontraram maio-res dificuldades desperdiçandobastantes oportunidades degolo, inclusive 4 livres de 7metros que poderiam dar outrorumo ao jogo. A falta de con-centração no final da partidaditou a derrota por 14-16O treinador das juvenis femini-nas do GCO dá os parabéns aoCD Mafra, pois, segundo o pró-prio, foi um justo vencedor.

Campeonato Nacional da 2ªDivisão, Fase Final Juvenis Masculinos - 3ª JornadaNAAL Passos Manuel - 31 XGCO -15

Num jogo onde o resultado finalfoi bastante desnivelado o trei-nador dos juvenis masculinos

ampeonato Nacional –Juvenis Femininos -7ª Jornada

GCO 14 X CD Mafra 16

Segundo a crónica do Mister,publicada no blogue do clubededicado ao Andebol, a equipade juvenis femininos do Ginásiode Odivelas defrontava o CDMafra um adversário a principioao alcance das odivelenses quebeneficiavam do factor casa.As atletas visitadas entraram nojogo de forma bastante positiva,aproveitando ao máximo asoportunidades que iam criandono ataque e notando-se clara-mente uma excelente atitude evontade de alcançar o quepoderia ser a primeira vitóriada época. Viu-se uma claraevolução em termos defensi-vos, principalmente no capítuloda recuperação defensiva ondeo GCO conseguiu anular amaior parte dos contra-ataquesdas adversárias, contra-ataques

trariar o maior poderio adversá-rio e por isso não foi de estra-nhar o resultado final de 31-15.A finalizar a sua crónica o misterdo GCO apela à união de todo ogrupo confiando que com o tra-balho empenhado de todos osresultados acabarão por surgir.

Campeonato Nacional da 2ªDivisão, Fase Final – IniciadosMasculinosBelenenses “B” 32 X GCO 25

Na crónica publicada no Bloguedo Andebol do Ginásio de Odi-velas o treinador de iniciados re-fere que a sua equipa estavaesperançada em conseguir aprimeira vitória nesta fase. Ojogo começou de forma equili-brada com as duas equipas amostrarem bons lances de an-debol. Beneficiando de algumasfalhas técnicas da equipa doGCO o Belenenses conseguiu al-guma vantagem chegando avencer ao intervalo.A segunda parte do encontrotrouxe dois factores que dese-quilibraram o jogo. Primeiro aincapacidade dos jogadoresodivelenses reagirem às adver-

ANDEBOL

sidades naturais do jogo.O segundo factor deve-se àdupla de arbitragem assinalarinfracção à regra dos apoios aomesmo jogador mais de 10vezes durante a partida. Curio-samente esta muito jovemdupla de árbitros estagiáriosconseguiu ver neste jogo o quemais nenhuma outra dupla viunos 200 jogos de andebol queeste jovem jogador já fez na suacarreira e que não fez maisneste jogo o que fez em todosos outros.Alheia a esta situação, aprovei-tou bem a equipa do Belenen-ses que trabalhando bemconstruiu o resultado de 32-25acabando por ganhar bem ojogo.

Agenda para este fim-de-semana

Infantis - Campeonato Nacional - 5ª Jornada Domingo, 4 de Dezembro às11h00 Esc. Secundária Nº 2 PortelaIniciados - CampeonatoNacional da 2ª Divisão Fase Final - 4ª Jornada GCO X CamõesDomingo, 4 de Dezembro às17h30 Pavilhão Municipal de Odivelas

Juvenis Femininos -Campeonato Nacional -7ª Jornada GCO X GDR Quinta NovaDomingo, 4 de Dezembroàs 15h30 Pavilhão Municipal de Odivelas

Juvenis Masculinos - Campeo-nato Nacional da 2ª Divisão Fase Final - 5ª JornadaGM 1º Dezembro X GCODomingo, 4 de Dezembro às15h00 Pavilhão Noronha Feio (Queijas)

do Ginásio de Odivelas refereque a equipa defrontou umadversário forte com elevadaexperiência competitiva tendono contra-ataque e ataquerápido alguns dos seus pontosfortes. Apesar disso os primeiros20 minutos de jogo foram equi-librados com o GCO a dar a lutapossível diante de um adversá-rio com outros argumentos. Apartir daí o Passos Manuelcomeçou a impor o seu jogoprincipalmente por intermédiodas defesas sucessivas do seuguarda-redes que começou aparar quase todos os rematesque foram à sua baliza, factoresse que começou a desmorali-zar os jogadores da equipa dacasa.Ao intervalo o resultado mar-cava 11-6.Na parte complementar o GCOcontinuou a ter dificuldades noseu jogo sobretudo no capítuloda finalização com as falhas téc-nicas a começaram a avolumar-se exemplo disso são os 16passes errados que a equipa fez.Psicologicamente os atletas doGinásio de Odivelas foram-seabaixo não conseguindo con-

Foto

graf

ia: B

logu

e do

GC

O

C

Jogos do Ginásio Clube de OdivelasEste fim-de-semana as equipas doGinásio Clube de Odivelas, queentraram em competição, saíramderrotadas nos respectivos jogosque disputaram.

Page 9: Desportivamente 14

02 Dezembro 2011 9NovaOdivelas

MODALIDADES

Local – sede da Junta deFreguesia.A Caminhada Autóctone passoupor artérias da freguesia ondeexistem algumas espécies deárvores autóctones, nomeada-mente: Rua Alfredo Roque

Odivelas celebrou Dia da Floresta Autóctoneara comemorar o Dia daFloresta Autóctone, aJunta de Freguesia de

Odivelas promoveu uma cami-nhada no passado dia 26 deNovembro, com ponto deencontro na Alameda do Poder

P

CAMINHADA

Gameiro, Rua Armando CarlosFerreira, Rua Aquilino Ribeiro,Av. Prof. Dr. Augusto AbreuLopes, terminando na PracetaJoão Vilaret com a plantação deOlea europaea – Oliveiras.A floresta autóctone consiste

numa extensão de terreno plan-tada com árvores originárias doterritório onde habitam. Trata-se de plantas mais adaptadas àscondições de solo e clima doterritório de onde são originá-rias, pelo que são mais resisten-tes a pragas e doenças eimportantes para o habitat dafauna local.Estas espécies estão inseridasno meio urbano como orna-mentais nos nossos espaçosverdes.A iniciativa contou com um guiade campo para fazer a explana-ção das espécies, o Eng.º MiguelCanas, das Zonas Verdes daJF Odivelas.Marcaram presença na iniciativao Presidente da Junta, VítorMachado e o Vogal doAmbiente, Pedro Roberto queacompanharam esta cami-nhada que culminou com aplantação de Oliveiras. GC/JFO

Foto

graf

ias:

JFO

Page 10: Desportivamente 14

02 Dezembro 201110 NovaOdivelasDIVULGAÇÃO

Page 11: Desportivamente 14

1128 Outubro 2011 NovaOdivelas

PLINGRAFIA

Os bons desportistas constroem-se de pequeninos

PUB

Page 12: Desportivamente 14

02 Dezembro 201112 NovaOdivelasDIVULGAÇÃO

Page 13: Desportivamente 14

1328 Outubro 2011 NovaOdivelas

MODALIDADES

não conseguiu manter a vanta-gem que detinha ao intervaloacabando por empatar a umabola diante do Azambuja. Finalmente o Grupo DesportivoQuinta do Pinheiro deslocou-seao recinto do Bairro de São Joãoalcançando a vitória por 3-6.

Campeonato distrital da 2ª Divisão de juniores

actual líder do cam-peonato organizadopela Associação de Fute-

bol de Lisboa, Clube Recreativoe Cultural Presa/Casal do Ratofoi até ao Lumiar empatar a 4-4 com o Académico de Ciências,beneficiando da derrota do Co-légio Maristas de Lisboa conse-guindo assim manter a posiçãocimeira na tabela classificativa. Por sua vez o Grupo Desportivodos Bons Dias recebeu e venceuno Pavilhão da Escola Secundá-ria da Ramada o Centro Popularde Cultura e Desporto por 2-1. O ACO na condição de visitado

FUTSAL

Segue-se a tabela classificativa

Na próxima jornada (7ª) haveráum dérbi local envolvendo asequipas do Quinta do Pinheiroe o Atlético Clube de Odivelas.O Presa/Casal do Rato recebe no

sábado dia 3 de Dezembropelas 17h00 no Pavilhão Muni-cipal Susana Barroso a sua con-génere do Vilafranquense. Porfim o Bons Dias desloca-se atéBenfica para defrontar os atletasdo Colégio Maristas de Lisboa.

David [email protected]

Ao fim de 6 jornadas eis quesurgem os primeiros empatesda competição e curiosa-mente nos jogos em que equi-pas do concelho de Odivelasestiveram envolvidas.

Jogos do Jardim

da Amoreiras equipas de futsal doClub Desporto Jardim daAmoreira tiveram dispu-

tas em várias frentes durante ofim-de-semana passado.Os traquinas participaram no1º encontro de futsal desteescalão organizado pelo CRCPresa/Casal do Rato, no PavilhãoMunicipal Susana Barroso. Noprimeiro jogo a equipa da fre-guesia da Ramada empatoucom a Associação de Moradoresde Santo dos Cavaleiros(AMSAC) a 3-3. Na segunda par-tida o Jardim da Amoreira levoude vencida o Futsal de Oeiraspor 4-3.Quanto ao escalão de benja-mins a equipa orientada porJoão Marçal venceu no dérbilocal o GD Bons Dias por uns es-clarecedores 8-2.Finalmente os infantis na deslo-cação que fizeram até à Portelapara defrontar a equipa localperderam por 1-0 num encon-tro muito disputado. FONTE: Face-book Jardim da Amoreira

FUTSAL

Foto

graf

ia: C

KSO

JúniorEquipas3º Lugar Juniores KumiteFeminino2º Lugar seniores Kata Segundo o responsável dacomitiva, Sensei João Cardida«Os Karatecas do CKSO que inte-graram a Selecção tiveram umaexcelente prestação e apesar degrande parte deles participarempela primeira vez, conseguirampassar várias eliminatórias»Fizeram parte da Selecção osKaratecas do CKSO Hugo Soa-res, Diogo Santos, André Nunes,Joana Borges e Marta Costa.

KARATE

Ana Cruz, do CKSO é Campeã Europeia equipa de karatecas doCentro de Karate Shoto-kan de Odivelas que

participou no passado fim-de-semana nos Europeus de KarateShotokan que se realizaram emBielska Biala na Polónia, tiveramuma boa prestação, tendo AnaCruz conquistado o título deCampeã Europeia na categoriade cadetes, em Kata.Os restantes resultados doCKSO foram os seguintes:Individuais:Luís Emanuel, 2º lugar KumiteCadete masculinoDiogo Neves, 3º Lugar Kumite

A Atlético Clube de Odivelasrecebeu, em jogo a contarpara a 10ª jornada do

campeonato distrital da 1ª divisãono escalão de juvenis da Associa-ção de Futebol de Lisboa, a forteequipa do Sporting num encon-tro disputado no Pavilhão da Es-cola Secundária PedroAlexandrino na Póvoa de SantoAdrião.Começou melhor a equipa dacasa que ao anular o forte jogoleonino inaugurou o marcador napassagem do minuto 8. A equipaverde e branca reagiu e aprovei-tando uma perda de bola a meiocampo do ACO restabelece aigualdade. Os odivelenses volta-ram a adiantar-se aos 17 minutosde jogo mas mesmo em cima dointervalo o Sporting volta a em-patar a partida.A parte complementartrouxe a equipa de Alva-lade mais dominadora,com uma defesa alta epressionanante e com oACO a ressentir-se clara-mente da ausência de solu-ções no banco. No entantoa equipa de Odivelas aindaconseguiu responder ao

FUTSAL

ACO perde diante do Sporting

O

GOALBALL

CAC venceu torneioem Sintraadversário até aos 4-4. A partir daí

foi notório o predomínio do Spor-ting que nos últimos minutosmarcaram por mais quatro vezesfixando o resultado final em 4-8.A arbitragem de Cláudio Correia,foi manchada pela não expulsãoaos 18 minutos da segunda partedo guarda-redes sportinguistapor ter cometido falta fora da suaárea sobre um jogador da equipada casa que se isolava para abaliza adversaria.Com esta derrota o ACO manteveos 12 pontos na tabela classifica-tiva ocupando o 9º lugar.Na jornada 11 a equipa doAtlético Clube de Odivelas viajaaté Carcavelos para defrontar asua congénere do CRC Quintados Lombos num jogo marcadopara o próximo domingo com ini-cio pelas 15h00.

principal equipa de Goal-ball do Clube Atlético eCultural da Pontinha ven-

ceu o Primeiro Torneio da Asso-ciação Olhar Activo de Sintra,que decorreu no passadosábado na Escola Gama Barros,no Cacém. Para além da equipa principaldo CAC o torneio contou com aparticipação das equipas daOlhar Activo, da ACAPO DL, eainda uma segunda equipa doCAC que ocupou a vaga dei-xada pela equipa dos UCAS,que desistiu. Paralelamente a este torneio, aassociação organizadora e oCAC realizaram um jogo femi-nino entre as suas duas equipasque foi vencido pelo CAC por16 a 6. Resultados: CAC A 13 X CAC B 10; CAC A 11X Olhar Activo 1; CAC B 10 XAcapo DL 12; CAC A 11 X AcapoDL 1; CAC B 11 X Olhar Activo 1.

AFo

togr

afia

: Arq

uivo

/ Dav

id B

raga

A

O

Page 14: Desportivamente 14

02 Dezembro 201114 NovaOdivelasPUB

PUB

Page 15: Desportivamente 14

02 Dezembro 2011 15NovaOdivelas

CARTÃO VERMELHOViva o Desporto!

[email protected]

Englobada nas comemora-ções do XXVII aniversário daFreguesia da Pontinha aGala do Desporto é omomento em que os autar-cas locais premeiam aque-les que mais se destacaramnos seus clubes no ano queestá prestes a acabar. Masmais do que prémios, a Galado Desporto reconhece eagradece o trabalho daque-les que diariamente zelampelos seus clubes e prestamum serviço comunitário quecontinua a ser um caso àparte no chamado volunta-riado. Muitos esquecem-sedo tempo que cada um dosdirigentes dedica a umacausa tão nobre quantooutra qualquer e que pro-porciona a possibilidade atantos jovens de praticardesporto e consequente-

mente a ter uma vida maissã!A Gala do Desporto da Pon-tinha tem outra particulari-dade. Os prémios quedistribui são da responsabi-lidade dos próprios clubes.Cabe a estes indicar os pre-miados da noite. Assimcada associação desportivada Pontinha elege de entreos seus atletas, dirigentes etécnicos aqueles que maisse destacaram durante oano corrente. Certamente que nenhumdos premiados tem comoprioridade a conquista dotroféu da Gala do Desportoda Pontinha mas não ficaráindiferente à homenagemde que é alvo por indicaçãodo seu próprio clube.Pode alguém dizer que nãoé por este acto meramente

simbólico que a Junta apoiao desporto. Mas apoia! Darvisibilidade às actividadesque os clubes oferecem,divulgá-las perante a comu-nicação social e acima detudo juntar todo o movi-mento associativo da fre-guesia num evento cujadespesa é diminuta e feitana sua totalidade com aprata da casa é um forteapoio e acrescente-se, umincentivo para todos aque-les que estão envolvidosneste meio e que tantasvezes são esquecidos.Foi bom ter visto o salãoda Junta de Freguesiada Pontinha cheio de atle-tas, técnicos e dirigentes,mas também familiaresdos praticantes desporti-vos homenageados. A salafoi pequena e muitos tive-

ram de ficar de pé a assistira uma cerimónia que nãoteve tempos mortos eque foi ainda abrilhantadapor várias demonstraçõesdesde dança a artes mar-ciais feitas pelas colectivi-dades locais.Como diria o outro «Foibonito pá!» Fez-se um tri-buto ao Desporto, falou-sede Desporto, respirou-seDesporto. Agradeceu-se aoDesporto, daquele maispuro e sincero, do Desportoamador que vive da dedica-ção e do esforço de muitose não apenas de resultados. A culminar a Gala do Des-porto um dos pontos altosda cerimónia: A entrega doPrémio Mérito Desportivoda Freguesia da Pontinha aJoaquina Flores, uma jovemcorredora de 71 anos que

continua a trazer para Odi-velas e Portugal títulosmundiais. Um exemplo paratodos e que não ficou indi-ferente aos um pouco maisjovens atletas presentesque a brindaram de pé comuma longa salva de palmas.Afinal os putos desta terranão são nada rascas esabem dar o valor a quem otem!Parabéns à Pontinha, para-béns às suas colectividadesa todos os seus represen-tantes. Parabéns sobretudoao Desporto amador!

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro [[email protected]] TLM: 962 646 230DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || PUBLICIDADE: Coisas.info, concessionária de publicidade. Av. da Liberdade, 11 - Presa - 1675 023 Pontinha - Telefone: 216 022 318 - Email: [email protected]

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. da Liberdade, 13 Presa - 1675 - 023 Pontinha TLF: 216 022 318 FAX: 216 022 318 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Coisas.info, concessionária de publicidade. Av. da Liberdade, 11 - Presa- 1675 023 Pontinha || DESIGNER: Soraia LopesDESPORTIVAMENTE - Suplemento Semanal do Nova OdivelasCOORDENAÇÃO: David Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL N.º: 105904/9 || Interdita a reprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira res-ponsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

Foto

graf

ia: D

avid

Bra

ga

David Braga

Page 16: Desportivamente 14

16 02 Dezembro 2011NovaOdivelasPUB