desdobramento de um tema : ocupação das escolas

3
Desdobramento de um tema: ocupação das escolas “Mais de 100 escolas no Estado de São Paulo estão ocupadas pelos alunos, insatisfeitos com os planos do governo de fechar 94 unidades de ensino”. O tema em questão “ocupação das escolas” está relacionado a diversas vertentes, de modo que muitos questionam a maneira pela qual o governador Geraldo Alckmin tomou a decisão. Para tratar desse tema, há o uso de diferentes atos de comunicação, que visam abranger a discussão sobre as ocupações. Como um gênero de reportagem, o texto apresenta o emprego do discurso direto e do indireto, visto que esses mesclam-se para melhor construir significados no texto. Exemplo disso é a entrevista com os estudantes que esclarecem as dúvidas apresentadas e, ao mesmo tempo, expõem suas convicções, as finalidades dos protestos. http://meexplica.com/2015/10/entenda-o-fechamento-de- escolas-em-sao-paulo/ A entrevista, vinculada à reportagem, tem como propósito a obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões, por meio de uma coleta de declarações tomadas por jornalistas para a divulgação através dos meios de comunicação. Analisando essa abordagem, percebemos que há constante uso de imagens para mostrar a atual condição dos estudantes que se encontram nas ruas, fechando vias de acessos à cidade. Essas imagens ilustram frases de efeito, também presentes nos atos dos manifestantes.

Upload: unipletras

Post on 17-Jan-2017

197 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Desdobramento de um tema : ocupação das escolas

Desdobramento de um tema: ocupação das escolas “Mais de 100 escolas no Estado de São Paulo estão ocupadas pelos alunos, insatisfeitos com os planos do governo de fechar 94 unidades de ensino”.

O tema em questão “ocupação das escolas” está relacionado a diversas vertentes, de modo que muitos questionam a maneira pela qual o governador Geraldo Alckmin tomou a decisão. Para tratar desse tema, há o uso de diferentes atos de comunicação, que visam abranger a discussão sobre as ocupações.

Como um gênero de reportagem, o texto apresenta o emprego do discurso direto e do indireto, visto que esses mesclam-se para melhor construir significados no texto. Exemplo disso é a entrevista com os estudantes que esclarecem as dúvidas apresentadas e, ao mesmo tempo, expõem suas convicções, as finalidades dos protestos.

http://meexplica.com/2015/10/entenda-o-fechamento-de-escolas-em-sao-paulo/

A entrevista, vinculada à reportagem, tem como propósito a obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões, por meio de uma coleta de declarações tomadas por jornalistas para a divulgação através dos meios de comunicação.

Analisando essa abordagem, percebemos que há constante uso de imagens para mostrar a atual condição dos estudantes que se encontram nas ruas, fechando vias de acessos à cidade. Essas imagens ilustram frases de efeito, também presentes nos atos dos manifestantes.

Imagem retirada do site www.cartaeducacao.com.br/

Page 2: Desdobramento de um tema : ocupação das escolas

A mobilização para as ocupações das escolas ganhou força com as redes sociais. Por meio da página do Facebook “Ocupa Caic”’, alunos do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAIC) conseguiram multiplicar o movimento, mobilizando alunos de, pelo menos, dez escolas.

As redes sociais são compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relação, que compartilham valores e objetivos em comum. Mas o apelo, tantos nas redes sociais, quanto nas outras vias de comunicação, é apenas um: a melhoria na qualidade do ensino de São Paulo.

Portanto, observando diferentes atos de comunicação, nota-se o uso de gêneros (reportagem, entrevista, entre outros) como esclarecimentos do tema proposto. Conclui-se que, para um tema, é possível fazer vários desdobramentos, tratando-os com perspectivas diferentes e levando em conta sua finalidade.

Fontes:

http://meexplica.com/2015/10/entenda-o-fechamento-de-escolas-em-sao-paulo/

http://explica.tumblr.com/post/133936969322/entenda-a-ocupa%C3%A7%C3%A3o-das-escolas-estaduais-em-sp

http://www.cartaeducacao.com.br/entrevistas/estudantes-ainda-estao-famintos-diz-secundarista-de-escola-tecnica-em-sao-paulo/