desafios & superação - imiinterativa.com · diante de um ano difícil como o de 2016, ... de...

13
Desafios & Superação BOLETIM IMI INTERATIVA Edição 04 Ano 2016 Notícias A IMI Orton, por intermédio da IMI InterAtiva, obtém o CRCC Petrobras para toda a sua linha. Diante de um ano difícil como o de 2016, a IMI InterAtiva conseguiu cumprir com suas metas dentro de suas possibilidades. O Lean Manufacturing, por exemplo, excedeu em 1% a meta esperada. Pág.13 Eventos No último trimestre foi realizada a feira Rio Oil & Gas, 1º Encontro de agentes, entre outros. Pág. 03 Pág. 10

Upload: trinhtuong

Post on 09-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Desafios & Superação

BOLETIM IMI INTERATIVAEdição 04 Ano 2016

NotíciasA IMI Orton, por intermédio da IMI InterAtiva, obtém o CRCC Petrobras para toda a sua linha.

Diante de um ano difícil como o de 2016, a IMI InterAtiva conseguiu cumprir com suas metas dentro de suas possibilidades. O Lean Manufacturing, por exemplo, excedeu em 1% a meta esperada. Pág.13

EventosNo último trimestre foi realizada a feira Rio Oil & Gas, 1º Encontro de agentes, entre outros.

Pág. 03 Pág. 10

2 3

Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizado o 1º Encontro de Agentes IMI InterAtiva, com a proposta de apresentar e discutir o Código de Conduta e Compliance da IMI.

Os temas abordados durante o en-contro de dois dias com os representan-tes e vendedores da IMI InterAtiva foram: > Institucional IMI

> Produtos e serviços> Código de conduta

> Compliance IMI> Dinâmicas do IMI Learn> Lean Manufacturing e melhorias IMI In-

terAtiva> Mercado nacional, projetos e planos fu-

turos> Brainstorm de melhorias comerciais> Pesquisa de satisfação> Etc.

O Boletim IMI InterAtiva tem o objetivo de manter informados os nossos clientes, fornecedores, parceiros e Stakeholders através das notícias mais importantes da empresa e do grupo IMI Plc.

Gostaria de fazer algum comentário, crítica ou sugestão para o nosso Boletim?

Envie um e-mail para:[email protected]

Sobre o Boletim IMI InterAtiva Críticas e Sugestões

SUMÁRIO03 Eventos10 Notícias13 Lean Manufacturing20 Entrevista21 Visitas

EventosAgentes IMI InterAtiva realizaram treinamento de Código de Conduta e Compliance IMI.

4 5

Foi realizada de 24 a 27 de outubro de 2016 mais uma edição da Feira Rio Oil & Gas na cidade do Rio de Janeiro- Brasil.

A IMI Critical Engineering esteve presente exposição e representada por algumas de suas empresas, como IMI InterAtiva, Orton, Remosa, Truflo Rona e Z&J - que oferecem grandes soluções para esses mercados.

O lema desta edição foi “Caminhos para uma indústria de petróleo competitiva”.

Os debates contemplaram as áreas de Downstream, Upstream, Gás e Energia, Governança, Sustentabilidade, SMS (Segurança, Meio-ambiente e Saúde), Compliance e Geopolítica.

Além disso, a 18ª edição da Rio Oil & Gas reuniu mais de 100 palestrantes de 22 países e promoveu debates relevantes sobre a in-dústria petrolífera.

IMI Critical Engineering esteve presente na Feira Rio Oil & Gas 2016.

EngineeringGREAT the IMI Way

6 7

Eleições CIPA 2017Dos dias 21 a 30 de novembro a IMI Inte-

rAtiva convocou seus funcionários para mais uma eleição à Comissão Interna de Preven-ção de Acidentes de Trabalho (CIPA), para gestão de 2017.

A CIPA trata-se de uma comissão paritária composta por empregados – eleitos sob es-crutínio secreto – e empregadores. De acor-do, o item 5.1 da norma regulamentadora nº 05, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a pre-venção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preser-vação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Contudo, a efetivação desse objetivo de-

pende diretamente do comprometimento e participação dos empregados e do empre-gador.

A Comissão Interna de Prevenção de Aci-dentes – CIPA é regulamentada pela nor-ma regulamentadora nº 05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Este ano, houve a candidatura de 06 cola-boradores e 01 candidato a reeleição.

A votação e apuração dos votos foram re-alizadas no dia 20/12, elegendo os seguintes membro para a comissão 2017:

José Renato Passos, Cristiano Paiva, Lu-cas Souza e Cícero F. Santana Neto.

Apuração dosvotos

8 9

Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2016

Dois eventos foram promovidos pela ges-tão CIPA 2016 nos dias 07 e 08 de novembro como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

No dia 07/11 foi realizado um treinamento para todos os funcionários pelo gerente co-mercial da Gedore, Guilherme da Cruz, so-bre como manusear, conservar e preservar as condições de uso de ferramentas (chaves de fendas, alicates), conforme a garantia de fábrica. Esses esclarecimentos possibilitam o aumento da segurança do colaborador e

menos acidentes de trabalho.Guilherme apresentou alguns casos de má

utilização de ferramentas, adaptações incor-retas e como essas práticas apresentam al-tos riscos de acidentes.

Já no dia 08, o técnico de segurança da IMI InterAtiva Paulo Thomaz reforçou as polí-ticas de segurança do grupo, e expôs casos de boas práticas assim como os acidentes de trabalho em outras plantas da IMI.

10 11

Notícias

A IMI InterAtiva, por meio de sua equipe comercial e engenharia dedicada e atualiza-da, orgulhosamente compartilha a conquista do Certificado de Registro de Classificação Cadastral (CRCC) Petrobras para toda a linha de válvulas borboleta tri-excêntricas IMI Or-ton. Ao todo, são 9 linhas de produtos.

O objetivo na obtenção do certificado foi ampliar as possibilidades de participação em licitações da Petrobras – que segundo a For-bes em 2015 ocupava a 14ª posição entre as maiores petrolíferas do mundo com a produ-ção de 2.6 milhões de barris por dia¹.

Em lenta recuperação após a queda apre-sentada nos últimos 2 anos, a Petrobras é referência no mercado nacional e a Certifica-ção (CRCC) poderá gerar novas oportunida-des de negócios no mercado onde atua a

IMI Critical Engineering.Com a obtenção do registro, as consul-

tas aos produtos da IMI InterAtiva enviadas à Petrobras através de seu portal (Petronect) aumentaram , em especial das válvulas ins-trumentadas.

A expectativa de forma geral é ampliar as possibilidades e competitividade da IMI InterAtiva e Orton no mercado nacional de óleo e gás.

Para 2017, a meta é ter a certificação para todas as linhas de válvulas comercializadas pela IMI InterAtiva, incluindo as válvulas esfe-ras especiais da IMI Truflo Rona.

IMI Orton obtém a certificação CRCC Petrobras

Frota de Navios

181 (sendo 55 de propriedade da Petrobras)

Dutos

7.517 km de oleodutos e 7.151km de gasodutos

Biocombustíveis

5 usinas de biodiesel (3 pró-prias e 2 em parceria)

10 usinas de etanol em par-ceria

Termelétricas

20 usinas (próprias e aluga-das)5

Energia Solar

1 usina solar voltaica

Postos

8.176 (no Brasil) e

382 (exterior)

Fertilizantes

3 fábricas

A Petrobras é empresa de sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integra-da e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia. Está presente nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Investimentos

R$ 76,3 bilhões

Receita de Vendas

R$ 321,6 bilhões

Acionistas

725.447¹

Presença Global

19 países²

Empregados

78.470

Produção Diária

2 milhões 787 mil barris

de óleo equivalente por dia

Reservas Provadas

13,3 bilhões de barris

de óleo equivalente (boe)³

Plataformas de Produção

122 (64 Fixas; 58 flutuantes)4

Refinarias

16 (3 no exterior)

Produção de derivados

2 milhões 26 mil barris por dia

Fatos sobre a Petrobras

Dados do Form 20F de 2015/ | Última atualização: Junho de 2016.

1 Bovespa + Adrs + cotistas Fia e FGTS | 2 Inclui Brasil e 4 escritórios de representação | 3 Critério ANP/SPE4 Inclui uma plataforma no exterior | 5 Movidas a gás natural ou óleo combustível

12 13

Josh Jeffers

Na primeira semana de dezembro, a IMI InterAtiva recebeu o Sr. Maurice Tunstall - Chefe do Grupo HSE IMI HQ UK e Sr. Josh Jeffers - Diretor de Fabricação IMI Norgren Detroit EUA, para a 6ª rodada de avaliação Lean e HS&E Lean.

Foram apresentados os resultados de negócio do ano de 2016, com especial atenção ao mercado de saneamento que

foi responsável por 40% do volume de produção no chão de fábrica (produtos de saneamento -AWWA).

Dentre as expectativas para 2017 está a retomada do fornecimento aos principais mercados como óleo e gás, saneamento, açúcar e etanol.

Como principais destaques, foram apontados:

Auditoria Lean e HS&E

Nenhuma questão crítica/grave que necessite de ações imediatas foi levantada, o que comprova nosso bom trabalho na prevenção de acidentes.

Lean Manufacturing

Caixa de ferramentas da Assistência Técnica

Processo Obeya

Quadro de Gemba Walk com ações de melhorias (antes e depois)

Atividades de SMED com novo porta-flanges vertical

14 15

Outros destaques apontados foram o programa TPM, a boa gestão visual através dos quadros SQDCP, os Poka yokes de verificação, Kanbans de requisição de materiais, atividades SMED e o sistema operativo Obeya - resultando em uma nota de 66% na auditoria (1% acima da meta).

As recomendações dadas pelos auditores em relação ao Lean foram:

> Conduzir a manutenção preditiva com análises de itens de desgaste como bombas, motores, reguladores de ar e lubrificadores;

> Classificar e organizar as áreas da tenda ao ar livre onde estão armazenados modelo de fundição;

> Agendar um evento para elaboração do sistema puxado (característicos em sistema de gestão Lean) para os produtos padrão;

> Preparar um evento/treinamento para elaboração do sistema puxado Heijunka no chão de fábrica, para encontrar o processo obeya usado para nivelar os projetos e;

> Extender o uso dos quadros de SQDCP e o novo padrão do porta-flanges para as áreas de recebimento e expedição.

Para HS&E Lean, os destaques foram o ótimo trabalho com documentação e

procedimentos HS&E que possibilitaram alcançar a pontuação de 8,5 (0,3 acima da expectativa).

A boa pontuação em HS&E fez o auditor recomendar a IMI InterAtiva como referência à IMI Norgren Brasil em suas atuais deficiências.

As recomendações de melhorias futuras foram:

> Implantação de um apoio adicional nas prateleiras;

> Verificações de rotina pelo time da logística para garantir o estado de segurança em relação aos paletes e caixas danificadas- incluindo a verificação aos Gemba Walk, bem como o armazenamento de materiais em caixas e paletes e a;

> Realização de observações adicionais para rever o que é esperado e o que está “realmente acontecendo” e examinar as atividades na área de assistência técnica.

Desde o dia seguinte após auditoria até meados de Janeiro, o time Lean IMI InterAtiva estará focado na elaboração do plano de melhoria (Lean e HSE Lean) para seguir as recomendações de avaliação, caminhadas gemba e feedback dos funcionários.

A IMI InterAtiva tem apresentado uma excelente performance nos registros de segurança com 0 acidente nos últimos 12 meses.

Houve uma redução de 64% em COQ (Custo da Qualidade) composto por retrabalhos, multas por atraso, garantias e sucata). É esperado que se mantenha essa tendência com o uso do pensamento A3.

Além disso, a IMI InterAtiva apresenta uma ótima tendência em Entrega no Tempo (OTD) para 2017.

Embora haja um baixo nível de produtividade devido ao recesso econômico do Brasil e entrada de pedidos, o giro de estoque melhorou levemente. Contudo ainda requer evolução através do uso do relatório A3.

Uma equipe da IMI InterAtiva realizou a “caminhada no gemba” (Gemba Walk) nas vésperas da auditoria, e removeu 102 kg de materiais variados e/ou sem uso no local de trabalho, assim como identificou várias ações que precisavam ser feitas até o dia da auditoria.

As ações percebidas foram publicadas nas respectivas áreas com fotos e realizadas conforme suas possibilidades.

Essa prática foi bem vista pelos auditores que a destacaram como exemplar porque garantiu zero (nenhuma) observação crítica/grave nas ações imediatas e demonstrou uma boa percepção no trabalho de prevenção de acidentes.

Foi um prazer trabalhar com um time de gestão tão preparado e engajado como o da IMI InterAtiva.

O trabalho de preparação concluído pela equipe de gerenciamento sênior foi exemplar e de grande ajuda - cobrindo todas as necessidades dos avaliadores.

A IMI InterAtiva tem enfrentado uma economia difícil que se reflete nos seus giros de estoque e produtividade. No

entanto, apesar das difíceis condições econômicas, a equipe continuou os seus esforços na melhoria contínua.

É evidente que depois de avaliar o site, que podemos dizer com um alto nível de confiança, que com o processo obeya totalmente implementado e juntamente com um sistema puxado para os produtos padrão, a equipe InterAtiva estará no caminho de exceder as expectativas.

Principais objetivos, KPIs e questões críticas da companhia.

Feedback dos auditores, pós-auditoria:

16 17

18 19

20 21

A IMI InterAtiva tem a satisfação de entre-vistar nesta edição, uma pessoa que há tem-pos trabalha para a IMI InterAtiva com um serviço de grande importância para o bem--estar de todos. Seu trabalho, inclusive, é a base de ao menos 2 princípios do programa 5S.

Raquel Marques da Silva é uma das pes-soas responsáveis pela limpeza e conserva-ção da empresa há mais de 4 anos por meio de uma empresa terceirizada.

Ela cuida da limpeza de diversas áreas, tais como o Prédio Administrativo, Produção, Salas do Controle de Qualidade, Segurança do Trabalho, Obeya, Inspetores, Expedição, entre outras. É pontual em sua chegada e preza pela realização de suas funções diárias a tempo e com qualidade.

Raquel é casada e tem 2 filhos (um de 26 e outro de 24 anos), começou a trabalhar aos 17 anos como operadora de máquina em uma fábrica de linhas.

Depois de alguns anos começou a traba-lhar para sua irmã na organização e limpeza da casa durante 11 anos.

Com a mudança de sua irmã para outra cidade, Raquel procurou outras oportunida-des. Foi então em 2012 que ela começou sua trajetória na IMI InterAtiva através de uma empresa de Serviços Terceirizados - a Pan-

na.Sua supervisora e colegas de trabalho a

descrevem profissionalmente como uma pessoa muito dedicada, organizada, atencio-sa, compreensiva e de boa relação interpes-soal.

Raquel e seu marido Valter, instalador de antenas de TV, gostam de passar seu tempo livre descansando, assistindo TV e quando possível, viajar para chacara em família.

Atualmente Raquel ajuda seu filho mais novo, Fernando, com os custos de sua fa-culdade de Ciência da Computação, como livros e transporte. Seu sonho para os pró-ximos anos é de terminar sua casa própria.

Raquel se sente feliz com sua vida pessoal e profissional:

“Adoro trabalhar aqui na IMI InterAtiva... Conheço e me dou bem como todo mun-do[...] me sinto em casa.” - Raquel da Silva

EntrevistaConheça uma das pessoas responsáveis por deixar a IMI InterAtiva sempre limpa e agradável.

Nome: Raquel Marques da SilvaIdade: 44 anos (03/11/1972)Estado Civil: Casada Formação: Ensino Fundamental Incompleto Profissão: Auxiliar de Limpeza Tempo de empresa: 4 anos (2012) Cidade Natal: Sorocaba, São Paulo Cidade onde reside: Sorocaba, São Paulo Esquerda para direita: Denis Miranda e Luiz Vitali (IMI

InterAtiva) e Osmar Leite (Petrobras).Esquerda para direita: Bruno Donizete e Luiz Vitali (IMI InterAtiva), Ramiro Lanzas e Diego Huc (Mueller Co.)

Visitas

22 23

Criação e EdiçãoBruno Henrique de Oliveira

Imagens

IMI InterAtiva iStock

Textos

Bruno Henrique de OliveiraCarlos Henrique Costa

Revisão Viviane Cardozo

Marcia Ruiz

Próxima edição Abril de 2017

24

IMI Critical Engineering Lakeside, Solihull Parkway Birmingham Business Park Birmingham B37 7XZ United KingdomTel: +44 (0)121 717 3700 Fax: +44 (0)121 717 3701www.imi-critical.com

IMI InterAtivaAv. Garabed Gananian, 386Distrito Industrial, 18087-340 Sorocaba - São Paulo Brasil

Tel: +55 (0)15 3235 9500Fax: +55 (0)15 3235 9501

IMI Orton Via Dei Bazachi, 5029121 - Emilia-Romagna Piacenza - Italy

Tel: +39 (0)523 762 511Fax: +39 (0)523 762 512

IMI Truflo RonaVia Grilli, 2/A29010 - Zona IndustrialePiacenza - Italy

Tel: +39 (0)523 762 490Fax: +32 (0)523 762 493

Contato