de cada categoria fady harb - shalimar mattar … · amara saadeh, carla silveira, igor kischka,...

9
Fady Harb maio / junho 2016 - ano X - nº 55 CANTOR LIBANÊS INCENDEIA O PALCO DO MP COM SEUS MAIORES SUCESSOS Mercado Persa 2016 Fique por dentro do que rolou nos três dias do festival É campeão! Apresentamos os vencedores de cada categoria

Upload: truongxuyen

Post on 12-Sep-2018

232 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fady Harb

maio / junho 2016 - ano X - nº 55

CANTOR LIBANÊS INCENDEIA O PALCO DO MP COM SEUS MAIORES SUCESSOS

Mercado Persa 2016Fique por dentro do que rolou nos três dias do festival

É campeão!Apresentamos os vencedores de cada categoria

Oriente, Encanto e Magia

é uma revista bimestral gratuita

destinada a bailarinos, músicos,

estilistas, professores,

apreciadores da dança do ventre,

enfim, a todos que acreditam

na arte como meio de evolução.

Editora:

Shalimar Mattar

Bailarina responsável:

Teresa Carnicelli/Samira

(Sated 2276)

Diagramação:

Irmãs de Criação

Jornalista responsável:

Marcela Silva (Mtb 47.169)

Personalidade da Capa:

Fady Harb

Redação:

Rua João de Sousa Dias, 277,

Campo Belo – 04618-001,

São Paulo.

Telefones

(11) 5041-6103 e 5542-3860

A revista não endossa,

necessariamente, conceitos

e opiniões de autores

expressos nas matérias que

publica, nem se responsabiliza

diretamente pelo conteúdo

textual e de imagens

dos anúncios que veicula.

PAPO COM A REDAÇÃO Se você tem algum comentário, dúvida, sugestão de pauta, escreva para revista. oriente@ hotmail.com ou envie sua carta para rua João de Sousa Dias, 277, Campo Belo, CEP 04618-001, São Paulo, SP

E D I T O R I A L \ \

O R I E N T E m a i o / j u n h o 2 0 1 6 3

FESTIVAL DE EMOÇÕES!

Mostras de dança, competições, palestras, workshops, aulas abertas, espaço de compras: são mais de 24 horas de atividades realizadas simultaneamente em um mesmo local reunindo mais de 8.000 pessoas entre bailarinos e apreciadores da cultura árabe. Isso é o

Mercado Persa, evento já consagrado como o maior de danças árabes do mundo. Em comemoração a sua trajetória de 21 anos, os organizadores capricharam nas novidades e nós da Revista Oriente não poderíamos deixar de falar sobre elas nessa edição. Para atiçar a curiosidade, vou adiantar aqui uma delas, a que gerou maior repercussão: o novo palco. Sim, além do Teatro, do Balroom, do palco da Feira de Negócios, agora existe um quarto espaço de shows, o Templo da Dança. Complicado foi para o público escolher onde assistir as apresentações (sentimos na pele essa dificuldade) que, aliás, estavam incríveis. Performances cada vez mais elaboradas e criativas; produções impecáveis.

Uma iniciativa da direção muito apreciada pelos participantes, é o convite à bailarinos e músicos renomados internacionalmente para integrarem junto às estrelas brasileiras o quadro de profissionais do festival. Esse ano, tivemos a presença do maestro argentino Mario Kirlis que protagonizou um dos momentos mais emocionantes da história do MP. Diante de um imprevisto em meio ao Espetáculo Oásis, ele mostrou porque é uma das maiores referências da música árabe em todo o mundo. Já o libanês Fady Harb esbanjou simpatia e talento ao cantar grandes sucessos no show de abertura, o Gala MP. Contudo, ele não parou por aí, não. Fez uma participação especial no show Oásis ao lado de Tony Mouzayek, “deu uma palinha” durante o workshop de música ao vivo ministrado por Shalimar Mattar, conversou e tirou fotos com as fãs. Sem dúvida, foi um dos maiores destaques do MP 2016, por isso o escolhido para estampar a capa desse número da Oriente.

E como não poderia faltar, compartilhamos com vocês a relação daqueles que suaram a camisa e chegaram lá: os primeiros colocados de todas categorias de competição. Aline Mucci, José Luis, Samira Suhair, Aris Medrei, Paulo César de Moraes e Marilda Cardoso de Moraes revelaram pra gente como foi a experiência de participar de um concurso de tanto peso e a importância da conquista do primeiro lugar. São depoimentos inspiradores que trazem exemplos de superação, coragem e determinação. E você, já foi ao MP? É participante há anos? Está ansioso pela próxima edição? Então, já coloca na agenda as datas de 2017: 21, 22 e 23 de abril. Converse com seu professor, planeje a sua participação, separe seu figurino preferido, treine bastante e vá lá dividir com milhares de pessoas a beleza da sua dança assim como prestigiar a arte de tantos colegas. Graças a essa união que a dança árabe tem ganhado forças e conquistado o respeito que merece.

Marcela Silva

4 m a i o / j u n h o 2 0 1 6 O R I E N T E

Foto

: Fun

Mak

er St

udios

Em abril, o maior festival de danças árabes do mundo completou mais um ano de existência. A comemoração aconteceu entre os dias 8 e 10

junto às mais de 8 mil pessoas que passaram, ao longo dos três dias de evento, pelas dependências do piso C do World Trade Center, o maior complexo empresarial da América Latina. Imagina passar mais de 24 horas envolvido em atividades que giram em torno da cultura árabe? Fantástico, não é verdade? Essa é a proposta do Mercado Persa que sob a direção da bailarina Shalimar Mattar, há 21 anos reune bailarinos e músicos amadores e profissionais de diferentes localidades do Brasil e exterior, dando-lhes a oportunidade de apresentar seus trabalhos em shows de música ao vivo, mostras, competições, workshops e palestras.

UNIDOS POR UMA MESMA

PAIXÃO!POR MARCELA SILVA

Uma das grandes novidades dessa edição foi conhecida logo no primeiro dia do festival. O Espetáculo de Gala, que até então era realizado no teatro Paulo Goulart do Esporte Clube Banespa, aconteceu no Teatro do WTC, proporcionando uma maior comodidade aos participantes que já estavam hospedados próximo ao complexo. O show com o tecladista Mohamad Azra e banda contou com a participação do maestro argentino Mario Kirlis e dos bailarinos Esmeralda, Ju Marconato, Lulu Sabongi, Mahaila El Helwa, Michelli Nahid, Munira Magharib, Shalimar Mattar, Tarik, Grupo Folclórico Nasser e os grupos convidados Bruno Habib, Munira Magharib, Patricia Saldanha e Shiva Nataraj. Um dos pontos mais altos da noite foi a apresentação especial do cantor libanês Fady Harb que cantou grandes sucessos e levantou a plateia.

No sábado, o show da noite, Oásis, ficou por conta do maior cantor de música árabe do Brasil, Tony Mouzayek e banda. Alguns minutos após o início do espetáculo, uma queda de energia no complexo fez com que músicos e público se vissem em meio a escuridão. Um momento que poderia ter ficado marcado como um dos mais tensos da história do MP, tornou-se um dos mais sublimes e inesquecíveis quando o maestro argentino Mario Kirlis, sob um foco de luz de celular, deu início a um belíssimo solo de alaúde. Pouco depois, o músico Cláudio Kairouz passou a acompanhá-lo com seu kanoum. De repente, toda a banda voltava a tocar e o teatro, com a energia elétrica já restabelecida, estremecia com os aplausos emocionados da plateia. O show seguiu com as apresentações dos bailarinos Amara Saadeh, Carla Silveira, Igor Kischka, Jade El Jabel, Kahina, Linda Hathor (madrinha MP 2016), Marta Korzun, Michelli Nahid, Nerina Benitez, Safia e Verônica Dias.

QUATRO PALCOS!Tanto no sábado quanto no domingo, durante todo

o dia, os palcos do MP foram tomados por bailarinos profissionais e amadores inscritos nas diferentes categorias de competição e mostras. Em 2015, além do Teatro e do Balroom, os participantes tiveram ainda a oportunidade de dançar no palco que foi montado na Feira de Negócios. A novidade agradou tanto que a organização o manteve nessa edição, permitindo que bailarinos inscritos antecipadamente fizessem suas apresentações e que também fosse utilizado por expositores para divulgação de seus produtos.

Grupo Folclórico Khan El Khalili

Fady Harb e o Grupo Foclórico Nasser incendiando o palco do Gala MP

Foto

: Mar

celo

Sabi

no

Iluminados por um celular, Mario Kirlis e Claudio Kairouz emocionam o público do show Oásis.

Foto

: Mar

celo

Sabi

noM E R C A D O P E R S A \ \

Joelma Brasil com figurino Gata Garota no palco da Feira de Negócios

Foto

: Gal

era d

o Clic

k - Sa

ndra

Reis

Foto

grafi

a

6 m a i o / j u n h o 2 0 1 6 O R I E N T E

Já esse ano, um novo ambiente encantou os participantes. No formato arena, com uma iluminação suave, levemente perfumado, decorado cuidadosamente com tecidos, almofadas e flores, o Templo da Dança possibilitou uma interação maior entre bailarinos e público. “Nele as pessoas chegavam, abraçavam-se e se emocionavam ao sentir a entrega dos bailarinos em cena. Havia uma energia especial, algo mágico pairava no ar”, conta Cinthia Ribeiro, coordenadora e cerimonialista do espaço. Além das competições e mostras, o Templo recebeu ainda a banda Guardiões da Noite do Oriente que fechou as atividades no domingo com um contagiante show de música cigana. “O Templo da Dança veio para somar, mostrando que mesmo em meio a competições, podemos ter um ambiente harmônico independente dos resultados”, finaliza Cinthia.

M E R C A D O P E R S A \ \

O concurso Solo Tribal foi uma das categorias realizadas na estreia do Templo da Dança.

Foto

: Mar

celo

Sabi

no

VALORIZAÇÃO DO ESTUDOQuem foi em busca de conhecimento teórico,

aperfeiçoamento e novas técnicas, não saiu do Mercado Persa insatisfeito. Esse ano mais de 20 workshops foram ministrados ao longo do final de semana por conceituados bailarinos nacionais e internacionais. Mais de 10 palestras foram oferecidas gratuitamente aos participantes do evento que não deixaram escapar a oportunidade e lotaram a sala Salvador. E não parou por aí, não. Teve aula aberta de Dabke com Tufic Nabak, BellyFitness com Bruna Nassif, Dança Cigana e do Ventre para maiores de 60 com Samira Samia e ainda aula de dança do ventre para pessoas com Síndrome de Down com Nira Lucchesi e para cadeirantes com Andressa Carluche.

LUZ NA PASSARELAIntrinsecos à história do Mercado Persa, os desfiles

de moda bellydancer são muito aguardados pelo público que todos os anos fica na expectativa das novidades desenvolvidas pelos principais ateliers. O primeiro a apresentar a sua coleção foi o Atelier Ju Marconato, seguido pelo Atelier Sandra Magalhães, Loja Luxor Kaled Curi e Atelier Tony e Robby. Cores, transparência, rendas, saias com diferentes cortes e bordados ricos em pedraria e strass compuseram trajes de extrema beleza e elegância. Marca famosa por sua linha de corsets, a Rose Skull também marcou presença com um desfile que levou para o palco do Balroom, além dos looks para dança cigana e casuais, produções místicas com elfa e sereias.

Shalimar ministrou um workshop de dança ao vivo ao lado do tecladista Mohamad Azra.

Foto

: Sid

ney L

ima F

otog

rafia

Desfile Loja Luxor Kaled Curi

Foto

: Gal

era d

o Clic

k - Sa

ndra

Reis

Foto

grafi

a

C A P A \ \

Fady Kamal Harb nasceu na cidade de Shuf, no Líbano. Filho do jornalista Kamal Harb e da dona de casa Majeda Boumjahed, formou-se em Direito, mas a paixão pela música acabou falando mais alto. Ainda na infância, com cinco anos de idade, o seu belo timbre de voz já chamava a atenção dos familiares, contudo ninguém imaginava onde ele iria chegar. Em 2001, ao participar de um programa de TV de novos talentos, o famoso Studio El Fan, conquistou a medalha de prata o que despertou o desejo de seguir carreira profissional. O primeiro passo foi dado quatro anos depois quando lançou sua primeira música, Homma Youmein.

O início de carreira, contudo, não foi fácil como explica Fady: “infelizmente, no mesmo ano em que lancei meu primeiro single eclodiu a guerra no Líbano e isso fez com que demorasse cerca de seis meses para que eu percebesse que a minha música tinha feito sucesso. Acabei ganhando o coração do público árabe em

Fady HarbPOR MARCELA SILVA

A trajetória do cantor que brilhou no palco do MP 2016

geral antes do libanês”. O fato do primeiro hit ter caído nas graças do público facilitou a sua entrada no mercado, entretanto, a falta de patrocínio e os altos custos para realização de um trabalho independente, adiou o sonho do primeiro álbum que só foi lançado em 2010.

O repertório dos shows do cantor é bastante eclético e varia conforme a ocasião e o perfil da plateia (nacionalidade e faixa etária), mas quase nunca ficam de fora o tarab, dabke, shaabi e khaleege. “Tenho um álbum e três singles. No álbum, a maioria das músicas é no estilo egípcio; já os singles são todos pop libanês, estilo com o qual mais me identifico hoje”, conta o cantor que ao ser questionado sobre o que não pode faltar em suas canções, revela: “um toque de romantismo”. Fady que sempre admirou a voz e as músicas de Abdel Halim Hafez, principalmente as mais rítmicas, prioriza ainda uma boa letra e, sempre que possível, um ritmo dançante.

Convidado a participar da 22ª edição do Mercado Persa, Fady esbanjou simpatia, elegância e talento em sua apresentação que aconteceu na noite de abertura do evento, no Gala MP. As inúmeras pessoas que lotaram o teatro do WTC cantaram, gritaram, aplaudiram e se emocionaram durante todo o show. “Voltar ao MP foi um imenso prazer. Desde 2011, ano em que estive pela primeira vez no festival, fiquei encantado com o profissionalismo e o amor dos brasileiros pela nossa cultura. Cada vez, fico mais surpreso com a qualidade. Sempre menciono as experiências que tive no Brasil com todos que conheço, até mesmo em entrevistas, pois é realmente impressionante”.

Ao longo do final de semana do MP, o cantor passeou pelos corredores do piso C, conversou com todos, tirou fotos, fez uma participação pra lá de especial no show Oásis e também no workshop de música ao vivo ministrado por Shalimar Mattar com o tecladista Mohamad Azra. Segundo Fady, “o evento cresceu muito. Em 2011, já havia notado o profissionalismo da organização e o potencial das escolas envolvidas. Esse ano, pude explorar um pouco mais e tive contato com pessoas maravilhosas como o pessoal da Galera do Click, expositores, competidores, alunas. Algumas pessoas ainda lembravam da minha participação em 2011 o que me deixou muito feliz. Tive a oportunidade também de dividir o palco com o grande cantor Tony Mouzayek, sua maravilhosa banda e o querido maestro Mario Kirlis. Tudo isso me fez sentir parte dessa grande família”.

O QUE VEM POR AÍ!No encerramento dessa edição,

Fady Harb encontrava-se em Florença, na Itália, gravando o videoclipe do seu próximo single. Em primeira mão, ele nos conta alguns detalhes dessa produção: “é uma música bem alegre e dançante com muito romantismo. Em algumas semanas, estará disponível na minha página do Facebook - @fadyharbpage - para vocês conferirem”. Quando questionado sobre novos projetos, ele revela um grande desejo: “ainda quero muito gravar um videoclipe no Brasil para que todos possam ver porque sou tão apaixonado por esse país!” Ficaremos aqui na torcida para que isso aconteça logo, logo!

Cantor libanês foi destaque da 22ª edição do Mercado Persa

Show de Fady Harb contou com a participação do Grupo Folclórico Nasser

Mar

celo

Sabi

no

Mar

celo

Sabi

no

Galer

a do C

lick -

Sand

ra Re

is Fo

togr

afia

Sidne

y Lim

a Fot

ogra

fia

Mar

celo

Sabi

no

Na primeira foto, ao lado de Tony Mouzayek durante o Show Oásis; na segunda, junto aos jovens do projeto Galera do Click e, por fim, registro da sua participação surpresa no workshop de Shalimar com o tecladista Mohamad Azra.

8 m a i o / j u n h o 2 0 1 6 O R I E N T E O R I E N T E m a i o / j u n h o 2 0 1 6 9

PÉROLAS DO ORIENTE – FESTIVAL DE DANÇA ÁRABE 2 e 3 de Julho de 2016

Concursos • Mostras • Workshop • Expositores Local.: Salão SSVP - Av. Minas Gerais, 748

Jd. Recreio - Bragança Paulista - SP Entrada: 1 litro de leite

Informações.: [email protected] (11) 94013-3105/ 97571-1157

FESTIVAL NACIONAL DE DANÇA EXPRESSÃO E ARTE 2 e 3 de Julho de 2016

Concursos • Mostras • Workshops • Expositores • Show de Gala Local.: Teatro Marista São José

Rua Conde de Bonfim, 1067 - Tijuca - RJ Informações.: [email protected]

(21) 2501-5662/ 97625-2188

MISS BELLYDANCE BRASIL 5° FESTIVAL DE DANÇAS ORIENTAIS

23 de Julho de 2016 Concursos • Mostras • Expositores

Show Pedras Preciosas • Show Divas e DivosLocal.: Casa dos Açores - Av. Melo Matos, 25 - Tijuca - RJ

Informações.: [email protected] (21) 3217-7224/ 99137-8036

TILIM DE DENDERA - FESTIVAL DE DANÇAS 30 e 31 de Julho de 2016

Concursos • Mostras • Workshops • Expositores • Show de Gala Local.: Sport Bar - Av. Paulo Faccini, 405 - Guarulhos - SP

Informações.: www.tilimdedendera.com.br [email protected]

Etherea Acessórios“ Adornando-se com a essência da dança”

Acessórios e bijuterias especialmente confeccionados paradança do ventre. Lindas coleções de adornos de mão, pé e

cintura, tornozeleiras, brincos, colares, pulseirase muito além do que se possa imaginar!

Celular.: (11) 99574-7590 | E-mail.: [email protected].: Etherea Bijoux

Amon-rá Arte e EstiloAdornos para dança do ventre, indiana, cigana e tribal.

Selo de Excelência OrienteTels.: (11) 5533-6693 / 98569-4019

Griffe MarilinRoupas para dança do ventre

Tels.: (11) 98560-0741 / (41) 9690-0450www.marilin.com.br

Oriente Cultural

Oriente Indica

10 m a i o / j u n h o 2 0 1 6 O R I E N T E

PÓDIO MP 2016

Subir ao palco do maior festival de danças árabes do mundo em meio a aplausos efusivos para receber uma medalha é o desejo de muitos bailarinos. Contudo, para que o

sonho se torne realidade é necessário ter foco, paciência e determinação. Quem já chegou lá revela que são horas a fio de estudo, pesquisa e treino. Envolve muitos shimmies, suor, amor e força de vontade. É preciso abrir mão de horas de sono, dos finais de semana com a família e amigos em pró dos ensaios. Sim, é puxado, mas no final vale a pena; não há alegria maior do que poder soltar o grito de “é campeão”. Conheça agora os primeiros colocados de todas categorias da 21ª edição do MP.

Solo Profissional Sênior Feminino1° lugar: Linda Hathor - Estúdio Hathor - Curitiba - PR

Solo Profissional Master Feminino 1° lugar: Aline Mucci - Estúdio Aline Mucci Espaço Cultural Casario Shopping - Vassouras - RJ

2° lugar: Sasha Holtz - Sorocaba - SP

3° lugar: Kaamilah Mourad - Studio Kaamilah Mourad - Santo André - SP

POR MARCELA SILVA

M E R C A D O P E R S A \ \

Foto

: No F

otog

rafia

“Participar do Mercado Persa sempre foi uma prioridade na minha agenda. Esse ano, decidi me inscrever no Solo Master por causa do tema “música surpresa de qualquer estilo”. Era um desafio pra mim uma vez que sempre escolhi as minhas músicas. A minha preparação foi baseada em dinâmicas de improviso e no estudo de músicas de diferentes estilos. Foi uma experiência enriquecedora tanto pelo estudo que conduz ao crescimento quanto pelo contato com as participantes, o reencontro com pessoas queridas, as novas amizades feitas nos bastidores ao compartilharmos do mesmo “frio na barriga”. Ganhando ou não, um concurso é sempre uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, receber um feedback e o carinho do público (o que é o mais gostoso!). A medalha do MP tem um valor especial porque concorremos com os melhores profissionais. Eu estou curtindo as minhas premiações até agora, afinal, é o resultado de 18 anos de dedicação à dança e eu pretendo continuar estudando e me superando”.

Aline Mucci

1º Lugar Categoria Solo Profissional Master Feminino1º Lugar Categoria Dupla Folclórica

Foto

: Gal

era d

o Clic

k - Sa

ndra

Reis

Foto

grafi

a

12 m a i o / j u n h o 2 0 1 6 O R I E N T E O R I E N T E m a i o / j u n h o 2 0 1 6 13

M E R C A D O P E R S A \ \

Solo Profissional Star Feminina Golden1° lugar: Sarah GomesS - Espaço Sarah GomesS - Ribeirão Preto - SP

2° lugar: Kátia de Bastiani - Espaço Artístico Luana Pinheiro - Suzano - SP

3° lugar: Arianne Cuellar - Espaço Arianne Dança & Art - Osasco - SP

Solo Profissional Star Feminina Sub 311° lugar: Fran Passos - Curitiba - PR

2° lugar: Erica Seccato - Estúdio de Dança Erica Seccato - São Paulo - SP

3° lugar: Isis Mahasin - Mahasin Cia De Dança - São Paulo - SP

Solo Profissional Star Feminina Sub 211° lugar: Vitória Gimenez - Elevé Dança e Arte - Osasco - SP

2° lugar: Thays Lorrayne Pavine - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

3° lugar: Bruna Verri - Studio de Dança Fernanda Mansur - Porto Alegre - RS

Solo Amadora Golden 1° lugar: Nathalia Novaes - Soul Dance - Taboão da Serra - SP

2° lugar: Tatiane Miranda - Academia Semíramis Escola de Danças Lisleine Diniz - Taboão da Serra - SP

3° lugar: Helena Castilhos - Studio de Danças Rafaela Alves - Juiz de Fora - MG

Solo Amadora Sub 311° lugar: Suéllen Neves - Núcleo Ju Marconato - Araraquara - SP

2° lugar: Aline Teles- Nanda Zompero Escola de Danças - São Bernardo do Campo - SP

3° lugar: Renata Oliveira- Khan El Khalili - São Paulo - SP

Solo Amadora Sub 211° lugar: Monique Vescovi - Studio Mahari - Garopaba - SC

2° lugar: Gabrielle Huang - Bele Fusco Escola de Danças - São Bernardo do Campo - SP

3° lugar: Duda Nawar - Cia de Danças do Ventre Aline Mucci - Vassouras - RJ

Solo Juvenil Feminino 1° lugar: Julia Muzzi - Salihah Dança do Ventre - São José dos Campos - SP

2° lugar: Gabi Roman - Bele Fusco Escola de Danças - São Bernardo do Campo - SP

3° lugar: Camila Mahasin - Cia de Dança Silene Basilio - Osasco - SP

Solo Infantil - 9 e 10 anos 1° lugar: Rafaella Santana Ribeiro - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Helen Ayumi Matsunaga - Katia Bastini - Suzano - SP

3° lugar: Ariel Farah - Yasmin - São Paulo - SP

Solo Infantil - 6 à 8 anos 1° lugar: Natalia Beatriz Santos - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Nayad Carvalho Rodrigues - Studio Elhaine Jalilah - Araraquara - SP

3° lugar: Beatriz de Almeida Andrade - Studio Hadara Nur - São Paulo - SP

Solo Star Masculino 1° lugar: José Luis Santos - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Adriano Ferreira - Pará de Minas - MG

3° lugar: Samyr Hazid - Escola de Dança Oriente-se Danças Árabes - Rio de Janeiro - RJ

Solo Tribal1° lugar: Isa Esteves - Núcleo de Dança Ju Marconato - Araraquara - SP

2° lugar: Camila Middea - Studio Ritmo e Arte - Rio de Janeiro - RJ

3° lugar: Jucily Mongelos Rotela - Studio de Dança Andressa Carluche - Mauá - SP

Solo Livre 1° lugar: Bruno Goncosfer - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Olympia Silvério - Templo de Ísis - Campinas - SP

3° lugar: Kelly Ynoue - Studio de Dança Fernanda Mansur - Porto Alegre - RS

Dupla Infanto Juvenil 1° lugar: Ariel Khalih e Gotardo Rezende - Studio Giovana Franchi - Uberaba - MG

2° lugar: Gabi Roman e Hayara Rico - Bele Fusco Escola de Danças - São Bernardo do Campo - SP

3° lugar: Maria Alves de Oliveira e Milena Mitiko Fukayama - Escola Mabruc - Avaré - SP

Dupla Clássica e Tradicional 1° lugar: Laura Guido e Luiza Guido - Alongue-se Academia de Dança - Itu - SP

2° lugar: Ana Beatriz Lemes Mira e Bruna Maria Lemes Mira - Elevé Dança e Arte - Osasco - SP

3° lugar: Dana Nahid e Najlah El Fareeda - Vinhedo - SP

Dupla Moderna / Fusão 1° lugar: Débora Cunha e Thais Belli - Studio Giovana Franchi - Uberaba - MG

2° lugar: Barbara Rodrigues e Byron Rodrigues - Núcleo de Danças Barbara Rodrigues - Mauá - SP

3° lugar: Bruna Ortega e Jessica Freitas - Porto Feliz - SP

Dupla Folclórica 1° lugar: Aline Mucci e Duda Nawar - Estúdio Aline Mucci – Espaço Cultural Casario Shopping - Vassouras - RJ

2° lugar: Fernanda Gomes e Natalia Azevedo - Estudio de Dança Munira Magharib - São Paulo - SP

3° lugar: Faell Rabelo e Tayna Carlini - Centro Cultural Shangrila House - São Paulo - SP

Dupla Pais e Filhos1° lugar: Samira Suhair e Gabriela Roman - Bele Fusco Escola de Danças - São Bernado do Campo - SP

2° lugar: Renata Moraes e Nátaly Moraes - Arte em Dança Renata Moraes - Rio de Janeiro - RJ

3° lugar: Alessandra Carvalho e Nayad Carvalho - Studio Elhaine Jalilah - Araraquara – SP

Dupla Show 1° lugar: Bruno Braga e Lu Zâmbak - Maranguape - CE

2° lugar: Gisele Targa e Paulo Nagô - Espaço La Luna - Ribeirão Preto - SP

Trio Clássico e Tradicional 1° lugar: Camila Vrinda, Dani Vieira e Janaina Freitas - Núcleo de Dança Ju Marconato - Araraquara - SP

2° lugar: Ana Beatriz Lemes Mira, Bruna Maria Lemes Mira e Vitória Gimenez - Elevé Dança e Arte - Osasco - SP

3° lugar: Gabrielle Silva, Josi Lima e Natália Silva - Academia Equilíbrio Natália Silva Ballet - Araçatuba - SP

“Conheci o Mercado Persa em 2013. Em 2015, participei da categoria Solo Star e conquistei o 3º lugar, um resultado que já me deixou muito feliz. Esse ano, ao alcançar o 1º lugar em duas categorias, pude perceber o quanto evolui como bailarino. O MP é uma porta para quem quer crescer no mundo da dança; graças a ele, aos poucos, estou conseguindo chegar onde quero. Sou muito grato a minha professora Andrea Gaya que desde o início está comigo, desenvolvendo um trabalho no qual eu acredito, se superando a cada dia”.

José Luis

1º Lugar Categoria Solo Star Masculino

1º Lugar Categoria Solo Moderno Masculino

“Eu sinto que a categoria Pais e Filhos foi uma benção porque nos uniu ainda mais. Claro que ficamos muito felizes por conquistar o primeiro lugar, mas o principal foi o fortalecimento da nossa relação. Agradeço a todos que nos avaliaram e respeitaram nosso trabalho de performance (não somente coreográfico); nossa ideia era tocar o coração das pessoas, das famílias para esse tipo de amor, fazê-las refletir... Às vezes saímos de casa correndo, brigado com os filhos e de repente a vida nos rouba para sempre a chance de uma reconciliação. Agradeço ao Mercado Persa por ter nos dado a oportunidade de estreitarmos ainda mais nossos vínculos e quero aproveitar para parabenizar pela iniciativa. Torço para que outros canais da nossa arte encontrem fórmulas para promover ainda mais o sentimento nas relações interpessoais e não somente a vontade de competir; promover a união por uma causa maior... a arte por amor! Permitam-me abusar um pouquinho? Gabriela Roman, minha bebê, obrigada por ser tão especial para mim. Amo você!”

Samira SuhairBailarina, professora, coreógrafa

e mãe da Gabriela Roman

1º Lugar Categoria Pais e Filhos

“Todos os anos, o Centro Cultural Aris Ninah Medrei participa do Mercado Persa. Dançando ou como espectadores, para nós é sempre uma imensa alegria fazer parte do festival. Esse ano, foi ainda mais especial porque levamos mais de 50 pessoas entre bailarinas, parentes e amigos; seis coreografias para mostra e uma para competição. A nossa linda professora e coreógrafa Angelica Fernandes reuniu em intensos ensaios, meninas de várias turmas e níveis que participaram do concurso da maneira mais despretensiosa possível; simplesmente pelo prazer de viver a experiência de competir, de transmitir o amor pela dança e por nossa escola. Graças a Deus, o resultado foi maravilhoso! Participar do MP por si só já é enriquecedor; vencer uma competição de alto nível como foi a categoria fusão foi inacreditável e extremamente motivador. Um impulso para que nossas meninas se dediquem e se esforcem cada vez mais bem como um estímulo para continuarmos nosso trabalho na certeza de que estamos no caminho certo. Gratidão a toda coordenação do evento pelo carinho e atenção”.

Aris Medrei Diretora do Centro

Cultural Árabe Aris Ninah Medrei

1º Lugar Categoria Grupo Fusão

Foto

: Arq

uivo

pess

oal

Foto

: Cla

rice S

anto

s

Foto

: Joã

o Ado

lfo M

acha

do

Trio Moderno / Fusão 1° lugar: Andrea Gaya, José Luis dos Santos e Thays Lorrany Pavine - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Graziela Hollerbach, Helouise Silva e Vivian Salomão - Corpore Escola de Dança - Teófilo Otoni - MG

3° lugar: Ana Macedo, Diana Rosa e Mayara Melo - Studio Camila Arruda Dança do Ventre - Osasco - SP

Grupo Infanto Juvenil 1° lugar: Dança e Charme - Katia Bastini - Suzano - SP

2° lugar: Cia Oriental Giovana Franchi - Studio Giovana Franchi - Uberaba - MG

3° lugar: Grupo Juvenil Studio Andrea Gaya - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

Grupo Clássico1° lugar: Grupo Mahaila El Helwa - Centro Cultural Shangrila House - São Paulo - SP

2° lugar: Cia Shiva Nataraj de Danças Árabes - Shiva Nataraj Danças e Práticas - São Paulo - SP

3° lugar: Grupo de Danças Árabes Mahira Hasan - Mahira Hasan Danças para Mulheres - São Paulo - SP

Grupo Moderno1° lugar: Cia. Shiva Nataraj de Danças Árabes - Shiva Nataraj Danças e Práticas - São Paulo - SP

2° lugar: Grupo Moderno Andrea Gaya - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

3° lugar: Grupo Dança do Ventre Brasil - Academia Agita Brasil - São Paulo - SP

Grupo Fusão 1° lugar: Grupo Ninah Medrei - Centro Cultural Árabe Ninah Medrei - Guará - DF

2° lugar: Ventremania - Estúdio de Danças Ana Claudia Borges - Osasco - SP

3° lugar: Cia de Dança Camila Alcovér - Camila Alcovér Studio - Extrema – MG

Grupo Folclórico1° lugar: Grupo Folclórico Andrea Gaya - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Cia de Dança Passo a Passo - Núcleo de Dança Passo a Passo - Campina Grande - PB

3° lugar: Grupo Munira Magharib - Estudio de Dança Munira Magharib - São Paulo - SP

Grupo Livre 1° lugar: Sala de Dança Andréa Victorino - Sala de Dança Andréa Victorino - Nova Iguaçu - RJ

2° lugar: Alma Gitana - Estúdio Alma Gitana - Porto Feliz - SP

3° lugar: Danças Orientais Thássia Camila - Studio de Danças Orientais Thássia Camila - Uberlândia - MG

Miss Prata1° lugar: Joyce Borges - Pérolas do Oriente - Artur Nogueira - SP

2° lugar: Tayna Carlini - Arte Dança - Poá - SP

3° lugar: Sura Zakia Faria - Sorocaba - SP

Miss Ouro1° lugar: Rebeca Sasaki - Cia Rebeca Sasaki de Danças Árabes - Astorga - PR

2° lugar: Kédina - Campinas - SP

3° lugar: Naiara Marciel Lima - Espaço Artístico Luana Pinheiro - Suzano - SP

Miss Brilhante1° lugar: Lilianne Fiuza - Studio Giovana Franchi - Uberaba - MG

2° lugar: Thalita Peres - Estúdio Shalimar Mattar Danças - São Paulo - SP

3° lugar: Jussara Serrano - Estúdio Cia Sara Khaly - Rio de Janeiro - RJ

Solo Cigano1° lugar: Lu Barcelos - Oriente-se Instituto de Arte e Cultura - Nova Iguaçu - RJ

2° lugar: Anna Motta - Ritmo e Arte Escola de Dança - Rio de Janeiro - RJ

3° lugar: Andrea Gaya - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

Solo Moderno Masculino1° lugar: José Luis Santos - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

2° lugar: Denis da Silva Martins - Espaço Arte e Produções - Bauru - SP

3° lugar: Felipe Giusepe - Espaço Alquimia - Suzano - SP

Solo Folclore Feminino1° lugar: Hariane Pereira - Cia de Danças Árabes Hariane Pereira - Caetanópolis - MG

2° lugar: Victoria Natali Diaz - Safia School - Córdoba - Argentina

3° lugar: Naty El Azama - Studio El Azama - Pindamonhangaba - SP

14 m a i o / j u n h o 2 0 1 6 O R I E N T E

M E R C A D O P E R S A \ \

Dupla Cigana1° lugar: Marilda Cardoso de Moraes e Paulo César de Moraes - Cia. Khalina Aymelek - Guarulhos - SP

2° lugar: Anna Motta e Patrícia Lopes - Ritmo e Arte Escola de Dança - Rio de Janeiro - RJ

A dança existe desde a pré-história. Como não havia linguagem verbal definida, era usada para o relacionamento em sociedade sendo o cotidiano e o ritualístico representados na sua prática. É considerada por todos os povos um meio de comunicação e expressão. Na dança cigana, estão incorporados diversos regionalismos, com influências locais, mas, afinal, quem são os ciganos?

A origem é incerta. Uma crença errônea diz que os ciganos são provenientes do Egito, mas no século XVIII, um estudo da língua romani, própria desse povo, confirmou que se tratava de um idioma indo-ariana muito similar ao panjabi e ao hindi ocidental. Isso demonstrou que sua origem está no noroeste do subcontinente indiano, na zona em que atualmente fica a fronteira entre os estados modernos Índia e Paquistão.

Trata-se de um povo sedentário que abandonou seu local de origem em razão das guerras e dos invasores estrangeiros. Dividiu-se em dois ramos: um que atingiu a Europa por meio da Grécia e outro que chegou até o Egito, Síria e Palestina. Essa subdivisão resultou no surgimento de vários clãs: Kalom

“A nossa participação no MP 2016 foi a realização de um sonho. Acostumados a frequentar o evento desde 2011, ano em que a professora Déborah Abdala levou a Marilda para participar de uma mostra de dança do ventre, sempre apreciamos o clima mágico que o cerca. Com o surgimento da dança cigana em nossas vidas, foi uma questão de tempo a junção dos dois: Dança de Casal e Mercado Persa. Ensaiamos, nos dedicamos bastante e nos inscrevemos no concurso Dupla Cigana com a única intenção de desfrutarmos daqueles três minutos de bailado ao som de “Tristesa Andalucia” (a música que escolhemos). Para nossa surpresa, o sonho tornou-se ainda melhor já que voltamos para casa com a medalha de 1º lugar entregue por Shalimar Mattar. Foi um dos mais belos e significativos momentos das nossas vidas na dança. Fazer parte de um rol de bailarinos e bailarinas que pisaram no palco do Mercado Persa e ainda dos agraciados com uma medalha é a prova de que com força de vontade e alegria, a dança só nos proporciona belas e inesquecíveis histórias. Obrigado equipe do Mercado Persa por todos os anos nos permitir viver essa magia!”

Paulo César de Moraes e Marilda Cardoso de Moraes

1º Lugar Categoria Dupla Cigana

Foto

: Sid

ney L

ima F

otog

rafia

Foto

: Arq

uivo

pess

oal

CIGANO - POVO NÔMADEPOR DÉBORAH ABDALA

3° lugar: Patrícia Gia Nut e Lu Barcelos - Oriente-se Instituto de Arte e Cultura - Nova Iguaçu - RJ

Grupo Cigano1° lugar: Cia Oriente-se - Oriente-se Instituto de Arte e Cultura - Nova Iguaçu - RJ

2° lugar: Grupo Cigano Studio Andrea Gaya - Studio de Danças Andrea Gaya - Uberaba - MG

3° lugar: Sala de Dança Andréa Victorino - Sala de Dança Andréa Victorino - Nova Iguaçu - RJ

(Península Ibérica), Hoharano (Turquia), Matchuaiya (Iugoslávia), Moldovan (Rússia) e Kalderash (Romênia). Maktub! Para os ciganos, tudo está “escrito nas estrelas”. É um povo que interage com a Astrologia da Mãe Terra

respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora. A Lua Cheia é o maior elo de ligação com o “sagrado”; a celebração é realizada em torno de fogueiras, vinho, comidas, danças e orações. A dança tem origem ritualística e sagrada; com a ajuda dos povos nômades, foi popularizada e difundida para várias regiões do mundo. Existem diversos tipos: a da Península Ibérica, dos povos Eslavos, da Turquia, árabes entre outras.

A dança cigana que mais conhecemos é a originária da Península Ibérica; é praticada em conjunto, solo, dupla, casal, homens e mulheres; pode ter caráter ritualístico e/ou popular. É uma dança livre em essência; coreografada em nossas academias e estúdios de dança desenvolve a harmonia, o convívio social, a solidariedade, a amizade e o companheirismo entre seus praticantes o que junto ao físico proporciona melhora da autoestima.

Habilidades circenses, dança, exímios ferreiros, fabricantes de utensílios de cobre, jóias e selas: os ciganos são sinônimo de arte! A leitura de cartas e a “buena dicha” (boa sorte) é um dom das ciganas. A Quiromancia é uma prática que vai além da adivinhação; é um esquema inteligente de orientação sobre o corpo, a mente e o espírito; sobre a saúde e o destino. É um povo que há milênios vem cumprindo sua missão nesse planeta, respeitando e reverenciando a Mãe Natureza, trocando e repassando conhecimento. Optchá!

CURSOS REGULARESBallet Clássico Adulto • Dança Cigana • Dança do Ventre • Stiletto

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃOIntense Belly Dance - Módulo Danças RitualísticasCandelabro • Deuses Egípcios • Incensário Aromaterapia • Estudo dos Chackras • Cromoterapia Sete Véus • Taças • Rituais do Feminino

O programa inclui conteúdo prático e teórico, contudo, muito mais do que isso, vamos abrir novas possibilidades para o encontro com você mesma. Venha viver essa experiência!Início: 09 de julho

Curso de Espada com Shalimar Mattar Módulo IDescubra com a mestra dessa arte como fazer movimentações incríveis e realizar uma performance surpreendente!Início: 06 de agosto

Curso de Bordado com Robby Moutinho Nível BásicoPara bailarinas que desejam confeccionar o seu próprio figurino ou para você que almeja investir em um novo negócio.Início: 06 de agosto

VENHA FAZER PARTE DESSA CONSTELAÇÃO!

Rua João de Sousa Dias, 277 - Campo Belo - SPTels.: 11 5041 6103 | 5542 [email protected]

Foto

: Jay

Foto

grafi

a - Fi

gurin

o: Gr

ife M

arilin