“cristãos não se nasce, torna-se!”

25
Cristãos não se Cristãos não se nasce, nasce, torna-se!” torna-se!” (Tertuliano - primeiro escritor latino 195-240 - igreja de Cartago-África)

Upload: wolfe

Post on 11-Jan-2016

39 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

“Cristãos não se nasce, torna-se!”. (Tertuliano - primeiro escritor latino 195-240 - igreja de Cartago-África). Iniciação cristã. O CATECUMENATO E O RICA. Fundamentação Uma experiência e uma proposta pastoral. de onde vem isso?. INICIAÇÃO CRISTÃ ... CATECUMENATO:. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

““Cristãos não se Cristãos não se nasce,nasce,

torna-se!”torna-se!”(Tertuliano - primeiro escritor latino 195-240 - igreja de Cartago-África)

Page 2: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

Fundamentação Uma experiência e uma proposta pastoral

Fundamentação Uma experiência e uma proposta pastoral

O CATECUMENATO O CATECUMENATO E O E O RICARICA

O CATECUMENATO O CATECUMENATO E O E O RICARICA

Iniciação cristã Iniciação cristã Iniciação cristã Iniciação cristã

Page 3: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

INICIAÇÃO CRISTÃ ... INICIAÇÃO CRISTÃ ... CATECUMENATO:CATECUMENATO:

1. 1. JESUS CRISTO:JESUS CRISTO: “Preguem o Evangelho a todos, façam que todos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

2. CATECUMENATO NOS2. CATECUMENATO NOS PRIMEIROS SÉCULOS PRIMEIROS SÉCULOS DA HISTÓRIA DA IGREJADA HISTÓRIA DA IGREJA:: foi a extraordinária experiência dos santos Padres da Igreja S.Ambrósio- S.Agostinho- S.João Crisóstomo- S.Irineo- Tertuliano, etc: um exemplo de zelo missionário, de prioridade da evangelização, de catequese bíblica, de vida cristã integral, de presença da comunidade na iniciação, de inculturação; um exemplo pastoral para todos os tempos!

de onde vem isso?de onde vem isso?

Page 4: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

Promulgado pelo Papa Paulo VI em 1972, foi publicado no Brasil em 1975. Em ocasião da II SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE Em ocasião da II SEMANA BRASILEIRA DE CATEQUESE sobre “Catequese com adultos” (Itaici-outubro 2001) foi feita a sobre “Catequese com adultos” (Itaici-outubro 2001) foi feita a nova edição do RICA e o seu relançamento na Igreja do Brasilnova edição do RICA e o seu relançamento na Igreja do Brasil

3. CONC3. CONCÍÍLIO VATICANO IILIO VATICANO II (volta às fontes) : :“Restaura-se o Catecumenato dos adultos, dividido em diversas etapas. O tempo do Catecumenato, estabelecido para conveniente instrução, será santificado com os sagrados ritos a serem celebrados em tempos sucessivos!”

(Constituição dogmática “Sacrossantum Concilium” - n.62- ano 1963)

4. RITU4. RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS AL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS – RICA:– RICA:

5. DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE - 5. DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE - DIRETRIZES DA IGREJA DO BRASIL – V DIRETRIZES DA IGREJA DO BRASIL – V CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO LATINO-CONFERÊNCIA DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO EM APARECIDA (maio 2007)AMERICANO EM APARECIDA (maio 2007)

Page 5: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

O QUE É INICIAÇÃO CRISTÃ?O QUE É INICIAÇÃO CRISTÃ?

- - “Iniciação”“Iniciação” = introduzir alguém no mistério, por meio de = introduzir alguém no mistério, por meio de mensagens e ritos.mensagens e ritos.

- “- “Iniciação cristã”Iniciação cristã” = Introduzir alguém no mistério de Cristo, = Introduzir alguém no mistério de Cristo, por meio da Catequese e por meio de diversos Ritos com que por meio da Catequese e por meio de diversos Ritos com que a comunidade acompanha o itinerário espiritual dos que são a comunidade acompanha o itinerário espiritual dos que são iniciados. Esta iniciação cristã é denominada iniciados. Esta iniciação cristã é denominada CatecumenatoCatecumenato e e os que são iniciados são chamados os que são iniciados são chamados catecúmenoscatecúmenos..

-- “Sacramentos de Iniciação cristã” “Sacramentos de Iniciação cristã” = Batismo,= Batismo, Confirmação, Confirmação, Eucaristia. São o ponto culminante da iniciação cristã.Eucaristia. São o ponto culminante da iniciação cristã.

Page 6: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

O QUE É O QUE É CCATECUMENATO?ATECUMENATO?

É a instituição para a iniciação cristã É a instituição para a iniciação cristã dos adultos no mistério de Cristo:dos adultos no mistério de Cristo:

Tempo de catequeseTempo de catequese (RICA n. 19)(RICA n. 19) Tempo de conversãoTempo de conversão para o jeito cristão de para o jeito cristão de

ser e viver ser e viver (RICA n. 19)(RICA n. 19) Tempo de comunhãoTempo de comunhão e participação na e participação na

comunidade cristã comunidade cristã (RICA 18)(RICA 18) AA comunidade cristã acompanhacomunidade cristã acompanha as etapas as etapas

desta caminhada de fé de seus catecúmenos desta caminhada de fé de seus catecúmenos com vários com vários ritos e celebraçõesritos e celebrações e, no final, e, no final, com os Sacramentos da iniciação cristã.com os Sacramentos da iniciação cristã.

Page 7: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

RICARICARITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOSRITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

RICARICARITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOSRITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

“O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), reformado após o Concílio Vaticano II,reformado após o Concílio Vaticano II, oferece oferece extraordinária extraordinária riqueza litúrgicariqueza litúrgica e preciosa e preciosa fonte fonte pastoralpastoral, especialmente na catequese de adultos e , especialmente na catequese de adultos e particularmente no que se refere ao restabelecimento particularmente no que se refere ao restabelecimento do Catecumenato na Igreja... É bom recordar a do Catecumenato na Igreja... É bom recordar a obrigatoriedade obrigatoriedade do Catecumenato e do uso do Ritual do Catecumenato e do uso do Ritual no Batismo de adultos. Deve-se usar com no Batismo de adultos. Deve-se usar com criatividade criatividade e senso pastorale senso pastoral as diversas opções e alternativas as diversas opções e alternativas oferecidas neste ritual...”oferecidas neste ritual...”

(CNBB- Apresentação introdutória do RICA- 24/06/2001)

Page 8: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

NOTASNOTAS - - Por “adultosPor “adultos”,”, o RICAo RICA entende pessoas acima dos 7 entende pessoas acima dos 7

anos de idade, no uso da razão.anos de idade, no uso da razão.

- O - O RICARICA restabelece na Igreja a praxe e o espírito do restabelece na Igreja a praxe e o espírito do Catecumenato do início da Igreja.Catecumenato do início da Igreja.

O O RICARICA não é somente um texto com ritos. Apresenta o não é somente um texto com ritos. Apresenta o itinerário espiritual - catecumenato- que deve ser itinerário espiritual - catecumenato- que deve ser percorrido por aqueles que querem ser iniciados na vida percorrido por aqueles que querem ser iniciados na vida cristã.cristã.

O O RICARICA ajuda as comunidades cristãs a acompanhar este ajuda as comunidades cristãs a acompanhar este itinerário por meio de celebrações e ritos que marcam as itinerário por meio de celebrações e ritos que marcam as etapas do catecumenato e que devem ser realizados etapas do catecumenato e que devem ser realizados durante a Missa dominical.durante a Missa dominical.

Page 9: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

Índice do RICA:Índice do RICA:1. 1. Introdução ao Rito de Iniciação Cristã de AdultosIntrodução ao Rito de Iniciação Cristã de Adultos2. 2. Ritos do Catecumenato:Ritos do Catecumenato:

-Celebração da entrada no Catecumenato-Celebração da entrada no Catecumenato-Ritos para o tempo do Catecumenato-Ritos para o tempo do Catecumenato-Celebração da eleição – no I domingo de Quaresma-Celebração da eleição – no I domingo de Quaresma-Ritos para o tempo de purificação e iluminação (Quaresma)-Ritos para o tempo de purificação e iluminação (Quaresma)-Ritos de preparação imediata- no manhã de Sábado Santo-Ritos de preparação imediata- no manhã de Sábado Santo-Celebração dos Sacramentos de iniciação - na Vigília pascal-Celebração dos Sacramentos de iniciação - na Vigília pascal

3. 3. Rito simplificado para a iniciação de adultosRito simplificado para a iniciação de adultos4. 4. Rito abreviado de iniciação de adultos- em perigo de morteRito abreviado de iniciação de adultos- em perigo de morte5. 5. Preparação para a Confirmação e a Eucaristia de adultos que, Preparação para a Confirmação e a Eucaristia de adultos que, batizados na infância, não receberam a devida catequese batizados na infância, não receberam a devida catequese6. 6. Ritos de iniciação de criança em idade de catequeseRitos de iniciação de criança em idade de catequese7. 7. Textos diversos na celebração de iniciação cristã de adultosTextos diversos na celebração de iniciação cristã de adultos8. 8. Apêndice:Apêndice: Rito de admissão na plena comunhão da Igreja Rito de admissão na plena comunhão da Igreja

Católica das pessoas já batizadas validamente. Católica das pessoas já batizadas validamente.

Page 10: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

O ITINERÁRIO E AS ETAPAS O ITINERÁRIO E AS ETAPAS DA INICIAÇÃO CRISTÃ - CATECUMENATODA INICIAÇÃO CRISTÃ - CATECUMENATO - -

conforme o RICAconforme o RICA

O ITINERÁRIO E AS ETAPAS O ITINERÁRIO E AS ETAPAS DA INICIAÇÃO CRISTÃ - CATECUMENATODA INICIAÇÃO CRISTÃ - CATECUMENATO - -

conforme o RICAconforme o RICA

PRÉ-PRÉ-CATECUMENATOCATECUMENATO

Etapa do acolhimento Etapa do acolhimento na comunidade cristãna comunidade cristã(cf introdutor),(cf introdutor),

- Inscrição e - Inscrição e colóquio com o colóquio com o catequista.catequista.

- - Primeira Primeira evangelizaçãoevangelização

Celebração dos Celebração dos Sacramentos de Sacramentos de iniciação cristã iniciação cristã

na Vigília Pascalna Vigília Pascal

MISTAGOGIAMISTAGOGIA

Aprofundamento e Aprofundamento e vivência do mistério vivência do mistério

cristão-mistério cristão-mistério pascalpascal..

Celebração da Celebração da EntradaEntrada

CATECUMENATOCATECUMENATO

Etapa suficientemente Etapa suficientemente longa para a iniciação longa para a iniciação

cristã:cristã:

- Catequese- Catequese

- Vivência cristã - Vivência cristã (conversão)(conversão)

- Entrosamento com - Entrosamento com a comunidade cristãa comunidade cristã

RitosRitos

Celebração da Celebração da EleiçãoEleição

PURIFICAÇÃO E PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃOILUMINAÇÃO

-- QUARESMA QUARESMA --

Preparação próxima Preparação próxima para:para:

- Catequese- Catequese

- Práticas - Práticas quaresmais quaresmais

RitosRitos

Page 11: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

Uma proposta pastoral Uma proposta pastoral de catecumenato de catecumenato com o uso simplificado do com o uso simplificado do

RICARICA

Uma proposta pastoral Uma proposta pastoral de catecumenato de catecumenato com o uso simplificado do com o uso simplificado do

RICARICADiz o RICA: Diz o RICA: ““Deve-se usar com Deve-se usar com criatividade e senso pastoralcriatividade e senso pastoral as diversas opções as diversas opções

e alternativas oferecidas neste ritual...” e alternativas oferecidas neste ritual...” (introdução do RICA)(introdução do RICA)

Também durante o processo de preparação para a Confirmação e a Também durante o processo de preparação para a Confirmação e a Eucaristia de adultos batizados na infância devem ser utilizados Eucaristia de adultos batizados na infância devem ser utilizados alguns ritos do Catecumenato”alguns ritos do Catecumenato” (cap. IV)(cap. IV)

““Os ritos de iniciação de crianças que não foram batizados na Os ritos de iniciação de crianças que não foram batizados na infância e que estão em idade de catequese, devem ser realizados infância e que estão em idade de catequese, devem ser realizados também com as crianças que se preparam para a Eucaristia, já que também com as crianças que se preparam para a Eucaristia, já que pertencem geralmente ao mesmo grupo de companheiros”pertencem geralmente ao mesmo grupo de companheiros” (cap. V)(cap. V)

Page 12: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

À partir destas indicações do RICA e da experiência À partir destas indicações do RICA e da experiência pastoral em muitas Paróquias, propomos pastoral em muitas Paróquias, propomos três formas três formas concretas de Catecumenato e correspondente uso concretas de Catecumenato e correspondente uso simplificado do RICA:simplificado do RICA:

1. CATECUMENATO DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE 1. CATECUMENATO DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE JOVENS E ADULTOS não batizados ou que, JOVENS E ADULTOS não batizados ou que, batizados na infância, não foram devidamente batizados na infância, não foram devidamente evangelizadosevangelizados (Sacramentos da Iniciação cristã ou somente Eucaristia)(Sacramentos da Iniciação cristã ou somente Eucaristia)

2. CATECUMENATO DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE 2. CATECUMENATO DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESECRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE ((Batismo eBatismo e(ou)(ou) Eucaristia Eucaristia))

3. CATECUMENATO CRISMAL3. CATECUMENATO CRISMAL ((com jovens e adultoscom jovens e adultos já iniciados na fé e que, pelo dom do já iniciados na fé e que, pelo dom do Espírito Santo (Crisma), querem confirmar sua fé e serem Espírito Santo (Crisma), querem confirmar sua fé e serem testemunhas de Cristo e membros ativos na comunidadetestemunhas de Cristo e membros ativos na comunidade))..

Page 13: “Cristãos não se nasce, torna-se!”
Page 14: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

(1)(1) O RICA O RICA NA INICIAÇÃO CRISTÃ DE JOVENS E ADULTOSNA INICIAÇÃO CRISTÃ DE JOVENS E ADULTOS

1. CELEBRAÇÃO DE ENTRADA 1. CELEBRAÇÃO DE ENTRADA (ou “Instituição dos (ou “Instituição dos

catecúmenos”)catecúmenos”):: Acolhida e assinalação com a cruzAcolhida e assinalação com a cruz Ingresso na igrejaIngresso na igreja Entrega do Livro da Palavra de DeusEntrega do Livro da Palavra de Deus Unção com o óleo dos catecúmenosUnção com o óleo dos catecúmenos Solene bênção finalSolene bênção final

2. RITO DAS ENTREGAS:2. RITO DAS ENTREGAS: Entrega do Símbolo da féEntrega do Símbolo da fé Entrega da Oração do SenhorEntrega da Oração do Senhor Entrega do Mandamento do SenhorEntrega do Mandamento do Senhor

Page 15: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

RRitos quaresmaisitos quaresmais (tempo de purificação e iluminação)(tempo de purificação e iluminação)::3. 3. CELEBRAÇÃO DA ELEIÇÃOCELEBRAÇÃO DA ELEIÇÃO (I ou II dom. Quaresma) (I ou II dom. Quaresma) :: Apresentação e exame dos eleitosApresentação e exame dos eleitos EleiçãoEleição Preces pelos eleitosPreces pelos eleitos Solene bênção finalSolene bênção final

4.4. RITO DE PURIFICAÇÃORITO DE PURIFICAÇÃO (V dom. Quaresma)(V dom. Quaresma):: Preces pelos eleitosPreces pelos eleitos ExorcismoExorcismo

5.5. RITO DE PREPARAÇÃO IMEDIATARITO DE PREPARAÇÃO IMEDIATA (Sábado Santo-manhã)(Sábado Santo-manhã):: Ritos iniciaisRitos iniciais Liturgia da PalavraLiturgia da Palavra (Fl 3,4-15; S.62; Mt 16,13-18)(Fl 3,4-15; S.62; Mt 16,13-18) Recitação do Símbolo apostólicoRecitação do Símbolo apostólico (“Redditio”)(“Redditio”) Rito do Efatá (à partir da leitura de Marcos 7,31-37)Rito do Efatá (à partir da leitura de Marcos 7,31-37) Rito da UnçãoRito da Unção BênçãoBênção finalfinal

Page 16: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

6. CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS DA 6. CELEBRAÇÃO DOS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃINICIAÇÃO CRISTÃ

na Vigília pascalna Vigília pascal

Apresentação dos eleitos e exortação Ladainha dos santos Oração sobre a água Renúncia e profissão de fé Banho batismal Ritos complementares: - unção crismal - entrega da luz Celebração da Confirmação Eucaristia

Page 17: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

(2)(2) O RICA O RICA NA INICIAÇÃO CRISTÃ DAS NA INICIAÇÃO CRISTÃ DAS

CRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESECRIANÇAS EM IDADE DE CATEQUESE(Catecumenato Eucarístico)(Catecumenato Eucarístico)

1. CELEBRAÇÃO DE ENTRADA:1. CELEBRAÇÃO DE ENTRADA: Acolhida e assinalação com a cruzAcolhida e assinalação com a cruz Ingresso na igrejaIngresso na igreja Entrega do Livro da Palavra de DeusEntrega do Livro da Palavra de Deus Preces pelos catecúmenosPreces pelos catecúmenos Solene bênção finalSolene bênção final

2. RITO DE PURIFICAÇÃO:2. RITO DE PURIFICAÇÃO: Apresentação dos eleitos Apresentação dos eleitos (no início da Missa)(no início da Missa) Exorcismo Exorcismo (após a homilia)(após a homilia)

Unção com o óleo dos catecúmenosUnção com o óleo dos catecúmenos Preces pelos catecúmenosPreces pelos catecúmenos Solene bênção finalSolene bênção final

Page 18: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

3. CELEBRAÇÃO DO BATISMO E 3. CELEBRAÇÃO DO BATISMO E PRIMEIRA EUCARISTIA:PRIMEIRA EUCARISTIA:

Apresentação dos eleitos e exortação Oração sobre a água Renúncia e profissão de fé Banho batismal Rito complementares: -uncão crismal -entrega da luz Celebração da Eucaristia Ato de devoção a Maria

Page 19: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

(3)(3) O RICAO RICA NO CATECUMENATO CRISMALNO CATECUMENATO CRISMAL

1. CELEBRAÇÃO DE ENTRADA:1. CELEBRAÇÃO DE ENTRADA: Acolhida e assinalação com a cruzAcolhida e assinalação com a cruz Ingresso na igrejaIngresso na igreja Entrega do Livro da Palavra de DeusEntrega do Livro da Palavra de Deus Unção com o óleo dos catecúmenosUnção com o óleo dos catecúmenos Solene bênção finalSolene bênção final

2. RITO DAS ENTREGAS:2. RITO DAS ENTREGAS: Entrega do Símbolo da féEntrega do Símbolo da fé Entrega da Oração do SenhorEntrega da Oração do Senhor Entrega do Mandamento do SenhorEntrega do Mandamento do Senhor

Page 20: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

- - Apresentação e exame dos eleitosApresentação e exame dos eleitos- Eleição- Eleição- Preces pelos eleitos- Preces pelos eleitos- Solene bênção final- Solene bênção final

3. CE3. CELEBRAÇÃO DA ELEIÇÃO:LEBRAÇÃO DA ELEIÇÃO:

4. CELEBRAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO:4. CELEBRAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO:

conforme o “Ritual da Confirmação”

Page 21: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

Relembrando alguRelembrando algumas palavrasmas palavrasda linguagem catecumenal:da linguagem catecumenal:

AdmissãoAdmissão == é o chamado “rito de entrada”, quando o candidato se transforma em catecúmeno... é o chamado “rito de entrada”, quando o candidato se transforma em catecúmeno...

Banho BatismalBanho Batismal = = a palavra “batismo”, do grego, significa “mergulho na água”....a palavra “batismo”, do grego, significa “mergulho na água”....

CatecúmenosCatecúmenos(as)(as) = = do gregodo grego “catekoumenoi”: aqueles que recebem a instrução oral (verbo: “catequeo”)“catekoumenoi”: aqueles que recebem a instrução oral (verbo: “catequeo”)

CandidatoCandidato = = é aquele que pede sua admissão no Catecumenatoé aquele que pede sua admissão no Catecumenato

ConversãoConversão = = “mudança radical de vida”; reconhecer Jesus Cristo como seu Senhor (At 2,37-41; 1 Ts 1,8)“mudança radical de vida”; reconhecer Jesus Cristo como seu Senhor (At 2,37-41; 1 Ts 1,8)

EntregasEntregas = = ritos de entrega dos documentos-síntese da fé cristã (cf “tradítio” e “redditio”)ritos de entrega dos documentos-síntese da fé cristã (cf “tradítio” e “redditio”)

Eleição Eleição = = rito de eleição , no início da Quaresma: é o momento central do Catecumenato.rito de eleição , no início da Quaresma: é o momento central do Catecumenato.

Eleitos Eleitos = = assim são chamados após a eleição: escolhidos por Deus a participar de seu Povo, a Igreja de J.C.assim são chamados após a eleição: escolhidos por Deus a participar de seu Povo, a Igreja de J.C.

Escrutínios Escrutínios = = ritos de purificação interior: domingos de Quaresma. Também exame da conduta moral ritos de purificação interior: domingos de Quaresma. Também exame da conduta moral

Exame Exame == o colóquio do catequista com cada candidato ao catecumenato, juntamente com seu introdutor o colóquio do catequista com cada candidato ao catecumenato, juntamente com seu introdutor

ExorcismoExorcismo = = rito com a imposição das mãos, pedindo a Deus a libertação do maligno rito com a imposição das mãos, pedindo a Deus a libertação do maligno

IluminaçãoIluminação = = assim era chamado o Batismo; é também o tempo de preparação próxima, a Quaresmaassim era chamado o Batismo; é também o tempo de preparação próxima, a Quaresma

IniciaçãoIniciação = = é a introdução de alguém no “mistério”, por meio da mensagem e de ritosé a introdução de alguém no “mistério”, por meio da mensagem e de ritos

Inscrição do nomeInscrição do nome = = corresponde ao “rito de corresponde ao “rito de eleiçãoeleição” (Quaresma): é a “inscrição ao Batismo”” (Quaresma): é a “inscrição ao Batismo”

Page 22: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

(continuação)(continuação)

Instituição dos catecúmenosInstituição dos catecúmenos = = assim é também denominado oassim é também denominado o “Rito de entrada”“Rito de entrada”

IntrodutorIntrodutor == alguém da comunidade que conhece e é amigo do candidato, que solicita alguém da comunidade que conhece e é amigo do candidato, que solicita sua admissão, o apresenta ao catequista, testemunhando seus costumes e desejo de ser sua admissão, o apresenta ao catequista, testemunhando seus costumes e desejo de ser cristão. O introduz na vida da comunidade e o acompanha durante o catecumenato. É cristão. O introduz na vida da comunidade e o acompanha durante o catecumenato. É chamado também, “garante”, “acompanhante”, “pai espiritual”(padrinho). Deve estar presente chamado também, “garante”, “acompanhante”, “pai espiritual”(padrinho). Deve estar presente no Rito de Entrada. no Rito de Entrada.

Livro dos CatecúmenosLivro dos Catecúmenos = = depois do “Rito de entrada”, o nomes dos catecúmenos depois do “Rito de entrada”, o nomes dos catecúmenos devem constar num livro próprio, com estes dados: nome do introdutor, catequista, ministro, devem constar num livro próprio, com estes dados: nome do introdutor, catequista, ministro, data e lugar da admissão.data e lugar da admissão.

MistagogiaMistagogia = = “compreensão e vivência do mistério” (após o Batismo; no tempo pascal) “compreensão e vivência do mistério” (após o Batismo; no tempo pascal)

NeófitasNeófitas = = assim são denominados os recém-batizadosassim são denominados os recém-batizados

Padrinho/madrinhaPadrinho/madrinha = = pai ou mãe espiritual, da fé, escolhido(a) pelos eleitos por seu pai ou mãe espiritual, da fé, escolhido(a) pelos eleitos por seu exemplo e amizade, com a aprovação do presbítero e designado(a) antes da “eleição”: pode exemplo e amizade, com a aprovação do presbítero e designado(a) antes da “eleição”: pode ser o(a) mesmo(a) introdutor(a)-acompanhante.ser o(a) mesmo(a) introdutor(a)-acompanhante.

Pré-catecumenatoPré-catecumenato = = tempo indeterminado de acolhimento na comunidade cristã tempo indeterminado de acolhimento na comunidade cristã (integrando-o num grupo de cristãos ex. Círculos Bíblicos, etc.), de evangelização, de (integrando-o num grupo de cristãos ex. Círculos Bíblicos, etc.), de evangelização, de conversão, de um certo costume de rezar e invocar a Deus. Neste tempo é feito o colóquio- conversão, de um certo costume de rezar e invocar a Deus. Neste tempo é feito o colóquio- exame do catequista com cada um e com seu introdutor-acompanhante.exame do catequista com cada um e com seu introdutor-acompanhante.

SimpatizantesSimpatizantes = = outro termo para designar os “candidatos” que estão fazendo pré-outro termo para designar os “candidatos” que estão fazendo pré-catecumenatocatecumenato

Page 23: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

MENSAGEM FINALMENSAGEM FINAL Assumir o Catecumenato da iniciação cristã e os sagrados ritos que Assumir o Catecumenato da iniciação cristã e os sagrados ritos que

o acompanham (RICA) é um o acompanham (RICA) é um dever de fidelidade e de obediênciadever de fidelidade e de obediência ao ao Concílio Vaticano II e a Igreja.Concílio Vaticano II e a Igreja.

Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA) é questão de Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA) é questão de atenção aos sinais dos temposatenção aos sinais dos tempos e a nossa realidade e a nossa realidade (fim da (fim da cristandade, processo de descristianização e de pluralismo religioso que cristandade, processo de descristianização e de pluralismo religioso que caracteriza o novo milênio e, ao mesmo tempo...)caracteriza o novo milênio e, ao mesmo tempo...)

Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA), é atender aos Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA), é atender aos apelos do novo Diretório Nacional de Catequeseapelos do novo Diretório Nacional de Catequese, da V Conferência , da V Conferência do episcopado latino-americano (Aparecida), etc.do episcopado latino-americano (Aparecida), etc.

Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA), vai ser um Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA), vai ser um maravilhoso instrumento de renovaçãomaravilhoso instrumento de renovação da pastoral e da catequese da pastoral e da catequese em nossas dioceses e paróquias: o Catecumenato faz com que toda em nossas dioceses e paróquias: o Catecumenato faz com que toda comunidade eclesial esteja envolvida....comunidade eclesial esteja envolvida....

Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA) é Assumir o Catecumenato e os sagrados ritos (RICA) é questão de questão de ardor missionário e de prioridade da evangelização,ardor missionário e de prioridade da evangelização, conforme a conforme a ordem de Jesus ordem de Jesus (“(“Vão, preguem o Evangelho a todos, façam que todos sejam Vão, preguem o Evangelho a todos, façam que todos sejam

meus discípulos; depois batize-osmeus discípulos; depois batize-os!”-Mt 28,19),!”-Mt 28,19), o exemplo do Apóstolo Paulo o exemplo do Apóstolo Paulo (”(”Ai de mim se não evangelizar!”Ai de mim se não evangelizar!” – 1 Cor 9,16 – 1 Cor 9,16)) e dos santos Padres da Igreja. e dos santos Padres da Igreja.

Page 24: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

É bom relembrar a introdução no RICA: É bom relembrar a introdução no RICA: ““A fiel observância do A fiel observância do RICA e o conveniente aproveitamento com criatividade e senso RICA e o conveniente aproveitamento com criatividade e senso pastoral das diversas opções oferecidas, hão de levarpastoral das diversas opções oferecidas, hão de levar a própria a própria comunidade eclesial a redescobrir a riqueza admirável dos comunidade eclesial a redescobrir a riqueza admirável dos Sacramentos de iniciação cristã!” (Dom Geraldo).Sacramentos de iniciação cristã!” (Dom Geraldo).

Criatividade e senso pastoral, inculturação e adaptação, Criatividade e senso pastoral, inculturação e adaptação, unidade e colegialidade... No respeito comum da disciplina do unidade e colegialidade... No respeito comum da disciplina do catecumenato, as Dioceses e a Conferência episcopal são catecumenato, as Dioceses e a Conferência episcopal são convidadas pelo próprio RICA a estabelecer métodos e convalidar convidadas pelo próprio RICA a estabelecer métodos e convalidar experiências. experiências.

Enfim, neste início do novo milênio a Igreja quer re-introduzir a Enfim, neste início do novo milênio a Igreja quer re-introduzir a mais marcante experiência missionária e evangelizadora de sua mais marcante experiência missionária e evangelizadora de sua história: algo que tinha acabado há 1500 anos! Não vai ser fácil história: algo que tinha acabado há 1500 anos! Não vai ser fácil esta virada...há muita coisa que deve ser estudado, discutido, esta virada...há muita coisa que deve ser estudado, discutido, experimentado. O importante é ter a coragem de começar. O experimentado. O importante é ter a coragem de começar. O caminho se faz andando: na certeza que o Espírito Santo continua caminho se faz andando: na certeza que o Espírito Santo continua guiando sua Igreja, como fogo que ilumina a noite, como vento guiando sua Igreja, como fogo que ilumina a noite, como vento que empurra pra’ frente!que empurra pra’ frente!

Page 25: “Cristãos não se nasce, torna-se!”

Peçam por nós, para que Deus nos abra

uma porta para a pregação,

a fim de anunciarmos o mistério de Cristo

com linguagem conveniente!”

(Paulo aos Colossenses 4,3-4)