corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo ... · aprender a encontrar idéias e a...

17
Corrigir uma página é fácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso é difícil.(Jorge Luis Borges, escritor argentino)

Upload: vannguyet

Post on 13-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

“Corrigir uma página éfácil, mas escrevê-la, ah, amigo! Isso édifícil.”

(Jorge Luis Borges, escritor argentino)

DESVENDANDO ALGUNS SEGREDOS DA

REDAÇÃO

Considerações preliminares:

O hábito de escrever

O hábito da leitura“Aprender a escrever é, em grande parte, se não principalmente, aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e a dar a elas uma seqüência lógica, pois, assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou aquilo de que não dispõe.” (Othon M. Garcia, “Comunicação em prosa moderna: aprendendo a escrever, aprendendo a pensar”.)

Estar informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem

Um suposto tema:

“A competição como fator de organização da sociedade, suas virtudes e seus efeitos negativos,”

Desenvolvendo um tema

Os passos:1) interrogar o tema (transforme o tema em uma pergunta);

2) responder, expondo sua opinião (procure responder a pergunta formulada);

3) apresentar o argumento básico;

4) apresentar outros argumentos auxiliares;

5) apresentar fato-exemplo (se possível, para reforçar o posicionamento adotado);

6) concluir.

Exemplo de proposta de redação:

A TV brasileira completou 50 anos. Quando do seu surgimento, houve quem considerasse o televisor mais um eletrodoméstico na casa. Hoje, sabe-se que ele não é só isso, a televisão é um modo de vida.

Redija um texto dissertativo, em prosa, com, no máximo, 30 linhas, analisando se a TV brasileira FORMA, INFORMA ou DEFORMA a sociedade.

O que é uma dissertação?

Uma dissertação consiste numa redação em que se faz uma análise do tema proposto e, ao mesmo tempo, se defende pontos de vista.

O que é uma redação bem-escrita?1. Todo mundo já viu pessoas que defendem certos direitos que são

justos, mas que, na hora de defendê-los, não têm bons argumentos e aí mais prejudicam do que ajudam. Exemplo disso são os ecologistas.

2. Há pessoas comprometidas com causas justas, mas, por não saberem defendê-las, causam mais prejuízo do que benefício. É o que ocorre com o problema da Ecologia.

3. Nada pior para uma boa causa do que maus defensores: é o que acontece com a Ecologia.

Os três são corretos gramaticalmente, os três falam praticamente do mesmo assunto, mas o terceiro possui precisãoprecisão, concisãoconcisão, clarezaclareza e simplicidadesimplicidade.

Cuidados – importantes:

escrever com correção (ortográfica egramatical) é imprescindível, mas não ésuficienteclarezacoerência (ligação lógica entre as frases; deve-se evitar propor informações "soltas", sem conexão; cada frase deve ser redigida dentro de um contexto organizado.)

organização das idéiasnão fugir ao temaestrutura básica: introdução / desenvolvimento / conclusão

organização, planejamento do que dizer:

- o plano da escrita

- a importância do rascunho

Cuidados – procure evitar:o uso dos coloquialismos (construções informais; formas geralmente usadas na fala, mas que devem ser evitadas na escrita). Exemplos: Eu acho que o problema do menor abandonado tem a ver com o desemprego. (ERRADO)Acredita-se que o problema do menor abandonado estárelacionado ao desemprego. (CERTO)

os vícios de linguagem: “tipo assim”, “a nível de”, “meio que”, “vou estar estudando”, “entende?”, “subir para cima”, “entrar para dentro”

o uso do internetês: vc, pq, q, kd, blz, flw, naum

os clichês, lugares-comuns: construções que denunciam falta de reflexão. Exemplos: "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia" (Shakespeare, em sua obra Hamlet), "Só sei que nada sei" (Sócrates), "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" (Fernando Pessoa) ou... "O sonho do hexa virou pesadelo."

Melhore sua redação - alguns “mandamentos da redação“•Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. •Corte palavras sempre que possível. Evite palavras estrangeiras e gírias.•Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos ]demais. Prefira frases mais curtas. Por exemplo: “O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo.”•Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: “subir os degraus da glória”, "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima". •Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não leio um livro". O certo é “Faz alguns anos que não leio um livro”.•Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". O certo é “Há cinco anos...”•Cuidado com a pontuação. Apenas com a rotina da leitura se aprende ausar as vírgulas corretamente. Leia os bons autores e faça como eles: trate a vírgula com bons modos. Leia muito, leia sempre.•Nas citações, use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome dequem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: “O que é escrito sem esforço égeralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.

“Escrever parece ser muito difícil, quando, na verdade, a dificuldade maior não éescrever em si: é, antes, começar.”

“Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias.”(Pablo Neruda, poeta chileno)

Enfim... na verdade,

É isso:

“Escrever é fácil.”Boa prova a todos. E sejam felizes.

Obrigada pela atenção.Profª. Paula Bertho

[email protected]://paulabertho.wordpress.com/

Univem/Marília, 19/11/2010