descrição dos componentes de um ar condicionado

15
Ar condicionado sextafeira 23 de Dezembro de 2011 por calimero0000 Descrição dos componentes do ar condicionado Compressor Condensador Depósito/desumidificador Acumulador/desumidificador Válvula de expansão Tubo de orifício fixo Tubo de orifício variável Evaporador Ligações de assistência Interruptores de pressão do refrigerante Sensor da pressão do refrigerante Interruptores de temperatura e sensores de temperatura Módulos electrónicos de controlo Compressor Função O compressor é uma bomba mecânica que comprime o refrigerante e o faz circular no sistema de ar condicionado. Funcionamento O compressor recebe vapor de refrigerante a baixa pressão e debita vapor de refrigerante a alta pressão. Durante a compressão, a temperatura do vapor de refrigerante aumenta consideravelmente. O compressor só pode comprimir vapor, dado que líquido causaria a sua destruição. Normalmente o compressor é accionado por uma correia directamente a partir da cambota ou

Upload: saraiva8

Post on 17-Jan-2016

221 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

w

TRANSCRIPT

Page 1: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Ar condicionadosexta­feira 23 de Dezembro de 2011 por calimero0000

Descrição dos componentes do arcondicionado

Compressor

Condensador

Depósito/desumidificador

Acumulador/desumidificador

Válvula de expansão

Tubo de orifício fixo

Tubo de orifício variável

Evaporador

Ligações de assistência

Interruptores de pressão do refrigerante

Sensor da pressão do refrigerante

Interruptores de temperatura e sensores de temperatura

Módulos electrónicos de controlo

Compressor

Função

O compressor é uma bomba mecânica que comprime o refrigerante e o faz circular no sistemade ar condicionado.

Funcionamento

O compressor recebe vapor de refrigerante a baixa pressão e debita vapor de refrigerante a altapressão.Durante a compressão, a temperatura do vapor de refrigerante aumenta consideravelmente. Ocompressor só pode comprimir vapor, dado que líquido causaria a sua destruição.Normalmente o compressor é accionado por uma correia directamente a partir da cambota ou

Page 2: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Placa oscilante

Compressor de palhetas

através do alternador ou da bomba da direcção assistida.

Tipo placa oscilante

Fig 1

A placa oscilante [1] está ligada de forma fixa ao veio docompressor [2] formando com este um ângulo oblíquo. Em torno dacircunferência da placa oscilante encontra­se uma série de pistões[3] distribuídos a intervalos regulares (o número de pistões e oângulo a que estão dispostos depende da capacidade do compressor).A placa oscilante converte o movimento de rotação do veio docompressor no movimento de vaivém dos pistões. Existem válvulasReed de sucção e de descarga [4] instaladas em pratos de válvulasentre o bloco do motor e a cabeça do motor.Os compressores de placa oscilante podem ser de capacidade fixa ouvariável.

O controlo da capacidade variável reduz substancialmente o funcionamento convencional dotipo LIGAR/DESLIGAR da embraiagem magnética e os choques mecânicos daí resultantes.Os compressores de capacidade variável dispõem de uma válvula de controlo da pressão [5] quedetecta a pressão no lado da sucção, sendo então o débito alterado por meio da alteração doângulo da placa oscilante.Os modelos mais recentes podem ser equipados com uma válvula eléctrica de controlo dapressão. Esta válvula, controlada pelo módulo do ar condicionado ou pelo módulo de controlodo motor, reduz a energia necessária para operar o sistema, o consumo de combustível e asemissões de escape.

Compressor de palhetas

Fig 2

As palhetas [3] encontram­se dispostas a intervalos regulares dentrode um rotor [1] que se encontra montado no veio do compressor.Quando o rotor gira, a força centrífuga empurra as palhetas parafora, contra a parede interior do compressor [4]. A disposiçãoexcêntrica do rotor e o movimento das palhetas geram alterações depressão no alojamento do compressor [2], as quais criam a sucçãonecessária à admissão de refrigerante, a compressão subsequente domesmo e, finalmente, a sua descarga.

Tipo helicoidal

Fig 3

O compressor helicoidal é composto por duas hélices inseridas num alojamento cilíndrico [3].Uma das hélices está dentro da outra, sendo que uma é fixa [2] e a outra [5] oscila num veio deaccionamento e é conduzida por esferas de rolamento [6] e um prato de encosto [1]. O veio deaccionamento [7] possui um contrapeso incorporado e gira dentro de um rolamento existente natampa do alojamento [8]. A vedação da cavidade entre as hélices contra a passagem de gases éassegurada por tiras de vedação [4], criando duas câmaras de compressão em forma decrescente. Estas expandem e contraem consoante o movimento oscilante da hélice.Os compressores helicoidais podem ser de capacidade fixa ou variável.

O controlo da capacidade variável reduz substancialmente o funcionamento

Page 3: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

convencional do tipo LIGAR/DESLIGAR da embraiagem magnética e oschoques mecânicos daí resultantes.Os compressores de capacidade variável dispõem de uma válvula de controlo.Para reduzir o débito, a válvula de controlo faz regressar vapor de refrigeranteparcialmente comprimido à câmara de baixa pressão. A quantidade de vaporde refrigerante devolvido é determinada pela posição do pistão relativamente àderivação na válvula de controlo.

Embraiagem magnética

Fig 4

Para ligar e desligar o veio de acionamento do compressor a esteúltimo é usada uma embraiagem magnética.Quando é aplicada tensão à bobina de campo da embraiagem [5], odisco de embraiagem [1] (que está ligado ao veio do compressor) éatraído contra a polia [4] e o compressor gira.Quando deixa de se aplicar tensão à bobina de campo daembraiagem [5], o disco de embraiagem [1] é libertado e ocompressor pára de girar.

Em alguns modelos, a folga da embraiagem do compressor pode ser ajustada por meio de calços[2].Normalmente, a bobina de campo da embraiagem [5] é retida no lugar por um freio [3].A lubrificação do compressor faz­se através de óleo existente no mesmo, misturado comrefrigerante.

Condensador

Função

Fig 5

À medida que o vapor de refrigerante é comprimido, a suatemperatura aumenta, pelo que tem de ser arrefecido antes de serpassado para o evaporador.O condensador tem como função arrefecer o vapor de refrigerantequente, assegurando que este condensa e passa ao estado líquido;normalmente o condensador está montado em frente do radiador dolíquido de arrefecimento do motor.

Funcionamento

Fig 6

O condensador recebe vapor a alta pressão do compressor.O vapor entra pela parte superior do condensador e desce através dos seus tubos.O ar frio que passa pelas alhetas do radiador vai arrefecendo o refrigerante e este condensa,saindo então pela parte inferior do condensador no estado líquido.Quando o veículo está parado, é usada uma ventoinha mecânica ou eléctrica para forçar apassagem do ar através das alhetas do condensador.Nos modelos mais recentes o condensador divide­se em três câmaras separadas. A secção

superior [1] arrefece o vapor quente, assegurando que este condensa,

Page 4: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

passando ao estado líquido. O líquido é então passado para umdepósito/desumidificador integrado [2] (também chamado moduladorneste tipo de disposição), onde é secado e separado de qualquer vaporque ainda aí se encontre antes de entrar na secção inferior [3], umarrefecedor secundário que assegura que para a válvula de expansãopassa apenas líquido.

Depósito/desumidificador

Função

O depósito/desumidificador é usado em sistemas de válvula de expansão e encontra­se no ladoda alta pressão do sistema. Nos sistemas mais antigos, encontra­se entre o condensador e aválvula de expansão, ligado por tubos. Nos modelos mais recentes pode fazer parte integrantedo condensador.Tem como função principal assegurar que para a válvula de expansão só passa refrigerantelíquido. Além disso, filtra todas as impurezas do sistema e absorve a humidade que possa neleter penetrado.O compressor tem de ser substituído ou (apenas no caso dos do tipo integral) reparado sempreque apresente danos ou que o circuito do refrigerante tenha sido aberto e deixado em contactocom o ar.

Funcionamento

Fig 7

O líquido a alta pressão passa através de um tubo de admissão [1] docondensador para o depósito/desumidificador, onde um elementodesumidificador [4] absorve a humidade e filtra a sujidade dorefrigerante.O refrigerante líquido [5] passa então, através de um tuboascendente [6], para o tubo de saída [3] e daí para a válvula deexpansão.Em alguns sistemas existe um vidro de inspeção [2] no tubo desaída.

Depósito/desumidificador integrado

Fig 8

Aqueles do tipo integrado possuem um cartucho desidratante [1] e um filtro [2] que podem seracedidos após a descarga do refrigerante, bastando para isso retirar o bujão [3].

NOTA: Em certos modelos o filtro faz parte do bujão.

Page 5: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Acumulador/desumidificador

Função

O acumulador/desumidificador é usado nos sistemas de tubo deorifício fixo e a sua posição no circuito do refrigerante é entre oevaporador e o compressor.A sua função principal consiste em evitar que entre refrigerante

líquido no compressor e o danifique.Para o conseguir, actua como depósito do refrigerante líquido que não passou a vapor ao passaratravés do evaporador, e só permite que o compressor extraia vapor de refrigerante.O acumulador/desumidificador também actua como filtro, assegurando a limpeza do circuito dorefrigerante, e absorve a humidade que possa ter entrado para o refrigerante.O acumulador/desumidificador tem de ser substituído sempre que apresente danos ou se ocircuito do refrigerante tiver sido aberto e deixado exposto ao ar.

Funcionamento

Fig 9

O vapor de refrigerante passa do evaporador para oacumulador/desumidificador através do tubo de admissão [3] ecircula em torno da tampa [4], criando um remoinho. O elementodesumidificador [8] recolhe qualquer humidade que tenha sidoabsorvida pelo refrigerante.O vapor de refrigerante acumula­se debaixo da tampa, de onde éextraído para o tubo de saída através da abertura do tubo em U [2].O líquido mais pesado tem tendência a circular para o fundo doacumulador/desumidificador, onde tem uma segunda oportunidadede se evaporar.

Na parte do tubo em forma de U [5] que se encontra por trás do filtro [6] existe um pequenoorifício. O óleo que é recolhido no acumulador/desumidificador [7] é extraído através desteorifício e é misturado com o vapor de refrigerante que sai.O interruptor de baixa pressão encontra­se numa ligação situada na parte superior doacumulador/desumidificador [1].

Válvula de expansão

Função

Fig 10

Localizada no tubo de alta pressão, entre o depósito/desumidificadore o evaporador, a válvula de expansão separa o lado da alta pressãodo lado da baixa pressão no circuito do refrigerante.Controlando o caudal de refrigerante que entra no evaporador,assegura que o refrigerante líquido se evapora completamente, deforma a que só regresse ao compressor vapor de refrigerante.As válvulas de expansão não se podem regular e substituem­se comounidade completa.

Page 6: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Funcionamento ­ tipo válvula de bloco

Fig 11

A válvula de expansão deste tipo é composta por cabeça dediafragma [5] e corpo da válvula. O refrigerante proveniente dodepósito/desumidificador [1] passa através do orifício inferior e éinjectado em quantidades medidas com precisão. A medição éefectuada por um sensor [4] e uma câmara de diafragma [6] enchidacom uma pequena quantidade de refrigerante.O sensor [4] monitoriza a temperatura do vapor de refrigerante queregressa do evaporador [7]. Quando a temperatura aumenta, o sensoraquece o refrigerante líquido que se encontra na câmara dediafragma. O refrigerante expande e o diafragma empurra uma

corrediça de válvula [2], o que impele a esfera [9] para baixo, contra a pressão da mola [10],afastando­a da sede da válvula. Desta forma o caudal de refrigerante para o evaporador aumenta[8]. A válvula de esfera volta a fechar assim que a temperatura no evaporador baixa e orefrigerante na cabeça de diafragma arrefece. O vapor de refrigerante regressa ao compressoratravés da ligação [3].

Funcionamento ­ válvula termostática

Fig 12

A válvula de expansão tipo termostática (TXV), com lâmpadatérmica [2], encontra­se colocada directamente na entrada doevaporador. O refrigerante em estado líquido a alta pressãoproveniente do depósito/desumidificador entra na válvula pelo ponto[4] e actua contra a válvula carregada por mola [6] para ser injectadono evaporador [5].No tubo de baixa pressão existe uma lâmpada sensível ao calor [2].Quando a temperatura aumenta, o sensor aquece o refrigerantelíquido que se encontra na câmara de diafragma. O refrigeranteexpande e o diafragma empurra a válvula para baixo, afastando­a da

sua sede. Desta forma o caudal de refrigerante para o evaporador aumenta [5]. A válvula volta afechar assim que a temperatura no evaporador baixa e o refrigerante no diafragma arrefece.Para compensar as variações das pressões de saída é utilizado um tubo de equilíbrio da pressão[1]. Em alguns casos este tubo é montado fora do tubo de sucção, como pode ver­se na figura;noutros casos utiliza­se uma perfuração interna.

Tubo de orifício fixo

Função

O tubo de orifício está situado no tubo de alta pressão, entre o condensador e o evaporador.A sua localização exacta pode identificar­se pelo exterior, através de um ressalto no tubo dorefrigerante ­ um obstáculo que impede que o tubo de orifício seja empurrado para oevaporador.O tubo de orifício separa os lados de alta e baixa pressão do circuito de refrigerante e mede ocaudal de refrigerante que entra no evaporador.O tubo de orifício não pode assegurar a evaporação total do refrigerante líquido no evaporador;para assegurar que só regressa ao compressor vapor de refrigerante, é utilizado um acumulador.

Page 7: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Funcionamento

Fig 13

O refrigerante líquido [1] proveniente do condensador a alta pressãoentra no tubo de orifício pelo seu lado de admissão [3]. Duas juntastóricas [4] evitam que o refrigerante escape do tubo de orifício. Umfiltro de rede existente no lado da admissão [2] assegura que oorifício não fica obstruído. O filtro do lado da saída [5] pulveriza orefrigerante em gotículas minúsculas antes de este dar entrada no

evaporador [6].O diâmetro interior do tubo de orifício fixo varia conforme o tipo de veículo. Cada tubo deorifício fixo tem uma cor de código que indica o calibre do tubo. É importante montar o tubo deorifício fixo do calibre correcto, dado que de outra forma a capacidade de arrefecimento podeser significativamente afectada.Se o compressor tiver sofrido danos internos, o tubo de orifício fixo e/ou o filtro podem ficarobstruídos com partículas de metal, pelo que deve(m) ser substituído(s).

Tubo de orifício variável

Função

O tubo de orifício variável está situado na tubagem de alta pressão, entre o condensador e oevaporador.A sua localização exacta pode identificar­se pelo exterior, através de um ressalto no tubo dorefrigerante ­ um obstáculo que impede que o tubo de orifício seja empurrado para oevaporador.O tubo de orifício separa os lados da alta e da baixa pressão do circuito de refrigerante e mede ocaudal de refrigerante que entra no evaporador através de dois orifícios ­ um fixo e um variável.O tubo de orifício variável não pode assegurar a evaporação total do refrigerante líquido noevaporador, pelo que é utilizado um acumulador para assegurar que só regressa ao compressorvapor de refrigerante.

Funcionamento

Fig 14

O refrigerante líquido [1] flúi a alta pressão do condensador para olado de admissão do tubo de orifício variável [2]. Duas juntas tóricas[3] impedem que o refrigerante não passe no tubo de orifíciovariável. Um filtro de rede no lado da admissão [4] assegura que osorifícios não ficam obstruídos. O fluxo de refrigerante é medidoatravés do tubo de orifício fixo [5] e do tubo de orifício variável [6].A quantidade de refrigerante admitido depende da temperatura dorefrigerante. À medida que a temperatura aumenta, a molabimetálica [7] gira, accionando um limitador [8] que doseia a

quantidade de refrigerante que passa pelo tubo de orifício fixo [6]. Finalmente, o filtro no ladoda saída [9] pulveriza o refrigerante em gotículas minúsculas antes de este dar entrada noevaporador [10].O diâmetro interior do orifício pode variar conforme o tipo de veículo. Cada tubo de orifíciotem uma cor de código que indica o calibre do tubo. É importante montar o tubo com o orifíciodo calibre correcto, dado que, caso contrário, a capacidade de arrefecimento poderá ser

Page 8: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

seriamente afectada.Se o compressor sofrer danos internos, o tubo de orifício e/ou o filtro podem ficar obstruídoscom partículas de metal, pelo que devem ser substituídos.

Evaporador

Função

Normalmente o evaporador encontra­se montado na admissão de ar do aquecedor.O evaporador recebe vapor de refrigerante frio e não só arrefece como também desumidifica oar no habitáculo.Alguns veículos estão equipados com mais de um evaporador; por exemplo, um na parte dafrente e outro na parte de trás do habitáculo.

Funcionamento

Fig 15

O evaporador recebe uma mistura de refrigerante frio líquido evaporizado da válvula de expansão ou do tubo de orifício fixo(dependendo do tipo de sistema) [1].Uma ventoinha eléctrica [4] faz passar ar (normalmente recirculado)[A] pelas alhetas do evaporador [3].À medida que o ar passa pelas alhetas do evaporador, é arrefecido eempurrado para o habitáculo [B] antes de ser recirculado através doevaporador.O calor do ar admitido assegura que o refrigerante líquido évaporizado antes de sair do evaporador [2] e que é novamente

puxado para o compressor, para ser recirculado.O vapor de água contido no ar que passa através do evaporador condensa nas alhetas, o queresulta na desumidificação do ar; a água recolhida durante o processo escoa­se através de canaisde escoamento.

Ligações de assistência

Função

Normalmente as ligações de assistência encontram­se no compartimento do motor. A ligação deassistência da baixa pressão poderá situar­se no compressor do ar condicionado ou no tubo derefrigerante de baixa pressão. A ligação de assistência da alta pressão poderá situar­se nocompressor do ar condicionado, no tubo de refrigerante de alta pressão ou nodepósito/desumidificador. Alguns veículos poderão possuir apenas uma ligação de assistênciade alta pressão.As ligações de assistência permitem ligar um conjunto de manómetros ao circuito dorefrigerante, para efeitos de assistência e ensaio.

NOTA: As ligações de assistência dos compressores poderão estar identificadas com as letras"SUC" (sucção) do lado da baixa pressão e DIS (descarga) do lado da alta pressão.

Funcionamento ­ Ligações de assistência para R12

Page 9: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Fig 16

Fig 17

As tampas de protecção evitamque entre sujidade para as válvulase proporcionam vedação adicionalquando o sistema está emfuncionamento. Depois dostrabalhos de assistência oureparação, devem ser novamentecolocadas.As ligações de assistência sãouniões com rosca interna e externa,para uniões de aparafusar. As

ligações de assistência da alta pressão Fig 16 [A] e da baixa pressão Fig 16 [B] têmnormalmente roscas externas de 3/8 polegadas.As ligações de assistência da alta e da baixa pressão não são identificadas, excepto quando seencontram no compressor.Alguns veículos utilizam uma união de rosca externa de 3/8 polegadas (alta pressão) e outra de7/16 polegadas (baixa pressão).As ligações de assistência contêm válvulas do tipo Schrader. Um núcleo de válvula integral Fig17 [4] é aparafusado ao corpo da ligação Fig 17 [1].Estas válvulas funcionam como as válvulas de pneu: abrem­se quando se carrega na cavilha [2]contra a força da mola Fig 17 [3].

Funcionamento ­ Ligações de assistência para R134a

Fig 17

Fig 18

As ligações de assistência sãouniões com rosca interna e ambasutilizam ligadores de encaixar. Asligações de assistência da altapressão Fig 18 [A] e da baixapressão Fig 18 [B] têm uniões detamanhos diferentes.A ligação de assistência de altapressão tem um diâmetro maior doque a ligação de assistência de

baixa pressão. As ligações de assistência contêm válvulas do tipo Schrader, tal como as ligaçõespara R12 .

NOTA: Não utilize válvulas de pneu comuns para prestar assistência a um sistema de arcondicionado. Quando entra em contacto com refrigerante, o material de vedação das válvulasde pneu deteriora­se rapidamente.

Interruptores de pressão do refrigerante

Função

Page 10: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Dependendo do tipo de sistema, os interruptores de pressão do refrigerante podem estarmontados nos tubos de baixa pressão e/ou de alta pressão do circuito do refrigerante.Os contactos do interruptor estão abertos ou fechados conforme a pressão do circuito; osinterruptores com mais de um conjunto de contactos têm o nome de interruptores de pressãoduplos, triplos ou quádruplos.As pressões de funcionamento dos interruptores e a sua função variam conforme o tipo desistema. Por exemplo:Um interruptor de baixa pressão ou triplo é usado para assegurar que o compressor nãofunciona se a pressão do refrigerante for demasiado baixa.Um interruptor de alta pressão ou triplo é usado para assegurar que o compressor não funcionase a pressão do refrigerante for demasiado alta.Um interruptor de baixa pressão é utilizado para controlar (ciclicamente) o funcionamento docompressor em sistemas com tubo de orifício.Um interruptor de alta pressão pode ser usado para fazer funcionar os motores das ventoinhasdo condensador ou do líquido de arrefecimento do motor.

Funcionamento ­ interruptor de pressão duplo do refrigerante

Fig 19

O refrigerante entra no interruptor de pressão duplo (por vezesdesignado de interruptor binário) através da perfuração [1] e apressão é detectada pela membrana [2] para fazer funcionar oactuador [3] contra a mola [4].Se a pressão do refrigerante descer abaixo de cerca de 2 bar, oscontactos do interruptor de baixa pressão [5] abrem e o circuito daembraiagem do compressor é interrompido.Quando a pressão do refrigerante sobe acima de cerca de 3 bar, oscontactos do interruptor de baixa pressão fecham e o circuito daembraiagem do compressor fecha.

Se a pressão do refrigerante subir acima de cerca de 27 bar, os contactos do interruptor de altapressão [6] abrem e o circuito da embraiagem do compressor é interrompido.Quando a pressão do refrigerante regressa a cerca de 23 bar, os contactos do interruptor de altapressão fecham e o circuito da embraiagem do compressor fecha.

Funcionamento ­ interruptor de pressão triplo/quádruplo do refrigerante

Fig 19

O interruptor de pressão triplo do refrigerante (por vezes designadode interruptor ternário ou de pressostato) funciona da mesma formaque o interruptor de pressão duplo para controlar o funcionamentodo compressor.Dispõe de contactos adicionais para controlar os motores daventoinha do líquido de arrefecimento do motor ou o condensador.Quando a pressão do refrigerante ultrapassa os cerca de 15­19 bar,os contactos do interruptor [7] fecham e o condensador ou o circuitodo motor da ventoinha do líquido de arrefecimento do motor sãoaccionados.

O interruptor de pressão quádruplo possui um conjunto de contactos adicional para permitiraccionar o(s) motor(es) da ventoinha do líquido de arrefecimento do motor ou condensador emetapas, de acordo com a pressão do refrigerante.

Page 11: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Funcionamento ­ interruptor de alta pressão do refrigerante

Fig 19

O interruptor de alta pressão do refrigerante funciona de formasemelhante ao interruptor de pressão duplo, com a diferença de queapenas tem contactos de alta pressão [6] para controlar ofuncionamento do compressor.

Funcionamento ­ interruptor de baixa pressão do refrigerante

Fig 20

O interruptor de baixa pressão dorefrigerante (por vezes designadode interruptor de funcionamentocíclico em sistemas de tubo deorifício fixo) funciona de modosemelhante ao interruptor depressão duplo, mas só temcontactos de baixa pressão [1] paracontrolar o funcionamento docompressor.

Sensor da pressão do refrigerante

Função

Poderá ser usado um sensor de pressão do refrigerante para controlar o funcionamento tanto docompressor como do motor da ventoinha do líquido de arrefecimento do motor ou docondensador através ou do módulo de controlo do ar condicionado ou do módulo de controlo domotor.

Funcionamento ­ tipo analógico

Fig 21

Os sensores de pressão analógicos funcionam de modo semelhanteao interruptor de pressão duplo, mas em lugar de contactos possuemuma resistência variável ou um cristal sensível à pressão.O módulo de controlo do ar condicionado ou o módulo de controlodo motor abastecem as ligações [1] do sensor da pressão com umatensão de referência.A tensão de referência emitida da sua ligação [2] variaproporcionalmente à pressão do refrigerante.

Funcionamento ­ tipo digital

Fig 22

Fig 23

Page 12: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Os sensores de pressão digitaisfuncionam de forma muitosemelhante aos analógicos, com adiferença de que utilizam umcristal sensível à pressão Fig 22 [1]e um microprocessador Fig 22 [2]para produzirem um sinal digital.O sensor de pressão recebe tensãodo módulo de controlo do arcondicionado ou do módulo de

controlo do motor nas suas ligações Fig 22 [3] e devolve um sinal através da ligação Fig 22 [4].O cristal é abastecido com uma tensão de referência pelo microprocessador Fig 22 [5].As variações de pressão do refrigerante provocam a distorção do cristal, o que provoca aalteração da sua resistência eléctrica. Esta alteração por sua vez resulta na alteração da tensãoemitida para o microprocessador Fig 22 [6], onde é gerado um sinal digital.O sinal digital reflecte a pressão do refrigerante através de um impulso de largura variável(ciclo de operação).

Interruptores de temperatura e sensores de temperatura

Função

Tanto os interruptores como os sensores de temperatura podem ser usados para controlar ofuncionamento do sistema de ar condicionado; por exemplo:a temperatura do líquido de arrefecimento do motor pode ser monitorizada para assegurar que omotor não sobreaquece devido ao calor adicional gerado quando o ar condicionado está afuncionar;a temperatura do evaporador pode ser monitorizada para assegurar que se a sua temperaturabaixar para um ponto tal em que possa ocorrer congelamento, o funcionamento do compressor éinterrompido;tanto a temperatura no habitáculo como a temperatura exterior podem ser monitorizadas paracontrolar o funcionamento do sistema de ar condicionado.

Funcionamento ­ sensor da temperatura do líquido de arrefecimento

Fig 22

Fig 24

O sensor da temperatura do líquidode arrefecimento encontra­se nosistema de arrefecimento, montadoou no radiador ou no motor, e estáligado ao módulo de controlo do arcondicionado ou ao módulo decontrolo da ventoinha dearrefecimento.A maioria destes sensoresincorpora uma resistência de

coeficiente da temperatura negativo, cuja resistência diminui à medida que a temperatura dolíquido de arrefecimento aumenta.

Page 13: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Funcionamento ­ sensor da temperatura do ar

Fig 25

Os sensores da temperatura do ar podem ser montados em diversoslocais, tanto dentro como fora do veículo, e estão ligados ao módulode controlo do ar condicionado.A maioria destes sensores incorpora uma resistência de coeficienteda temperatura negativo (NTC), cuja resistência diminui à medidaque a temperatura do ar aumenta.

Funcionamento ­ sensor da temperatura do evaporador

Fig 26

O sensor da temperatura do evaporador encontra­se no alojamentodo evaporador e está ligado a um módulo de controlo electrónico.A sonda do sensor da temperatura [1] é colocada nas alhetas dearrefecimento do evaporador e a sua resistência altera­seproporcionalmente às alterações da temperatura. Se a temperaturabaixar a um ponto tal que possa ocorrer congelamento, o sinal dosensor é usado para desligar o compressor até a temperatura subirnovamente.A maioria destes sensores incorpora uma resistência de coeficienteda temperatura negativo, cuja resistência diminui à medida que a

temperatura do evaporador aumenta.O sensor poderá incorporar um transístor dentro do conjunto [2] que actua como interruptor.

Funcionamento ­ interruptor da temperatura do líquido de arrefecimento do motor

Fig 27

O interruptor da temperatura do líquido de arrefecimento do motorencontra­se no sistema de arrefecimento, montado ou no radiador ouno motor. Incorpora um interruptor bimetálico que abre ou fechaquando a temperatura do líquido de arrefecimento aumenta.O interruptor da temperatura do líquido de arrefecimento do motorpode ser usado para fazer funcionar ventoinhas de arrefecimento oupara interromper o funcionamento do compressor.

Funcionamento ­ interruptor da temperatura do evaporador

Fig 28

O interruptor da temperatura do evaporador encontra­se dentro ouperto do alojamento do evaporador, enquanto que o tubo capilar dosensor [1] está colocado nas alhetas de arrefecimento do evaporador.As alterações de temperatura dentro do evaporador provocamalterações de pressão proporcionais no tubo capilar: à medida que apressão baixa, a pressão no tubo capilar do sensor baixa.Este abaixamento da pressão actua sobre uma membrana [2] queestá ligada aos contactos do interruptor [3]. Quando os contactosabrem, o circuito da embraiagem do compressor é interrompido.

Page 14: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Tipicamente, os contactos do interruptor abrem a cerca de 1°C e fecham a cerca de 4°C.

Módulos electrónicos de controlo

Função

Os sistemas automáticos ou semi­automáticos podem ser controlados por um módulo decontrolo do ar condicionado.Normalmente o módulo de controlo do ar condicionado encontra­se integrado no painel decontrolo do ar condicionado/aquecedor, mas em certos sistemas poderá constituir uma unidadeseparada, instalada sob o capot ou dentro do veículo. O módulo de controlo do motor tambémpode controlar certos componentes do ar condicionado.Normalmente os módulos de controlo do ar condicionado e de controlo do motor estão ligados epodem ter uma ficha de transmissão de dados comum para aceder aos dados de diagnóstico deavarias.

Funcionamento ­ Módulo de controlo do ar condicionado

Fig 29

Os sinais eléctricos provenientes dos comandos e dos sensores dosistema de aquecimento e de ar condicionado são recebidos eprocessados pelos circuitos electrónicos no módulo de controlo do arcondicionado.O módulo de controlo do ar condicionado mantém automaticamenteno habitáculo a temperatura seleccionada no painel de comandos.O módulo de controlo do ar condicionado recebe sinais de entradade:Sensor de temperatura do evaporador do ar condicionado.Sensor de pressão do refrigerante do ar condicionado.

Comandos do ar condicionado/aquecimento.Caixa de velocidades automática.Sensor de regime do motor.Sensor da temperatura de saída do aquecedor.Sensor da temperatura no habitáculo.Sensor da temperatura do ar exterior.Sensor da velocidade do veículo (VSS).

Os sinais de saída do módulo de controlo do ar condicionado controlam o seguinte:Embraiagem do compressor do ar condicionado.Motor da ventoinha do aquecedor/ar condicionadoMotores ou solenóide da patilha do ar condicionado/aquecedor.Motor(es) da ventoinha do condensador.Motor(es) da ventoinha do líquido de arrefecimento do motor.Válvula reguladora do aquecedor do líquido de arrefecimento do motor.

NOTA: O módulo de controlo do ar condicionado poderá estar equipado com sistema deautodiagnóstico.

As avarias registadas pelo módulo de controlo do ar condicionado têm de ser rectificadas antesde se prosseguir com o diagnóstico do sistema.

Funcionamento ­ módulo de controlo do motor

Page 15: Descrição Dos Componentes de Um Ar Condicionado

Fig 30

Os sinais eléctricos provenientesdos sensores do sistema decombustível e de ignição sãorecebidos e processados peloscircuitos electrónicos do módulode controlo do motor.O módulo de controlo do motorcontrola os sistemas decombustível, de ignição e dasemissões de escape.

Além disso, pode ser usado para controlar certas funções do sistema de ar condicionado.Sinais de entrada do módulo de controlo do motor que podem afectar o funcionamento do arcondicionado:

Sinal de ar condicionado LIGADO.Caixa de velocidades automática.Temperatura do líquido de arrefecimento.Carga do motor.Regime do motor.Posição da borboleta do acelerador.Velocidade do veículo.

Sinais de saída do módulo de controlo do motor que controlam o funcionamento do arcondicionado:

Funcionamento da embraiagem do compressor do ar condicionado.Motor(es) da ventoinha do líquido de arrefecimento do motor.Motor(es) da ventoinha do condensador.

NOTA: O módulo de controlo do motor poderá estar equipado com sistema de autodiagnóstico.

As avarias podem ser indicadas por um LED no módulo de controlo do motor , pela luzavisadora de avaria ou pela luz avisadora "check engine" (verificar motor) no painel deinstrumentos .As avarias registadas pelo módulo de controlo do motor podem afectar o funcionamento dosistema de ar condicionado e precisam de ser rectificadas antes de se fazer o diagnóstico deavarias do ar condicionado.Para informações mais detalhadas sobre o diagnóstico de avarias do módulo de controlo domotor ­ consulte o Manual apropriado sobre Gestão do Motor.

HacKeD By KingSkrupellos Cyberizm Digital SecurityTeam

Heyklendiniz Beyler el sallayin bakayim.