correio notícias - edição 939

8
Edição 939 Terça-Feira / 04 de Março de 2014 1 Terça-Feira Edição 939 Março / 2014 04 Tentativa de fuga de presos é frustrada em Siqueira Campos Por volta das 15h:30 do último domingo (02), 32 presos tentaram fugir da carceragem de Siqueira Campos. De acordo com informações os presos fizeram um buraco que ligava a cela ao solário, e do solário estariam fazendo outro buraco que daria acesso para a rua. Página 6 Marquinhos pede agilidade em projetos habitacionais para Siqueira Campos Na última semana o presidente da Câmara de Siqueira Campos esteve em reunião com o presidente da Cohapar, (Companhia de Habitação do Paraná), Mounir Chaowiche. Página 3 23º El Shaddai: Retiro de carnaval de Siqueira Campos reúne 260 jovens da região Página 4 Estado vai aplicar R$ 20 milhões em projetos de geração de renda no campo Página 5 Bitrem carregado de farelo de soja tomba na BR 153 Página 6

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 22-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 939

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 939

Edição 939Terça-Feira / 04 de Março de 2014 1

Terça-FeiraEdição 939

Março / 2014 04

Tentativa de fuga de presos é frustrada em Siqueira Campos

Por volta das 15h:30 do último domingo (02), 32 presos tentaram fugir da carceragem de Siqueira Campos. De acordo com informações os presos fizeram um buraco que ligava a cela ao solário, e do solário estariam fazendo outro buraco que daria acesso para a rua. Página 6

Marquinhos pede agilidade em projetos habitacionais para

Siqueira Campos

Na última semana o presidente da Câmara de Siqueira Campos esteve em reunião com o presidente da Cohapar, (Companhia de Habitação do Paraná), Mounir Chaowiche. Página 3

23º El Shaddai: Retiro de carnaval de Siqueira Campos reúne 260

jovens da região

Página 4

Estado vai aplicar R$ 20 milhões em projetos de geração de

renda no campo

Página 5

Bitrem carregado

de farelo de soja tomba na BR 153

Página 6

Page 2: Correio Notícias - Edição 939

2 Terça-Feira / 04 de Março de 2014Edição 939OPINIÃO

Siqueira CamposCornélio ProcópioCuritibaIbaitiJapiraJabotiSalto do ItararéCarlópolisJoaquim TávoraGuapiramaQuatiguáJacarezinhoConselheiro MairinckPinhalão

Direção / eDitora chefe

Elizabete GoisreDação

Camila Consulin, Isaele Machado,Regiane RomãoDiaGraMação

Bruno Rafael, Marcos ViníciusaDMinistrativo

Isamara Machado, Claudenice Machado coLUnista

Gênesis MachadocircULação

rePresentaçãoMERCONET Representação de Veículos de Comuni-cação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

fiLiaDo a

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

jornalística correio Do norte s/c ltDa - cnPj: 07.117.234/0001-62

Escritório siquEira caMposRua Dos Expedicionários,1525 - centroSiqueira Campos - Paraná(43) 3571-3646 | 9604-4882

site: www.correionoticias.com.br - E-mail: [email protected]@correionoticias.com.br

TomazinaCuriúvaFigueiraVentaniaSapopemaSão Sebastião da AmoreiraNova América da ColinaNova Santa BárbaraSanta Cecília do PavãoSanto Antônio do ParaísoCongoinhasItambaracáSanta MarianaLeópolis

SertanejaRancho AlegrePrimeiro de MaioFlorestópolisSão Gerônimo da SerraSanto Antônio da PlatinaArapotiJaguariaívaSengésSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéJundiaí do SulAndirá

AbatiáCambaráRibeirão do PinhalNova FátimaBarra do JacaréSanta AméliaSertanópolisBela Vista do ParaísoRibeirão ClaroOs artigos publicados não expres-

sam necessariamente a opinião do Jornal e são de total responsabili-dade dos autores.

Histórias de verdadePor Rubens Ricupero

Seis dos nove candidatos ao Oscar se basearam em histórias verdadeiras. Uma delas, a do músico seques-trado e escravizado por 12 anos, me chamou a atenção pela semelhança com uma das raras histórias da escra-vidão brasileira que conhecemos pela pena do principal protagonista.

Trata-se da longa carta em que Luiz Gama conta sua vida. Resgatada do esquecimento em 1989 num belo artigo de Roberto Schwarz na revista do CEBRAP, ela faz pensar, como observou o apresentador, na literatura brasileira que podia ter sido e não foi.

O documento começa por frase desafiadora: “Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa Mina (Nagô de Nação) de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recu-sou o batismo e a doutrina cristã”. O pai “fidalgo” esbanjou a fortuna em jogatina, não hesitando em vender o próprio filho com 10 anos. Da mesma forma que o protagonista do filme, foi reduzido à escravidão criminosamente.

Trazido a São Paulo, onde viveria até sua morte aos 52 anos em 1882, aprendeu a ler graças a um estudante de quem se tornou amigo. A leitura abriu-lhe o acesso à autoeducação pela qual conseguiu as provas para a libertação, que deve a si mesmo como primeiro ato de sujeito de seu destino.

Na excelente tese que defendeu em Paris, Ligia Fon-seca Ferreira resume a singularidade de Gama: “Ele foi dos raros intelectuais autodidatas do século 19 e o único a ter pessoalmente vivido a escravidão, experiência que lhe devia inspirar a missão de vida: libertar os escravos e fazer valer seus direitos”.

Encarnou o abolicionismo radical, popular, do meio urbano de São Paulo, ativo nos tribunais e na ação direta. Sua vida foi marcada por algumas constantes. A primeira, a insubmissão, da fuga do cativeiro até a demissão da Secretaria de Polícia “por turbulento e sedicioso”. A tur-bulência consistia em “promover processos em favor de pessoas livres criminosamente escravizadas” porque “detesto o cativeiro e todos os senhores, principalmente os reis”.

Gama ressuscitou uma lei que “não tinha pegado”, a de 7 de novembro de 1831, que declarava livres todos os escravos introduzidos a partir daquela data. Como se tratava da quase totalidade dos escravos existentes, sua simples aplicação teria sido uma revolução, liqui-dando praticamente a escravatura. Não fosse, é claro, a dificuldade de vencer a parcialidade e má vontade de juízes e governo identificados com os senhores. Essa é, portanto, a segunda constante da vida do rábula, do prá-tico que nunca pisou academia, mas foi o maior advo-gado do Brasil: ter colocado todo seu conhecimento de Direito a serviço da liberdade de escravos que não tinham como pagá-lo.

Sílvio Romero o consagrou como “o mais apaixo-nado, o mais entusiasta, o mais sincero abolicionista brasileiro”. Seu maior título de glória, porém, é o que ele mesmo fixou no fecho da carta autobiográfica: “Saí para o foro e para a tribuna, onde ganho o pão para mim e para os meus, que são todos os pobres, todos os infelizes, e para os míseros escravos, que, em número superior a 500, tenho arrancado às garras do crime”. Uma história gloriosamente verdadeira e bem superior à do filme.

Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap e do Instituto Fernand Braudel de São Paulo, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro da Fazenda no governo Itamar Franco.

Jornal, qualidade e relevânciaA internet é, frequente-

mente, o bode expiatório para justificar a crise do jor-nalismo. Os jovens estão “plugados” horas sem fim. Já nascem de costas para a palavra impressa. Será? É evidente que a juventude de hoje lê muito menos. Mas não é só a moçada que foge dos jornais. Os repre-sentantes das classes A e B também têm aumentado a fileira dos navegantes do espaço virtual.

O público dos diários, independentemente da faixa etária, é constituído por uma elite numerosa, mas cada vez mais órfã de jornalismo de qualidade. Num momento de ênfase no didatismo, na infografia e na prestação de serviços – estratégias convenientes e necessárias –, defendo a urgente necessidade de complicar as pautas. O leitor que devemos con-quistar não quer, como é lógico, o que pode con-seguir na internet. Ele quer conteúdo relevante: a matéria aprofundada, a reportagem interessante, a análise que o ajude, de fato, a tomar decisões.

Para sobreviverem, os grandes jornais precisam

fazer que seja interessante o que é relevante. O jorna-lismo impresso deve ser feito para um público de paladar fino e ser impor-tante pelo que conta e pela forma como conta. A narra-ção é cada vez mais impor-tante.

Quem tem menos de 30 anos gosta de sensa-ções, mensagens instantâ-neas. Para isso, a internet é imbatível. Mas há quem queira entender o mundo. Para estes, deve existir leitura reflexiva, a grande reportagem. Será que estamos dando respostas competentes às demandas do leitor qualificado? A per-gunta deve fazer parte do nosso exame de consciên-cia diário.

Antes, os periódicos cumpriam muitas funções. Hoje, não cumprem algu-mas delas. Não servem mais para nos contar o imediato, o que vimos na tevê ou acabamos de acessar na internet. E as empresas jornalísticas pre-cisam assimilar isso e se converter em marcas mul-tiplataformas, com produ-tos adequados a cada uma delas. Não há outra saída!

Assistimos a um pro-

cesso de superficialização dos jornais. Queremos ser light, leves, coloridos, enxutos. O risco é investir na forma, mas perder no conteúdo. Olhemos para o sucesso da revista britân-cia The Economist. Algo ela nos tem a dizer. Não é verdade que o público não goste de ler. O público só não lê o que não lhe inte-ressa, o que não tem subs-tância, o que não agrega, não tem qualidade. Um bom texto, para um público que compra a imprensa de qualidade, sempre vai ter interessados.

Daí a premente neces-sidade de um sólido inves-timento em treinamento e qualificação dos profis-sionais. São necessários jornalistas com excelente formação cultural, intelec-tual e humanística. Gente que leia literatura, seja criativa e motivada.

O conteúdo precisa fugir do previsível. O notici-ário de política, por exem-plo, tradicionalmente forte nos segmentos qualifica-dos do leitorado, perdeu vigor. Está, frequente-mente, dominado pela fofoca e pelo declaratório. Fazemos denúncias (e é

importante que as faça-mos), mas, muitas vezes, faltam consistência, apu-ração sólida. O resultado é a pauta superada por um novo escândalo. Fica no leitor a sensação de que não aprofundamos, não conseguimos ir até o fim. O mar¬¬¬keting político avançou além da conta. Estamos assistindo à morte da política e ao advento da era do declara-tório e da inconsistência.

Políticos e partidos vendem uma bela emba-lagem, mas fogem da dis-cussão das ideias e das políticas públicas. Nós, jornalistas, somos (ou deveríamos ser) o con-traponto a essa tendên-cia. Cabe-nos a missão de rasgar a embalagem e mostrar a realidade. Só um sério investimento em qualidade, rigor e relevân-cia garantirá o futuro dos jornais.

Carlos Alberto Di Franco, professor de Ética e doutor em Comu-nicação pela Universidade de Navarra, é diretor do Master em Jornalismo do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).

Charge do dia

Por Carlos Alberto Di Franco

Page 3: Correio Notícias - Edição 939

Edição 939Terça-Feira / 04 de Março de 2014 3

POLÍTICA

O rei se alegra em tua força, SENHOR; e na tua salvação grandemente se regozija.

Salmos 21:1

Detran Pr O Departamento de Trânsito do Paraná inaugurou nesta semana uma nova forma de falar de educa-ção para o trânsito com seus usuários. O programa Conexão Detran, uma série de vídeos voltados espe-cialmente para o ambiente online, já está disponí-vel no site da autarquia e reúne temas como direção defensiva, motociclistas, equipamentos de segu-rança para transporte de crianças e os perigos de dirigir embriagado.

ComérCio e a CoPa A Associação Comercial do Paraná (ACP) reuniu na sexta-feira (28.02) o Conselho Empresarial da Copa da entidade para elaborar uma pauta de traba-lho que tem como objetivo envolver o comércio em ações motivadoras para o mundial de futebol. A ideia é auxiliar o poder público na decoração da cidade. O presidente da ACP, Edson Ramon, afirmou que os comerciantes estão empenhados em ajudar em ações de valorização da imagem da cidade. "Vamos ajudar de todas as formas possíveis, pois o nosso compromisso é com a sociedade paranaense. Esta-mos à disposição para criar opções positivas”, disse.

atenDimentoO Governo do Paraná implantou uma nova ferra-menta de gestão dos Centros de Socioeducação (Cense) e as Casas de Semiliberdade, que atendem adolescentes em conflito com a lei. Desenvolvido em parceria pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social e a Companhia de Tecnolo-gia da Informação e Comunicação do Paraná (Cele-par), o Sistema de Medidas Socioeducativas (SMS) é inédito no Brasil e trouxe melhorias no atendimento, monitoramento e evolução dos adolescentes atendi-dos nas unidades. Em funcionamento desde março de 2013, o Sistema já tem todos os adolescentes cadas-trados e 126 usuários capacitados para operar em todos os Censes e Casas de Semiliberdade. De julho de 2012 a setembro de 2013 a Secretaria da Família investiu R$ 80,64 mil para adequação e melhoria do Sistema. A ferramenta inovadora é capaz de cole-tar, armazenar e organizar informações. Antes, tudo era documentado em planilhas preenchidas à mão pelos próprios técnicos do Cense. O processo lento e impreciso, com informações perdidas em relatórios diversos, prejudicava o acompanhamento integral dos adolescentes.

moraDiaS PoPulareSTer uma casa própria de qualidade para criar os filhos é o sonho de muitas famílias. Quando a nova mora-dia fica em um local seguro, próxima de creches, escolas e até de uma faculdade, a felicidade é plena. Essa é a situação de 282 famílias de Paranaguá, que há alguns meses constroem a história do mais novo bairro da cidade que, não por acaso, recebeu o nome de Porto Seguro. O projeto de realocação e constru-ção de novas moradias, além de obras de urbaniza-ção, está em execução pelo Governo do Estado, em uma parceria da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) com a Administração dos Portos de Para-naguá e Antonina (Appa). O investimento é de R$ 23,4 milhões e a intenção é ampliar o programa para mais 118 famílias.

CarnavalA folia do carnaval pode acabar mais cedo para quem exagera no consumo de bebidas alcoólicas. Além dos riscos da combinação bebida e direção, a atitude compromete o funcionamento do orga-nismo, altera os sentidos e pode levar até ao coma alcoólico. O médico psiquiatra Luiz Eduardo Tassi, do Centro Psiquiátrico Metropolitano, afirma que o álcool age principalmente no sistema nervoso cen-tral e faz com que o corpo responda de maneira mais lenta aos comandos do cérebro.

agriCultura O Governo do Paraná foi autorizado pela Assem-bleia Legislativa a celebrar um contrato de cola-boração financeira não reembolsável de até R$ 10 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão usados pelo Estado para apoiar empreendimentos produtivos que auxiliem na inclusão social de agri-cultores e trabalhadores de baixa renda. O valor total do projeto será de R$ 20 milhões, sendo 50% provenientes do Fundo Social do BNDES e 50% de contrapartida do Estado. O objetivo é dar suporte para 100 iniciativas de negócios com viabilidade de mercado e beneficiar diretamente 1000 famílias de agricultores familiares.

Marquinhos pede agilidade em projetos habitacionais para

Siqueira Campos

vereador e presidente da Câmara, marcos adriano dos reis

De Siqueira Camposisaele machado

Na última semana o presidente da Câmara de Siqueira Campos esteve em reunião com o presi-dente da Cohapar, (Com-panhia de Habitação do

Paraná), Mounir Chaowi-che.

Durante a reunião o presidente da Casa, Marcos Adriano dos Reis – Marquinhos da Dismasiq, falou sobre os projetos habitacionais que estão em andamento no municí-

pio.De acordo com Mar-

quinhos, a área rural está sendo beneficiada com o programa, porém há uma grande cobrança com rela-ção às moradias urbanas.

Mounir explicou que estes projetos habitacio-

nais estão em andamento, mas faltam documen-tações que o município ainda não possui.

Marquinhos busca par-ceria com o governo esta-dual para dar agilidade a esses projetos habitacio-nais.

Arquivo

Detran do Paraná lança vídeos educativos na internet

De curitibaaen

O Departamento de Trân-sito do Paraná inaugurou nesta semana uma nova forma de falar de educação para o trânsito com seus usu-ários. O programa Conexão Detran, uma série de vídeos voltados especialmente para o ambiente online, já está dis-ponível no site da autarquia e reúne temas como dire-ção defensiva, motociclistas, equipamentos de segurança para transporte de crianças e os perigos de dirigir embria-gado.

“Nossa ideia era abor-dar os assuntos de forma completa, mas rapidamente, com linguagem fácil e ágil. A preocupação foi ter uma edição moderna e dinâmica, usando códigos de inter-net. Com isso, conseguimos

falar ao visitante da nossa página, que clica em busca de informação sobre serviços e procedimentos, para que ele tenha também acesso a conteúdos educativos”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O site do Departamento ( w w w. d e t r a n . p r. g o v. b r ) recebe, em média, 2 milhões de visitas todos os meses. Em 2013, foram mais de 23,7 milhões de acessos registra-dos. Além do site, o programa em breve estará disponível no canal do Detran no you-tube (Detran PR) e no face-book (www.facebook.com/DetranPR).

TEMAS - Os primeiros vídeos do Conexão Detran abordam os chamados grupos de risco no trânsito. Falam aos motociclistas, por exemplo, que estão envol-vidos em cerca de 70% dos

acidentes registrados no Brasil. “A diferença é que o motociclista está numa posi-ção bem mais frágil que o condutor de um carro. Os aci-dentes com motos costumam ser mais graves”, explica o programa.

No vídeo sobre como transportar crianças, o foco foi o uso dos equipamentos de segurança. “Crianças de zero até um ano, ou peso até 13 quilos, devem usar o Bebê Conforto. Crianças de um até quatro anos de idade vão nas Cadeiras de Segurança e crianças com peso de 18 até 36 quilos devem ser trans-portadas nos Assentos de Elevação”, diz o vídeo.

Para falar sobre direção defensiva o programa faz um convite e chama o motorista para fazer o simulado de conhecimentos teóricos do Detran. A ferramenta, muito

usada por candidatos à pri-meira habilitação, está dis-ponível em www.simulado.detran.pr.gov.br e é uma boa forma de testar até mesmo os motoristas mais experientes.

Por fim, no programa sobre os perigos de beber e dirigir, a palavra de um espe-cialista: “O risco de morte nas primeiras 24 horas depois de um acidente é maior para feridos que ingeriram bebida alcoólica. O álcool é um forte depressor do Sistema Ner-voso Central. Por isso, quem bebe e pega o volante tem os reflexos prejudicados, reage de forma lenta e perde a noção de distância”, alerta o médico Dirceu Antônio Sil-veira.

Os vídeos foram elabo-rados pela Secretaria de Estado da Comunicação Social para o Detran, com produção da Soma Cine TV.

Page 4: Correio Notícias - Edição 939

4 Terça-Feira / 04 de Março de 2014Edição 939

LOCAL

23º El Shaddai: Retiro de carnaval de Siqueira Campos reúne 260 jovens da região

Segundo o coordenador do grupo de jovens Mensageiros da Paz, Clésio Carlos Gomes, até ontem, dia 3, o retiro contava com a participação de 260 jovens, dos municípios de Siqueira Campos, Pinhais, Salto do Itararé, Arapoti e Santo Antônio da Platina

De Siqueira CamposCamila Consulin

A Renovação Carismá-tica Católica (RCC) da Paró-quia Divino Espírito Santo de Siqueira Campos, realiza o 23º El Shaddai, um retiro de oração durante o período de carnaval.

O retiro começou no dia 1º de março e termina hoje, dia 4. De acordo com o coordenador do grupo de jovens Mensageiros da Paz de Siqueira Campos, Clésio Carlos Gomes, até ontem, dia 3, o retiro contava com a participação de 260 jovens, dos municípios de Siqueira

Campos, Pinhais, Salto do Itararé, Arapoti e Santo Antô-nio da Platina.

Ontem, participantes rea-lizaram às 20 horas, um car-naval de rua e uma grande noite carismática na praça da Igreja Matriz.

As pregações foram ministradas pelos pregado-res, Kiko, de Cornélio Procó-pio e Marcão, de Londrina. Este o ano o tema escolhido foi ‘Reunidos num só coração pela força da cruz’. Todas as atividades foram realizadas no Salão do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde e contou com a apre-sentação da banda Alegra-te,

de Arapoti. O encerramento está previsto para acontecer hoje, dia 4, às 14 horas,

Este ano a Renovação Carismática Católica da Dio-cese de Jacarezinho, realiza 15 encontros de Carnaval simultaneamente, onde é preparado para os jovens uma programação com músicas, animação e ora-ções.

No ano de 2013, a Dio-cese totalizou mais de 1.500 jovens de toda região em 15 encontros de carnaval, foram dias de alegria, onde jovens puderam conhecer pessoas novas, construir amizades. este o ano o tema escolhido foi ‘reunidos num só coração pela força da cruz’

Camila Consulin

1º Fogo de Avivamento acontece dia 20 em Siqueira Campos

O evento será realizado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, com entrada gratuita. De acordo com o pastor Josué Marques Oliveira, de São Paulo, haverá sorteio de vários brindes

De Siqueira CamposCamila Consulin

Acontece em Siqueira Campos, no dia 20, o 1º Fogo de Avivamento para Siqueira Campos com o cantor Elias Silva. O evento acontecerá no Estádio Muni-cipal Moisés Lupion, a partir das 19h30.

O evento será reali-zado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, com entrada

gratuita. De acordo com o pastor Josué Marques Oli-veira, de São Paulo, haverá sorteio de vários brindes, entre eles: cestas básicas, ventiladores, liquidificado-res, entre outros.

A expectativa de público é de 3 mil participantes. “Esperamos que compareça um público de várias regi-ões, desde do Norte Pio-neiro, até mesmo do interior de São Paulo”, diz Marques.

O cantor gospel, Elias Silva, é conhecido em todo país com o sucesso de sua canção “A Carta do Rei” e “Livre para Voar”.

Elias nasceu em Rondo-nópolis, no Mato Grosso, e é membro da Assembleia de Deus ministério de Belém. Elias Silva é cantor oficial do maior evento de missões do Brasil, Gideões Missionário da Última Hora em Santa Catarina. elias Silva, é conhecido em todo país com o sucesso de sua canção “a Carta do rei” e “livre para voar”

Divulgação

Page 5: Correio Notícias - Edição 939

Edição 939Terça-Feira / 04 de Março de 2014 5

REGIONAL

Estado vai aplicar R$ 20 milhões em projetos de geração de renda no campo

O valor total do projeto será de R$ 20 milhões, sendo 50% provenientes do Fundo Social doBNDES e 50% de contrapartida do Estado

Paranáaen

O Governo do Paraná foi autorizado pela Assem-bleia Legislativa a celebrar um contrato de colaboração financeira não reembolsável de até R$ 10 milhões com o Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão usados pelo Estado para apoiar empreendimen-tos produtivos que auxiliem na inclusão social de agri-cultores e trabalhadores de baixa renda.

O valor total do projeto será de R$ 20 milhões, sendo 50% provenientes do Fundo Social do BNDES e 50% de contrapartida do Estado. O objetivo é dar suporte para 100 iniciativas de negócios com viabilidade de mercado e beneficiar diretamente 1000 famílias de agricultores familiares.

Pelo convênio, o Paraná não precisará pagar pelos R$ 10 milhões do BNDES, que vai liberar recursos de um programa especial do banco que beneficia a popu-lação mais carente. Apenas há a necessidade da contra-partida.

“É a primeira vez que o Paraná é beneficiado com

esse investimento não reem-bolsável, apesar de exis-tir há alguns anos. Isso se deve ao bom trabalho do planejamento do governador Beto Richa”, disse o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano.

Entre os objetivos do con-vênio estão o estímulo ao acesso e ampliação de mer-cados para a comercializa-ção dos produtos produzidos por agricultores familiares, estímulo à adoção de novas tecnologias e a diversificação agropecuária.

Com a aprovação da Assembleia Legislativa esse projeto será ajustado na Secretaria do Planejamento para que os recursos sejam destinados à duas secreta-rias de Estado: da Agricultura e Abastecimento e do Tra-balho, Emprego e Economia Solidária.

Na Secretaria da Agri-cultura e do Abastecimento, os recursos deverão com-plementar o programa Pró-Rural, que está sendo financiado pelo Banco Mun-dial. “O dinheiro do BNDES será destinado aos agricul-tores mais carentes e em situação de maior vulnerabi-lidade”, disse o diretor geral da secretaria, Otamir Cesar Martins.

Segundo Martins, serão atendidos os projetos mul-tissetoriais que ajudem produtores em situação de vulnerabilidade a terem renda a partir de atividades na propriedade ou em forma coletiva por meio de empre-endimentos solidários.

O processo de elabo-ração do projeto deverá ser precedido de discussão coletiva, com o conjunto de produtores, em suas asso-ciações ou cooperativas, de forma a assegurar legitimi-dade para a proposta a ser apresentada. Isso garantirá que os objetivos traçados venham ao encontro das reais necessidades da comu-nidade beneficiada e que um maior número de produtores usufrua dos recursos dispo-nibilizados.

BANCO MUNDIAL - Os projetos do programa Pró-Rural para fortalecer a agri-cultura receberão US$ 70 milhões. Parte dos recursos virão de financiamento do Banco Mundial (Bird), cujo contrato foi assinado em dezembro passado. Com isso, o governo investirá para que pequenos produtores rurais tenham negócios mais rentáveis e sustentáveis com a titulação de quatro mil pro-priedades.

O programa voltado para a agricultura atenderá inicial-mente 131 municípios loca-lizados na região central do Estado e no Vale do Ribeira, beneficiando aproximada-

mente 21 mil famílias. Isto incluirá grupos vulneráveis, como jovens, mulheres e povos indígenas.

Além disso, o Governo do Estado vai apoiar iniciativas

inovadoras realizadas indivi-dualmente ou em coopera-tiva de agricultores, promover a melhoria dos serviços de assistência técnica e a rea-dequar estradas rurais.

o objetivo é dar suporte para 100 iniciativas de negócios com viabilidade de mercado e beneficiar diretamente 1000 famílias de agricultores familiares

Divulgação

Atleta de Jacarezinho vence Summer Jiu-Jítsu em Barra VelhaDe jacarezinhoregiane romãoJivago França

O atleta Fábio Rusig venceu a categoria super pesado no Summer Jiu-Jítsu em Barra Velha – SC.

Fábio, que é natural de Jacarezinho – PR lutou com Alexandre Ceconi, atleta conhecido interna-cionalmente no esporte. Ceconi foi duas vezes Campeão Brasileiro (2010, 2012), Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo (2009) entre outras con-quistas.

A luta que sagrou Fábio campeão aconteceu no Ginásio Alfredo José de Borba, em Barra Velha. A disputa foi entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

Fábio ressaltou que Ale-xandre é um grande atleta. “O Ceconi é um dos melho-res da minha categoria

no Brasil. Foi uma honra vencer ele e conquistar mais este título”.

O atleta agora segue no próximo domingo, 9, para Bauru - SP e dia 16 para Maracaí – SP, onde tentará outros títulos para a car-reira.

No dia 1º de maio, Fábio e outros dois atletas da academia Fábio Rusig Jiu Jitsu participarão do Campeonato Brasileiro em Barueri na grande São Paulo. Fábio Rusig lutará na categoria super pesado faixa preta. Mateus Rusig luta na categoria pena faixa roxa e Itamar Prates luta também na categoria pena faixa marrom. “Só tenho a agradecer primei-ramente a Deus e à Storm Strong pelo patrocínio, pois eles me ajudaram muito e com certeza continuarão a ajudar nas próximas dispu-tas”. Fábio venceu a luta e se disse honrado pelo título

Arquivo Pessoal

Page 6: Correio Notícias - Edição 939

6 Terça-Feira / 04 de Março de 2014Edição 939POLICIAL

CroCHÊ e renDaBarbosa Ferraz, no Noroeste do Paraná, se destaca na atividade do crochê. A primeira fábrica surgiu na cidade há 20 anos e atualmente a atividade movimenta 800 mil reais por mês no município. A iniciativa surgiu como alter-nativa à agricultura, e deu certo. Atualmente, a cada 20 dias, uma única fábrica produz cerca de sete toneladas de produtos que são comercializados especialmente em Minas Gerais.

De Cara novaPiraquara, na região de Curitiba, vai receber 5,5 milhões de reais para pavimentação de vias urbanas. Além disso, serão realizados serviços de drenagem de águas pluviais, galerias, mais de 16.700 metros quadrados de calçadas com rampas de acesso, meio-fio, iluminação e sinaliza-ção. Os recursos são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), disponibilizado pela Secretaria Esta-dual do Desenvolvimento Urbano.

eDuCaÇÃo em FoCoNo Paraná, 34 escolas receberão obras em 27 municí-pios, beneficiando diretamente mais de 40 mil alunos. O investimento de 73 milhões de reais será aplicado na construção de 17 novas unidades e ampliações e refor-mas em outras 17. O plano de obras da Secretaria da Educação inclui 81 novas escolas de 2011 até o final de 2014, entre expansão da rede estadual e substituição de prédios antigos por estruturas mais modernas e confor-táveis.

FloreSta Com arauCÁriaA Casa da Cultura de Campo Largo, na região de Curitiba, realiza a exposição Floresta com Araucária, do fotógrafo da natureza Zig Koch. A mostra permanece no espaço até o dia 31 de março e é realizada em parceria com o projeto Condomínio da Biodiversidade. Com 32 fotogra-fia, a exposição visa sensibilizar e promover a educação ambiental de adultos e crianças da região. As fotos retra-tam cenários do Paraná e do município.

arranJo ProDutivo loCalA prefeitura de Apucarana, norte do Paraná, destinará este ano recursos que vão garantir o desenvolvimento de várias ações para fortalecer o setor de confecções. Algu-mas atividades começam a ser planejadas, como a inten-ção de promover o Concurso Garoto e Garota do Boné, em junho. Além disso, o arranjo produtivo local de bonés quer realizar um censo do vestuário e eventos esportivos. O objetivo é incentivar o desenvolvimento das empresas do segmento.

AB NOTÍCIAS PARANÁ Tentativa de fuga de presos é frustrada em Siqueira Campos

De Siqueira Camposisaele machado

Por volta das 15h:30 do último domingo (02), 32 presos tentaram fugir da carceragem de Siqueira Campos. De acordo com informações os presos fizeram um buraco que ligava a cela ao solário, e do solário estariam fazendo outro buraco que daria acesso para a rua.

A ação rápida entre as policias Civil e Militar, evitou que a fuga tivesse êxito.

Foi efetuada uma varredura e encontra-dos diversos estoques( espécie de facas impro-visadas), mas nenhum celular ou droga.Também havia pequenas barras de ferro retiradas de uma abertura pequena de uma das celas.

Os bandidos utilizaram para fazer os buracos, peças de ventiladores, que são permitidos para reduzir o calor nas celas.

A Polícia Militar auxi-liou para abrigar os presos em outra cela.

Buraco feito pelos detentos

Divulgação PM

Bitrem carregado de farelo de soja tomba na BR 153O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3. O motorista,

Anderson Martins, saiu ileso do acidente

De SaPregiane romão

O motorista Ander-son Martins, de 33 anos passou por um grande susto por volta das 11h, desta segunda-feira, 3.

O bitrem que ele diri-gia tombou próximo ao trevo que liga a BR 143 à PR 439. De acordo com informações do sargento

Luiz Carlos Souza, pos-sivelmente o motorista estava um pouco acima da velocidade recomen-dada. “Embora o motorista tenha dito que estava a 20 km por hora, sabemos que isso não é verdade”.

Anderson passava em frente a uma concessio-nária quando as rodas do bitrem viraram, ele ainda teve tempo de jogar a car-

reta em uma vala, a fim de impedir que o bitrem coli-disse com um sobrado pró-ximo ao local do acidente.

Apesar do susto, o motorista não teve ferimen-tos, e se negou a receber atendimento dos bombei-ros, que foram acionados por populares.

O bitrem transportava 32 toneladas de farelo de soja. Funcionários da

ECONORTE foram chama-dos para fazer a limpeza do local. Tanto a carga quanto o bitrem tinham seguro.

Anderson havia saído de Uberlândia - MG e se dirigia para São Francisco do Sul – SC. Devido ao aci-dente, o trânsito ficou lento até pouco depois das 12h.

O bitrem foi guinchado e o farelo então pode ser retirado da pista.

Motorista disse que não sabe o motivo do bitrem ter tombado

Regiane Romão

Polícia prende 34 por embriaguez ao volante em Foz do Iguaçu e Cascavel

Prisões foram entre sábado (1º) e domingo (2), no oeste e sudoeste do PR. Motoristas bêbados só foram liberados

depois do pagamento de fiançaDe curitibaassessoria

A Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, prenderam 17 motoristas que dirigiam bêbados entre sábado (1º)

e domingo (2) de carnaval. Grande parte das infra-ções foi nas ruas da área urbana.

De acordo com a PM, sete prisões foram em uma blitz no sábado e outras dez ocorreram no domingo. Duas delas na BR-277. Testes de bafô-

metro comprovaram todas as infrações, conforme os policiais.

Outros 17 motoristas embriagados foram presos nas ruas de Cascavel, no oeste, durante o fim de semana.

Ainda conforme os policiais, os condutores

foram liberados depois de pagar fiança. Apenas um paraguaio continua preso porque, além de bêbado, ainda estava sem docu-mentação.

A PRF vai divulgar o balanço final da operação carnaval na quinta-feira (6).

Page 7: Correio Notícias - Edição 939

Edição 939Terça-Feira / 04 de Março de 2014 7

PARANÁ

Sistema inovador melhora atendimento aos adolescentes em conflito com a lei

O Governo do Paraná implantou uma nova ferramenta de gestão dos Centros de Socioeducação (Cense) e as Casas de Semiliberdade, que atendem adolescentes em conflito com a lei

De curitibaaen notícias

Desenvolvido em parce-ria pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvi-mento Social e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o Sistema de Medidas Socioeducativas (SMS) é inédito no Brasil e trouxe melhorias no aten-dimento, monitoramento e evolução dos adolescentes atendidos nas unidades.

Em funcionamento desde março de 2013, o Sistema já tem todos os adoles-centes cadastrados e 126 usuários capacitados para operar em todos os Censes e Casas de Semiliberdade. De julho de 2012 a setem-bro de 2013 a Secretaria da Família investiu R$ 80,64 mil para adequação e melhoria do Sistema. A ferramenta inovadora é capaz de cole-tar, armazenar e organizar informações. Antes, tudo era documentado em planilhas preenchidas à mão pelos próprios técnicos do Cense. O processo lento e impre-ciso, com informações per-didas em relatórios diversos, prejudicava o acompanha-mento integral dos adoles-centes.

“O importante é que esse sistema inovador, ao permitir um grande avanço na gestão das unidades, garante melhorias no atendimento pessoal aos adolescen-tes”, afirma a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. “Com a coleta dos dados

informatizada, o tempo antes perdido no preenchimento manual de formulários é revertido em mais tempo de atendimento de qualidade com os adolescentes”, diz a secretária.

Fernanda ressalta que as famílias dos internos também são favorecidas, pois com a melhoria proposta para o sistema, pode ser ampliado o acompanhamento que já é ofertado pelas equipes atra-vés do programa Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por medida socio-educativa (AFAI). O sistema permite ainda o repasse de dados precisos para o Con-selho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) que poderá soli-citar e ter informações com maior qualidade e confiabili-dade.

REFERÊNCIA - O desen-volvimento SMS iniciou em 2011 e teve como princi-pal referência o Sistema de Registro Policial (SRP) da Secretaria de Segurança Pública. A equipe técnica adaptou o sistema utilizado nas delegacias para compor um sistema socioeducativo conciso e seguro. “Pode-mos comparar o SMS a um prontuário eletrônico”, diz Letícia Lima, chefe da Cen-tral de Vagas das Unidades Socioeducativas. “Quando recebemos o pedido de vaga para o adolescente, ele é cadastrado com infor-mações básicas, disponíveis em documentos pessoais e oficiais. Depois, a cada atendimento realizado pela equipe de profissionais do

Cense são coletadas mais informações”, explica.

Até chegar ao modelo ideal, o SMS precisou ser revisto e adequado. O desen-volvimento teve participação efetiva dos servidores da Secretaria da Família que atuam nas unidades socioe-ducativas e nas divisões da Coordenação de Medidas Socioeducativas, que con-tribuíram com sugestões. “Cada melhoria foi pensada em discussão com os usuá-rios, técnicos e equipes das unidades para que se tor-nasse usual, para que par-tisse da prática” afirma Lima.

A alimentação do SMS, que é simples e de fácil navegação, é realizada pela equipe que atende os adolescentes que cum-prem medida socioe-ducativa, composta por assistentes sociais, psicó-logos, pedagogos, terapeu-tas ocupacionais e técnicos administrativos. Essas infor-mações constituem o banco de dados que será a base para a geração de relatórios e gráficos. Todos os acessos e alterações são registrados, garantindo mais segurança.

O sistema recebe atuali-zações e está em constante desenvolvimento. Antes da implantação, apenas 24 usuários tinham acesso a 18 tipos de dados sobre os adolescentes. Com a nova ferramenta, a previsão é que o SMS apresente 70 campos de informação, disponíveis para o acesso de 800 usu-ários.

BUSINESS INTELLI-GENCE - O desenvolvi-

mento desse novo sistema representa um grande salto na informatização da gestão dos Censes. Desde a implan-tação pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, as informações cole-tadas pelo sistema são a principal fonte de dados da ferramenta gerencial Busi-ness Intelligence (BI). A integração do SMS ao BI permite aos gestores levan-tarem informações com mais rapidez e maior preci-

são, além de acompanhar as ações das unidades para melhor atendimento do ado-lescente.

A plataforma tecnológica BI é utilizada pela Celepar para extrair, de dados pré-existentes, informações para apoio à tomada de decisão. No Paraná, o BI foi desenvolvido pela Secreta-ria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Cele-par. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

fez parte desse grupo de trabalho, coordenada pela secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, em con-junto com outras secreta-rias. O modelo é pioneiro no Brasil e já foi apresentado para autoridades e secreta-rias da Justiça no Maranhão e em Brasília, inclusive na reunião de Conselho Nacio-nal de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direi-tos Humanos e Administra-ção Penitenciária (Consej).

cense Fazenda rio Grande

Ricardo Marajó/SEDS

Estado vai aplicar R$ 20 milhões em projetos de

geração de renda no campoDe curitibaaen notícias

Os recursos serão usados pelo Estado para apoiar empreendimentos produtivos que auxiliem na inclusão social de agriculto-res e trabalhadores de baixa renda.

O valor total do projeto será de R$ 20 milhões, sendo 50% provenientes do Fundo Social do BNDES e 50% de contrapartida do Estado. O objetivo é dar suporte para 100 iniciativas de negócios com viabilidade de mercado e beneficiar diretamente 1000 famílias de agricultores familiares.

Pelo convênio, o Paraná não precisará pagar pelos R$ 10 milhões do BNDES, que vai liberar recursos de um programa especial do banco que beneficia a popu-lação mais carente. Apenas há a necessidade da contra-partida.

“É a primeira vez que o Paraná é beneficiado com esse investimento não reem-

bolsável, apesar de existir a alguns anos. Isso se deve ao bom trabalho do pla-nejamento do governador Beto Richa”, disse o líder do governo na Assembleia, Ademar Traiano.

Entre os objetivos do con-vênio estão o estímulo ao acesso e ampliação de mer-cados para a comercializa-ção dos produtos produzidos por agricultores familiares, estímulo à adoção de novas tecnologias e a diversifica-ção agropecuária.

Com a aprovação da Assembleia Legislativa esse projeto será ajustado na Secretaria do Planejamento para que os recursos sejam destinados a duas secreta-rias de Estado: da Agricul-tura e Abastecimento e do Trabalho, Emprego e Econo-mia Solidária.

Na Secretaria da Agri-cultura e do Abastecimento, os recursos deverão com-plementar o programa Pró-Rural, que está sendo financiado pelo Banco Mun-dial. “O dinheiro do BNDES

será destinado aos agricul-tores mais carentes e em situação de maior vulnerabi-lidade”, disse o diretor geral da secretaria, Otamir Cesar Martins.

Segundo Martins, serão atendidos os projetos mul-tissetoriais que ajudem produtores em situação de vulnerabilidade a terem renda a partir de atividades na propriedade ou em forma coletiva por meio de empre-endimentos solidários.

O processo de elabora-ção do projeto deverá ser precedido de discussão coletiva, com o conjunto de produtores, em suas asso-ciações ou cooperativas, de forma a assegurar legitimi-dade para a proposta a ser apresentada. Isso garantirá que os objetivos traçados venham ao encontro das reais necessidades da comu-nidade beneficiada e que um maior número de produtores usufrua dos recursos dispo-nibilizados.

BANCO MUNDIAL - Os projetos do programa Pró

-Rural para fortalecer a agri-cultura receberão US$ 70 milhões. Parte dos recursos virá de financiamento do Banco Mundial (Bird), cujo contrato foi assinado em dezembro passado. Com isso, o governo investirá para que pequenos produto-res rurais tenham negócios mais rentáveis e susten-táveis com a titulação de quatro mil propriedades.

O programa voltado para a agricultura atenderá ini-cialmente 131 municípios localizados na região cen-tral do Estado e no Vale do Ribeira, beneficiando aproximadamente 21 mil famílias. Isto incluirá grupos vulneráveis, como jovens, mulheres e povos indíge-nas.

Além disso, o Governo do Estado vai apoiar inicia-tivas inovadoras realiza-das individualmente ou em cooperativa de agricultores, promover a melhoria dos serviços de assistência téc-nica e a readequar estradas rurais.

Page 8: Correio Notícias - Edição 939

8 Terça-Feira / 04 de Março de 2014Edição 939

GERAL

PR 407 terá sentido invertido no retorno do Carnaval para melhorar o tráfego

Para melhorar o trânsito de veículos na volta do feriado de Carnaval, a PR 407, no litoral paranaense, terá o tráfego invertido nesta quarta-feira, 5 das 8h às 13h

De curitibaaen notícias

Além dessa ação, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) distribuirá panfle-tos orientando os motoristas sobre horários alternativos para a travessia do ferryboat. Os panfletos serão entre-gues nos postos da Ecovia e da Concessionária Travessia de Guaratuba, para facilitar o retorno dos usuários.

O superintendente da Regional Leste do DER, Sérgio Moreira Gomes, disse que os motoristas devem ficar atentos aos melhores horários do ferryboat e rodo-vias que cortam o Litoral, para evitar transtornos. “Para facilitar o retorno do feriado, os usuários devem ficar aten-tos à inversão de tráfego da PR 407, no sentido Praia de Leste à BR 277. Além do trá-fego na saída dos balneários de Pontal do Paraná”. Gomes

explica que o tráfego dos bal-neários deve ser feito pelas rodovias PR 508 (Alexandra a Matinhos) e PR 412.

Os técnicos do DER fize-ram o levantamento dos melhores horários de traves-sia levando em conta a média histórica deste feriado. A esti-mativa é que o movimento no ferryboat seja quatro vezes maior que os dias normais. Por isto vão estar em funcio-namento cinco embarcações, com capacidade de transpor-tar aproximadamente 800 veículos por hora.

Durante todo o feriado, o tráfego de caminhões ficará restrito a veículos com até 14 metros de comprimento e três eixos, com peso máximo de 26 toneladas. Ônibus de linha e intermunicipais, cadastrados no DER, terão prioridade em fazer a traves-sia. Em caso de neblina, a travessia fica suspensa.

MELHORIAS NO FER-RYBOAT – Em 2013, foram

investidos R$ 2,9 milhões em reforma dos piêrs e nas embarcações, os recursos são da concessionária do ferryboat. Os ferryboats Piquiri e Guaraguaçu foram ampliados, ganhando mais 12 vagas para veículos, o que aumenta a capacidade para 50 vagas. Também foram ampliadas as áreas de passageiros das embar-cações Piquiri, Sônica e Rainha de Guaratuba. As duas últimas ganharam assentos e coberturas.

Também foram trocados três dos quatro flutuantes e recuperadas três das quatro pontes. Todos os flutuan-tes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de naufrágio. Depois do Carnaval será ampliado o ferryboat Nhun-diaquara, um flutuante e uma ponte serão revitaliza-dos. O prazo para entrega é em abril de 2014.

Para melhorar o trânsito de veículos na volta do feriado de carnaval, a Pr 407, no litoral paranaense, terá o tráfego invertido no dia 5 de março, das 8h às 13h

Jorge Woll. SETR/DER