dança moderna - fraçois delsarte, loie fuller e isadora duncan

15
Dança Moderna (François Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan) Prof. Marcos Ramon [email protected]

Upload: marcos-ramon

Post on 11-Jul-2015

633 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Dança Moderna (François Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan)

Prof. Marcos [email protected]

Page 2: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Início da Dança Moderna

A dança moderna surgiu por volta do início do séc. XX. Na época, tanto o balé clássico como principalmente o "show dance" eram consideradas artes menores, de entretenimento, porque seus movimentos eram estereotipados e feitos basicamente por mulheres.

Na dança moderna, os pioneiros desenvolveram uma nova foram de se mover, contrastando com a superficialidade do entretenimento.

Page 3: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

François Delsarte (1811-1871)

Músico que desenvolveu estudos importantes sobre o movimento e o gesto, defendendo a ideia de que a intensidade do sentimento comanda a intensidade do gesto, algo fundamental para o desenvolvimento da Dança Moderna.

Page 4: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Consequências das ideias de François Delsarte na Dança Moderna

• "Todo o corpo é mobilizado para a expressão, principalmente o torso, que todos os bailarinos modernos de todas as tendências consideram a fonte e o motor do gesto;

• A expressão é obtida pela contração e pelo relaxamento dos músculos: tension - release serão as palavras-chave do método de Martha Graham.

• A extensão do corpo está ligada ao sentimento de autorrealização; o sentimento de anulação se traduz por um dobrar do corpo; estas posições reforçam os sentimentos que traduzem. Todos os sentimentos têm sua própria tradução corporal" (BOURCIER, 2001, p.245)

Page 5: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan
Page 6: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan
Page 7: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Loie Fuller (1862-1928)

Atriz e dançarina norte-americana, pioneira da dança moderna e de usos da iluminação teatral.

Page 8: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Loie Fuller

Em trajes de seda, com projeções de luzes multicoloridas, Fuller participou do “Folies Bergere” que era uma casa de show e música parisiense. Teve seu ápice de 1890 até a década de 20.

Page 9: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Loie Fuller inovou ao experimentar com os efeitos de luz. Dançando em figurinos esvoaçantes, a luz era projetada em seu corpo.

Page 10: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Isadora Duncan (1877-1927)Nasceu nos EUA mas trabalhou na Europa depois de 1899.

Sua dança era inspirada em movimentos livres, naturais e rompia radicalmente com o balé clássico.

Aboliu as sapatilhas e o "corset" e seu figurino era de túnicas com tecidos leves e translúcidos, inspirados na estética grega.

Page 11: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Isadora Duncan

Assim como para Delsarte o plexo solar estava relacionado diretamente às emoções, a pioneira norte-americana Isadora Duncan (1877-1927) identificou esta região como fonte propulsora de seu movimento. Assimilando aspectos dos ideais culturais de sua época, Isadora Duncan foi uma das precursoras na arte coreográfica que teve como fundamento artístico uma relação de rejeição às codificações do balé clássico e uma aproximação de temas relacionados à cultura grega, à natureza, e aos movimentos "naturais" do corpo. Analisando a textura do movimento de Isadora Duncan, percebe-se que há em seu corpo um início claro de ação do movimento a partir da região do plexo solar. Sobre isso, ela profere que:

"Eu estava buscando e finalmente descobri a mola central de todo o movimento, a cratera da potência motora, a unidade a partir da qual todas as diversidades de movimentos nascem, o espelho da visão para a criação do dançar." (DUNCAN APUD FRANCIS, 1994, p.28)

 

Page 12: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Isadora Duncan

"A técnica lhe parece sem interesse. Fazer gestos naturais, andar, correr, saltar, mover seus braços naturalmente belos, reencontrar os ritmos inatos do homem, perdidos há anos, ‘escutar as pulsações da terra’, obedecer à lei de gravitação, feitas de atrações e repulsas, de atrações e resistências, consequentemente encontrar uma ligação lógica, onde o movimento não para, mas se transforma em outro, respirar naturalmente, eis seu método. Quantos aos temas de sua dança inspiram-se na contemplação da natureza; será ‘onda, nuvem, vento, árvore’." (BOURCIER, 2001, p.248)

Page 13: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan

Isadora Duncan

Ao longo de sua vida, Isadora fundou três escolas nas cidades de Berlim (1904), Paris (1914) e Moscou (1921), mas não desenvolveu nenhuma metodologia de ensino exatamente consistente e sua influência na dança se deu mais pela sua personalidade e suas inovações artísticas do que pela precisão de suas habilidades educativas.

"A arte de Duncan foi o romantismo. Muito mais do que os chamados balés românticos do século XIX, sua dança abarcou os verdadeiros princípios do grande romantismo literário e musical. Descartou as hierarquias aristocráticas da dança teatral na medida em que descartou os espartilhos e as sapatilhas, proclamando a dignidade do corpo livre em movimento. A arte de Isadora Duncan era partidária da igualdade, como o romantismo, uma (…) estética possibilitada através do crescimento da classe média e de sua convicção no valor do indivíduo. As emoções e os sentimentos das pessoas sensíveis e intensas passaram a ser o objeto da arte." (GITTELMAN, 1998, p. 9)

Page 14: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan
Page 15: Dança moderna - Fraçois Delsarte, Loie Fuller e Isadora Duncan