curiosidades sobre os rios tibre e tigre

3
Diferenças entre o Rio Tibre e o Rio Tigre Muitos alunos do curso médio confundem, em História Geral, o nome dos rios Tibre e Tigre. Quando a prova é de múltipla escolha e aparecem alternativas com o nome dos dois rios, então, a situação se complica ainda mais. Vamos agora estudar a localização de cada um deles. Quem sabe isso o ajude a esclarecer a dúvida. Rio Tibre O rio Tibre fica na Itália. Nasce nos Apeninos. Depois corre na direção sul do país. Atravessa a Úmbria. Continua seu percurso até ganhar a direção do Lácio. O nome Lácio se deriva do latim Latium. Em italiano, Lazio. É uma região central da Itália com 17.203 Km². Sua capital é Roma. Ao norte limita-se com a Toscana e Úmbria. A leste com Marche, Abruzzo e Molise. Ao oeste com o Mar Tirreno. E ao sul com a Campânia. Tem cinco milhões e habitantes. O rio segue seu trajeto até desembocar no Mar Tirreno. Esse mar fica perto de Roma, capital da Itália. Se que nessa região ele se divide em dois rios. Isto é, forma um delta que beneficia ainda mais a população ribeirinha. Rio Tigre O Rio Tigre se localiza no sudoeste da Ásia. Nasce na Turquia e atravessa o Iraque. Segue seu curso até desembocar no Golfo Pérsico. O Rio Tigre aparece muito na Bíblia e também nos compêndios de História Geral, em parelha com o Rio Eufrates. Falaremos do Rio Eufrates mais tarde, porque o citaremos em vários estudos bíblicos. O Rio Tigre tem 1.850 quilômetros de extensão. Ele é formado por dois pequenos rios que vêm do planalto da Anatólia. Esses pequenos rios formam uma confluência em formato de um til. E correm na direção sudeste banhando o Iraque. O Rio Tigre possui vários afluentes. Porém, os principais são: o Pequeno Zab, o Grande Zab, o Diyala e Adhaim.

Upload: jose-guimaraes-e-silva

Post on 15-Jun-2015

3.760 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Alguns aspectos curiosos que diferenciam os Rios Tibre e Tigre.

TRANSCRIPT

Page 1: Curiosidades sobre os Rios Tibre e Tigre

Diferenças entre o Rio Tibre e o Rio Tigre

Muitos alunos do curso médio confundem, em História Geral, o nome dos rios Tibre e Tigre. Quando a prova é de múltipla escolha e aparecem alternativas com o nome dos dois rios, então, a situação se complica ainda mais. Vamos agora estudar a localização de cada um deles. Quem sabe isso o ajude a esclarecer a dúvida.

Rio TibreO rio Tibre fica na Itália. Nasce nos Apeninos. Depois corre na direção sul do país. Atravessa a Úmbria. Continua seu percurso até ganhar a direção do Lácio.

O nome Lácio se deriva do latim Latium. Em italiano, Lazio. É uma região central da Itália com 17.203 Km². Sua capital é Roma. Ao norte limita-se com a Toscana e Úmbria. A leste com Marche, Abruzzo e Molise. Ao oeste com o Mar Tirreno. E ao sul com a Campânia. Tem cinco milhões e habitantes.

O rio segue seu trajeto até desembocar no Mar Tirreno. Esse mar fica perto de Roma, capital da Itália. Se que nessa região ele se divide em dois rios. Isto é, forma um delta que beneficia ainda mais a população ribeirinha.

Rio TigreO Rio Tigre se localiza no sudoeste da Ásia. Nasce na Turquia e atravessa o Iraque. Segue seu curso até desembocar no Golfo Pérsico.

O Rio Tigre aparece muito na Bíblia e também nos compêndios de História Geral, em parelha com o Rio Eufrates. Falaremos do Rio Eufrates mais tarde, porque o citaremos em vários estudos bíblicos.

O Rio Tigre tem 1.850 quilômetros de extensão. Ele é formado por dois pequenos rios que vêm do planalto da Anatólia.

Esses pequenos rios formam uma confluência em formato de um til. E correm na direção sudeste banhando o Iraque.

O Rio Tigre possui vários afluentes. Porém, os principais são: o Pequeno Zab, o Grande Zab, o Diyala e Adhaim.

Page 2: Curiosidades sobre os Rios Tibre e Tigre

A União dos Rios Tigre e EufratesO Rio Tigre se une ao Rio Eufrates e os dois juntos formam o Rio Shatt-al-Arabe. A partir daí, banha as cidades de Diyarbakir, na Turquia; Mossul, Tikrit, Samarra e Bagdá, no Iraque.

Ao longo de quase todo o seu percurso é navegável para certos tipos de embarcações. O que proporciona à população local um excelente meio de transporte de pessoas e cargas. Sem falar nos outros benefícios, tais como a irrigação da terra e a proliferação de peixes, aves e animais ribeirinhos. Afinal, a água é fonte natural de vida. Sem ela nenhum ser vivo consegue sobreviver.

Al-Azirah é a região em que ficava a antiga Mesopotâmia. É hoje a maior parte da região compreendida entre os Rios Tigre e Eufrates.

Encontram-se nas margens do Rio Tigre as ruínas da antiga cidade Nínive; da Selência do Tigre e de Ctesifonte.

No entanto, os homens desviaram suas águas para a depressão de Tharthar, para a construção da Usina de Samarra.

Todavia, explicam que esse desvio preveniu o risco de inundação e elevou o nível da corrente.

Page 3: Curiosidades sobre os Rios Tibre e Tigre

ConclusãoSe você tinha dúvida quanto ao nome e localização dos Rios Tibre e Tigre, agora é hora de tirá-las definitivamente da cabeça.

O Rio Tibre é italiano e corre na região central da cidade. Banha Roma e desemboca no Mar Tirreno.

O Rio Tigre é asiático. Banha a Turquia, o Iraque e desemboca no Golfo Pérsico.

É isso.

Artigo escrito por José Guimarães.

Publicado no blog Contos e Estudos Bíblicos.

Crédito da imagem: Photorack.net