cpv fgv -...

5
1 CPV fgv071fdezeco FGV economia – 1 a Fase – 02/dezembro/2007 CPV O cursinho que mais aprova na FGV GEOGRAFIA 61. O mapa a seguir foi adaptado do tablóide Le Monde Diplomatique Brasil de setembro de 2007. Algumas porções do Ártico estão sendo disputadas pela Rússia, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá. A Convenção lnternacional do Mar, da Organização das Nações Unidas, determina que as águas do pólo norte sejam internacionais, ou seja, pertençam a todos. A disputa, então, estaria relacionada: a) à possibilidade de extração de hidrocarbonetos. b) à localização estratégica da região: entre a Europa, a Ásia e a África. c) ao acesso aos espaços da Antártica para as perquisas científicas. d) à conquista de assentos no Conselho de Segurança da ONU. e) à influência de ONGs de preservação ambiental sediadas nos Estados Unidos. Resolução: O recente interesse pela região do Ártico, demonstrado por Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e, principalmente, pela Rússia (que fincou no fundo oceânico uma bandeira de seu país) está relacio- nado à garantia do acesso à exploração das prováveis grandes jazidas de petróleo e gás natural (hidrocarbonetos) existentes na região. Alternativa A 62. Observe a figura. Folha de S.Paulo, 14/09/2007. Adaptado O pôster, divulgado pelo Partido do Povo Suíço, faz referência a uma temática de grande repercussão em vários países europeus. Trata-se: a) da crescente preocupação de produtores europeus com a entrada crescente de carne mais barata, importada de países como o Brasil. b) do questionamento de muitos europeus às políticas de recepção de imigrantes em seus países, considerada por uma parcela da população como sendo muito liberal. c) do crescimento do tráfico de drogas, relacionado à livre circulação de pessoas, o que tem facilitado a ação de traficantes de países da Europa Oriental. d) da possível entrada da Turquia na União Européia, o que muitos europeus consideram errado, alegando grandes diferenças culturais e religiosas. e) do questionamento da liderança política e militar dos Estados Unidos, que ainda se faz presente na Europa na forma de bases militares e instalação de mísseis. Resolução: O pôster divulgado pelo Partido do Povo Suíço demonstra a grande e crescente preocupação que existe em muitos países europeus com relação ao aumento do número de imigrantes, muito deles provenientes de ex-colônias européias na Ásia e, principalmente, na África, fato que tem provocado e expansão do sentimento xenófobo. Alternativa B

Upload: dodien

Post on 02-Dec-2018

243 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CPV FGV - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2008/resolucoes/... · 65. Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era

1CPV fgv071fdezeco

FGV – economia – 1a Fase – 02/dezembro/2007

CPV O cursinho que mais aprova na FGV

GEOGRAFIA

61. O mapa a seguir foi adaptado do tablóide Le MondeDiplomatique Brasil de setembro de 2007.

Algumas porções do Ártico estão sendo disputadas pelaRússia, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá. A Convençãolnternacional do Mar, da Organização das Nações Unidas,determina que as águas do pólo norte sejam internacionais,ou seja, pertençam a todos. A disputa, então, estariarelacionada:

a) à possibilidade de extração de hidrocarbonetos.b) à localização estratégica da região: entre a Europa, a Ásia

e a África.c) ao acesso aos espaços da Antártica para as perquisas

científicas.d) à conquista de assentos no Conselho de Segurança da ONU.e) à influência de ONGs de preservação ambiental sediadas

nos Estados Unidos.

Resolução: O recente interesse pela região do Ártico, demonstradopor Dinamarca, Estados Unidos, Canadá e, principalmente, pela Rússia(que fincou no fundo oceânico uma bandeira de seu país) está relacio-nado à garantia do acesso à exploração das prováveis grandes jazidas depetróleo e gás natural (hidrocarbonetos) existentes na região.

Alternativa A

62. Observe a figura.

Folha de S.Paulo, 14/09/2007. Adaptado

O pôster, divulgado pelo Partido do Povo Suíço, faz referênciaa uma temática de grande repercussão em vários paíseseuropeus. Trata-se:

a) da crescente preocupação de produtores europeus coma entrada crescente de carne mais barata, importada depaíses como o Brasil.

b) do questionamento de muitos europeus às políticas derecepção de imigrantes em seus países, considerada poruma parcela da população como sendo muito liberal.

c) do crescimento do tráfico de drogas, relacionado à livrecirculação de pessoas, o que tem facilitado a ação detraficantes de países da Europa Oriental.

d) da possível entrada da Turquia na União Européia, o quemuitos europeus consideram errado, alegando grandesdiferenças culturais e religiosas.

e) do questionamento da liderança política e militar dosEstados Unidos, que ainda se faz presente na Europa naforma de bases militares e instalação de mísseis.

Resolução: O pôster divulgado pelo Partido do Povo Suíçodemonstra a grande e crescente preocupação que existe emmuitos países europeus com relação ao aumento do número deimigrantes, muito deles provenientes de ex-colônias européias naÁsia e, principalmente, na África, fato que tem provocado eexpansão do sentimento xenófobo. Alternativa B

Page 2: CPV FGV - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2008/resolucoes/... · 65. Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era

fgv – 02/12/2007 CPV o cursinho que mais aprova na fGV

CPV fgv071fdezeco

2

63. Leia trechos das notícias.

"Lima — Novas estimativas apresentadas na tarde destaquinta-feira, 16.09.2007, elevam para mais de 500 o númerode vítimas fatais do terremoto de 8 graus de magnitude quedevastou cidades do sudoeste do Peru no começo da noite dequarta-feira. Segundo dados do corpo de bombeiros, já sãoao menos 510 mortos, 1500 feridos e milhares desabrigados."

www.estadao.com.br,acesso em 20.09.2007

"Pelo menos oito pessoas morreram nos Estados mexicanosde Puebla, Hidalgo e Jalisco devido à passagem do furacãoDean. Rebaixado para tempestade tropical, o Dean continuaa se mover em direção ao oeste pelo país, deixando um rastrode inundações, deslizamentos de terra e fortes ventos."

www.estadao.com.br. acesso em 20.09.2007

Sobre os fenômenos naturais destacados nos textos, é corretoafirmar que:

a) são ocasionados por movimentos internos da Terra, quedeslocam grandes massas da crosta terrestre e das águasoceânicas, formando ventos e tempestades muito intensos.

b) são gerados por placas tectônicas: enquanto nas AméricasCentral e do Norte os movimentos das placas sãodivergentes, na América do Sul são convergentes.

c) são fenômenos naturais com origens distintas: osterremotos são causados por forças endógenas, enquantoos furacões, por forças exógenas.

d) vulcões, tsunâmis, terremotos e furacões sãoconseqüências diretas do aquecimento global, fatocientificamente comprovado pelos pesquisadores.

e) os fenômenos registrados foram atípicos, pois, porevidências locais, o natural é que terremotos ocorram naAmérica Central e furacões na América do Sul.

Resolução: O primeiro trecho de notícia descreve a ocorrência de umfenômeno de origem interna (endógeno): um terremoto.O segundo trecho de notícia descreve a ocorrência de um fenômeno deorigem externa (exógeno): um furacão. Alternativa C

64. O mapa demonstra a prática do extrativismo no País.

Atlas do Brasil — disparidades e dinâmicas do território

Em alguns locais, o extrativismo expressa característicasculturais regionais. No mapa, por exemplo, as áreas A e Bdestacam-se, respectivamente, pelo extrativismo de:

a) caju e fumo.b) palmito e pinhão.c) pequi e erva-mate.d) borracha e aveia.e) açaí e erva-mate.

Resolução: O mapa destaca duas áreas de extrativismo relacionadoaos aspectos culturais:A. na região norte, com destaque para o estado do Pará, a extraçãodo açaí é uma atividade tradicional;B. na região sul, a erva-mate também assume esse caráter.

Alternativa E.

65. Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim tambémera chamado de Muro da Vergonha. Esse muro, além dedividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão domundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA),que era constituído pelos países capitalistas encabeçadospelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA),constituído pelos países socialistas simpatizantes do regimesoviético. O fim desse muro, em conseqüência do fim daGuerra Fria e da União Soviética, não significou o fim dosmuros. Em período mais recente, outros Muros da Vergonhaforam erguidos. Assinale a alternativa que apresenta acorreta relação entre a localização e as característicasdesses novos muros.

a) Postos militares de controle entre Peru e Equador,devido à migração de peruanos em busca de trabalhonas empresas de petróleo no Equador, causandoconflitos com a população local.

b) Muros e arames farpados cercam Ceuta e Mellila,enclaves espanhóis no norte da África, para evitar aentrada de africanos que tentam migrar para o continenteeuropeu.

c) Fechamento das fronteiras entre Canadá e EstadosUnidos, na tentativa de barrar a entrada de canadensesde origem árabe, vinculados a grupos consideradosterroristas.

d) A China reivindica o fim do muro que separa a cidadede Hong Kong, enclave britânico na Ásia, do resto dopaís, e o livre acesso de seus cidadãos através dafronteira.

e) O muro de proteção, construído por Israel, impede aentrada de árabes que buscam empregos na Cisjordâniae Faixa de Gaza.

Resolução: Os muros construídos nos enclaves espanhóis de Ceutae Mellila (no Marrocos) foram concluídos como forma incisiva debarrar os constantes fluxos de imigrantes clandestinos provenien-tes do continente africano. Cabe destacar que grande parte docusto dessa obra foi financiada pela União Européia.

Alternativa B

Page 3: CPV FGV - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2008/resolucoes/... · 65. Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era

CPV o cursinho que mais aprova na fGV Fgv – 02/12/2007

CPV fgv071fdezeco

3

66. Em 2005, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 2,1 filhos pormulher, o que corresponde à chamada taxa de reposição dapopulação. Mantido esse ritmo, no futuro, o País teria comoconseqüência:

a) a redução da pobreza, pois com menos crianças adistribuição de renda seria mais equilibrada.

b) maior crescimento econômico, pois a diminuição dapopulação proporcionaria maior renda para as famílias.

c) redução da população economicamente ativa a médio prazoe a falta de mão-de-obra.

d) menor envelhecimento da população brasileira e maioresrecursos para a previdência social.

e) diminuição absoluta da mortalidade infantil e melhoria daqualidade de vida.

Resolução: A diminuição do número de filhos por mulher pode trazercomo conseqüência, em médio prazo, a redução da populaçãoeconomicamente ativa, pois reduzirá a oferta da mesma, podendo, emcaso extremo, até gerar falta de mão-de-obra. Alternativa C

67. A revista The Economist divulgou o preço do sanduícheBig Mac do McDonald's, em vários países do mundo,convertendo-o em dólares.

Folha de S.Paulo, 06.07.2007

A análise dos dados e de outros conhecimentos sobre oassunto permitem concluir que:

a) o sanduíche é mais caro no Brasil do que nos EUA devidoà importação dos ingredientes para a composição dolanche.

b) nos países que adotam o euro, o lanche é mais caro devidoàs restrições ao McDonald's nos países europeus.

c) na China e Rússia, mercados considerados emergentes, oBig Mac é mais barato do que em países como o Brasil, quepossui condições econômicas semelhantes.

d) o preço do sanduíche no Japão reflete a importânciaeconômica do país e a parceria financeira com os EUA.

e) Venezuela a Turquia têm moedas mais valorizadas e abriramrecentemente os seus mercados, sendo o McDonald’s umnovo empreendimento nesses países.

Resolução: De acordo com a tabela, os preços do sanduíche Big Macna China e na Rússia são inferiores ao preço cobrado no Brasil, emboraos três países apresentem condições econômicas semelhantes.

Alternativa C

68. Desde 2003, uma guerra civil no Sudão já deixou 200 milmortos na porção oeste do país: Darfur. As causas dessesconflitos se assemelham a tantos outros no continente.Considere as afirmativas:

I. Assim como ocorreram na Etiópia e Somália, no Sudãoas disputas são pelas grandes reservas de petróleo.

II. Diferenças étnicas, como ocorreram em Ruanda, e, nocaso do Sudão, ocorrem devido à presença de grupossedentários e milícias de origem árabe.

III. Assim como ocorreu em Angola, no Sudão a disputaestá relacionada às diferenças ideológicas entre gruposque apóiam o capitalismo e outros que buscam maiorinterferência do Estado na economia.

IV. Disputa por terras e fontes de água em Darfur e apoiodo governo a milícias que atuam no País são exemplosda guerra no Sudão.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II, III a IV. b) I, II a III, apenas.c) II, Ill a 1V, apenas. d) II a IV, apenas.e) II e IV, apenas.

Resolução: A semelhança entre as causas dos conflitos ocorridosem Darfur e em outras regiões do continente africano não pode serassociada à disputa por grandes áreas com reserva de petróleo(afirmação I) e nem às disputas ideológicas, típicas do período daGuerra Fria (afirmação III). Alternativa D

69. Relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de MudançasClimáticas) aponta que o aquecimento global é causadoprincipalmente por atividades humanas e que até o final doséculo as temperaturas devem subir de 1,8°C (otimistas) a4°C (pessimistas).

Assinale a alternativa que relaciona corretamente osimpactos ambientais provocados pelo aumento dastemperaturas e suas conseqüências.

a) Inundação de áreas próximas ao litoral, promovendo odeslocamento dos habitantes locais para áreas não afetadas.

b) Blecaute em países cuja matriz energética é baseada naenergia hidráulica, como no caso dos países europeus.

c) Maior disponibilidade de água na Índia, país que éatravessado por rios cujas nascentes estão no Himalaia.

d) Redução da produção agrícola na região da ÁfricaEquatorial em razão da redução das áreas de florestas.

e) Alterações nas correntes marítimas. Crescimento daprodução pesqueira, pelo aumento do fenômeno daressurgência.

Resolução: Uma das prováveis ocorrências relacionadas aoaquecimento global é o derretimento das calotas polares, o queprovocará a elevação do nível dos oceanos e a inundação das áreaslitorâneas, o que poderá levar ao deslocamento em massa de umagrande parte da população do local para áreas não afetadas.

Alternativa A

Page 4: CPV FGV - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2008/resolucoes/... · 65. Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era

fgv – 02/12/2007 CPV o cursinho que mais aprova na fGV

CPV fgv071fdezeco

4

70. Apesar dos vinte anos de ditadura militar, o governo deMyanmar, no sudeste asiático, mantém-se firme, mesmo comos protestos da população nas ruas e da pressãointernacional. Os governantes de Myanmar sentem-seprotegidos pela importância geopolítica que o país representana região, como:

a) a Índia, que conta com o apoio de Myanmar nas questõesde fronteira com Bangladesh.

b) o Japão, que por meio das suas multinacionais exploraimportantes jazidas de minério de ferro e bauxita nessepaís.

c) a China, que tem interesse pelos recursos energéticos dopaís vizinho, ainda pouco explorados, como o petróleo egás natural.

d) o Paquistão, que mantém um governo ditatorial, tambémreprimindo protestos, com a participação de autoridadesreligiosas.

e) a Tailândia, que pretende formar um agressivo blocoeconômico com seus vizinhos, os novos Tigres Asiáticos.

Resolução: A importância regional de Myanmar assemelha-se à doPaquistão, pois os dois países apresentam governos de característicasditatoriais, que reprimem e perseguem manifestantes religiosos,como os monges, em Myanmar, e os fundamentalistas islâmicos,— Talebã —, no Paquistão. Alternativa D

71. Leia o poema a seguir para responder a questão.

Ah! Mérica

América do Norte:América rapina.América da morte:América Latina.América do Norte:América que come.América de carga:América que pára.América do Norte:América do muito.América do povo:América do polvo.América do Norte:América do tudo.América sugada.América do nada.América do Norte:América do padrão.América do pobre:América sem pão.América do Norte:América patrão.América Latina:Começa a dizer NÃO.

Félix do Athayde

Atualmente, a exemplo do sentido expresso no poema, a:

a) nacionalização das reservas de petróleo, pelo governoda Bolívia.

b) defesa da substituição do petróleo pelo etanol, feita peloBrasil.

c) posição do governo da Venezuela, contrário à formaçãoda ALCA.

d) negativa da Argentina em pagar seus débitos com osbancos e o FMI.

e) entrada do Chile na APEC, privilegiando o Japão comoparceiro comercial.

Resolução: As constantes ações contrárias aos interesses dosEstados Unidos (América do Norte, no texto) identificam a posturaveemente da Venezuela, presente nos últimos atos do atualpresidente — Hugo Chávez — um dos principais representantesdo “NÃO” que a América Latina começa a dizer. Alternativa C

72. Observe o mapa a leia o texto.

É um fenômeno recente, peculiar ao Estado de São Paulo: aformação de uma grande área de urbanização extensiva,denominada ________ , na qual se destacam processos devalorização imobiliária e expulsão de atividades agrícolastradicionais. Esse fenômeno tem causado grandepreocupação às autoridades e pesquisadores pelosproblemas que representam quanto ao planejamento regional,em especial a perspectiva de agravamento de problemasurbanos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacunado texto.

a) metrópole regional. b) megacidade.c) cidade global. d) região metropolitana.e) macrometrópole.

Resolução: O novo conceito de macrometrópole refere-se àexpansão de regiões metropolitanas (Grande São Paulo, BaixadaSantista e a região de Campinas) através dos principais eixosrodoviários (conhecidos por “highways”). Esta mudança estárelacionada à dispersão industrial e ao aumento dos fluxosmigratórios de curta distância entre áreas urbanas. Alternativa E

Demétrio Magnoli e Regina Araújo,Geografia, paisagem e território

Page 5: CPV FGV - d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.netd2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2008/resolucoes/... · 65. Até 1989, quando foi derrubado, o Muro de Berlim também era

CPV o cursinho que mais aprova na fGV Fgv – 02/12/2007

CPV fgv071fdezeco

5

73. A utilização de agrotóxicos nas lavouras busca o controlede pragas, como as chamadas "ervas daninhas", os insetose os fungos. A aplicação freqüente de quantidades cadavez maiores desses produtos químicos causa diversosimpactos ambientais, como:

I. compromete a qualidade da água quando os resíduosdos agrotóxicos são infiltrados no solo, contaminandoos lençóis subterrâneos e aqüíferos;

II. a água superficial é contaminada quando parte dosagrotóxicos é transportada pela chuva, afetando, dessemodo, os rebanhos, o abastecimento das cidades, ospeixes;

III. o veneno dos defensivos afasta os pássaros dasgrandes lavouras, favorecendo a proliferação de pragas,lagartas e mosquitos;

IV. a impregnação do solo com adubos químicos e venenosajuda na fertilidade do solo, tornando-o cada vez maisprodutivo, o que justifica o intenso uso dessesprodutos.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas.c) II, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas.e) I e IV, apenas.

Resolução: Entre os vários aspectos negativos e provocadoresde impactos ambientais relacionados ao uso dos agrotóxicos,podemos destacar a contaminação das águas dos lençóissubterrâneos e aquíferos e do solo por resíduos de agrotóxicosinfiltrados no solo (I), a contaminação da água superficial,prejudicando a criação de rebanhos, o abastecimento das cidadese a qualidade dos peixes (II) e a proliferação de pragas, lagartas emosquitos, devido ao afastamento dos pássaros, os agentesbiológicos naturais para o controle de pragas. A afirmação IV nãopode ser considerada correta, pois esses agentes químicos nãoproduzem o aumento da fertilidade do solo. Alternativa B

74. Observe a imagem.

Folha de S. Paulo, 29.09.2007

As formas de relevo características de áreas litorâneas que sedestacam em primeiro e segundo planos são, respectivamente:

a) recife e tômbolo.b) enseada e tabuleiro.c) saco e golfo.d) restinga e baía.e) praia e falésia.

Resolução: A foto mostra claramente uma paisagem litorâneacomposta por elementos bem caracterizados: a praia — área detopografia plana e baixa — e a falésia — paredão próximo ao mar,com abrupta variação de altitude. Alternativa E

75. Leia os textos.

I. Não existe um espaço global, mas apenas espaços daglobalização...O mundo, porém, é apenas um conjunto de possibilidades,cuja efetivação depende das oportunidades oferecidas peloslugares. Esse dado é, hoje, fundamental, já que o imperativoda competitividade exige que os lugares da ação sejam globale previamente escolhidos entre aqueles capazes de atribuir auma dada produção uma produtividade maior. Nesse sentido,o exercício desta ou daquela ação passa a depender daexistência, neste ou naquele lugar, das condições locais quegarantam eficácia aos respectivos processos.

Milton Santos, trecho de A natureza do espaço

II. O futebol sintetiza muito bem a dialética entre identidadenacional, globalização e xenofobia dos dias de hoje. Os clubesviraram entidades transnacionais, empreendimentos globais.Mas, paradoxalmente, o que faz o futebol popular continuasendo, antes de tudo, a fidelidade local de um grupo detorcedores para com uma equipe. E, ainda, o que faz doscampeonatos mundiais algo interessante é o fato de quepodemos ver países em competição. Por isso acho que o futebolcarrega o conflito essencial da globalização.

Eric Hobsbawn, entrevista a Folha de S.Paulo, 30.09.2007

A análise dos dois textos permite concluir que

a) os enfoques são semelhantes, porém o texto II critica aglobalização, ao contrário do texto I.

b) o texto I fala da exclusão encadeada pela globalização,enquanto o texto II comenta a oportunidade oferecida peloatual estágio do capitalismo.

c) embora o tema central seja o mesmo nos dois textos, Santoscaracteriza o espaço econômico, e Hobsbawn, o espaçocultural.

d) a globalização e a partida dos dois textos e, mesmoexemplificando temas diferentes, a crítica é muitosemelhante.

e) Santos e Hobsbawn criticam veementemente a globalização,mas são flexíveis sobre as oportunidades dos países maispobres.

Resolução: Os dois textos abordam a globalização, enfatizando,porém, aspectos distintos. Enquanto o texto de Milton Santos abordauma temática econômica, relacionada à competitividade dos espaços,o texto de Eric Hobsbawn caracteriza a questão cultural, destacandoo esporte e tendo como exemplo o futebol. Alternativa C