dermatite das fraldas

3
 DERMATITE DAS FRALDAS Sinônimos: Sinônimo: dermatite amoniacal, assaduras O que é? É a irritação na pele causada pelo contato com a urina e fezes retidas pelas fraldas e plásticos. Pode surgir infecção secundária causada por cândida ou bactérias. É possível que algumas bactérias tenham uma ação sobre a urina, decompondo a uréia e aumentando a ação irritativa. Como se desenvolve ou se adquire? Pelo contato prolongado com a urina e as fezes do bebê, ou pacientes adultos com incontinência urinária e fecal. A urina possui uréia que se transforma em amônia, substância que provoca irritação. A pele molhada também pode causar fricção contra a fralda e permitir o crescimento de bactérias. Este tipo de dermatite ocorre tanto com o uso de fraldas de pano ou descartáveis. O que se sente? Nas dermatites leves, é observada uma vermelhidão de pele, com descamação, aspecto brilhante e, eventualmente, com pontinhos elevados (pápulas). Ficam restritas às regiões cobertas pelas fraldas. Em irritações moderadas, as lesões são mais profundas, ficando com uma cor violácea e áspera. O caso agudo inicia-se geralmente entre o primeiro e o segundo mês de vida. As lesões são localizadas nas áreas de fraldas, face interna das coxas, nádegas e glande ou vulva. Como o médico faz o diagnóstico? A diagnose dá-se pelo exame clínico das lesões. Como se trata? O tratamento é baseado na higiene da área da fralda. Friccionar a pele no momento da limpeza e o uso de lenços umedecidos devem ser evitados para não alterar a composição normal da pele, levando ao início das assaduras. As trocas das fraldas devem ser freqüentes. Em caso de fraldas de pano, o sabão em pó e amaciantes devem ser evitados na lavagem, é preferível o sabão neutro (glicerina ou coco). Deixar o bebê o máximo possível de tempo sem fraldas e expor a região ao sol também são indicados. No caso de processo inflamatório intenso, pode ser usado corticóide tópico. Se há infecção por cândida, é utilizado antimicótico tópico. A pomada também tem um papel importante, pois simula a função natural da pele ao formar uma barreira protetora contra os agentes irritantes e microorganismos. Como se previne?

Upload: amanda-do-valle

Post on 18-Jul-2015

31 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/16/2018 Dermatite Das Fraldas - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/dermatite-das-fraldas 1/3

DERMATITE DAS FRALDAS

Sinônimos:

Sinônimo: dermatite amoniacal, assaduras

O que é?

É a irritação na pele causada pelo contato com a urina e fezes retidas pelas fraldas eplásticos. Pode surgir infecção secundária causada por cândida ou bactérias. É possívelque algumas bactérias tenham uma ação sobre a urina, decompondo a uréia eaumentando a ação irritativa.

Como se desenvolve ou se adquire?

Pelo contato prolongado com a urina e as fezes do bebê, ou pacientes adultos com

incontinência urinária e fecal. A urina possui uréia que se transforma em amônia,substância que provoca irritação. A pele molhada também pode causar fricção contra afralda e permitir o crescimento de bactérias. Este tipo de dermatite ocorre tanto com ouso de fraldas de pano ou descartáveis.

O que se sente?

Nas dermatites leves, é observada uma vermelhidão de pele, com descamação, aspectobrilhante e, eventualmente, com pontinhos elevados (pápulas). Ficam restritas às regiõescobertas pelas fraldas. Em irritações moderadas, as lesões são mais profundas, ficando

com uma cor violácea e áspera.O caso agudo inicia-se geralmente entre o primeiro e o segundo mês de vida. As lesõessão localizadas nas áreas de fraldas, face interna das coxas, nádegas e glande ou vulva.

Como o médico faz o diagnóstico?

A diagnose dá-se pelo exame clínico das lesões.

Como se trata?

O tratamento é baseado na higiene da área da fralda. Friccionar a pele no momento dalimpeza e o uso de lenços umedecidos devem ser evitados para não alterar a composiçãonormal da pele, levando ao início das assaduras. As trocas das fraldas devem serfreqüentes. Em caso de fraldas de pano, o sabão em pó e amaciantes devem ser evitadosna lavagem, é preferível o sabão neutro (glicerina ou coco).

Deixar o bebê o máximo possível de tempo sem fraldas e expor a região ao sol tambémsão indicados. No caso de processo inflamatório intenso, pode ser usado corticóidetópico. Se há infecção por cândida, é utilizado antimicótico tópico. A pomada tambémtem um papel importante, pois simula a função natural da pele ao formar uma barreiraprotetora contra os agentes irritantes e microorganismos.

Como se previne?

5/16/2018 Dermatite Das Fraldas - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/dermatite-das-fraldas 2/3

O leite materno tem anticorpos que podem defender os nenês amamentados contra ainfecção. Manter a pele limpa e seca, especialmente nas dobras e sulcos; trocarfreqüentemente as fraldas; usar sabonetes suaves e deixar a pele do bebê exposta ao arfresco sempre que possível são algumas maneiras de prevenir a dermatite de fraldas

DESCRIÇÃO DA DERMATITE DAS FRALDASÉ uma dermatite de contato por irritação primária, caracterizada por irritação na

pele, causada pelo contato com a urina e as fezes retidas pelas fraldas. As lesões variamde eritematosas exsudativas a eritemato-papulosas e descamativas nas áreas convexas daregião delimitada pelas fraldas. Freqüentemente surge infecção secundária por Candidaou por bactérias como Bacillos faecallis, Proteus, Pseudomonas, Staphylococcus eStreptococcus. O uso de pós, óleos, sabões e pomadas irritantes agravam o quadroclínico.

SINONÍMIADermatite amoniacal.

ETIOLOGIA DA DERMATITE DAS FRALDASO uso da fralda ocasiona aumento da temperatura e da umidade local, com

conseqüente maceração da pele que se torna mais susceptível à irritação ocasionada pelocontato da urina e das fezes com a pele da região coberta pelas fraldas.

RESERVATÓRIONão se aplica.

MODO DE TRANSMISSÃONão se aplica.

PERÍODO DE INCUBAÇÃONão se aplica.

PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE DADERMATITE DAS FRALDAS

Não se aplica.

COMPLICAÇÕESInfecção secundária pelos germes acima relacionados.

DIAGNÓSTICO DA DERMATITE DAS FRALDASClínico.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DA DERMATITEDAS FRALDASCandidíase, eczema de contato alérgico, eczema seborréico, eczema tópico,

psoríase.

TRATAMENTO DA DERMATITE DAS FRALDASCuidados higiênicos, troca freqüente de fraldas ou retirada das mesmas. Limpeza

da região e aplicação de pasta de óxido de zinco ou pasta d’água nas trocas de fraldas.

Nos casos mais agudos uso de cremes à base de hidrocortisona; e nistatina ouantimicóticos imidazólicos na suspeita de contaminação por Candida.

CARACTERÍSTICAS EPIDEMOLOGICASDermatose da área de fralda que acomete a criança de 0 a 2 anos.

5/16/2018 Dermatite Das Fraldas - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/dermatite-das-fraldas 3/3

OBJETIVOS DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICANão se aplica.

NOTIFICAÇÃONão é doença de notificação compulsória.

MEDIDAS DE CONTROLE DA DERMATITE DASFRALDAS

Higiene adequada dos bebês e troca rotineira de fraldas.