correioissuu93

20
VIDEIRA SE UNE PARA AJUDAR XANXERÊ PGS 10/11 TORNADO NO OESTE Cerca de 30 entidades se reuniram para criar a força tarefa “Videira na reconstrução de Xanxerê”. FOTOS AGÊNCIA BRASIL TEMPESTADE COM VENTOS DE 84 KM/H CAUSA ESTRAGOS NA REGIÃO OESTE DE SC. Agora . com.br ANO 3 | EDIÇÃO 93 | VIDEIRA - SC | 25 DE ABRIL DE 2015 | R$ 2,00 | WWW.ISSUU/JORNALAGORAMEIOOESTE TFD www. CORREIO Atendimento cresce 100% em Rio das Antas P14

Upload: moacir-oliveira

Post on 21-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Correioissuu93

VIDEIRA SE UNE PARA AJUDAR XANXERÊ

PGS 10/11

TORNADO NO OESTE

Cerca de 30 entidades se reuniram para criar a força tarefa “Videira na reconstrução de Xanxerê”.

FOTOS AGÊNCIA BRASIL

TEMPESTADE COM VENTOS DE 84 KM/H CAUSA ESTRAGOS NA REGIÃO OESTE DE SC.

Agora.com.br

ANO 3 | EDIÇÃO 93 | VIDEIRA - SC | 25 DE ABRIL DE 2015 | R$ 2,00 | WWW.ISSUU/JORNALAGORAMEIOOESTE

TFD

www.CORREIO

Atendimento cresce 100% em Rio das AntasP14

Page 2: Correioissuu93

Videira,25 de Abril de 2015OPINIÃO02 SÁ

BA

DO

DO

MIN

GO26 2616 14

JAIRO NETTO email [email protected]

ABRAÇOSDASEMANA

>> Para Nilda Taffarel Moriggi e Julce Mattana Saorin, da Co-munidade de Sede Etelvina;>> Para Jaqueline Gris, Ademar da Silva, Claiton Blind e Guilherme Zarpellon, de aniversário no último dia 21. Parabéns!>> Para Gillian Olivo, aniversa-riante do dia 23. Felicidades!>> Para Edmara Fabricnei, que comemora idade nova no dia 24. Votos de saúde e paz!>> Para Joseane Scwartz Al-berti, Sirlei Dalazen e Romildo Polo, o popular Gaúcho, pagan-do bolo no dia 26. Desejamos as mais ricas bênçãos de Deus!

Força total

Quem acompanha o dia-a-dia do Pre-feito Wilmar Carelli, já percebeu que o chefe do executivo videirense está

trabalhando a todo vapor para deflagrar uma série de obras. Devem iniciar em breve as obras da nova rodoviária, do terminal urbano, asfaltamentos, pavimentações e outras ações

de impacto. A Expo Videira também deverá ser uma das maiores feiras multi-setoriais da história do município. Carelli garantiu que não medirá esforços para terminar seu terceiro mandato como prefeito de Videira em grande estilo, retribuindo o amplo apoio popular que sempre teve em suas eleições.

CORREIO AGORA- SEDE VIDEIRA - SANTA CATARINA - BRASIL

RUA GENELVIRA RAGADALLI N 60 SALA 01 BAIRRO UNIVERSITÁRIO

FONE (49) 3566-7759 - EMAIL: [email protected]

Diretor Geral

LEIA NO ISSUU: www.issuu/jornalagorameiooeste

Assessor Jurídico

CIRCULAÇÃOVIDEIRA

RIO DAS ANTASPINHEIRO PRETO

IOMERÊSALTO VELOSO

TANGARÁCNPj 15.808.936/0001-10

Moacir Nunes de Oliveira

Roberto Olinger OAB/SC 22.83

O Vice-Prefeito de Videira, o alegretense, Jorge Lopes de Oli-veira, o Dr. Jorginho, marcou presença em solenidade realiza-da pela Câmara Municipal de Alegrete, para outorga do “Título de Mérito Legislativo ao Ilustre Alegretense Paulo César Viana Otaran”, comunicador da Agência Nacional do Brasil, em ato realizado na data de 17 de Abril de 2015. Dr. Jorginho é grande amigo do homenageado, que fez questão da presença do médico e político videirense no evento.

PELOS LADOS DO ALEGRETE

TIRADENTESCREMES E SOPAS

PERGUNTINHA: Será verdade que quando for aberta a caixa preta do BNDES, se descobrirá tanta corrupção, que tornará os envolvidos em todas as demais falcatruas apenas pequenos bate-dores de carteiras?

PERGUNTAR NÃO OFENDE: Depois da prisão do segundo tesoureiro do PT em poucos anos, quem será o próximo a ocupar a função que tem sido caminho certo para a cadeia?

AFINADOS

O Deputado Estadual Natalino Lázare e o advogado e empresário Mário Adolfo Correa Filho, ambos do Partido da República (PR) vem mostrando que continuam em sintonia. Ambos comparti-lharam a mesma mesa em dois eventos no último fim de semana. Tanto no Baile de Casais, promovido pelo Lions Clube Videira Centro, no Grêmio Floresta e na Festa do Leitão, em Sede Etelvi-na, Correa e Lázare demonstraram estar afinados. Cabe lembrar que Mário Correa tem dito que seu nome está a disposição para concorrer ao executivo municipal nas eleições de 2016.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Cremes e Sopas, que será ministrado nos dias 10 e 11 de junho no Rimas Restaurante da Rua Dom Pedro II. Maio-res informações e reservas poderão ser obtidas através dos telefones: (49) 3566-0223\3566-0982\3566-6118 ou ainda 8801-8590 (VIVO) e 9909-1479 (TIM). Garanta já a sua vaga!

MAIS CASTRAÇÕESEm reunião com o presiden-te do Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Videira (COMUPAVI), Vilso Vanz e a secretaria executiva, o Prefeito Wilmar Carelli autorizou o início imediato das tratativas legais para mais 500 castrações de cães e gatos. De acordo com Carelli, a sequência do trabalho de esterilização é fundamental para se diminuir o número de animais abandonados e em situação de risco em Videira. Cabe lembrar, que desde março deste ano, 300 animais, sendo 200 cadelas e 100 gatas, de propriedade de pessoas de baixa renda, estão sendo castradas através do Pro-grama Municipal de Esteriliza-ção Animal, criado em 2014.

Na última terça, dia 21, lembramos o Dia de Tiradentes. Um de nossos maiores heróis, se estivesse vivo hoje, certamente entraria em desespero, ao saber que ele foi esquartejado porque Portugal le-vava 20 por cento de nossas riquezas e, nosso próprio governo, nos arranca quase 40 por cento. E ainda dando muito pouco em troca.

SEDE ETELVINA No último domingo, estive em mais uma edição da tradicional Festa do Leitão, na comunidade de Sede Etelvina. Local onde tenho muitos amigos e sempre fui muito bem recebido. O almoço mais uma vez estava delicioso. A turma que preparou a carne suína estava afinada e aí está o registro dos meus amigos Ivandro Caregnato, Aírton da Rocha, Sidoca e Júlio Moriggi, ainda com a mão na massa, ou melhor na carne.

FOTO DE ANA AZZOLIN

Page 3: Correioissuu93

MOACIR NUNES DE OLIVEIRA

Café da Manhã

CHARGE DO CAFÉ DA MANHÃ

PÉROLAS DO RÁDIO

PDT se prepara para as eleições municipais

ATRAPALHANDOÉ comum ver nas ruas centrais da cidade ônibus de prefeituras de outros municípios e de empresas particulares atrapalhando o fluxo de veículos. Eles param no meio das ruas e quem vem atrás que espe-re pela boa vontade dos motoristas. A cena também pode ser vista em frente de determinados colégios, onde os pais estacionam no meio da rua para que os filhos entrem nos veículos. Por outro lado, o que tem de caminhão estacionando em fila dupla, onde não deve, para fazer carga e descarga no centro da cida-de é coisa de outro mundo. E os caminhoneiros não estão nem aí para quem está vindo atrás. Dia desses, um caminhão estacionou num local destinado exclu-sivamente para o transporte coletivo, fazendo com que o ônibus tivesse que parar no meio da rua.

O PDT realizou na tarde de sábado(18), em Lebon Régis um Encontro Regional visando as eleições de 2016. O evento

contou com a presença do Ministro do Trabalho Manoel Dias e tam-bém do deputado esta-dual Rodrigo Minotto, que na ocasião foram homenageados com uma placa. No encontro lideranças do partido na região discutiram as eleições para prefeito e vereadores no próximo ano.

O PDT de Videira marcou presença, com o presidente do partido Celso Silva, vereador Clarimar Bettoni, a suplente de vereadora Valéria Guedes, o sindicalista Neri José Rubini e o dirigente do partido Perci Nunes da Silva. O presidente do PDT de Tangará Eracleo

Meneguzzi, também esteve presente. Em seu discurso, Celso Silva, afirmou que o partido deve indicar o candidato a vice - prefeito em chapa encabeçada pelo PMDB. Silva disse que o

partido vai montar uma nominata forte de candidatos a verea-

dor, visando aumentar a bancada no legislativo videirense, hoje formada por dois vereadores.

Ainda no encontro, o ministro Manoel Dias,

anunciou o nome do novo Superitendente do Ministério do

Trabalho no estado: o empresário Douglas Fer-nando de Mello de Lebon Régis. Natural de Vi-deira, Douglas foi candidato a Prefeito em 2012 e não foi eleito em Lebon Régis. Ele deve ser o candidato a prefeito do PDT em 2016. Douglas foi o responsável pela expressiva votação do deputado Rodrigo Minotto no município.

Videira, 25 de Abril de 2015 OPINIÃO 03

ELEIÇÕES 2016

SANTA CATARINASENTE CRISE

NATALINO RECEBE PEDIDODE SALTO VELOSO

Nova edição do boletim “Indi-cadores Econômico-Fiscais”, produzido pela Secretaria de Estado da Fazenda, mostra que Santa Catarina sente os impactos da crise econômica, mas continua apresentando resultados acima dos nacionais. O melhor exemplo é a geração de emprego. Enquanto Santa Catarina ampliou em 1,6% o nú-mero de postos de trabalho nos últimos 12 meses até fevereiro, o Brasil reduziu em 0,1%, na mesma comparação.A edição de março mostra que o Estado está sofrendo os efeitos da crise. As expectativas do empresário, tanto da indústria quanto do comércio, atingiram o pior re-sultado da série histórica do Es-tado. Os consumidores também estão cada vez menos confiantes em relação a suas possibilidades de consumo, especialmente no longo prazo, e há uma maior proporção de famílias sem con-dições de quitar suas dívidas.

O vice-prefeito de Salto Veloso, Pedro Sezi Silva, e o secretá-rio de Planejamento, Paulo Hoffelder, pediram ao deputado Natalino Lázare (PR), na manhã de quarta-feira (22), auxílio para o incremento de servidores na área da segurança pública no município. A intenção é de que pelo menos três novos policiais militares sejam enviados para

suprir a demanda de ocorrên-cias, principalmente, os furtos e, desde já, para a substituição daqueles policiais que estão em período de aposentadoria. Eles solicitaram ao deputado a in-tervenção junto ao comandante da Polícia Militar de Santa Ca-tarina (PM/SC), coronel Paulo Henrique Hemm, para que o pleito seja atendido.

DE ONDE? Alguns órgãos de go-verno deveriam treinar suas telefonistas. Elas atendem o telefone com um simples alô, deixan-do confuso quem faz a ligação. A pessoa acaba pensando que ligou para o lugar errado. Alô é como você atende o telefone na sua casa...

EXPLOSÃO

Pode acontecer uma grande explosão no meio político de Vi-deira. O cenário desenhado pode mudar totalmente dependendo da conversa que algumas lideranças graúdas de alguns partidos estão mantendo. Se acontecer, o que

não é difícil, irá tirar o sono de muita gente.

COMUNICADO

O Grêmio Esportivo Floresta comunica que o sorteio realiza-do pelo Loteria Federal do dia 18 de abril de 2015, não saiu o 1º prêmio (Palio 0km). Um novo sorteio será realizado no dia 23 de maio de 2015. Estarão concorrendo novamente do 1º ao 5º prêmio todos que adquiriram a rifa.

Mais histórias do rádio contada pelo radialista e jornalista Jairo Netto, em nossos churrascos. Se é verdade ou não, só ele pode confirmar.

O CASÓRIO _Alô Pedro, peão da fazenda Rancho Fundo. Alô Pedro, da fazenda Rancho Fundo. A tua irmã vai casar amanhã. A égua foi vendida pra mortadela. Assinado, Maria Aparecida, tua mãe.Claro que, nesse caso, a dona Maria Aparecida misturou dois assuntos diferentes. Eu acho.

MORREU?_Atenção no Sítio Dom Bosco, Antonio Camargo. No Sítio Dom Bosco, Antonio Camargo. A Elizabete, nossa filha, está muito mal no hospital. O corpo será velado na capela B da Santa Casa... Quem assina é Rita, sua esposa.

NASCEU!_Atenção na fazenda São João, Paulo. Paulo da Fazenda São João. A égua do seu Manoel deu cria. A tua mulher também. É um guri. Vem para o batizado amanhã. Assinado, teu irmão Jorge.

VENDA DE VINHOS A venda de vinhos nos supermercados e cantinas, já apresenta aumento com a chegada do frio. Principalmente, o vinho tinto, que tem sua maior comercialização neste período, quando as tempe-raturas são mais baixas. Neste ano a safra de uvas ficou dentro do esperado e a qualidade dos vinhos permanece inigualável.

Page 4: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015PELA ASSEMBLÉIA04

PRESENÇA DIGITAL - SAIBA COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA FORTALECER SUA MARCA E VENDER MAIS!

Objetivos e descrição do curso:

· O curso aborda questões importantes tanto para a gestão da presença digital quanto para a operacionalização das principais redes sociais presentes no Brasil.

· Os gestores conhecerão os principais conceitos e estratégias de gestão de marketing digital ao mesmo tempo que conheceram as principais funcionalidades de redes sociais como o Waze, Facebook, Instagram entre outros. O principal objetivo é capacitar os gestores das empresas ou seus colaboradores responsáveis por sua presença digital para que consigam elaborar estratégias de marketing digital em suas redes sociais, utilizar as redes sociais da forma mais apropriada para geração de resultados e também, se for opção, realizarem a contratação de prestadores de serviços de forma assertiva para esta função.

Carga Horária: 12hInício: 11/05 – 2ª, 3ª e 4ª. (Noturno).

Para mais informações ligue: (49) 8904-2078.Senac em Videira, na Saul Brandalise. Nº39.

Vagas limitadas!Professor: Deivid Anselmo Leandro MBA em Marketing e Gestão Estratégica Empresarial.Orientador do Programa Estadual Senac Varejo.Consultor Empresarial especialista em Marketing.Practtitioner em PNL - Programação Neurolinguística.Atuante há 14 anos nas áreas de marketing, vendas, atendimento ao cliente e prospecção comercial.Formação em “Excelência no Varejo” pela Gouvêa de Souza.Participante da Comitiva Catarinense na Retails Big Show (NRF) 2012 - Nova York – EUA.Consultor e palestrante nas áreas de gestão de mídias sociais, planejamento de marketing, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, comunicação e prospecção comercial.

Edital de Convocação

O Grêmio Esportivo Floresta convoca os seus associados para participarem da Assembleia Geral no dia 15/05/2015, na sua sede social às 20h: 00 para a eleição da nova diretoria - Biênio 2015/2017.Sócios que podem votar: Sócios Patrimoniais em dia e títulos remidos.

CHAPA 1PRESIDENTE - José CozzaVICE - PRESIDENTE - Wilson Petry

CONSELHO DELIBERATIVO

Valdir ZimmerAlceu Assis J. VicenteRicardo KolbergAntonio G. LinsWilmar NunesMauro GuillCelestino NadalSergio Meneguzzi

SUPLENTESValdecir A. de SouzaPaulo Elias SallesRicardo R. Bolzan

CHAPA 2PRESIDENTE - Marlon de OliveiraVICE PRESIDENTE - Nivaldo Martins

CONSELHO DELIBERATIVOLeandro TrancosoNeli BoeiraRosemari AltenhofenMaicon Aurelho de MeiraArduino MisturiniIvaldir LamonattoAnderson Pirolli

SUPLENTESDelvéquio GonçalvesFrancisco GhellerJucinei Nizer da Silva

A DIRETORIA

TRAGÉDIA NO OESTE

Natalino manifesta solidariedadeDeputado é o autor de Moção aos municipios atingindos por tornado no oste.REDAÇÃODas assessorias

O deputado Natalino Lázare (PR) é o autor da moção de apoio 040.1/2015 endere-

çada aos prefeitos de Xanxerê, Passos Maia e Ponte Serrana, que aos moradores diante do momento difícil que atraves-sam pelos estragos causados por um tornado, que deixou inúmeras famílias desabriga-das, além de dois mortos, nesta segunda-feira (20).

O deputado lembra que este é um momento de recons-trução de uma comunidade de gente trabalhadora, que faz do Oeste de Santa Catarina uma referência em desenvolvimen-to e crescimento econômico. Natalino lembra que o municí-pio mais atingido foi Xanxerê, cidade que lembra bastante o estilo de vida de regiões como a de Videira, que tem sua eco-nomia baseada no agronegó-cio, especialmente na criação de aves e suínos.

"Precisamos prestar solida-riedade e auxílio às estas pes-soas, cujas casas e pertences foram todos levados por esta catástrofe. Acredito na força do trabalho destes catarinenses,

que vão restabelecer seu coti-diano normal em pouco tem-po", diz o deputado.

Conforme o Instituto Nacio-nal de Meteorologia (Inmet), os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h

até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno. A esca-la de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. Pelas característi-

cas dos estragos e pela intensi-dade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3.

A moção de apoio foi apro-vada em plenário por todos os deputados e será encaminha-da aos prefeitos dos respecti-

vos municípios. Além disso, a Assembleia Legislativa vai acompanhar os trabalhos de reconstrução auxiliando na aprovação de matérias que possam acelerar a reconstru-ção daquela comunidade.

FOTO FELIPE SCHULLER - ALESC

DEPUTADO NATALINO LÁZARE(PR) É O AUTOR DA MOÇÃO

Page 5: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 A CIDADE 05

Está em vigência a lei do caminhoneiro

STIMMME realiza Convenção Coletiva de Trabalho 2015

A Lei do Caminhoneiro, editada logo após a onda de protestos que paralisou as estradas brasileiras no final de fevereiro, entrou em vi-gência na última sexta-feira (17), em meio ao escoamen-to da safra de grãos. O pre-sidente da Organização das

Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Mar-cos Antônio Zordan, observa que alguns aspectos ainda devem ser regulamentados pelo Governo, mas, a lei tem pontos que beneficiam as co-operativas de transportes e as agropecuárias.

REDAÇÃODas assessorias

JOSIANI ZAGODa SDR Videira

O STIMMME - Sindicato dos Trabalhadores nas indús-trias metalúrgicas, mecânicas e de material Elétrico, nas empresas distribuidoras de veiculos, oficinas mecânicas a indústria de reparação de ve-ículos e acessórios de Videira e região, realizou a Convenção Coletiva de Trabalho para os funcionários das oficinas me-cânicas para o exercício de 2015-2016, tendo como base o mês de março.

Segundo o presidente do STIMMME, Neri José Ru-bini, a negociação ocorreu dentro do prazo e ficou em 8,50%, para os funcionários das oficinas mecânicas e da indústria de reparação de ve-ículos e assessórios.O salário mínimo do profissional da ca-tegoria foi reajustado para R$ 1.302,00. Ajudante e demais trabalhadores ficou em R$ 1.042,00. O salário base para cálculo do adicional de insalu-bridade ficou em R$ 923,00. Rubini afirma que a conven-ção coletiva mostrou que hou-ve diálogo e consenso entre as indústrias e os sindicatos dos trabalhadores."Esse reajuste é um bom aumento, ficando dentro da media regional", diz o presidente.

O STIMMME, também

realizou a Convenção Co-letiva de Trabalho para os funcionários das empresas distribuidoras de veículos automotores de Videira, para o exercício de 2015-2016.

Segundo Rubini, a nego-ciação foi bastante complica-da mais foi concluída dentro do prazo, com um reajuste de 8.00%. O salário mínimo do profissional da categoria foi re-ajustado para R$ 1.300,00.O salário mínimo do ajudante e demais trabalhadores ficou em R$ 1.030,00 e salário base para calculo do adicional de insalu-bridade ficou em R$ 870,00

As convenções já encon-tram-se devidamente regis-tradas junto ao Ministério do Trabalho. "O reajuste deve ter sido pago na folha de paga-mento do mês de março, caso a empresa ainda não tenha pago deverá reajustar retroa-tivamente", finaliza Rubini.

FOTO

MO

AC

IR O

LIV

EIR

A -

CO

RREI

O A

GO

RA

PRESIDENTE DO STIMMME NERI

BOM SUCESSO

Pontes provisórias são entregues a comunidadeDuas novas pontes construídas para liberar o trecho interditado

Na tarde de quarta-fei-ra(22), o Secretário de Desenvolvimento Regional de Videira,

Dorival Carlos Borga(PSD), jun-tamente com o prefeito de Iome-rê, Luciano Paganini(PMDB), estiveram conferindo a conclu-são das obras nas duas novas pontes construídas na comuni-dade de Bom Sucesso, a fim de liberar o trecho interditado pelo Deinfra. As pontes provisórias foram construídas em rotas al-ternativas para não compro-meter as pontes definitivas que serão construídas na sequência da pavimentação asfáltica da SC 355 de Iomerê à Treze Tilias.

Para o secretário a obra é es-sencial: “Logo depois de conclu-ído todo o tramite obrigatório a

obra foi efetuada com rapidez e segurança a fim de amenizar os transtornos até então registra-dos. Destacamos que embora sejam pontes provisórias, todos os procedimentos de segurança estão garantidos. Enaltecemos a ação do governador Raimun-do Colombo, que de pronto pro-cedeu com a descentralização dos recursos para a obra, a fim de agilizar o procedimento, em uma demonstração do compro-metimento com a comunidade local.” afirmou.

A obra foi realizada pela em-presa VT Engenharia pelo valor de R$ 128 mil reais. A mesma foi construída no sistema tubu-lar cuja vazão foi devidamen-te calculada por engenheiros. Além da construção das pontes, as outras duas, que haviam sido interditadas, foram removidas, a fim de evitar problema com o

trânsito indevido.Os recursos, que haviam

sido descentralizados do Go-verno do Estado para a Secre-taria de Desenvolvimento Re-gional, no valor de R$ 150 mil reais, foram utilizados R$ 128 mil, sendo que os outros R$ 22 mil reais serão devolvidos ao Governo.

Para o prefeito Luciano Paganini, que acompanhou a visita as obras, as pontes tra-rão mais segurança aos usuá-rios “Nossa ação complemen-tar será, após a colocação de pedra de cascalho efetuada pela empresa vencedora da licitação das pontes, será pas-sar o rolo compactador a fim de melhor o solo e melhorar o fluxo” destacou o prefeito enaltecendo a importância da obra para a comunidade e to-dos que utilizam o trecho.

VENDE-SE APARTAMENTO, LOCALIZADO NA RUA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, CENTRO DA CIDADE DE VIDEIRA-SC. O APARTAMENTO POSSUI ÁREA TOTAL DE APROXIMADAMENTE 65,00 M²; POSSUI 01 SUÍTE; SALA COM SACADA; COZINHA; LAVANDERIA E 01 VAGA DE GARAGEM.EXCELENTE OPORTUNIDADE!!!VALOR: R$: 130.000,00

RAFAEL OLINGER CORRETORES DE IMOVEIS CRECI/SC 18.400 Rua Adolfo Konder n 105, Sala 01 (49) 3566-7368 olingercorretores.com.br

FOTO JOSIANE ZAGO - SDR

A OBRA FOI REALIZADA PELA EMPRESA VT ENGENHARIA PELO VALOR DE R$ 128 MIL REAIS

Page 6: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015A CIDADE06

Os Melhores Produtos eserviços você encontra aqui

INVESTIMENTOS DA CASAN

Poço profundo está sendo licitadoA previsão é que o poço tenha cerca de 600 metros de profundidade e seja concluído esse ano.SILVIA PALMADas assessorias

A falta d´água e a au-sência de ações efe-tivas da Casan para sanar os problemas

existentes, mais uma vez foram tema de uma reunião entre o prefeito de Videira – Wilmar Carelli(PMDB) e responsáveis técnicos da Casan. O encontro aconteceu no gabinete do pre-feito, no dia 15 e contou com as presenças de Écio Bordignon- superintendente da Casan Chapecó, a qual Videira está jurisdicionada, do assessor de Planejamento da estatal – José Carlos Rauen, do assessor de Relação com os Municípios – Paulo Luiz Balancelli, além do chefe da Regional da estatal em Videira – Dirceo Roque Deon e do gestor do Fundo de Sanea-mento Básico do Município, Celso da Silva.

Desta vez, no entanto, os representantes da estatal vie-ram ao município reiterar os compromissos assumidos pelo presidente da Casan – Valter Galina, durante reunião com Carelli, em fevereiro, na capital e, anunciar que essas ações já começaram a sair do papel. Ao prefeito, os técnicos afirmaram que a perfuração de um poço profundo junto ao reservatório de um milhão de litros que fica localizado ao lado do Parque da Uva, no Bairro Universitário, já seguiu para licitação. A pre-visão é que o poço tenha cerca de 600 metros de profundida-de e seja concluído até o mês de setembro, antes do início do verão, quando aumenta o consumo de água. “Recebemos a informação dos técnicos da Casan que este reservatório gigante, nunca encheu, devido ao alto consumo de água na re-

A Casan anunciou a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), na localidade da Granja Invernada

FOTO PEDRO SCHAITEL - ASSESSORIA DE IMPRENSA

O ENCONTRO CONTOU COM A PRESENÇA DO SUPERINTENDENTE DA CASAN ÉCIO BORDIGNON

SAIBA MAIS

Durante a reunião Carelli também discutiu com os representantes da Estatal sobre a minuta do Contrato de Programa que a Prefei-tura deve assinar em breve com a Casan. “Diferente do que aconteceu no passado, nossa intenção é discutir e assinar um contrato, após realizarmos uma ampla e séria análise de seu conte-

údo. Queremos esmiuçar cada detalhe para que nosso município não seja prejudi-cado e tenha seus direitos assegurados contratualmen-te”, diz o prefeito.O Contrato de Programa é um instrumento jurídico que disciplina as relações de negócio entre a Prefeitura e a Casan. Ao mesmo tempo em que cria um espaço

jurídico sólido nas rela-ções entre as duas partes promove uma relação de confiança entre o mercado financeiro e os operadores possibilitando facilidades com relação à captação de recursos financeiros para investimentos em obras de saneamento. “Este é o documento mais importante nessa relação que temos

com a Casan porque vai conter estimativa de inves-timentos e ações concretas que a Empresa vai imple-mentar no município. Infe-lizmente, nos últimos anos, a Casan não honrou muitos compromissos com Videi-ra e é isso que queremos evitar a partir de agora, por isso estamos tendo muita cautela”, concluiu Carelli.

Tratativas para assinatura do contrato

gião. Com esta obra, que é de rápida execução poderemos armazenar um grande volume e teremos um grande impacto no sistema de abastecimento para os bairros que registram a falta d´água”, diz Carelli.

Outro investimento anun-ciado pela Casan é a construção de uma nova Estação de Tra-tamento de Água (ETA), na lo-calidade da Granja Invernada, em um terreno da BRF, que já emitiu autorização para tal fim . Esta obra captará água no Rio

XV, com capacidade de 30 litros por segundo, o que aumentará significativamente o volume de água que poderá ser disponibi-lizado à população. Ao prefeito, os técnicos também apontaram que já estão providenciando a

substituição de duas bombas que tem capacidade de cerca de 140 litros por segundo e, que hoje operam no limite, por bombas com capacidade de 160 litros por segundo. Uma tercei-ra bomba para ficar na reserva

também será enviada ao muni-cípio, já que um dos pontos crí-ticos na falta de abastecimento é quando as bombas apresen-tam problema e sem ter substi-tutas acabam comprometendo seriamente o sistema.

Page 7: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 A CIDADE 07

CRÔNICAdaCIDADE

ESTENDENDO AS MÃOSO tornado que atingiu Xanxerê, Passos Maia e Ponte

Serrada, no Oeste do Estado, nos faz refletir sobre o quanto é frágil a vida humana e de como dependemos uns dos outros para viver. O vento que destelhou as casas e fez vítimas fatais naquela região também atingiu o coração de todos os catarinenses e aflorou o espírito de solidariedade. A campanha encampada pelo prefeito Wilmar Carelli nos trouxe recordações.

As recordações são de um ano triste para todo o estado e que nos atingiu diretamente. A enchente de 1983 deixou videirenses desabrigados, escolas sem alunos, pessoas sem água, energia elétrica, comunidades sitiadas e outros tantos problemas advindos com as catástrofes naturais. Porém, tivemos auxilio de várias entidades. Nossas comunicações foram feitas no pavilhão da Igreja Matriz, com os radioamadores videirenses.

O exército concedeu barracas de lona verde, que depois originou o nome de um dos mais importantes bairros videirenses: a Vila Verde. Pessoas que tudo haviam perdido conseguiram um novo local para morar graças aos esforços do saudoso ex-prefeito Gabriel Bogoni, que conseguiu incentivos para formar o bairro e outras doações.

A maçonaria, de forma silenciosa, também auxiliou a comunidade, com a doação de roupas para os desabrigados que haviam perdido suas casas, seus móveis, seus sonhos, mas, principalmente, trocaram o medo do futuro incerto pela fé em dias melhores e reconstruíram suas vidas. Assim, Videira superou a pior catástrofe pela qual passou.

A reconstrução é inerente ao ser humano, como podemos ver exemplos em nações que tiverem, além da população, fábricas, hospitais, escolas e toda a sorte de indústrias destruídas durante o sanguinário conflito intitulado de II Guerra Mundial. Japão e Alemanha são os exemplos mais latentes disso.

Porém, me pergunto o que fiz para ajudar alguém que realmente necessitava em minha existência. Me questiono o que posso fazer, sem alarde e sem publicidade, para ajudar uma pessoa que necessita. O tornado me mostra que posso ajudar as pessoas, ao invés de tomar uma atitude de indiferença, afinal Videira não sofreu nenhuma conseqüência com o fenômeno da natureza.

Entretanto, não é por isso que vou fechar meus olho e tampar meus ouvidos para não ver nem ouvir os alaridos dos meus irmãos catarinenses que não sabem como será o amanhã. Tenho, por obrigação como ser humano, que auxiliar de alguma forma. Se não posso pegar no cabo da picareta e colocar as mãos no cimento, tenho como estender estas mesmas mãos, depositando roupas, água e outros gêneros nos postos de coleta para fazer uma família um pouco menos triste.

Os videirenses são solidários por natureza e vão fazer o que for possível para ajudar as pessoas do Oeste. Caso não agissem assim, seria mais uma prova que a humanidade está definhando em sua essência. Não podemos fazer de conta que nada aconteceu. Vamos abrir nossos guarda-roupas e dar aquelas peças que não usamos mais para pessoas que devem estar com meio chinelo no pé e roupas doadas, muitas vezes sem ser seus números.

Vamos abrir nossos corações para auxiliar as pessoas daquela região que estão clamando por ajuda, algures em abril, em pleno outono, quando as folhas caem, mas a árvore fica. Vamos mostrar que podemos nos unir e deixar a árvore da solidariedade mais forte e que os frutos surjam em quantidade e qualidade. Eu vou fazer a minha parte, como catarinense, mas principalmente como cidadão do mundo. Vou estender minha mão e ajudar a fechar as feridas que o tempo trouxe e que o tempo vai levar.

RAFAELBALESTRIN

ROTA DA AMIZADEOs turistas chegaram na re-gião no sábado (18) e per-maneceram até a terça-feira (21), eles ficaram hospeda-dos em Fraiburgo. Além de conhecer os pontos turísti-cos daquele município, eles também visitaram Treze Tílias e Pinheiro Preto, além de Videira. Segundo o

diretor de Turismo do muni-cípio, Yuri Hentz, a visita é fruto de um árduo trabalho da secretaria de Turismo e Cultura de Videira, em parceria com os demais municípios que compõe a Rota da Amizade. “Há anos estamos trabalhando de for-ma integrada e intensa para

alavancar o turismo de toda a região. Optamos trabalhar em conjunto, pois temos consciência que os turistas não viajam para conhecer apenas uma cidade. Assim, oferecemos mais atrativos e, em contrapartida, os turistas permanecem mais tempo na região”.

TURISMO

Cerca de 70 turistas estiveram em Videira Os turistas chegaram na região e permaneceram até a terça-feiraSILVIA PALMADas assessorias

A última segunda-feira (20) foi bastante mo-vimentada para o se-tor de turismo do mu-

nicípio. Dois grupos de turistas da CVC Viagens, vindos de São Paulo, aproveitaram o feriado prolongado para conhecer a Rota da Amizade e reservaram toda a segunda-feira para co-nhecer Videira. Durante todo o dia, cerca de 70 pessoas, visi-taram os principais pontos tu-rísticos: museu do vinho, igre-ja Matriz, Casa do Telegrafo, Estação Ferroviária e Videira Shopping. De acordo com o se-cretário de Turismo e Cultura - Clemir Schmitt, o roteiro per-mitiu a valorização da história, cultura e comércio local.

Ambos os grupos eram for-mados por pessoas de todas as idades, desde crianças até ido-sos, incluindo famílias inteiras que viajaram para se divertir. As

belezas naturais da região en-cantaram o casal Cecília e Clau-dio Damiani, do município de São Paulo. “É uma cidade muito bonita, que lembra muito algu-mas regiões da Europa. O povo é bastante hospitaleiro e as be-lezas naturais são uma atração a mais. Valeu a pena conhecer”, relatou Damiani. Já Mauro Pa-din Júnior e Sílvia Cristina Dalla Vechia, de Itu, acharam Videira uma cidade muito organizada e limpa. “Pretendemos voltar com mais tempo, para conhecer melhor o município e toda a re-

gião”, afirmou Júnior. Muitos dos turistas opta-

ram por almoçar no Kikilos Restaurante – no Videira Sho-pping. A proprietária do restau-rante - Heidi Wengratt, achou a visita extremamente positiva. “O Shopping ficou lotado! Foi possível ver como a visita movi-mentou o local. No meu caso, eu atendi cerca de 60 pessoas a mais do que estou habituada e financeiramente isso é muito bom, por isso sou a favor de que tragam mais grupos de tu-ristas para o município”.

FOTOS: JOSIANE UGOLINI - PMV

TURISTAS OPTARAM POR ALMOÇAR NO KIKILOS RESTAURANTE

DOIS GRUPOS DE TURISTAS APROVEITARAM O FERIADO PROLONGADO PARA CONHECER A REGIÃO

Page 8: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015SEGURANÇA08

ESPIÃO NOTÍCIASCELULAR: 9910-1226

GENAURO STEFANSKI Email: [email protected]

NO BAIRRO DE CARLIHomem comete suicídio após discussão banalDe acordo com relatos da mulher, o esposo estava embriagado.

PM DE VIDEIRA É DESTAQUE

Pombas mortas em Vargem Bonita

Vendedor de automóvel terá que informar valores de tributos ao comprador

Na terça-feira(14), o Co-mandante da 1ª Companhia do 15º BPM de Videira, Capitão PM Christopher Rudolf Froeh-ner, realizou a entrega de men-ção honrosa ao Policial Militar Destaque Regional do segundo semestre de 2014, ao Cabo PM Paulo Cesar Duarte da Silva, o qual pertence à 1ª Companhia do 15º BPM, em Videira.

O Cabo PM Cesar já havia

sido o PM Destaque do pri-meiro semestre de 2014, as-sim concorreu com os demais que se destacaram na região compreendendo os Batalhões da PM de Caçador, Herval D` Oeste e Joaçaba, e as Compa-nhias Independentes, sedia-das nas cidades de Fraiburgo, Campos Novos, Capinzal, além de Videira, se consagrando o PM Destaque Regional.

A Polícia Militar Ambien-tal de Herval d´Oeste prestou apoio para a Polícia Militar (PM) de Campina da Alegria, municí-pio de Vargem Bonita, em uma ocorrência de caça ilegal.

A PM abordou dois veículos em atitude suspeita em uma es-trada dentro da mata, o moto-rista de um deles conseguiu fu-gir, ficando apenas um Gol com o seu condutor. No veículo esta-vam 66 pombas carijós mortas, mais duas vivas e um jacu aba-tido. O que chama a atenção é que a maior parte das aves já es-tava depenada e pronta para o

consumo. Os caçadores tiveram o trabalho de retirar o coração de cada uma delas para utilizar como alimento.

Com o condutor do Gol, de aproximadamente 40 anos, também foi apreendida uma espingarda calibre .22 sem numeração. O homem foi en-caminhado para á delegacia de polícia de Joaçaba e autua-do pelo crime de caça e porte ilegal de arma de fogo. Ele vai responder um processo admi-nistrativo ambiental e terá que pagar uma uma multa no valor de R$ 34 mil.(Site Eder Luiz)

FOTO SITE EDER LUIZ

66 POMBAS CARIJÓS FORAM MORTAS E UM JACU ABATIDO

Por volta das 19:30 Hs do feriado de terça fei-ra(21), a Policia Militar Videira deslocou-se

até o Bairro de Carli, onde um casal havia entrado em atrito e de acordo com as informações, estariam brigando. Quando a PM chegou ao local, conversou com os envolvidos e conseguiu resolver a situação. De acordo com relatos da mulher, o espo-so estava embriagado. Eles te-riam discutido, porém, o mes-mo não estava lhe ameaçando. Diante das avaliações da ocor-rência, os policiais foram in-formados que o homem disse que voluntariamente iria sair de casa, pediu uma mala para

colocar os seus pertences e na sequência deixaria a residên-cia. Diante da situação aparen-temente resolvida, os policiais encerraram o fato.

Já por volta das 22 Horas, a Central de Operações da Policia Militar recebeu um chamado, pois havia um homem enforca-do no mesmo endereço da ocor-rência anterior. A Guarnição foi designada ao local e constatou o fato, sendo que a vítima era Val-dir Fernandes, o qual já encon-trava-se em óbito. Os Policiais novamente conversaram com a mulher de Valdir, a qual rela-tou que o mesmo após conver-sarem, havia realmente pegado uma mala com roupas e saído

por volta das 19:30 Hs, dizendo que iria deixar a residência. Por volta das 22 Horas, a esposa te-ria olhado para fora, enxergado a mala deixada no chão e abriu a porta, quando se deparou com a cena mais horrível, o marido es-tava enforcado com as cordas do varal. Na eminência de salvar a vida do mesmo, cortou a corda, acionou a PM e Bombeiros, mas nada mais poderia ser feito, o homem já estava sem vida.

Após os primeiros levanta-mentos e o isolamento da área, a Policia Civil foi acionada e o IGP que se fizeram presentes e tomaram as demais providen-cias.Valdir Fernandes, deixou a esposa e filhos.

Está publicada no Diário Oficial da União do dia 26 de março a Lei 13.111/15, que obri-ga vendedores de motocicletas e automóveis novos ou usados a informar ao comprador os valores dos tributos inciden-tes no preço desses veículos. A norma, que passa a valer em 60 dias, também determina que

na assinatura do contrato de compra e venda, os consumi-dores sejam informados sobre a situação de regularidade do quanto a furto, multas e taxas anuais devidas, débitos de im-postos, alienação fiduciária ou circulação do veículo.

Empresários que descum-prirem a lei serão responsa-

bilizados pelo pagamento dos tributos, das taxas e multas incidentes até a data da com-pra. No caso de o veículo ter sido furtado, o comprador terá direito à restituição do valor integral. As penalidades serão aplicadas sem prejuízo das de-mais previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Page 9: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 A CIDADE 09

No happy hour, no aniversá-rio, ou na reunião de família, se tem uma coisa que não pode faltar é aquele petisco

delicioso frito com perfeição. E pra di-minuir o peso na consciência vale a má-xima de que “hoje pode”, mesmo que o hoje se repita por vários dias da sema-na para destruir qualquer dieta. Hoje pode a fritura, mas não pode descartar o óleo de cozinha de forma inadequada.

Para evitar que o seu óleo contamine a água e o solo ao jogá-lo no ralo ou lixeiro, a Campanha Hábito Legal promove uma nova ação de coleta de óleo vegetal domi-ciliar no próximo dia 16, das 9 às 15 horas. A ação acontecerá no Parque do Rio do Peixe, em conjunto com o HiperDia Soli-dário, promovido pelo Laboratório Vida, Farmácias Lider Farma, Colégio Salvato-riano Imaculada Conceição, Rádio Vitória e Êxito Editora e Comunicação.A Campa-

nha Hábito Legal tem o apoio do Grupo Carboni e Nutri Seara.

Segundo a coordenadora da ação, Silvia Zatta Gonzatto, da Êxito Edito-ra e Comunicação, a iniciativa segue o exemplo dos anos anteriores em que a população podia trocar 4 litros de óleo por uma pedra de sabão feita com óleo reutilizado. “Um único litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água, além de trazer riscos sérios de imper-meabilizar o solo, provocando diversos problemas ambientais. Sabemos que há pessoas que têm produzem o sabão em casa, enquanto muitas outras não têm esse costume ou não sabem como fazer. Nosso objetivo é despertar o interesse da população para o reaproveitamento de materiais e descarte adequado. To-dos nós temos óleo usado em casa, to-dos temos garrafas PET e todos usamos sabão, logo, temos uma previsão muito positiva de participação da comunida-de”, diz. Em 2014, a Campanha arreca-dou mais de 400 litros de óleo.

COLETA DE ÓLEO DE COZINHA

Nova ação acontece em maio População pode começar a guardar o óleo em garrafas PET para trocar no dia 16 de maio.REDAÇÃODas assessorias

FOTO DIVULGAÇÃO

Page 10: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015A CIDADE10

Entidades videirenses se mobilizam em prol de Xanxerê Cerca de 30 entidades se reuniram para criar a força tarefa “Videira na reconstrução de Xanxerê”.

ENTIDADES SE REUNIRAM PARA AJUDAR OS MUNICÍPIOS DE XANXERÊ, PONTE SERRADA E PASSOS MAIA

FOTO PEDRO SCHAITELSILVIA PALMADas assessorias

Comovidas e solidarizadas com a situação de calamida-de que vivem os municípios de Xanxerê, Ponte Serrada

e Passos Maia atingidos na última segunda-feira (20), por um tornado que deixou feridos, desabrigados e até pessoas mortas, cerca de 30 en-tidades representativas de Videira se reuniram na manhã de quarta-feira (22), para criar a força tarefa “Videi-ra na reconstrução de Xanxerê”, que visa buscar donativos para os mora-dores necessitados dessas cidades. A iniciativa de reunir as entidades par-tiu do prefeito Wilmar Carelli, que ao lado do vice-prefeito – Jorge Lopes Oliveira comandou a reunião que aconteceu na sede da Prefeitura. “Em 1983, Videira foi vítima de uma gran-de enchente que destruiu 242 casas e deixou milhares de desabrigados. Naquela ocasião recebemos ajuda de todo o Brasil e até da Alemanha, por isso sabemos o quanto é importan-te a solidariedade nesse momento. Em nome de todas as entidades aqui reunidas queremos conclamar o povo videirense para retribuirmos todo o bem que nos fizeram quando éramos nós que precisávamos”, disse Carelli.

ARRECADAÇÃO DE RECURSOS PARA COMPRA DE TELHAS É A PRIORIDADEDurante a reunião diversas entidades que mantém contato com representantes de Xanxerê elencaram as principais necessidades que os municípios atingidos tem neste momento. Entre os itens mais solicitados está a doação de telhas para reco-brir casas e dar condições dos moradores voltarem para suas residências. Para isso, as entidades videirenses decidiram fazer uma ampla campanha para arrecadação de recursos financeiros para a aquisição dessas telhas.

Quem quiser doar qualquer quantidade deve fazer de-pósito identificado no Banco Sicoob (756) - Agência: 3037 - Conta Corrente: 20691-1 - CNPJ: 19.849.829/0001-91. A conta está em nome do Lions Clube - LC Santa Catarina - Cibernético LD-8 Futuro que será responsável por gerenciar e repassar os recursos. A arrecadação de recursos e não o recolhimen-to de telhas é para agilizar a compra dos materiais e a dis-ponibilização aos atingidos.Embora a principal neces-

sidade do momento seja de telhas e materiais de cons-trução, outros itens também são necessários e serão arrecadados pelas entida-des videirenses. Entre os itens elencados para serem entregues, em Videira, estão água, alimentos não perecí-veis, produtos de limpeza e higiene pessoal e cobertores. “Estes foram os principais pedidos de representantes daqueles municípios para este momento”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Videira – Dinilso Gaio.

Para receber essas doações representantes das entidades videirenses definiram seis pon-tos de coleta que funcionarão das 14 as 21h. Nesta quarta-fei-ra (22) as doações já podem ser entregues no Corpo de Bom-beiros, onde há um caminhão para receber os donativos e também na Unoesc. Já a partir de quinta-feira (23), até o dia 2 de maio, os interessados pode-rão fazer as doações no Corpo de Bombeiros, na Unoesc, nos pavilhões dos bairros Santa Te-reza e São Cristovão e no Semi-nário localizado no Bairro Flo-resta. Além disso, a partir da

segunda-feira (27), o Pavilhão da Igreja Matriz será a central de recepção desses donativos.

A logística para receber as doações dos videirenses tam-bém precisa da ajuda de volun-tários. Interessados em auxiliar no recebimento, separação, acondicionamento e carrega-mento dos donativos podem se inscrever junto ao Departa-mento de Assistência Social da Prefeitura por meio do telefone 3566-2191. Outras informações sobre como ajudar também po-dem ser obtidas junto a coorde-nação da Defesa Civil de Videira no telefone 9120-9696.

Seis pontos de coleta em Videira

Page 11: Correioissuu93

Videira,25 de Abril de 2015 A CIDADE 11

ENTIDADES VIDEIRENSES UNIDAS EM PROL DE XANXERÊ E REGIÃO

Prefeitura de Videira e secretarias

Policias Militar e CivilCorpo de BombeirosCâmara de Dirigentes Lojistas(CDL) Associação Comercial

e Industrial de Videira (ACIAV)

Câmara de VereadoresUnoescParóquia Imaculada

Conceição,Lions Clube Distrito LD-8Lions Clube UniversitárioLions Clube SC Cibernético

LD-8 Futuro

Lions Clube Perdizes/

Leo Alpha

Lions Clube

Videira Centro

Jeep Clube Videira

Loja Maçônica

Acácia do Sul

Loja Maçônica

União Mística

Rádios Videira

e Vitória AM

Transamérica e Comu-

nitária Popular FM

Jornal CORREIO AGORA.

Jornal A Coluna

Jornal Folha Diário

Tornado mata dois em XanxerêUm tornado atingiu segunda-

-feira(20) a cidade de Xanxerê, oeste de Santa Catarina. Pelo menos duas pessoas morreram e 300 ficaram feridas - destas, 120 tiveram de ser hospitalizadas, se-gundo a Defesa Civil do Estado. Muitos dos feridos sofreram am-putações de membros, segundo os bombeiros. Ao menos 2.600 casas foram atingidas em seis bairros e 1.000 pessoas estão de-sabrigadas. Ao todo, 10.000 pes-soas foram afetadas.

Ainda segundo a Defesa Ci-vil, cinco torres de energia foram arrancadas do solo devido à for-ça do vento - 200.000 unidades consumidoras ficaram sem luz. De acordo com os bombeiros, a quantidade de destroços e a falta de luz dificultam o atendimento às vítimas. A cidade ainda sofre com

problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia.

O fenômeno aconteceu por volta das 15h30 de segunda-feira e afetou principalmente a parte central de Xanxerê, que tem cerca de 47.000 habitantes, segundo o IBGE. Os mortos foram identifi-cados como o casal Deomir e Alci-mar Sutir, que morreram quando tentavam socorrer os filhos.

FGTS - O Ministério do Tra-balho liberou o saque do FGTS às famílias afetadas pela tornado que atingiu a cidade de Xanxerê. O go-verno federal enviou cerca de 100 homens do Exército para atuar na remoção dos escombros. A Secre-taria de Nacional de Defesa Civil também está em contato para auxi-liar a tomada de providências pelas autoridades locais.

AO MENOS 2.600 CASAS FORAM ATINGIDAS EM SEIS BAIRROS DE XANXERÊ.

FOTO AGÊNCIA BRASIL

Page 12: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015PUBLICIDADE12

Videira 3533-8800

W W W . C A R B O N I I V E C O . C O M . B R

Novo motor FPT N45 com 4 cilindros: a maior potência,o maior torque e o menor consumo de combustível dosegmento 15 toneladas.

Transmissão de 6 marchas com acionamento a cabo:conforto e precisão nas trocas de marchas.

Suspensão da cabine com molas:Menos impacto e vibrações.

CONCESSIONÁRIAS

PRECISOU,PASSA LÁ.

SATISFAÇÃO9 em cada 10 pessoas que testam o Tector aprovam*.

ECONOMIA O menor consumo de combustível e o menor custo** de manutenção

preventiva do segmento.

$VERSATILIDADE

Além da nova versão de 15 toneladas, a família Tector também dispõe dasversões de 17, 23 e 26 toneladas.

*Resultado baseado na pesquisa realizada com participantes do Tech Drive Tector. **Informação baseada na pesquisa realizada pela empresa independente NetzEngenharia Automotiva Ltda., em abril de 2014, **considerando 3 anos de manutenções programadas do Tector (4x2, 6x2 e 6x4) diante dos principais concorrentes.

Na cidade somos todos pedestres.

N O V O I V E C O

Page 13: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 A CIDADE 13

Abertura do comércio aos sábados é facultativo

SEC

O horário de funcionamen-to do comércio de Videira,

por força de um processo o qual discutia como dia útil de traba-lho os sábados a tarde, resultou na modificação da lei municipal que já havia regulamentado e disciplinado para o ramo do comércio em geral. O Sindicato dos Empregados no Comércio (SEC) de Videira participou deste processo, inclusive atra-vés de audiência com os traba-lhadores e vereadores.

O presidente do SEC, Volmir Maurer, diz que a nova lei, como toda e qualquer norma, não vem trazendo uma obrigação ao em-pregador, ou proprietário, para que use todo o horário para que fique de portas abertas. O novo horário faculta ao empregador ou proprietário abrir as portas de seu estabelecimento no horá-rio das 8:30 às 19:00 horas, con-forme nova redação data pela modificação da lei.

Ainda, cabe ressaltar que tal lei não modifica o que já esta ga-rantido pela Constituição Federal (CF) ao trabalhador, ou seja, tur-no de trabalho de 8 horas diárias. “E o uso da mão de obra além do que preconiza a lei requer o pa-gamento das horas como extras e caso se torne habitual a prestação de serviço em hora extra a incor-poração deste valor ao salário do seu funcionário”.

Maurer acentua que a mu-dança se refere ao direito do patrão em abrir em um horário diferenciado, o que não quer dizer ou se quer autorizar que o empregador use a mão de obra do empregado em jornada de tra-balho acima das 8 horas diárias.

Inclusive, para abertura do comércio no horário de almo-ço, as empresas deverão provi-denciar vale ou ticket refeição para seus trabalhadores. “Além de escala de trabalho que ve-nha de encontro as necessida-des de ambos, empregados e empregadores, e que fiquem de acordo com a legislação traba-lhista no tocante a jornada de trabalho de 8 horas diárias”.

VOLMIR MAURER

FOTO ARQUIVO - CORREIO AGORA

Page 14: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015SAÚDE14

ROTEIRO COMERCIAL

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO

Atendimento cresce em Rio das AntasNos últimos dois anos a demanda cresceu 100% com relação aos anos anteriores.REDAÇÃODas assessorias

O trabalho d e s e n -v o l v i d o

no setor de TFD - Tratamento Fora de Domicílio, em Rio das Antas, durante todo o ano de 2014 é motivo de alegria e satisfação para a Secretario de Saúde, Sel-mir Bodanese.No ano passado o setor realizou o atendimento de 5.945 pessoas, o que equi-vale a 97% da população rioan-tense. Foram atendimentos de média e alta complexidade.Se-gundo o secretário, a demanda no atendimento do setor vem crescendo ano após ano. '' A principal prioridade da admi-nistração do prefeito Alcir José Bodanese(PMDB), é que todos os rioantenses tenham uma saú-de de qualidade", disse Selmir.

A média complexidade am-bulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja

complexidade da assistência na prática clínica demande a dis-ponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos.Para o se-cretário de saúde, estes serviços não são oferecidos no município e necessitam de agendamento e da parceria de municípios vizi-

nhos, de profissionais qualifica-dos e transporte de qualidade.

Segundo a responsável pelo setor de TFD, Gilvane de Mo-raes, nos últimos dois anos a demanda cresceu 100% com relação aos anos anteriores.Este aumento fez com que a Secreta-ria de Saúde buscasse novas par-

cerias e firmasse convênios. "Alta complexidade é o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, diz Gilvane.

Na Unidade Básica de Saú-de de Rio das Antas, são pres-

tados serviços especializados de assistência ambulatorial, ações de conquistas estas do traba-lho desenvolvido pelo Secretá-rio de Saúde, Selmir Bodanese. Também se oferece outras es-pecialidades não médicas como, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e enferma-gem especializada.Mas o traba-lho não para. Somente neste ano, 30 pacientes realizaram procedi-mento cirúrgico e aproximada-mente 1827 pessoas foram aten-didas na média complexidade. Uma média de 550 paciente mês.

O Secretario Selmir Boda-nese, ressalta que a cada novo dia, novos desafios são impos-tos a equipe de saúde. “ Temos muitas limitações ainda e o nosso trabalho é árduo e visa o bem comum, o bem da nossa população".afirma." Sonhamos com o melhor e temos busca-do sanar os anseios de nosso povo. Temos muitos desafios a vencer, mas não temos medo de buscar, de correr atrás do melhor para a população rioa-natense", finaliza.

FOTO DIVULGAÇÃO - PMR

A RESPONSÁVEL PELO SETOR DE TFD, GILVANE DE MORAES E O SECRETÁRIO DE SAÚDE SELMIR BODANESE

TRABALHO EM EQUIPE É O DIFERENCIALOutro diferencial e uma característica da atual administração é o trabalho em equipe. Todas as últimas sextas feiras de cada mês, a equipe se reúne para dis-cutir, analisar o trabalho de-senvolvido e achar soluções para problemas que surgem no dia a dia. Para a equipe o diálogo e a comunicação interna são instrumentos de grande valia e que torna o trabalho mais produtivo, harmonioso e eficiente.

Deslocamentos com pacien-tes para outros municípios e também outros estados, faz com que os veículos da saú-de estejam em constantes viagens. Não há um dia se-quer, afirma Gilvane de Mo-raes, que também responde pelo setor de Transporte da Secretaria de Saúde, que não aconteçam viagens. "Nestas viagens são os mo-toristas os grandes parceiros e colaboradores. São estes que com responsabilidade

levam e trazem pacientes e familiares para consultas, exames, cirurgias. Sem eles aconteceria uma lacuna no trabalho", diz Gilvane."Procuramos realizar um atendimento humanizado, com acolhida, respeito e atenção a cada caso que nos chega. O objetivo é atender e resolver cada um de acordo com suas necessidades e expecta-tivas", afirma Selmir. “O fato de trabalharmos com o

Sistema SUS, o dia a dia é um constante superar de grandes obstáculos. A cada dia nos é apresentado um novo desafio. Tratamos e cuidamos de vidas e en-contramos obstáculos pelo caminho. Cada amanhecer iniciamos uma nova luta, nem sempre ganhamos, mas nosso desafio é con-seguirmos atender nossos munícipes com o maior grau de eficácia e eficiência possível ”, finaliza.

TODAS AS ÚLTIMAS SEXTAS FEIRAS DE CADA MÊS, A EQUIPE SE REÚNE PARA DISCUTIR, ANALISAR O TRABALHO DESENVOLVIDO

Page 15: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 VARIEDADES 15

HORÓSCOPODASEMANA

HUMOR

QUADRINHO

ÁRIESTentar entender a pessoa amada é o melhor caminho para o bom andamento da vida a dois. Não tenha vergonha de mudar de ideia, porque as mudanças serão benéficas.

TOUROExercite mais a sua capaci-dade de solidariedade. Saia da concha e procure enxer-gar melhor o mundo à sua volta. Não cultive e egoísmo. Existem muitas pessoas que precisam de você.

GÊMEOSLembre-se de que o medo faz parte do dia a dia, mas não pode ser obstáculo para você resolver os seus dilemas. Ouça mais a voz da razão e o sucesso será garantido.

CÂNCERProcure respeitar mais a opinião alheia antes de querer impor o seu ponto de vista, principalmente no ambiente profissional. Seja mais leal com relação à pes-soa amada.

LEÃOProcure lamentar-se menos e agir mais. Planeje a sua vida financeira de modo a não dar pas-sos maiores do que suas pernas. Cautela no trato de assuntos profissionais.

VIRGEMPoderá haver tensões no ambiente profissional por causa da inveja de alguns falsos amigos. Contorne a situação em silêncio e man-tendo uma atitude positiva frente às suas tarefas.

LIBRADe nada adianta sofrer por antecipação. Ao invés de se esconder, enfrente as situações conflitantes com coragem. Siga a sua intuição e não tema as novidades.

ESCORPIÃOMuitos problemas que você enfrenta agora são decorrentes de pensamen-tos negativos. Não se deixe dominar pelo pessimismo e cuide mais de você e de sua mente.

SAGITÁRIOMuito favorecido para os contatos sociais. Bom para expor as suas ideias. Possibilidade de sociedade rendosa com pessoa da família. Bom para o trato de assuntos financeiros.

CAPRICÓRNIOUse toda a sua capacidade de diálogo, bom senso e coerência para resolver pen-dência com a pessoa amada. Se a sua intenção é mesmo agradar, vai precisar de muita calma e diplomacia.

AQUÁRIONão se pode cobrar o que não se pode dar. Tensões familiares poderão atra-palhar a sua vida amorosa. Talvez o caso seja apenas falta de atenção de sua parte. Pense nisso.

PEIXESPropício para novas desc-obertas. Exercite a sua curi-osidade e não tenha receio do que for novo. Aproveite e invista mais em você. Trace seu rumo com responsabili-dade para ter uma vida feliz.

SITUAÇÃO DELICADA

Numa sexta-feira, o sujeito foi para o motel e, assim que entrou, reconheceu o carro de um amigo, no estacionamento com o vidro do passageiro aber-to. Muito gozador, ele resolveu fazer uma brincadeira com o amigo e pegou o porta CDs que estava no banco.

— Semana que vem eu devolvo pra ele! — pensou o sacana.

E foi curtir sua noitada. Na segunda-feira, ele encontra o amigo no trabalho e pergunta:

— E aí, Fernando! alguma novidade?

— Cara, tô muito puto... Sexta-feira minha mulher pegou meu carro para ir na casa da mãe dela e lá alguém conseguiu abrir meu carro e roubar todos os meus CDs!

FONE: FONE (49)3566-4952 WWW.GRUPOCINE.COM.BR

NA TELONA

VIDEIRA 1 - VINGADORES: ERA DE ULTRON 3D DUB (WALT DISNEY STUDIOS)Ação/Aventura - Dublado - 12 Anos - Duração: 150min.Seg. à Quinta-Feira: 15h00 - 18h00 - 21h00Sáb, Dom, Feriado: 15h00 - 18h00 - 21h00Sex: 15h00 - 18h00Sex: 21h00

VIDEIRA 2 - VELOZES E FURIOSOS 7 2D DUB (SONY)Ação/Aventura - Dublado - 14 Anos - Duração: 134min.Sex, Seg. à Quinta-Feira: 18h30 - 21h15Sáb, Dom, Feriado: 18h30 - 21h15 VIDEIRA 2 - VINGADORES: ERA DE ULTRON 2D DUB (WALT DISNEY STUDIOS)Ação/Aventura - Dublado - 12 Anos - Duração: 145min.Sex, Seg. à Quinta-Feira: 15h30Sáb, Dom, Feriado: 15h30

Programação de 23/4 à 29/04

COM AMOR, A GAROTA CHA-MADA ESTRELA Na continuação do livro “A Extraordiná-ria Garota Chamada Estrela”, a história se passa depois que a jovem se muda da cidade e deixa tudo para trás - o Arizo-na, sua escola, os lugares encantados no deserto e, principalmente, Leo. Ela não para de pensar nele, e parece que seus momentos felizes estão cada vez mais raros. Ela começa uma nova vida com pessoas muito peculiares - sua vizinha Dootsie, de 5 anos de idade; Betty Lou. De Jerry Spinelli, o livro é um lançamen-to da Editora Gutenberg.

OS ANJOS CANTAM Após o lançamento de dois DVDs de grande sucesso, “A Hora é Agora - Ao Vivo em Jurerê” e “Live in London - At Royal Albert Hall”, a dupla de maior sucesso da atualidade, Jorge & Mateus, apresenta seu mais novo álbum, totalmente inédito e gravado em estúdio: “Os Anjos Cantam”. O projeto inclui os sucessos “Logo Eu” e “Calma”, hits absolutos em 2014 e traz ainda outras 15 músicas inéditas. Um lançamento da Som Livre.

O JUIZ Advogado de muito sucesso, Hank Palmer (Robert Downey Jr.) volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe, que há muito não via. É recebido de forma hostil pela família e resolve ficar um pouco mais quando seu pai, veterano juiz, é apontado pela polícia como responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Mesmo não se entendendo com o pai, Hank debruça-se sobre o caso, mas os dois não conseguem conviver amigavelmente e a possibilidade de condenação aumenta a cada revela-ção. Drama - Ano: 2014 – Duração: 141 minutos – Cor – 14 anos – Warner Bros

DICADELIVRO

DICADECD

DICADEFILME

Page 16: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015TELEVISÃO16

RESUMO DE NOVELAS

Gael e Dandara se emocionam quando o médico revela o sexo do bebê.Lobão consegue uma petição para impedir Gael de falar com Karina. Gael recebe a notificação da justiça e se desespera. Duca revela a Dalva que ela tem um aneurisma e que precisa ser operada.Gael diz a Cobra que não pode mais falar com Karina.Lobão arma para que Gael seja preso.

Lobão fica feliz com o sofrimento de Karina.Dandara confidencia a Karina que Gael não pode falar com ela. Wallace sente-se mal antes da luta e Sol fica preocupada. Joaquina aparece na Khan e Lobão manda prenderem ela no banheiro.Karina pede a Pedro para ajudá-la a se encontrar com Gael. Gael repassa as últimas estratégias de luta com Duca.

Luiz vê Gael e Karina conversando e corre para falar com Lobão.Henrique é obrigado a acertar detalhes da luta com Montanha. Lobão não deixa Gael e Karina conversarem e manda a adolescente para casa.Roberta fica mexida com a conversa que tem com Mari sobre filhos. Edgard fica com ciú-mes de Lucrécia e Heideguer. Wallace fica nervoso com sua luta e Gael tenta tranquilizá-lo.

Gael cumprimenta Wallace, mas é destratado por ele.Henrique lamenta que Wallace tenha que perder a próxima luta. Gael e Duca estranham a derrota de Montanha. Heideguer entrega muito dinheiro para Wallace, que fica deslumbrado.Heideguer pensa em usar a saúde de Dalva para aliciar Duca. Lucrécia se diverte comendo cachorro-quente com Edgard, Jade e Cobra.

Gael se despede de Karina esperançoso com o resultado da audiência de paternidade.Karina pede a Lobão para deixá-la depor na audiência. Beth aconselha Wallace a guardar dinheiro, mas ele não dá atenção. Lobão mente diante do juiz.Sol e Wallace chegam a um restaurante caro e chamam a atenção de todos os clientes. Roberta conversa sobre filhos com Marcelo.

NÃO HÁ EXIBIÇÃO.

Lígia tenta se explicar a Pedro.Isabel fala para Lauro exigir que Miguel se desculpe com todos os envolvidos em sua história. Miguel procura Lígia, mas Irene o manda embora.Durval sugere a Marle-ne que considere processar o pai biológico de Ber-nardo. Esther tem uma conversa séria com Miguel. Júlia dá um ultimato a Bernardo.Laila fica irritada quando Esther anuncia que esteve com Miguel.

Lígia e Miguel têm uma conversa definitiva.Lígia volta para casa e não comenta sobre o encontro que teve com o pai de Joaquim. Lauro relembra as conversas que teve com Miguel.Lígia finge dormir para não falar com Vicente. Irene leva Diana para ver um médico. Pedro não consegue se entender com Júlia. Durval pede para diminuir sua contri-buição em casa e Bernardo fica irritado.

Lígia conta o que aconteceu entre ela e Miguel e Vicente pensa em sair de casa. Pedro tenta tranqui-lizar o pai. Irene consola Lígia.Taís fala para Pedro que mandou um artigo dele para ser publicado em uma revista científica. Lígia e Vicente conversam. Júlia discute com Laila por causa de Pedro.Pedro confessa a Vicente que não sabe o motivo de não conseguir revelar a Taís sobre Júlia..

Lauro observa os hematomas de Miguel e o critica por provocar a briga.Lígia discute com Vicente. Felipe conta a Taís que Júlia não é irmã dele nem de Pedro. Lígia pede para Pedro con-versar com Vicente.Eriberto tenta conversar com Marta, que reage sem paciência. Pedro não con-segue falar com Taís e fica desconcertado depois de ouvir o coração do bebê pela ultrassonografia.

Lígia encerra o beijo e volta para o carro atormentada.Vicente se desespera com a falta de notícias da esposa. Isabel acredita que Lígia e Miguel estejam juntos e vai com Lauro falar com oceanógrafo.Vicente presta queixa sobre o desaparecimento de Lígia. Isabel confidencia a Irene que Lígia beijou Miguel. Virgínia pede a Arthur-zinho para receber em casa um rapaz para consertar a TV e ele finge estar ocupado para poder ir à praia.

Lígia se separa do marido e vai para a casa de Irene.Pedro consola Vicente. Isabel tenta entender as atitudes de Lígia. Lauro revela a Miguel que Lígia saiu de casa. Dália fica contrariada por ter que ficar com Joaquim.Pedro confidencia a Felipe que está pensando em não se separar de Taís.Luís combina de se encontrar com Isabel.

Vicente, Laura, Bia e Gustavo pressionam Adriana e a acusam de ter matado seus pais.Marcos diz a Sueli que Úrsula morrerá em breve com a dose do medicamento que ele aplicou nela. Maria Inês des-cobre que Úrsula comprou parte da clínica de Celso.Samantha e Pepito são selecionados para dançar funk.Marcos demite Israel e Itália. Caíque pergunta a Samantha se ela quer namorar com ele.

Inês enfrenta Beatriz e a deixa abalada.Vinícius arma um jantar para aproximar Regina, Olga e Mu-rilo. Beatriz conversa sobre Inês com Evandro e fica preocupada.Paula diz a Regina que vai voltar com Tadeu. Guto chega de surpresa para falar com Rafael e Teresa se preocupa. Pedro vê Murilo com Inês e percebe o plano de Beatriz contra ela. Regina e Olga se esforçam para se tratar bem na frente de Vinícius.

Caíque explica para Samantha que o namoro entre eles será de mentira.Maria Inês conta a Marcos que Diziabas vendeu as ações para Caíque. Saman-tha informa a Caíque que sua paranormalidade acabou. Marcos diz a Sueli que a única esperança que lhe resta é a herança de Laura.Fernando entrega o exame de Úrsula para Maria Inês, que constata que ela nunca esteve doente.

Helô chega ao baile e procura Rafael. Guto chega ao baile com Laís e Maria José e arma com Helô sem que elas percebam.Beatriz humilha Inês na frente de Pedro e Murilo. Laís vê Helô beijar Rafael e Guto fica eufórico. Ivan consola Paula.Lauro disfarça o cansaço ao caminhar com Teresa. Laís tenta disfar-çar a tristeza para a família. Luís Fernando manda Clóvis fotografar Gabi para divulgar o bar de Tadeu.

Maria Inês humilha Úrsula.Marcelo sai de casa e vai embora com Maria Inês. Úrsula briga com Ricardo. Fernando e Scarlett discutem com Adriana. Afeganistão perdoa Tina.Suzana vê Oscar novamente e é levada para uma clínica psiquiátrica. Pepito e Samantha viajam para o Rio de Janeiro para gravar um videoclipe de funk.Caíque descobre que Miranda sumiu. Afeganistão sela um trato com Salvador.

Estela consola Teresa. Beatriz pensa em usar Pedro para humilhar Inês.Inês procura Evandro, que fica contrariado com sua presença. Norberto pede para Karen ajudá-lo a conseguir um aparta-mento. Clóvis fica animado com o panfleto do bar de Tadeu, com a foto de Gabi.Paula e Bento saem juntos. Regina fala sobre Murilo para Vinícius. Paula fica encantada com Bento e eles se beijam.

Evandro expulsa Inês de seu apartamento.Alice vai embora e Evandro fica abalado. Murilo não gosta quando Valdecir o atende no lugar de Regina. Guto revela a Fred seu plano para conquistar Laís. Beatriz conta a Inês que armou para ela encontrar Alice com Evandro. Murilo tenta se aproximar de Regina nova-mente e ela fica cismada.Luís Fernando manda Clóvis distribuir seus panfletos nos albergues de Copacabana.

Inês confunde a gentileza de Vinícius e fica mais calma.Helô leva Alice para seu aparta-mento. Norberto manda Clóvis sair do apar-tamento para o jantar com Valeska. Regina conta a Vinícius que Murilo foi conversar com ela.Beatriz revela a Evandro seu plano contra Inês. Aderbal gosta de saber que Laís é amiga de Guto. Helô repreende Murilo.

Regina finge aceitar o trabalho de Murilo.Alice procura emprego em um salão de beleza. Evan-dro e Murilo tentam falar com Alice.Rafael sai com Cecília, mas pensa em Laís. Guto manda flores para Laís e sua família fica animada.Alice começa a trabalhar com garçonete no bar de Cadelão. Dora não gosta quando Diogo informa que convidou Beatriz para a festa de noivado.

Samantha e Pepito gravam o videoclipe.Sai o resultado do exame antidoping de César. Ele é humilhado no clube, perde o título e Itália revela que foi ela quem o dopou.Caíque tenta descobrir onde Miranda está escondido. Marcos humilha Azeitona, deixando Sueli furiosa. Marcos fica sabendo que Úrsula não está doente.

Sueli consegue evitar que Marcos atro-pele Úrsula.Marcos é agressivo com ela. Sueli começa a questionar a lealdade de Marcos. Caíque abre o jogo com Sueli e pede que ela os ajude. Samantha e Pepi-to apresentam o videoclipe no programa da Ana Maria Braga. César decide não perdoar Itália.

O vencedor é anunciado no programa da Ana Maria Braga. Caíque e Laura conseguem provas contra Marcos

21H10, NA GLOBO19H30, NA GLOBO17H55, NA GLOBO 18H00, NA GLOBO

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS DE 27 DE ABRIL A 2 DE MAIO

SEG

UN

DA

TER

ÇA

QU

AR

TAQ

UIN

TASE

XTA

SÁB

AD

O

DEPOIS DOS 50 "Os 50 são os novos 30. Aos 30, a gente faz esforço para agradar aos outros. Aos 50 nem tanto, então sobra tempo para o que importa. Então, viva seus 50". Palavras da atriz Maitê Proença, quem tem 57 anos e atualmente interpreta a personagem Kitty, na novela “Alto Astral”, sobre sua idade.

NA MESMA MINISSÉRIELetícia Sabatella também participará de “Amorteamo” interpretando Arlin-da. Ela vê o seu amante ser assassina-to e depois ele volta como fantasma para assustar o seu marido, Aragão, vivido por Jackson Antunes. A série estreia em maio, na Globo.

NA SÉRIE DE TERROR

Guta Stresser será Cândida em “Amor-teamo”, a série

de terror da Globo que es-treia em maio. A atriz du-rante anos fez a Bebel, em “A Grande Família”, mas agora aparecerá completamente re-paginada, em papel diferente daquele interpretado du-rante as várias temporadas do humo-rístico.

LÍGIA SE ENCONTRA COM MIGUEL E OS DOIS SE BEIJAM

EVANDRO EXPULSA INÊS DE SEU APARTAMENTO

SETE VIDAS BABILÔNIA

O JURADOMichel Teló substituirá Daniel na função de jurado técnico da próxima edição do “The Voice Brasil”. O cantor fará companhia aos já anunciados, Claudia Leitte, Carli-nhos Brown e Lulu Santos.

CORRENDO ATRÁS DO PREJUÍZOTalvez preocupada com o insatisfatório índice de audiência de suas novelas, a Globo encomendou ao autor Mauricio Gyboski um folhetim com tema diferente. Ele trabalha com afinco na sinopse de “Trem Bom”, folhetim que terá como tema o universo sertanejo.

NA CAPITAL PAULISTA

Marieta Severo desem-barcou em São Paulo especialmente para o

início das gravações das cenas de sua persona-

gem na novela “Verdades Secretas”. A atriz será a dona de uma agência

que induz as modelos à prostituição.

Page 17: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 ESPORTE 17

LIGA MEIO OESTE

Tênis de Mesa videirense é campeão Videira participou das disputas com 28 atletas e trouxe para casa um total de 20 medalhas.SILVIA PALMADas assessorias

A Associação Videirense de Tênis de Mesa em parceria com a Pre-feitura e a Fundação

Municipal de Esportes (FMEV) conquistou o título de campeã geral da 1ª Etapa da Liga Meio Oeste Catarinense de Tênis de Mesa. O evento aconteceu no último fim de semana, em Campos Novos e envolveu cerca de 120 mesatenistas de toda a região. Videira participou das disputas com 28 atletas e trou-xe para casa um total de 20 me-dalhas: seis ouros, seis pratas e oito bronzes. “Com esse saldo de medalhas conquistamos o troféu de Campeão Geral da competição, que é a somatória de todas as categorias até o oi-tavo lugar. Esse é um resultado inédito para nossa cidade”, co-memora o professor e técnico

da equipe - Rodrigo Antunes.Para o técnico Rodrigo An-

tunes é muito importante lem-brar do empenho de todos os atletas participantes, principal-mente os iniciantes, pois com apenas quatro meses de treina-mento já estão se destacando nas competições. “Ficamos feliz e ao mesmo tempo agradecidos por renovarmos nossa equipe com atletas que estão iniciando suas vidas desportivas. Parabe-

nizamos todos os alunos, sem exceções, pois o grupo nova-mente está ficando consistente e competitivo”. A partir de agora o foco da equipe videirense de Tênis de Mesa está nas competi-ções que acontecerão no mês de maio em Videira, que são: 10 de maio - 2ª Etapa Liga Meio Oeste Catarinense; 15 a 17 de maio - 3ª Circuito Catarinense de Tênis de Mesa; e de 23 a 24 de maio - 15ª Copa Placidio de Tênis de Mesa.

A AVTM/FMEV é mantida por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Videira/ Fun-dação Municipal de Esportes;

Unoesc Campos Videira; Relo-joaria Sebbem; Lojas Placidio; Carboni Fiat; Sulita e Doutor Marcelo Andreani.

CONHEÇA OS GANHADORESOs ouros forama conquista-dos pelos mesatenistas Maria Eduarda Comin(Pré-Mirim Feminino série “A”), Jaque-line Klangemberg (Mirim Feminino série “A”), Laís Ra-miro (Infantil Feminino Série ‘A”), Rafaela Oliveira (Infantil Feminino Série “B”), Lavínia Zarth (Juvenil Feminino Série ‘A”) e Felipe Pergher (Juvenil Masculino Série ‘A”). As pra-tas vieram do desempenho dos atletas Matheus Tibes (Pré-Mirim Masculino Série “A”), Cauan dos Santos (Pré--Mirim Masculino Série “B”), Jhuan do Prado (Infantil Mas-culino Série “B”), Laís Ramiro

(Juvenil Feminino Série “B”), Milton Mello (Adulto Mascu-lino Série “A”) e José Flores (Juvenil Masculino Série “A”). Já os brinzes forma conquis-tados por Hugo Dias (Pré--Mirim Masculino Série “A”), Gustavo Piloneto (Pré- Mirim Masculino Série “A”), Kauan Silva (Pré- Mirim Masculino Série “B”), Bruno Pergher (Mirim Masculino Série “A”), Vinicius Correia(Infantil Mas-culino Série “A”), Cristian Bor-ga (Infantil Masculino Série “A”), João Vitor dos Santos (Infantil Masculino Série “B”) e Douglas Costa (Adulto Masculino Série “B”).

FOTO DIVULGAÇÃO - PMV

A AVTM/FMEV CONQUISTOU SEIS OUROS, SEIS PRATAS E OITO BRONZES

SEGUNDA-FEIRA9:00 ÁS 12:00 Hrs

13:30 ÁS 20:00 Hrs

DE TERÇA Á SEXTA8:30 ÁS 12:00 Hrs

13:30 ÁS 20:00 Hrs

SÁBADO8:30 ÁS 12:30 Hrs

13:30 ÁS 19:00 Hrs

PREÇOS BAIXO TODOS OS DIASNOVOS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DO MINIBOX VIDEIRA.

Page 18: Correioissuu93

COPINHA REGIONAL DOS CAMPEÕES - TROFÉU SULITAVideira, 25 de Abril de 2015ESPORTE18

Arroio Trinta e Tangará largamna frente por vaga na finalGILLIAN OLIVOTextos e fotos

Quatro equipes en-traram em campo no final de se-

mana em jogos de ida válidos pela semifinal da 5ª Copa Regional dos Campeões - Tro-féu Sulita.

Mesmo jogando fora de casa, Cruz-maltino de Arroio Trinta e Ipiranga de São Marcos abriram vanta-gem para o jogo de volta, que acontece neste final de sema-na e apontará os grandes fi-nalistas desta edição. ADC/Salto Veloso 0 x 1 Cruzmaltino/Estofama

LDM/Pinheiro Preto 0 x 4 Ipiranga/São Marcos

Salto Veloso e Arroio Trin-ta se enfrentaram no sábado (18) no Campo do Clube Serta-nejo, em um clássico que ficou marcado dentro de campo pela rivalidade, e fora dele pela pre-sença de um grande público.

O jogo foi de intensa mar-cação, bastante contato

físico e consequente-mente de poucas opor-

tunidades de gol para ambas as equipes.

O gol da vitória da equipe do Cruzmaltino de Arroio Trin-ta foi anotado por Cide, que in-gressou na partida no segundo tempo. O gol isolado da tarde surgiu aos 33 minutos da etapa complementar, após uma alça-da de bola na área que encon-trou o predestinado Cide, que com um leve desvio de cabeça, tirou o goleiro Jesué da jogada.

Após o gol sofrido, a equipe da casa foi em busca do empa-

te, mas parou nas defesas do goleiro Jaison de Arroio Trin-ta, que foi eleito pela equipe es-portiva da Rádio Vitória, como o Craque Sulita do Jogo.

A partida de volta acontece neste domingo (26), no Está-dio Municipal Vergínio Biava, em Arroio Trinta. Um empate garante a equipe do Cruzmalti-no pela segunda vez consecuti-va na grande final da competi-ção regional.

No domingo (19) no Está-dio Municipal de Pinheiro Pre-to, a equipe do LDM recebeu o Majestoso Ipiranga de São Marcos de Tangará, no clássico intitulado como "Pitanga".

O favoritismo era da equi-pe do Ipiranga, porém na pri-meira etapa de jogo, o que se viu foi um confronto bastante equilibrado. A equipe da casa teve a oportunidade de abrir a contagem em pelo menos

COM UM EMPATE NO JOGO DE VOLTA, O CRUZMALTINO GARANTE CLASSIFICAÇÃO A FINAL.

IPIRANGA/SÃO MARCOU GOLEOU E DEU IMPORTANTE PASSO RUMO A GRANDE FINAL

ALEMÃO, CABELO E TOCO ENTRARAM NA ETAPA COMPLEMENTAR E MUDARAM A HISTÓRIA DA PARTIDA

duas oportunidades, primeiro em uma cabeçada do zaguei-ro Juci e depois em um chute de Paulinho. O Ipiranga teve sua chegada mais forte, com o meio-campista Maurício Seco,

que parou em linda defesa do arqueiro Vinagre.

Na etapa complementar a história foi diferente. As substituições do técnico Figo surtiram efeito e a equipe tan-

garaense logo aos 13 minutos anotou o primeiro gol com o oportunista Cabelo. Aos 25 minutos foi a vez de Alemão Tonello marcar o dele. A par-tir deste momento, a equipe

pinheiropretense se viu sem poder de reação, e não demo-rou muito para Toco, em um bonito chute de fora da área, ampliar a vantagem. Aos 46 minutos Maurício Seco, mar-cou o quarto gol e deu números finais a partida.

O volante Macedo do Ipi-ranga foi eleito o Craque Sulita do Jogo pela equipe esportiva da Rádio Vitória.

Com o resultado, a equi-pe do Ipiranga construiu uma grande vantagem para a par-tida de volta, que acontece no sábado (25), em São Marcos. O representante tangaraense pode até perder por um saldo de três gols, que ainda assim estará classificado.

Page 19: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015 ESPORTE 19

EM SÃO MIGUEL DO OESTE

Paratletas videirenses participam do ParajascEles disputarão o atletismo, bocha, futsal, tênis de mesa, natação e xadrez.

SILVIA PALMADas assessorias

54 paratletas videi-renses partici-parão dos Jogos Abertos Para-

desportivos de Santa Catarina (Parajasc), que será realizado entre os dias 25 e 30 de abril, em São Miguel do Oeste. A maior competição estadual do paradesporto, reunirá cerca de 5 mil pessoas entre delegações, árbitros e organizadores, de 62 municípios catarinenses.

De acordo com o professor e coordenador do paradespor-to videirense da Fundação Mu-nicipal de Esportes de Videira (FMEV) - Gustavo Costena-ro Brandalise, os videirenses disputarão as modalidades de atletismo, bocha, futsal, tênis de mesa, natação e xadrez, nas seguintes deficiências: fí-sico andante e cadeirantes, auditivo, intelectual e visual. “A cada ano estamos levando mais paratletas para o Para-jasc. Este ano, pela primeira vez, Videira levará competido-res nas modalidades de xadrez DF (Deficiente Físico) andante e na bocha paraolímpica, que participará um paratleta com tetraplegia”, relatou.

Dez professores ou auxilia-res também estarão presentes na competição, para ajudar e dar todo o suporte necessário para a equipe. A presidente da Associação Videirense de Esporte Adaptado (AVEA) -

Claire Nora, que acompanhará os paratletas, acredita no po-tencial de cada um e diz que os resultados vão além das me-dalhas, pois há uma experiên-cia de vida fantástica em uma competição desta natureza. Já o superintendente da FMEV

- Hely de Freitas e Silva cita que o paradesporto cresceu significativamente nos últimos quatro anos e com o incentivo que a administração municipal proporciona, os resultados se-rão cada vez mais expressivos.

Recentemente, no dia 16 de

abril, Brandalise e o diretor da FMEV – Sérgio Peretti, partici-param do Congresso Técnico do Parajasc e conheceram o aloja-mento e os locais dos jogos. Na oportunidade também houve o sorteio das chaves e, desta ma-neira, ficaram sabendo quem

serão seus adversários. “A dele-gação videirense está preparada e muito motivada para o Para-jasc. Por conhecermos a capaci-dade dos nossos paratletas, es-tamos muito esperançosos por conquistar grandes resultados”, afirmou Brandalise.

FOTO DIVULGAÇÃO - PMV

54 PARATLETAS VIDEIRENSES PARTICIPARÃO DOS JOGOS ABERTOS PARADESPORTIVOS DE SANTA CATARINA (PARAJASC)

Videira conquista quatro ouros no JASTIOs videirenses fizeram bo-

nito e asseguraram quatro me-dalhas de ouro e duas de bron-ze na Etapa Microrregional dos 8ºs Jogos Abertos da Terceira Idade de Santa Catarina (JAS-TI). A competição aconteceu na última sexta-feira (17), em Arroio Trinta e envolveu seis municípios: Videira, Pinheiro Preto, Iomerê, Salto Veloso, Arroio Trinta e Tangará. Videi-ra disputou os Jogos nas mo-dalidades de Bocha, Bolão 23, Canastra, Dominó e truco, tan-to no naipe masculino, quanto no feminino e asseguraram o 1º lugar no Bolão 23 Masculino e Feminino, Truco Feminino e Dança de Salão. Já os dois bronzes vieram do Dominó Masculino e Feminino.

Com a conquista do ouro as equipes videirenses de Bolão 23 Masculino e Feminino, Truco Feminino e Dança de Salão tam-bém asseguraram a participação na Etapa Estadual que acontece entre os dias 16 e 21 de maio na cidade de Criciúma. “A conquis-ta de um título e o resultado são

importantes para os idosos como também para o município, mas acima de qualquer resultado os objetivos dos jogos é valorizar e estimular a prática esporti-va na terceira idade e, isso é alcançado a cada etapa reali-zada”, diz a professora da Fun-dação Municipal de Esportes

(FMEV) que trabalha com os idosos - Carla Santin Manenti.

O superintendente da FMEV - Hely de Freitas e Silva destaca que os Jogos Abertos da Terceira Idade são de extre-ma importância pois têm como finalidade estimular a partici-pação dos idosos em atividades

esportivas e recreativas, visando ampliar a perspectiva de uma qualidade vida. Além disso, a iniciativa visa contribuir para reverter a imagem do idoso em nossa sociedade, conquistan-do o respeito das demais gera-ções, proporcionando canais de comunicação, convívio social, troca de experiências entre as pessoas e as demais gerações, valorizando e estimulando a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar.

Os JASTI, Jogos Abertos da Terceira Idade, são organi-zados pelo Governo do Estado por intermédio da Fesporte (Fundação Catarinense de Es-porte) e apoio das prefeituras através da Fundação Munici-pal de Esportes ( FME).

FOTO DIVULGAÇÃO - PMV

EQUIPE VIDEIRENSE VAI LEVAR QUATRO MODALIDADES PARA O ESTADUAL DOS JASTI

Page 20: Correioissuu93

Videira, 25 de Abril de 2015CONTRA-CAPA20OF

ERTA

S VÁL

IDAS

ATÉ O

DIA

25 D

E ABR

IL DE

2015

. FOT

OS M

ERAM

ENTE

ILUS

TRAT

IVAS

.

FAÇA A CONTA O SUPERMERCADO ITALIA O MAIS, MAIS BARATO!!!

R$

R$

1,87Leite longa

Vida Tirol litro

R$

R$

2,99Pão Francês

Kg

R$ R$

R$

R$ R$

R$

7,59 1,18

3,58

Linguiçinha Toscana Sulita

Kg

Detergente Limpol 500 ml

Coxa e sobrecoxa Kg