de lenda à piada, eis o verdadeiro falastrão

3
Quando se fala sobre as lendas do MMA brasileiro não há dúvida alguma de que um dos primeiros nomes a passar pela cabeça das pessoas é o de Wanderlei Silva. Campeão do Pride, campeão do GP dos médios de 2003, semifinalista dos GPs de 2005 e 2006 e detentor do recorde de nocautes do evento. Um cara que fez muitas lutas emocionantes e inspirou muitos lutadores, seu jeito cachorro-louco e seu carinho com os fãs são as principais características que apelam ao público e o que faz ele até hoje ser um dos grandes nomes do UFC, mesmo sem dar muito resultado. Hoje ele figura uma rivalidade com o americano Chael Sonnen, um cara que é chamado pela mídia brasileira de “falastrão”, mas será mesmo que o americano é o falastrão dessa história? Desde a época do Pride uma grande característica do Wanderlei foi a de ser falador e brigão, ele foi o principal protagonista de uma das maiores rivalidades do MMA brasileiro (CB vs BTT) e sempre mostrou ter pavio curto e cabeça fraca para provocações, mas hoje em dia a situação está pior, hipocrisia e incoerência são duas outras características do brasileiro, não somente quando se fala sobre Chael Sonnen, mas em outras situações. Voltando um pouco no tempo temos a rivalidade dele com o Vitor Belfort na primeira edição do TUF Brasil, foi algo que chegou a ser ridículo, Wanderlei estava mais preocupado em falar mal do Vitor do que em treinar seus lutadores. Quando o Vitor se lesionou então? Chamou o cara de arregão, disse que o Vitor não tinha quebrado a mão e mesmo se tivesse seria irresponsável por ter se lesionado perto duma luta... Mas esqueceu de comentar como cancelou sua luta no UFC 116 porque se lesionou em um treino. Voltando para os tempos atuais temos uma rivalidade com Chael Sonnen, um cara incompreendido e odiado por muitos. Claro, ele falou algumas besteiras, mas pelo amor de Deus, foram piadas. Claro, sempre tem o retardado pra falar que o Sonnen é um americano xenófobo que disfarça suas opiniões com piadas e depois dá declarações falsas pra tentar contornar a situação, mas além de isso não fazer sentido algum, pra fazer essa afirmação seria necessário a leve capacidade de poder ler mentes. Enfim, estamos no meio de uma rivalidade que já vem de tempos.

Upload: fernando-tieppo

Post on 11-Feb-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Coluna crítica ao lutador Wanderlei Silva

TRANSCRIPT

Page 1: De Lenda à Piada, Eis o Verdadeiro Falastrão

Quando se fala sobre as lendas do MMA brasileiro não há dúvida alguma de que um dos primeiros nomes a passar pela cabeça das pessoas é o de Wanderlei Silva. Campeão do Pride, campeão do GP dos médios de 2003, semifinalista dos GPs de 2005 e 2006 e detentor do recorde de nocautes do evento. Um cara que fez muitas lutas emocionantes e inspirou muitos lutadores, seu jeito cachorro-louco e seu carinho com os fãs são as principais características que apelam ao público e o que faz ele até hoje ser um dos grandes nomes do UFC, mesmo sem dar muito resultado. Hoje ele figura uma rivalidade com o americano Chael Sonnen, um cara que é chamado pela mídia brasileira de “falastrão”, mas será mesmo que o americano é o falastrão dessa história?

Desde a época do Pride uma grande característica do Wanderlei foi a de ser falador e brigão, ele foi o principal protagonista de uma das maiores rivalidades do MMA brasileiro (CB vs BTT) e sempre mostrou ter pavio curto e cabeça fraca para provocações, mas hoje em dia a situação está pior, hipocrisia e incoerência são duas outras características do brasileiro, não somente quando se fala sobre Chael Sonnen, mas em outras situações. Voltando um pouco no tempo temos a rivalidade dele com o Vitor Belfort na primeira edição do TUF Brasil, foi algo que chegou a ser ridículo, Wanderlei estava mais preocupado em falar mal do Vitor do que em treinar seus lutadores. Quando o Vitor se lesionou então? Chamou o cara de arregão, disse que o Vitor não tinha quebrado a mão e mesmo se tivesse seria irresponsável por ter se lesionado perto duma luta... Mas esqueceu de comentar como cancelou sua luta no UFC 116 porque se lesionou em um treino.

Voltando para os tempos atuais temos uma rivalidade com Chael Sonnen, um cara incompreendido e odiado por muitos. Claro, ele falou algumas besteiras, mas pelo amor de Deus, foram piadas. Claro, sempre tem o retardado pra falar que o Sonnen é um americano xenófobo que disfarça suas opiniões com piadas e depois dá declarações falsas pra tentar contornar a situação, mas além de isso não fazer sentido algum, pra fazer essa afirmação seria necessário a leve capacidade de poder ler mentes. Enfim, estamos no meio de uma rivalidade que já vem de tempos.

Tudo começou quando o Wanderlei tomou as dores dos irmãos Nogueira e fez um papelão no carro falando como o Sonnen não deveria falar do Brasil. Ok, opinião dele, mas depois disso o que o querido Wandeco fez? Foi pro twitter falar como o Sonnen ficou tremendo de medo no carro (como se o cara que bateu por 23 minutos no Anderson Silva fosse ter medo de um Wanderlei que nem caminhar sem bengala conseguia). Depois disso foi uma série de provocações até chegar na luta com o Shogun, antes da luta o Wanderlei falava como o Sonnen iria apanhar, como não tinha chances pro americano... Resultado? Shogun finalizado no primeiro round e Sonnen desafiando o Wanderlei em frente as câmeras. Depois disso a decadência moral do Wanderlei começou a se tornar evidente.

Primeiro começou com um vídeo basicamente falando “eu vou te pegar, você mexeu com o cara errado, eu vou te pegar, você deu sorte em ganhar do Shogun, eu vou te pegar”, depois vimos um vídeo ridículo na Mr. Olympia Expo onde o Wanderlei com alguns caras foi até o Sonnen pra “falar na cara dele”, e continuou afirmando que o Sonnen estava com medo dele (mesmo o americano tendo respondido cara

Page 2: De Lenda à Piada, Eis o Verdadeiro Falastrão

a cara falando “desliga a câmera então”). Com o anúncio do TUF então tudo ficou pior, montagens extremamente ridículas, a tentativa de forçar uma situação “Brasil vs EUA” e até os orgasmos múltiplos após a luta com o Rashad (que até hoje o Wanderlei comenta como se o Rashad tivesse dado um peteleco e o Sonnen tivesse caído abraçando o juiz) fizeram parte do arsenal do brasileiro.

Ai que no meio das gravações do TUF sai um tweet do Dana dizendo que o Sonnen tinha levado um soco pelas costas de um membro da equipe do Wanderlei (depois foi descoberto que foi o Dida). Então recentemente saiu algumas imagens do TUF... Qual foi o resultado? O brasileiro passando vergonha total na frente das câmeras. Claro, não podemos tirar conclusões precipitadas sobre o que aconteceu, mas sinceramente avaliando o que foi divulgado o que podemos ver? Um Wanderlei clamando por respeito de logo após cuspindo no americano, usando um vitimismo barato falando “quero que você peça desculpas pelo que falou do nosso país” como se o que o Sonnen tivesse dito fosse algo extremamente ofensivo (creio que nem o Wanderlei sabe o que ele acha que o Sonnen falou), enfim, vemos um Wanderlei hostil, querendo arrumar briga dentro da casa, perdendo a cabeça... Enquanto o Sonnen se mantém calmo. Mas o pior não é nem isso, o pior é que o Wanderlei realmente acha que tá bonito na fita, acha que tá certinho em querer arrumar briga e se orgulha disso.

Chega a ser deprimente ver onde o cara que era considerado o mais perigoso do Pride chegou, postando montagens, apelando pra um nacionalismo ridículo e forçado e fazendo vídeos ridículos pra tentar conseguir a atenção dos fãs... O cara que eu considerava uma lenda do esporte hoje eu vejo somente como uma piada e realmente está provando ser o verdadeiro falastrão dessa rivalidade.

O choro é livre.

Há braços do Tieppo.