descobrindo a radioatividade oficial

3
Descobrindo a Radioatividade Fonte: ¹ Sua descoberta ocorreu em 1896, por Henri Becquerel. Ele guardou em uma gaveta um composto de urânio junto com uma chapa fotográfica e, posteriormente, percebeu sinais de algo diferente na chapa. Sem saber o motivo de tal acontecimento, ele estudou o fato e acabou descobrindo a radioatividade. Muitas pessoas já ouviram falar sobre radioatividade e suas aplicações em suas vidas. Todavia, poucos sabem realmente o que ela é, os benefícios e malefícios de seu uso e como ocorreu sua descoberta. A radioatividade é um fenômeno em que ocorre liberação de energia proveniente do núcleo de átomos instáveis. Pode-se percebê-la comumente em tratamentos de doenças como o câncer (radioterapia) e na utilização de Raio-x. Antonie Henri Becquerel foi um físico francês. Ganhou o prêmio Nobel de 1903 pela descoberta e por seus estudos sobre radioatividade. Essa descoberta foi possível apenas porque ele continuou os estudos do pai e do avô, sobre eletroscopia e absorção de luz. Antonie Henri Becquerel – Físico francês que descobriu a radioatividade. Fonte: ² Após a descoberta de Becquerel, vários cientistas iniciaram os estudos sobre radioatividade. Entre estes, Marie Curie, mais conhecida como Madame Curie, que estudou física, química e matemática na Universidade de Paris. Juntamente com Becquerel e Pierre Curie, ganhou o prêmio Nobel de 1903, pelos estudos na área da radioatividade. Em 1911, Madame Curie ganhou outro prêmio Nobel, dessa vez pela descoberta dos elementos químicos Polônio e Rádio.

Upload: claudia-braga

Post on 28-Jul-2015

33 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Descobrindo a radioatividade oficial

Descobrindo a Radioatividade

Fonte: ¹

Sua descoberta ocorreu em 1896, por Henri Becquerel. Ele guardou em uma gaveta um composto de urânio junto com uma chapa fotográfica e, posteriormente, percebeu sinais de algo diferente na chapa. Sem saber o motivo de tal acontecimento, ele estudou o fato e acabou descobrindo a radioatividade.

Madame Curie em um de seus estudos sobre a radioatividade. Fonte: ³

Depois do incentivo de Henri Becquerel, para continuar as pesquisas sobre as radiações emitidas pelos sais de urânio, Marie procurava por outros elementos radioativos. Segundo a sua tese, tais radiações poderiam ser encontradas em minérios específicos. A partir de uma réplica do experimento de Becquerel, ela descobriu que a radiação emitida pelo sal duplo de urânio eletrificava o ar através do qual passava, isto é, o ar tornava-se ionizado e capaz de conduzir eletricidade. Ela chamou a esse

Muitas pessoas já ouviram falar sobre radioatividade e suas aplicações em suas vidas. Todavia, poucos sabem realmente o que ela é, os benefícios e malefícios de seu uso e como ocorreu sua descoberta. A radioatividade é um fenômeno em que ocorre liberação de energia proveniente do núcleo de átomos instáveis. Pode-se percebê-la comumente em tratamentos de doenças como o câncer (radioterapia) e na utilização de Raio-x.

Antonie Henri Becquerel foi um físico francês. Ganhou o prêmio Nobel de 1903 pela descoberta e por seus estudos sobre radioatividade. Essa descoberta foi possível apenas porque ele continuou os estudos do pai e do avô, sobre eletroscopia e absorção de luz.

Antonie Henri Becquerel –Físico francês que descobriu a radioatividade. Fonte: ²

Após a descoberta de Becquerel, vários cientistas iniciaram os estudos sobre radioatividade. Entre estes, Marie Curie, mais conhecida como Madame Curie, que estudou física, química e matemática na Universidade de Paris. Juntamente com Becquerel e Pierre Curie, ganhou o prêmio Nobel de 1903, pelos estudos na área da radioatividade. Em 1911, Madame Curie ganhou outro prêmio Nobel, dessa vez pela descoberta dos elementos químicos Polônio e Rádio.

Page 2: Descobrindo a radioatividade oficial

fenômeno de “radioatividade”. Após o experimento, Madame Curie começou a estudar esse fenômeno em diferentes compostos de urânio, encontrando resultados nos elementos químicos conhecidos como Polônio e Bário.

Atualmente, a radioatividade é alvo de pesquisas e experimentos, realizados por renomados institutos acadêmicos, que visam ampliar suas aplicações, em especial na área da medicina. Apesar do de seu uso para medicina e outros afins pelo desenvolvimento humano, a radioatividade também está presente nas guerras para fabricação de armas nucleares, como bombas atômicas que já geraram as maiores catastrofes do mundo. Além disso tudo, a radiação é algo perigoso, é necessário utilizar proteção adequada.

Referencias:

Pesquisa: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s02.html , http://pt.wikipedia.org/wiki/Radioatividade , http://www.ghtc.usp.br/Biografias/Curie/Curiedescob.htm , http://www.brasilescola.com/quimica/radioatividade.htm .

¹ - http://www.mundovestibular.com.br/content_images/1/Quimica/atomica/atomo-13.gif

² - http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/becquerel.jpg

³ - http://media.npr.org/assets/img/2010/12/13/Madame%20Curie-8b1e1fde10c1373230bab21eceeae2ed00701efe-s6-c30.jpg