cromologia - a casa do mago das letraso poder das cores haragushi, o mago do arco-Íris, mestre de...

44

Upload: others

Post on 20-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • CROMOLOGIAREENCARNAÇÕES E

    ELEVAÇÃO ESPIRITUALL P BAÇAN

    Copyright 2012 – L P BaçanTodos os direitos reservados.

    Proibida a reprodução e a divulgação.

    Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzidaou divulgada sem a expressa autorização do autor.

    2012

  • ÍNDICE

    INTRODUÇÃOO PODER DAS CORESO CÍRCULO MÁGICO DE HARAGUSHIAS CORES E AS REENCARNAÇÕESO CÍRCULO MÁGICO E A EVOLUÇÃOUSANDO O PODER CURATIVO DOS ANJOSO CÍRCULO MÁGICO DA MEDITAÇÃOCONCLUSÃOL P BAÇAN

  • INTRODUÇÃO A ciência moderna reconhece um ramo da Medicina denominado

    Cromoterapia, que é a terapêutica que utiliza luzes de várias cores ou oemprego terapêutico de áreas limitadas do espectro. Pouco ainda se sabe ouse fala, porém, da Cromologia, ou do estudo das Cores e de suasinfluências.

    Psicologicamente, já não se discute mais a importância da cor na vidadas pessoas, como parte do ambiente onde ela vive e recebe todos os seusestímulos. Sua influência quanto ao comportamento, tanto no aspecto físicocomo no mental, tem despertado a atenção de um número cada vez maiorde estudiosos, que viram no estudo das cores e de sua influência na vida doser humano, um tema intrigante e relativamente novo, dentro dos padrõesocidentais.

    Sabe-se agora que essa relação do homem com as cores já é estudada afundo há mais de dois milênios e meio, em países do Oriente, entre eles aChina.

    Nos escritos deixados por Confúcio, que viveu entre 551 e 479 antes deCristo, referências às cores e seu poder sobre a vida dos homens já sãorelatadas.

    Quando Shih Huang Ti, o artífice da União e do estabelecimento de umgoverno central na China, ascendeu ao trono, em 236 antes de Cristo,mandou destruir todos os livros sagrados. Entre eles, estavam importantestratados sobre as cores e sua relação com os homens, conforme estabelecidapelos deuses.

    Cópias desses livros, no entanto, foram conservadas em mosteirossituados em locais inóspitos do Tibete, permanecendo a salvo das investidasda guarda palaciana, encarregada dessa destruição.

    Ali, protegidos pelas montanhas, esses livros se encontram até hoje.Sua consulta só é permitida aos iniciados e a tradição de protegê-los contraa destruição foi o que deu origem à rigorosíssima Ordem dos Sete Estágiosdas Cores, a que chegavam apenas poucos privilegiados, tendo em vista origor da Iniciação e dos estudos exigidos.

    Dentre esses privilegiados, encontrava-se um Mago chamadoHaragushi, que passou por todas as etapas e assimilou todo esseconhecimento, divulgando-o em palestras e cursos pelo mundo todo, antesde sua morte prematura.

    Anotações preciosas foram reunidas para se compilar um pouco dessevasto conhecimento. Faça um bom uso dele e utilize sabiamente o Poderdas Cores.

  • OPODERDASCORES Haragushi, o Mago do Arco-Íris, mestre de poucos iniciados,

    desaparecido no final dos anos 50, nas montanhas do Himalaia, em todas assuas palestras iniciáticas, narrava os nove estágios de sua iluminação,enfrentados num mosteiro no Tibete, nos anos 40 deste século. Enquanto omundo se destruía numa guerra fratricida, que ceifou milhões de vítimas, oMago e seis outros privilegiados recebiam a iniciação, através dos Portaisdas Cores.

    Nas montanhas geladas, o branco estabelecia a paisagem e o sol, comsorte, podia ser visto, entre uma nuvem e outra, em apenas determinadashoras do dia, quando estava a pino, já que as paredes enormes mantinhamnas sombras o mosteiro, durante a maior parte do dia. À noite, as nuvenssempre constantes escondiam o céu e o brilho das estrelas.

    Naquele ambiente onde predominavam o branco da neve e o negro danoite, os aprendizes enfrentavam seu processo de iniciação, onde o rigor eraexcessivo, pois dos sete que iniciaram as provas, apenas dois chegaram àprova final. Desses, apenas Haragushi obteve sucesso.

    Em nenhum dos manuscritos que deixou, Haragushi comenta anatureza dessas provas ou dá detalhes da sua iniciação. O imensoconhecimento e as provas que deu, ao longo de sua vida, até seudesaparecimento, são seu testemunho. Juntam-se a isso os depoimentos demilhares de pessoas que o ouviram ao vivo, em palestras e cursos, narrandomaravilhas acontecidas, enquanto Haragushi falava.

    Nos Estados Unidos, um problema elétrico nas instalações do local fezcom que a energia acabasse e o salão de reuniões ficasse às escuras. Osdiscípulos presentes julgaram que fosse um truque, preparado pelo mago,porque todo o tempo o corpo dele resplandecia, irradiando uma luz brancamuito intensa, que iluminava todo o vasto salão.

    Somente quando a energia elétrica retornou foi que perceberam queaquela luz não era um truque, mas emanava do corpo do Mago.

    Haragushi não publicou livros em sua vida e dizia que a humanidadenão precisava de livros, mas de luz. Contrariando-o, no entanto, dois ou trêspesquisadores têm se dedicado, desde sua morte, a rastrear, no mundo todopor onde o Mago passou, informações sobre ele, compondo o vasto e ricopainel do conhecimento adquirido e desenvolvido. O resultado dessaspesquisas começa a surgir agora, permitindo que novas e práticasinformações fossem acrescentadas às já existentes.

    Para o Mago, a Cromologia era parte da natureza e do homem, damesma forma como a luz e como o Sol, seu gerador. A comunhão do

  • homem com a luz era o símbolo máximo do encontro da criatura com oCriador. A harmonia estava nas cores e as cores eram parte do homem.

    Em todos os ambientes que possam cercar as pessoas, haverá aaplicação de conhecimentos sobre as cores, como a harmonização e asjustaposições, muitas vezes induzindo a um comportamento programadosegundo as intenções desejadas, como estimular o apetite num restaurante,levar ao repouso, num quarto de hotel, ou acentuar o consumismo, numsupermercado.

    Haragushi costumava fazer um teste com as pessoas, simulando umapesquisa para descobrir qual era a cor mais bonita e qual a mais feia.Quando a plateia conseguia chegar a alguma conclusão, ele costumavafilosofar sobre o assunto, afirmando que não havia uma cor mais bonitanem uma mais feia.

    Para ele, havia cores bem ou mal empregadas, produzindo sensações derejeição que atingiam sentimentos escondidos dentro de cada um. Umaaversão à cor azul, por exemplo, podia estar relacionada a uma experiênciadesagradável da infância, onde essa cor havia estado presente.

    Afirmava ainda que certas combinações mal empregadas podemprovocar aversões, como um quarto de hospital pintado com cores quetiram o ânimo e limitam o otimismo.

    Cientificamente, os técnicos do assunto afirmam que uma cor pode serconsiderada bonita se atinge o objetivo que determinou seu uso.

    Os estudos das cores como sensação, como percepção visual, comorepresentação psíquica e outras têm demonstrado o vasto potencial deinformações ainda existente em relação ao tema.

    Nas artes, o uso das cores não tem um caráter de recriação doambiente, do cenário ou da paisagem, deixando o campo dos efeitosmeramente decorativos e estéticos. Entendem os artistas que as coresrepresentam uma linguagem, como um instrumento de expressão e nãoapenas um recurso dessa expressão.

    Segundo os mestres da pintura, as cores expressam valores esentimentos e seu uso não pode ser algo arbitrário, pois as combinações econtrastes não são feitas por acaso, mas como parte de uma intençãocoerente e consciente do artista.

    Um exemplo fácil de entender é o de uma pintura com um céu amarelo,ao invés do azul normal. Ao escolher essa cor inusitada para o céu, o artistatinha a intenção deliberada de expressar uma mensagem, que cada um que aobservar irá perceber de forma diferente. Para uns, o céu amarelo seráabsolutamente normal. Para outros, no entanto, causará estranheza.

    Por incrível que pareça, a ciência até hoje ainda não conseguiu definirexatamente de que maneira a luz penetra no corpo e é interpretada pelocérebro. Para alguns, o fenômeno se restringe a essa percepção visual.

    Outros, porém, entre eles os Magos e místicos que pertencem àcorrente defendida por Haragushi, acreditam que a luz, por ser uma energiairradiada que se move em forma de ondas que vibram, atinge não apenas

  • nossos olhos, mas todo o nosso corpo, fazendo com que a pele e oorganismo vibrem da mesma forma.

    Essa afirmação encontra respaldo nas famosas fotografias feitas pelatécnica Kirlian, onde se percebe que a aura ao redor do corpo não seapresenta uniformemente, mas vibrando em altos e baixos.

    Como o homem está constantemente sujeito à luz e, consequentemente,às influências das cores nela contidas, qualquer desequilíbrio vibratório emseu organismo pode provocar um sintoma ou doença, que, para ser curado,necessitará que o equilíbrio seja restabelecido e isso poderá ser feito com aaplicação desta ou daquela cor, cuja vibração suprirá as deficiênciasexistentes no seu organismo.

    As cores se apresentam em diversas nuances ou combinações, com tonsmais claros ou mais escuros, resultando numa variedade enorme depossibilidades.

    É importante ter em mente, porém, que as cores consideradas básicassão as cores do arco-íris ou aquelas obtidas pelo fracionamento da luz dosol, obtido através de um prisma, conforme exposto por Sir Isaac Newton,em 1666.

    Nessa experiência, o prisma faz a difração da luz branca, dividindo-aem sete cores, a saber: vermelho, laranja, verde, amarelo, azul, anil evioleta. Essas são consideradas as cores primárias e sua mistura podeproduzir um número infinito de outras cores.

    O vermelho, o verde e o azul são a base de todas as outras, pois são asúnicas que não podem ser divididas em outras cores, como o amarelo, porexemplo, que pode ser criado a partir da mistura do vermelho e do verde.

    Essas três, consideradas as mais poderosas, vistas sob a ótica mística,quando combinadas entre si produzem o branco e todas as demaistonalidades.

    As sete cores, às quais se acrescentam o branco, que é a síntese detodas as cores, e o negro, que é a ausência de cores, são a matéria prima daCromologia, que estuda as cores para uso mágico. Seu uso como terapiaestá sendo sintetizado nos estudos da Cromopatia.

    Haragushi costumava afirmar que as cores existiam antes que os sábiosdecidissem estudá-las e mesmo todos os estudos e tratados que elespudessem escrever ao longo dos séculos, jamais iriam alterar, ainda quenuma fração imperceptível, a tonalidade de qualquer uma das cores.

    Assim, formou-se ao longo do tempo um conceito que hoje éconhecido como Cromologia, que abrange não apenas o estudo das cores,sob o ponto de vista místico e mágico, mas quanto a suas propriedades dereequilíbrio e cura.

    Uma das vantagens apregoadas pelo Mago era a facilidade com queisso podia ser feito. Citava como exemplos os lenços ciganos utilizados emcuras, as velas coloridas dedicadas aos Anjos, a água energizada, as roupasritualísticas, a lâmpada para meditação e concentração, a simbologia das

  • cores nas cartas do Tarô e tantas outras formas de exploração dessepotencial.

    A tudo isso podemos acrescentar aquele conhecimento antigo efolclórico, do homem que olha as cores do céu e prevê o frio, a chuva, aestiagem, a tempestade ou outros fenômenos meteorológicos.

    Haragushi dizia que o potencial de utilização das cores pelo homemainda estava engatinhando em nosso mundo, enquanto que, em outros, jáhavia alcançado um nível tecnológico inconcebível para nós, tãoinconcebível que qualquer um que o defendesse seria chamado de louco.

    E terminava essa ponderação com uma indagação: Por que será quetodas as descrições de aparições de discos-voadores ou objetos voadoresnão identificados falam de luzes coloridas?

    As cores e o que elas podem fazer por você e pelos que o cercam,conforme os ensinamentos de Haragushi, o Mago do Arco-Íris, é o quepretendemos apresentar a seguir.

    Abra sua mente e deixe que elas expandam sua percepção de si mesmo,de seu potencial e também de seus semelhantes. Através delas você poderáse entender melhor, entender melhor os outros e até aplicar esses novosconhecimentos na sua vida diária de maneira prática e instrutiva.

    Tudo buscando a harmonia que deve haver entre o homem e a natureza,entre a luz do sol e a aura de cada um.

  • OCÍRCULOMÁGICODEHARAGUSHI

    As sete cores primárias em que se divide o raio de luz, através do

    prisma, têm uma simbologia própria mais ou menos semelhante em todosos pontos do planeta. A simbologia de cada uma delas é riquíssima e assensações que provocam nas pessoas foram se consolidando ao longo dotempo, num verdadeiro tratado simbólico das cores.

    Na Cromologia acrescenta-se o Preto, no início do espectro, e o branco,no final, soma de todas as cores. O preto, posto no início, simboliza o Nadaantes da criação da luz. Quando se fez o Dia, a soma das cores produziu oBranco.

    Dispondo essas cores no chamado Círculo Mágico, Haragushi ensinavacomo era difícil o aprendizado da luz, isto é, o caminho que leva o homemda ausência de cor e de conhecimento, até a luz do conhecimento e daevolução.

    No Círculo Mágico, mesmo estando disposto no final de todas as cores,o Branco se situa a um passo do Preto, na sequencia do Círculo, ensinandoque a distância entre a luz e as trevas sempre foi mínima e que a queda paraas trevas é sempre muito fácil e rápida. Segundo o Mago, uma das primeirascoisas a serem aprendidas a respeito das cores era a sua simbologia, paraentendê-las e melhor conviver com elas. Em suas apresentações, sintetizavaa simbologia de cada uma das cores do seu Círculo Mágico, personificando-as e dividindo as pessoas em nove tipos primários, representados pelas novecores. Cada cor indicava a escala a ser atingida por essa pessoa nestareencarnação.

    Da mesma forma como as cores podem ser misturadas, formandonovas cores e novas tonalidades, assim também são as pessoas, dentro dessateoria do Mago do Arco-Íris. Para entender cada uma delas em particular, épreciso estabelecer sua composição, partindo da cor primária eacrescentando as combinações necessárias para formar todo o seu perfil.

    O instrumento para se chegar a essas combinações são os números, queordenam as nove cores, a saber:

    1 - Branco2 - Vermelho3 - Laranja

  • 4 - Amarelo5 - Verde6 - Azul7 - Anil ou Índigo8 - Violeta9 – Preto.

  • ASCORESEASREENCARNAÇÕES Ao analisar uma pessoa, Haragushi, o Mago do Arco-Íris, afirmava que

    podia determinar com exatidão até que ponto de sua evolução essa pessoairia chegar à atual encarnação.

    Isso abrangia ganhos espirituais e materiais, realizações, defeitos queseriam superados, virtudes que poderiam ser corrompidas e todo um perfilmaterial e espiritual.

    Quando elaborava um estudo cromológico de uma pessoa, Haragushi iafundo nessas variações, chegando ao âmago da personalidade analisada que,conforme ele, se tornava um livro aberto diante dele, tal a facilidade deinterpretá-la.

    Em seus estudos, o Mago estabelecia uma relação entre os números, osplanetas, os signos dos horóscopos zodiacal e chinês e as cores, para chegarà total compreensão das pessoas, obedecendo à convenção apresentada natabela a seguir.

    Nela, importavam o número, as características da cor, as influências doplaneta regente e as nuances dos signos zodiacais e chineses.Modernamente, acrescentou-se a essas informações também a do AnjoPlanetário:

    GRUPO/COR/PLANETA/SIGNO ZODIACAL/SIGNO CHINÊS1 - Branco - Lua - Câncer - Carneiro2 - Vermelho - Marte - Áries/Escorpião - Dragão/Porco3 - Laranja - Mercúrio - Gêmeos/Virgem - Cavalo/Galo4 - Amarelo - Sol -Leão - Macaco5 - Verde - Vênus - Touro/Balança - Serpente/Cão6 - Azul - Júpiter - Sagitário - Rato7 - Anil - Netuno - Peixes - Coelho8 - Violeta - Urano - Aquário - Tigre9 - Preto - Saturno - Capricórnio - Boi COMO SABER SEU GRUPO Este é o grande ensinamento de todo o conhecimento ensinado pelo

    Mago do Arco-Íris, que é a maneira prática de se aplicar a teoria das coresem sua vida pessoal.

    Descobrindo em que estágio de sua evolução espiritual sua alma seencontra agora, você pode evitar retroceder em sua escalada, adotandocomportamentos corretos, desenvolvendo as virtudes certas e combatendoos defeitos que o impedem de progredir.

  • Para chegar a esse conhecimento, é preciso utilizar informações daNumerologia para chegar ao grupo a que sua alma pertence nestaencarnação. Para isso, considere as seguintes informações:

    Some os algarismos de sua data de nascimento, depois reduza-os,somando os algarismos entre si, conforme exemplo abaixo.

    08/01/1950 1959Reduzindo: 1+9+5+9= 24 = 2+4= 6Tendo localizado seu número de nascimento, no exemplo acima o 6,

    converta as letras de seu nome em números, conforme a tabela a seguir,reduzindo-os conforme explicado acima.

    1 2 3 4 5 6 7 8 9A B C D E F G H IJ K L M N O P Q RS T U V W X Y Z Tomando-se como exemplo o nome Maria Silva, temos o número do

    nome igual a 6, a saber:4 + 1 + 9 + 9 + 1 + 1 + 9 + 3 + 4 + 1 = 42 = 4 + 2 = 6Somam-se agora o número do nascimento com o número do nome,

    obtendo-se o número do grupo a que você pertence do Círculo Mágico dasCores. No exemplo acima, efetuamos a soma e a redução, obtendo 3, asaber:

    Número do nascimento: 6Número do nome: 612 = 1 + 2= 3No exemplo dado, Maria Silva encontra-se no grupo 3 de sua elevação

    espiritual, isto é, na cor Laranja, que representa os primeiros estágios dessaevolução.

    Ao descobrir seu Grupo, leia todas as informações a respeito dele, daforça do número que o ordena, do poder da cor, das características doPlaneta Regente, do Anjo Planetário e dos Signos.

    São informações preciosas que lhe permitirão compreender seu estágioatual, sua vida e as influências que o regem, dando-lhe instrumentos paraapressar sua ascensão e evitar a possibilidade de regressão.

    Faça os cálculos cuidadosamente, repetindo-os para sua segurança,depois veja o que já percorreu em suas sucessivas reencarnações ou que tema percorrer, até atingir o máximo da luz.

    GRUPO 1 - BRANCO

    O número 1 simboliza a unidade das cores e o homem em sua casa

    espiritual mais elevada, ereto diante do Criador, pronto para aceitar missõessuperiores. Dá às pessoas sob sua influência poder de autoafirmação,assegura a individualidade e o domínio sobre suas paixões.

  • São pessoas com objetivos definidos na vida, sem muito apego aosaspectos materiais da vida e mais interessados na realização espiritual. Porisso sua firmeza de caráter pode ser interpretada como teimosia.

    Quando mal interpretadas são tidas como arrogantes e pretensiosas,preferindo mandar a serem mandadas. Na verdade, quando define suasmetas, não aceitam mudar de rumo ou de estratégia. Auxiliadas por umamente fértil e ativa, caminham decididamente para o sucesso.

    A COR O Branco é tido, misticamente, como a síntese de todas as cores e o

    máximo de perfeição que uma alma pode atingir, uma vez que é isenta dequalquer mácula e não admite tonalidades que possam manchá-la. Omáximo que pode ocorrer é variar do fosco ao brilhante, mas manterásempre a sua pureza.

    Na evolução espiritual, essa cor se coloca no final de cada etapa, comoo objetivo a ser atingido. É, por excelência, a cor do candidato à iniciaçãoou ao ritual de passagem, que tanto pode ser de uma etapa a outra da suapurificação espiritual, correspondendo cada uma a um período dereencarnação, ou da escala hierárquica máxima, que significa a convivênciacom Deus e as criaturas mais puras e iluminadas criadas por Ele.

    Não é sem uma lógica que ele se segue ao vermelho, no CírculoMágico, já que este, por significar o apego à matéria ou à carne, simboliza ohomem no final de sua evolução espiritual, desprendendo-se de suasligações com tudo aquilo que o prende ao mundo profano.

    É a cor da pureza, da tranquilidade, da paz de espírito e da harmoniaem todos os sentidos. Impede a aproximação das influências negativas queprovocam brigas e desentendimentos.

    AS PROPRIEDADES DA COR Desenvolve a autoafirmação e o domínio total sobre as paixões e

    vícios, auxiliando na definição e consecução dos objetivos na vida materiale espiritual. Combate a teimosia, a arrogância, reforçando a determinação.Abre a mente, tornando-a fértil e extremamente ativa. Dá tranquilidade apóssua aplicação, paz de espírito e harmoniza os sentidos com a percepçãoextrassensorial. Põe fim a todo ressentimento, acabando com brigas oudesentendimentos.

    Torna a criatividade mais voltada para os ganhos espirituais do quemateriais, estimulando a paciência para superar detalhes aparentementeinsignificantes materialmente falando, mas de grande importânciaespiritual.

    Beneficia a convivência com e a harmonia familiar, privilegiando o usoda linguagem e a capacidade de curar pela imposição das mãos. Eliminavaidades, tornando a mente produtiva e aberta aos apelos da espiritualidade.

  • A maneira de aplicar essa cor ao corpo é através do banho de luz solar,que deve ser tomado com o corpo nu, coberto por um lençol branco, nashoras mais amenas do dia. A melhor maneira de se aproveitar os benefíciosdessa cor é plantar quatro estacas, prendendo nelas o lençol e formandouma espécie de coberta, sob a qual de ficará, recebendo os benefícios dessacor.

    Permanecer quinze minutos com a parte da frente do corpo exposta,depois virar-se e expor a outra parte por igual tempo. Ao escolher o localpara isso, cuide para que não haja correntes de ar ou de vento que possamperturbar a sua concentração.

    Quando se tomar esse banho de luz, pode-se também aproveitá-lo parareceber as propriedades das outras cores, através da aplicação de cada umadelas no chacra correspondente.

    Para isso, aplicar por três minutos, sobre cada um dos chacras, umdisco do tamanho de um pires, na cor respectiva, conforme explicadoanteriormente. Para elaborar esse disco, basta recordar papel celofane nacor desejada, colando-o a uma moldura de papelão, para mantê-lo firme.

    A aplicação não deve ultrapassar três minutos para cada um doschacras. Essa providência libera da exposição isolada à cor branca, que seprocessará à medida que os discos coloridos forem sendo aplicados noschacras.

    O ANJO PLANETÁRIO Os Serafins constituem a escala hierárquica que mais se aproxima de

    Deus, tendo em vista seu alto grau de purificação, iluminação e inspiração.As pessoas sob sua influência possuem um alto desenvolvimento espiritual,demonstrando maturidade para a vida e uma sabedoria com forte inspiraçãodivina.

    De mente brilhante, grande intuição e criatividade, são pessoas queprocuram falar pouco, demonstrando paciência e respeito para com seussemelhantes.

    O Anjo que representa essa categoria celestial é VEHUIAH, que todosos dias, das 00:01 às 00:20 hora se aproxima da Terra para entrar emcontato com as pessoas regidas por ele. Sob sua influência, as pessoas setornam preocupadas com a justiça e com a verdade. Dá criatividade para asolução dos mais complexos problemas, em qualquer aspecto da vida.Auxilia nos relacionamentos com as demais pessoas, na convivênciaharmoniosa com a família. Proporciona habilidades para o uso da palavra,podendo fazer das pessoas pastores, professores, políticos ou oradores.Como rege pessoas no mais alto grau da evolução, com frequência esseAnjo os habilita a efetuar curas pela imposição das mãos, pelo uso deorações ou a realizar previsões.

    O PLANETA REGENTE

  • A Lua, planeta regente dessa cor, dá às pessoas, como aspectos

    positivos, a reflexão, a paciência, a sensibilidade, a imaginação fecunda, oamor aos filhos, a receptividade e a solidariedade aos problemas de seussemelhantes e boa memória.

    Como aspectos negativos, impedindo as pessoas de avançarem naescala espiritual, a Lua pode torná-las inconsequentes, irracionais, crédulas,teimosas, indecisas, tímidas, mal humoradas e retrógradas.

    OS SIGNOS Câncer, no Horóscopo Zodiacal, pode tornar a pessoa evoluída

    espiritualmente um tanto introvertida, tímida e sonhadora, recolhendo-se efurtando-se de compartilhar com seus semelhantes o enorme potencialespiritual que adquiriu ao longo de suas existências. Por outro lado, o signoreforça a segurança, dando às pessoas a certeza de que não precisam provarmais nada a ninguém, pois atingiram o grau de iluminação espiritual, alémda competição e das vaidades.

    Carneiro, no Horóscopo Chinês ou Lunar, reforça a sensibilidade, aimaginação, a receptividade, a bondade e o interesse em auxiliar o próximo.Se a influência negativa da Lua for muito intensa, reforçará o carátercaprichoso e a tendência a nada fazer de produtivo na vida, retardando suaevolução em pelo menos mais um período de reencarnação.

    GRUPO 2 - VERMELHO

    Simbolicamente este é o número final da dualidade, do ser humano

    dividido entre permanecer apegado aos prazeres materiais ou dar o saldodefinitivo rumo à espiritualidade, unificando-se num ser de luz, na etapaseguinte de sua evolução, que é o caminho natural de todas as almas quepassam por este mundo.

    A grande virtude desse número é influenciar positivamente no sentidoda adaptação às situações, o que facilita a transição espiritual que seanuncia.

    A prudência e a justiça são qualidades implícitas desse número, masem seu aspecto negativo pode levar à omissão e ao adiamento da escolha,coisa muito rara, mas possível, dada ao caráter combativo das pessoas porele regidas. Como é um número dual, exige uma opção, que pode ser a certaou a errada.

    A COR A cor simboliza a coragem paras as grandes decisões, a força e a

    vitalidade físicas, bem como a aplicação na disciplina espiritual.

  • Essa dualidade está presente nas suas tonalidades. O vermelho-claroincita à ação, no sentido de dominar tudo sob sua influência. O vermelho-escuro, por outro lado, representa o mistério da vida material.

    O simbolismo máximo dessa cor está na sua relação com a morte oucom o fim físico, anunciando a chegada de um período onde o branco será ameta. Nesse sentido, estabelece o penúltimo estágio da vida espiritual, antesdo resgate cármico definitivo e da evolução para outros mundos, superioresem sua natureza e em suas manifestações.

    AS PROPRIEDADES DA COR Estimula a prudência e o senso de justiça, dá coragem, força e

    disciplina espiritual para enfrentar as grandes decisões. Combate a tristeza eo desânimo, devolve o gosto pela vida e pelos seus desafios.

    Especialmente indicada como preparação para superar obstáculos,mesmo aqueles considerados intransponíveis.

    Estimula a força física e mental, a saúde em geral, revigorando,principalmente após períodos de intenso desgaste, pois é uma cor ativa eestimulante. Acentua a atração física e espiritual, favorecendo a qualidadedas relações sexuais. Mantém o espírito alerta contra perigos de toda ordeme desenvolve a virtude da caridade e da preocupação com seus semelhantes.Aumenta pulsação, batimentos cardíacos, pressão arterial e o ritmo darespiração, por isso deve ser evitada nos períodos de estresse, nas crisesnervosas e períodos de tensão.

    O ANJO PLANETÁRIO São os Querubins os responsáveis por essa escala da evolução do

    homem, conforme sua passagem pelo Círculo Mágico, segundo estabeleceuHaragushi. Esses seres de luz determinam a superação do apego à matéria eàs paixões, oferecendo às almas a opção de caminhar direto para a luz doconhecimento. A sinceridade e a absoluta incapacidade para a mágoa, orancor e o ódio são as melhores influências dessa categoria celestial.

    Seu Anjo representante é HAZIEL, que se põe próximo da Terra entreas 2:40 e as 3:00 horas. Dá às pessoas o dom da misericórdia, ao mesmotempo em que apresenta as almas à misericórdia de Deus.

    As pessoas sob sua guarda aprendem a relevar os erros alheios eentendê-los como parte do processo de evolução a que todos estão sujeitos.Nesse sentido, procuram estimular e incentivar cada ação, valorizando aspequenas vitórias de seus semelhantes, na caminhada em direção à luz.

    Obstáculos nunca são problemas para elas, pois sabem que estão nocaminho certo. Após percorrer outros sete estágios de evolução, jáadquiriram discernimento para compreender que a estrada os leva adiantesempre e que retroceder é imperdoável, quando já se evoluiu tanto.

  • HAZIEL proporciona às pessoas atingirem idade avançada, para que aaproveitem para evoluir o necessário, vencendo mais uma etapa e atingindoo grau necessário para superar sua fase dual e partir em busca da unificaçãoe da luz definitiva.

    O REGENTE O planeta regente do Grupo 2 é Marte, que dá às pessoas sob sua

    regência energia, atividade, coragem, capacidade de liderança,confrontando o físico com o material através de um forte impulso sexual,em oposição ao sentimento mais elevado e sublime, como uma prova a sersuperada para a ascensão espiritual.

    Em seu aspecto negativo, o planeta pode desenvolver a agressividade,estimular um impulso destrutivo que poderá se tornar incontrolável, guiadopela cólera, pela brutalidade, pelo egoísmo e pelo espírito vingativo.

    Tudo isso decorre das forças antagônicas que agem no momento datransição a que o homem é submetido, para evoluir, enfim, do material parao espiritual, atormentando-o.

    OS SIGNOS Áries influencia o sistema nervoso, realçando a agressividade e o

    caráter violento. Escorpião acentua a sexualidade e o espírito forte, voltadopara o novo e o misterioso.

    O Dragão dá a autoconfiança, o gosto pelo inesperado, a atração pelodesconhecido, representado pela luz branca da evolução, reforçando oapego às paixões e ao plano material.

    É no espírito progressista do Porco, porém, que está o fiel da balança.Aliando a prudência e a coragem, o Porco traz em si o despojamentomaterial necessário para libertar o homem de suas ligações com a Terra ecom a matéria.

    GRUPO 3 - LARANJA

    O número 3 simboliza o homem irmanado com as grandes forças que

    movem o mundo: a Natureza, no aspecto material, e Deus, no aspetoespiritual. Entre essas duas grandes forças, o homem se prepara paracaminhar para o auge de sua evolução. Após harmonizar-se com a matéria(natureza), poderá se libertar desta e assumir sua origem espiritual, antes departir para o passo definitivo, que é o das convivência com o Criador, entreos seus eleitos, o que acontecerá nas etapas seguintes do Círculo Mágico.Ao atingir este limite, o homem luta ainda contra o excesso desensualidade, que estabelece o limite entre o físico e o espiritual,necessitando domar sua impetuosidade e não se deixar levar apenas peloapelo físico da sua sexualidade.

  • A COR Essa cor representa o equilíbrio que deve existir entre a libido

    (sexualidade) e o espírito, pois de um lado aponta para o amor divino,desprendido e abençoado, e do outro para a luxúria, desregrada e semlimites. Esse equilíbrio estabelece o fim de uma etapa do homem em suaevolução, superando sua parte animal para, a partir de então, entrar na fasefinal de unificação espiritual com os princípios divinos. Como esseprocesso se afunila, tornando-se cada vez mais difícil e árduo, exige dohomem um esforço supremo para se desprender do amor físico e material epenetrar nos mistérios do amor espiritual.

    AS PROPRIEDADES DA COR Para equilibrar as paixões e manter a luxúria sob controle, sem

    prejudicar as manifestações sinceras de amor físico ou espiritual. Estimula oromantismo e o respeito para com as pessoas do sexo oposto, predispõe aosono reparador e ao sonho premonitório. Afasta qualquer tendência aofanatismo e à ignorância, facilitando a elevação espiritual.

    Estimula e encoraja diante dos desafios da vida. Acentua o poder deadaptação, nas situações inesperadas ou nas mudanças em todos osaspectos, seja no amor, na família, no trabalho ou na sociedade. Estimulanos casos de desânimo, polindo o espírito de reações violentas edesenvolvendo o caráter gentil e o refinamento intelectual e espiritual.Evidencia o magnetismo pessoal, aumentando o poder de atração física emental sobre as outras pessoas. Nos casos de pessimismo ou infelicidade,devolve o gosto pela vida e auxilia na descoberta de novos objetivos.Excelente para pessoas que estão saindo de alguma relação emocionaldesgastante, preparando-as para superar essa fase e seguir em frente decabeça erguida. Não deve ser utilizada nos casos de obesidade ou víciosdescontrolados.

    O ANJO PLANETÁRIO A antepenúltima escala hierárquica de evolução do homem no meio

    material é governada pelos Tronos, que controlam todas as aproximaçõesem relação a Deus. À medida que as almas se aperfeiçoam e começam a seaproximar do trono de Deus, esses seres celestiais se encarregam severificar a que ponto elas se desprenderam dos laços materiais. Regem aunião entre as pessoas, não no sentido físico, mas espiritual, onde oromantismo e o respeito são mais importantes que o relacionamento sexual,que, quando ocorre, tem um caráter de busca de sensações espirituais alémde meras sensações físicas. É a sexualidade capaz de se satisfazerespiritualmente.

  • LAUVIAH é o Anjo encarregado de chefiar essa hoste celeste, nessesassuntos, aproximando-se da Terra para ouvir seus protegidos entre 05:20 e05:40 horas.

    Considerando o dilema que enfrentam as pessoas dessa escala deevolução espiritual, Lauviah privilegia o alívio dos tormentos do espíritoem relação aos desafios da carne, dando-lhes o consolo do sono rápido e odom de prever e obter revelações através dos sonhos.

    As pessoas sob sua influência são intuitivas ao extremo,desenvolvendo o senso e o gosto artístico como forma de aprimoramentoespiritual. Com facilidade conseguem se comunicar com os Anjos,bastando, para isso, que dediquem um pouco de seu tempo diariamente paraabrir seus canais de comunicação.

    Tornam-se abertas e dispostas a abrir mão de bens materiais paraauxiliar seus semelhantes, mas sempre com critério e sabedoria, semfanatismo ou ignorância, a que essas pessoas podem estar sujeitas, comofruto do tormento espiritual e dos dilemas que enfrentam no planoespiritual, para continuar seu crescimento.

    O PLANETA REGENTE Mercúrio, o planeta regente da cor, acentua a inteligência, a

    versatilidade, a intelectualidade, o amor pelas artes e pela elevaçãoespiritual, a comunicação em todos os níveis e a busca pelo aprimoramentoespiritual. Quando restrito apenas a seus aspectos negativos, torna aspessoas cínicas, apegadas à luxúria e aos prazeres da carne de formadescontrolada.

    OS SIGNOS No Horóscopo Solar, os signos que regem as pessoas sob a influência

    dessa cor são Gêmeos e Virgem. O primeiro deles é um signo de transição,representando o fim de um período e o início de um novo. Isso secaracteriza pela inquietação diante da grande mudança e pela divisão do serhumano entre o parar e o continuar. Virgem surge nesse conflito íntimosimbolizando o balanço a ser feito no fim de um período, para início de umnovo.

    No Horóscopo Lunar, o Cavalo reforça o caráter comunicativo emtodos os níveis, a inteligência e a disposição para se adaptar às mudançastrazidas pelo futuro. No aspecto negativo reforça a inconstância e ostormentos do espírito diante das escolhas importantes. O Galo é que dá oequilíbrio necessário para se manter fiel aos sentimentos, evitando oexcesso de luxúria, ao mesmo tempo em que refina o espírito, preparando-opara voos mais altos. Se assimilado apenas nos seus aspectos negativos,transforma as crises espirituais em momentos de melancolia e extremo

  • pessimismo, impedindo a tomada de uma decisão definitiva quanto aosrumos a serem tomados, tanto na vida material, quanto espiritual.

    GRUPO 4 - AMARELO

    Este número representa a solidez alcançada pelo homem, em seu

    aprendizado espiritual. Simboliza sua vontade e sua capacidade de escolheros próprios caminhos.

    Dentro do conceito do Círculo Mágico de Haragushi, o quatrosimboliza o homem em equilíbrio quanto aos quatro pontos cardeais,representando ele (a origem ou o nascente), sua evolução (o destino ou opoente), sob a proteção de Deus (o norte), por um caminho (o Sul),representado pela Natureza.

    A harmonia dessa caminhada indica a firmeza com que ele sedesprende do material que marcava sua caminhada, aceitando e buscando ocrescimento espiritual.

    AS PROPRIEDADES DA COR Para reforçar o entusiasmo e o gosto pela vida e seu processo de

    evolução constante. Auxilia no fortalecimento contra tentações, vícios epaixões, desenvolvendo o autocontrole, a prudência e a reflexão, bem comoo gosto e a sensibilidade artísticas.

    Sua aplicação desenvolve o poder de persuasão, reforça o encantopessoal e o charme e acentua a autoconfiança, ao mesmo tempo em quelimpa sua aura, permitindo-lhe inspirar facilmente confiança nas outraspessoas. Mantém o ciúme sob controle, conforta o espírito nas perdas edevolve a alegria aos que se encontram tristes. Excelente nos casos demania de perseguição ou preocupações infundadas e excessivas e apegoexagerado às coisas materiais, inclusive para a usura. Não deve ser usadapor pessoas consideradas imaturas, com problemas de memória ou algumtipo de perturbação mental.

    A COR Esta cor simboliza o entusiasmo pela vida e a alegria do espírito, diante

    de uma opção decisiva na formação das almas, pois é o momento delicado edecisivo da fusão corpo e espírito, que caracteriza a etapa final da evolução,a caminho do seu lugar junto ao trono de Deus.

    Essa simbologia fica bem evidente nas comparações extremas que sepode fazer em relação à cor, que é a do ouro, o mais valioso dos metais, omais resistente e durável, de um lado, e o amarelo da morte física, símbolodo nada material a que se reduzem os corpos, quando seus espíritos sãolibertados.

  • No ritual católico, o amarelo é o símbolo da eternidade, como se vê nabandeira do Vaticano, onde o amarelo (eternidade) se junta ao branco(escala final da evolução espiritual).

    Na China, o amarelo é o símbolo da terra fértil, pronta para receber assementes da vida e gerar mais uma colheita. Da mesma forma pode serentendida a vida nesse ponto da evolução espiritual, apta a receber assementes da espiritualidade, iniciando a etapa de desvinculação do ladomaterial ao qual esteve presa até então.

    O ANJO PLANETÁRIO Governam essa hierarquia das hostes celestiais as Dominações,

    simbolizados pelo cetro e pela espada, determinando o momento da divisãoentre o poder divino e o poder material.

    Estimulam nos homens o desejo e o poder de superar seus inimigosinteriores, predispondo as almas à elevação espiritual. Preparam as almaspara o julgamento de valores que cedo ou tarde terão de tomar em suaescalada rumo à perfeição, dando-lhes autocontrole, prudência e reflexão.

    Seu Anjo responsável é NITH-HAIAH, que se aproxima da Terra entreas 8:00 e as 8:20 horas, proporcionando principalmente sabedoria ediscernimento diante dos mistérios da vida e do espírito, auxiliando naimportante decisão entre continuar apegado à carne e à matéria ou evoluirno sentido da luz.

    Torna por isso as pessoas um tanto reflexivas, mas nem por issodistante dos problemas de seus semelhantes. A vulgaridade já não as agradae sentem certo desconforto diante de apelos exagerados da luxúria.

    Por outro lado, encantam-se, pela influência desse Anjo, com a música,a poesia e as artes sensíveis, que prepararam o espírito para sua purificação,a caminho do trono de Deus.

    Em razão de tornar as almas mais exigentes quanto às qualidades deseus semelhantes, a influência desse Anjo faz com que as pessoas seempenhem na procura de sua alma-gêmea, que nem sempre são encontradasnessa etapa da evolução, mas somente após a última delas, como prêmiomaior pela superação de todas as provas a que foi submetida.

    O PLANEJA REGENTE Símbolo máximo da fusão criadora, o Sol dá vida às sementes

    plantadas e atrai para si os brotos que nascem, da mesma forma como a luaatrai os espíritos purificados. Sob sua influência, as pessoas do Amarelo sãocriativas, generosas, alegres, cheias de vida e energia, afetuosas, vibrandosob um forte apelo do espírito. Negativamente, podem torná-las arrogantese presunçosas da evolução alcançada, sentindo-se superiores às outra. Umexcesso de confiança em si mesmo, prejudicial ao extremo, pode retardarsua evolução, se se deixarem guiar por ele.

  • Leão simboliza o período de maturidade, quando o espírito, após terplantado e cultivado, atinge o momento da colheita, que definirá novosrumos em sua existência. A decisão e a majestade de Leão não admite outradecisão senão a de continuar rumo à perfeição.

    Isso fica muito evidente também no signo do Horóscopo Chinês, ondeo Macaco vê com otimismo suas perspectivas, assumindo-as e enfrentando-as com franqueza e decisão. Se prevalecer sua influência negativa, porém, oorgulho exagerado e o menosprezo pelas outras pessoas, em situaçãoinferior na escala de evolução espiritual, lhe custarão um preço muitopesado no caminho da luz.

    GRUPO 5 - VERDE

    O numero 5 é o símbolo do homem ainda conduzido pelos seus

    sentidos, sem acreditar ou buscar nada além das sensações físicas. Narealidade representa o espírito diante das alternativas que lhe são oferecidasa cada período de evolução, só que ainda tendendo àquelas de cunhoessencialmente materiais. Para as almas nesse período de evolução, osentido da vida está no presente, em viver a vida como ela se apresentanesse momento, sem grandes preocupações quanto ao futuro, mas já comum forte apelo moral.

    Isso já faz gerar interiormente certa intranquilidade, como se aperspectiva desse tipo de vida, que a nada conduz senão à satisfação dossentidos, começasse a se desgastar e a necessidade de algo mais consistentecomeçasse a se instalar dentro dele.

    A COR A simbologia mais adequada para essa cor é a popular, que a traduz

    como algo ainda não maduro, não preparado para a colheita ainda, o que sóacontecerá após um período de maturação.

    Indica, também, a chegada do período onde, após a aridez e aimprodutividade do inverno, as plantas são chamadas para um novo períodode vida, onde as oportunidades de crescimento e geração de bons frutos serepetirão.

    Aproveitar essa nova chance para gerar os frutos necessários paraprovocar o processo de evolução espiritual é a opção que cada uma delasterá de fazer.

    Na tradição oriental, principalmente dos povos bíblicos, o verde temum sentido muito mais profundo e amplo do que o nosso, onde a vegetaçãoé constante, graças ao clima tropical. Nos desertos do oriente médio, apresença de um oásis indicava a possibilidade de existência de água e devida. A confirmação ou não dessa possibilidade só era dada a partir domomento em que se penetrava nesse oásis. Da mesma forma isso ocorre

  • com os espíritos humanos. Todos eles têm a vida dentro de si. Gerá-la ecultivá-la é só uma questão de maturidade.

    AS PROPRIEDADES DA COR Privilegia a reflexão interior e o processo de amadurecimento

    espiritual, pela superação do apego aos aspectos materiais. Desenvolve asegurança e a sabedoria, bem como facilita o contato e o envolvimento comas outras pessoas, enriquecendo-se interiormente com isso. Aprofunda oconhecimento de si mesmo e o controle sobre as paixões. Ressalta osaspectos morais. Abre a mente para lidar com problemas financeiros emgeral, favorecendo a sorte e dando energia para enfrentar e superardificuldades. Devolve ou aumenta a fertilidade, principalmente nasmulheres, auxilia no crescimento harmônico do físico e acentua a virtude dacaridade. Depressão e complexo de inferioridade são rapidamentesuperados com as aplicações do verde, em exposições feitas sob a luz solar.Reforça o amor próprio e mantém a mente alerta para as ameaças eoportunidades. Deve ser evitada por pessoas com sintomas hipocondríacos.

    O ANJO PLANETÁRIO Governam esse degrau da escala angelical as Potestades, responsáveis

    pelo equilíbrio no mundo físico, com uma preocupação mais centrada noaspecto moral do que espiritual.

    Vigiam as almas em fase de experiência e em processo deamadurecimento, para iniciar sua aproximação em relação ao trono deDeus. Ainda presos à Terra, essas almas precisam agora de uma pequenaajuda para aprimorar-se espiritualmente e superar a última barreira, antes deiniciar o processo efetivo de maturidade.

    Põe-se à frente o Anjo IEHUIAH, que vem à Terra entre as 10:40 e11:00 horas, para dar as informações necessárias ao desenvolvimento dasabedoria e do conhecimento que levam à maturidade. Sua maior virtude étirar as dúvidas espirituais e aplainar os caminhos da verdade.

    Para isso, o Anjo torna seus protegidos muito populares, dando-lhes achance de conhecer um grande número de pessoas, dos mais diferentesestágios de evolução, para que possam dar o próximo passo com asegurança e a sabedoria necessárias.

    Estimula e incentiva a escolha de profissões que exijam um contatomaior com pessoas e que permitam um aprofundamento no conhecimentoda alma humana, como a psicologia, o magistério e outras afins.

    O PLANETA REGENTE Rege essa cor o planeta Vênus, que favorece os relacionamentos em

    todos os sentidos, o senso artístico e estético e o amadurecimento da

  • sensibilidade espiritual, com o conhecimento mais profundo de si mesmo ede seus semelhantes. Se sua influência for negativa, torna as pessoaspreguiçosas, com crises morais e incapazes de se controlar diante dasnecessidades sensoriais, entre elas o sexo.

    Touro simboliza a floração e a estabilidade material, com consequenteapego a tudo aquilo que for amealhado, sem que haja qualquerdesprendimento em favor de seus semelhantes. Balança, um signo outonal,surge como a negação do processo de renovação e de evolução, evitando asexigências da primavera e buscando refúgio numa estação neutra, ondeprevalece o gozo material das colheitas passadas.

    A Serpente, no Horóscopo Lunar, reforça esse apego à terra e o espíritoconservador, preso ao passado. Realça a teimosia e o egoísmo, elementosimpeditivos, juntamente com o culto do passado, de uma liberação doespírito para sua evolução. O Cão, com sua fidelidade e seu senso de justiçae equilíbrio aparece para lembrar que não se pode nem se deve exigir daspessoas, consequentemente das almas, mais do que elas possam dar, como aterra que só produz o que nela foi semeado.

    Em seu aspecto negativo, o Cão reafirma a incapacidade de realizartudo que seja necessário, mesmo que essa não seja a vontade. Em resumo,indica que o momento da maturidade se aproxima, mas ainda não chegou.

    GRUPO 6 - AZUL

    O número 6, no Círculo Mágico de Haragushi, simboliza o homem

    apegado à Terra, envolvido pela Natureza como uma opção de vida, já quese compraz no sentido material nela contido. Não tem maiorespreocupações espirituais, pois ainda não aprendeu totalmente as liçõesnecessárias para enfrentar um processo de amadurecimento.

    Simbolicamente, posiciona o homem no início do segundo terço de suaevolução, quando o domínio das coisas materiais é ainda pré-requisito paratentar abstrações mais amplas, como as questões do espírito.

    De certa forma, representa o homem em paz com Deus, através de suaobra máxima, a Criação, sem a inquietação de procurar justificativas ouexplicações. É o homem no estado que antecede ao princípio de sualibertação material, a caminho da luz.

    A COR O Azul é a cor imaterial por excelência. Nela o olhar se aprofunda até o

    infinito, sem encontrar obstáculo algum. Simbolicamente ela representatodo o caminho de evolução espiritual a ser percorrido pelo homem, de seuestágio atual até o encontro com a luz da verdade divina.

    Simboliza ela também a aproximação da hora da verdade. Essesimbolismo foi captado pelos egípcios e se encontra registrado nas paredes

  • das suas necrópoles antigas, onde os julgamentos, ou apuração da Verdade,são registrados sobre fundo azul.

    Na tradição cristã, o azul, assim como o branco, são as cores ligadas àVirgem Maria. Esta representa a maternidade da perfeição máxima.Unindo-se a simbologia da cor com a do número, temos claramente a noçãodo homem nascendo, ou renascendo, para a perfeição. Na simbologia donúmero, como um fruto da natureza, que é uma criação de Deus. Nasimbologia da cor, renascendo das Virgem Maria, como o próprio Cristo, acaminho da perfeição absoluta, não sem antes enfrentar provações etormentos, até o completo processo de aprimoramento espiritual.

    AS PROPRIEDADES DA COR Estimula o contato com a natureza, de onde importantes lições de vida

    podem ser tiradas. Insinua os princípios sobre a imortalidade da alma eaperfeiçoamento espiritual, necessário à visão de Deus. Permite que ossentimentos mais elevados se sobressaiam e desperta o gosto pelasespeculações espirituais.

    Excelente para os períodos de estresse ou tensão, pois devolve emantém a tranquilidade e a paz de espírito. Estimula a virtude dacompreensão para com os defeitos e falhas alheias, dando paciência e saúdepara enfrentar a vida e seus desafios. Auxilia a desenvolver uma devoçãocom sinceridade, pois incute o senso de justiça e o gosto pela busca daverdade. O azul não apresenta contraindicações, mas sua exposição tambémnão deve ultrapassar os quinze minutos diários.

    O ANJO PLANETÁRIO Governam essa cor e as pessoas sob ela as Virtudes, que cuidam para

    fazer aflorar nas pessoas o que elas tem de mais belo e santificado,despertando o desejo pelas coisas do espírito. Dão aos homens o poder dediscernir e a força espiritual para iniciar a transformação a que todos estãosujeitos, para se aproximar do trono de Deus.

    Quando necessário, proporcionam milagres na vida das pessoas ou emna vida de familiares ou conhecidos, como forma de alertá-los para aexistência de algo mais poderoso que as forças da Natureza e ao qual aprópria Natureza se subordina.

    Seu Anjo responsável é HAHAHEL, que se aproxima da Terra entre13:20 e 13:40 horas, proporcionando principalmente discernimento paraseparar as boas das más influências, encaminhando as almas na direção doaprimoramento espiritual.

    Exagera nas pessoas os processos emocionais, como forma dedesencadear o processo de reconhecimento da existência e presença de algomais transcendental que a Natureza.

  • Aguça o caráter observador e analítico, chamando a atenção paradetalhes que passavam despercebidos, permitindo a visão clara dasalternativas que serão oferecidas para uma escolha futura. Como o espíritoainda não atingiu um grau de maturidade suficiente para instruir-se por simesmo, costuma proporcionar o conhecimento e a sabedoria através dogosto pela leitura e pela conversa com pessoas mais sábias ou maisinstruídas.

    O PLANETA REGENTE O planeta regente dessa cor e das pessoas sob sua influência é Júpiter,

    que traz como principal contribuição a ampliação da visão, o otimismo, osenso de justiça e a ambição para perseguir objetivos mais desafiadores.

    Em seu aspecto negativo, o planeta pode tornar as pessoas arrogantes,presas aos vícios e paixões, hipócritas e avessas a toda e qualquer ascensãona escala espiritual de valores, preferindo os prazeres dos sentidos e damatéria a qualquer outra coisa.

    Sagitário representa a especulação espiritual, ou as primeirasmanifestações de inquietação espiritual das almas, no seu caminho pelapurificação. Por ser um signo de fim de outono e início de inverno indicaclaramente que o momento de brotar e iniciar o processo de crescimentoainda se encontra um pouco distante.

    O Rato, no Horóscopo Lunar, vem reforçar esse entusiasmo e essa boaintenção existente, predispondo as pessoas para um aprofundamento em simesmas, mas ainda esbarrando num caráter superficial e inconstante, porfalta de maturidade suficiente para qualquer coisa mais efetiva.

    GRUPO 7 - ANIL

    O número 7 tem como principal virtude o seu alto conteúdo de

    misticismo, que dá às pessoas sob sua influência a chance de experimentar evivenciar processos sensitivos e mediúnicos de todos os tipos e intensidade,embora sem nenhum compromisso aparente com alguma mudança ouexigência de evolução.

    Na verdade, esse número, representado pelo triângulo sobreposto aoquadrado, demonstra claramente que as coisas da terra e do céu não semisturam e que não existe nenhum tipo de envolvimento entre elas.

    Assim, o homem sob sua influência tem toda a liberdade de adquirirconhecimentos e preencher um vazio que apenas se esforça e se anuncia emsuas vidas. Por outro lado, embora as coisas do Céu estejam separadas dascoisas da Terra, a distância entre um e outra é muito pequena e pode sersuperada facilmente.

    A COR

  • O anil ou índigo é a cor da preparação, proporcionando abertura damente para conhecimentos que visem um desenvolvimento tanto mentalquanto espiritual. Indica a existência de impurezas que precisam serretiradas num processo natural de aprimoramento que se iniciará nomomento certo, quando a alma estiver pronta para isso e não antes.

    É a cor da espera, no Círculo Mágico. Cor que determina que nenhumaatividade deve ser forçada e que o tempo é o melhor conselheiro em todosos sentidos.

    AS PROPRIEDADES DA COR Predispõe a mente para alcançar a abertura necessária à compreensão

    das coisas do Céu e da Terra. Proporciona a paciência necessária paraesperar o momento oportuno para qualquer decisão mais profunda.Promove a ordem espiritual, removendo a angústia e a indefinição quantoaos propósitos na vida. Desenvolve o gosto pelo desafio e pela elevação.

    Uma das grandes utilidades dessa cor é ensinar as pessoas a lidar comseus próprios medos e traumas, superando-os gradativamente. Favorece aaceitação e a passagem por processos de mudanças em todos os níveis,controla os impulsos mais primitivos, estimula a ambição e acentua ocaráter e a dignidade. Recomendado para os adolescentes e jovensinseguros, ajudando-os a se livrarem de suas inibições. Igualmente nãoapresenta contraindicações, a não ser quanto ao limite do tempo deexposição, que deve ser rigorosamente observado, não apenas com essa cor,mas em todas elas.

    O ANJO PLANETÁRIO Governam essa cor e as pessoas influenciadas por ela os Principados

    Angelicais, que atuam sobre as coisas terrenas, preparando-as para recebera sabedoria que proporciona e elevação espiritual.

    Sua principal missão é auxiliar na superação de problemas de ordemmaterial, estimulando a inteligência, a criatividade e o relacionamento comas outras pessoas, como forma de proporcionar alguns desafios a seremsuperados, como avaliação do estágio espiritual atingido.

    O Anjo que se posiciona à frente dessa escala hierárquica das hostescelestes é VEHUEL, que vem à Terra entre as 16:00 e as 16:20 horas,principalmente para esclarecer os espíritos muito presos à matéria e dar-lhesalgumas noções sobre sabedoria e conhecimento, necessários a qualquerpassagem para uma etapa mais evoluída.

    Ensina também as pessoas sob sua influência a enxergar um Céu acimada Natureza e do materialismo terrestre, incutindo-lhes as primeirasindagações a respeito de sua existência, quem é, de onde veio e para ondevai, principalmente.

  • VEHUEL não responde diretamente essas questões, pois ainda não hámaturidade espiritual para sua compreensão. Seu objetivo é o de semear oquestionamento e despertar a atenção do homem preso à matéria para aexistência de um Ser Superior.

    Ao começar a criar um senso crítico em seus protegidos, o Anjo osprepara para os desafios e tarefas que virão em seguida, como parte doaprendizado natural que todas as almas precisam enfrentar, na sua escaladarumo à luz.

    Dentro de sua experiência, no entanto, o Anjo está preparado paraamparar e consolar aqueles que, sem entender todo o processo deamadurecimento que enfrentam, passam por crises de desespero e dequestionamento, dando-lhes a calma e o discernimento para refletir ereformular seus conceitos.

    O PLANETA REGENTE Netuno dá às pessoas que rege o idealismo e a imaginação necessárias

    para quebrarem os laços do que é convencional e se lançarem em aventurasmais pretensiosas e arrojadas, principalmente no campo espiritual. Quandoinfluencia negativamente, mantém seus regidos presos à alienação, ao caosespiritual e à angústia da indefinição.

    Peixes simboliza o oculto, o mistério, a vida interior, mas também aeternidade e o infinito. Nesse aspecto, mostra o homem preso à Terra e àscoisas materiais, mas já vislumbrando no infinito, acima de sua cabeça, oenigma a ser desvendado.

    O Coelho, do Horóscopo Chinês, reafirma esse caráter mediúnico,intuitivo e místico, despertando o interesse religioso e as questõesespirituais mais elementares. Em seu aspecto negativo, pode determinar aanulação total da personalidade em função da natureza essencialmenteapegada à terra, onde o Coelho, em sua toca, no interior da terra, esconde-sedo mundo lá fora e do céu que, acima de sua cabeça, assusta-o com seusmistérios e questões para as quais ele não encontra resposta.

    GRUPO 8 – VIOLETA

    O número 8 é o número da expansão e do progresso material,

    simbolizando o homem se assenhoreando da matéria que o envolve e queesconde tantos mistérios.

    Isso o deslumbra e ao mesmo tempo desafia a tentar encontrarrespostas para todas essas questões materiais, enquanto põe todos os seussentidos a serviço dessas descobertas.

    De todo esse conhecimento que ele amealhará sem método algumcomeçarão a surgir as sementes dos questionamentos que o levarão aoentendimento do mundo que o cerca.

  • Grafado como a sobreposição de dois círculos que se tocam nasextremidades, o número demonstra como o homem pode passar de um paraoutro círculo sem que consiga diferenciá-los. Para ele, ainda inculto namatéria e no espírito, tudo é parte de um mesmo corpo e as diferenças aindanão lhe são visíveis.

    A COR O Violeta é a cor que, dividida, resultará em partes iguais do vermelho

    e do azul, cores emblemáticas de grande importância no Círculo Mágico,quando o terreno se separa do espiritual para serem únicos.

    Assim é o homem, violeta em sua composição, quando no início de suacaminhada, mescla de terra e céu, sentidos e espírito, paixão e inteligência,amor e sabedoria. Em sua escalada rumo à luz, deixará inicialmente o azul,parte material que o prende à natureza, antes de partir para o conhecimentodo Criador. Seguindo em frente, vai se libertar, finalmente, de toda a carne(vermelho), para ser apenas luz, na presença do Criador.

    Durante a paixão, Cristo se apresenta vestindo uma túnica violeta,símbolo dos sofrimentos que teria de enfrentar para atingir a reencarnaçãoou o renascimento para a vida eterna, conquistando o direito de se sentar àdireita do trono Pai.

    AS PROPRIEDADES DA COR Prepara o espírito para qualquer processo de assimilação de

    conhecimentos, recebimento da sabedoria e iniciar a caminhada rumo àpurificação. Permite estabelecer regras para manter as paixões sob controle,abrindo a mente para os primeiros voos rumo à iluminação.

    Recomendada para enfrentar e superar períodos de tensão prolongados,acentuar a capacidade de entendimento e apreensão de conhecimentos.Reforça os sentimentos positivos, permitindo superar momentos de tristeza,sentimento de culpa, remorso e apego demasiado ao materialismo. Torna aspessoas mais piedosas. Deve ser evitada por pessoas portadoras de vícios ouenvolvidas com alguma espécie de manifestação de fanatismo ou confusãomental.

    As aplicações dessas cores, com um objetivo definido ou paraharmonizar corpo e espírito, pura e simplesmente, podem ser antecedidaspela exposição à luz branca ou ao preto. Jamais, porém, aplicar a cor brancaou o preto imediatamente após a exposição a uma cor específica.

    O ANJO PLANETÁRIO Nessa segunda escala da evolução espiritual é entregue aos cuidados

    dos Arcanjos, cuja função é ensinar aos homens as coisas do céu e da terra,

  • abrindo caminho para o conhecimento mais profundo e para osquestionamentos que virão fatalmente.

    Eram os encarregados de observar Adão e Eva no Paraíso, enquantoesses caminhavam, reconhecendo o mundo que os cercava, da mesmaforma como o homem que, nesse estágio da evolução, caminhadeslumbrado entre as coisas do céu e da terra, sem diferenciar ou perceberas diferenças entre os dois.

    À frente deles vem NEMAMIAH, que se aproxima para receber eresponder indagações, dar orientações e começar a explicar as primeirasnoções da diferença entre Céu e Terra.

    Em seu trabalho mais específico, esse Anjo zela pelas pessoas paraque, em sua imaturidade espiritual, não sejam presas fáceis dos vícios ou sesubmetam totalmente à força de suas paixões, sem regras ou limites.

    Muito embora num estágio ainda inicial de evolução, as pessoas sob acor violeta são simples e puras de coração, sem maldade e malícia, daí aproteção extra proporcionada pelo Anjo.

    Além disso, esse Anjo se esforça para desenvolver disciplina,responsabilidade, tenacidade, curiosidade e inteligência nas pessoas sob suainfluência, para que desempenhem bem suas tarefas e obrigações materiais,como uma preparação para as tarefas futuras, mais pesadas e exigentes.

    O PLANETA REGENTE O regente dessa cor e das pessoas sob sua influência é Urano, que

    também rege a História dos povos e do Homem. Seus aspectos positivos,que se refletem nas pessoas sob sua regência, são a disponibilidade paraaprender e aceitar pequenos desafios, dentro de seus limites ainda nãomuito bem estabelecidos, pois tanto podem ser amplos, o que indicariarapidez na evolução, quando restritos. Seus aspectos negativos são ossentimentos inferiores, o descontrole sobre as paixões e sobre a emoção.

    O signo de Aquários dá às pessoas da cor violeta um caráterextrovertido, mas sem qualquer compromisso com o mundo que o cerca. Nofundo, querem apenas aproveitar a liberdade que gozam, muitas vezesfugindo da realidade, tamanho é o seu descompromisso com qualquerobrigação ou imposição. Apenas os sentidos e os prazeres interessam nessemomento.

    O Tigre, do Horóscopo Lunar, é quem vai estabelecer o equilíbrio,estimulando a preocupação com o próximo e com a coletividade, o que fazcom que as pessoas nessa etapa do Círculo Mágico comecem a seposicionar diante de sentimentos mais elevados como a solidariedade e oamor aos semelhantes.

    Se influenciar negativamente, no entanto, Tigre apenas reforçará apreferência pelos vícios e à total despreocupação com questionamentos ouconhecimentos de ordem moral e espiritual.

  • GRUPO 9 – PRETO O número 9 é representado pela unidade, o homem, ereto diante do

    mundo, que desconhece e que terá de enfrentar e desvendar. Simboliza ohomem no seu grau inicial de aperfeiçoamento, encarando seus desafios defrente, mas ainda indefinido em relação aos caminhos que terá de trilhar.Totalmente imaturo diante da tarefa que tem pela frente, aguarda algumauxílio ou a ajuda de alguém, que o tome pela mão e o coloque no rumocerto.

    A COR Simbolicamente é a ausência de cor ou a negação da luz, mas isso não

    significa que a luz e a cor não estejam presentes. É o ser humano fechadoem si mesmo, incapaz de perceber suas alternativas e caminhos, ocultandosuas virtudes e defeitos, permanecendo na negação de si mesmo, enquantoaguarda o momento de ser lançado em busca da luz, que aindadesconhecem e que, num primeiro momento, vai assustá-las.

    A cor indica o máximo da segurança, buscado por uma pessoa, tãopresa em si mesma, tão reprimida em seus sentimentos, que jamaisexperimentará nenhuma desilusão, simplesmente por não deixartransparecer seus sentimentos.

    Secas e áridas, podem passar despercebidas de todos, mas não podemser ignoradas como desejam, porque, por detrás de sua tremenda escuridão,há um coração e uma mente que, no fundo, querem sair para a luz, semcorrer os riscos. Cedo ou tarde, porém, terão de fazer isso ou se resignar aessa anulação pela vida toda.

    AS PROPRIEDADES DA COR Essa favorece o descanso total, o repouso do espírito e do corpo, para

    que recuperem as energias e as forças. Proporciona o sono reparador e dátranquilidade no sonho para que o espírito empreenda seus voos,importantes no processo de amadurecimento. A ausência de cor elimina osestímulos e o corpo diminui suas vibrações, entrando num processo deredução de atividades, como uma espécie de morte que se repetediariamente, predispondo o corpo para o renascimento que vem com o novodia.

    Não há necessidade de dormir nu, mas de manter o quarto escuro,ventilado e agradável.

    O ANJO PLANETÁRIO Os encarregados de orientar e influenciar os homens nesse estágio

    inicial da sua evolução espiritual são os Anjos, que proporcionam a

  • liberdade inicial de reconhecer o terreno em que estão pisando, antes departirem para explorações mais arriscadas e mais elevadas. Intermediam ocontato com a natureza e com as demais pessoas, dando aos espíritos acuriosidade para procurar seus semelhantes e começar a estabelecer assemelhanças e diferenças que existem espiritualmente, conforme o grau deevolução de cada um.

    À frente deles está o Anjo DAMABIAH, que se aproxima da terraentre as 21:20 e as 21:40 horas, auxiliando, principalmente, na aquisição deconhecimentos e no desenvolvimento inicial da sabedoria para acompreensão da vida.

    É o Anjo das novidades, do início de novos empreendimentos e denovas jornadas, sem se preocupar muito em buscar conclusões ou respostasnesse primeiro momento.

    Na realidade, esse Anjo estimula as descobertas em todos os sentidos,predispondo o espírito para começar a especular a respeito de tudo queocorre ao seu redor, só que tudo é ainda muito vago, ou muito escuro, semdefinição de metas, objetivos ou desafios, já que a jornada rumo à luz aindanão se iniciou.

    Nesse ponto, prestes a iniciá-la, o espírito ainda se vê perdido naescuridão de sua própria ignorância, mas onde se sente protegido, pois seuserros e atitudes impensadas ou imorais estão acobertadas. Nesse momento,é preciso toda a interferência do Anjo para fazer com que o homem sedisponha a deixar as sombras e se expor à luz.

    O PLANETA REGENTE O planeta regente é Saturno, que reforça a cautela das pessoas sob sua

    regência, ao mesmo tempo em que lhes dá disciplina e paciência,necessárias para superar os erros iniciais e se lançar no caminho dasdescobertas, em busca da luz. Se suas características negativas seevidenciaram, no entanto, tornará essas mesmas pessoas prisioneiras deseus sentimentos mais primitivos, fechadas em si mesma, avessas aqualquer relacionamento ou experiência, preferindo se fecharegoisticamente em si mesmas.

    Capricórnio, signo que marca esse início de evolução espiritual dohomem, empresta toda o seu autocontrole, sua persistência e sua ambição,ao mesmo tempo em que dá guarida às regras morais mais rígidas,necessárias ao aprimoramento espiritual. Sua tendência negativa aoisolamento, fruto de sua desconfiança e de seu pessimismo, precisam contarcom o apoio e o estímulo externo para serem superados. As característicaspositivas e impulsionadores também estão presentes no signo lunar do Boi,que dá perseverança, capacidade de trabalho e reflexão, contribuindo, poroutro lado, com os mesmos aspectos mesquinhos que podem prevalecer,caso não haja um empurrão libertador.

  • OCÍRCULOMÁGICOEAEVOLUÇÃO O Círculo Mágico, segundo divulgado por Haragushi, representa os

    passos normais da evolução do homem, passando de cor para cor. Essapassagem tanto poderia ser de uma para outra reencarnação, como poderiaprescindir de mais do que uma delas para que a etapa fosse vencida.

    Isso ocorre com mais frequência com os espíritos nas fases iniciais daevolução, isto é, nas suas primeiras reencarnações, quando podempermanecer numa cor por duas ou mais etapas, até atingir a maturidadesuficiente para galgar o degrau seguinte.

    Isso não impede que surjam espíritos iluminados que vencem duas oumais etapas numa mesma encarnação. Da mesma forma, essa evolução nãofica ao sabor de causas fortuitas, mas é inteiramente colocada nas mãos decada um. O quanto ele evoluirá numa mesma encarnação é decisão que eletem que tomar e tomar para si o encargo de realizá-la.

    Ao levantar seu número pessoal e descobrir em que cor você se situanesta encarnação, dentro do Círculo Mágico, você estará estabelecendo seuponto de partida, pois a partir da cor definida você tem todo o caminho pelafrente para superar.

    Ainda que posicionado na cor branca, não a imagine como o fim deuma etapa, segundo o Círculo Mágico, porque logo após ela vem de novo opreto, que a anulação de tudo e o surgimento de um novo desafio, numaetapa superior de iluminação e maturidade espiritual, só que, aí, já numplano superior ao nosso. Quando questionado a respeito desses planos,Haragushi apenas sorria e apontava o indicador para o alto, como sequisesse dizer que esses planos estavam acima ou além do nosso planeta,em outros sistemas ou outras galáxias, no vasto universo.

    Segundo ele, de nada adiantava sabermos o que estava por vir no fimdo caminho, se ainda não havíamos vencido as barreiras iniciais dessacaminhada.

    Para evoluir com maior rapidez na escala espiritual, Haragushiafirmava que havia necessidade de um perfeito equilíbrio entre o corpo(matéria) e a mente (espírito) e que isso podia ser parte de uma espécie deprograma de treinamento.

    Se estamos aqui e as alternativas são retroceder ou seguir em frente, ese apenas seguindo em frente vamos nos libertar do mundo material paraalçar voos mais altos, então não há motivo para não nos aprimorarmos ebuscarmos a iluminação, já que o caminho a seguir é muito longo.

    Esse caminho até a definitiva permanência ao lado do trono de Deuspassaria por nove caminhos, isto é, cada etapa do caminho corresponderia anove etapas, representadas pelas cores. Nós, aqui na Terra, quando

  • passarmos pelas nove cores do nosso Círculo Mágico, teremos vencido aprimeira etapa do Círculo Mágico divino, o que quer dizer que estaríamossuperando a cor negra e iniciando a cor violeta. Esta, por seu turno, nosobrigaria a passar por outras nove cores, até atingirmos a luz, que noslevaria para a etapa seguinte.

    Como se vê, não são necessárias, em tese, nove reencarnações perfeitaspara se chegar à luz e ao trono de Deus, mas no mínimo oitenta e uma, novepara cada cor.

    Como o assunto era sempre complexo e suscitava muitas e muitasindagações, Haragushi costumava pedir que as pessoas se concentrassemem uma coisa de cada vez e isso significava superar a etapa da sua coratual.

    Para acelerar esse processo e permitir que algumas etapas ou coresfossem superadas numa mesma encarnação, Haragushi recomendava umasérie de práticas, visando harmonizar o corpo com o espírito, pois apenas doequilíbrio dos dois vinha a revelação e a iluminação.

    Essas práticas envolvem a meditação e o uso das cores em diversasoutras práticas curativas, já que, segundo ele, as doenças nada mais indicamque um desequilíbrio físico em relação à vibração espiritual. A falta de umaou outra cor pode provocar um desarranjo que, para ser solucionado, exigea aplicação da cor necessária a sua normalização.

    Com isso ele começou a divulgar no ocidente as bases da Cromopatia eda Cromologia, ambas destinadas a harmonizar o espírito e a matéria,dentro do processo de crescimento espiritual.

    Além disso, essas práticas visavam maximizar as influências positivasdos planetas regentes, dos signos, do número, da cor e dos Anjosresponsáveis pela evolução em cada uma das etapas.

    Muitos desses conhecimentos já são hoje utilizados, emboradesvinculados de seu contexto, no ocidente, mas com o objetivo muitasvezes único de tratar uma doença ou curar um problema qualquer, semqualquer preocupação com o momento da pessoa que a pratica, nem seuestágio na escala de evolução espiritual.

    Mal com certeza não faz, mas poderia ser mais bem utilizado com umpouco mais de conhecimento sobre o assunto. Conhecimento que passa,inicialmente, pelas propriedades das cores e, principalmente, pelas maneirasde se beneficiar de suas influências e efeitos positivos.

  • USANDOOPODERCURATIVODOSANJOS

    O ritual recomendado por Haragushi, para aplicação de um sessão extra

    de cromopatia, utilizando-se da força e da ajuda do Anjo regente de umadeterminada cor é muito simples e não oferece maiores dificuldades.

    Para fazê-lo, basta verificar a hora em que o Anjo regente da cor a serusada está mais próximo da terra e, logo no primeiro minuto desse período,acender uma vela colorida sobre um suporte de madeira, forrado com umatoalha ou tecido. Ambas, toalha e vela, terão de ser da mesma cor a serusada no tratamento, que é também, a cor do Anjo a ser invocado. Tenhaum lenço de seda na mesma cor e um copo de água. Comece fazendo umaoração de abertura que, para os ocidentais, pode ser o Pai Nosso.

    Em seguida fale coloquialmente com o Anjo, pedindo-lhe a ajuda parasuperar o problema. Molhar o lenço com a água e aplicá-lo na regiãoafetada.

    Se quiser, para facilitar seu relaxamento, deixe uma música de fundotocando, mas nada muito alto que possa atrapalhar a sua concentração.

    Quando terminar a aplicação da cor, o que coincidirá com o tempo depermanência do Anjo na Terra, que é de vinte minutos, você pode apagar avela, guardar todos os elementos do seu altar improvisado ou simplesmentedeixá-los ali para usar no dia seguinte. O importante é manter com tudo issoum respeito muito grande, sinônimo inegável de evolução espiritual e dematuridade para penetrar nos grandes mistérios que estão ao nosso redor,aguardando que abramos nossos olhos para ver.

    Para facilitar a visualização e a consulta, apresentamos uma tabela comas cores, os Anjos respectivos e o período de permanência de cada um delesna Terra ou nas suas proximidades, para atender os chamados que lhesforem feitos:

    COR/ANJO/PERÍODO

    Branco/VEHUIAH/00:00 às 00:20Vermelho/HAZIEL/02:40 às 03:00Laranja/LAUVIAH/05:20 às 05:40

    Amarelo/NITH-HAIAH/08:00 às 08:20Verde/IEHUIAH/10:40 às 11:00Azul/HAHAEL/13:20 às 13:40Anil/VEHUEL/16:00 às 16:20

    Violeta/NEMAMIAH/18:40 às 19:00Preto/DAMABIAH/21:20 às 21:40.

  • OCÍRCULOMÁGICODAMEDITAÇÃO Para conseguir a harmonia total, que facilita o entendimento e auxilia

    na assimilação dos conhecimentos necessários à evolução do espírito,Haragushi recomendava a meditação através do Círculo Mágico, numprocesso um pouco mais elaborado que os convencionais, mas facilmenteadaptável e de execução simples.

    Esse tipo de mediação pode ser realizado por qualquer pessoa emqualquer nível de evolução espiritual, pois seu objetivo é o de habituar aalma à escala a ser percorrida até que atinja a plenitude da luz. Algumasprovidências são necessárias.

    A ROUPA Recomendava o Mago que a meditação fosse feita com o uso da roupa

    adequada, que consiste numa túnica branca, com um gorro que tenha umaaba que avance por entre os olhos, até o início do nariz, cobrindo o chacrafrontal.

    Faixas de tecido colorido devem ser aplicados, conforme o desenho,nas cores de cada um dos chacras e à altura desses. Deduz-se disso que atúnica, confortável sem ser larga demais nem apertada, deve ser feita sobmedida e não pode ser usada por terceiros, para não contaminá-la comoutras vibrações. Quando for fazer a sua meditação, vestir apenas a túnica ese posicionar numa cadeira ou poltrona de forma confortável e relaxada,com a coluna reta, a barriga levemente contraída, mas sem exagero.

    Como se percebe, o branco é a cor predominante, e sobre os chacrasestarão as cores respectivas de cada um, mas não se usará na túnica a corpreta.

    AS CORES Você pode improvisar um projetor, usando uma lanterna e um disco

    com as cores aplicadas com papel celofane e um dispositivo que permitamovê-las, indo de uma para outra.

    Outra forma é usar um projetor automático de slides, pondo nasmolduras papel celofane nas cores do Círculo e na mesma ordem de 1 a 9ali apresentada.

    A PREPARAÇÃO

  • Uma vez posicionado de forma confortável na cadeira ou poltrona,diante da tela onde serão projetadas as cores, mantenha o ambiente napenumbra ou em completa escuridão. Respire fundo pelo nariz, espirandolentamente, até expulsar todo o ar dos pulmões. Repita cinco vezes, com osolhos abertos e fixos diante de si, na tela onde serão projetadas as cores.Procure soltar o corpo durante esse processe de aquecimento, enquantodeixa que a cor preta reduza as vibrações do seu corpo, dando-lhe paz.

    A MEDITAÇÃO Quando se sentir bem à vontade, projete a primeira cor, que será o

    VIOLETA. Concentre seu olhar na tela e tente fazer com que a luz percorraum caminho inverso, vindo da tela na sua direção, entrando no alto de suacabeça, pelo chacra coronário. Sinta os seus benefícios e sua vibraçãopercorrendo todas as suas terminações nervosas, penetrando cada vez maisfundo, até um ponto indefinido, emocional, espiritual. Respirando semprepelo nariz e expirando pela boca, deixe que sua respiração encontre o ritmodessa cor, até você se sentir totalmente à vontade.

    Esse processo todo não deve ultrapassar cinco minutos, mas não sepreocupe com esse tempo no inicio, pois seu corpo determinará o ritmo aseguir.

    Vai ocorrer de você não desejar ficar muito tempo numa cor e acabarpermanecendo mais tempo com outra. Isso é perfeitamente normal, poisapós algum tempo de prática, seu corpo e seu espírito lhe ditarão as suascarências e a duração de cada exposição.

    Quando se sentir satisfeito com uma cor e isso pode ser entendido poruma sensação de bem estar físico e de elevação espiritual, respire fundo edesligue o seu projetor. Volte ao preto, repita o exercício de respiração porcinco ou seis vezes, depois passe para a cor seguinte, o ANIL. Fixe o olharna tela, encontre o ritmo de respiração dessa cor e repita todo o processofeito com a cor anterior, imaginando-a penetrando seu corpo pelo chacracorrespondente.

    Faça isso cor após cor e termine com a cor branca. Quando desligar oprojetor, fique no escuro ou na penumbra por algum tempo, respirando daforma indicada, antes de se levantar lenta e calmamente, sem pressaalguma.

    Sentir formigamentos nas mãos e pés é perfeitamente normal. O quenão é admissível são o enjoo, um mal estar, tontura ou qualquer outra formade indisposição. Durante o processo de meditação e harmonização, vocêdeve se sentir cada vez melhor, à medida que passa de uma cor para a outra,nunca o contrário.

    Quando terminar, acenda um incenso apropriado ou tome um banho deimersão demorado, com o seu perfume preferido. Acenda velas coloridas eperfumadas próximo da banheira e ouça música calma, com sons naturais.Após o banho, você não precisa se vestir totalmente de branco, mas a

  • camisa ou a blusa, cobrindo o tronco, deve ser dessa cor, para maximizar osefeitos da meditação.

    Muita gente, no princípio, não consegue se concentrar apenas na cor,permitindo que pensamentos cruzem sua mente durante a meditação. Isso énormal no início. Com o tempo você conseguirá se fixar apenas na cordiante dos seus olhos, acompanhando-a no seu trajeto da tela em direção aoseu chacra e, dali, espalhando-se por todo o seu corpo e se aprofundando,buscando seu espírito.

    Ao percorrer todas as cores do Círculo Mágico, você está imitando otrajeto espiritual rumo à perfeição. Verá, com o tempo, o quanto issoexpande sua mente e o predispõe a entender e procurar as coisas do espírito,acima e além das coisas materiais.

    É importante, também, que você faça a meditação sempre que se sentirà vontade, sem encará-la como uma obrigação ou um compromisso. Deixeque seu espírito determine o momento.

    CONCLUSÃO As noções de Cromologia e do Círculo Mágico das Cores, conforme

    definida e divulgada por Haragushi, o Mago do Arco Íris, são apenas umaperitivo diante de todo o conhecimento a respeito do assunto, que desde ostempos mais remotos vem sendo estudado por sábios do mundo todo.

    O que aqui foi sintetizado e apresentado permitirá que você melhoresua qualidade de vida tanto no aspecto material quanto no aspectoespiritual, este o principal objetivo do Círculo Mágico.

    Com os conhecimentos adquiridos você já pode começar a exercitarseu espírito crítico, observando com mais atenção e conhecimento de causaa presença das cores na vida do homem e suas influências.

    Sinta os ambientes, conforme as core nele estampadas. Escolha suasroupas, conforme os benefícios que elas podem lhe trazer. Quando precisaracender uma vela, escolha uma da cor de seu número pessoal ou uma escalaacima.

    Sobretudo, estenda seus conhecimentos para outros campos. Se você seinteressa pelas artes divinatórias, analise as cartas do Tarô, por exemplo,conforme as cores que nelas aparecem. Não há limite para as aplicações doPoder das Cores.

  • LPBAÇANO MAGO DAS LETRAS

    Escreveu (e traduziu) mais de 1000 textos, publicados

    em sua maioria, sobre os mais diferentes assuntos, como:romances, erotismo, palavras cruzadas, charadas,passatempos, literatura infantil, passatempos infantis,horóscopos, esoterismo, simpatias populares, rezas,orações, intenções, anjos, fadas, gnomos, elementais,amuletos, talismãs, estresse, manuais práticos, religião elivros de bolso com os mais diversos temas, letras paramúsicas.

    1975: escreveu e publicou seu primeiro livro de bolso,a novela Uma Tese para o Amor, pela Editora Cedibra, Riode Janeiro, passando, daí, a escrever mensalmente novelaspor encomenda para essa e outras editoras.

    1985: teve 11 letras incluídas no LP Saudação ao MatoGrosso, da dupla Estudante & Caminhoneiro.

    1986: teve 6 letras incluídas no LP Oração de UmCaminhoneiro, da mesma dupla.

    1991: participou da Coletânea do I Concurso Nacionalde Literatura da FENAE, com um conto premiado em 1º.lugar.

  • 1994: participou da Antologia Os Poetas, do VConcurso Helena Kolody de Poesia, Governo do Paraná,Curitiba – PR.

    1995: traduziu a obra El Contuberneo Judeo-Maçónico-Comunista, de José Antonio Ferrer Benimelli,em 2 volumes intitulados Maçonaria & Satanismo, para aEditora "A Trolha".

    1996: publicou a novela rural Sassarico, sobre o fim dociclo do café, início da rotação de culturas (soja e trigo) esurgimento dos boias-frias e editou os livros Vida Minha,de Emília Ramos de Oliveira (biografia) e Círculo Vicioso,de Arlene Cirino de Oliveira.

    1997: participou da coletânea Poema, Poesia...Maçom, Maçonaria, organizada por Mário Cardoso para aEditora Arte Real.

    1998: publicou o livro de poemas Alchimia.1999: publicou o livro Redação Passo a Passo e editou

    o livro URAÍ - Nossa Terra, Nossa Gente, 2 volumes, deEmília Ramos de Oliveira.

    2000: teve 2 letras incluídas no CD Nosso Negócio ÉCantar, da dupla Márcio Rogério & Luciano e 3 letras noCD Mais, do cantor Cícero de Souza. Publicou, neste ano

  • de 2000, Brincando nos Caminhos do Senhor, revistainfantil cristã, Editora e Gráfica Cotação da Construção,Londrina – PR.

    2001: editou e prefaciou o livro Templários, de LoriAndrei Perez Baçan.

    2002: foi o autor da letra do hino da Loja MaçônicaLondrina, em parceria com o músico Wilmar Cirino.

    2004: organizou, editou e participou do livro IAntologia do Portal "Cá Estamos Nós".

    2006: organizou, editou e participou do livro IIAntologia do Portal "Cá Estamos Nós".

    2007: publicou os livros A Sabedoria dos Salmos, ASociedade Secreta dos Templários e O Livro Secreto daMaçonaria, pela Universo dos Livros Editora Ltda.

    2010: publicou os livros Manual da Futura Mamãe,Quem Disse Que Cozinha Não è Lugar de Homem eReceitas Naturais pela editora Universo dos Livros. Editouo livro de contos Solidariedade, do autor baiano JoãoJustiniano da Fonseca. Produziu, dirigiu e apresentou umasérie de 7 programas radiofônicos Vila das Artes, na RádioBoa Nova FM, de Pérola, PR, sobre literatura atual.

  • 2012: traduziu, editou e publicou o livro A Origem doSatanismo na Maçonaria, de Arthur Edward Waite.

    2013: traduziu, editou e publicou em formatoeletrônico os livros Carmila, de J Sheridan LeFanu, eTeoria da Esgrima a Cavalo, de Alex Muller, Anjos, oCaminho de Volta, Os Olhos do Carrasco, Novelas deTerror (Volumes I e II), Pragas Domésticas e A Arte DeBeijar (Hugh Morris/tradução), pela Lulu Press, Inc.

    1975 até 2015: hoje escreveu mais de 700 livros,publicados em sua maioria em formato de bolso, sobre osmais diferentes assuntos, como: romances, erotismo,palavras cruzadas, charadas, passatempos, literaturainfantil, passatempos infantis, horóscopos, esoterismo,simpatias populares, rezas, orações, intenções, anjos,fadas, gnomos, elementais, amuletos, talismãs, estresse,manuais práticos, religião e outros livros de bolso com osmais diversos temas e letras para músicas. Já editou emformato eletrônico mais de 1000 títulos, entre publicaçõesindividuais e antologias, de autores de Língua Portuguesae Espanhola.

    Publicou ao longo dos últimos 40 anos poemas econtos em jornais de circulação regional. Ultimamente,

  • está revisando seu romance “Quaresma”, já concluído, temtraduzido e editado livros eletrônicos e empenhado emeditar todos seus títulos em formato eletrônico para seremdisponibilizados em seu site

    INTRODUÇÃOO PODER DAS CORESO CÍRCULO MÁGICO DE HARAGUSHIAS CORES E AS REENCARNAÇÕESO CÍRCULO MÁGICO E A EVOLUÇÃOUSANDO O PODER CURATIVO DOS ANJOSO CÍRCULO MÁGICO DA MEDITAÇÃOCONCLUSÃOL P BAÇAN