cotidiano - polÍcia - polÍtica - novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. essa é a...

18
www.folhadepiedade.com.br Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 4 de dezembro de 2015 Ano X - Edição nº 491 - R$ 1,50 Novo prefeito será escolhido no papel Município vive epidemia de dengue Ações da Vigilância Sanitária não estão conseguido evitar aumento de criadouros de mosquito Polícia Militar perde sede Preso homicida da Vila Moraes POLÍCIA - Pág 7 MARECHAL É O REI DA SEGUNDONA Asfalto endivida Prefeitura por seis anos POLÍTICA - Pág. 4 Descontos, brindes e condições especiais deram o tom da 1ª Black Friday realizada em Piedade, no dia 27 de novembro. A adesão dos co- merciantes à data global chamou a atenção dos consumidores, que tra- taram de aproveitar o dia de ofertas. Black Friday muda rotina do comércio CIDADE - Pág. 3 Corte de gastos em todo o país determinaram que as eleições de 2016, para prefeito e vere- adores, serão realizadas com voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. POLÍTICA - Pág. 4 Abelhas dão uma força na renda dos lavradores Há pouco mais de um ano, Felipe de Oliveira cobre parte das despesas da família com a própolis e o mel extraídos das 40 colmeias que mantém próximo aos canteiros de verduras. AGRICULTURA - Pág. 5 Com 173 casos da doença já con- firmados em 2015, Piedade supe- rou o índice definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para decretação da situação endê- mica. O número de doentes aumen- tou 5.666% na comparação com o ano passado, quando apenas três piedadenses tiveram o diagnóstico confirmado. A Prefeitura ainda não reconheceu o estado de emergência, mas garante que está tomando as medidas adequadas para impedir o avanço do mosquito Aedes aegypti. COTIDIANO - Pág. 6 O time comandado por Tatu derrotou o Douradinho por 3 a 1 no segundo jogo da final, domingo passado (29), e con- quistou o título do Varzeano da Segunda Divisão. O herói do jogo foi o atacante Juca, que marcou todos os gols do alvi-celeste e reverteu a vanta- gem do adversário. Neste fim de semana, o Marechal enfren- ta o Real Madrid, campeão da Primeira Divisão, pelo troféu da Super Copa. ESPORTE - Pág. 9

Upload: phamkhuong

Post on 12-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

www.folhadepiedade.com.br

Editor Responsável: Zaqueu Rodrigues da Silva Piedade, 4 de dezembro de 2015 Ano X - Edição nº 491 - R$ 1,50

Novo prefeito será escolhido no papel

Município vive epidemia de dengue

Ações da Vigilância Sanitária não estão conseguido evitar aumento de criadouros de mosquito

Polícia Militar perdesede

Presohomicida da Vila Moraes

POLÍCIA - Pág 7

MARECHAL É O REI DA SEGUNDONA

Asfalto endivida Prefeitura

por seis anos POLÍTICA - Pág. 4

Descontos, brindes e condições especiais deram o tom da 1ª Black Friday realizada em Piedade, no dia 27 de novembro. A adesão dos co-merciantes à data global chamou a atenção dos consumidores, que tra-taram de aproveitar o dia de ofertas.

Black Friday muda rotina do comércio

CIDADE - Pág. 3

Corte de gastos em todo o país determinaram que as eleições de 2016, para prefeito e vere-adores, serão realizadas com voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000.

POLÍTICA - Pág. 4

Abelhas dão uma forçana renda dos lavradores

Há pouco mais de um ano, Felipe de Oliveira cobre parte das despesas da família com a própolis e o mel extraídos das 40 colmeias que mantém próximo aos canteiros de verduras. AGRICULTURA - Pág. 5

Com 173 casos da doença já con-firmados em 2015, Piedade supe-rou o índice definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para decretação da situação endê-mica. O número de doentes aumen-tou 5.666% na comparação com o ano passado, quando apenas três piedadenses tiveram o diagnóstico confirmado. A Prefeitura ainda não reconheceu o estado de emergência, mas garante que está tomando as medidas adequadas para impedir o avanço do mosquito Aedes aegypti.

COTIDIANO - Pág. 6

O time comandado por Tatu derrotou o Douradinho por 3 a 1 no segundo jogo da final, domingo passado (29), e con-quistou o título do Varzeano

da Segunda Divisão. O herói do jogo foi o atacante Juca, que marcou todos os gols do alvi-celeste e reverteu a vanta-gem do adversário. Neste fim

de semana, o Marechal enfren-ta o Real Madrid, campeão da Primeira Divisão, pelo troféu da Super Copa.

ESPORTE - Pág. 9

Page 2: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

2 OPINIÃO Piedade, 4 de dezembro de 2015

PASSANDO A LIMPO

Redação e Administração:Rua Cônego José Rodrigues, 62Sala B, Centro, Piedade/SP - Fone: (15) 3344-1970e-mail: [email protected]: www.folhadepiedade.com.br

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores. É proibida qualquer tipo de reprodução do conteúdo deste jornal sem a prévia autorização dos seus diretores.

Circulação: Piedade, Ibiúna, Tapiraí e RegiãoPeriodicidade: Semanal (sextas-feiras)Tamanho da página: 53 cm altura x 29,7 cm largura (6 colunas x 4,6 cm)

Impressão: NG Editoria Jornalística Ltda Sorocaba/SP Fone: (15) 3212-4420

Jornalista e Editor ResponsávelZaqueu Rodrigues da Silva - MTB 32158

(15) 99788-1687

Assessoria JurídicaCristina Massareli do Lago - OAB/SP 302.742

Rua Dr. Campos Salles, 180, Centro, Piedade/SPFones: (15) 3244-3443 ou 98149-2579

MEMÓRIA

E agora, quem vai nos defender?EDITORIAL

Os piedadenses estão, neste momento, irremediavel-mente sozinhos contra o poderio das operadoras de tele-fonia e provedores de internet. O algoz da vez é a Vivo, como demonstra reportagem da Folha de Piedade na edi-ção da semana passada (20 de janeiro), mas os desmaze-los cometidos contra os clientes – as vítimas indefesas que engordam a cada segundo os já polpudos rendimentos des-sas empresas-sanguessugas – vem de todos os lados. Des-graçadamente, órgãos como Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Ministério Público e, mesmo, o altru-ísta Procon se mostram incapazes – ou desinteressados – de interceder e colocar alguma ordem na bagunça genera-lizada em que se transformou o setor de telecomunicações.

É inaceitável que as autoridades (in)competentes dei-xem passar em branco, por exemplo, o sofrimento, o des-conforto, o desespero e, principalmente, o prejuízo finan-ceiro contabilizado por centenas de pessoas durante os mais de 20 dias em que ficaram incomunicáveis com seus fregueses, fornecedores, colaboradores ou parentes, por culpa dos péssimos serviços prestados pela zombeteira multinacional sarcasticamente denominada Vivo.

Por um lado, as ações da Anatel, instituição-mor no que se refere a normas e fiscalização, se resumem em receber de-núncias da população e encaminhá-las aos mega-empresá-rios, sem uma cobrança sistemática e imediata por soluções. Já o Procon, mantém-se mais ocupado com a divulgação das repetitivas estatísticas sobre campeões de reclamações, do que em ações práticas. Finalmente, o MP, pouco afeito

às iniciativas, prefere aguardar, como de praxe, que os ci-dadãos denunciem e cumpram o demorado ritual que pre-cede as investigações que partem de baixo para cima.

O jornal retratou dramas reais, vivenciados no muni-cípio por lojistas, donas de casa e até por idosos enfermos, em consequência do descumprimento dos comezinhos de-veres de alguém/instituição que recebe por um produto ou serviço comercializado. Se o causador dos incômodos fos-se um pequeno negociante ou empreendedor modesto, cer-tamente estaria indiciado por estelionato, fraude ou deli-tos assemelhados. Os multimilionários, pelo menos que se saiba, passam longe até mesmo de notificações.

A irritação ganha proporções ainda maiores quando se descobre que as tarifas da telefonia e do acesso à inter-net no Brasil são muito superiores às praticados na Euro-pa, nos Estados Unidos e na maior parte da Ásia, onde os serviços são infinitamente melhores.

No caso específico da Vivo, o descontentamento se transforma em revolta, porque a prestadora de serviços nasceu magnânima, prometendo mundos e fundos, mas conseguiu piorar o que já era ruim. Resultado da junção da estatal Telefônica com a Portugal Telecom, a joint ven-ture herdou 17 milhões de assinantes em 19 Estados para tratá-los em fonte de renda sem qualquer direito.

Está na hora de mudar essa história, mesmo que seja preciso apelar ao Poder Judiciário e enfrentar processos longos e desgastantes. Não dá mais para protelar a rea-ção. O povo quer atitude já.

Embora com danos muito inferio-res aos provocados pela Mineradora Samarco, um mês atrás, em Mariana (MG), Piedade também já enfrentou catástrofe por conta de rompimento de barragens. Aconteceu nos primei-ros dias de 1929, no vale do Ribeirão das Lavras Velhas, onde hoje se loca-lizam os bairros Leites, Funil e Juncal. Depois de um mês inteiro de chuvas torrenciais, os tanques próximos às nascentes do manancial, na parte mais alta daquela região, não suportam a pressão da água e a estouram. O au-mento repentino da vazão provoca uma reação em cadeia que alcança o auge no Tacão, o enorme lago artificial construído no final do século anterior por Joaquim Antônio Leite, fundador da Fazenda dos Leites.

Corredeiras fortíssimas destroem tudo até a confluência com o Rio Pi-

‘Dilúvio’ de 30 dias estoura barragem e causa pânico no Leites

Reprod

ução

ESTAMOS DE OLHO

DE BOCA ABERTA - Na Rua Saladino de Araújo Lei-te, muitos bueiros continuam destampados ou com as tampas quebradas. O que se vê na foto acima fica a poucos metros do Portal das Águas, entrada da cidade para quem vem de Ibiúna. A situação vem sendo denunciada há mais de um ano, sem que a autoridades demonstrem preocupação com os moradores.

COMEÇOU MAL - Montanhas de entulhos e lixo já começam a tomar conta do terreno destinado à construção do Residencial Nova Era, no Ciriaco. Embora o local seja fechado com arame farpado, moradores das redondezas fazem buracos na cerca, para enterrar e jogar restos de construção e dejetos domésticos. Alguém precida colocar ordem na situação

ACOSTAMENTO PERIGOSO- Vários trechos da recém-reacapeada SP-79 estão novamente deteriora-dos e colocando em risco a vida dos usuários. O maiores problemas ocorrem nos quilômetros 108 (no Jurupará), 113 (Boa Vista) e 138 (Miguel Russo), onde a força das enxurradas já desbarrancaram grande parte dos taludes e provocam a erosão dos acostamentos. Alguns desses pontos foram sinalizados, mas a maioria ainda não possui placas de aviso. À noite, essas armadilhas se tornam inivi-síveis e convidando a desastres. Cadê o DER.?

rapora, no Município de Salto de Pi-rapora. Não há registro de vítimas hu-manas, mas a mortandade de animais nunca foi completamente apurada.

De acordo com Antônio Leite Netto, historiador e neto dos então proprietários da fazenda, na tarde de

17 de janeiro, uma quinta-feira, as me-ninas Pedrina Bueno, Tonina e Darcisa estão levando café para os camaradas que trabalham nas roças do outro lado do Tancão, quando notam trincas no paredão de pedras e terra socada que sustentava a água. Além disso, havia aumentado muito a massa de aguapés que descia dos outros tanques destru-ídos. De volta ao casarão da fazenda, contam o que haviam visto, provo-cando imediato rebuliço. No mesmo instante, Nhonhô Quinzinho, um dos proprietários do lugar, manda os so-brinhos Francisco, Leduíno e Benedito fazerem o mais indicado na situação: abrir as comportas.

Apenas os tampões de madeira co-meçam a ser abaixados, ouve-se um estrondo monumental. Era o desloca-mento repentino da água carregando a grande quantidade de aguapés para o

sistema de escoamento, provocando o imediato entupimento dos ladrões. Es-tava anoitecendo e ainda chovia forte.

Às 5h da manhã seguinte, os mo-radores das redondezas acordam com estrondo ainda maior do que o primei-ro. O Tancão tinha se rompido. As pes-soas que estavam no guardamento de Chiquinha, filha de Nhô Elias, falecida na véspera, saem assustadas e dão com a água já no quintal do casarão, muitos metros acima do leito do ribeirão.

Monjolos, chiqueiros, serrarias, plantações e tudo o que existia nas áreas próximas estava sendo levado. Dias depois, a tristeza se estendia por todos os cantos, enquanto os urubus se fartavam com as carcaças de por-cos, galinhas, cabras, bois e até mulas surpreendidas pelo dilúvio. O lago não foi reconstruído e a fazenda jamais foi a mesma.

Corredeiras destroem tudo no bairro

E essa história do ET...

Esta é uma obra de ficção, qualquer semelhança com pessoas e episódios reais

é mera coincidência.

• 27 DE NOVEMBRo - Black Fri-day, a-do-ro! Propus algo do tipo para os contribuintes. Descontos in-críveis no pagamento dos impostos. Pena que o Gohan vetou, aquele sem imaginação. E essa história de ET que saiu no Jornalzão, hein? Será que se conversar bem conversadi-nho eles não levam o Gerapapudi-nho para dar um passeio em outra galáxia? À noite, peguei meu mari-do, Ferrugem, e fomos ao Iguatemi aproveitar as promoções ma-ra-vi--lho-sas. #cartãopraquetequero #ti-nailimitada #apesardacrise

• 28 DE NOVEMBRO - Há tempos não entrava no Face. Que gozada essa campanha do #meuamigose-creto para a mulherada denunciar situações de abuso, machismo e desrespeito. Gostei! O #meuamigo-secreto quer ser prefeito, acha que é fácil e faz de tudo para aparecer. Coitado. O meu amigo secreto, pelo jeito, dificilmente verá sua estrela brilhar.

• 29 DE NOVEMBRO - O Mar Morto me arruma cada uma, que vou te contar! O campeonato já acabou e ele inventa de dar troféus e premiações. Não tive paciência para ver aqueles pernas de pau até o fim. Deixei a bucha pro Bonecão de Posto e pro Sossegadão e corri conhecer meu netinho. Gente, que coisinha mais linda! Puxou a vovó. #felizdemais #muitoamor

• 30 DE NOVEMBRO - Recebi um relatório do Serviço Secreto. Parece que o fenômeno El Niño encheu os mananciais, mas derrubou minha popularidade. Ai, que desgosto ler um troço desses!Para ajudar, o Go-vernador ligou dizendo que pensa em colocar ‘uns dois ou três’ pedá-gios na minha estrada. #épraacabar

• 1 DE DEZEMBRO - O ano chega ao fim e é hora de fazer um balanço de nossas ações. Você, leitor deste diário, pagou em dia seus impostos, economizou água, respeitou a lei seca, a lei do silêncio, teve paciên-cia com aquela obra que não saiu e pagou direitinho a Taxa de Luz? Ajuda eu, vai...

• 2 DE DEZEMBRO - Fui naquela reunião da segurança hoje e a-rra--sei com minha bolsa Louis Vuitton. Tem dias em que sou tão chique e magnânima que nem eu me aguen-to. Por falar nisso, foi duro engolir aquele presidente do conselho, hein? Que cara mala, contra tudo e con-tra todos! E ainda teve a audácia de insinuar que faria uma audiência com o Governador? Se conseguir me chama, benhê! #vaipensadoque-éfácil

• 3 DE DEZEMBRO - Preocupa-díssima com o pedido de impeach-ment da Dilma. Imagina se a moda pega? Além de Cata Castanha e Gerapapudinho, tem o Morton, que corre junto com o Jadeu, e tá doidi-nho para liberar o caminho dentro do partido. De tão assustada, tive de improvisar um penteado novo para a inauguração de hoje. Fiquei ho--rro-ri-za-da com o estado em que se encontrava o sapato do meu colega da cidade de Taporaí, Varaldo Ca-bresto. Isso são modos de se apre-sentar numa solenidade??

Água da bicaEnquanto comerciantes e en-tidades de classe se mobilizam para aquecer o mercado lo-cal, a Câmara dos Vereadores prefere prestigiar empresários de outros municípios. A água mineral servida no Legislativo, por exemplo, vem de Ibiúna para matar a sede dos nossos parlamentares.

Puxão de orelhaPor falar em vereadores, o pre-sidente do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), Paulo Homrich, tornou a questionar a ausência de membros do Legis-lativo nas reuniões. “Não estão preocupados com a segurança pública”, decretou.

AfagosPor outro lado, o Executivo foi elogiado. Homrich fez questão de lembrar que a prefeita Ma-ria Vicentina (PSDB) participou e enviou representantes da Prefeitura em diversas ocasi-ões. Na última quarta-feira (2), a burgomestra esteve presente na reunião.

DNA tucanoNo encontro do Conseg, Vi-centina deixou escapar que é favorável à privatização de ro-dovias e instalação de praças de pedágio nos trechos que ligam Piedade aos municípios de Ibi-úna e Pilar do Sul. Ela também admitiu conhecer as intenções do Governo do Estado nesse sentido.

Trocando as bolasCaso as privatizações na SP-79 e SP-250 venham a se concre-tizar, o descrédito da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) entre os piedadenses será grande. Em visita ao município no ano passado, o então secretário de Transportes, Clodoaldo Pelissio-ni, prometeu duas coisas: que as melhorias da SP -250 teriam iní-cio em 2015 e que não haveria pedágio nesses pontos

Natal magroA situação dos cofres públicos municipais anda tão feia que a prefeita Maria Vicentina desis-tiu de promover a tradicional premiação de decoração nata-lina. Motivo: falta de verba.

PapagaioAliás, onde quer que vá, Vicen-tina não fala em outra coisa se-não a crise financeira. O tema predominou durante a última edição do Prefeitura Vai ao Bairro, ocorrido no dia 25 de novembro.

Na chinchaApesar dos esforços explicativos de Vicentina, uma munícipe não engoliu as justificativas e carcou: “A crise só afeta quem é pobre. Para vocês, ricos, não existe nada disso”. O mal-estar da prefeita diante do comentá-rio foi bem perceptível.

Na chincha IIA munícipe deu continuidade à ‘surra’ ao dizer que, com exce-ção de Artur Hess e José Tadeu de Resende (DEM), todas outras administrações (inclusive a de Vicentina) foram ruins. Não contente ela questionou o des-tino dos impostos pagos pela população.

ReforçoO apuro de Maria Vicentina foi tão grande que ela teve de con-vocar o vice-prefeito, Renaldo

ESTAMOS ENCALHADOS!

Corrêa (PV). Com ar professo-ral, ‘Nardo’ puxou a orelha da população e disse que espera-va um número maior de par-ticipantes na reunião. “Falta vontade de sair de casa para reivindicar melhorias”, criticou.

Reforço IINa ocasião, Nardo também fez questão de frisar a honestidade do governo Maria Vicentina. Se-gundo ele, a Prefeitura respeita rigorosamente os impostos pagos pelos munícipes. “Nem todo político é ladrão e rouba o dinheiro público”, afirmou.

Quem te viu, quem te vêNa época em que era vereador o atual vice-prefeito demons-trava interesse na questão do domínio público existente na rodovia Antônio Leite de Olivei-ra. Ele chegou a pedir diversas informações sobre o trecho que vai do Ambulatório Municipal até a Usininha. Fica a dúvida: será que Nardo ainda se preo-cupa com o assunto, agora que está no Executivo?

VárzeaO vereador Tio Gil está inco-modado com a recuperação asfáltica promovida pela Sa-besp, nos pontos em que há manutenção da concessioná-ria. Segundo ele, a autarquia restaura as vias públicas com material ruim. “A Prefeitura deveria aferir e exigir um asfal-to com qualidade equivalente àquela vista no local”, afirmou, na sessão de segunda-feira (1).

CaríssimoEmbora com preço menor que aquele praticado nas bombas, o combustível fornecido pelos postos piedadenses à Prefeitu-ra continua a ser o mais caro na comparação com a região. Além disso, o Diesel S10 teve dois reajustes seguidos, entre os meses de outubro e novembro, que acumulam 7,3%.

ObscurosQuando o assunto é combate à Dengue, a desinformação impera nas secretarias de Saú-de. Tanto na esfera piedadense quanto na estadual, os ditos ‘es-pecialistas’ não sabem explicar o critério adotado para determi-nar se o município vive, ou não, epidemia da doença.

Para inglês verAs multas aplicadas pela Pre-feitura em munícipes que não tomam providências para com-bater a proliferação do mosqui-to têm se mostrado ineficazes. Proprietários de terrenos e al-guns comerciantes consegui-ram a proeza de serem notifi-cados duas vezes. Ainda assim, a situação persiste.

DesprezadoEmbora apontado como par-ceiro na vinda do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Confli-tos e Cidadania), o prefeito de Tapiraí, Araldo Todesco (PSB), foi desprestigiado pela Prefeitu-ra e pelo judiciário piedadense. Além de não ser citado no rele-ase disparado pela Assessoria de Imprensa do Executivo, ele não foi convidado a discursar na cerimônia de inauguração, ocorrida na quinta-feira (3).

Frase da semana“O ex-prefeito Geremias passou com a água pelo peito, para po-der cumprir com o básico”, do vereador Tirso Castanho (PV), a respeito dos dotes administrati-vos do gestor petista.

Page 3: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

3CIDADEPiedade, 4 de dezembro de 2015

Atentos às tendências do mer-cado, lojistas piedadenses promo-veram a primeira edição da Black Friday em suas lojas, no último dia 27 de novembro. A data é celebra-da mundialmente como um dia de descontos em compras online e nas lojas físicas. No Brasil, o evento acontece desde 2013.

A adesão dos comerciantes lo-cais permitiu à população adquirir itens de vestuário, eletrônicos, brin-

Comércio adere às promoções da Black Friday

Teve loja que ofereceu a terceira mercadoria de graça, após a compra de duas peças Estabelecimento garantiu até 50% de desconto durante o Black Friday Compras de Natal puderam ser antecipadas com promoção especial para o período

Estudo realizado pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédi-to) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revelou que na maior parte dos casos a escolha do presente de Natal para as crianças é fei-ta exclusivamente pelos pais (48,1%). Os filhos, no entanto, participam da escolha do pre-sente em 48,5% dos casos.

O educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, reconhece que para os pais não é tarefa simples esco-lher o que comprar para dar aos filhos. “Seja no Natal ou em outra data comemorativa, como aniversário e Dia das Crianças, é importante ouvir os desejos dos filhos, mas não se deve extra-polar os próprios limites finan-ceiros para evitar as frustrações dos pequenos”, diz o educador.

quedos, materiais escolares, entre outros, com preços e condições especiais. “Isso é muito bom e de-veria acontecer sempre”, comentou a consumidora Telma Corrêa da Sil-va. Ela revelou que, naquele dia, já havia entrado em muitas lojas para conferir e aproveitar os descontos. “Alguns produtos estão bem em conta”, reconheceu.

Diante da aprovação por parte da clientela, a maioria das lojas que

promoveram sua Black Friday es-tendeu os descontos para o sábado e dias subsequentes.

PROMOÇÕES - Célio de Souza, gerente das Casas Virgílio, comentou que a iniciativa funciona como estratégia para incrementar o movimento, em um ano marcado pela queda nas vendas. “Vamos fazer a mercadoria girar”, afirmou. O estabelecimento em que ele tra-

balha, aliás, adotou uma promoção bastante arrojada na Black Friday. Na compra de três itens, o terceiro produto ia de brinde. A condição era válida para toda a loja.

No tradicional Anchieta Center, a estratégia da Black Friday era au-mentar o movimento e tentar fazer com que os clientes antecipassem as compras de Natal. “Já temos todos os produtos em estoque, princi-palmente os brinquedos. A pessoa

pode vir aqui e adquirir com 10% de desconto”, explicou Alexandre Humberto Vichi, um dos proprietá-rios da empresa. “Novembro é um mês pouco lucrativo, com a Black Friday queremos chamar a atenção do cliente e aumentar as vendas no período”, completou.

“Temos que nos adequar ao mercado e mostrar que nossa empre-sa é competitiva”, apontou Wagner de Lima, comprador e idealizador da

Black Friday na Comercial Jimenez. A loja promoveu liquidação de itens de decoração, com abatimentos que podiam chegar a até 50%. “Alguns produtos estão sendo vendidos abai-xo do preço de custo”, disse Wag-ner. O retorno aferido no final do dia, segundo ele, foi bastante per-ceptível. “Aqueles que esperavam o momento de economizar, vieram buscar os produtos a preços meno-res”, concluiu.

Leitores usarão 13º para quitar dívidasEm resposta a enquete publi-

cada no site da Folha de Piedade, 46% dos leitores do jornal revela-ram que usarão o 13º salário para quitar dívidas contraídas ao longo do ano. A enquete ficou no ar entre os dias 20 e 27 de novembro. De acordo com o sistema de aferição Google Analytics, o site foi acessa-do por 2.807 usuários únicos nesse período.

Os tempos de crise econômica também têm instigado cautela com os gastos, o que justificaria o per-centual de 41% que estaria disposto a poupar o 13º para enfrentar as tur-bulências de 2016. Ainda de acordo com a sondagem, apenas 12% dos leitores pretendem investir o be-nefício na aquisição de presentes natalinos.

TENDÊNCIA - O comporta-mento segue movimentação vista em todo o Brasil, segundo levanta-mento feito pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelo Ciesp (Centro das

Indústrias do Estado de São Paulo).Para 46% dos entrevistados

– percentual idêntico àquele afe-rido entre o público do jornal -, o destino para o dinheiro extra é o pagamento de dívidas. As res-postas apontam para um mercado consumidor desaquecido e situa-ção financeira pior. Desta vez 48% das pessoas ouvidas responderam não haver possibilidade nenhuma de contrair dívidas.

Segundo o gerente do Depecon (Departamento de Pesquisas e Es-tudos Econômicos) da Fiesp e do Ciesp, Guilherme Moreira, a situa-ção era prevista desde a forte queda do emprego, no último trimestre.

PECHINCHA - Segundo es-tudo da Confederação Nacional do Comércio um em cada cinco brasileiros pedirão desconto na hora de comprar, um sinal que o consumidor está alerta para os gastos neste Natal. Além das pes-quisas feitas online, o brasileiro também está “chorando” maiores

descontos para economizar.Segundo a entidade, 78% das

pessoas afirmam que passaram a pedir mais descontos nos últimos

meses. O percentual é bem supe-rior àquele visto em outros países da América Latina e também no próprio Brasil, em anos anteriores.

Dívidas têm deixado consumidores preocupados; 13º deverá ser usado para abater débito

Vontade dos filhos influencia cinco em cada dez pais

CALOTE PARA SATIS-FAZER - Sem controlar gastos, alguns pais correm o risco de terminar o ano devendo. A pes-quisa indica que 4,6% dos en-trevistados admitem que deixa-rão de pagar alguma conta para atender ao desejo dos filhos. As despesas mais afetadas serão as básicas: água, luz e telefone (2,3%).

Especialistas do SPC reco-mendam que os pais dialoguem com os filhos, deixando claro que é preciso estabelecer um limite. “Deixar de pagar uma conta para presentear é um erro grave e capaz de trazer conse-quências danosas ao orçamento familiar. O apelo emocional do Natal não pode servir de descul-pa para gastos não planejados”, alerta a economista-chefe, Mar-cela Kawauti.

Page 4: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

4 POLÍTICA Piedade, 4 de dezembro de 2015

Foi aprovado pela Câmara Mu-nicipal o contrato de empréstimo, na ordem de R$ 2 milhões, entre o Município e a Desenvolve SP. A votação ocorreu durante sessão legislativa de segunda-feira (30) e todos os vereadores foram favorá-veis ao projeto.

O governo Maria Vicentina (PSDB) terá prazo de seis anos de carência para pagar o débito. Ao fi-nal do financiamento, os cofres pú-blicos terão desembolsado a quantia de R$ 3,4 milhões, sendo R$ 1,4 mi-lhão a título de juros e atualizações monetárias.

Em reunião com a Comissão de Finanças e Orçamento do Legis-lativo, a prefeita Maria Vicentina apresentou a justificativa para o em-préstimo. Segundo ela, o valor será utilizado em obras de pavimentação asfáltica nos bairros Bom Pastor,

Voto no papel, como ocorria até a década retrasada. É o que espera pelos eleitores de todo o Brasil nas próximas eleições mu-nicipais, de acordo com a Justiça Eleitoral. A causa do retrocesso seria a grave crise financeira que atinge o país. Essa é a primeira vez que os brasileiros votarão manualmente desde 2000, quando todo o eleitorado migrou para o procedimento em urna eletrônica.

A informação de que o con-tingenciamento impedirá eleições eletrônicas foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) de se-gunda-feira, 30 de novembro. O texto é assinado pelos presiden-tes dos STF (Supremo Tribunal Federal), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), STJ (Superior Tribunal de Justiça), TST (Tribunal Supe-rior do Trabalho), STM (Superior Tribunal Militar), TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) e respectivos conselhos.

TRANSTORNOS - O che-fe do Cartório Eleitoral, Nivaldo Dias de Moraes, diz acreditar que a volta do voto impressão vai se concretizar de fato. Segundo comenta-se nos bastidores, trata--se de uma pressão do Judiciário contra os cortes de gastos propos-tos pelo governo Dilma Rousseff (PT). “Eu realmente espero que haja um acordo para reduzir o impacto financeiro. Do contrário, será bem complicado”, avalia.

O principal transtorno, diz Nivaldo, refere-se à quantidade insuficientes de urnas de lona utilizadas na votação manual. Seria necessário, ainda, confec-cionar cédulas, treinar mesários, rever toda a logística das eleições e – principalmente – convocar um número maior de pessoas para tra-balhar na apuração. “A votação pode até ocorrer sem transtornos, mas a apuração ficaria extrema-mente comprometida, podendo demandar dias”, apontou.

Prefeita Vicentina fará dívida por seis anos para asfaltar Centro

Vila Moraes, Cotianos e Vila Maria. No caso dessa última localidade, o empréstimo garantiria a realização da benfeitoria caso a fonte original de recursos – emenda parlamentar da deputada Maria Lucia Amary (PSDB) – seja inviabilizada por conta da crise financeira que assola o Brasil.

Na mesma reunião, Vicentina teria dito à Comissão que não há estimativa de recursos para melho-rias em estradas vicinais.

“Tivemos dúvidas em relação ao projeto, mas elas foram esclare-cidas após a reunião da prefeita com a Comissão de Finanças e Orçamen-to”, comentou, em tribuna, o vere-ador Tio Gil (PSB). Ele ressalvou, porém, que para o dinheiro ser bem aplicado as obras de asfalto preci-sam apresentar alta qualidade.

Apesar de ter votado favorável,

Tirso Castanho (PV) disse lamen-tar a situação. “Um empréstimo implica em pagamento de juros e não é dessa forma que o município vai prosperar”, comentou. Ele re-conheceu, todavia, os impactos da crise nas finanças públicas, prin-cipalmente no que diz respeito à obtenção de recursos para recupe-ração asfáltica e recapeamentos. O discurso teve o endosso de Nelson ‘Camarão’ Prestes (PP). “O pro-blema é a situação financeira. “O

empréstimo é necessário, que fique para quem tiver de pagar, seja a pre-feita ou outro”, afirmou.

RECUO - Durante a aprovação do projeto, chamou a atenção o voto favorável por parte de Geraldinho Pinto (PTN). Em novembro deste ano, o vereador criticou duramen-te o empréstimo nas redes sociais, classificando a iniciativa como uma aventura administrativa do governo municipal. “Seis anos pagando por

uma aventura administrativa. As-falto todos nós sabemos onde é ne-cessário. Creio que o atual governo sabia desde o início. Ou será que só agora eles descobriram onde precisa ser asfalto”, ironizou, na ocasião.

O ímpeto demonstrado na pos-tagem, todavia, não foi visto na vo-tação que aprovou o empréstimo. Além de dar o ‘sim’ ao procedimen-to, Geraldinho sequer usou a tribuna para discutir o assunto ou justificar a mudança de opinião.

Vicentina conseguiu que todos os vereadores aprovassem o empréstimos de R$ 2 milhões

Depois de se manifestar contrário ao empréstimo nas redes sociais, Geraldinho recuou e também aprova o ‘endividamento’ público

Por falta de dinheiro, próximas eleições

serão feitas manualmente

Os trechos das rodovias esta-duais que cortam os municípios de Piedade, Ibiúna e Tapiraí não constam do Programa de Conces-são anunciado pelo Governo Ge-raldo Alckmin (PSDB) no último dia 19. O projeto apresentado em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes se destina à captação de R$ 10,5 bilhões da iniciativa pri-vada para melhorar as condições de tráfego em 2.217 quilômetros de es-tradas em várias regiões do Estado e prevê a implantação de praças de pedágios.

De acordo com a Artesp (Agên-cia Reguladora dos Serviços Pú-blicos de Transportes do Estado de São Paulo), órgão responsável pelos processos de licitação das

Piedade, Ibiúna e Tapiraí não aparecem na concessão de rodovias anunciada por Alckmin

concessões e definição das obras, o plano inclui investimentos de R$ 1,4 bilhão para duplicação e outras melhorias em 423 quilômetros nas duas rodovias que dão acesso à re-gião, a SP-79 e SP-250. A lista dos 16 municípios contemplados, no entanto, não inclui Piedade nem os vizinhos Ibiúna e Tapiraí. Os três possuem demandas antigas com re-lação aos acessos, principalmente por questões de segurança e grande volume de tráfego.

O programa anunciado pelo governador há duas semanas define como área de concessão rodoviária os municípios de Apiaí, Campinas, Capão Bonito, Guapiara, Itatiba, Itu, Itupeva, Pilar do Sul, Ribeira, Ribei-rão Grande, Salto, Salto de Pirapora,

São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Vi-nhedo e Votorantim.

Na última quarta-feira (2), nem a Artesp nem a Secretaria Estadual de Logística e Transportes souberam informar porque os trechos das SPs 79 e 250 que atravessam Piedade, Ibiúna e Tapiraí não foram incluídos no plano.

Em resposta às indagações da Folha de Piedade, a Assessoria de Imprensa da agência reguladora argumentou que o programa anun-ciado por Alckmin poderá sofrer alterações. De acordo com a nota enviada por e-mail, a modelagem das novas concessões ainda está em fase de formatação. “Todos os deta-lhes estão sendo definidos e, antes de serem ratificados, terão de passar por

um processo que inclui a realização de audiências públicas e consultas públicas, na qual a sociedade civil poderá se manifestar e propor alte-rações”, diz o documento.

ALTERNATIVA – A pre-feita de Piedade, Maria Vicentina (PSDB), disse que já conhecia os planos do Governo do Estado para tirar do papel as melhorias nas ro-dovias da região. Durante reunião do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), na manhã da última quarta-feira (2), a chefe do Execu-tivo Municipal admitiu que apóia a alternativa encontrada por Alck-min para solucionar as demandas do setor de transportes, incluindo o pedagiamento.

Page 5: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

5AGRICULTURAPiedade, 4 de dezembro de 2015

Com pouco mais de 1 mil col-méias em produção comercial, a apicultura piedadense deverá gerar 40 toneladas de mel e derivados nos próximos três meses, movimentando cerca de R$ 400 mil. Esse dinheiro vai reforçar a renda de 30 a 40 fa-mílias de pequenos agricultores que adotaram a criação de abelhas como atividade complementar.

Sérgio Nakamura, proprietário do Apiário Céu Azul e um dos mais experientes apicultores da região, explica que o excesso de chuva re-gistrado nas últimas semanas redu-ziu a produtividade local em torno de 20%, na comparação com o ano passado, mas opina que o preço em alta compensará a defasagem. “Está faltando produto no mercado inter-no. Além disso, os Estados Unidos e a Europa também não colheram o suficiente para atender as suas de-mandas e passaram a importar bas-tante”, comemora o produtor.

Até a última terça-feira (1º) o próprio Sérgio havia conseguido extrair pouco mel nesta safra, das 20 caixas que mantém no bairro Alpes de Piedade. No dia seguinte, graças à trégua do clima, com a volta do tempo aberto, ele pode, finalmente, começar a colher. “A maioria dos apicultores da região está fazendo a mesma coisa agora; logo, os com-pradores estarão retirando suas enco-mendas e trazendo ânimo novo para o setor”, prevê, otimista.

A opinião de Sérgio, que já foi presidente da Aapir (Associação dos Apicultores de Piedade, Ibiúna e Região), é compartilha pela CBA (Confederação Brasileira de Apicul-tura). A entidade estima o mercado nacional atual em R$ 1,2 bilhão e calcula crescimento médio de 4,5% ao ano, independentemente de cri-se econômica e da queda do poder aquisitivo do brasileiro. “A melhor notícia é que o consumo interno ain-da é pequeno e tem potencial para continuar crescendo neste ritmo por, pelo menos, mais três décadas seguidas”, diz Nésio Fernandes de Medeiros, primeiro vice-presidente da entidade nacional.

Apicultura ‘adoça’ renda de pequenos agricultores

O maior apicultor de Piedade, Walter Müller, também tem opinião positiva com relação ao consórcio entre lavouras e abelhas. No ramo há mais de uma década, ao mesmo tempo em que se dedica ao cultivo de verduras e legumes, ele mantém uma média de 140 colméias espalhadas por oito propriedades em vários bairros.

“Até em anos complicados, como 2014 e 2015, nós sempre conseguimos agregar valor à nossas atividades com a venda do mel”, rela-ta. Ele lamenta que alguns pequenos apicultores, talvez, por falta de infor-mações, se precipitaram e acabaram desistindo se suas colméias.

No ano passado, mesmo sem dispor das condições ideais, os en-xames de Walter produziram apro-ximadamente 1,5 tonelada de mel. O volume, que é considerado elevado para os padrões do município, pode-ria ter sido o dobro. Conforme ele mesmo declarou, a falta de tempo e investimentos não serão problemas no ano que vem. O apicultor já está se preparando para aproveitar o pró-ximo periodo de floradas, adquirindo insumos antecipadamente.

DIVERSIFICAÇÃO - Felipe Carvalho de Oliveira é outro exem-plo de lavrador que encontrou na exploração de enxames de abelhas um caminho para melhorar a renda da família. A diferença é que ele não se restringe ao mel, o produto mais tradicional da apicultura. Embora possa ser considerado um estreante no ramo, já que começou a produzir há pouco mais de um ano, está se especializando na extração de pólen, que é um processo mais complexo. Das 40 caixas que mantém na pro-priedade da família, no bairro Orti-zes, 12 são destinadas a esse produto.

O rapaz, que foi aluno de Sérgio Nakamura e de quem ainda recebe orientação, explica que há vantagens em separar algumas colméias para a coleta de pólen. Ao contrário do mel, que tem produção restrita aos meses mais quentes do ano, este derivado pode ser colhido durante o ano intei-ro. Quanto ao manejo mais custoso, Felipe garante que é coberto pelo va-lor final de mercado. “Enquanto o quilo de mel silvestre está custando, em torno de R$ 10,00, no atacado, o pólen atinge o triplo, pelo menos.

OUTROS PRODUTOS – Sér-gio Nakamura chama atenção para a “incrível” versatilidade das abelhas. Além do pólen e do mel de várias floradas – do silvestre à laranja e outras frutas –, esses insetos do bem produzem própolis, cera e geléia real. O mercado também tem poten-cial em várias áreas, da alimentação e cosmética à formulação de remé-dios. Fã incondicional da atividade, Sérgio revela que até mesmo a in-dústria de aviões utiliza substâncias produzidas pelas abelhas. Segundo ele, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) emprega cera de abe-lha em diversas peças e processos de construção de seus modelos. “Com uma abrangência tão grande assim, não há tempo ruim para a apicultura”, garante, destacando que “tudo o que se produz se vende”.

VALOR AGREGADO – Acrescentando mais um item às justificativas para atrair agricultores à apicultura, Sérgio lembra a ação benéfica que as abelhas exercem no ambiente em que vivem. A principal delas é a polinização, responsável

pela reprodução da maioria das es-pécies vegetais. “Pomares de caqui ou canteiros de morango e abobrinha com abelhas por perto chegam a ter produtividade 70% maior”, informa. Somente essa vantagem, segundo o apicultor, justifica abrir espaço e tem-po ao manejo das colméias.

Maria Helena Nakamura, esposa e principal colaboradora de Sérgio, alerta para alguns cuidados para se obter bons resultados financeiros. A prioridade, segundo ela, é a alimen-tação das abelhas durante o inverno, quando são poucas as plantas que pro-duzem floradas. “Se a colméia passar fome, com certeza a rainha não botará

ovos e não haverá quem colete o néc-tar na primavera e no verão”, ressalta.

Uma garantia de sucesso é o plan-tio antecipado de astrapéia. A planta originária de Madagascar, no oeste africano, floresce no inverno e não deixa as abelhas passarem fome até a hora de começar a produzir.

Para começar, bastam 10 col-méias. A caixa do tipo Langstroth com 60 mil abelhas custa, em média, R$ 250,00. Depois, a manutenção exige, basicamente, um dia de traba-lho a cada quinzena. Quem quiser sa-ber mais sobre apicultura pode entrar em contato com Sérgio ou Maria He-lena, pelo telefone (15) 3299-2130.

Manter colméias nas propriedades agrícolas é uma forma de agregar valor à produção Melgueira cheia é sinal de luro extra: o quilo de mel silvestre, o mais comum, custa entre R$ 9 a R$ 10 no atacado Há pouco tempo na atividade, Felipe já se especializou em pólen

Além de mel e pólen, apicultores como Maria Helena e Sérgio, podem produzir cera e própolis e derivados, como hidromel Após a aquisição das caixas e enxames, produção de mel tem custo baixo de manutenção

Page 6: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

6 COTIDIANO Piedade, 4 de dezembro de 2015

Tecnicamente, Piedade entrou na lista dos municípios que estão enfrentando epidemias de dengue. A proporção de casos confirmados superou o nível classificado como surto – mais branda –, estabeleci-da pela OMS (Organização Mun-dial da Saúde) em 300 enfermos para cada grupo de 100 mil habi-tantes. De acordo com a Sucem (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria Estadual da Saúde, 173 piedaden-ses foram diagnosticados com a doença nos primeiros 11 meses de 2015. Tomando como base a população atual estimada pelo Ibge em 34. 717 pessoas, o índice local chegou a 316,28 doentes por grupo de referência.

Ainda com base nos dados da Sucem, o total de pessoas resi-dentes no município que contra-íram a doença aumentou 5.666% neste ano, na comparação com 2014. Naquele ano, o total de casos diagnosticados foi de ape-nas três. Nos últimos seis anos, o alastramento da dengue chegou a incríveis 8.550%. Em 2010, so-mente dois moradores da cidade foram contagiados e apresentaram a moléstia.

Alvair Ferreira, chefe da Vigi-lância Sanitária de Piedade adverte a população para a gravidade da situação e pede a colaboração de todos os setores para evitar a re-petição dos fatos verificados em outras regiões, onde a epidemia já tem reflexos negativos até na eco-nomia. Segundo ele, a evolução da doença está atingindo nível preo-cupante na cidade. As principais justificativas para o alerta são o crescimento do número de casos autóctones – contraídos na própria cidade –, a multiplicação de focos do mosquito transmissor do vírus

Divórcios, pensões, guarda de menores, dívidas, partilhas, disputas entre vizinhos, violência doméstica, divergências entre consumidores e lojistas e danos por acidentes de trânsito. Essas são algumas das pen-dências que moradores de Piedade e Tapiraí podem solucionar com maior rapidez e sem custos a partir desta semana, com o início do funciona-mento do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). O órgão foi inaugurado na manhã da última quinta-feira (3), na Rua Mare-chal Deodoro da Fonseca, 198, como resultado de parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio do Nupemec (Núcleo Per-manente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) e as prefeituras dos dois municípios.

De acordo com Rosmary Demé-trio, escrevente judiciária que assu-miu a coordenação do atendimento no Cejusc do município, a concilia-ção é uma forma de solução de con-flitos em que as pessoas, por meio da ação de um terceiro, o conciliador, chegam a um acordo, solucionando a controvérsia. A coordenadora destaca que o conciliador tem a função de es-clarecer as vantagens do entendimen-to para ambas as partes, ajudando-as a identificar os interesses e buscando um acordo satisfatório sem a neces-sidade de recorrer aos Tribunais. “O acordo deve favorecer às duas partes, sem haver prejuízo de uma em detri-mento de outra”, resume Rosmary.

“É bom que as pessoas entendam que Cejusc não é o mesmo que Fó-rum; as pessoas não precisam ficar diante do juiz nem enfrentar os trâmi-tes característicos dos processos judi-ciários”, destaca a coordenadora. Ela acrescenta que, na prática, a concilia-ção também garante maior agilidade aos demais processos que tramitam na Comarca, na medida em que diminui o número de novas ações judiciais que entrariam na pauta dos juízes.

Rosmary não informou o nú-mero de processos que tramitam no Fórum da Comarca, mas estimou que entre 80% e 85% dos casos podem ser solucionados pela via consensual. A coordenadora esclarece que a con-ciliação pode ser uma opção viável mesmo para demandas das áreas Cí-vel e da Família que já deram entrada no Poder Judiciário, ou seja, que já têm ações em andamento. “Basta pedir ao advogado que representa a pessoa, para enviar a documentação para a Cejusc e solicitar agendamento da conciliação”, orienta.

Mais um benefício na lista dos diferenciais do Centro Judiciário é a ausência de limites de valor da causa: “Qualquer que seja o montante do li-tígio, pode ser resolvido por meio de acordo”, revela Rosemary.

RÁPIDO E SEM CUSTO - “Quando se entra com uma ação no sistema judiciário, a audiência de conciliação não acontece antes de seis meses”, destaca a coordenadora da Cejusc, lembrando que a solução dos conflitos, por meio de conciliação é muito mais veloz, podendo acon-tecer quase que imediatamente. “O acordo depende apenas da vontade dos conflitantes em resolver a situa-ção”, garante Rosemary.

No início das atividades do Ce-jusc em Piedade, conforme a escre-vente, os casos serão documentados em papel e os prazos ainda depen-derão da disponibilidade dos juízes da Comarca para homologação dos acordos. Porém, quando o sistema informatizado estiver funcionando, tudo será online. O melhor é que, por meio dessa ferramenta, não há custas ou necessidade de advogado.

“Conciliando, a pessoa ganha prazo, tempo e dinheiro, as partes não precisam gastar com documen-tos, produção de provas e custas judi-

AGORA É EPIDEMIACasos de dengue em Piedade aumentam mais de 5.600% no ano e já ultrapassam limite definido pela Organização Mundial da Saúde

No Centro, Vigilância Sanitária pulveriza área de prédio demolido que virou criadouro de mosquito

e o surgimento da doença na zona rural.

Conforme o relatório da Su-cem, os contágios locais, que não haviam sido computados até o final de 2014, contabilizam 50 ocorrên-cias neste ano. Já a quantidade de criadouros de Aedes aegypti, que até 2010 inexistiam no município, passou para 49 no ano passado e atingiu 95 em 2015. A dissemi-nação foi de 93% em apenas 11 meses.

BOM PASTOR LIDERA – A Vila Bom Pastor é a região do município que concentra o maior número de casos de dengue. Neste ano, segundo a Vigilância Sanitá-ria, o local concentra 44% de todos

os casos autóctones confirmados, ou seja, 22 registros de um total de 50. Em segundo lugar, empatados com 14% (sete casos), aparecem Cotianos e o centro da cidade. Os demais bairros que estão gerando a doença são Paula e Mendes e Vila Amâncio (com três registros em cada localidade), além das vilas Olinda, Moraes e Quintino, Ciriaco, Nova Olinda, Sinibaldy e Funil, todos com um registro.

A localização dos maiores índices de densidade larvária – quantidade de larvas do mosquito por área – coincide com as regi-ões com os maiores números de doentes. De acordo com a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) mais recente, Bom Pastor, Cotia-nos e Moreiras são os locais com mais insetos transmissores.

ALERTA GERAL – A Pre-feitura ainda não se pronunciou sobre a possível decretação do estado de emergência, mas a Se-cretaria da Saúde está adequando seu Plano de Contingência, para agir rapidamente caso a endemia se agrave. As ações especiais pre-vêem desde ampliação da fiscaliza-ção e punição para quem mantém criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus que causa a patologia, até a requisição de alojamentos extras, como ins-tituições filantrópicas e o Ginásio Municipal de Esportes.

Alvair Ferreira, destaca que o orçamento do setor já foi suple-mentado, para a contração de mais agentes sanitários, aquisição de equipamentos de combate aos cria-douros do inseto e aquisição do soro destinado ao tratamento dos doentes, entre outras providências definidas pelo Ministério da Saúde. Segundo Alvair, o tratamento de cada pacien-te inclui, ao menos, de quatro a cinco litros do medicamento.

O chefe da Vigilância Sanitária confirma que os agentes estão sen-do mais rigorosos quanto a fiscali-zação dos criadouros de mosquito. Além de orientar, os servidores estão percorrendo os locais de ris-co e multando os munícipes que não se adequam após a primeira notificação. Segundo ele, as vizi-nhanças borracharias, desmanches de automóveis e cemitérios são as mais visadas.

“Alguns já foram multados até duas vezes, antes de decidirem corrigir os problemas”. Conta Al-vair. Um desses casos está locali-zado em pleno centro da cidade, na Rua Abdala Marum, no terreno de um restaurante que foi demolido. “Parte da área foi rebaixada para a construção de estacionamento subterrâneo, mas o projeto foi abandonado e agora permanece constantemente cheio de água”, explica o servidor municipal. Na última quinta-feira, a equipe da Vigilância isolou o local para a aplicação de inseticidas.

ORIENTAÇÕES – Entre as orientações básicas à população, a Vigilância Sanitária recomenda evitar água parada por mais de sete dias; retirar ou tampar obje-tos que possam acumular água; retirar materiais inservíveis dos quintais; realizar vistorias perió-dicas semanais dentro de suas ca-sas, dando atenção especial à ralos de banheiro, cozinha, bandejas de geladeiras, caixas da água e calhas. Recomendação especial é viajar o mínimo possível para municípios infestados e, se isso não for possí-vel, utilizar repelentes.

Quanto à doença, deve-se ficar atento durante o período suspeito (viremia), fazendo repouso abso-luto, hidratação, não viajar e não ficar em locais onde há aglomera-ção de pessoas.

Conflitos passam a ter solução rápida e gratuita

ciais”, detalha Rosmary. Além disso, conforme a explicação da escreven-te, as pessoas não perdem tempo se deslocando ao Fórum, nem sofrem o desgaste emocional de ter de discutir um conflito por tempo indetermina-do. A vantagem da conciliação é que as partes resolvem seus conflitos em conjunto, de modo que todos saem ganhando, já que o resultado da con-ciliação tem força de decisão judicial.

O Cejusc ainda disponibiliza o setor de Cidadania, onde o cidadão é orientado sobre os recursos da co-munidade e como obter documentos pessoais, entre outros serviços. “A conciliação é muito mais vantajosa do que uma ação judicial, é de graça, mais rápida, não abre possibilidade de recurso da decisão e, como as partes encontram uma solução juntas, raramente o acordo é descumprido”, resume Rosmary.

Em Piedade, a equipe do Cejusc ficará sob a coordenação geral da juíza Francisca Cristina Müller de Abreu Dell’Aglio. Além de Rosma-ry, haverá a participação de mais uma escrevente judiciária, dois estagiários cedidos pela Prefeitura de Piedade e conciliadores-mediadores.

COMO FUNCIONA - O mo-rador de Piedade ou Tapiraí que tem algum conflito pendente deve com-parecer à sede da Cejusc, relatar o motivo da desavença e fornecer iden-tificação e endereço dos conflitantes. Após orientação dos atendentes, é feito o agendamento para uma audi-ência com a participação das partes e o conciliador. Os envolvidos na ques-tão são avisados por meio de carta--convite, que pode ser entregue pelo próprio solicitante ou via Correios.

Os conciliadores são voluntários com formação superior em qualquer área. Rosmary explica que antes de começar a atuar, todos os membros da equipe passam por treinamento especial, destinado a capacitá-los na condução das reuniões de conciliação de maneira técnica e equilibrada.

O Cejusc de Piedade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os interessados em atuar nas sessões de conciliação podem entrar em con-tato com Rosmary pelo telefone (15) 3244-2999. O mesmo número vale para quem procura mais informações sobre o sistema de conciliação.

DIÁLOGO É DESTAQUE - Durante a solenidade de inauguração do Cejusc de Piedade, todos os dis-cursos destacaram a nova maneira de buscar soluções pela via do diálogo representada pela conciliação. O juiz Cássio Mahuad, diretor do Fórum da Comarca, explicou que o método é um instrumento da paz, que deixa de lado a lógica pura das leis, para focar no entendimento. A prefeita de Pie-dade, Maria Vicentina (PSDB) des-tacou o resgate do entendimento que somente o “olho no olho” consegue proporcionar.

Encerrando a cerimônia, o de-sembargador Roque Antônio Mes-quita de Oliveira, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, José Renato Nalini, de-monstrou os resultados práticos do sistema de solução de conflitos pela conciliação. Ele lembrou que em São Paulo, 26 milhões de processos estão em tramitação na Justiça neste mo-mento. Restringindo a comparação apenas aos municípios de Piedade e Tapiraí, onde correm cerca de 55 mil casos, o número de reclamantes e reclamados somados supera o total da população.

A inauguração contou do Cejusc, ainda, com a participação de diversos representantes de outros setores do Judiciário, do prefeito Araldo Todes-co (PSB), de Tapiraí, dos Legislati-vos das duas cidades, polícias civis e militares e lideranças da comunidade.

Prefeita e membros do Judiciário descerram placa inaugurativa do Cejusc

Page 7: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

7POLÍCIAPiedade, 4 de dezembro de 2015

Desde o início desta semana, a Polícia Militar se encontra em novo endereço. O pelotão foi transferido para a Avenida Antônio Leite de Oli-veira, 152, a alguns metros do acesso à rodovia SP – 79. O prédio ainda passa por pequenas adaptações, porém, o trabalho das autoridades no local já se encontra em pleno funcionamento.

“O novo prédio atende às neces-sidades da PM. Estamos, sim, bem instalados”, comentou o sargento José Aparecido da Silva, em reunião do Conseg (Conselho Municipal de Se-gurança) realizada na quarta-feira (2).

Essa é a segunda mudança da PM em pouco mais de um ano. Em abril de 2014, a corporação alojou-se em prédio localizado na Rua Benjamin Constant. O proprietário do imóvel, todavia, não quis renovar o contrato de locação – o que forçou a corporação a buscar por novo endereço.

SEM SEDE - Em teoria, a respon-sabilidade pela PM cabe ao Governo do Estado de São Paulo. Todavia, as despesas com instalação da corporação têm sido bancadas – há tempos – pelo município. Somente com o aluguel do imóvel, por exemplo, os cofres públi-cos desembolsam R$ 5 mil por mês.

Também presente no Conseg, a prefeita Maria Vicentina (PSDB) re-velou que o Estado recuou da decisão de construir uma sede própria para a Polícia Militar no município. Anterior-mente, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) havia concordado em levantar o prédio para abrigar a PM e o Corpo

Foi esclarecido o homicídio do trabalhador rural Rodrigo José Pereira, 33 anos, ocorrido em 5 de setembro no bairro dos Pintos, periferia do município. Marcelo Gonçalves Ferreira, 30 anos, teria confessado o crime. O acusado já se encontrava preso quando - de dentro da cadeia – admitiu ter matado Ro-drigo com um tiro na cabeça.

De acordo com o Sargento José Aparecido da Silva, em reunião do Conseg (Conselho Municipal de Segurança) realizada na quarta-feira (2), a captura de Marcelo teve au-xílio do serviço velado da Polícia Militar. À paisana, a equipe ajudou a coletar informações sobre o autor do crime. Levantou-se, por exemplo, que o disparo fora efetuado por um morador de Votorantim que teria o hábito de frequentar alguns bairros de Piedade.

Mais tarde, chegou-se à identi-dade de Marcelo, bem como à in-formação de que ele era foragido da Justiça de Pernambuco – seu estado natal -, onde amargava condenação pelo crime de tráfico de drogas. Em outubro deste ano, o indiciado aca-bou preso pela PM de Votorantim, em cumprimento a mandado de bus-ca expedido pela justiça nordestina.

Na cadeia, ele foi reconhecido por testemunhas do crime no bairro dos Pintos e acabou por confessar a autoria do homicídio. Segundo ele, o assassinato foi motivado por um desentendimento entre ele e a víti-ma, ocorrido dias antes do incidente.

Durou pouco mais de 24 horas a relação pacífica entre R.R.O., 31 anos, e as autoridades policiais. Um dia após deixar a penitenciá-ria onde cumpriu pena por roubo, ele foi detido pela Polícia Militar e acusado de ameaça, embriaguez ao volante e dano ao patrimônio público. O registro da ocorrência se deu na tarde de quarta-feira (2), no CDHU Ayrton Senna da Silva.

Segundo nota emitida pelo setor de Comunicação Social da PM, a equipe foi acionada com a informação de que um indivíduo supostamente armado teria abor-dado e feito ameaças a outro ho-mem, nas imediações da Rua José Sobrinho Soares da Silva.

Com as informações, os solda-dos Campestrini e Douglas, com apoio do cabo Santa Cruz e Lean-dro, foram até o local. O acusado foi surpreendido no momento em

LOCALIZAÇÃOA Polícia Militar localizou um automóvel, na tarde de terça--feira (1), no bairro Fazendinha. O VW Gol estava totalmente carbonizado e, segundo aferido pelo número do chassi, o veí-culo fora roubado na cidade de São Paulo. Como o local era de difícil acesso, foi necessário um trator para rebocar o carro até um local onde o guincho conse-guisse fazer a remoção ao pátio.

ROUBOUm desempregado de 19 anos foi detido no início da noite de quarta-feira (2), na Rua Araújo Leite. G.N, 19 anos, é acusado de tentar roubar R$ 10,00 de um idoso com problemas mentais.A vítima foi ajudada por popu-lares, que também chamaram a Polícia Militar. Localizado, o rapaz chegou a ser detido, mas acabou liberado devido ao valor irrelevante que tentara subtrair.

FURTOCriminosos deixaram prejuízo de, aproximadamente, R$ 15 mil para um comerciante residente na Vila Quintino. O crime acon-teceu na quarta-feira (2). A víti-ma conta que chegou em casa e percebeu que as portas de acesso à residência haviam sido arrom-badas. Foram levadas duas TV’s 40 polegadas, onze relógios de pulso e oito garrafas de bebidas.

Polícia Militar muda de endereço e Estado inviabiliza sede própria

Caminhão recolhe mudanças na antiga sede da Polícia Militar, localizada à Rua Benjamin Constant

Em reunião do Conseg, Vicentina avisa que não haverá construção de sede da PM

de Bombeiros, em terreno localizado ao lado do Fórum, na Avenida Coração de Jesus.

Ela apresentou documento, data-do de janeiro do ano anterior, no qual o então coronel comandante da PM avisa que não há dotação de recursos disponíveis para a obra. “Por isso, não foi concretizada transferência do imóvel (...) para que fosse realizada a construção”. O comunicado diz, ainda, que caso deseje prédio para o Corpo de Bombeiros, o Município deverá alugar ou conseguir a doação de um imóvel e – ainda – arcar com as benfeitorias e adaptações necessárias.

“Voltamos à estaca zero. A infor-mação que tivemos foi de que o ter-reno já estava disponível. Mentiram

para nós. O Estado mentiu”, protestou Paulo Homrich, presidente do Conseg. Ele lembrou que a entidade está há seis anos na luta pela concretização da sede própria da PM e ameaçou abandonar a presidência do conselho, caso a situa-ção não seja revertida no próximo ano.

Homrich é abertamente contrário à absorção de responsabilidades estadu-ais por parte da prefeitura. “Enquanto for assim, sem um local próprio, a PM pulará de galho em galho, de aluguel em aluguel. A corporação não merece isso”, pontuou.

“O Estado mentiu”, revolta-se o presi-dente Paulo Homrich

Preso acusado de matar trabalhador nos Pintos

Policiais ao lado do corpo de Rodrigo, morto em setembro deste ano

Homem é detido um dia depois de deixar a cadeia

que tentava deixar o CDHU. Ao avistar as viaturas, ele ainda ten-tou fugir, porém, acabou detido

A arma descrita pela vítima não foi localizada, porém, cons-tatou-se que o indiciado apre-sentava sinais de embriaguez. Ainda durante a abordagem, R. demostrou nervosismo e assumiu postura agressiva. Ele teria resis-tido à abordagem e ameaçado os policiais. Segundo as informa-ções da PM, o acusado desferiu diversos chutes na lateral do com-partimento de presos da viatura, danificando-a.

R. acabou indiciado por em-briagez ao volante (atestada por exame médico), ameaça e dano ao patrimônio público. Por estar sob efeito de álcool e com a CNH vencida há 30 dias, o automóvel dirigido por ele foi recolhido ao pátio do guincho.

RONDA

Page 8: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

8 ESPORTE Piedade, 4 de dezembro de 2015

Recordistas em vitórias em toda a região de Sorocaba, agora os corredores Humberto Jantim Filho – o Bertinho Torneiro – e Iranildo da Silva estão colocando Piedade também nos pódios de ou-tros Estados. No último domingo (29), a dupla brilhou na 1ª Corrida Ecológica de Morretes, importan-te estância turística do Paraná. Os dois disputaram o percurso de 10 quilômetros e voltaram para casa com a medalha de ouro de suas respectivas categorias.

Bertinho foi o mais rápido dos competidores veteranos, cruzando a linha de chegada com o tempo de 45 minutos e 12 segundos. A marca do conhecido fundista piedadense foi aplaudida pelos organizadores do evento, já que ficou pouco aci-ma da categoria principal e quase um minuto à frente do segundo co-locado da mesma faixa etária.

No cômputo geral da dispu-ta, que contou com quase 200 corredores, Iranildo foi grande campeão, conseguindo percorrer todo o trajeto em 32 minutos e 42 segundos. O desempenho dele

O Piratuba conquistou, no últi-mo sábado (28), o título do Campe-onato Municipal de Futebol Master. Embora tenha empatado a partida final contra o Amigos do Morro, da Vila Bom Pastor, sem abertura de contagem, o time da zona rural foi favorecido pelo critério da melhor campanha e ficou com a taça.

ATLETISMO

Bertinho e Iranildo vencem corrida no Paraná

Iranildo e Bertinho monopolizaram o pódio da Corrida Ecológica de Morretes

também ficou acima da média, sen-do comparado ao obtido pelos ma-ratonistas de elite.

A Corrida Ecológica de Mor-retes reuniu prática desportiva e responsabilidade ambiental. Um dos diferenciais foi a participação dos atletas em ações destinadas a recuperar a mata nativa daquela

região paranaense. Cada corredor recebeu um balão contendo mudas de plantas nativas, para soltar em qualquer parte do percurso e, as-sim, ajudar a reflorestar uma vasta área degrada pelas atividades ur-banas. A corrida foi disputada em pista pavimentada, com opção de percurso de cinco quilômetros.

Div

ulg

ação

Piratuba é o melhor na categoria dos cinquentõesA equipe campeã também levou

o troféu de artilheiro do torneio, que foi para Buré, autor de 20 gols em quatro rodadas. Já o título de defesa menos vazada coube ao Amigos do Morro.

Disputado por atletas com mais de 50 anos de idade, o Campeonato Máster de 2015 contou com a parti-

cipação de seis times e atraiu grande público. De acordo com Nelson Ya-nati, apesar da faixa etária, os jogos foram bastante movimentados e emocionantes.

O jogo, disputado à tarde, no Estádio Lino de Mattos, marcou o encerramento do Campeonato Mu-nicipal, que também teve competi-

ções nas categorias Veterano (para jogadores com mais de 36 anos) e Quarentão.

SUPER COPA - O tira-teima final do futebol piedadense em 2015 acontece no próximo domingo, a partir das 11h, no “Lino de Mattos”, com a realização da Super Copa. O confronto colocará frente a frente os campeões da Primeira Divisão e da Segundona, respectivamente, Real Madrid, da Vila Moraes, e Mare-chal, representando a zona urbana. O vencedor ficará com o troféu de melhor do ano. A entrada é gratuita. Jogadores, comissão técnica e torcedores do Piratuba, campeão Master

João Minhoca entrega troféu de vice ao Amigos do Morro Tico (à direita) exige o toféu de campeão do Piratuba

Page 9: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

9ESPORTEPiedade, 4 de dezembro de 2015

O Marechal sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Varzeano ao derrotar o Douradinho por 3 a 1, na manhã do último do-mingo (29), no Estádio Municipal Lino de Mattos. Juca foi o herói da decisão, ao marcar os três gols ne-cessários para reverter o placar da primeira partida, no qual o Douradi-nho havia vencido por 2 a 0. O duelo foi recheado de emoções. Depois de estar perdendo por 3 a 0, o Douradi-nho marcou com Oreia e quase fez o segundo com Fernandinho, já nos acréscimos. Caso o meia fizesse o gol, o título poderia ter ficado com o time da zona rural.

O JOGO –Precisando fazer gols, o Marechal começou a partida avassalador. No primeiro minuto, Juca abre o placar de cabeça, após cobrança de escanteio. O Douradi-nho se assustou com o ímpeto do time da cidade e seus jogadores não se acertavam em campo, errando passes e vacilando na marcação. O time do técnico Tatu se aproveitou do descontrole emocional do adver-sário e manteve a pressão. E deu cer-to. Aos 18min, Juca pega a sobra e chuta de primeira, sem chances para Cristian. O placar já garantia o títu-lo ao Marechal, devido ao time ter feito a melhor campanha na fase de classificação.

Aos 30min, ocorreu o lance que pode ter sido decisivo para o resulta-do final do jogo. Nana chuta e a zaga corta. Para aliviar a defesa, Igor dá um chutão na bola. O lance pegou a defesa do Douradinho desprevenida. Com rapidez, Juca domina a bola, ganha na corrida do zagueiro e avan-ça em direção ao gol. Cristian teve de ir ao encontro do atacante para impedir a jogada e acabou fazendo falta em Juca fora da área. O árbitro marcou falta e expulsou o goleiro do Douradinho. Disso, que estava no banco, entrou no gol, no lugar de Márcio. Levando de dois e com um jogador a menos, a situação do time do técnico Cadela se complicou ainda mais.

MARECHAL: Peixe; Diego, Igor, Buiu (Rafa) e Geninho (Zé); Dedé, Marcelo (Tito), Everson (Jean) e Gê; Juca e Ju (Caique). Técnico: Tatu.

DOURADINHO: Cristian (Disso); Marcinho, Tiago, Nica (Silas), Marci-nho Bueno; Ximba (Oreia), Fernando (Cesinha), Fábio e Fernandinho; Elo (Juninho) e Nana (Ne). Técnico: Ro-gério Cadela.

GOLS: Juca (3) e Oreia.

ARBITRAGEM: Everton Araújo de Oliveira, auxiliado por Débora Kobal e Vinicius Ferreira.

FICHA TÉCNICA

Juca marca 3 e vira herói na conquista do Marechal

DESTAQUES

Marcelo, Prego, Peixe e Fernandinho são eleitos os melhores da Segundona

No segundo tempo, a bronca de Cadela no vestiário parece que acor-dou a equipe. O time voltou mais determinado, mas sem criatividade. Fernandinho, o destaque da primeira partida da final, estava bem marcado e não fazia o time jogar. Contudo, aos 11min, o Douradinho foi nova-mente surpreendido por Juca. A bola é cruzada na área, Tiago corta mal de cabeça e ela sobra para o ‘ma-tador’ do Marechal fazer o terceiro dele e da sua equipe.

Em desvantagem no placar, o Douradinho não teve outra alterna-tiva, a não ser partir para o tudo ou nada. O time ficou ainda mais espe-rançoso após a expulsão de Caique. O jogador do Marechal havia aca-bado de entrar em campo no lugar de Ju.

Aos 37min, quase o Douradinho faz o primeiro gol. Fernandinho ar-risca de longe, mas o experiente Peixe consegue defender a mandar a bola para escanteio. Mas, quatro minutos depois, o gol saiu. No cru-zamento de Juninho, Peixe falha e Oreia aproveita. Faltando poucos minutos para o fim da partida, o Douradinho foi todo ao ataque e quase fez o gol, já nos acréscimos, que poderia lhe garantir o título. Fernandinho é lançado e chuta na saída de Peixe. A bola passa raspan-do o travessão. Logo em seguida, o árbitro apitou o fim da partida e os jogadores, comissão técnica e torce-dores do Marechal comemoram com muita euforia o título.

Jogadores e comissão técnica do Marechal, campeão da Segunda Divisão do Varzeano de Piedade 2015

Além do troféu de campeão, o Marechal teve a melhor defesa do torneio. O Piratuba levou dois prê-mios. O de artilheiro, com Marcelo, e revelação do campeonato, que fi-

cou com Prego, de apenas 16 anos. O melhor jogador da Segunda Divisão foi Fernandinho, do Douradinho. A premiação foi oferecida pelo jornal Folha de Piedade.

Segundo gol de Juca é comemorado junto à torcida Nana tem boa chance, mas defesa afasta arremate

Cristian faz falta em Juca e é expulso

Experiente, Peixe

comanda o Marechal

Juca ficara na cara de Disso...

... e chuta no canto do goleiro...

... depois é ‘massacrado’ por colegas na comemoração

Fernandinho (10) quase faz o segundo do Douradinho, na saída de Peixe

Após o apito final, jogadores e torcedores do Marechal comemoram título do Varzeano

Gago, representando Marcelo, recebe de Caio o troféu de artilheiro

Prego: revelação da Segundona

Marechal tem a defesa menos vazada

Tatu e Geni-nho recebem

o troféu de campeão

das mãos de João Carlos, patrono do

campeonato

Dodito entrega

troféu de melhor

jogador do torneio a

Fernandinho

Marcinho Bueno com o troféu de vice-campeão

Page 10: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

10 IDEIAS e NEGÓCIOS Piedade, 4 de dezembro de 2015

Idealizado por Luciano Rocha e Ivan Vieira, o Guia de Noivas e Festas chega à terceira edição. A publicação é uma ferramenta de di-vulgação diferenciada e que abran-ge todos os profissionais do ramo de festas e eventos. Conhecido pela confiabilidade das informações, o material é o preferido das noivas.

“Nosso intuito é facilitar a vida de quem está em busca de informa-ções para sua festa. É um momento especial e que merece todo um cui-dado na hora de escolher os profis-sionais que trabalharão no evento”, diz Luciano Rocha. O parceiro de empreitada, Ivan, concorda: “Pie-dade tem muito potencial nesse segmento. O guia tem o diferencial de reunir todas as empresas e pres-tadores de serviço em uma única publicação”, diz.

A consulta é simples e práti-ca. Pelo índice, tem-se acesso aos melhores fotógrafos, cabeleireiros, maquiadores, Dj’s, salões de festa, bandas e outros expoentes do ramo. Para a dupla, a iniciativa vai além de facilitar a vida de quem planeja um evento. “O guia promove a união do

INFORME PUBLICITÁRIO

Guia reúne conteúdo completo para

casamentos e festassetor, fortalecendo ainda mais nosso segmento”, afirma Luciano. “Ao dar foco a Piedade, a publicação contri-bui para que as pessoas prestigiem o mercado local, o que faz com que o dinheiro gire por aqui”, completa Ivan.

BOM PARA TODOS - O Guia de Noivas e Festas é demo-crático e dá espaço a profissionais consagrados e, também, a inician-tes. O único pré-requisito para participar do anuário é ter boas referências no mercado. Luciano e Ivan contam que recebem muitas indicações, dos próprios clientes, a respeito de pessoas que prestam um bom trabalho no setor.

O retorno para quem anuncia no guia também e garantido. Material de consulta sempre à mão de noivas, debutantes e casais, a publicação proporciona alta visibilidade. Além disso, todo o conteúdo do guia está disponível na Internet (www.noiva-sefestaspiedade.com.br). É possível baixar a versão em formato PDF, para que seja prontamente consulta-da em smartphone ou tablet – o que aumenta a praticidade do material.

“O feedback tem sido muito legal, com clientes satisfeitos e re-gistrando muita procura. Para nós, é uma satisfação saber que oferece-mos um produto que dá retorno”, finaliza Ivan Vieira.

O Guia de Noivas e Festas é gra-tuito e pode ser retirado no estúdio Luciano Rocha (Rua Tenente Demé-trio Machado, 158) ou nas bancas de jornais. Mais informações pelo telefone (15) 3244- 3906.

Ivan e Luciano Rocha, idealizadores do Guia de Noivas e Festas

Page 11: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

11IDEIAS e NEGÓCIOSPiedade, 4 de dezembro de 2015

Page 12: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

12 CLASSIFICADOS Piedade, 4 de dezembro de 2015

nal, prata. (15) 99691-0802.-------------------------------------------

R$ 4 MILEscort XR3, ano 88, vermelho, álcool, documento OK. (15) 99602-4119.-------------------------------------------

HYUNDAY AUTOMÁTICOAccent, completo, 2000, câmbio automático, dourada, 60000 km, tabela Fipe: R$ 12.700. (15) 99814-0796.-------------------------------------------

R$ 10 MILUno Mille Fire, 2006, flex, bran-co, 2 portas. (15) 99649-7231.-------------------------------------------

OPORTUNIDADEPalio Weekend Attractive, 2009, completo. R$ 8 mil e passa dí-vida de 26 parcelas de R$ 648. (15) 99785-5743.-------------------------------------------

R$ 15 MILTrator Massey Ferguson, 50x, ano 1973. R$ 15 mil. (15) 99630-6095.-------------------------------------------

F400Ano 86, motor MWM, impecável. (15) 3244-2731.

BIS PRETAAno 2008, Yamaha, Neo AT115. R$ 4.500. (15) 3244-4128.-------------------------------------------

R$ 3.300CG Fan, 2008, original, preta e licenciada. (15) 99657-1566.-------------------------------------------

TITAN 150 ESDAno 2012, preta, documento OK, segredo e acessórios. R$ 6.400. (15) 99796-0836.-------------------------------------------

CG 125 FANAno 2007, 1856km, documento OK. Nunca pegou chuva. R$ 4 mil. (15) 3244-3438.

ENFERMEIRAOferece serviços de assistência domiciliar para acamados e por-tadores de feridas crônicas. (15) 99742-0908.-------------------------------------------

EMPREGOContrato homens para trabalhar diário ou mensal em sítio. (15) 99854-3551.-------------------------------------------

MOTORISTAParticular, conheço toda a re-gião. (15) 99684-1374.-------------------------------------------

CONSTRUÇÃO CIVILFaço serviços de construção do alicerce ao acabamento e refor-mas em geral. (15) 99720-8903.

com bomba d’água e base. (15) 3299-6134 ou 99690-7649.-------------------------------------------

MÁQUINASEngenho de cana, motor à ga-solina, ótimo estado. R$ 1.500. (15) 3244-3438.-------------------------------------------

COMPROMotor estacionário MWM, 3 ou 4 cilindros. Pago à vista. (11) 98220-9460.-------------------------------------------

R$ 15 CADAFrangas caipiras médias, novas e botando. (15) 3244-3438.-------------------------------------------

CONSERVADASCadeiras de lata para bar. (15) 99686-5470.

CETROEN C4Ano 2011, 1.6 CLX, 4 portas, completo, prata, 57900km. R$ 29 mil. (11) 97959-2539 ou 3244-2490.-------------------------------------------

R$ 25 MILCelta, 2013, 4 portas, pra-ta, 30000 km, completo. (11) 97016-7403.-------------------------------------------

FUSCAANo 77, 1300L. R$ 4 mil. (15) 99751-0292.-------------------------------------------

R$ 11 MILSaveiro a álcool, ano 93, origi-

Ilha Comprida. R$ 150 mil. Tro-co por casa ou sitio em Piedade. (11) 94150-5071.

CANTORSertanejo. Faço shows em bares, pousadas e festas em geral. Gabriel Eduardo. (15) 99727-2491.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOTV de 29”. (15) 99794-3312.-------------------------------------------

MOURÕESDe eucaliptos tratados e postes, preços imbatíveis. (15) 99854-3551.-------------------------------------------

R$ 185Geladeira. (15) 99794-3312.-------------------------------------------

FERRAMENTACompressor Chus, 200 libras, em ótimo estado. R$ 1.500. (15) 3244-3438.-------------------------------------------

DIVERSOSBomba Anauger 900, bebedou-ro, gabinete, escrivaninha. (15) 3244-1692 ou 99702-9735.-------------------------------------------

R$ 2 MILCarretinha para carro, 2014, 2 m de comprimento. (15) 99708-3834.-------------------------------------------

R$ 1.200Motor 3hp, diesel, Yammar,

troco carro. (15) 99786-7712.-------------------------------------------

PECHINCHALote de 315 m², frente asfalto, no Paulas e Mendes. R$ 65 mil. (15) 99751-3083.

R$ 200 MILChácara com casa 6 cômodos, tanque, pomar, próximo ao Ca-minho das Águas. (15) 3244-2434.-------------------------------------------

R$ 18 MILChácara de 500 m², ótimo local. Troco por carro. (15) 99794-3312.-------------------------------------------

R$ 110 MILSitio de 26,5 alqueires, 2 ri-beirões, 6 nascentes, 4 km da cidade e 5 km de Tapiraí. (15) 99830-9481.-------------------------------------------

R$ 32 MILChácara 1200 m², terreno pla-no. Troco com apartamento no CDHU Ayrton Sena. (15) 99794-3312.-------------------------------------------

BATATA DOCESitio 5000 m², cercado, piscina, pomar, casa de 250 m², docu-mentação OK, 1km do asfalto. Vendo ou troco por casa. (15) 99691-1658.-------------------------------------------

BAIRRO DOS LEITESChácara de 2800 m², próxima à escola e padaria. (15) 98156-3296.-------------------------------------------

R$ 150 MILChácara 1500 m², cercada, po-mar, poço, com casa de 140 m², a 7 km do Centro. Aceito troca. (15) 3244-3438.

PAULAS E MENDESAluga-se salão comercial de 11 x 3,5 na Rua Benjamim da Silveira Baldy. R$ 500. (15) 99751-3083.-------------------------------------------

SALA COMERCIALAlugo, no centro. R$ 400. (15) 99630-6095.

CENTROMercado completo, excelente faturamento. (15) 99974-7705.-------------------------------------------

OPORTUNIDADEGalpão de 200 m², próximo ao CDHU. (15) 99723-5520.-------------------------------------------

POUSADACom 16 quartos no Boqueirão,

ALUGOCasa nos fundos com 4 cômo-dos. R$ 500. (15) 99821-4875.-------------------------------------------

TEMPORADACasa em Peruíbe com 2 quar-tos, sala, cozinha, garagem e 2 wc. (15) 98157-6445.-------------------------------------------

CIRIACOAlugo casa 2 quartos, sala, cozi-nha, lavanderia e vaga 3 carros. (11) 3159-0832 ou 97133-8886.-------------------------------------------

TEMPORADACasa com 2 quartos, 2 cozinhas, 2 wc, sala, churrasqueira, forno para pizza, para até 8 pessoas, na Ilha Comprida. (15) 99705-0011.-------------------------------------------

BAIRRO CIRIACOCasa com 2 quartos (suíte), sala, cozinha, lavanderia, entra-da para carro. (11) 97133-8886 ou 3159-0832.-------------------------------------------

APARTAMENTODois quartos, sala, cozinha, wc e garagem no Loretto. (15) 3244-1674 ou 98152-7128.

LOTESDois de 10 x 33 cada, com água e energia, no Paulas e Mendes, próximo ao CTC O Laçador. R$ 35 mil cada. (15) 99754-7131.-------------------------------------------

BAIRRO ORTIZESDois terrenos de 1000 m². R$ 48 mil cada. (11) 3159-0832 ou 97133-8886.-------------------------------------------

GODINHOSDois lotes de 350 m² cada um. R$ 10 mil cada. (15) 99662-5025.-------------------------------------------

LOTESÓtimos para chácaras, a 300 metros do asfalto, rede de ener-gia. (15) 99752-7340.-------------------------------------------

R$ 45 MILTerreno de 2000 m² no Bairro dos Garcias. Aceito carro no negócio. (15) 99701-7053.-------------------------------------------

R$ 130 MIL23000 m² com casa e ribeirão. (15) 99603-2566.-------------------------------------------

PAULAS E MENDESLote de 1000 m², água e luz. (15) 99662-5025.-------------------------------------------

VILA ÉLVIOTerreno de 7000 m², plano e sem mato, a 150 m do asfalto. R$ 30 mil. Aceito carro. (15) 99781-1582.-------------------------------------------

PIRAPORINHATerreno de 4000 m². Vendo ou

BOM NEGÓCIOCasa com 11 cômodos e 2 wc, toda murada em terreno de 250 m². Falta apenas laje. Paulas e Mendes. R$ 130 mil. (15) 99751-3083.-------------------------------------------

NOVA OLINDACasa nova com 3 quartos (su-íte), lavabo, social, em terreno grande. (15) 99735-9709.-------------------------------------------

R$ 110 MILCasa 5 cômodos em terreno de 1900 m², tanque com peixes, galinheiro e pomar. (15) 99688-2207.-------------------------------------------

CIRIACO DE CIMACasa com 4 cômodos e wc, em terreno de 468 m², com pés de frutas. R$ 70 mil. (15) 98101-6456.

-------------------------------------------CIRIACO

Casa 4 cômodos. R$ 70 mil. (15) 99696-2147.-------------------------------------------

VILA MORAESCasa 4 cômodos, wc, garagem em área de 250 m². R$ 55 mil. (15) 3244-5472 ou 99747-5388.-------------------------------------------

BOM NEGÓCIOSobrado 3 andares; 2º com quarto, sala e wc; 3º com 2 quar-tos, wc e sem acabamento. (15) 7836-9542.-------------------------------------------

PARQUE DA TORRECasa 6 cômodos e 2 wc e ou-tra nos fundos 4 cômodos, wc e área, garagem 4 carros. R$ 270 mil. (15) 3244-5472 ou 99747-5388.-------------------------------------------

CIRIACO DE CIMACasa de 4 cômodos, wc e quin-tal com frutas. R$ 70 mil. (15) 98107-8943.-------------------------------------------

APARTAMENTOPróximo ao Esplanada, com 3 quartos (1 suíte), lazer comple-to. R$ 240 mil. Aceito carro ou terreno como parte de paga-mento. (15) 99795-3491.-------------------------------------------

R$ 15 MILApartamento com 2 quartos, sala, cozinha, wc e lavanderia. (15) 99694-1307.-------------------------------------------

VENDO OU ALUGOCasa com 4 quartos, 2 salas, 2 wc, cozinha, no Jardim Sinibal-dy. (15) 99757-3339.-------------------------------------------

VILA MARIACasa 2 quartos, sala, cozinha e wc em terreno de 180 m². R$ 40 mil. (15) 99800-8841.-------------------------------------------

R$ 170 MILCasa 4 quartos, sala, cozinha, wc e garagem 2 carros. (15) 99657-1566.-------------------------------------------

VILA OLINDASobrado em obra, com sala 2 ambientes, wc social, cozinha, 2 suítes, 1 suíte máster com closet, edícula com quarto e wc, escritório com wc e garagem 2 carros. (15) 3344-6297.-------------------------------------------

R$ 200 MILCasa 4 cômodos, 2 wc, edícula 2 cômodos e wc e garagem. (15) 99721-6050.-------------------------------------------

CIRIACO DE CIMADuas casas com 3 cômodos cada, próximas à caixa d’água. R$ 90 mil. (15) 3344-1681.

TERRENOS e LOTES

vendem-se

CHÁCARASe SÍTIOS

vendem-se

VEÍCULOS

OPORTUNIDADESe NEGÓCIOS

CUPOM VÁLIDO PARA ANÚNCIOS NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2015

CASAS eAPARTAMENTOS

alugam-se

CASAS e APARTAMENTOS

vendem-se

COMERCIAISvendem-se Cartório de Registro Civil de Piedade/SP

Edital nº 12257 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: SERGIO MENDES, nascido em Piedade/SP, solteiro, operador de área, residente e domi-ciliado na Rua Valdomiro Leite Furquim, 195, Vila Bom Pastor, Piedade/SP, filho de Maria de Lourdes Mendes e DHEBORA KELLY DA SILVA SANTANA, solteira, padeira, nascida em Carapicuíba/SP e registrada em Santana de Parnaíba/SP, residente e domiciliada na Rua Valdomiro Leite Furquim, 195, Vila Bom Pastor, Piedade/SP, filha de Francisco Caninde Santana e Maria Iolanda da Silva.

Edital nº 12262 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: JUSCELINO DOS SANTOS, nascido em Pie-dade, viúvo, rural, residente e domiciliado no Sí-tio Nunes, s/nº, Bairro Liberdade, Piedade/SP, filho de Manoel dos Santos e Helena Torres e ANA MARIA DE FREITAS, nascida em Ribei-rão Pires/SP, divorciada, doméstica, residente e domiciliada na Rua Santa Marina, 71, Santa Tereza, Rio Grande da Serra/SP, filha de An-tonio Gomes de Freitas e Alice da Silva Freitas.

Edital nº 12263 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: EZEQUIAS DE ASSIS, nascido em Piedade/SP, divorciado, auxiliar de expedição, residente e domiciliado na Vila Élvio, Piedade/SP, filho de José de Assis e Catarina Pedroso Domingues e MARIA LUCIA RIBEIRO, nascida em Piedade, solteira, auxiliar de enfermagem, residente e domiciliada na Vila Élvio, Piedade/SP, filha de Ernesto Fernandes Ribeiro e Silvina Martins Ribeiro.

Edital nº 12264 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: DIULIANO BLANCO, nascido em Rio das Pe-dras/SP, divorciado, fiscal, residente e domici-liado no Bairro Douradinho, Piedade/SP, filho de Gilberto Fernando Blanco e Vânia Netto de Souza Blanco e TEREZA CECILIA MOREIRA, nascida em Salto de Pirapora/SP, divorciada, aposentada, residente e domiciliada no Bairro Douradinho, Piedade/SP, filha de Marino Pas-qual Moreira e Maria da Silva Moreira.

Edital nº 12265 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se ca-sar: MARCOS APARECIDO DE OLIVEIRA, nascido em Piedade/SP, solteiro, empresário, residente e domiciliado na Rua Santi Vichi, 91, Vila Olinda, Piedade/SP, filho de João Batis-ta de Oliveira e Adalgisa Soares de Oliveira e LUCILENE ANDRADE GUEDES, nascida em Sorocaba/SP 1º Subdistrito, divorciada, pro-fessora, residente e domiciliada na Rua Santi Vichi, 91, Vila Maria, Piedade/SP, filha de Sos-tenes Dantas Guedes e Irene Andrade Guedes.

Edital nº 12266 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: IVO DOMINGOS NOVAES, nascido em Rio de Janeiro/RJ e registrado no 6º Distrito do Muni-

EDITAIS DE PROCLAMAS

MOTOS

EMPREGOSoferta e procura

COMERCIAISalugam-se

cípio de Nova Iguaçu/RJ, solteiro, impressor, residente e domiciliado no Bairro dos Garcias, Piedade/SP, filho de Agenario Silvério Pinto Novaes e Elza Domingos Novaes e LESLYE DE ALBUQUERQUE LIMA, nascida em Santo André/SP, divorciada, técnica em segurança pública, residente e domiciliada no Bairro dos Garcias, Piedade/SP, filha de Valdério Santana de Lima e Sidenir Albuquerque Lima.

Edital nº 12267 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: TIAGO KATSUO DE ARAUJO KATO, nascido em Ibiúna/SP, solteiro, ajudante geral, residen-te e domiciliado na Rua Vinte e Um de Abril, 175, Centro, Piedade/SP, filho de Kuniel Kato e Angelica Gonzaga de Araujo e LUCINEIDE PACHECO PEREIRA, nascida em Piedade/SP, solteira, monitora de transporte, residente e domiciliada na Rua Vinte e Um de Abril, 175, Centro, Piedade/SP, filho de João de Paula Pereira e Licia Pacheco Pereira.

Edital nº 12268 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: MARCOS ROBERTO DE PAULA LEITE, nas-cido em Piedade/SP, solteiro, pedreiro, residen-te e domiciliado na Rua Nazário Mendes, 110, Bairro Cotianos, Piedade/SP, filho de Valdemar de Paula Leite e Ana Dias de Moraes Leite e DAIANA FELIZ DE OLIVEIRA, nascida em Ta-piraí/SP e registrada em Piedade/SP, solteira, lavradora, residente e domiciliada na Rua Na-zário Mendes, 110, Bairro Cotianos, Piedade/SP, filha de Francisco Feliz de Oliveira e Maria de Lourdes Sutero de Oliveira.

Edital nº 12269 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: LEANDRO FERNANDES PAVIA, nascido em Sorocaba/SP e registrado em Piedade/SP, sol-teiro, lavrador, residente e domiciliado na Rua Cinco, s/n, Bairro Ciriaco, Piedade/SP, filho de Florencio Pavia e Maria Helena Fernandes de Lima Pavia e THAYNARA LETÍCIA DE LIMA CORREIA, nascida em Pilar do Sul/SP e regis-trada em Piedade/SP, residente e domiciliada na Rua Dezesseis, s/n, Bairro Ciriaco, Piedade/SP, filha de Aleandro Correia e Chirlei de Lima Correia.

Edital nº 12270 - Niraci Maria Munaro, Oficial Delegada, faz saber que pretendem se casar: FERNANDO DE OLIVEIRA RIBEIRO, nascido em Piedade/SP, solteiro, soldador, residente e domiciliado na Rua Célia Lopes Godinho, 156, Bairro Moreiras, Piedade/SP, filho de José Vieira Ribeiro e Lindalva Aparecida de Olivei-ra Ribeiro e ALINE CRISTINA SEMINARA, nascida em Valparaíso/SP, solteira, estagiá-ria, residente e domiciliada na Rua Célia Lo-pes Godinho, 156, Bairro Moreiras, Piedade/SP, filha de Luiz Seminara e Rosângela Maria Baptista Seminara.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

EDITAL DE VENDA MEDIANTE PROPOSTAS DOS BENS ABAIXO DESCRITOS, ARRECADADOS NOS AUTOS DA AÇÃO DE FALÊNCIA DE EDUARDO HIDETO SUZUKI CONFECÇÕES. PROCESSO nº 0000011-11.1993.8.26.0443. Nº DE ORDEM: 565/93. O Doutor CÁS-SIO MAHUAD, MM. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Piedade, do Estado de São Paulo, FAZ SABER A TODOS QUANTOS ESTE EDITAL VIREM OU DELE CONHECIMENTO TIVEREM E A QUEM INTERESSAR POSSA, que foi determinada a venda do bem imóvel arrecadado nos autos da falência supra, por concorrência parti-cular, em conformidade com o artigo 118 da Lei de Falências (Decreto Lei nº 7.661/45), sendo que os interessados na sua aquisição poderão fazer suas propostas de compra em envelopes lacrados, os quais de-verão ser entregues ao Sr. Diretor do Ofício, mediante recibo, até o dia 03 de Março de 2016 às 13:30 horas, data e horário limite para a abertura dos envelopes contendo as propostas em que constarem a identificação e endereço dos proponentes. Trata-se do seguinte bem: Parte Ideal correspondente a 1,622806946% no terreno de 4.560 al-queires paulistas, totalizando 74 (setenta e quatro) alqueires paulistas, situado na Fazenda Travessão ou Cachoeira Comprida, Município de Tapiraí/SP, localizado à margem direita do rio Juquiá-Guassu, cujas divisas, confrontações e localização de toda a parte do imóvel situada à margem direita de quem desce o referido rio Juquiá-Guassu, encontra--se descrita na matricula nº 524, ficha 1, (R. 64/524, R.89/524 e AV. 92/524) do Cartório de Registro de Imóveis de Piedade/SP, avaliado em R$ 259.000,00 (Outubro/2014). Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei, achando-se este Juízo e Cartório do primeiro Ofício Cível sediados no Fórum desta Comarca, situado na Praça Raul Gomes de Abreu, 73, Centro, Piedade/SP, Piedade, 24 de novembro de 2015.

EDITAL DE CITAÇÃO – PRAZO DE 20 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião, PROCESSO Nº 0004049-36.2011.8.26.0443 – Ordem nº 1003/2011. O Meritíssimo Juiz de Direito da 1ª Vara do Foro de Piedade, Estado de São Paulo, Dr. Cássio Mahuad, na forma da Lei, etc, FAZ SABER aos réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem como seus cônjuges e/ou herdeiros/sucessores, que NIVALDO FIORAVANTI, portador da cédula de identidade RG nº 8.213.080 SSP/SP, inscrito no CPF/MF nº 005.526.708-47 e SETSUE MATSUURA FIORAVANTI, portadora da Cédula de Identidade RG nº 9.417.204 SSP/SP, inscrita no CPF/MF nº 931.095.048-04, brasileiros, casados, ele comerciante e ela do lar, residentes e domiciliados na Rua Israel Vieira Ferreira, nº 673, Parque Presidente Médici-Itu-SP, ajuiza-ram ação de USUCAPIÃO, a qual tem por objeto um imóvel denominado “Sitio Recanto do Niva”, com área retificada de 45,9824 hectares, loca-lizado na Estrada TPR 284, Bairro Belchior, Município de Tapiraí-SP, constando como confrontantes: Eduardo Hideto Suzuki e sua esposa, se casado for; Suzano Papel e Celulose S/A e Prefeitura Municipal de Tapiraí-SP, na pessoa dos representantes legais ou sucessores, alegando posse mansa e pacífica. Estando em termos, expede-se o presente edital para citação dos supramencionados para, no prazo de 15 (quinze) dias, a fluir após o prazo de 20 dias, contestem o feito, sob pena de presumirem-se aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelos autores. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Piedade, aos 15 de novembro de 2015.

A família Espinosa agradece de coração à Santa Casa de Misericórdia de Piedade, aos seus funcionários, enfermeiros, médicos, entre outros, pelo atendimento prestado ao nossos querido e irmão Irineu Espinosa. A entidade e seus profissionais, mesmo enfrentando dificuldades, conseguem doar de si mesmos amor, respeito e dignidade aos pacientes, especialmente nos momentos mais difíceis. Que Deus lhe pague!

Irmãos, filhos e amigos da família Espinosa.

GILVAN BORGES DE LIMA, Oficial do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que pre-tendem se casar: RONALDO PINTO CAE-TANO DA SILVA, solteiro, músico, nascido em Ibiúna/SP, residente e domiciliado no Condomínio Granja Verediana, lote 83, Dis-trito Paruru, Ibiúna/SP, filho de Alexandre Caetano da Silva e Elena da Silva Pinto e FERNANDA HELLEN DA SILVA CAMAR-GO, solteira, estagiária, nascida em São Roque/SP e registrada em Ibiúna/SP, resi-dente e domiciliada no Condomínio Granja Verediana, lote 83, Distrito do Paruru, Ibiúna/SP, filha de Alexandre Soares de Camargo e Helena Soares da Silva de Camargo.

GILVAN BORGES DE LIMA, Oficial do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que preten-dem se casar: REGIS EDMILLER MACIU-LEVICIUS FERREIRA, solteiro, operador 1, nascido em Barão de Antonina/SP, resi-dente e domiciliado na Travessa Felisbino José Pereira, 28, Distrito Paruru, Ibiúna/SP, filho de Ademir Lima Ferreira e Leonicia Ma-ciulevicius Ferreira e DANIELA PEREIRA, solteira, professora, nascida em Piedade/SP, residente e domiciliada na Travessa Felisbino José Pereira, 28, Distrito Paruru, Ibiúna/SP, filha de Izaltino José Pereira e Ivanil Maria Pereira.

GILVAN BORGES DE LIMA, Oficial do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que preten-dem se casar: SILVANO DO NASCIMENTO LUZ, solteiro, motorista, nascido em São Ro-

ANUNCIE AQUI!

ABANDONO DE EMPREGOAlbano Teixeira Ribeiro, residente no Bairro dos Monos, Piedade/SP, RG nº 30353502, convoca o senhor Daril Anderson de Mattos, CTPS nº 355557, série 4012, a comparecer em sua sede no prazo máximo de 24 horas (vinte e quatro horas) sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito às penalidades previstas do artigo 482 da CLT.

AGRADECIMENTO

Cartório de Registro Civil do Paruru - Ibiúna/SPEDITAIS DE PROCLAMAS

que/SP e registrado em Ibiúna/SP, residente e domiciliado na Rua José Bonifácio, 100, Distrito do Paruru, Ibiúna/SP, filho de Job da Luz e Vilma Nascimento da Luz e MARINIL-ZA MARTINS, solteira, do lar, nascida em São Roque/SP e registrada em Piedade/SP, filha de Elizabeth Martins.

GILVAN BORGES DE LIMA, Oficial do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que pre-tendem se casar: MARCIO DE OLIVEIRA, solteiro, motorista, nascido em Ibiúna/SP, residente e domiciliado no Bairro Piratuba, Ibiúna/SP, filho de Jumirio de Oliveira e Ne-mia de Oliveira e ALINE OLIVO MOREIRA, solteira, do lar, nascida em São Roque e registrada em Ibiúna/SP, residente e domi-ciliada no Bairro Piratuba, Ibiúna/SP, filha de Antonio Santana Moreira e Aparecida Olivo.

GILVAN BORGES DE LIMA, Oficial do Re-gistro Civil das Pessoas Naturais do Distrito do Paruru, Município e Comarca de Ibiúna, Estado de São Paulo, faz saber que preten-dem se casar: ALAN APARECIDO COSTA, solteiro, ajudante geral, nascido em São Ro-que e registrado em Piedade/SP, residente e domiciliado na Avenida São Lazaro, 268, Bairro Ressaca, Ibiúna/SP, filho de Terezi-nha Costa Leite e SUELEN DOMINGUES DE MOURA, solteira, do lar, nascida em São Roque e registrada em Ibiúna/SP, residente e domiciliada na Avenida São Lazaro, 268, Bairro Ressaca, Ibiúna/SP, filha de Silvio Correa Prestes de Moura e Marina Maciel Domingues.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da lei.

Page 13: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

13ENTRETENIMENTOPiedade, 4 de dezembro de 2015

► Compras de NatalNão adianta querer escapar. Os apelos de consumo nesta épo-ca do ano são imensos. Vale sem-pre deixar prevalecer o bom sen-so e comprar apenas o necessário.► Consumismo faz malÉ muito comum as pessoas se dei-xarem levar pelo sentido emocio-nal da ocasião e pelas promoções tentadoras das lojas. Depois amar-gam as contas nos primeiros me-ses do ano. ► Cartão e pré-datadosNão se “enforque” em crediário, com cheque pré-datado ou no car-tão de crédito, somente para satis-fazer o desejo de seu filho. Caso ele queira um presente que não cabe no orçamento, explique com cal-ma e carinho a situação. É muito bom ele começar a entender que, muitas vezes, a vida tem suas difi-culdades. Ele poderá escolher ou-tro presente que se encaixe me-lhor no seu planejamento.► Cartão e pré-datados IICuidado com o cartão de crédi-to! Lembre-se de que janeiro e fe-vereiro trazem muitas despesas extras, devido às férias escolares, matrículas, livros etc. Não empur-re para lá os gastos de final de ano! ► Não torre o décimo terceiroProcure não “torrar” o décimo ter-ceiro ou férias ou qualquer bonifi-cação de final de ano. Talvez vo-cê possa colocar alguma coisa na poupança. Não devemos gastar só porque recebemos dinheiro extra. ► Presentes verdadeirosLembre-se de que os presentes mais preciosos não podem ser comprados com dinheiro, como amor, fidelidade, apoio, amizade. Escreva um cartão, carta, e-mail e diga pessoalmente uma palavra de amor e de esperança. ► Calcule com antecedênciaAntes de sair para as compras, fa-ça uma lista com nomes, presentes e preços. Calcule o custo total. Ca-be no orçamento? Decida quanto pode ou deve gastar. ► Cuidado com a tentação!Evite cair na tentação de comprar algo que não está na sua lista pa-ra aproveitar o preço. ► Desejos x felicidadeAnalise com cuidado os seus dese-jos. Você não será menos feliz por não satisfazer todos eles. ► Saldando dívidas antigasDécimo terceiro e bônus servem também para saldar dívidas. ► SolidariedadeNão deixe de ajudar pelo menos uma família neste Natal. Sempre é possível dividir com alguém e procure ensinar isso a seus filhos.► Planeje 2016Pare alguns minutos para pensar como foi 2015. Pense no que vo-cê fez, ou no que poderia ter feito! Peça perdão a quem você magoou e planeje 2016 com muita determi-nação e alegria. Só assim terá uma vida plena e feliz. Boas festas!

Dezembro não é somente tempo de enfeitar a casa para o Natal, fazer compras e planejar viagens. É também o mês em que as pessoas começam a rever o passado e analisar concreta-mente o que mudou. Novas promes-sas são feitas, revelando a vontade que muitos têm de parar de fumar, perder peso, melhorar a alimentação e come-çar a fazer exercícios. Enfim, revelam a vontade de ficar mais bonito(a) e ele-var a autoestima.

Geralmente, as pessoas têm mo-tivos pessoais para tentar uma dessas mudanças assim que começa um novo ano. O que a maior parte da população desconhece é que, tentando todas de uma só vez - e conseguindo - meno-res serão as chances de se desenvol-ver um câncer, por exemplo, dizem os especialistas.

Pesquisadores de Harvard (Esta-dos Unidos) revelaram que mais de um terço de todos os cânceres pode-riam ser evitados se houvesse maior controle dos fatores de risco. Assim, quem decide parar de fumar deve sa-ber que está diminuindo as chances de desenvolver um câncer de cabeça/pes-coço, pulmão e bexiga, além de pre-venir também doenças do coração. O fumo também acelera a produção dos radicais livres e, assim, é um “vene-no” para a pele, que envelhece pre-cocemente.

Segundo especialistas, a promes-sa de perder peso e evitar a obesidade a todo custo é outra importante deci-são na virada de ano. Os obesos, em geral, têm uma dieta rica em calorias e gorduras e pobre em fibras. Essa ali-mentação acarreta uma diminuição do trânsito intestinal, expondo a mucosa do intestino grosso a um maior conta-to com a gordura, que sofre oxidação e torna-se cancerígena. Neste sentido, parece que as pessoas que retiraram a vesícula biliar (fato comum entre os obesos) estão mais propensas a esse tipo de câncer.

Já as mulheres obesas transfor-mam a gordura em estrogênio, atra-vés da enzima aromatase. Isto man-tém o nível hormonal elevado mesmo no climatério, aumentando o risco de câncer de mama e/ou de endométrio.

INGREDIENTES • 3 kg de presunto defumado; • farinha de trigo para polvilhar; • 2 pc de massa folhada; • 2 gemas levemente batidas com meia colher (chá) de água; • manteiga para untar. PREPARO1. Com uma faca afiada, retire to-da a pele do presunto e o excesso de gordura, cuidadosamente para não deformá-lo. Polvilhe uma su-perfície de trabalho com farinha de trigo. Com um rolo, abra uma massa folhada sobre a superfície enfarinhada, até obter um retân-gulo do tamanho suficiente pa-ra cobrir todo o presunto. Esten-da a massa folhada sobre o pre-sunto e, com as mãos, ajeite-a até revestir toda a peça, tomando o cuidado para não romper a mas-

BOM APETITEuu

sa. Procedendo da mesma manei-ra, abra a outra massa folhada so-bre a superfície enfarinhada. Com uma faca afiada, ou com uma car-retilha, corte a massa em tirinhas finas e compridas. Pincele o pre-sunto revestido com uma parte das gemas batidas. Preaqueça o forno, em temperatura alta. Cui-dadosamente, decore o presunto com as tirinhas de massa, fixando--as sobre a sua superfície, primei-ro num sentido e depois no outro, formando um gradeado. Pincele o presunto com o restante das ge-mas, ponha numa assadeira un-tada com manteiga e leve ao for-no preaquecido por 20 minutos ou até ficar dourado. Retire do for-no, passe para o prato de servir e leve à mesa. Dica: Sirva acompanhado de mo-lho de damasco

CASA DE A a Zuu

GB Imagem

SÓ RIAuu

Os obesos fumantes, então, estão predispostos a outras doenças. Tanto a obesidade como o cigarro aumentam a resistência periférica à insulina, for-çando o pâncreas a trabalhar além do necessário, produzindo mais insulina e provocando insuficiência que resul-ta no diabetes tipo 2.

XÔ SEDENTARISMO - Com tudo isso se chega à conclusão sobre a necessidade de iniciar um programa de exercícios físicos. Ninguém precisa ser atleta. Mas é imperativo combater o sedentarismo. Caminhadas, esportes de baixo impacto, exercícios aeróbi-cos, não apenas fazem bem ao cora-ção, mas também fortalecem o or-ganismo como um todo, prevenindo inclusive o câncer.

Diante destas informações, o que você pretende para 2016? Continuar sentado na frente da televisão, domin-go após domingo, justificando sua ati-tude com a desculpa de que você já trabalha e movimenta-se a semana in-teira? Ou vai partir para uma atitude positiva, encarar a preguiça e sair ca-minhando.

COMEÇO DIFÍCIL - Nos pri-meiros dias não será fácil, mas seja fir-me e tenha força de vontade. Ao final de uma semana, sua vida não será a mesma se você fizer caminhadas. Para se animar um pouco mais, vá a uma loja de materiais esportivos e compre um tênis novo e adequado – peça a orientação Ao vendedor – e de uma roupa legal, moderna, confeccionada com tecidos “inteligentes” que facili-tam a transpiração e não esquentam a pele. Além disso, nada como dar uma repaginada o visual e começar 2016 com muita alegria e determinação.

Só falta agora você prestar um pouco mais de atenção à sua alimen-tação. Faça isso sem estresse e sem sofrimento; comece eliminando as fri-turas e os refrigerantes, substituindo--os por sucos, introduza alimentos in-tegrais à sua dieta. Sabia que banana amassada com aveia é uma delícia?

Sem perceber, você se acostuma-rá com as mudanças e elas farão parte do seu dia a dia.

ASSISTA EM CASAuuO Diário da Esperança

No final da Segunda Guerra Mundial, a Hungria está praticamente destruída e derrotada. Dois garotos gêmeos de 12 anos de idade são enviados pelos pais para a casa da avó, que não demons-tra o menor afeto por eles. Durante um ano os irmãos tentam lidar com a nova realidade do país e da nação. A vida fa-miliar serve como pano de fundo para uma triste realidade nacional.• Drama / 2013 / 109 min. / 16 anos / Europa Filme

Sobrenatural: A Origem Em eventos anteriores aos apresentados em “Sobrenatural”, Sean Brenner (Der-mot Mulroney) e a filha, Quinn (Stefanie Scott) são aterrorizados por entidades misteriosas. A especialista em fenôme-nos paranormais Elise Rainier (Lin Shaye) se envolve no caso e busca uma forma de livrar a família do demônio. No entan-to, as coisas ainda podem piorar mais. • Terror / 2015 / 98 min. / 14 anos / Sony Pictures

RegRas de etiquetaA professora, dando lições de eti-

queta, pede aos alunos que citem re-gras que ouviram de seus pais quan-do foram a um restaurante.

–Não fique brincando com a co-mida – diz um garoto.

– Não faça muito barulho – lem-bra uma garotinha.

– Lave as mãos antes de comer – cita a outra.

A professora, percebendo o João-zinho calado, dirige-se a ele: – O que os seus pais lhe dizem quando estão no restaurante?

– Peça algo barato!

CÂMERA OCULTAuu

Ticiana Villas Boas foi confirmada como uma das apresentadoras do Carnaval 2016 do SBT. Além disso, há planos na emissora do Homem do Baú para que ela estrele um novo reality no ano que vem. A ideia é uma atração que escolheria o melhor churrasqueiro do Brasil.

Caindo na folia“Eu achava que chegaria

aos dias de hoje, com a idade que eu tenho, e viveria num mundo menos careta. Mas tem muita hipocrisia (...) O país está afundando

na ignorância”. (Da atriz Lúcia Veríssimo)

Nego feliz com a vida

Nego do Borel está bem feliz com sua atuação

em “Malhação” e parece alheio às críticas

negativas que têm recebido. Entusiasmo,

ele pretende investir na carreira de ator. Na

novelinha, ele interpreta o personagem Cleiton.

Pai StripperA professora pergunta à aluna:– Maria, qual é a profissão do seu pai?– Meu pai é médico!– Ótimo. E você, José, qual é a profis-

são do seu pai?– Ele é engenheiro.– Legal. E você, Joãozinho, o que faz

o seu pai?O menino fica vermelho, abaixa a ca-

beça e responde, encabulado:– Ele é stripper.– Como é?– É, ele tira a roupa para ganhar di-

nheiro.Depois da aula, a professora chama o

aluno para conversar.– Joãozinho, isso sobre o seu pai é ver-

dade mesmo?– Não, na verdade, meu pai é político,

mas eu fiquei com vergonha de falar na frente dos meus colegas.

Presunto com massa

folhadaComo prato principal da Ceia de Natal, pode ser servido com arroz com brócolis e amêndoas

Em 2016, faça um pacto com você mesmo(a) e invista na beleza do seu corpo

Hora de planejar

GB Imagem

Page 14: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

14 COTIDIANO Piedade, 4 de dezembro de 2015

Está agendada para o próximo dia 8 de dezembro a apresentação gratuita da peça A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. A encenação fica por conta dos alunos do Colégio Monteiro Lobato - Anglo.

O evento é gratuito e acontece no auditório Rubens Caetano da Silva, o ‘Cariocão’. Os convites devem ser retirados, sem qualquer tipo de custo, na secretaria do colégio. O professor de artes do Monteiro Lobato e diretor artístico do espetáculo, Rafael Cintra Corrêa, diz que a peça aposta em uma versão da trama que se passa nos dias atuais. A essência dos personagens, porém, foi mantida. “Substituímos o orelhão usado na versão original, por exemplo, pela comunicação através das redes sociais”, explicou.

Os Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo e a Receita Federal lançaram, no dia 1 de de-zembro, o serviço de emissão de CPF para recém-nascidos do Esta-do de São Paulo. O documento pas-sa a constar diretamente nas certi-dões de nascimento. O serviço será gratuito ao cidadão, que atualmente paga R$ 7,00 nos postos convenia-dos com a Receita Federal.

O projeto abrangerá todos os 836 Cartórios de Registro Civil de São Paulo, presentes nos mu-nicípios paulistas e em pequenos distritos e subdistritos do Estado,

Foi aberta, no dia 29 de novem-bro, a programação das festividades natalinas em Piedade. A abertura fi-cou por conta da Cantata de Natal, com a participação de professores e alunos do conservatório musical Davino Tardelli da Silva, coral in-fantil, juvenil e de adultos, grupo de violinos e convidados.

A escadaria da igreja Nossa Senhora de Piedade (Matriz) foi o palco da apresentação, que encan-tou cerca de 500 piedadenses com a interpretação de canções natalinas e outros temas.

INDEFINIÇÃO - A Folha de Piedade questionou a Prefeitura a respeito da programação natalina de 2015. De acordo com resposta en-viada pela Assessoria de Imprensa, o departamento de Cultura ainda não definiu todos os artistas que deverão se apresentar neste final de ano.

Cantata abre festividades natalinasTemas natalinos encantaram presentes, tendo como palco a escadaria da igreja matriz

Cantata reuniu alunos do Conservatório, corais, grupo de violinos e convidados

Cartórios passam a emitir CPF nas certidões de nascimento

e que realizam em média 60 mil nas-cimentos mês.

De acordo com release enviado à imprensa, o projeto deverá ser ex-pandido para outros Estados, como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Espírito Santo, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

A emissão do CPF diretamen-te no ato de registro de nascimento atende à demanda de quem neces-sita do número para que os filhos tenham acesso a benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público. De acordo com a Receita Federal, de janeiro a outubro de 2015, foram

emitidos quase 100 mil números de CPF para menores de um ano de idade no Estado de São Paulo.

A inscrição do recém-nascido também permitirá aos pais incluí-rem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos forne-cidos pelo Governo, além da pos-sibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.

Alunos do Monteiro encenam peça de Clarice

Lispector

Page 15: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

15IDEIAS e NEGÓCIOSPiedade, 4 de dezembro de 2015

Page 16: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

16 IDEIAS e NEGÓCIOS Piedade, 4 de dezembro de 2015

Acontece, no dia 26 de de-zembro, o sorteio de prêmios da campanha Natal Premiado, pro-movida pela Acip (Associação Comercial e Industrial de Pieda-de). O palco da celebração, mais uma vez, será a Praça Coronel João Rosa (Matriz).

Lançada oficialmente no dia

Acip sorteará prêmios no dia 2618 de novembro, a iniciativa envolve mais de 100 comércios participantes. No total, serão sor-teados mais de 1000 itens na Ras-padinha da Sorte, diversos brindes da Roleta Extra, além dos prota-gonistas da campanha: uma TV de 51 polegadas e quatro TVs de 32 polegadas.

A Campanha mantém a propos-ta de valorizar o comércio local, com o foco ‘Aqui eu Moro, Aqui eu Compro’. “Além de fortalecer o se-tor comercial, o objetivo é mostrar que o consumidor pode comprar o presente de Natal em Piedade”, des-taca o presidente da entidade, José Fernando Rosa Maciel.Consumidor que fizer suas compras no comércio local concorrerá a diversos prêmios oferecidos pela Acip

Page 17: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

17IDEIAS e NEGÓCIOSPiedade, 4 de dezembro de 2015

Page 18: COTIDIANO - POLÍCIA - POLÍTICA - Novo prefeito será ...§ão 491.pdf · voto manual. Essa é a primeira vez que os brasileiros usarão as urnas de lona, desde 2000. ... (Organização

18 SOCIAL Piedade, 4 de dezembro de 2015

O Itiban serve o melhor da cozinha japonesa e faz a alegria dos amantes de sushis, sashimis, temakis e outras iguarias orientais. O ambiente é descontraído e confortável, ideal para passar bons momentos ao lado de amigos e família. Confira ao lado quem esteve lá no último dia 27 de novembro, nas fotos de Tinho Som:

O melhor japonês da região

ANIVERSARIANTE

Parabéns a dona Dirce pelos seus 73 anos completados no último dia 29. A data foi comemorada pelos seus filhos, netos, familiares e amigos, com uma festa cheia de alegria, carinho e homenagens. Seus filhos, Josias, Cleide, Reginaldo, Fernando e Silvia lhe desejam muita saúde, paz, alegria, sabedoria e fé. Que Deus esteja sempre abençoando sua vida e continue sendo essa pessoa guerreira, honesta, admirável.