desafio literatura - escolagenesis.com.br · 1) no texto, camões trabalha com várias palavras de...

17
Atividades 1) Comente os aspectos formais do poema. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 2) O poema retoma um topo de cantiga do Trovadorismo, mas introduz uma importante alteração. Releia-o atentamente e responda: a) Pela temática, retoma qual tipo de cantiga? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________ b) Qual é a principal alteração promovida por Camões? ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3) Há um único verso em que o dono da voz se mostra. Qual é o verso? A quem o enunciador se dirige? ________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Texto 2 DESAFIO LITERATURA Voltas a cantiga alheia Na fonte está Lianor Lavando a toalha e chorando. Às amigas perguntando: - Vistes lá meu amor? Posto o pensamento a tudo o Amor abriga, Cantava, mas a cantiga Eram suspiros por ele. Nisto estava Lianor O seu desejo enganando: - Vistes lá o meu amor? O rosto sobre sua mão, Os olhos no chão pregados, Que, do chorar já cansados, Algum descanso lhe dão. Desta sorte Lianor Suspende de quando em quando Sua dor e, em si tornando Mais pesada sente a dor. CAMÕES, Luís de. Lírica. Saõ Paulo: Cultrix, 1968. P. 91. Voltas a mote olheio Perdigão perdeu a pena, Não há mal que lhe não venha. Perdigão que o pensamento Subiu a um alto lugar, Perde a pena do voar, Ganha a pena do tormento. Não tem no ar nem no vento Asas com que se sustenha: Não há mal que lhe não venha. Quis voar a sua alta torre, Mas achou-se desasado; E, vendo-se depenado, De puro penado morre. Se a queixumes se socorre, Lança no fogo mais lenha: Não há mal que lhe não venha. CAMÕES, Luis de. Op. Cit. P. 87

Upload: trinhbao

Post on 13-Nov-2018

354 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Atividades 1) Comente os aspectos formais do poema. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) O poema retoma um topo de cantiga do Trovadorismo, mas introduz uma importante alteração. Releia-o atentamente e responda: a) Pela temática, retoma qual tipo de cantiga? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ b) Qual é a principal alteração promovida por Camões? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) Há um único verso em que o dono da voz se mostra. Qual é o verso? A quem o enunciador se dirige? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Texto 2

DESAFIO LITERATURA

Voltas a cantiga alheia

Na fonte está Lianor Lavando a toalha e chorando. Às amigas perguntando: - Vistes lá meu amor?

Posto o pensamento a tudo o Amor abriga, Cantava, mas a cantiga Eram suspiros por ele. Nisto estava Lianor O seu desejo enganando: - Vistes lá o meu amor?

O rosto sobre sua mão, Os olhos no chão pregados, Que, do chorar já cansados, Algum descanso lhe dão. Desta sorte Lianor Suspende de quando em quando Sua dor e, em si tornando Mais pesada sente a dor.

CAMÕES, Luís de. Lírica. Saõ Paulo: Cultrix, 1968. P. 91.

Voltas a mote olheio

Perdigão perdeu a pena, Não há mal que lhe não venha.

Perdigão que o pensamento Subiu a um alto lugar, Perde a pena do voar, Ganha a pena do tormento. Não tem no ar nem no vento Asas com que se sustenha: Não há mal que lhe não venha.

Quis voar a sua alta torre, Mas achou-se desasado; E, vendo-se depenado, De puro penado morre. Se a queixumes se socorre, Lança no fogo mais lenha: Não há mal que lhe não venha.

CAMÕES, Luis de. Op. Cit. P. 87

1) No texto, Camões trabalha com várias palavras de duplo significado. Cite dós exemplos . ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) O texto pode se relacionado a um famoso provérbio. Qual? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) Releia o texto “O tempo de Camões” e responda: seria possível relacionar Perdigão com Portugal? Justifique sua resposta. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Texto 3 Busque Amor novos artes, novo engenho Pera matar-me, e novas esquivanças, Que não pode tirar-me as esperanças, Que mal me tirará o que eu não tenho. Olhai de que esperanças me mantenho! Vede que perigosas seguranças! Que não temo contrastes nem mudanças, Andando em bravo mar, perdido o lenho.

1) Comente os aspectos formais do poema. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2) Podemos dividir o poema em duas partes distintas. Qual a palavra responsável pela mudança do poema? Considerando o embate entre razão e sentimento, o que prevalece em cada parte? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3) Para sintetizar a luta do amante com o Amor, qual a imagem lançada pelo poeta? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mas, conquanto não pode haver desgosto Onde esperança falta, lá me esconde Amor um mal, que mata e não se vê, Que dias há na alma me tem posto Um não sei o quê, que nasce não sei onde, Vem não sei como e dói não sei porquê.

CAMÕES, Luís de. Op. Cit. P. 112.

(UFG-Go)

No tempo antigo o homem encontrava-se quase totalmente submetido aos desígnios da

natureza, que determinava o seu destino. Mas, a medida que o homem deixou de ser apenas um

elemento natural e passou a ser social, ou seja, dotado de cultura, a natureza passou a

condicionar, e não a determinar a ação do homem. Assim considerando, explique a relação entre

o homem e a natureza nas sociedades do Oriente próximo.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

(FUVEST-gv)

"A Constituição que nos rege nada tem de invejar à dos outros povos; não imita nenhuma; ao

contrário serve-lhes de modelo. Seu nome é democracia, porque não funciona no interesse de

uma minoria, mas em benefício do maior número. Tem por princípio fundamental a igualdade. Na

vida privada, a lei não faz diferença alguma entre os cidadãos. Na vida pública a consideração não

se ganha pelo nascimento ou pela fortuna, mas, unicamente, pelo mérito; e não são as distinções

sociais, mas a competência e o talento que abrem o caminho das honrarias. Em Atenas, todos

entendem de política e se preocupam com ela; e aquele que se mantém afastado dos negócios

públicos é considerado um ser inútil. Reunidos em Assembleia; os cidadãos sabem julgar

corretamente quais são as melhores soluções, porque não acreditam que a palavra prejudique a

ação e, pelo contrário, desejam que a luz surja da discussão."

(De um discurso de Péricles, apud Tucídites, HISTÓRIA DA GUERRA DO PELOPONESO,

século V a.C.)

Este trecho do discurso de Péricles, que define a democracia ateniense, reflete intensa atualidade

em relação aos estados democráticos contemporâneos. Explique porquê.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

DESAFIO HISTÓRIA

Fonte: Piadas Matemáticas – Internet – Autor Desconhecido

A Civilização Ocidental tem na Grécia antiga uma de suas fontes mais ricas. Um dos seus legados

mais expressivos foi o termo e a noção de DEMOCRACIA. A respeito da prática da democracia

entre os gregos da antiguidade, é correto afirmar:

(01) Na democracia ateniense, participavam com plenos direitos políticos apenas os "cidadãos".

(02) Havia um grande número de indivíduos que não eram considerados "cidadãos" e, por

conseguinte, não tinham os mesmos direitos que eles.

(04) Entre os que eram atingidos pela restrição dos direitos políticos figuravam os metecos

(estrangeiros) em Atenas.

(08) Os escravos, recrutados entre populações livres endividadas ou tomados como presas de

guerra, não gozavam de direitos políticos.

(16) Os escravos gregos conseguiram melhores condições de vida após promoverem constantes

revoltas, em particular aquela liderada por Crixus, Oenomaus e Spartacus em 73-71 a.C.

(32) Muito embora o regime democrático tenha funcionado com perfeição em Atenas, jamais foi

admitida a participação direta do "cidadão" no governo.

soma = ( )

Questão 01

Leia, atentamente, a piada a seguir:

Jesus disse aos seus apóstolos:

- Irmãos, y = ax2 + bx + c ...

Os apóstolos, confusos, responderam:

- Mas Senhor... O que é isso?

Jesus disse:

- Apenas uma parábola.

DESAFIO MATEMÁTICA

O autor dessa piada cometeu um erro matemático ao afirmar que y = ax2 + bx + c é uma

parábola.

Escreva a condição necessária para que essa piada esteja matematicamente correta.

Resposta:

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Questão 02

A Matemática contribui significativamente para a simplificação da descrição e a compreensão dos

fenômenos físicos. Analise, a seguir, a fórmula utilizada para o cálculo da energia cinética que um

corpo possui quando está em movimento.

2

V.m=E

2

c onde:

Existe uma explicação física para entendermos o fato de que a energia (EC) de um corpo em

movimento depende de sua massa (m) e de sua velocidade (V). Utilizando os conhecimentos

sobre proporcionalidade e os procedimentos de resoluções de equações, é possível observar em

algumas situações a relação entre os conceitos matemáticos e os fenômenos físicos. A unidade de

medida de energia é chamada de joule e representada pela letra J.

Resolva cada item a seguir de acordo com as informações fornecidas acima.

EC = Energia de um corpo em movimento, em joule

m = massa do corpo, em kg, que se movimenta

V = velocidade do corpo em m/s

Adoro acelerar!

Adrenalina pura!

Nossa quanta Energia!!!

E a desaceleração? Dói! E dói muito!!!

Fonte: Site cbpf.br

a) Escreva qual seria o aspecto de um gráfico, no qual as grandezas Energia Cinética e Velocidade

do corpo fossem representadas nos eixos das ordenadas e abscissas, respectivamente.

Justifique, por escrito, como você chegou a essa conclusão.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

O.B.S: Considere a massa do corpo constante.

b) Calcule a velocidade de um corpo de massa 10 kg que, em determinado instante, possua 1280 J

de Energia Cinética.

En las frases abajo, hay, en negrita, algunas expresiones coloquiales en español. Descubre qué significan. Sigue el ejemplo:

a) A Juan le da la lata tener que levantarse temprano. dar la lata: irritar, chatear.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Maité no va a salir esta noche porque está hecha polvo. estar hecho(a) polvo:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Para Mercedes, hablar español es pan comido. ser pan comido:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DESAFIO ESPANHOL

d) No se debe echar leña al fuego al verse dos personas peleando. echar leña al fuego:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) En la fiesta de Rubia, Marta se puso morada. ponerse morado (a):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Luis echa de menos a su hermana Consuelo. echar de menos:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1. (Pucmg)

O valor máximo da força F para que o bloco desça em equilíbrio dinâmico é de:

a) 125 N

b) 200 N

c) 250 N

d) 150 N

DESAFIO FÍSICA

2. (G1 - cftmg) Um elevador de cargas possui massa total igual a 6,0 × 102 kg e o cabo que o

sustenta suporta uma tensão máxima de 7,2 × 103 N. A aceleração máxima, em m/s2, que esse

cabo pode imprimir ao elevador é

a) 0,20. b) 2,0.

c) 11. d) 12.

3. (Fatec) Três blocos, A, B e C, deslizam sobre uma superfície horizontal cujo atrito com estes

corpos é desprezível, puxados por uma força F de intensidade 6,0N.

A aceleração do sistema é de 0,60m/s2, e as massas de A e B são respectivamente 2,0kg e 5,0kg.

A massa do corpo C vale, em kg,

a) 1,0

b) 3,0

c) 5,0

d) 6,0

e) 10

Após uma breve leitura do capítulo 4 (A CONSCIÊNCIA) do livro didático e da reflexão sobre a consciência de si e do mundo, responda as questões abaixo:

1. Nas questões abaixo, além de encontrar a alternativa correta o aluno deverá também identificar os erros contidos nas afirmações consideradas erradas.

A.(J.Rendeiro) "O trabalho deve ser identificado como uma realização humana, capaz de proporcionar ao homem o que ele necessita" Émille Durkheim Sobre o conceito de trabalho está correto afirmar que: a) É a possibilidade do indivíduo proporcionar riqueza apenas com sua criatividade pessoal.

DESAFIO SOCIOLOGIA

b) É um meio através do qual o ser humano relaciona-se com a natureza e com a tecnologia para produzir riqueza. c) É a possibilidade de desenvolvimento de uma determinada civilização a partir do desempenho laborial do ser humano. d) É a capacidade do ser humano de diferenciar o que é um fenômeno social de um fenômeno natural. e) É tudo o que pode ser transformado em riqueza financeira, para desenvolver qualquer atividade econômica. B. (UNICAMP) O trabalho do proletário está diretamente relacionado ao trabalho assalariado, durante o processo de urbanização e industrialização a partir do século XVIII. Sobre o tema, está correto: a) O trabalho assalariado está diretamente relacionado ao mundo liberal e descentralizado politicamente característicos da modernidade. b) O trabalho do proletário caracteriza-se pela venda da força de trabalho, sua propriedade, ao capitalista. c) O proletariado consegue reunir em torno de si, no trabalho assalariado o que ele necessita para garantir sua sobrevivência. d) O capitalista, dono dos meios de produção, paga ao proletariado o que ele merece pela dedicação ao trabalho regular. e) Na relação capitalista, o trabalhador, detentor dos meios de produção, vende a sua força de trabalho para o capitalista

2. Para responder esta questão o aluno deverá também analisar a reportagem retirada do endereço:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120126_sadia_refugiados_mp_jf.shtml

Enem 2010 Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema: O trabalho na Construção da Dignidade Humana, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

O que é trabalho escravo

Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de

propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados “gatos”.

Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime.

Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes

para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.

O futuro do trabalho Esqueça os escritórios, os salários fixos e a aposentadoria. Em 2020, você trabalhará

em casa, seu chefe terá menos de 30 anos e será uma mulher Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponíveis para mudar o modo como trabalhamos e, consequentemente como vivemos. E as transformações estão acontecendo. A crise despedaçou companhias gigantes tidas até então como modelos de administração. Em vez de grandes conglomerados, o futuro será povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum.

Os próximos anos também vão consolidar mudanças que vêm acontecendo há algum tempo: a busca pela qualidade de vida, a preocupação com o meio ambiente, e a vontade

de nos realizarmos como pessoas também em nossos trabalhos. “Falamos tanto em desperdício de recursos naturais e energia, mas e quanto ao desperdício de talentos?”, diz o filósofo e ensaísta suíço Alain de Botton em seu novo livro The Pleasures and Sorrows of Works (Os prazeres e as dores do trabalho, ainda inédito no Brasil).

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

Após uma breve leitura do capítulo 4 (A CONSCIÊNCIA) do livro didático e da reflexão sobre a consciência de si e do mundo, responda as questões abaixo, através de um texto dissertativa com um mínimo de 10 linhas. 1. Qual a diferença em “ter consciência” e “saber que tenho consciência”? Dê um exemplo

comparando as duas situações.

2. Para a elaboração do texto abaixo utilize também a charge abaixo retirada de uma rede

social:

Tema: “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações

sociais de que o Brasil necessita?” (Enem 2002)

A equação da democracia

Comícios estudantis. Diretas já! “Caras-pintadas.” O que se percebe de comum nesses

movimentos é a maciça participação do público jovem. A luta para adquirir a liberdade e os

direitos políticos foi muito bem representada, mas será que acabou? É preciso alertar a sociedade

de que somente com o esforço comum e o ímpeto de bravura de nossos jovens poderemos

concretizar a conquista alcançada, e verdadeiramente promover as transformações sociais de que

o país necessita.

O direito de escolher, por eleições diretas, o próprio governante representou uma grande vitória

no quadro político-social do Brasil. O movimento das Diretas Já foi o primeiro passo, e apesar de

DESAFIO FILOSOFIA

não ter alcançado de imediato seu objetivo, conseguiu acender na sociedade uma chama muito

forte: a da necessidade de busca pela participação política a reivindicação de melhorias sociais.

Nessa perspectiva, o que se observa é que o voto é um instrumento muito valioso que foi dado ao

eleitor brasileiro. É a nítida certeza de que algo pode ser mudado se as pessoas buscarem sua

própria consciência política. Seria, no entanto, utópico pensar em conscientização se antes não for

dada ao povo a noção dos seus próprios direitos. É necessário implantar nas instituições

educacionais disciplinas que promovam justamente o ensino da cidadania, dos deveres e direitos,

e de como lutar, de forma inteligente, por melhores condições sociais, políticas, econômicas e até

afetivas.

Diante de um povo mais consciente de sua significância na política nacional, a inércia e a

imparcialidade da sociedade serão deixadas de lado. Com a promoção de tais mudanças, o povo

estará mais alerta para escolher seus candidatos e exigir, tanto antes quanto depois das eleições, a

realização das promessas feitas durante o período eleitoral. A população não fi cará mais míope, e

conseguirá enxergar que a luta pelo interesse comum deve suplementar as vontades pessoais e

partidárias, e que a participação popular, no voto e nos projetos, é de extrema necessidade e

grandiosa responsabilidade.

O ensino dos direitos políticos, portanto, torna-se uma disciplina indispensável na educação do

cidadão brasileiro. Educar baseando-se na equação “conteúdo+conscientização” irá, com toda

certeza, promover o enriquecimento do quadro histórico nacional. Caso mudanças como essa

sejam alcançadas, e se tornem uma nova conquista, assim como o direito de votar foi, não haverá

mais dúvidas quanto ao voto ser facultativo ou obrigatório. Surgirá uma nova perspectiva de

prosperidade dentro da sociedade, a participação será em massa e homogênea, e o povo

realmente entenderá o verdadeiro significado da palavra democracia.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

(FUVEST-adapt) Nos climas tropicais úmidos, são comuns os solos espessos. Entretanto, alguns

fatores naturais podem mudar essa tendência geral. Observe a figura abaixo, representativa

dessas áreas.

a) Cite dois fatores que causam a diferença de espessura do solo entre o perfil I e II.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

b) Explique a ação dos fatores citados.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

c) Em qual perfil ocorre uma ação maior do intemperismo e da erosão? Justifique as respostas.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

DESAFIO GEOGRAFIA

d) Em qual perfil é possivel a ocorrência de eventos com este mostrado na imagem a seguir?

Esclareça a ocorrência deste processo, e os metodos para evitar estes acidentes muito comuns em

nossa cidade.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

e) Analise, criticamente, dois tipos de ação humana, que, em geral, colaboram para a ocorrência

de episódios dessa natureza.

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

01. (UNICAMP) Depois das 19 horas, os convidados começaram a chegar. Dina os recepcionava no bar, onde havia dois baldes: um deles com gelo e o outro com gelo seco. Dina bradava aos quatro cantos: "Isso faz a festa tornar-se mais química, já que esses sólidos serão usados para resfriar as bebidas!" Para cada bebida, Estrondosa escolhia o sólido mais apropriado. Curiosamente alguém pediu duas doses iguais de água de côco, uma com gelo e outra com gelo seco, mas colocou os copos em uma mesa e não consumiu as bebidas. Passado um certo tempo, um colega de faculdade resolveu verificar se Dina ainda era a "sabichona" de antigamente, e foi logo perguntando:

(A) "Esses sólidos, quando colocados nas bebidas, sofrem transformações. Que nomes são dados para essas duas transformações? E por que essas transformações fazem com que as bebidas se resfriem?" ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ (B) "Dina, veja essas figuras e pense naqueles dois copos de água de côco que nosso amigo não bebeu. Qual copo, da situação inicial, corresponde ao copo 'd' da situação final? Em algum dos copos, a concentração final do líquido ficou diferente da concentração inicial? Por quê?" _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

DESAFIO QUÍMICA

Questão 01

A figura abaixo mostra uma cobaia de laboratório dentro de um compartimento hermético

e isolado. Durante o tempo do experimento ela recebeu ar contendo gás oxigênio radiativo

(isótopo 18O ). Depois de absorvido e metabolizado, onde se espera encontrar o isótopo do

oxigênio? Nas moléculas de gás carbônico eliminadas pela cobaia ou nas moléculas de água

presentes em suas células musculares? Justifique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 02

As células procarióticas não têm nenhuma organela membranosa, como o retículo

endoplasmático granuloso, por exemplo. No entanto, são encontradas nas bactérias

específicas desses organismos, que não poderiam ser incorporadas diretamente do meio

circundante. Sabendo-se que o retículo endoplasmático granuloso é responsável, nas células

eucarióticas, pela síntese protéica, como se explica a presença dessas proteínas no interior

das células bacterianas?

DESAFIO BIOLOGIA

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 03

Qual é o fundamento lógico para a seguinte pergunta?

“Por que se afirma que um automóvel movido a gasolina ou a álcool utiliza, indiretamente,

a luz solar?”.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________