criterios para planilha de medição

3
Para facilitar, fizemos um apanhado dos costumes atuais para fazer medição em obra, para diversos serviços. Esperamos que seja útil: Escavação manual Blocos e Baldrames -- Para altura de escavação até 80cm, acrescentar 30cm de cada lado às dimensões da peça. Para altura de escavação acima de 80cm considerar como se fosse escavação do talude com inclinação 1:2 acrescida de 30cm de cada lado às suas dimensões. Se for um terreno muito duro ou muito mole deve-se negociar estes parâmetros Escavação de Vala -- Medição feita pelo volume medido (“cubicado”) no corte. Para o transporte do material é preciso considerar o empolamento (aumento de volume), que depende do terreno mas que fica em torno de 25%. Reaterro -- O volume do reaterro será a diferença entre o volume escavado e o volume do concreto lançado na vala, considerando-se o concreto mastro de lastro e também o concreto estrutural. Lastro de Concreto -- Calculado pela área. Em relação às dimensões dos blocos e baldrames em contato com o solo, acrescentar 5cm para cada lado. Alvenaria -- Descontar apenas a área que exceder a 2,00m² em cada vão. Por exemplo: calcula-se a área da parede inteira, depois desconta-se os vãos; para aqueles com 5,00m² serão descontados apenas 3,00m². A área de 2 m² é devido ao trabalho que o pedreiro terá para requadrar o vão. Chapisco -- Descontar os vãos não aplicados, linearmente e sem desconto. Neste caso, não é preciso descontar pois o chapisco não requer trabalho adicional algum quando há vãos na parede. Emboço e Reboco -- Descontar a área que exceder, em cada

Upload: mtsarantes

Post on 18-Nov-2015

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lista dos critérios para elaboração de planilha e levantamento quantitativo de materiais e serviços

TRANSCRIPT

Para facilitar, fizemos um apanhado dos costumes atuais para fazer medio em obra, para diversos servios. Esperamos que seja til:

Escavao manual Blocos e Baldrames-- Para altura de escavao at 80cm, acrescentar 30cm de cada lado s dimenses da pea. Para altura de escavao acima de 80cm considerar como se fosse escavao do talude com inclinao 1:2 acrescida de 30cm de cada lado s suas dimenses. Se for um terreno muito duro ou muito mole deve-se negociar estes parmetros

Escavao de Vala-- Medio feita pelo volume medido (cubicado) no corte. Para o transporte do material preciso considerar o empolamento (aumento de volume), que depende do terreno mas que fica em torno de 25%.

Reaterro-- O volume do reaterro ser a diferena entre o volume escavado e o volume do concreto lanado na vala, considerando-se o concreto mastro de lastro e tambm o concreto estrutural.

Lastro de Concreto-- Calculado pela rea. Em relao s dimenses dos blocos e baldrames em contato com o solo, acrescentar 5cm para cada lado.

Alvenaria-- Descontar apenas a rea que exceder a 2,00m em cada vo. Por exemplo: calcula-se a rea da parede inteira, depois desconta-se os vos; para aqueles com 5,00m sero descontados apenas 3,00m. A rea de 2 m devido ao trabalho que o pedreiro ter para requadrar o vo.

Chapisco-- Descontar os vos no aplicados, linearmente e sem desconto. Neste caso, no preciso descontar pois o chapisco no requer trabalho adicional algum quando h vos na parede.

Emboo e Reboco-- Descontar a rea que exceder, em cada vo, a 2,5m. Se houver elementos decorativos, multiplica-se por 2 a rea calculada.

Azulejos-- Medir a rea efetivamente aplicada, descontando os vos.

Pastilhas e Cermicas-- Medir a rea efetivamente aplicada, descontando os vos.

Revestimento de Pisos-- Medir a rea efetivamente aplicada, descontando os vos.

Revestimento de Soleiras e Peitoris-- Medir a medida linear efetiva, descontando vos.

Pintura

A medio de pintura segue aproximadamente os mesmos padres utilizados para revestimento com massa, as variaes dependem do tipo de tinta e do local.

Latex em parede-- No descontar vos at 2,00m.

Latex com massa acrlica-- Descontar todos os vos.

Esquadrias de madeira-- Se tiver bante, multiplicar a rea do vo-luz por 3. Onde no houver batente, multiplicar a rea do vo-luz por 2.

Venezianas e persianas de enrolar-- Multiplicar a rea do vo-luz por 5.

Esquadrias de ferro-- Medir a rea do vo-luz

Portas e grades de enrolar-- Multiplicar a rea do vo-luz por 2,5.

Estruturas de ao-- Medir a rea de projeo no plano horizontal

Estruturas de Concreto

As estruturas de concreto so medidas pela planta de frmas ou, excepcionalmente, no prprio local da execuo. Para simplificar os clculos, pode-se medir entre eixos, ou seja, de meio de viga a meio de viga, mas se for necessrio um clculo mais preciso deve-se medir de face a face.

Em geral, os carpinteiros so pagos por empreitada ou por rea de forma, os armadores por Kg de ferro aplicado, e o pessoal que lana o concreto remunerado por m lanado ou por homem-hora.

Assim, para fazer um oramento prvio ou contrato por empretiada, necessrio fazer a medio na planta e, para medies parciais de servios prestados, mede-se tambm na planta ou na prpria obra. Veja alguns ndices mdios de consumo nas estruturas de concreto, para facilitar seus clculos:

Peso do Ao-- 80 a 120 kg/m de concreto aplicado

rea de formas-- 10 a 12 m/m de concreto aplicado

Agregados para concreto-- A soma dos volumes de Areia + Brita 1 + Brita 2 para a preparao de 1 m de concreto de 1,670m

Inchamento da Areia mida-- 30%