cronologia medicina e medicamentos.pdf

10
Períodos História da Ciência História dos medicamentos História da Farmácia História da Indústria Farmacêutica História da Indústria Local Pré- História (Até 4000 a.C. ) Descoberta do fogo. O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal. Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares. Ligas metálicas que desencadearam em melhores armas. O papiro Edwin Smith é um dos primeiros documentos médicos que ainda existe, e talvez o documento mais antigo que tenta descrever e analisar o cérebro: ele pode ser visto como o começo da moderna neurociência. Sistema numérico hindu atualmente largamente usado pelo mundo. As Quatro Grandes Invenções da China antiga são o compasso, pólvora, criação de papel e impressão. Ao final da Idade dos Metais, por volta de 4000 a.C., aparecimento da escrita, dá-se a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito. Paleolítico(até 10000 a.C.)= O interesse dos povos pelas ervas os fez gravar em ossos uma grande quantidade e variedade de plantas. 2700 a.C.Escritos sagrados chamados Pent-Soo davam noções sobre a farmácia e medicina chinesas. Os Vedas, livro dos hindus,era utilizado pelos egípcios e pelos persas. 2500 a.C.= Primeiro documento farmacêutico. Antiguidade (De 4000 a.C. até 476 d.C) Filósofos gregos contribuem para o nascimento da ciência. Legado de Hipócrates para a medicina. Legados de Tales de Mileto, Euclides e Pitágoras Legado de Arquimedes para física. Legados de medicina deixado pela civilização Egípcia como a dissecação. Primeiras idéias do que seria um átomo. (4000 a.C. à 476 d .C.) 1800 a.C - no Egito antigo, é descrito o uso de um tampão com esterco de crocodilo e outro de mel misturado ao xarope de acácia, para uso intra- vaginal. A fermentação da acácia produz o ácido láctico, que é espermicida. 900 a.C - os islâmicos usavam fumigações intra- vaginais e supositórios Século 5 a.C.= Na Grécia Clássica, a arte de curar foi separada das práticas religiosas, pois as pessoas que praticavam a medicina e a farmácia queriam encontrar bases racionais que explicassem seus serviços. Século 4 a.C.= Diocles de Caristo se destacou pela catalogação das plantas. Destaca-se também pela botânica médica. 460 a 377 a.C.= Período em que viveu Hipócrates, considerado o “Pai da medicina”. 131 ou 138 d.C.= Nasce Galeno considerado pai da farmácia em Pérgamo ( Ásia Menor). Era um médico que deu ênfase a

Upload: marciomoraes

Post on 27-Dec-2015

42 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

Períodos História da Ciência História dos medicamentos

História da Farmácia História da Indústria Farmacêutica

História da Indústria Local

Pré- História (Até 4000 a.C. )

Descoberta do fogo.

O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal.

Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares.

Ligas metálicas que desencadearam em melhores armas.

O papiro Edwin Smith é um dos primeiros documentos médicos que ainda existe, e talvez o documento mais antigo que tenta descrever e analisar o cérebro: ele pode ser visto como o começo da moderna neurociência.

Sistema numérico hindu atualmente largamente usado pelo mundo.

As Quatro Grandes Invenções da China antiga são o compasso, pólvora, criação de papel e impressão.

Ao final da Idade dos Metais, por volta de 4000 a.C., aparecimento da escrita, dá-se a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.

Paleolítico(até 10000 a.C.)= O interesse dos povos pelas ervas os fez gravar em ossos uma grande quantidade e variedade de plantas.

2700 a.C.Escritos sagrados chamados Pent-Soo davam noções sobre a farmácia e medicina chinesas. Os Vedas, livro dos hindus,era utilizado pelos egípcios e pelos persas.

2500 a.C.= Primeiro documento farmacêutico.

Antiguidade (De 4000 a.C. até 476 d.C)

Filósofos gregos contribuem para o nascimento da ciência.

Legado de Hipócrates para a medicina.

Legados de Tales de Mileto, Euclides e Pitágoras

Legado de Arquimedes para física.

Legados de medicina deixado pela civilização Egípcia como a dissecação.

Primeiras idéias do que seria um átomo.

(4000 a.C. à 476 d .C.)

1800 a.C - no Egito antigo,

é descrito o uso de um

tampão com esterco de

crocodilo e outro de mel

misturado ao xarope de

acácia, para uso intra-

vaginal. A fermentação da

acácia produz o ácido

láctico, que é espermicida.

900 a.C - os islâmicos

usavam fumigações intra-

vaginais e supositórios

Século 5 a.C.= Na Grécia Clássica, a arte de curar foi separada das práticas religiosas, pois as pessoas que praticavam a medicina e a farmácia queriam encontrar bases racionais que explicassem seus serviços.

Século 4 a.C.= Diocles de Caristo se destacou pela catalogação das plantas. Destaca-se também pela botânica médica.

460 a 377 a.C.= Período em que viveu Hipócrates, considerado o “Pai da medicina”.

131 ou 138 d.C.= Nasce Galeno considerado pai da farmácia em Pérgamo ( Ásia Menor). Era um médico que deu ênfase a

Page 2: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

com preparados

teoricamente

contraceptivos no interior

da vagina.

500 a.C - na Grécia antiga

utilizavam-se pessários

(método de barreira)

contendo preparações

com ervas misturadas com

mel. Os gregos também

utilizavam a contracepção

pós-coito, com

movimentos vigorosos

para aumentar a pressão

intra-abdominal e expelir

o esperma ejaculado.

460-377 – Idéia de

anticoncepção

(Hipócrates)

50 a.C - os romanos

aplicavam na vagina um

pó feito a partir das folhas

de salgueiro. Mas também

tinham muitas

superstições, como untar

o corpo da mulher com

seu sangue menstrual ou

usar amuletos feitos de

aspargos para evitar a

concepção.

manipulação de medicamentos, preparando ele próprio as formas que seriam ministradas.

Século II = Os árabes fundaram a primeira escola de farmácia, criando inclusive uma legislação para o exercício da profissão.

Idade Média (De 476 a.C. até 1453)

Pouco conhecimento acumulado neste período, devido a Inquisição da igreja católica.

Mas, foram provavelmente o nascimento e desenvolvimento das universidades, juntamente com as primeiras sementes do que se tornaria a metodologia científica contemporânea, as heranças mais importantes do período.

Por volta de 1150 são fundadas as

Século XIX – Ácido acetilsalicílico a partir do salgueiro. Século XII – Difusão da variolização. 1000 - na idade Média a contracepção era muito combatida pela Igreja, mas buscava-se auxílio com as sementes de romã.

Século X= foram criadas as primeiras boticas na Espanha e na França. Eram percussoras das farmácias atuais.

1223= Farmácia e medicina foram separadas, quando o imperador Frederico II da Sicília, em decreto que regulamentava a profissão farmacêutica, impediu os médicos de realizarem a profissão

Page 3: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

primeiras universidades medievais - Bolonha (1088), Paris (1150) e Oxford (1167) — em 1500 já seriam mais de setenta.

Os avanços na óptica, obtidos durante a Idade Média, logo iriam gerar aparelhos como o microscópio e o telescópio.

Roger Bacon (1214-1294) dedicou-se a estudos nos quais introduziu a observação da natureza e a experimentação como fundamentos do conhecimento natural. Bacon propagou o conceito de "leis da natureza" e contribuiu com estudos em áreas como a mecânica, a geografia e principalmente a ótica

Tomás de Aquino (1227-1274) Seus interesses não se restringiam à filosofia; também interessou-se pelo estudo de alquimia.

Jean Buridan (1300-1358) Uma de suas contribuições mais significativas foi desenvolver e popularizar da teoria do Ímpeto, que explicava o movimento de projéteis e objetos em queda livre.

No setor agrícola, por exemplo, foi essencial o desenvolvimentos de ferramentas como a charrua, o peitoral, o uso de ferraduras, e a utilização de moinhos d'água.

A invenção da prensa móvel terá grande efeito na sociedade européia.

noções da ciência no período: ele é muitas vezes referido pejorativamente como idade das trevas, sugerindo que nele não teria havido nenhuma criação filosófica ou científica autônoma.

Várias técnicas, como a fabricação e manuseio de vidros e a noção de perspectiva nas pinturas, a colheitadeira movida a burro, os guindastes, engrenagens diferenciais, esgotos, aquedutos, ligas de ferro fundido, rotação de culturas, navios mercantes de grande capacidade e o concreto acabaram abandonadas e precisaram ser redescobertas mais

farmacêutica.

Page 4: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

tarde.

Idade Moderna (De 1453 até 1789)

Antropocentrismo- o homem passa a ser o centro de tudo. Não é uma tomada do lugar de Deus como o criador, mas sim de uma valorização pessoal e de suas qualidades, antes negadas pelo pensamento medieval.

Galileu Galilei; Lei dos corpos, o Princípio da Inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica Newtoniana.

Primeiro microscópio que se tem notícia ( Hans e Zacharias Janssen)

Postulados de Isaac Newton são escritos, como a Lei Ação e Reação.

1473 a 1543 Nicolau Copérnico Mostrou que o sol fica no centro do sistema, mas, achava que a órbita da Terra era uma circunferência perfeita, o que está errado, mas, o alemão Kepler (1571 a 1630) o corrigiu, mostrando que a distância da terra e do sol é variável, em forma de elipse.

Joseph Priestley: Descobriu-se o oxigênio,

1661-1687 Isaac Newton depois de idealizar as leis de reflexão e refração de luz, construiu o primeiro telescópio reflexivo; publica "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", o famoso Principia, em que descreve as leis da gravidade e dos movimentos.

1508 – Madeira guáiaco levada à Europa para estudos. 1540 – Introdução dos opióides na Europa. 1550 - surge na Itália um 'protótipo' do que seria o preservativo, feito de linho. 1565 – Jesuítas responsáveis pelas boticas. 1700 - começam a ser utilizadas as camisinhas feitas do intestino de cabras, ovelhas e bezerros. 1742 – Normas para o comércio das drogas. 1744 – Legislação médico-farmacêutica. 1775-1778 – Eventos adversos dos digitais. 1794 - 1ª Farmacopéia do reino e domínios de Portugal.

Século 18= Os princípios ativos das drogas começam a ser estudados e conhecidos.

1550= As boticas jesuítas

1640= Permitido o funcionamento de boticas.

1700= A primeira fórmula brasileira.

Século 19= O conhecimento mais profundo das drogas foi desencadeado.

Remédios secretos (surgiu e acontecia mais em Portugal)

A maioria das boticas eram herdadas de familiares.

Fundação da escola de farmácia de Coimbra, onde deram ascensão a profissão de farmacêutico.

Em 1772= O ensino da Universidade de Coimbra foi reformado por iniciativa de Marquês de Pombal.

Farmácia no Brasil= Grande influência portuguesa. Thomé de Souza trouxe de Portugal para a colônia o 1º boticário.

Em 1744= Distribuição de drogas só é permitida para locais adequados e criado o técnico responsável por essa área.

Em 1777 Luiz XV determina a mudança de boticário para farmacêutico.

Comtemporânea ( De 1789 aos dias atuais)

1803- Segundos os postulados de Dalton foram dados uma maior importância ao átomo.

1809- 1882= Charles Darwin elabora a teoria da “ Seleção Natural”.

1822-1895= Louis Pasteur, cria a

1796 - Edward Jenner desenvolve a primeira vacina (contra varíola). 1817-1820 – Obra flora brasilienses. 1822-1889 – Avanço da história científica brasileira. 1840 – Início da homeopatia. 1846 – Realizada a primeira intervenção

1813= É publicado o primeiro tratado de toxicologia.

1824= A formação do boticário profissional era artesanal e vinculada ao sistema das corporações de ofício.

1830= Foi implantado o curso de

1794 – Regulamentação das Boticas. 1828 – Síntese da uréia e de várias substâncias de ação farmacológica1. 1832 – Início de Cursos de Farmácia282930. 1839 – Primeira escola de Farmácia282930. 1850 – Surgimento de grandes empresas farmacêuticas (Merck, Eli Lilly, Upjohn)1.

• 1959 – Halex Istar, Goiânia33. • 1962 – IQUEGO, Goiânia34. • 1976 – criação do DAIA(Distrito

Agro Industrial de Anápolis)35. • 1985 – Fundação Gerbras,

DAIA36. • 1989 – instalação da Neo

Page 5: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

primeira vacina contra raiva, seus experimentos deram fundamento para a teoria microbiológica da doença e desenvolveu o método da pasteurização.

1879-1955= Albert Einstein desenvolve a teoria da relatividade.

1900= Mendel inicia estudos relacionados a genética.

1948= Teoria do Big Bang (cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow).

O cientistas James Watson e Francis Crick estabeleceram o modelo molecular do DNA, que lançou as bases da genética molecular.

1955= Primeiras tentativas de tratar o câncer através da quimioterapia.

1990= Descoberto a existência de células tronco em humanos.

1995= Coquetel de drogas contra AIDS.

1996= Avanço da biotecnologia e da engenharia genética obtendo o clone da ovelha Dolly.

1998= Primeiro relato de estudos utilizando células tronco de embriões humanos, nos EUA.

2004= A Coréia do Sul divulga a clonagem de embriões humanos.

2008= Foi realizado o primeiros transplante de células tronco.

2009= Foi criada a vacina contra a influenza A H1N1.

cirúrgica com anestesia geral. 1850 - é inventado o preservativo de borracha, pelo químico americano Charles Goodyear. 1880 - surge o diafragma, para ser utilizado no interior da vagina, feito de borracha. 1881 - Pasteur demonstrou ser possível produzir imunidade contra o antraz ou carbúnculo. 1884 – Intoxicação por mercúrio utilizado na Febre Amarela. 1885 - Louis Pasteur cria a vacina anti-rábica, após descobrir que a raiva ataca o sistema nervoso central de mamíferos e é transmitida pela saliva. 1890 – Mortes por clorofórmio (anestesia) e arsênio (tratamento da sífilis); 1891 – Laboratório a vapor. 1897 – Surgimento da Aspirina. 1900 – Instituto sorumterápico municipal. 1900 - as mulheres começam a utilizar soluções espermicidas industrializadas ou caseiras, antes e depois de manterem relações sexuais. Os supositórios de quinino são lançados pela Rendells como 'amigos da mulher'. 1901 – instituto butantan. 1909 – vacina BCG. 1910 – Instituto medicamento fontora. 1911 - Começa a imunização contra a febre tifóide,doença mortal causada por bactérias e caracterizada por febre alta, diarréia e alterações cutâneas. 1921 - Surge a vacina BCG, contra a tuberculose. Estudo realizado na França, na década passada, sugere que, em crianças, ela é pouco eficaz na prevenção da tuberculose,mas funciona bem contra meningite

farmácia no Brasil, duração de 3 anos.

Em Ouro Preto MG, foi fundada a escola pioneira para o ensino exclusivo de farmácia.

1898= Foi implantado o ensino farmacêutico superior na Escola livre de farmácia de São Paulo.

1914-1918= Durante a primeira Guerra Mundial, desenvolveu-se a terapia anti microbiana com avanços significativos em quimioterapia, antibioticoterapia e imunoterapia.

1858 – Boticas e médicos em São Paulo282930. 1860 – Primeiro produto industrializado282930. 1870 – Boticas viram farmácias282930. 1889 – Primeira fase industrial282930. 1889 – Ciba e Bayer apresentam em París novos remédios como a Aspirina1. 1892 – Foram criados no Brasil os institutos Vacinogênio e Bacteriológico1. 1901 – Profissão farmacêutica reconhecida282930. 1899 – Foi criado o Instituto Butantã1. 1906 – Fundação do Instituto Pasteur282930. 1907 – Censo de laboratórios282930. 1910 – A Hoechst (alemã) lança comercialmente o Salvarsan para o tratamento da sífilis1. 1915 – Segunda fase da indústria farmacêutica282930. 1916 – Fundação do instituto do medicamento – Fontoura e Serpe282930. 1919 – Criação da Companhia Chimica Rhodia Brasileira1. 1920 – Censo de laboratórios282930. 1920 – Rangel fundou a Casa Orlando Rangel e o Instituto terapêutico Orlando Rangel1. 1921 – A empresa Bayer começa a produzir medicamentos no Brasil1. 1928 – Sir Alexander Fleming descobre a penicilina1. 1935 – A Bayer lança a Sulfonamida, primeira da série de um grande grupo de antimicrobianos e um padrão de metodologia para a triagem de novas drogas. 1940 – Terceira fase da indústria farmacêutica1. 1940 – Aumento na produção de antibióticos, iniciada pela penicilina1. 1947 – Foi fundada a Associação Brasileira da Industria Farmacêutica1. 1950 - São produzidos vários antibióticos: Estreptomicina (tuberculose), Cloromicetina (febre tifóide), Aureomicina (pneumonia), Terramicina (bactérias gram positivas e gram negativas)1. 1967 – Nomenclatura dos fármacos282930. 1969 – Lei n 1005 não reconhece patentes de remédios282930. 1970 – Governo estabelece o INPI282930. 1971 – Criação da CEME – Central de medicamentos282930. 1976 – Lei n 6360 estabelece o uso obrigatório de receitas médicas282930. 1976 – O governo brasileiro criou A Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária1. 1977 – O decreto n 79.094 estabeleceu a

Química no DAIA37. • 1990 – Vitapan, DAIA38. • 1990 – Equiplex, Aparecida de

Goiânia39. • 1992 – Teuto, DAIA40. • 1999 – Neo Química é a terceira

Indústria a receber autorização para a fabricação de genéricos no país35.

• 1999 – Geolab, DAIA41. • 2000 – FBM, Goiânia42. • 2001 – TKS Farmacêutica,

Goiânia43. • 2001 – criado o Instituto de

Gestão Tecnológica Farmacêutica(IGTF)35.

• 2002 – Cifarma, Goiânia44.

Page 6: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

tuberculosa. 1922 – Dipirona Sódica. 1925 - A difteria e o tétano ganham suas vacinas. Na época, a difteria matava anualmente milhares de crianças entre 1 e 4 anos de idade, devido à obstrução da laringe e da traquéia. 1926 – 1ª Farmacopéia Brasileira 1926 - Adotada nos Estados Unidos a vacina contra coqueluche,doença que provoca tosse convulsiva em crianças. 1929 – Síntese da penicilina. 1930 - é inventado na Alemanha o dispositivo intra-uterino (DIU). 1930 - Theiler desenvolveu uma vacina contra a febre amarela. 1932 - Origem da sulfaterapia, que teve importância vital na II Guerra Mundial. 1935 - A vacina contra febre amarela, doença típica de áreas silvestres, é introduzida nos Estados Unidos.Sete anos depois passa a ser usada no Brasil. 1937 – Dietilenoglicol (veículo sulfanilamida) causa 107 mortes de crianças (causa insuficiência renal). 1942 – Tríplice ou DPT. 1944 - Foram descobertos os primeiros medicamentos capazes de eliminar o bacilo da tuberculose. 1950 – Antipscicóticos 1950 – Clorafenicol causa anemia aplástica. 1952 – 1955 – Primeira vacina de poliomelite descoberta por Jonas Salk. 1957-1962 – Segunda vacina contra poliomelite descoberta por Albert Sabin. 1960 - Com o nome de Enovid, foi aprovada nos Estados Unidos a primeira pílula anticoncepcional feminina, à base de estrogênio e progesterona. 1961 –Tragédia da Talidomida – Crianças com

obrigatoriedade da impressão de tarjas nas embalagens dos medicamentos282930. 1997 – Patente sobre medicamentos282930. 1996 – Descoberta da enzima proteaze que juntamente com o AZT formou-se o “coquetel”1. 1999 – Com a Lei n 7.897 criou-se no Brasil o medicamento genérico. 2001 – Ano de lançamento do primeiro genérico no Brasil, Dipirona.

Page 7: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

focomelia 1964 – Criação da vacina contra sarampo 1970 - Surge a vacina contra rubéola, mal que ataca principalmente crianças. Em mulheres grávidas pode provocar mal formação do bebê. 1977 - Publicou-se a primeira lista modelo de medicamentos essenciais com 205 itens. 1980 – Varíola erradicada. 1981 - A vacina contra hepatite B é fabricada com a nova técnica de proteínas recombinantes – genes do vírus são mergulhados em culturas de células,que passam a produzir antígenos. Inoculados no organismo, eles estimulam a produção de anticorpos. 1989 – Último caso de poliomelite no Brasil. 1993 - Começam os testes, em ratos, das primeiras vacinas gênicas (ou de DNA), contra Influenza tipo B, malária e Aids. A meta é chegar à vacina polivalente, de dose única e ação permanente, com a transferência de genes de agentes patológicos para células do homem. 1999 – Aprovação dos genéricos no Brasil. 1999 - Têm início os testes de vacinas de DNA em humanos. No Brasil, o experimento é feito com a vacina contra Haemophilus influenza (gripe). 2002 - Mudou a definição de medicamento essencial para a OMS2 2009 – Vacina H1N1 Retirada do mercado como resultado de notificação voluntária: Bromfenac: Efeito hepatotóxico grave (1998) ; Encainide: Mortalidade excessiva (1991) ; Flosequinan: Mortalidade excessiva (1993) ; Temafloxacina: Anemia hemolítica (1992) ; Benoxaprofeno: Necrose hepática (1982) ;

Page 8: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

Mibefradil: Interações múltiplas (1998) ; Terfenadina: Arritmia cardíaca fatal (1998) Eventos adversos a medicamentos e Ações da ANVISA – Exemplos 2000 – Retirada do mercado por problemas no local da injeção IM profunda com Antimoniato de meglumina (contaminação com metais pesados); 2001 – Retirada do álcool da formulação do biotônico fontoura e equivalentes; 2001 – Regulamentação da ANVISA para os riscos quanto indicação e uso do kava-kava (tarja vermelha); 2003 – Problemas com celobar® (contraste): Troca de sulfato de bário por carbonato de bário; 2004 – Flutamida (CA próstata): Uso indiscriminado por mulheres jovens para acne e alopécia causa hepatotoxicidade – Desvio função terapêutica

Farmacopéias

1809 – Primeira farmacopéia usada pelo Brasil, a farmacopéia geral para os Reinos e Domínios de Portugal. Após alguns anos, passou-se a utilizar também o Codex Medicamentarius Gallicus francês e o Código Farmacêutico Lusitano. 1882 – Começa a utilizar no Brasil a farmacopéia francesa. 1929 – oficializa-se a 1ª edição da farmacopéia brasileira, criada pelo farmacêutico e professor de farmácia Rodolpho Albino Dias da Silva. 1959 – 2ª edição da farmacopéia brasileira. 1976 – 3ª edição da farmacopéia brasileira. 1988 – 4ª edição da farmacopéia brasileira. (fascículos) 2005 – surge a homeopática.

Page 9: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

Bibliografia WWW.editora.metodista.br/psicologo WWW.museutec.org.br/previewmuseologico/nicolau_copernico.htm WWW.astro.if.ufrgs.br/ Newton/ índex Amabis e Martho Conceito de Biologia Galliano, A. Guilherme. O método científico. Editora Habra WWW.pensador.info/autor /charles_darwin/biografia WWW.wikipédia.org/wiki/louis _pasteur www.suapesquisa.com/biografias/einstein WWW.brasilescola.com/geografia/bigbang WWW.scielo.br WWW.cienciahoje.uol.com.br/noticias/historia-da-ciencia-e-epistemologia/a-historia-da-descoberta-da-aids WWW.saude.psicologiananet.com.br HISTÓRIA DA INDUSTRIA FARMACÊUTICA DO BRASIL A INDÚSTRIA FARMACEUTICA NO BRASIL Consultec/ABIF, Vol. I março/1964. RESENHA ABIF – JANEIRO DE 1961, Vol. VIII – NÚMERO I. FARMCOPÉIA HOMEOPÁTICA BRASILEIRA, 1 EDIÇAO, 1 PARTE, 1997. www.wikipedia.org/anapolis www.wikipedia.org/goiania www.halexistar.com.br www.iquego.com.br www.literaturadobrasil.com www.wikipedia.org/neoquimica www.teuto.com.br www.gerbras.com.br www.vitapan.com.br www.equiplex.con.br www.geolab.com.br www.fnmfarma.com.br

Page 10: Cronologia Medicina e Medicamentos.pdf

www.tksfarmaceutica.com.br www.cifarma.com.br