cpv o cursinho mais prova gv fgv economia...

8
FGVECONOV2016 1F FGV Economia 20/ NOV/2016 CPV O CURSINHO QUE MAIS APROVA NA GV 1 BIOLOGIA 31. As setas 1, 2 e 3, na figura seguinte, indicam biomoléculas componentes da membrana plasmática de uma célula animal. Com base nas funções desempenhadas pela membrana em diferentes tipos celulares, é correto afirmar que a) a biomolécula 1 é um carboidrato componente do glicocálix e atua no reconhecimento intercelular. b) a biomolécula 2 é um fosfolipídio componente da bicamada e atua no transporte de gases respiratórios nos eritrócitos. c) a biomolécula 3 é um polissacarídeo componente da parede celular e confere resistência e sustentação às células ósseas. d) as biomoléculas 1 e 3 são proteínas da bicamada e realizam a contração e o relaxamento nas células musculares. e) as biomoléculas 2 e 3 são aminoácidos do glicocálix e atuam na síntese de secreções nas células epiteliais. Resolução: A ilustração mostra uma região da membrana plasmática. A seta 1 indica polissacarídeo, que contribui para a formação do glicocálix, camada gelatinosa anexa externamente à membrana plasmática, que desempenha várias funções, inclusive a de reconhecimento intercelular. A seta 2 indica moléculas proteicas que apresentam alta diversidade estrutural e funcional. A seta 3 indica fosfolipídeos, responsáveis pela fluidez da membrana. Alternativa A 32. O número de cromossomos presentes no núcleo celular é característico em cada espécie de ser vivo eucarionte, porém podem ocorrer variações geradas naturalmente pelo ambiente, ou intencionalmente por meio de procedimentos laboratoriais. Em relação a essas variações no número de cromossomos nucleares, é correto afirmar que a poliploidia, a) nos gatos domésticos, é responsável pela alta diversidade de raças existentes. b) em uma colônia de bactérias, constitui a principal metodologiabiotecnológicaparaproduçãodetransgênicos. c) no trigo cultivado, é responsável pela padronização de características com interesse econômico. d) no protozoário plasmódio, causador da malária, constitui o principal tratamento para a doença. e) em uma colônia de leveduras, confere maior capacidade metabólica fotossintetizante. Resolução: A poliploidia é um tipo de alteração em um ou mais genomas (conjunto haploide de cromossomos), acrescentados ao número normal de cromossomos com produção de células 3n, 4n etc. Habitualmente, tais mutações são induzidas por técnicas de laboratório para a produção de variedades de plantas com características de interesse, como maior produtividade, resistência a pragas, entre outras. Alternativa C

Upload: truongdieu

Post on 01-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

FGV – Economia – 20/nov/2016

CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV

1

BioloGia

31.Assetas1,2e3,nafiguraseguinte,indicambiomoléculascomponentesdamembranaplasmáticadeumacélulaanimal.

Combasenasfunçõesdesempenhadaspelamembranaemdiferentestiposcelulares,écorretoafirmarque

a) a biomolécula 1 é um carboidrato componente doglicocálixeatuanoreconhecimentointercelular.

b) a biomolécula 2 é um fosfolipídio componente dabicamadaeatuanotransportedegasesrespiratóriosnoseritrócitos.

c) a biomolécula 3 é um polissacarídeo componente daparede celular e confere resistência e sustentação àscélulasósseas.

d) asbiomoléculas1e3sãoproteínasdabicamadaerealizamacontraçãoeorelaxamentonascélulasmusculares.

e) asbiomoléculas2e3sãoaminoácidosdoglicocálixeatuamnasíntesedesecreçõesnascélulasepiteliais.

Resolução: Ailustraçãomostraumaregiãodamembranaplasmática. Aseta1indicapolissacarídeo,quecontribuiparaaformação

do glicocálix, camada gelatinosa anexa externamente àmembrana plasmática, que desempenha várias funções,inclusiveadereconhecimentointercelular.

A seta 2 indicamoléculas proteicas que apresentam altadiversidadeestruturalefuncional.

Aseta3indicafosfolipídeos,responsáveispelafluidezdamembrana.

Alternativa A

32.O número de cromossomos presentes no núcleo celularé característico em cada espécie de ser vivo eucarionte,porémpodemocorrervariaçõesgeradasnaturalmentepeloambiente,ouintencionalmentepormeiodeprocedimentoslaboratoriais.

Emrelaçãoaessasvariaçõesnonúmerodecromossomosnucleares,écorretoafirmarqueapoliploidia,

a) nosgatosdomésticos,éresponsávelpelaaltadiversidadederaçasexistentes.

b) em uma colônia de bactérias, constitui a principalmetodologiabiotecnológicaparaproduçãodetransgênicos.

c) notrigocultivado,éresponsávelpelapadronizaçãodecaracterísticascominteresseeconômico.

d) noprotozoárioplasmódio,causadordamalária,constituioprincipaltratamentoparaadoença.

e) emumacolôniadeleveduras,conferemaiorcapacidademetabólicafotossintetizante.

Resolução:

Apoliploidiaéumtipodealteraçãoemumoumaisgenomas(conjunto haploide de cromossomos), acrescentados aonúmeronormaldecromossomoscomproduçãodecélulas3n, 4n etc. Habitualmente, tais mutações são induzidasportécnicasdelaboratórioparaaproduçãodevariedadesde plantas com características de interesse, como maiorprodutividade,resistênciaapragas,entreoutras.

Alternativa C

Page 2: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

20/11/2016 CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV2

33.A garantia da polinização de espécies vegetais nativas éessencial para amanutenção do equilíbrio ecológico dosecossistemasnaturais,umavezque,apartirdapolinização,assementessedesenvolvemnasestruturasreprodutivasdosvegetais.

AgimnospermaAraucaria angustifoliaébastanteabundantenosecossistemasdaregiãodaSerradaMantiqueira,esuareproduçãoocorreemfunçãodotransportedegrãosdepólenentreestróbilosmasculinos

a) eestróbilosfemininosdeumamesmaárvore,realizadoporinsetosepássaros.

b) deumaárvoreeestróbilosfemininosdeoutraárvore,realizadopelovento.

c) e estróbilos femininos (hermafroditas) de árvoresdiferentes,realizadopelosinsetos.

d) eestróbilosfemininos(hermafroditas)deumamesmaárvore,realizadopormorcegosepássaros.

e) e estróbilos femininos (hermafroditas) de árvoresdiferentes,realizadopeloventoepelosanimais.

Resolução:

Omecanismodepolinizaçãotípicodegimnospermaocorrepor intervenção natural do vento, processo denominadoanemofilia,pormeiodoqualotransportedogrãodepólenaté as escamas do estróbilo feminino garante a posteriorfecundação.

Alternativa B

34.Afotografiamostraocortetransversaldeumaraiz.

www.ebah.com.br.Adaptado

Aabsorçãode do soloatravésdopeloradicularocorrepor ,atingindooxilemaprimário, tecido responsável pela condução do que foiabsorvidoatéaporçãosuperiordosvegetais.Aprincipalforçaascendentedeconduçãoépromovidapela .

Assinaleaalternativaquecompleta,corretaerespectivamente,aslacunasdotexto.

a) seivabruta…transporteativo…capilaridade b) íonsminerais…transportepassivo…pressãoosmótica c) seivaelaborada…difusãofacilitada…gutação d) moléculas orgânicas … difusão simples … abertura

estomática e) água…osmose…transpiraçãofoliar

Resolução:

A águadosolofluiporosmoseemdireçãoaosistemavascular(xilemaprimário),ondeascendeatéasfolhasdevidoaofatormaisimportante,queéatranspiração foliar.

Alternativa E

Page 3: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

3CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV 20/11/2016

35.Atabelamostraacomposiçãogasosanoarinspiradoenoarexpiradoporumapessoa.

Gases %noarinspirado

%noarexpirado

Nitrogênio(N2) 79,0 79,0Oxigênio(O2) 20,9 14,0Dióxidodecarbono(CO2) 0,03 5,6

JoséMarianoAmabiseGilbertoRodriguesMartho,Biologia.Moderna

Combasenafisiologiahumana,écorretoafirmarque

a) asporcentagensdegásnitrogênioinspiradoeexpiradosãoiguais,poisoconsumoeaproduçãodessegássãoequivalentesnometabolismocelular.

b) amaior porção do gás oxigênio inspirado é utilizadacomo fonte de energia no metabolismo respiratóriomitocondrial.

c) oaumentodaporcentagemdedióxidodecarbononoarexpiradodecorredometabolismocelularparaproduçãodeenergia.

d) asdiferençasdasporcentagensnoarinspiradoenoarexpirado são justificadas devido à conversão de gásoxigênioemgáscarbôniconarespiraçãocelular.

e) a diminuição da porcentagem de gás oxigênio no arexpiradose relacionacomautilizaçãodosátomosdeoxigênioparaasíntesedebiomoléculas.

Resolução:

Onitrogênio(N2)éumgásinerteparaamaioriadosseresvivos.Assim,aconcentraçãodessegásnãoéalteradaquandosecomparaoarinspiradoaoexpirado.

Ogásoxigênio(O2)éreagentenoprocessoderespiraçãocelular,especificamentecomoaceptorfinaldehidrogênionacadeiarespiratóriaeeliminadonaformademoléculasdeágua.

O gás carbônico (CO2) é resíduo final do processo dedegradaçãodeácidopirúviconociclodeKrebs.

Alternativa C

36.A figura ilustra um ovário humano com folículos emdiferentesestágiosdedesenvolvimento.

http://wikiciencias.casadasciencias.org.Adaptado

Combasenaregulaçãohormonaldeumcicloovarianosemalterações,comduraçãode28dias,écorretoafirmarque

a) ocorpolúteoéformadoconcomitantementeaoperíododefluxomenstrual,emfunçãodaaçãodoestrógeno,nosprimeirosdiasdociclo.

b) osfolículosovarianosproduzemFSHeLHnaprimeirametadedociclo,emfunçãodaaçãodaprogesteronaedoestrógeno,responsáveispelaovulação.

c) oóvuloéliberadonastubasuterinasemfunçãodaquedanastaxasdeFSHeLHcercadevinteeumdiasapósoprimeirodiadofluxomenstrual.

d) ocorpolúteoéresponsávelpelaproduçãodeprogesteronaeacabadegenerando-seaofinaldasegundametadedociclo,casonãoocorraafecundação.

e) os folículos ovarianos, na primeira metade do ciclo,produzemestrógenoeprogesteronasoboestímulodocorpolúteo,queproduzFSHeLH.

Resolução:

O corpo lúteo, também denominado corpo amarelo, éumaestruturaefêmerapresentenamaioriadasfêmeasdosmamíferos e forma-se durante o ciclomenstrual, após aovulação, sob a influência do hormônio produzido pelahipófise,denominadoluteinizante(LH).

Ocorpolúteoestárelacionadocomaproduçãodohormônioprogesterona, necessário para amanutenção da gravidez,preparandooúteroparareceberoconcepto.

Não ocorrendo a gravidez, as células do corpo lúteose degeneram devido ao processo de apoptose e,consequentemente, o nível de progesterona diminui,ocorrendoassimamenstruação.

Alternativa D

Page 4: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

20/11/2016 CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV4

Leiaanotíciaaseguirpararesponderàsquestõesdenúmeros37 e 38.

O clima de hoje, os dramas de amanhã

ORioAraguaia,umdosmaioresdoPaís, jáperdeumaisde100de suas ilhas, comoassoreamentodocumentadoporcientistas.O canal principal de navegação reduziu-se, sendoqueadrenagemdeáguaparafinsdeagriculturacontribuiparaoagravamentodacrisehídrica. GoiâniaeAparecidadeGoiâniasofremsemáguaempartesdascidades,porquefazendasdesviaramocursodeumrio.AIlha doBananal só existe agora como ilha durante parte doanoporqueoRio Javaés,bordaocidentaldessa ilha, só temáguadurantedoismesesnoano.Emváriosmunicípios,acrisenacaptaçãoéforte.SónaSerradasAreias,15nascentese9cachoeirassecaram. Estudo recentedoPaineldoClima (IPCC),publicadonarevistaNature,atualizouacorrelaçãoentrevolumesdeemissãode gases do efeito estufa (GEE) e aumentos da temperaturamédianaTerraatéofimdoséculo—acontinuaremcomohojeaspolíticas,oaumentoseráentre3,2e4,4graus.Mesmoqueospaísescumpramoscompromissosvoluntáriosassumidosnopassado,oaumentoficariaentre2,9e3,8graus. Esteano,oEl Niñocontribuiuparaoaumentodaconcentraçãodegasesdoefeitoestufaparaumnívelrecorde,ultrapassando,pelaprimeiravez,400partespormilhão.Mudançasclimáticasestão provocando deslocamento de nuvens para os polos,exposiçãodezonas,tropicalesubtropical,doplanetaàradiaçãosolaredesertificação.

WashingtonNovaes.http://opiniao.estadao.com.br/23/09/2016.Adaptado

37.OsdoisprimeirosparágrafosdanotíciasereferemàcrisehídricanaRegiãoCentro-Oestebrasileiraecitamalgunsdeseusimpactosambientais.

Assinaleaalternativaquerelacionacorretamenteumimpactoambientaldacrisehídricacomaecologiadosecossistemas.

a) Oassoreamentodeumrioéoresultadodafaltadechuva,queexpõetrechoscujaprofundidadeémenor.

b) Adrenagemdeáguaparafinsdeagriculturaéminimizadacomaimplantaçãodemonoculturasemlargaescala.

c) Aconstruçãodecanaisdenavegaçãocontribuiuparaocontroledavazãodosriosemqualquerestaçãodoano.

d) O represamento dos rios em reservatórios garante acaptaçãodeáguaparaapopulaçãoindependentementedoregimepluviométrico.

e) Aocorrênciadasnascentesdependedacoberturavegetalnativaedapercolaçãodaáguanosoloqueabasteceoslençóisfreáticos.

Resolução: Umanascentenadamaiséqueoaparecimento,nasuperfície

do terreno, de cursos d’água. A ocorrência de nascentesdependedacoberturavegetalnativaedainfiltraçãodaáguanosolo,queabasteceoslençóisfreáticos.Acrisehídricavividaporgrandepartedapopulaçãotemrelaçãodiretacomosdesmatamentosquevemocorrendoepodemserresumidosnafrase:"Quantomaiorodesmatamento,menosumidadee,portanto,menoschuva.E,semchuva,os reservatóriosficamvaziose,consequentemente,astorneiras,secas".

Alternativa E

38.O terceiroeoquartoparágrafosdanotícia se referemàsmudançasclimáticasnoplaneta.Emrelaçãoaoaquecimentoglobal,aoefeitoestufaeaofenômenoEl Niño,écorretoafirmarque

a) sãoprocessos independentes e não relacionados, umavezqueoprimeiroocorreemfunçãodaradiaçãosolar,osegundoéumfenômenoatmosfériconatural,eoterceiroestálimitadoaoOceanoPacífico.

b) oaquecimentoglobaléumaconsequênciadoefeitoestufa,que,porsuavez,éintensificadocomamaioremissãodealgunsgaseseagravadopelaaçãodoEl Niño quantoàmaiorconcentraçãodessesgasesestufanaatmosfera.

c) oEl Niñoéumfenômenodecorrentedoefeitoestufa,que,porsuavez,temorigemnoaquecimentoglobalgerado,principalmente,pelaatividadeindustrialconcentradanospaísesdesenvolvidoseemdesenvolvimento.

d) a intensificação do efeito estufa é essencial namanutençãodeumclimaadequadoparaapreservaçãoda biodiversidade no planeta, porém o fenômeno El Niñoeoaquecimentoglobalsãofatoresantrópicosqueminimizamtalocorrência.

e) são processos interdependentes e relacionados, umavez que são gerados diretamente pela emissão degasespoluentesquedestroemascamadasatmosféricassuperiores, tais como a do ozônio, responsáveis peladissipaçãodocalor.

Resolução: O El Niñocaracteriza-sepeloaquecimentoacimadamédiadas

águassuperficiaisdoPacíficoSul,oqueprovocamudançasnas correntes oceânicas e maior formação de nuvens naregiãoequatorial.Ofenômenoprovocaalteraçõesnoclimaemtodooplaneta,levandoàocorrênciademaisprecipitaçõesemalgumasregiõesedesecaemoutras.Jáoaquecimentoglobalécausadopelaaçãohumanapormeiodaqueimadecombustíveisfósseis(petróleoecarvão),ocasionando,alémdoderretimentodascalotaspolares,mudançasclimáticasplanetárias.Emanosmaisrecentes,parecequeoEl Niño deuuma“ajudinha”noaumentodatemperaturaglobal.

Alternativa B

Page 5: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

5CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV 20/11/2016

39.Afigura a seguir ilustra o processo de transformaçãodomilhomodernocultivado,atualmente,apartirdoteosinto,uma gramínea silvestre ancestral. Ambos vegetais sãoclassificadosdentrodaespécieZea mays.

www.ebah.com.br

Oprocessoquegerouasvariedadesagrícolascultivadashojeemlargaescalaestáfundamentado

a) na seleção natural, promovida pelo ambiente, devariedadesmaisprodutivasemaisresistentesàsvariaçõesambientais.

b) nasmutaçõesinduzidas,eposteriormenteselecionadas,a partir de cruzamentos com espécies de gramíneasdiferentes.

c) nocultivosobdiferentescondiçõesambientais,oquepromovemaiordiversidadegenéticadentrodaespécieancestral.

d) naseleçãoartificialdecaracterísticasdeinteresse,apartirdocruzamentodevariedadescultivadasemdiferentesregiões.

e) noscruzamentosdentrodasmesmasvariedades,oquepromoveahomogeneizaçãodascaracterísticas.

Resolução:

Aquestãomencionaomelhoramentogenético,consolidadopeloagrupamentode técnicasusadasparaaproduçãodenovasvariedadeseraçasquegarantamvantagensparaosprodutoresagropecuários,emcondiçõesdiversificadas.AalternativaDmencionacorretamentepartedestastécnicas.

Alternativa D

40.A interaçãoentredoisparesde alelos autossômicos comsegregação independente condiciona uma determinadacaracterísticagenética,comtrêsfenótiposdiferentes.

FenótipoX:presençade,pelomenos,umalelodominanteemcadapar.

FenótipoY:presençade,pelomenos,umalelodominantenoprimeiroparepresençadedoisalelosrecessivosnosegundopar.

FenótipoZ:presençadedoisalelosrecessivosnoprimeiroparepresençade,pelomenos,umalelodominantenosegundopar.

Indivíduosduplorecessivossãoinviáveisemorremaindanafaseembrionária.

ApartirdocruzamentoentreparentaiscujosgenótipossãoAabb e aaBb,aprobabilidadedenascimentodeindivíduoscaracterizadospelosfenótiposX,YeZ,respectivamente,é

a) 13 ,

13 e

13 .

b)12 ,

14 e

14 .

c)34 ,

18 e

18 .

d) 0,12 e

12 .

e) 14 ,

14 e

14 .

Resolução:

FenótipoX: A_B_

FenótipoY: A_bb

FenótipoZ: aaB_

Ogenótipoduplorecessivo(aabb)életalembrionariamente.

OcruzamentoAabbcomaaBboriginaprolecomasseguintesclassesgenotípicasefenotípicas:

Genótipos AaBb Aabb aaBb aabbFenótipos X Y Z letal

Comoogenótipoaabbéletal,nãoseconsideranoconjuntodaprole;assim,cadaclassefenotípicadeveráexpressar-senaproporçãode1: 3.

Alternativa A

Page 6: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

20/11/2016 CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV6

41.Ataxonomiadosseresvivosdenominadosdeprotoctistasébastantecomplexadevidoàdiversidadeapresentadapelosseusintegrantesecujaexplicaçãoestánasdiferentesorigensevolutivasexistentesdentrodessegrupo.

Osseresvivosclassificadosartificialmentecomoprotoctistassecaracterizamporserem

a) unicelulares,heterótrofoseeucariontes,apenas. b) unioupluricelulares,heterótrofoseeucariontes,apenas. c) uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos e

eucariontes,apenas. d) uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos e

procariontesoueucariontes. e) unicelulares,autótrofosouheterótrofoseprocariontes,

apenas.

Resolução:

Os seres vivos pertencentes ao Reino Protoctistas sãodivididos em dois grupos: as algas uni e pluricelulares(sem tecidos verdadeiros), eucariontes e autótrofos; e osprotozoários,eucariontes,heterótrofoseunicelulares.

Alternativa C

42.OtrechoaseguirfoiretiradodolivroA Origem das Espécies, escritopelonaturalistaCharlesDarwin.

Algunsnaturalistasdefendemquetodasasvariaçõesestãoligadasàreproduçãosexuada,oqueécertamenteumerro.Citei,emoutraobra,umaextensa listadeplantasqueosjardineiroschamam“plantasanômalas”,istoé,plantasnasquaissevêsurgir,derepente,umbrotoapresentandoqualquercaráternovoe,porvezes,diferenteporcompletodeoutrosbrotosdamesmaplanta.

http://ecologia.ib.usp.br/.Adaptado

Darwin desconhecia as leis sobre hereditariedade, porémestavacorretoemafirmarquenemtodasasvariaçõesestãoligadasaoatodareproduçãosexuada.

O surgimento repentino de características, com origemnão sexuada, completamente distintas em alguns brotosdamesmaplantaéexplicadoatualmente

a) pelas interações gênicas, tais como a epistasia e apleiotropia.

b) pelasegregaçãoindependentedecromossomosnameiose. c) peloprocessodepermutaçãonaprófase1dameiose. d) pelamanifestaçãodealelosrecessivosemhomozigose. e) pelasmutaçõesgenéticas,aleatóriaseespontâneas.

Resolução:

Brotosdamesmaplantasãoclones,istoé,sãofragmentosde um mesmo indivíduo que produzem novas plantascompletasporregeneração.Assim,qualquercaráternovodeveráserproduzidopormutaçõesgenéticasaleatóriaseespontâneas.

Alternativa E

Page 7: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

7CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV 20/11/2016

43.OInstitutoButantanestánafasefinaldostestesdavacinacontraadengue,aqualimunizaráaspessoas,comumasóaplicação,paraosquatrosorotiposviraisexistentes.

Combasenoaspectoimunológico,écorretoafirmarqueavacinaproduzidapeloInstitutoButantancontém

a) quatrotiposdeantígenosqueestimulamaproduçãodequatrotiposdeanticorpos,narespostaimunitáriaprimária.

b) umtipodeantígenoqueestimulaaproduçãodequatrotiposdeanticorpos,narespostaimunitáriaprimária.

c) quatro tipos de anticorpos que estimulam a produçãode quatro tipos de antígenos, na resposta imunitáriasecundária.

d) umtipodeanticorpoqueestimulaaproduçãodequatrotiposdeantígenos,narespostaimunitáriasecundária.

e) quatrotiposdeantígenosqueestimulamaproduçãodeumtipodeanticorpo,narespostaimunitáriaprimária.

Resolução:

Cada“sorotipo”viralcorrespondeaumavariedadedovírusdadengueportadordeantígenosespecíficos.Consequentemente,cada um desses vírus provoca a produção de anticorposespecíficos.AvacinaempesquisanoInstitutoButantãsópodeimunizarcontraosquatrosorotipossecontiverpelomenosquatro tiposdeantígenosespecíficosparacadavariedadeviral.

Alternativa A

44.A ação fisiológica de drogas como o crack e a cocaína,resumidamente, é explicada pelo bloqueio de canais derecaptura de neurotransmissores, como a dopamina, porexemplo.Apresençadedopaminanasinapseneuralporumtempoprolongadoconfereasalteraçõesnassensaçõesenocomportamentodousuário.

Tendo em vista a propagação do impulso nervoso nosneurônioscerebraishumanos,écorretoafirmarqueaaçãodocrackedacocaínaocorre

a) nosreceptoresdemembranalocalizadosnosaxônios. b) nosreceptoresdemembranalocalizadosnosdendritos. c) nasvesículassecretadaspelocorpocelularnasinapse. d) nasvesículassecretadaspelosaxôniosnasinapse. e) nasvesículassecretadaspelosdendritosnasinapse.

Resolução:

Obloqueiodoscanaisderecapturadeneurotransmissorescausa,poracúmulo,oaumentodaconcentraçãodosmesmosneurotransmissoresnafendasináptica.Esseefeitoacabaporaumentarotempoeaquantidadedereceptoresassociadoscom neurotransmissores específicos, potencializando assinapses em regiões do sistema nervoso. Os receptoresestãolocalizadosdoladopóssináptico,istoé,nosdendritosneuronais.

Alternativa B

Page 8: CPV O CursinhO Mais prOva GV FGV Economia novmedia.cpv.com.br/wp-content/uploads/sites/8/2016/11/21182803/... · b) o aquecimento global é uma consequência do efeito estufa, que,

fgvECONOv2016 1f

20/11/2016 CPV O CursinhO que Mais aprOva na GV8

45.Emumaconfraternizaçãoentreamigos,foramservidospãoevinho.Duranteobrinde,umconvidadobemhumoradoagradeceu profundamente a existência dos fungos para arealizaçãodoseventosgastronômicos.

Oagradecimentoaosfungos,comrelaçãoaopãoeaovinho,respectivamente,refere-seàproduçãode

a) glicoseeoxigênio,emfunçãodarespiraçãonashifas b) aminoácidosemonossacarídeos,emfunçãodadigestão

enzimáticanosesporos. c) glúten e ácido pirúvico, em função do metabolismo

aeróbiconoscorposdefrutificação. d) gás carbônico e etanol, em função do metabolismo

anaeróbiconasleveduras. e) ácidoláticoeácidoacético,emfunçãodahidrólisede

açúcaresnomicélio.

Resolução:

Aproduçãodebebidasalcoólicasedemassasincluiousodefungosunicelulares,habitualmentechamadosleveduras,que realizam fermentação etílica quando em ambienteanaeróbio.Esseprocessometabólicoconverteglicoseemgáscarbônico,oquepermiteocrescimentodasmassas,eemetanol,ingredientefundamentaldovinho.

Alternativa D

CoMENTÁRio Da PRoVa

AsquestõesdeBiologiadoVestibularparaaFGVEconomia2017 apresentou questões bem diversificadas, contemplandováriasáreasdadisciplina.Oníveldedificuldadeesteveentremédioefácil,comexceçãodaquestão44,classificadacomodedifícilresolução.