das

3
Termodinâmica: 1.Título: O calorímetro: construção e utilização 2.Objetivos: 1.º - Construir um calorímetro e observar como utilizá-lo. 2.º - Determinar a capacidade térmica do calorímetro. 3.º - Determinar o calor específico de substâncias colocadas no interior do calorímetro. 3.Material utilizado: - um recipiente de isopor. - uma lata de plástico. - algodão. - termômetro. - arame. - água. - óleo de cozinha. 4.Procedimento: 1.ª parte: Determinação da capacidade térmica do calorímetro. Em um recipiente de isopor com tampa ajustada coloca-se uma lata de plástico e se preenche o espaço entre os dois recipientes com algodão. Faz-se, na tampa, dois orifícios introduzindo em um deles o arame com a ponta recurvada (será a haste de agitação) e no outro um termômetro. Coloca-se em seu interior _______ g. de água fria e aguarda-se um certo tempo até que o conjunto entre em equilíbrio térmico. Anota-se a temperatura ti = _______ ºC. Em seguida, acrescenta-se _______ gramas de água morna a uma temperatura de ______ ºC. Fecha-se rapidamente o aparelho e novamente aguarda-se o equilíbrio térmico. Anota-se a temperatura final: _______ ºC. Cálculos:

Upload: raphael-furrier

Post on 17-Dec-2015

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ascacs

TRANSCRIPT

Experimento n

Termodinmica:

1.Ttulo: O calormetro: construo e utilizao

2.Objetivos:

1. - Construir um calormetro e observar como utiliz-lo.

2. - Determinar a capacidade trmica do calormetro.

3. - Determinar o calor especfico de substncias colocadas no interior do calormetro.

3.Material utilizado:

- um recipiente de isopor.

- uma lata de plstico.

- algodo.

- termmetro.

- arame.

- gua.

- leo de cozinha.

4.Procedimento: 1. parte: Determinao da capacidade trmica do calormetro.

Em um recipiente de isopor com tampa ajustada coloca-se uma lata de plstico e se preenche o espao entre os dois recipientes com algodo. Faz-se, na tampa, dois orifcios introduzindo em um deles o arame com a ponta recurvada (ser a haste de agitao) e no outro um termmetro.

Coloca-se em seu interior _______ g. de gua fria e aguarda-se um certo tempo at que o conjunto entre em equilbrio trmico. Anota-se a temperatura ti = _______ C.

Em seguida, acrescenta-se _______ gramas de gua morna a uma temperatura de ______ C.

Fecha-se rapidamente o aparelho e novamente aguarda-se o equilbrio trmico. Anota-se a temperatura final: _______ C.

Clculos:

Observa-se que a temperatura da gua quente diminui _______C (de _______ C para ______ C), e que tanto a gua fria quanto o calormetro elevaram-se _______C (de_______C para ______C).

Logo:

1 calor cedido pela gua quente:

| mc(t =

2 calor absorvido pelo calormetro:| c(t =

3 calor absorvido pela gua fria:

| mc(t =

Ento:

2. parte: Determinao do calor especfico do leo:

Coloca-se no calormetro, 200g de gua fria, aguarda-se at o equilbrio trmico e l-se a temperatura = ________ C.

Ento, coloca-se no calormetro 150g. de leo temperatura de _______ C. Utiliza-se do agitador para uniformizar a temperatura da mistura e aguarda-se at que o equilbrio trmico seja atingido (tf = ________ C).

Clculos:

Observa-se que a temperatura do leo quente abaixou (de _______ C at _______ C) e que a da gua e do calormetro aumentaram ( _______C at _______ C).

Logo:

Calor cedido pelo leo = mct(t =

Calor absorvido pela gua = mct(t =

Calor absorvido pelo calormetro = mct(t =

Ento:

Concluso:

Conclui-se desta experincia o que um calormetro e para que fins pode ser utilizado: para medir o calor trocado entre os corpos colocados em seu interior, podendo-se obter, como resultado desta media, o calor especfico de uma substncia qualquer envolvida no experimento.