cristo hoje natal 12.pdf · tiragem desta edição: 1.500 exemplares os artigos assinados não...

8
“Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu primeiro primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para ele dentro da casa” (Lc . 2, 6-7). Cristo Hoje... Natal Nesta edição... A Palavra do Pastor Vitória Régia Opinião Preparando o Natal de Jesus Pág. 02 Pág. 03 Entre flores e espinhos... 1° Retiro do EAC Pág. 04 Pág. 05 FOLHA Espaço Aberto I° Encontro do Setor Centro Resid... Pág. 08 Notícias da Paróquia Cantata Natalina Pág. 07 JORNAL DA PARÓQUIA DE CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XV1 - Nº 4| DEZEMBRO DE 2010 | WWW.PAROQUIADECASAFORTE.COM.BR Jovem sociedade está sob forte impulso para o consumismo. Por isso mesmo, não devemos confundir o Natal como uma festa de simples troca de presentes. Assim, Jesus nos convida a refletir sobre o Natal, à luz de nossa realidade. Quantos irmãos nascem em condições sub- humanas, ainda hoje? Quantos sequer têm um pai para junto com a mãe ampará-lo? Quantos são colocados neste mundo sem ter sido planejado, esperado, desejado, amado? Também lembremos das crianças que se encontram nos reformatórios, orfanatos, ou nas ruas das grandes e pequenas cidades, que passam a noite de Natal, tristes, isoladas, sem amor. Talvez uma pequena lembrança não resolva o problema, mas a alegria em recebê-la poderá trazer um pouco de felicidade. Ademais, já foi dito pelo próprio Jesus Cristo: “Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizerem isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mt. 25,40). O nascimento de Jesus nos lembra que nos é dada uma nova oportunidade de renascer com Ele e começar uma vida nova. Uma vida comprometida com o amor do Pai, nosso Deus, e com nossos irmãos. Feliz Natal ! De maneira muito diferente, o Filho do Homem poderia ter vindo ao mundo. Porém, preferiu esta forma simples, sem ostentação, para demonstrar como seria sua vida entre os homens. Para saudá-Lo, apenas alguns pastores, pessoas pobres e humildes, foram ao seu encontro, após serem avisados pelo Anjo do Senhor. Com efeito, o fato de Jesus ter nascido, assim, tão pobre, nos dá a dimensão da preferência de Deus pelas coisas simples, humildes e modestas, mostrando a todos que a pobreza pode ser nobre, a miséria não. Todos os anos a Igreja comemora a chegada do Natal, para lembrar a vinda do Salvador da humanidade. O nascimento de Jesus é também um marco, pois assinala a nova Aliança entre o homem e o Criador, baseada no amor de Deus, que dar a vida de seu filho amado para nos livrar dos nossos pecados. Além do aspecto religioso, o Natal é também uma festa de família, ocasião em que todos se reúnem para a ceia natalina e, depois de relembrar o nascimento de Jesus, agradecem a Deus pelas conquistas e obras realizadas durante o ano que está terminando. Porém, nos tempos atuais, a

Upload: ngokhanh

Post on 21-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

“Enquanto estavam em Belém, se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu primeiro primogênito. Ela o enfaixou, e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para ele dentro da casa” (Lc . 2, 6-7).

Cristo Hoje...

Natal

Nesta edição...A Palavra do PastorVitória Régia

OpiniãoPreparando o Natal de Jesus

Pág. 02

Pág. 03

Entre flores e espinhos...1° Retiro do EAC

Pág. 04Pág. 05

FOLHA

Espaço AbertoI° Encontro do Setor Centro Resid... Pág. 08

Notícias da ParóquiaCantata Natalina Pág. 07

JORNAL DA PARÓQUIA DE CASA FORTE - RECIFE-PE | ANO XV1 - Nº 4| DEZEMBRO DE 2010 | WWW.PAROQUIADECASAFORTE.COM.BR

Jovem

sociedade está sob forte impulso para o consumismo. Por isso mesmo, não devemos confundir o Natal como uma festa de simples troca de presentes.

Assim, Jesus nos convida a refletir sobre o Natal, à luz de nossa realidade. Quantos irmãos nascem em condições sub-humanas, ainda hoje? Quantos sequer têm um pai para junto com a mãe ampará-lo? Quantos são colocados neste mundo sem ter sido planejado, esperado, desejado, amado? Também lembremos das crianças que se encontram nos reformatórios, orfanatos, ou nas ruas das grandes e pequenas cidades, que passam a noite de Natal, tristes, isoladas, sem amor. Talvez uma pequena lembrança não resolva o problema, mas a alegria em recebê-la poderá trazer um pouco de felicidade. Ademais, já foi dito pelo próprio Jesus Cristo:

“Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizerem isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mt. 25,40).

O nascimento de Jesus nos lembra que nos é dada uma nova oportunidade de renascer com Ele e começar uma vida nova. Uma vida comprometida com o amor do Pai, nosso Deus, e com nossos irmãos. Feliz Natal !

De maneira muito diferente, o Filho do Homem poderia ter vindo ao mundo. Porém, preferiu es ta forma s imp les , sem ostentação, para demonstrar como seria sua vida entre os homens. Para saudá-Lo, apenas alguns pastores, pessoas pobres e humildes, foram ao seu encontro, após serem avisados pelo Anjo do Senhor.

Com efeito, o fato de Jesus ter nascido, assim, tão pobre, nos dá a dimensão da preferência de Deus pelas coisas simples, humildes e modestas, mostrando a todos que a pobreza pode ser nobre, a miséria não.

Todos os anos a Igreja comemora a chegada do Natal, para lembrar a vinda do Salvador da humanidade. O nascimento de Jesus é também um marco, pois assinala a nova Aliança entre o homem e o Criador, baseada no amor de Deus, que dar a vida de seu filho amado para nos livrar dos nossos pecados.

Além do aspecto religioso, o Natal é também uma festa de família, ocasião em que todos se reúnem para a ceia natalina e, d e p o i s d e r e l e m b r a r o nascimento de Jesus, agradecem a Deus pelas conquistas e obras realizadas durante o ano que está terminando.

Porém, nos tempos atuais, a

Page 2: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

CONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

A PALAVRA DO PASTOR

EDITORIAL

EXPEDIENTE

A publicação mensal de distribuição gratuita e de responsabilidade da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Casa FortePraça da Casa Forte, 388Casa Forte, Recife - PE.CEP: 52061-420Fone: (81) 3268-0647

Jornalista responsávelZodja Costa - 2043 DRT/PE

ColaboradoresAgnaldo, Carmen Galvez, Fátima,

Geraldo, Joaquim Alves, Joaquim

Arcoverde, Râmster, Rosário e Veronildo

DiagramaçãoRâmster e Veronildo

Projeto GráficoCarmen Galvez

ImpressãoMXM Gráfica e Editora Ltda

Tiragem desta edição:1.500 exemplares

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

FOLHA FORTE 02

IATIR VIEIRAADVOGADO

MXM GRÁFICA

Pe. Edwaldo GomesPrezados paroquianos e amigos:

Aos meus paroquianos e amigos, o abraço agradecido do seu vigário e amigo, por tudo o que me ajudaram a fazer e comigo fizeram para a glória de Deus e bem de nossos irmãos. O ano passa depressa, mas Deus, na sua infinita bondade, nos dá oportunidades de realizar muitas ações com as quais desejamos construir um mundo melhor. A última grande atividade de fim de ano é, inegavelmente, a Festa da Vitória Régia, mais uma vez realizada com absoluto êxito, num extraordinário congraçamento de pessoas dos mais diversos lugares, em admirável harmonia. Quero expressar o meu agradecimento aos casais: Cláudio e Tereza, Orlando e Vânia, Marcinho e Stela, André e Fatinha, Zé Paulo e Alana, que formaram a COORDENAÇÃO GERAL da Festa. Parabéns a todos os demais coordenadores e suas dedicadas equipes nos mais diversos espaços e atividades que compuseram a Festa. E que dizer das admiráveis senhoras da AIC – Associação Internacional de Caridades, mais conhecida como “Senhoras da Caridade”. Por serem mães e avós, com suas respeitáveis idades nos edificam pela generosidade e garra com que mantêm o “ELEFANTE BRANCO”, tão procurado pelos nossos irmãos de menor poder aquisitivo! A Paróquia é

Centenário da Arquidiocese de Olinda e RecifeAté então como Diocese, foi elevada à

Arquidiocese e Sede Metropolitana, em 05 de dezembro de 1910, através do Decreto da Sagrada Congregação Consistorial. Somente em 26 de julho de 1918, passou a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Bula “Cum Urbis Recife”, do Papa Bento XV. Desta data até hoje, 8 Arcebispos representaram o Sumo Sacerdote. Hoje, a Arquidiocese de Olinda e Recife abrange 102 paróquias. Neste longo período, a Igreja tem conseguido realizar grande trabalho, principalmente quando o Pastor se aproxima de seu rebanho, e este se sente protegido, bem representado. É o exemplo que Dom Fernando Saburido vem demonstrando no pouco tempo de seu arcebispado.

Por outro lado, nunca é demais lembrar o período em que Dom Hélder Câmara esteve à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife (1964-1985), em pleno Regime Militar. As perseguições, as prisões, os atos arbitrários, sempre encontraram uma palavra de repulsa da parte do Dom, que se impôs pela sua coragem e pelo seu carisma.

A sua atuação foi tão marcante que a oposição a sua ação tomou característica pessoal, a ponto de haver várias tentativas de atentados. E, como não tivessem êxito, procuraram atingir seus auxiliares, como foi o caso do assassinato do Padre Henrique!

Sem dúvida, todos os que integram a Arquidiocese de Olinda e Recife, agora revigorada e fortalecida em sua missão evangelizadora, sob a orientação de Dom Fernando Saburido, sentem-se também co-responsáveis por suas realizações, porque tudo resulta do esforço conjunto dos administradores e dos irmãos leigos, que têm um grande desafio no momento em que se comemora seu centenário: por em p r á t i c a o s c o n t e ú d o s d o Documento de Aparecida, que convoca toda Igreja a permanente estado de Missão, através da renovação pastora l da v ida paroquial.

a g r a d e c i d a a q u a n t o s abrilhantaram a nossa Praça com suas barracas artesanais e com outros produtos. A nossa querida Polícia Militar de Pernambuco, os nossos guardas da Prefeitura, a Polícia Civil nos prestaram, mais uma vez, inestimáveis serviços. Devo dizer que sempre conto com a generosa colaboração do Estado e da Prefeitura do Município para esta Festa imbuída do espírito de solidariedade. Que o digam as criancinhas da Creche e da Casa da Criança as grandes beneficiárias de tanto sacrifício. Um voto de louvor para os meus vizinhos da Praça, todos nós um pouco sacrificados, sem esquecer os vizinhos mais distantes. Durante as três noites de festividade os locutores do palco salientaram a importância de quantos patrocinaram o evento. Para todos, o vigário invocou e continua invocando as salutares benção de Deus. Neste Final e começo de ano novo, gostaria de poder abraçar a todos e a cada um, estreitando o nosso laço de amizade, desejando a todos as graças e bênçãos do Céu. O meu presente você encontra em “PREPARANDO O NATAL DE JESUS” – leia-o com atenção.

Page 3: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

FOLHA FORTE03

HOSPITALSANTA LUZIA

A Associação Internacional de Senhoras de Caridade prosseguem em seu incansável missão de amparar os menos favorecidos. Depois da Vitória Régia, quando as atenções estavam voltadas para a barraca Elefante Branco, com a venda de artigos a preços populares, agora

retornam com o Bazar das quartas-feiras, com roupas e outros artigos para atender as necessidades, principalmente nesta época de final de ano, sempre no Salão Paroquial.

Nos demais dias, as compras podem ser feitas diretamente na loja vizinha ao Salão Paroquial.

Educação Infantil (do Maternalzinho ao 1° ano)Anuncie AquiAnuncie AquiJoaquimVeronildo

3268.89999963.7461

(

(

Todo o tempo do Advento é dedicado à preparação do Natal de Jesus, mas de modo especial, sempre se faz através de uma boa confissão. Atenção para o horário agora exposto:

Dia 03 de dezembro – Das 09 às 12h – Confissões particularesÀs 16 h e 20h30 – Celebração penitencial

Dia 21 – terça-feira – Das 09 às 12h – Confissões particularesDas 15h30 às 20h30 – Confissões particularesÀs 20h30 – Celebração penitencial (para casados)

Dia 22 – quarta-feira – às 16h – celebração penitencial (para adolescentes e jovens)Dia 23 – quinta-feira – às 16h – celebração penitencial (para adultos em geral)

Às 19h30 - CANTATA NATALINA

Preparando o Natal d e Jesus

O Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido recebeu, no dia 01 de dezembro, em sessão solene na Câmara de Municipal o Título de Cidadão do Recife. Vale lembrar que o atual Arcebispo é pernambucano da cidade do Cabo de Santo Agostinho. O Título foi proposto pelo vereador Josenildo Sinésio. A solenidade de entrega contou com a presença de autoridades, membros da Igreja, familares além de fiéis e amigos do homenageado. O Pe. Edwaldo esteve presente.

d dã eci nseCi a o R fe

A entrega do título de Cidadão Recifense ao arcebispo faz parte das comemorações do centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife, que terá seu auge no próximo domingo, com a Concelebração Eucarística presidida pelo núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, no Marco Zero, às 17h e encerramento com Fafá de Belém, Reginaldo Manzotti entre outros.

Page 4: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

Jovem SUPLEMENTO DO JORNAL FOLHA FORTE | ANO XV1 - Nº 4| DEZEMBRO DE 2010

Folha Jovem é um suplemento do Jornal Folha Forte de responsabilidade dos Encontros de Jovens (Hildo Neto - 8814-1964 - Supervisor EJC) e Adolescentes (Carlinha e Nato - Supervisores EAC) - Diagramação: Veronildo Oliveira.

A primeira peça do Ministério de Artes Sacrum Cor do Grupo Jovem Cristo Forte arrancou aplausos de pé da plateia, que lotou o Salão Paroquial, no dia 28 de novembro, para acompanhar a estreia da encenação “Entre Flores e Espinhos”. O trabalho artístico foi uma adaptação da obra o Jardim do Inimigo, realizada pela companhia de teatro Jeová Nissi.

A história mostra cenas fortes de personagens que convivem com drogas, prostituição, agressão física e moral, falta de compromisso com Deus e o confronto do bem contra o mal.

Para apresentar a peça, o Ministério de Artes contou com o apoio dos outros ministérios do Cristo Forte e do Encontro de Adolescentes com Cristo. A produção foi bastante elogiada e aplaudida.

Parabéns a todos!

“Entre Flores e Espinhos" arranca aplausos de pé da platéia

X CrerSendo com Cristo

A X edição do CrerSendo com Cristo foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro no município de Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Para comemorar os 10 anos do encontro, os jovens foram presenteados com um show de padre Fábio de Melo.

Dois shows católicos e a Lojinha do Cristo Forte deram o toque de evangelização na 32ª Festa da Vitória Régia, na Praça de Casa Forte. Nunca na história do evento o Evangelho foi tão difundido. Desde a divulgação das atividades católicas até o encerramento da festa, o nome de Jesus foi exaltado.

Show de evangelização na Vitória Régia

A Lojinha teve movimento intenso durante os três dias da Festa, inclusive com a visita do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que congratulou o Cristo Forte pela iniciativa. O estande também chamou a atenção da imprensa, com destaque no NETV do sábado e na Folha de Pernambuco.

Os shows da Vox Dei e dos Ministérios da Música e Artes Sacrum Cor do Cristo Forte fecharam a Festa com chave de ouro. Tudo registrado de perto pelo Ministério da Comunicação, que colocou na Internet em tempo real todos os momentos da Vitória Régia.

Ministério da Música

Page 5: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

PARA REFLETIR

ciclo de palestras com chave de ouro. Mas, não foi só isso.

Foram dois dias de reflexão interior e aprofundamento na fé cristã, com direito à oração do Terço, adoração, confissão, deserto e o encerramento com a Santa Missa na própria Paróquia, na qual os adolescentes que participaram desse momento de Graças foram acolhidos calorosamente por Pe. Gimesson, responsável pelo setor da juventude na Arquidiocese de Recife e Olinda, e o nosso querido pároco Pe. Edvaldo.

A avaliação final do Retiro junto aos adolescentes foi bastante positiva, tendo sido apontados diversos momentos com os que estes mais se aproximaram de Deus, refletindo o imenso cuidado e amor com que a Supervisão preparou cada momento, tornando cada um especial. Que venha o próximo, em 2011!

As fotos do Retiro podem ser acessadas no Blog do EAC, na página: www.eaccasaforte.blogspot.com

I Retiro do Encontro de Adolescentes com Cristo foi um sucesso!

Nos dias 23 e 24 de outubro foi realizado o I Retiro do EAC da Paróquia de Casa Forte, evento que atingiu o objetivo de evangelização a que se destinava e contou com adolescentes de 14 a 17 anos que, sob a orientação dos jovens e casais apoio da Supervisão, recolheram-se na Colônia dos Padres Salesiana em Jaboatão dos Guararapes para um momento de maior intimidade com Deus.

Com dinâmica e abordagem próprias para os adolescentes, os momentos e palestras foram ministrados com muito amor. Desde o cover de Justin Bieber, que deu o tom da extrovertida e pertinente palestra de Marcinho, Assessor do Grupo Jovem Cristo Forte, passando pelo grande conhecimento repassado carinhosamente pelo Casal Ana Cláudia e Augusto, também Assessores do Grupo Jovem Cristo Forte, em sua instrutiva viagem Bíblica sobre o Amor de Deus, até a emocionante e edificante palestra e testemunho de Alexandre, paroquiano envolvido no ECC, que fechou o

A Vitória Régia foi só Alegria Alegria

Mais um ano de sucesso na Barraca Alegria Alegria, uma das mais tradicionais da festa da Vitória Régia.

Este ano, a Supervisão do Encontro dos Adolescentes coordenou a barraca e contou com os adolescentes, jovens e casais da paróquia que assumiram o desafio e se doaram no final de semana do grandioso evento para arrecadar fundos para a manutenção da Casa da Criança Marcelo Asfora e da Creche Menino Jesus.

Com o cardápio variado e muita disposição, os voluntários se revezavam em turnos que chegavam a encerrar as atividades às 2h da madrugada, sempre com um sorriso impecável e ânimo para não deixar nada faltar aos que visitaram a barraca e contribuíram com as instituições consumindo os produtos oferecidos.

Deu gosto de ver as dezenas de adolescentes que desde a abertura da barraca já ajudavam na contagem e limpeza das mesas e cadeiras, passaram as noites do final de semana e o dia inteiro do domingo rodando entre os clientes, anotando pedidos e carregando os

petiscos e bebidas não alcoólicas em suas bandejas para cima e para baixo, e até, pasmem, ajudavam no fechamento da barraca, isso tudo em pleno final de semana do ENEM.

Mas, nada teria sido possível sem a colaboração dos jovens e dos casais, principalmente nos turnos mais tardes, vindos até de outras paróquias, e que algumas vezes se revezavam entre a Lojinha Cristo Forte e Barraca Alegria Alegria, atuando em duas frentes em prol do objetivo comum de ajudar a paróquia a manter suas obras sociais.

Da Supervisão Adolescente, o sincero obrigado a todos que se esforçaram e se doaram em prol dessa causa maior, mas, especialmente aos nossos pequeninos, que mesmo sem tanto jeito ou experiência, mostraram que o que importa é a vontade de servir e amar sem medidas. O ótimo resultado é fruto do trabalho de todos vocês, PARABÉNS!

Page 6: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

FOLHA FORTE 06

COMPANHIA DOSBICHOS

ESCOLA NOVO TEMPO

EDMAR VICTOR(Laboratório de Análises

Clínicas)

Pastoral da SaúdeRelatório da OFICINA DE MEMÓRIA da Igreja de

Casa Forte

O que foi realizado em 2010 ?

No período de março a dezembro, a freqüência média continua em 55 pessoas em cada encontro, sendo que este ano tivemos 58 pessoas inscritas na oficina.

Voluntárias : Catarina Ferreira – Socióloga Marilia Borba - Professora Rosária Ramo - Pedagoga Verônica Ramos - Pedagoga Tereza Elizabeth - Terapeuta ocupacional Marta Carvalho - Assistente social

Foram trabalhadas expressão corporal, mental, escrita e oral, com momentos de reflexões...jogos de memória, interpretações de textos e músicas, para memória auditiva, tátil, olfativa, gustativa e visual, com exercícios cognitivos de muitala complexidade e maturidade.

Ficou visível nos participantes, o aumento sensível em seus interesses, nas 1ª; 2ª e 3ª terças-feiras de cada mês, ficando com mais vontade no aprendizado e nos estímulos. Houve uma rotatividade muito grande de pessoas idosas, foram observadas, inclusive, pessoas acompanhadas de cuidadores, isto demonstra a falta desse tipo de trabalho com famílias que têm doentes idosos em casa.

Houve muita informação sobre o Yoga, principalmente no ensino de como respirar e inspirar melhor. Muita atenção por parte de um grupo pequeno, que aproveitou bem esses momentos, que acontecem nas 4ª quarta-feira de cada mês.

Além das comemorações de datas significativas do calendário anual, foi promovida também, no dia 03 de agosto, a palestra da Dra. Valeria Borba sobre “A MULHER CORPO E ALMA”. No dia 30 de setembro de 2010, foi realizado um DIA DE LAZER com reflexão de vida, sobre o filme “ELZA E ALFREDO UMA HISTORIA DE AMOR E PAIXÂO” no Hotel Campestre em Aldeia, para comemorar o DIA DO IDOSO.

Para abrilhantar mais o ano de 2010, a ABRAz-PE comemorou o DIA MUNDIAL DE ALZHEIMER, dia 21 de setembro, no salão paroquial e na quadra de esportes, justo, em nosso dia de reunião, proporcionando assim um dia muito cheio de atividades diversas dentro da linha de cognição, além de orientações multidisciplinares na saúde. Tivemos palestra sobre “AUDIÇÂO E SEUS ESTíMULOS”, dia 27 de setembro, com a diretora da AUDIBEL, a Sra. Andrea Gomes.

Aa meta em 2011 é trabalhar mudanças comportamentais, aplicando–as nos textos e nas atividades de um modo geral, principalmente em aspectos multidisciplinares da saúde.

“Assim como a atividade física traz benefícios para o corpo, exercícios mentais e mudanças comportamentais, podem ajudar a manter a mente dos idosos funcionando melhor, com resultados duradouros, melhorando a qualidade de vida.”

Page 7: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

FOLHA FORTE07

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA

Após uma campanha que mobilizou considerável número de paroquianos e amigos, finalmente se tornou possível a substituição de todos os bancos da Igreja Matriz de Casa Forte. O importante é que isto ocorre graças às contribuições das famílias que conhecem as atividades da Paróquia, sentem as suas necessidades e não faltaram em momento tão importante. Os que freqüentam a Matriz do Sagrado Coração de Jesus já sentem a diferença dos novos móveis e sabem que o grande resultado é fruto da união dos esforços de todos.

Novos bancos da matriz

Vila Vintém

Bananal

Parabéns

16 anos

Anuncie AquiAnuncie AquiJoaquimVeronildo

3268.89999963.7461

(

(

Anuncie AquiAnuncie AquiJoaquimVeronildo

3268.89999963.7461

(

(

No período de 04 a 12 de outubro, realizou-se na Comunidade de Vila Vintém, a festa de sua Padroeira N.S. Aparecida. Como ocorre todos os anos, os paroquianos prepararam a festa com muito cuidado, desde o Novenário, até o dia do encerramento, quando se realizou a procissão e a missa solene.

A festa do Padroeiro São Judas Tadeu foi realizada entre os dias 20 e 28 de outubro, pelos paroquianos do Bananal. É um acontecimento marcante para a Comunidade, que cuida das festividades com muita antecedência. Durante o Novenário, foram homenageadas pessoas ou entidades com serviços

No dia 20 de novembro, as crianças e pré adolescentes que frequentaram a Turma de Primeira Eucaristia este ano, realizaram seu feliz encontro pessoal com Jesus Cristo. Foi um dia alegre para eles, seus pais e catequistas. A Catequese os espera em 2011, quando continuaremos a nossa caminhada para Jesus Cristo.

1ª Eucaristia - Dia Feliz VI Cantata Natalina Viver Casa Forte

54 anos de Sacerdócio de Pe. Edwaldo

A Associação Coral Viver Casa Forte está produzindo a VI Cantata Natalina Viver Casa Forte. Os seus coordenadores estão trabalhando para que este ano tenhamos um belo espetáculo, neste evento já tradicional que reúne numa grande confraternização todos os paroquianos e pessoas de várias localidades do Recife. O evento será realizado no dia 23 de dezembro próximo vindouro e terá início às 19h30. Esta edição promete uma atração de grande destaque na música sacra e erudita do nosso estado.

Foi celebrada no dia 02 de dezembro, com a presença d e f a m i l i a r e s e r e p r e s e n t a n t e s d a s comunidades de Casa Forte, Missa em Ação de Graças por mais um aniversário de ordenação

(54 anos) do Pe. Edwaldo Gomes. Após a solenidade, o aniversariante recebeu os

cumprimentos pela passagem de mais um ano de serviços prestados a Deus, da sua comunidade a quem tão dedicadamente serve.

Page 8: Cristo Hoje Natal 12.pdf · Tiragem desta edição: 1.500 exemplares Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. FOLHA FORTE 02 IATIR VIEIRA ADVOGADO

FOLHA FORTE 08

ESPAÇO ABERTO

PLAZASHOPPING

Atividades Paroquiais

Missas

Matriz: 19h Terça a SextaSábados: 16h (com as crianças)

19h30 (com as famílias)

Domingos: 08h (paroquial) 17h (com os jovens)19h30 (com as famílias)

Cap. N. Sra. Graças (Col. Virgem Poderosa)Quartas, sextas e Sábados às 17h e Domingo às 11h

Terças-feiras às 19h - Hora da Graça

Secretaria e-mail: [email protected]ª a 6ª das 07h às 12h e das 14h às 17h - Site: -3268-0647www.paroquiadecasaforte.com.br

Poço da Panela:Domingo às 19h30Lemos Torres:1ª Quarta às 19h30Inaldo Martins2ª Quarta às 19hPonte do Vintém

3ª Quarta às 19h30Sant’Ana4ª Quarta às 19h2ª Domingo às 8h30 com o pároco Nos outros domingos tem celebração da Palavra nesta comunidade

Em nossas Comunidades:

Hospital Infantil 3ª e 5ª às 17h

Capela da Sagrada Família 3ª a 6ª às 17h30

Folga do VigárioÀs segundas-feiras

Batizados

Aos segundos e quartos domingos de cada mês, às 10:00h, sendo imprescindível a participação dos pais e padrinhos em palestra de preparação que ocorrerá sempre no mês anterior do batismo, conforme data preestabelecida pela pastoral.

Foi num clima de muita alegria que aconteceu, no último dia 20 de novembro, o I Encontro Evangelização do Setor Centro Residencial

A animação ficou a cargo do Grupo Jovem Cristo Forte, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Casa Forte.

que reuniu integrantes das pastorais das Paróquias de Casa Forte, Espinheiro, Graças, Arraial, Madalena e Torre.

O anfitrião, Pe. Josivan, abriu os trabalhos dando as boas vindas e frizando que aquele encontro era um momento de “fazer pontes” de congraçamento entre as paróquias.

Às 11h foi concelebrada a Santa Missa, por Pe. Josivan, Cônego José Edwaldo, Frei Geraldo, Frei Joaquim, Monsenhor Romeu da Fonte e presidida por Dom Fernando Suburido.

Às 12h30 foi servido o almoço. À tarde, os trabalhos foram iniciados com a dinâmica de Louvor e, em seguida, Pe. Josenildo retomou a Palestra. Os presentes foram divididos em grupos, formandos Círculos de Estudo. Os resultados foram apresentados em plenário. O encerramento foi realizado após Adoração ao Santíssimo Sacramento, às 16h.

Após o lanche, Pe. Josenildo iniciou a sua palestra que teve como tema o Discípulo Missionário de Jesus, tendo como pano de fundo o Documento de Aparecida.

Como primeiro Encontro, dentro da nova sistemática adotada pela Arquidiocese de Olinda e Recife, pode-se dizer que foi muito positiva a iniciativa, e que certamente muitos frutos nascerão para o fortalecimento das Paróquias envolvidas.

1ª Encontro de Evangelização do Setor Centro Residencial