d 2015 cúpula da segurança pública paulista recebe diretoria da … 15.pdf · ano xv – no 181...

16
PÁG 12 PÁG 3 ANO XV – N O 181 – JAN • FEV • MAR 2015 www.afpcesp.com.br / e-mail: [email protected] / FONE (xx11) 3347-1700 Tiragem 45 mil exemplares Presidente Hilkias de Oliveira PÁG 7 Secretário da Seguranca Pública, Dr. Alexandre de Moraes Desenvolvimento Economico, Ciencia, Tecnologia e Inovação Dr. Marcio França Gomes Governador de São Paulo Geraldo Alckmin Secretário de Emprego e Trabalho, Dr. João Eduardo Dado Secretário de Administração Penitenciária, Dr. Lourival Gomes Novos secretários do Governo Alckmin DATA-BASE 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da AFPCESP em audiências FOTOS: GRUPO FOLHA Polícia Civil ganha 216 novas viaturas para reforçar a Segurança Pública AFPCESP conquista no Judiciário GAP com valor integral para Policiais Civis PÁG 6 PÁG 15 Concursos para a Policia Civil devem abrir inscrições

Upload: nguyennhi

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

pág 12

pág 3

Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015

www.afpcesp.com.br / e-mail: [email protected] / FONE (xx11) 3347-1700

Tiragem 45 mil exemplares Presidente Hilkias de Oliveira

pág 7

Secretário da Seguranca Pública, Dr. Alexandre de Moraes

Desenvolvimento Economico, Ciencia, Tecnologia e Inovação Dr. Marcio França Gomes

Governador de São PauloGeraldo Alckmin

Secretário de Emprego e Trabalho, Dr. João Eduardo Dado

Secretário de Administração Penitenciária, Dr. Lourival Gomes

Novos secretários do Governo AlckminData-base 2015

Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da AFPCESP em audiências

Fotos: Grupo Folha

Polícia Civil ganha 216 novas viaturas para reforçar a Segurança Pública

AFPCESP conquista no Judiciário GAP com valor

integral para Policiais Civispág 6

pág 15

Concursos para a Policia Civil devem

abrir inscrições

Page 2: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

2 jan | fev | mar 2015

ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

FUNDADA EM 19/02/1949

DIRETORIA EXECUTIVAPresidente

Hilkias de Oliveira1ª Vice-PresidenteLucy Lima Santos2º Vice-Presidente

Walter Roberto TiniSecretário Geral

Rosemary de Fátima Barros1º Secretário

Afonso Caetano da Silva2º Secretário

Rafael Vergara JuniorTesoureira Geral

Kazuko Endo Mizumoto1º Tesoureiro

Jair Tudisco da Silva2º Tesoureiro

Luizmar Pereira1º Diretor Esp. RecreaçãoRosalvo Elyseu de Paiva

2º Diretor Esp. RecreaçãoFrancisco Iderval Teixeira1º Diretor AssistencialJosé Armando Nude

2º Diretor AssistencialJoão Carlos Kasemiro3º Diretor Assistencial

Urbano da Costa4º Diretor Assistencial

José Roberto Aparecido Trujilo1º Diretor Rel. Pública

Ivano Santos2º Diretor Rel. Pública

Verônica de Lima Santos1º Diretor Depto. InteriorAzaury de Paula Graciano2º Diretor Depto. Interior

Cristina Beijo Gimenez Barbosa1º Diretor de Patrimônio

Osvaldo de Souza2º Diretor de PatrimônioSidnei Fernandes Beata

CONSELHO DELIBERATIVOSandro Bragato

José Otoni ValenteAlex de Castro e Souza

João Carlos Bueno da SilvaMarcelo Luiz Veloso

Marcio Ribeiro CandiaMoacir Martins Rodrigues

Nadir Pereira GoulartPaulo Roberto Nogueira

Pedro Segura GarciaRichard Borges Bonagrazia Marchesin

Valdemir de Oliveira Ledo

CONSELHO FISCALWilson Garcia Vicente

Ademar de MelloAparecida Gabriela BexigaArmando Amilcare FaianiBenedito Borges da Silva

Dauglas Makoto TujiHedenyr Mendes Alves

Produção Grafica:Preval Produções 99980-1435 (Valter Lopes)

O jornal da AFPCESP foi criado em 1984pelo jornalista e escrivão de policia Alcides Rocha.

O JORNAL DA ASSOCIAÇÃO NÃO SERESPONSABILIZA PELAS MATERIAS ASSINADAS.ELAS NEM SEMPRE REPRODUZEM A CONDUTA

EDITORIAL DO NOSSO JORNAL.VISITE NOSSO SITE: WWW.AFPCESP.COM.BR

E-MAIL: [email protected]@TERRA.COM.BR

[email protected]

editorial

AFPCESP inicia 2015 lutando pela reestruturação das carreiras da Polícia Civil, onde pleiteia que as classes policiais civis de 3ª; 2ª; 1ª e especial, recebam uma valorização ascendente de 30% entre as classes, valorizando a promoção do policial civil com a incidência do RETP de forma a valorizar o trabalho policial civil. No pleito, consta ainda que o abono de permanência deverá ser de 11% sobre os valores recebidos e incorporados ao salário base do policial civil.Outra proposta que deverá ser examinada na reestruturação é a transformação da denominação do RETP, de ‘gratificação’ para ‘indenização’, visto que o benefício tem por finalidade indenizar as horas extras trabalhadas seja no atendimento a plantões permanentes rotativos e chamamentos a qualquer hora do dia ou noite ou ainda nos expedientes de trabalhos aos sábados, domingos e feriados. O benefício contempla ainda o perigo do risco de morte e horas trabalhadas que excedam o limite exigido de 40 horas semanais.Com a modificação da denominação proposta, os policiais civis deixarão de ter a incidência do Imposto de Renda “I.R.” sobre os valores decorrentes da incidência do RETP.

expediente

Delegado Hilkias e AFPCESPdefendem policial ferido

Há 22 anos Deu no Jornal da AFPCESP

Reestruturação e propostas da AFPCESP

a

em 17 de fevereiro de 1993, o jornal da afpCeSp publicou matéria que noticiava a ocorrência do acidente de trabalho em que o policial civil, ronaldo Cerino neto, foi vitima. ronaldo que era agente de telecomunicações no 7º distrito policial - Lapa e também associado da afpCeSp, após o termino de seu expediente de trabalho quando se encontrava no ponto de ônibus para retornar à sua residência, foi atingido na cabeça por uma bala perdida decorrente de tiroteio entre marginais e pms que tentavam prendê-los. ferido o policial foi conduzido ao Hospital metropolitano da Lapa. na ocasião, o presidente da afpCeSp, então deputado estadual, Hilkias de Oliveira, assim

que soube do caso, se dirigiu à Casa de Saúde e concomitantemente comunicou o ocorrido ao Secretario da Segurança pública, michel temer. Como interlocutor da comunicação, exigiu que o policial tivesse atendimento prioritário e qualificado na Casa de Saúde. Na foto, o policial já restabelecido visita a sede da afpCeSp para agradecer ao deputado Hilkias e a luta da entidade na defesa dos seus direitos.

Page 3: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

3 jan | fev | mar 2015

Data-base 2015

Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da AFPCESP em audiências

sobre a Data-Base março/2015

por Jânio Pires

j aneiro de 2015 foi um mês importante para a afpCeSp, que no espaço de uma semana de diferença foi recebida pelo primeiro escalão da Segurança pública paulista.

no dia 15 e 22 de janeiro a diretoria da combativa afpCeSp, liderada por seu presidente, o líder classista, dr. Hilkias de Oliveira e sua diretoria executiva, foi recebida em audiência na primeira data pelo recém-empossado titular da delegacia Geral de policia - dGp, o delegado de polícia, dr. Youssef abou Chahim e após uma semana, a audiência foi com o novo Secretário da Segurança pública, dr. alexandre de moraes. em ambas as audiências, a pauta foi a mesma, discutir e apresentar propostas para a data-Base março 2015 e reajuste salarial de 15% para a policia Civil.

em elevado grau de cordialidade e simpatia, o novo delegado Geral de polícia, assim como o Secretário da Segurança pública, recepcionaram a diretoria da afpCeSp, que por intermédio de seu presidente, dr. Hilkias, como interlocutor de seus pares, tanto em uma como em outra audiência, cumprimentou os titulares, desejando-lhes que tenham profícua gestão à frente do comando da polícia Civil, ao primeiro, e ao segundo pelo desafio de comandar o mais alto escalão da Segurança pública do estado de São paulo.

O presidente, dr. Hilkias, passou às mãos das autoridades, ofício com vasta pauta de reivindicações dos policiais civis encaminhadas por intermédio da afpCeSp, bem como as propostas da Entidade para beneficiar a todas as carreiras da categoria policial civil.

O primeiro item proposto é a reposição das perdas salariais inflacionárias dos policiais civis para a Data-

Base março/2015 no percentual de 10% mais 5% de aumento real, perfazendo o total de 15%.

Além da reposição das perdas inflacionárias, outro item da pauta reivindica que a ajuda de Custo alimentação da categoria, seja atualizada e valorizada, visto que os valores em vigor estão defasados, passando dos atuais r$ 240,00 para r$ 580,00.

propõem também, a imediata correção nos salários das quatro carreiras na data-Base março/2015, beneficiados com a Lei Complementar 1249/2014, que modificou o inciso I, do artigo 5º da LC 494/86, que elevou o nível de escolaridade dos policiais civis com formação fundamental para nível médio.

pedem ainda o imediato pagamento do percentual

decidido em reunião com a SSp/Sp, aos policiais das carreiras de investigador e escrivão de polícia, que tiveram o nível de escolaridade elevado de médio para superior, conforme Lei Complementar 1067/2008.

e por derradeiro item, propõem a inclusão dos delegados de polícia aposentados e pensionistas no adpj, para que recebam o benefício em igualdade ao quadro ativo do qual foram excluídos injustificadamente.

diante das propostas apresentadas e entregues em audiência, ao encerramento o secretário da segurança Alexandre de Moraes prontificou-se a encaminhá-las à Comissão de política Salarial do Governo e assim que obter alguma posição retornará à afpCeSp.

Reivindicam que a ajuda de custo alimentação dos policiais civis sejam atualizados e revalorizados na Data-Base 2015, e que o benefício contemple todas as carreiras da Policia Civil paulista, passando do atual valor de R$ 240,00 para R$ 580,00.

Secretário da Segurança dr. alexandre de MoraeS e delegado geral dr. YouSef abou chain recebeM denúncia da afpceSp, Sobre valoreS da ajuda de cuSto aliMentação, coM doiS valoreS

Page 4: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

4 jan | fev | mar 2015

aposentaDoria

a ação direta de inconstitucionali-dade (adi) 5129, proposta pelo

partido Social democrata Cristão – pSdC ajuizada no Supremo tribunal federa, com pedido de liminar, na qual questiona o inciso i, do artigo 1º, da Lei Complementar 51/85, com a reda-ção dada pelo artigo 2º da Lei Comple-mentar 144/2014, que prevê aposenta-doria Compulsória do servidor policial (civil, federal e rodoviário) aos 65 (ses-senta e cinco) anos de idade.

O pSdC alega ofensa ao artigo 40, parágrafo 1º, inciso ii, da Constituição federal(Cf) que prevê a aposentadoria compulsória do servidor público somen-te aos 70 anos de idade. portanto, susten-ta, o dispositivo impugnado estaria em conflito, também, com os artigos 3º, in-ciso iv (promoção do bem de todos sem discriminação); 5º, incisos i (isonomia) e Liv (princípios da razoabilidade e pro-

Partido Social Democrata Cristão ajuizou Ação de Inconstitucionalidade, contra Compulsória aos 65 anosO Deputado Federal constituinte (1986 – 1994), José Maria Eymael, líder do Partido Social Democrata Cristão – PSDC, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF), Ação Direta de inconstitucionalidade (ADI) 5129 com pedido de liminar na qual questiona o inciso I, do artigo 1º, da Lei Complementar 51/85, na redação dada pelo artigo 2º da Lei Complementar 144/2014 que prevê Aposentadoria Compulsória do servidor policial (civil, federal e rodoviário) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade.Em São Paulo a Associação dos Funcionários da Policia Civil do Estado

de São Paulo – AFPCESP, demonstrou no Poder Judiciário de São Paulo a inconstitucionalidade da compulsória aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, demonstrou também as perdas de recursos do Estado com essa aposentadoria aos 65 ( sessenta e cinco) anos de idade que obriga o estado a aposentar seus trabalhadores compulsoriamente com menos tempo de trabalho e que obriga a promover concursos para preenchimento desses cargos vagos em razão da compulsória contrariando a Constituição Federal que determina aposentadoria compulsória aos 70 ( setenta) anos para todos os trabalhadores públicos e privados.

Veja a fundamentação da ADI 5129 proposta pelo PSDC, liderado pelo líder José Maria Eymael

porcionalidade), também da Cf.O partido sustenta que a Constitui-

ção federal prevê a possibilidade de adoção de requisitos diferenciados de aposentadoria, porém exclusivamen-te para a concessão de aposentadoria voluntária (artigo 40, parágrafo 4º) aos servidores que exercem essa atividade de risco, mas não para a compulsória. e cita nesse sentido a decisão do recurso Extraordinário (RE) 567110, com re-percussão geral. Segundo o pSdC, na-quele caso, a Corte considerou recep-cionado pela Cf de 1988 tão somente o artigo1º da LC 51/1985, na sua redação primitiva, em relação à aposentadoria voluntária.

O partido sustenta, ainda, que não há, na espécie, a proporcionalidade em sentido estrito e que o dispositivo questionado extrapola, inequivoca-mente, o limite do razoável. Segundo

Associação dos Funcionários da Policia Civil do Estado de São Paulo – AFPCESP, que luta contra a Aposentadoria Compulsória aos 65 (sessenta e cinco) anos, e que tem a frente dos questionamentos jurídicos apresentados a competente advogada Dra. Maria Cláudia Canale, que proporá o ingresso da Entidade de Classe paulista e de seu presidente Hilkias de Oliveira (os únicos que estão lutando contra a compulsória aos 65 anos de idade) como “amicus curiae”, junto ao STF na ação de inconstitucionalidade nº 5129, promovida pelo Partido Social Democrata Cristão – PSDC que propôs junto ao Supremo Tribunal Federal na qual questiona o inciso I, do artigo 1º, da Lei Complementar 51/85, na redação dada pelo artigo 2º da Lei Complementar 144/2014, que prevê Aposentadoria Compulsória do servidor policial (civil, federal e rodoviário) aos 65 ( sessenta e cinco) anos de idade. A ADI Nº 5129 tem como relator o competente ministro e ex-presidente do STF Gilmar Mendes

Os policiais paulistas tão logo foi publicado a lei complementar 144/2014 pela presidente dilma rousseff – pt, que concedia aposentadoria da mulher policial aos 25 (vinte e cinco) anos de trabalho desde que contasse 15 (quin-ze) anos de trabalho policial, e que serviu para o Governo de São paulo estabelecer aposentadoria compulsória aos 65 (sessenta e cinco) anos, criando sérios problemas no “mundo policial Civil”.

a legenda, a expectativa média de vida humana aumentou muito nos últimos cem anos. nesse sentido, lembra que já há em tramitação, na Câmara dos deputados, a proposta de emenda à Constituição 179-a, de 1999, que visa dar nova redação ao inciso ii do artigo 40 da Cf para estabelecer a idade de 75 anos para a aposentadoria compulsória dos servidores públicos.

O pSdC pede a concessão de limi-nar para suspender os efeitos do inciso i do artigo1º da LC 51/1985, na redação dada pelo artigo 2º da LC 144/2014 e, caso deferida, que o Stf afaste a apli-cabilidade da legislação anterior sobre a matéria, pois essa não foi recepciona-da pela Constituição federal de 1988. no mérito, pede a declaração de in-constitucionalidade do dispositivo.

a adi 5129 está sob a relatoria do ministro Gilmar mendes

embora a determinação da LCf 144/2014 determinasse também a in-tegralidade salarial para as aposenta-das e aposentados na forma especial, o Governo paulista através de consul-torias determinou que a integralida-de legal prevista na lei, não era para pagamento integral do salário criando novos debates e com a criação da apo-sentadoria formal (o policial é afasta-do do trabalho como aposentado, no entanto o ato de aposentadoria não é

publicado) isso gera um desconforto e humilhação para o velho policial que lutou combatendo o crime defenden-do a sociedade, agora é humilhado na aposentadoria para uma situação de afastamento no qual o ato de aposen-tadoria não é publicado o que é injusto e inconstitucional.

por essa razão os policiais civis de-fendem o trabalho da afpCeSp contra a compulsória aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

Policiais civis paulistas aplaudem a AFPCESP

VEJA MAIS ...

Page 5: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

5 jan | fev | mar 2015 a r t i go

A AFPCESP está questionando junto ao Poder Judiciário a compulsoriedade da aposentadoria

especial imposta à categoria policia civil, alegando que a imposição é a causadora do déficit de servidores policiais civis no quadro ativo da instituição. O presidente da Entidade de Classe, delegado de polícia, Doutor Hilkias de Oliveira, alega que a imposição está fundamentada em interpretações distorcidas, equivocadas e errôneas.

Alega ainda, o líder classista que, a aposentadoria compulsória aos 65 anos é inconstitucional e demonstra que no período entre 1985 e 2014, as

compulsórias dos policiais civis, ocorreram aos 70 anos em conformidade e obediência à Constituição Federal. Em razão dessas interpretações, 16% do quadro ativo da policia civil, estão em condições de se aposentarem.

Segundo o diretor da ACADEPOL, Doutor Mário Leite de Barros Filho, diante do exposto o órgão encaminhou ao governador Geraldo Alckmin um pedido para o preenchimento de 3.176 vagas que provavelmente deverão ser autorizados a realização de novos concursos ainda para o 1º e 2º semestres deste ano. Após autorização, o responsável pela convocação para os concursos previstos será o Delegado Geral de Polícia, Doutor Youssef Abou Chahim.

A grande mudança que deverá ocorrer em 2015 será a elevação de escolaridade nas carreiras de nível fundamental para nível médio.

Entre as carreiras beneficiadas, estão as de carcereiros, auxiliar de papiloscopista, agente policial e atendente de necrotério.

Outras mudanças além da escolaridade, os novos concursos deverão contar com modificações

quanto ao conteúdo programático, previstos no Decreto 60.449 que regulamenta a realização de concursos no estado de São Paulo.

Com a nova legislação, passam a serem obrigatórias as avaliações de conhecimentos nas áreas de interpretação de texto, noções de informática e de administração pública.

Entre as carreiras que aguardam autorização para a realização dos concursos, estão oito de nível médio (Agente Policial; Auxiliar de Papiloscopista; Atendente de Necrotério; Papiloscopista; Desenhista; Auxiliar de Necropsia; Agente de Telecomunicações e Fotógrafo).

Investigador e Escrivão de Polícia (nível superior); Perito, Médico Legista e Delegado de Polícia.

Das carreiras descritas, somente Agente Policial, Auxiliar de Papiloscopista, Papiloscopista e Agente de Telecomunicações não fizeram parte da última série.

As remunerações variam entre R$ 2.793,00 a R$ 8.252,59 conforme o cargo, sendo que, todos contam com o adicional de insalubridade no valor de R$ 543,27.

Aposentadoria compulsória aos 65 anos devasta Polícia CivilDéficit de pessoal deve acelerar concursos no 1º semestre de 2015

a presidente dilma rousseff vetou o trecho da medida Provisória 656/14 que corrigia em 6,5% a tabela do Im-posto de renda para pessoa física de 2015. a correção havia sido aprovada em dezembro pelo Congresso, mas o governo queria que o índice fosse menor, de 4,5%. O veto foi publicado na edição do dia 20/01 do “diário Oficial da União”.ao anunciar o veto à correção, a presidente alegou que o reajuste da tabela levaria a um impacto fiscal de R$ 7 bilhões e sinalizou para a previsão de que o governo enca-minhe uma nova proposta de correção no mesmo nível das que foram aplicadas nos últimos anos, de 4,5%. Esse índice é menor que a inflação registrada em 2014, quando o Índice de preços ao Consumidor amplo (ipCa) acumulou alta de 6,41%.O percentual de 6,5%, caso fosse aprovado, permitiria que aumentasse a quantidade de pessoas isentas do pagamento do imposto. isso porque quem recebesse até r$ 1.903,98 por mês não teria qualquer tipo de dedução. agora, com o veto, continua valendo o teto de isenção de r$ 1.787,77. O governo deve corrigir a tabela do imposto de renda em 4,5%. para isso vai ser preciso publicar uma nova medida provisória (mp).Dilma escreveu que a medida traria renúncia fiscal, ou seja, menos pessoas pagariam o imposto, sem indicação de meios para compensação.Um estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da receita federal mostra que a defasagem da tabela do impos-to de Renda acumulada desde 1996 é de mais de 64%. Ano após ano, mais contribuintes entraram na lista de quem paga imposto de renda ou passaram a recolher mais imposto.O ministro-Chefe da Secretaria de relações institucio-nais, pepe vargas, disse que nos próximos dias o go-verno pretende enviar medida provisória ao Congresso nacional propondo correção na tabela do imposto de renda de 4,5%.

Dilma veta correção de 6,5% na tabela do Imposto de Renda

na área federal, consta que existem estudos de pro-postas para modificarem a Previdência Social como

a adoção de medidas para garantir o equilíbrio fiscal do Governo nos próximos anos e atrair investimentos para a retomada do crescimento econômico.

as ações pretendidas alteram as regras de pagamento do abono Salarial, Seguro-desemprego, pensão por mor-te, auxílio doença e o chamado Seguro-defeso, pago a pescadores profissionais, que se discute sua suspensão ou extinção.

Com tantas propostas de mudanças, as informações encontram-se confusas para a maioria das pessoas. O jor-nal da afpCeSp obteve informações vagas e algumas sem confirmações sobre o assunto.

as pensões por morte do instituto nacional do Se-guro Social deverá sofrer modificações, com aplicação de regras mais rigorosas para os beneficiários dos segu-rados. Uma das regras modificadas passa a exigir dois anos de união estável para concessão da pensão para viúvos e viúvas.

além disso, a pensão para o cônjuge/companheiro não será mais vitalícia em todos os casos. a duração do pa-gamento do benefício irá variar, favorecendo pensionistas de maior idade. existe proposta em estudo, mas ainda não confirmada, para que a pensão por morte do titular homem seja dividida no percentual de 50% para a atual e 50% para a ex-esposa. Outra proposta é a de que a pensionista (jo-vem), não receba a pensão se não tiver filhos menores que sejam frutos da união.

Outras mudanças:Contribuição - para que a família tenha acesso à pen-

são, é preciso que o segurado tenha contribuído para a pre-vidência Social por no mínimo dois anos, com exceção dos

Governo quer mudar regras para pensão por morte

casos de acidente no trabalho e doença profissional;Condenação - A partir de agora, o beneficiário que der

causa à morte do segurado, ou seja, tiver culpa pela morte, não tem direito ao benefício;

Benefício vitalício - também acaba o benefício vitalí-cio para cônjuges jovens. Será vitalício apenas para quem tem até 35 anos de expectativa de sobrevida (hoje, pessoas com 44 anos ou mais). a partir desse limite depende da idade. entre 39 a 43 anos de idade, o tempo de pagamen-to, por exemplo, cai para 15 anos de pensão. pessoas com 21 anos ou menos, vão receber por apenas três anos esse benefício;

valor - em vez do pagamento integral de 100% da apo-sentadoria à família, o valor da pensão por morte passa a ser de 50% (cota familiar), mais 10% por cada dependen-te. em qualquer situação, a pensão não excederá 100% do valor do benefício a que o segurado teria direito. Quando um dos dependentes perder o direito do benefício, sua cota individual de 10% não poderá ser revertida aos demais de-pendentes.

Portanto, se a pensionista não tiver filhos com menos de 21 anos, receberá uma pensão de 60% da aposentadoria que o marido ganhava.

Serão dependentes os filhos e enteados de até 21 anos. São considerados inválidos os filhos declarados inválidos ou declarados incapazes na justiça.

Agora perguntamos:Os trabalhadores sem terra, não contribuíram para a Aposentadoria e Pensão, como estão recebendo a Aposentadoria e Pensão?

Page 6: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

6 jan | fev | mar 2015

ConQUistas

Veja o processo: 1017028-48.2013.8.26.00534ª Vara de Fazenda Pública – Foro central – Fazenda Pública/AcidentesJuiz: Celina Kiyomi ToyoshimaValor da ação: R$ 45.000,00Data movimento 24/09/2014

Julgada Procedente a Ação – Sentença CompletaVistos. JOSÉ CARLOS PEREIRA e OU-trOS, ajuizaram a presente ação, sob o rito ordinário, em face da faZenda pÚ-BLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO e da SÃO PAULO PREVIDÊNCIA - SP-prev, alegando, em síntese, que são servi-dores ativos, aposentados e pensionistas e que recebiam a Gratificação por Atividade de polícia - Gap, instituída pela Lei Com-plementar nº 873/2000. insurgem-se contra a parcial absorção da gratificação aos seus vencimentos. postularam medida que lhes assegure a incorporação do valor integral da Gap, e a condenação da ré ao pagamento das diferenças atrasadas, respeitada a pres-crição quinquenal. Citadas, as rés oferece-ram contestação conjunta (fls. 284/294) e pugnaram pela improcedência do pedido. Não houve réplica (fls. 297/312). Houve nova manifestação da fazenda do estado (fls. 315/320). É o relatório. Decido. Ape-sar das razões exaradas, pelas rés, acolho do pedido. estabelecia a Lei n. 873/2000 que a Gap não era passível de incorpora-ção aos vencimentos e salários, para ne-nhum efeito, exceto no cômputo do décimo terceiro salário. no entanto, é inegável que a aludida gratificação era concedida, sem

distinção de qualquer espécie ou gênero, a todos os servidores em efetivo exercício. além disso, representava, em verdade, um aumento efetivo dos vencimentos dos servidores ativos. a exclusão da possibi-lidade de incorporação aos vencimentos e da composição de tal adicional na base de cálculo das demais vantagens, por certo, feria e fere o princípio da irredutibilidade dos vencimentos dos servidores efetivos, uma vez que de gratificação não se cui-da, mas, de majoração da remuneração. a denominada gratificação compõe os ven-cimentos integrais, de sorte que enquanto paga, deverá ser considerada para o cálculo das demais vantagens pecuniárias. Com o advento da Lei n. 1021/2007 foi prevista a absorção integral da Gap aos vencimen-tos e proventos dos funcionários públicos, de tal sorte que a integração parcial não guarda respaldo na lei. em face do expos-to, julgo procedente o pedido e condeno as rés para que procedam à absorção integral da Gap nos vencimentos dos autores, com reflexo no cálculo dos demais adicionais, tal como solicitado no item 1, de fl. 18, da petição inicial, e ao pagamento das di-ferenças a serem apuradas, acrescidas de juros a partir da citação e corrigidas des-de o vencimento, observado o disposto na tabela prática para Cálculo de atualização monetária dos débitos judiciais do egré-gio tribunal de justiça do estado de São paulo, ressalvadas aquelas atingidas pela prescrição, procedendo-se o apostilamen-to do direito reconhecido. arcarão as rés com o pagamento de despesas processuais e honorários advocatícios, que fixo em dez por cento do valor da condenação, metade para cada uma. para o reexame necessário, será observado o artigo 475 do Código de processo Civil. publique-se, registre-se e intimem-se.

AFPCESP conquista no Judiciário GAP com valor integral para Policiais Civis

Associação dos Funcionários da Polícia Civil do estado de São Paulo - AFPCESP está lutando no Judiciário defendendo direitos de todas as carreiras da Polícia Civil do estado de São Paulo, associadas à entidade, e que foram prejudicadas pelo Patrão/Estado com o GAP de valor de R$ 100,00, incorporado no percentual de apenas 50%.Os associados da AFPCESP estão parabenizando a advogada Dra. Maria Cláudia Canale; Dr. André Braga Bertoletti Carrieiro e o Presidente da AFPCESP, Dr. Hilkias de Oliveira, pela luta em defesa dos direitos da categoria policial civil de receber o benefício da

gratificação da atividade policial, que foi incorporada no percentual de apenas 50% dos valores do GAP que era R$ 100,00.O Juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública deu sentença favorável aos associados da AFPCESP que ingressaram com o processo 1017028-48.2013.8.26.0053, beneficiando associados da AFPCESP. Os pedidos dos advogados representantes dos associados da AFPCESP ajuizaram a presente ação sob rito ordinário em face da Fazenda Pública do Estado de São Paulo e da São Paulo Previdência – SPPREV que foi julgada procedente a ação, razão pela qual estamos divulgando a mesma para os associados. Vistos...

Partes do ProcessoASSOCIADO: JOSE CARLOS PEREIRAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroREQDA: FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULOAdvogada: Marilia Pereira Gonçalves CardosoASSOCIADO: JOSE CARLOS PEREIRAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: JOSE REALIAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: JOSE ROBERTO APARECIDO TRUJILLOAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: JOSEVALDO RODRIGUES DE OLIVEIRAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: JULIAN GUILHERME COSTA E SILVAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: LUIZ CARLOS ASSUMPCAO SANTOSAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: LUIZ DOS SANTOSAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: LUIZ FERNANDO VOLTARELLIAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: MARCELO JOSE CERQUEIRAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: MARCO TULIO TEODOROAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: MARIA APARECIDA ARANTES GARCIAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: Marina OliveiraAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: MARIO LUCIO VENTURIM GONCALVESAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: MERCEDES MENDONCA GONZALEZAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti Carrieiro

ASSOCIADO: Moacyr GomesAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: Nair Sgarbi ParroAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: NELSON GONCALVES PEREIRAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: PAULO PEREIRA DA COSTAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: PAULO ROBERTO NOGUEIRAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: PEDRO DE PAULA VENANCIOAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: ROBINSON DE PAULA SOUZAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: ROMERO BATISTA MARINHOAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: ROSEMAURO FERREIRA BELMONTEAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: RUBENS FORTIAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: SANTA CORDEIRO CORGHIAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: TERUKO MORIMOTO TUKADAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: THOURLAND PINTO MORGADOAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: WALTER PAULO DA SILVAAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: WALDIR ALVARES GARBIMAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroASSOCIADO: VALDEMIR DE OLIVEIRA LEDOAdvogada: Maria Claudia CanaleAdvogado: André Braga Bertoleti CarrieiroREQDO: SÃO PAULO - PREVIDÊNCIA – SPPREV, eREQDA: FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULOAdvogada: Marilia Pereira Gonçalves Cardoso

Page 7: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

7 jan | fev | mar 2015

posse

O partido pSdB, na área estadual disputou as eleições de 2014/2018

em coligação com o partido pSB/Sp, concedendo aos socialistas o cargo de vice-Governador, ao competente depu-tado federal, marcio frança, um nome respeitado no mundo político. frança exerceu mandato como vereador e pre-feito de São vicente, secretário de es-tado e deputado federal. a Coligação do pSdB/Sp e pSB/Sp se estendeu á mais 6 (seis) partidos: DEM/SP, PPS/Sp, ptB/Sp, pv/Sp, prB/Sp, e pS/Sp (partido Solidariedade).

a eleição 2014/2018 em São paulo foi concluída em primeiro turno com a vitória da dobrada Geraldo alck-min- Governador (pSdB/Sp) e marcio frança, vice-Governador (pSB/Sp).

Logo após o anúncio do resultado final das eleições, durante o período de transição, o governador eleito Ge-raldo alckmin, anunciou a possibilida-de reduzir o número de secretarias no novo mandato. Cogitou eliminar qua-tro: turismo, Gestão pública, energia, e Direitos da Pessoa com Deficiência. Alegou que a finalidade de eliminar algumas secretarias objetivaria o en-xugamento da máquina pública, para dar um caráter de gestão competente e responsável, se opondo a adminis-tração federal que tem 39 ministérios, número considerado exagerado para administração de um estado ou país.

no entanto, após estudos, consta-tou-se que não haveria possibilidades de eliminarem as secretarias, visto que

Eleito no primeiro turno... Alckmin toma posse no Cargo de Governador

No dia 1 de janeiro de 2015, na Assembleia Legislativa de São Paulo, tomaram posse o candidato reeleito para o cargo de Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB/SP) e o Vice-Governador, Marcio França (PSB/SP).

o novo governo teria de acomodar os partidos coligados que caminharam juntos e venceram as eleições, e não poderiam ficar de fora, teriam que ser acomodados em pastas já existentes que são em número de 25 secretarias.

na composição do novo governo, os partidos coligados foram solicitados para indicar nomes de quadros para ocuparem nove das 25 secretarias de estado.

O jornal da afpCeSp, na oportu-nidade, deseja uma profícua gestão ao governador Geraldo alkmin e ao vice-Governador, marcio frança, deputado federal pelo pSB/Sp; o qual, legalmen-te e por competência, deverá assumir o cargo de governador do estado caso o Governador alckmin seja candidato para disputar a presidência da republi-ca em 2018.

destacamos que marcio frança é um político com grande visão e expe-riência. Como citamos anteriormente, exerceu por varias gestões no execu-tivo o mandato de prefeito e também parlamentar por várias legislaturas; foi ainda secretário de estado no Governo de São paulo, gestão 2011/2014, Ge-raldo alckmin. É ligado à luta classista e sindical; foi ainda Oficial de Justiça no poder judiciário de São paulo, onde sempre foi muito querido entre seus pares, funcionários servidores da jus-tiça, juízes, desembargadores e pelo ministério público do poder judiciário de Santos e de São paulo.

a afpCeSp reitera os desejos de sucesso ao governador e ao seu vice.

Os novos secretários do Governo Alckmin Alexandre de Moraes – Secretário da Segurança Pública Benedito Braga – Secretário de SaneamentoClodoaldo Pelissioni – Secretário dos Transp. MetropolitanosJoão Carlos de Souza Meirelles – Secretário de EnergiaMarcos Monteiro – Secretário do PlanejamentoPatrícia Iglecias – Secretário do Meio AmbienteRenato Vilela – Secretário da FazendaDuarte Nogueira – Secretário de Logística e TransportesFloriano Pésaro – Secretário de Desenvolvimento SocialNelson Baeta – Secretário da HabitaçãoMárcio França – Secretário de Desenvol. EconômicoJoão Dado – Secretário do Emprego e Trabalho Aloísio Toledo César – Secretário da JustiçaJean Madeira – Secretário de EsporteRoberto de Lucena – Secretário do TurismoArnaldo Jardim – Secretário da Agricultura

Secretários que não foram substituídosSaulo de Castro – Secretário de GovernoEdson Aparecido – Secretário Chefe da Casa CivilMarcelo Araújo – Secretário da CulturaLourival Gomes – Secretário da Adm. PenitenciáriaDavid Uíp – Secretário da SaúdeHerman Voorwald – Secretário da Educação José Rodrigues – Chefe da Casa MilitarElival Ramos – Procuradoria GeralLinamara Battistella – Secretário da Pessoa com Deficiência

Marcio luiz França GoMes alexandre de Moraes lourival GoMes João eduardo dado

Geraldo alckMin

Fotos: Grupo Folha

Page 8: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

Fériasverão

Nada melhor, para os funcionários da Polícia Civil, do que esquentar os corações e aproveitar o conforto e todo o lazer oferecido nas Colônias de Férias da AFPCESP. São duas unidades, uma em Caraguatatuba e,outra, em Ilha Solteira. As colôniasforam construídas para você,associado, e toda sua famíliaaproveitar. Vejam as fotos.

viSta doS apartaMentoS

parque aquático plaYground

área de lazer da colônia de caraguá

de

Page 9: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

área de lazer da colônia de ilha Solteira

o rio paraná cruza a colônia de ilha Solteira

Central de Reservas: (11) 3347-1700Como fazer a inscrição para Hospedagem

Preencha o cupom ao lado publicado no Jornal da AFPCESPindicando o período (escolha abaixo) e o envie para

AFPCESP, colocando no envelope: Colônia de Férias –Av. Liberdade, 788 – CEP: 0152-0001 | São Paulo | SP,

ou tel/fax: (11) 3207-1212 | (11) 3347-1700.Peça central de Colônia de Férias.e-mail: [email protected]

Faça sua reserva

já!Tel: 3347-1700

Maio junhoabril

Colônia de férias

02/04 A 07/0409/04 A 14/0416/04 A 21/0423/04 A 28/0430/04 A 05/05

07/05 A 12/0514/05 A 19/0521/05 A 26/0528/05 A 02/06

04/06 A 09/0611/06 A 16/0618/06 A 23/0625/06 A 30/06

Page 10: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

10 jan | fev | mar 2015

O desejo de passar as férias no litoral nor-te paulista tornou-se proibitivo a muitas famílias. Um fator em comum há muitos

tem sido em razão dos altos custos das hospeda-gens em hotéis, pousadas e locações de aparta-mentos e casas para temporadas.

nas cidades de Caraguatatuba e São Sebas-tião, os valores cobrados em diárias nas tempo-radas dão saltos de até 200%, vão de r$ 300,00 para r$ 500,00. Os hotéis estão com suas reser-vas fechadas para o carnaval e outros feriados até o final do ano.

Os policiais civis associados da afpCeSp também neste sentido estão aplaudindo a admi-nistração da entidade que sob a liderança do de-legado de polícia, Hilkias de Oliveira, construiu a Colônia de férias em Caraguatatuba no litoral norte, pensando no lazer e bem estar dos asso-ciados e seus familiares.

Conforme pesquisa realizada no litoral norte sobre valores de alugueres para temporada, na me-

dida em que os preços disparam acaba tornando-se privilégio das classes abastadas hospedarem-se nessa região. já os associados da afpCeSp não encontram essas dificuldades, sentem-se tranquilos e em condições de custearem e usufruírem da hos-pedagem em uma das mais belas Colônias de férias do litoral Norte pelo simbólico valor de R$ 46,00 (quarenta e seis reais) a diária para associados.

Os flats da Colônia de Férias estão situados em uma excelente área de fácil acesso e referên-cia, bem próximos ao Centro de eventos da es-tância turística de Caraguatatuba, local onde os policiais civis associados da combativa entidade de classe terão descanso, lazer e diversão com suas famílias.

O líder classista e deputado estadual Consti-tuinte em 1989, Hilkias de Oliveira, anuncia que para melhor conforto e alegria dos associados, após o Carnaval, conforme programado, será dado início às obras para melhoria da Colônia de férias da afpCeSp.

f é r i a s p r o i b i d a s ?Férias e carnaval no litoral Norte é privilégio dos associados da AFPCESP

DEU NA IMPRENSA

Page 11: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

11 jan | fev | mar 2015

VIOLÊNCIA

v ive-se, em São paulo, um considerável aumen-to da escalada de violência, que, a cada dia,

atinge parâmetros de grande preocupação. A afirma-ção é em decorrência do aumento de crimes como latrocínio e roubo, bem como o crescimento de ou-tras figuras penais.

O departamento de Homicídios e proteção à pessoa (dHpp) e o departamento de investigação sobre Crime Organizado (deiC) estão fazendo to-das as investigações no sentido de elucidar os cri-mes praticados contra a sociedade, crimes estes que aumentam a escalada da violência e fazem da pró-pria população, suas vítimas.

durante o ano de 2014, o crime na Capital cres-ceu assustadoramente com relação ao mesmo perí-odo de 2013. no mês de setembro, a cada dois dias ocorreu o registro de um caso de latrocínio, que cor-responde ao roubo com a morte da vítima.

já no estado de São paulo, em 2013 foram regis-trados 380 latrocínios e no ano seguinte, 372 casos.

Outro crime que assustou a população foram os roubos - cujo crime é previsto no artigo 157 do Código Penal e tem como figura penal a ação de subtrair coisa alheia móvel para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la por qualquer meio, reduzido à im-

possibilidade de resistência. A figura do roubo car-rega consigo a violência a pessoa e é punido com pena de reclusão, de 4 a 10 anos e multa.

parágrafo 1º - na mesma pena incorre quem logo depois de subtraído a coisa emprega violência contra a pessoa ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para terceiro.

no estado de São paulo tivemos em 2013, 257.067 casos de roubo; em 2014 aumentou para 309.948, ou seja, um aumento de 17,07% nessa fi-gura penal, o que é bastante preocupante.

Na Capital, em 2013 tivemos 126.526 crimes de roubo, e em 2014 as unidades policias registraram 160.103 com um aumento relativo ao ano anterior de 20,98%%. no caso de assaltos com morte em 2013 na capital tivemos 140 casos e em 2014, 147 casos, com um aumento de morte em assalto de 4,77%.

É importante lembrar que a terminologia “assalto” não representa um crime específico, por não constar essa figura no Código Penal Brasileiro, mas o assalto citado por nós nada mais é do que a figura do roubo.

Ganha destaque também a figura de furto de veículos na Capital, que aparece com o número de 48.477 casos em 2013 e com 49.796 em 2014, o que representa um aumento de 2,95%%.

Como vemos o crescimento do roubo no esta-do e na Capital em relação ao período anterior, de-monstra a vertical progressão da violência em São paulo, o que exige uma concentração de forças dos policiais civis para combater esse crime que contém na sua estrutura, a ameaça contra a vida da vítima.

Quero ver você na AFPCESPescrivã de polícia, ione dos Santos Silva Oliveira, ingressou na Policia Civil em 1986 como escriturária, e em 1987 se inscreveu no Curso preparatório da afpCeSp para ingresso na policia Civil de São paulo.no concurso de escrivães de policia de 1988, a escrivã ione foi aprovada com notas excelentes, e concluiu o Curso Técnico Profissionalizante para ingresso no escrivanato com distinção.a escrivã após o estágio probatório foi convocada para trabalhar no Conselho da polícia Civil de São

paulo, onde se encontra até hoje. a nossa associada escrivã ione, ingressou na carreira do escrivanato por vocação e exerce a atividade com prazer e alegria no egrégio Conselho da polícia Civil de São paulo. a escrivã ione está sempre presente para exercer a sua função quando solicitada. ione é associada à afpCeSp desde o ingresso, e quer ver você, escrivão de policia integrado ao quadro associativo da afpCeSp, entidade essa que luta em defesa de todas as carreiras da policia Civil do estado de São paulo.Ione dos Santos Silva Oliveira – Escrivã de Policia

Este é o Jornal Classista de maiorcirculação na Polícia Civil de São Paulo

Agora que você acabou de ler o Jornal da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo - AFPCESP, é preciso fazer uma reflexão: O Jornal da AFPCESP é o maior órgão de divulgação e circu-lação do mundo Policial Civil de São Paulo, e é editado para informar e comunicar ao nosso quadro associativo tudo sobre o mundo policial civil, em especial o que está para acontecer, e suas prováveis modificações É por intermédio dele que você, policial civil, toma conhecimento das lutas desenvolvidas pelos policiais operacionais e delegados de polícia. Tudo para melhorar o mundo policial civil.

Page 12: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

jan | fev | mar 201512segUrança

a lém da entrega das viaturas, o governador Geraldo alckmin, assinou decreto de promoção

para policiais civis e autorizou a cria-ção de 3.741 vagas para concurso de soldado da polícia militar.

O delegado geral, Youssef abou Chahin, recebeu nesta quarta-feira (11) as chaves de 216 novas viaturas do go-vernador Geraldo alkmin e do secre-tário da Segurança pública, alexandre de moraes. a cerimônia de entrega foi realizada no vale do anhangabaú, no centro de São paulo.

O governo do estado investiu r$ 13,5 milhões na compra dos veículos, modelos Chevrolet Spin e mitsubishi pajero, que serão distribuídos para a Capital e para os deinters de Campi-nas e Santos.

O governador alckmin falou da im-portância da entrega das viaturas, três dias antes do carnaval para reforçar a Segurança pública: ”estamos entre-gando 128 viaturas para a Capital, 47 para o deinter 2 – Campinas e 41 via-turas para o Deinter 6 – Santos, de um total de 790 viaturas novas que serão entregues em todo o estado”.

alckmin destacou também a medi-da inédita de São paulo, sobre a iden-tificação do IMEI - Identificação Inter-nacional de equipamento móvel dos aparelhos celulares para que os equipa-mentos produtos de roubo ou furto, não sejam utilizados pelos criminosos.

durante a entrega, o governador as-sinou ainda a autorização de 429 pro-moções de diversas carreiras da polícia Civil e a criação de 3.741 vagas para concurso de soldado de 2ª classe para a polícia militar.

O delegado geral, Youssef abou Chahin, ficou muito satisfeito com o reforço das 216 novas viaturas entre-gues pelo estado: “Hoje nós temos uma fartura de recursos e isso aumenta a nossa responsabilidade para executar a nossa missão”, afirmou.

Youssef Chahin também falou do primeiro mês no comando da polícia Civil paulista: “na minha avaliação, a equipe que foi formada, realmente está comprometida, logo os resulta-dos, consequentemente, já começaram a aparecer. É o sinal de que acertamos as escolhas, acertamos quando demos

Polícia Civil ganha 216 novas viaturas para reforçar a Segurança Pública

a missão para cada diretor, individu-almente, e eles captaram a mensagem e começaram a executar. acredito que ainda vamos colher muitos frutos”.

vale destacar que o evento contou com a participação de todos os mem-bros do Conselho da polícia Civil (CpC), delegados seccionais, divisio-nários, e policiais civis de várias car-reiras, além de políticos, militares e convidados. No final o governador foi conhecer uma das viaturas e acompa-nhou o desfile dos veículos.

a afpCeSp, entende que a compra dos veículos para a Polícia reflete uma necessidade para o combate da crimi-nalidade, e espera a entidade de Clas-se que, outro problema sério da insti-tuição (baixo salário dos policiais) seja revisto na data - Base março de 2015, para que os policiais Civis recuperem a auto estima, tão importante para o mundo policial. Fotos e texto são da páGina oFicial da polícia civil do estado de são paulo

Foto

s DIV

ULG

AÇÃO

Page 13: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

jan | fev | mar 201513Falta políCia

Buscando suprir a vacância, a polí-cia Civil já encaminhou à Unida-

de de rH uma solicitação para o pre-enchimento de 922 vagas de escrivão e 985 de investigador, que integram o pacote de 3.176 vagas solicitadas pelo órgão. prevê-se que parte desta oferta de vagas seja destinada ao aprovei-tamento dos remanescentes dos con-cursos que tiveram início em 2013 e serão homologados neste semestre e o restante das vagas destinem-se aos novos concursos que devem ser ini-ciados no segundo semestre de 2015. antes de serem encaminhados ao go-vernador Geraldo alckmin os pedidos estão sendo submetidos em análise nas Secretarias de planejamento e Gestão e Secretaria da fazenda. So-mente após esse processo a instituição deverá iniciar a elaboração dos editais e a definição da organizadora.

Outras carreiras que também devem fazer parte do pacote são a dos ‘agen-tes polícial’ e ‘agentes de telecomuni-cações’, que não integraram a última série de concursos. devido ao elevado número de aposentadorias previstas para os próximos anos, decorrentes da Lei Complementar 144/2014, as no-vas seleções já foram planejadas pelo órgão desde o 1º semestre do ano pas-sado. O texto da LC 144/2014 sancio-nado pela presidente dilma rousseff, reduz de 70 para 65 anos a aposentado-ria compulsória para o serviço policial. Com a medida, o órgão deve perder 1,8 mil servidores em 2015, segundo o di-retor da acadepol, maurício Blazeck. recentemente, disse ainda que cerca

de 16% do quadro ativo está em condi-ções de se aposentar, portanto torna-se imprescindível a reposição de cargos.

a grande mudança para o próximo concurso é o aumento da escolarida-de para os cargos de nível fundamen-tal, que agora passam a exigir ensino médio completo. as funções afetadas foram agente policial, auxiliar de pa-piloscopista, atendente de necrotério e carcereiro que será extinto quan-do não mais houver integrantes em seu quadro funcional em razão da aposentadoria. além das mudanças na escolaridade os novos concursos apresentam mudanças em seu conteú-do programático que passarão a exigir avaliação nas áreas de interpretação de textos, noções de informática e de administração pública.

Conforme Hilkias de Oliveira, a afpCeSp tem questionado essa apo-sentadoria compulsória em parceria com partidos políticos e está em conta-to direto com a Secretaria de Seguran-ça pública para que os novos concursos possam ser agilizados. “O secretário de segurança pública, alexandre de mo-raes, prometeu determinar o mais rápi-do possível as datas de inscrições, pro-vas e demais detalhes do cronograma dos concursos”. mas é claro que isso é um processo que demora, então pre-cisamos aguardar as determinações. O líder classista, também recomenda que os interessados em prestar concursos públicos para as diversas carreiras da polícia civil já devem iniciar a prepara-ção, já que são poucas vagas para uma concorrência muito grande.

AFPCESP aponta déficit nos quadros da Polícia Civil

De acordo com o presidente da Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo - AFPCESP, o líder classista, Hilkias de Oliveira, os cargos de investigador e escrivão de polícia são os de maior carência de pessoal na Polícia Civil de São Paulo. O déficit pode ser comprovado pelo ultimo levantamento de cargos vagos e preenchidos, publicados em abril de 2014. O estudo aponta que a instituição está em ambas as carreiras com 40% de cargos vagos. É possível que o percentual seja ainda maior, pois o último levantamento foi realizado há 10 meses.

Page 14: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

jan | fev | mar 201514

na afpCeSp nossosassociados, e filhos têmatendimento prioritário, eos nossos convênios sãoestendidos também para osfilhos e familiares deassociados. vejam que naassociação dosfuncionários da políciaCivil do estado de São paulo - afpCeSp nosprocuramos colaborarcom nossos associados,abrindo espaço para oencaminhamento eformação profissionalatravés cursos de graduaçãoe superior mantidos pelasUniversidades e Faculdadesconveniadas. por essarazão lembramos que, aBolsa de estudos / parcialda AFPCESP e O CURSOpreparatório da afpCeSpestá a disposição dosfilhos nossos policiais /associados, e esposas.informações c/ setor deBolsa de estudos parcial daafpCeSp ou c/ presidente,dr.Hilkias de Oliveira, ouLucy Lima Santos.inscrições abertas para a“Bolsa de estudos – parcialda afpCeSp e Cursopreparatório da afpCeSp,para ingresso nas Carreirasda polícia Civil.

2014360

Page 15: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

jan | fev | mar 201515ConCUrso

O trabalho de policia judiciária embora difícil precisa pos-suir um corpo de policiais

civis preparados para exercer a fun-ção investigatória e do escrivanato. atualmente a policia Civil está com uma defasagem em seus quadros, de investigadores de policia e escrivães de policia, em razão do grande número de policiais que foram obrigados a se aposentar em razão da aposentadoria Compulsória aos 65 (sessenta e cin-co) anos de idade. a nossa entidade de Classe entende essa aposentadoria compulsória indevida, e desde 1985, quando da edição da LC. 51/85, que concedia a aposentadoria especial para os policiais civis, nunca foi apli-cada aposentadoria compulsória aos 65 (sessenta e cinco) anos, porque contra-riava a norma Constitucional que de-terminada aposentadoria compulsória aos 70 (setenta) anos. Contra a deter-minação da aposentadoria compulsória o partido politico pSdC alega ofensa

Concursos para a Policia Civil devem abrir inscrições em breve!

ao artigo 40, parágrafo i, inciso ii da Constituição federal que prevê a apo-sentadoria do Servidor público aos 70 (setenta) anos de idade. O partido sus-tenta que a Constituição federal prevê a possibilidade de adoção de requisitos diferenciados de aposentadoria, porém exclusivamente para concessão de apo-sentadoria voluntária (artigo 40, para-grafo iv) aos servidores que exercem essa atividade de risco; mas não pre-vê a Constituição federal a aposenta-doria compulsória do policia civil aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade. A afpCeSp acompanha com atenção o andamento de ação proposta contra a aposentadoria compulsória aos 65 (ses-senta e cinco) anos acompanha e pede que o partido pSdC lute pela conces-são de liminar para suspender os efeitos do inciso i do artigo i da LC 51/1985, na redação dada pelo artigo ii da LC 144/2014. a afpCeSp acompanha a tramitação desse processo no Stf. por outro lado, aguarda que a policia Ci-

vil através da delegacia Geral de po-licia faça levantamento do número de vagas na policia civil em especial nas carreiras de escrivães e investigadores de policia que necessitam ser preenchi-das, pois é grande o número de apo-sentadorias que ocorreram na policia civil desfalcando os quadros de inves-tigadores e escrivães de policia ao lado

de outras carreiras como delegados de polícia, agente policial, papilosco-pista, aux. de papiloscopista, agente de telecomunicações e outras carrei-ras. Os candidatos que irão concorrer nos próximos concursos da policia ci-vil já devem fazer o seu preparatório procurando estudar temas da Língua portuguesa, direito penal, direitos Humanos, Computação, Criminologia e Lógica. as matérias são difíceis , o concurso exige que os candidatos es-tejam bem preparados, pois, o trabalho policial exige do candidato maturidade e competência na atividade policial e principalmente preparo e conhecimen-to geral nas matérias citadas. vamos aguardar a decisão da Secretária da Se-gurança pública que hoje tem a frente o dr. alexandre de morais, com que tivemos um encontro e ele demonstrou estar a par dos problemas causados no Corpo policial Civil, pela aposenta-doria Compulsória aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade.

Hilkias de Oliveira presidente da aFpCesp

Notícias JurídicasAFPCESP mantêm convênio com advogados especializados em Direito de Policiais Civis e funcio-nários administrativos, e a vossa presença neste espaço reflete a atuação de nossa Entidade de Classe no Poder Judiciário, lutan-do na defesa dos direitos traba-lhistas da categoria policial civil.

Satisfação TotalO quadro associativo da AFPCESP vem crescendo com a eleição do líder classista Hilkias de Oliveira para presidência da Entidade. Com o crescimento do quadro associativo constatamos está rejuvenescendo do universo de sócios, com o ingresso de novos associados na Capital e Interior do Estado.AFPCESP através de sua diretoria agradece a confiança de novos associados no trabalho realizado em defesa de todas as carreiras policiais.

Você que é policial civil, recém-nomeado, precisa saber que para associar-se na Associação dos Funcionários da Policia Civil do Estado de São Paulo, é exigido apenas o vínculo as carreiras policiais. Na AFPCESP convivem sob o mesmo teto os integrantes das 14 carreiras policiais civis.A luta classista realizada por esta Entidade tem por finalidade a defesa de todas as carreiras policiais e não apenas a defesa de uma Carreira. Por essa razão a AFPCESP é atualmente a maior Entidade de Classe da Policia Civil do Estado de São Paulo. Junte-se a nós!

O curso preparatório para ingresso nas carreiras policiais civis promovido pela AFPCESP tem aprovado 80% de seus alunos, sendo responsável pelo rejuvelhecimento dos quadros policiais civis. Na policia civil, de cada 10 novos policiais, 6 fizeram o curso preparatório da AFPCESP. O curso foi idealizado e implantado na AFPCESP em 1985, pelo Delegado de Policia, Hilkias de Oliveira, e tem por

finalidade preparar os integrantes das carreiras administrativas, e de 1º grau de escolaridade (carcereiros, agentes policiais, auxiliares de papiloscopista, atendente de necrotério) para a progressão funcional, através de concurso público as carreiras de maior responsabilidade e complexidade e de 2º grau de escolaridade exigida.

O Curso Preparatório da AFPCESP está em pleno funcionamento e apto

a atender os associados e de filhos, netos, primos e sobrinhos de policiais civis. Todos serão bem recepcionados pela Entidade e com o esforço pes-soa de cada aluno, somado com a orientação dos competentes profissionais e aplicando o método de estudo da AFPCESP, terão su-cesso no próximo concurso para investigadores, agentes policiais e demais carreiras da Polícia Civil.

Fazemos a preparação de futuros Policiais Civis

Esse é o endereço da Casa do Policial Civil

Page 16: D 2015 Cúpula da Segurança Pública Paulista recebe diretoria da … 15.pdf · Ano XV – no 181 – JAN • FEV • MAR 2015 / e-mail: afpcesp@afpcesp.com.br / FONE (xx11)

jan | fev | mar 201516

afpCeSp dá largada na Campanha Salarial - março – 2015, e leva para a tv a discussão para o reajuste salarial dos policiais civis de São paulo. no mês de janeiro de 2015, nos dias 15 e 22, a diretoria da afpCeSp teve encontro com o Secretário da Segurança publica dr. alexandre de moraes e delegado Geral de policia dr. Youssef Abou Chahin, segundo afirmações do apresentador do programa delegado de polícia Hilkias de Oliveira, aos quais entregou propostas de reposição de perdas salariais plenamente justificadas no percentual de 15%. O programa de tv da “afpCeSp fala com São paulo” abordou ainda, o tema referente à atualização da ajuda de Custo alimentação para os policiais civis que esta sendo pago com valores desatualizados de r$ 240,00 reais e pede a entidade atualização para r$ 580,00, valores esses que o Governo patrão já atualizou para a polícia militar. O apresentador do programa esclarece que a entidade quer, ainda, que os policiais civis das carreiras beneficiadas pela LC. 1249/2014 tenham os salários elevados para o nível médio, bem como, os delegados de policia aposentados revalorizados com o adpj, beneficio no qual foram injustamente excluídos.

Canal 9 – NETCanal 72 – TVA

Vale a Pena Ver“TV Aberta de São Paulo” Às sextas-feiras, 23h

s i t e : w w w . a f p c e s p . c o m

O programa “AFPCESP Fala com São Paulo”

“AFPCESP Fala com São Paulo” – Canal 9 NETDiscutiu Reposição de Perdas Inflacionárias Data-Base Março-2015.

luCy lima santOs e O apresentadOr Hilkias de Oliveira dO prOgrama “aFpCesp Fala COm sãO paulO”

FECHAMENTO AUTORIZADO. PODE SER ABERTO PELA ECT.