debate público bisfenol

2
Informativo - Outubro 2011 DEBATE PÚBLICO SOBRE O BISFENOL-A Na última sexta-feira (17/10) o Vereador Canário promoveu um debate público para alertar a população sobre os riscos das contaminações pelo composto chamado Bisfenol-A (BPA), que é uma substancia tóxica utilizada na fabricação do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente. O Policarbonato é empregado em embalagens plásticas de alimentos, revestimento interno de latas e outros derivados, e quando aquecido ou resfriado a contaminação pelo BPA é 50 vezes maior. A Drª Laura Sterian Ward (Chefe do Laboratório de Genética Molecular do Câncer) afirmou que a mãe quando gestante involuntariamente passa o BPA para o feto através do cordão umbilical,onde afeta sua saúde e altera a genética, mais não seria só o BPA as substâncias tóxicas têm outras substancias que estamos expostos. ‘‘Temos o direito de escolha, de estarmos ciente se o produto contém BPA’’ Disse Drª Laura Público que participou do debate sobre BPA no Plenarinho da Câmara Municipal Vereador Canário e Drª Laura A Drª Elaine Costa (Sociedade Brasileira de Endocrinologia) alertou que o BPA é altamente perigoso, e quando entra em nosso organismo pode trazer danos à saúde, mais de 100 pesquisas realizadas em animais apontam que o BPA causa: - Câncer de Próstata e Mama; - Puberdade Precoce; - Problemas Comportamentais; - Diabetes; - Doenças Cardíacas; - Infertilidade e outros. ‘‘Pessoas do mundo todo estão em constante exposição ao BPA, bebês são os mais vulneráveis à exposição, vinda principalmente de policarbonato’’ Comentou Drª Elaine Costa. Dr. Elaine (Sociedade Brasileira de Endocrinologia)

Upload: giulianoca2

Post on 11-Jul-2015

252 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Debate público bisfenol

Informativo - Outubro 2011

DEBATE PÚBLICO SOBRE O BISFENOL-ANa última sexta-feira (17/10) o Vereador Canário promoveu um debate público para alertar a população sobre os riscos das contaminações pelo composto chamado Bisfenol-A (BPA), que é uma substancia tóxica utilizada na fabricação do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente.

O Policarbonato é empregado em embalagens plásticas de alimentos, revestimento interno de latas e outros derivados, e quando aquecido ou resfriado a contaminação pelo BPA é 50 vezes maior.

A Drª Laura Sterian Ward (Chefe do Laboratório de Genética Molecular do Câncer) afirmou que a mãe quando gestante involuntariamente passa o BPA para o feto através do cordão umbilical,onde afeta sua saúde e altera a genética, mais não seria só o BPA as substâncias tóxicas têm outras substancias que estamos expostos.

‘‘Temos o direito de escolha, de estarmos cientese o produto contém BPA’’ Disse Drª Laura

Público que participou do debate sobre BPAno Plenarinho da Câmara Municipal

Vereador Canário e Drª Laura

A Drª Elaine Costa (Sociedade Brasileira de Endocrinologia) alertou que o BPA é altamente perigoso, e quando entra em nosso organismo pode trazer danos à saúde, mais de 100 pesquisas realizadas em animais apontam que o BPA causa:

- Câncer de Próstata e Mama;- Puberdade Precoce;- Problemas Comportamentais;- Diabetes;- Doenças Cardíacas;- Infertilidade e outros.

‘‘Pessoas do mundo todo estão em constante exposição ao BPA, bebês são os mais vulneráveis à exposição, vinda principalmente de policarbonato’’

Comentou Drª Elaine Costa.

Dr. Elaine (Sociedade Brasileira de Endocrinologia)

Page 2: Debate público bisfenol

e-mail: [email protected]: [email protected]

Blog: www.vereadorcanario.blogspot.comAv. Da Saudade, 1004 - Ponte Preta - Gabinete 10 - Campinas S/P

Contatos: (19) 3736-1680(19) 3736-1682

Informativo - Outubro 2011A Fabiana Dupont (Pesquisadora e criadora do site O tao do consumo) disse que o Canadá foi o primeiro país a proibir o BPA na Europa existe um programa de prevenção e destacou uma outra fonte de BPA, o PVC, usado principalmente na encanação de água na maioria das casas, onde seria impossível evitar o aquecimento e a liberação do BPA, . Segundo ela o governo teria que pesquisar e restringir esses produtos.

‘‘Quem não tem em casa umcano de PVC?’’

Perguntou Fabiana.

No Brasil a ANVISA proibiu a utilização do BPA na fabricação de mamadeiras, onde o Vereador Canário se preocupou e trouxe a discussão para Campinas.

''Não temos só as mamadeiras fabricadas com o composto BPA, as nossas crianças

ainda estão expostas de outras maneiras” Alertou Canário.

“O próximo passo é a distribuição de cartilhas em nossa cidade para

conscientizarmos sobre o risco à saúde quando expostos ao BPA” Diz Canário.

Vereador Canário e Drª Fabiana

Vereador Canário

Os Plásticos são classificados em 7 Grupos:1. Pet / 2. PEAD / 3. PVC / 4. PEBD - PELBD

5. PP / 6. PS / 7. Outros

A Categoria 7 são produzidos com BPAA Categoria 3 pode conter BPA

As Categorias 1,2,4,5 e 6 não utilizam BPA

Como Identificar o BPA