correio notícias - edição 758

12
08 758 Quarta-Feira de Maio de 2013 PL de Lupion garante igualdade aos estudantes portadores de síndrome O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) apresentou, na Sessão Plenária, desta segunda-feira (6), Projeto de Lei que proíbe a cobrança de valores adicionais de estudantes portadores de qualquer síndrome. De acordo com a proposta fica proibida a cobrança de taxa de reserva ou sobretaxa ou a cobrança de quais- quer valores adicionais para matrícula, renovação de matrícula ou mensalidade de estudantes portadores de Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes, com vistas a garantir o ingresso do estudante em instituição de ensino. O projeto do deputado entende que as instituições de ensino devem estar preparadas para receber o aluno especial, dispondo de corpo docente qualificado para tal, visando atender todas as necessidades do aluno especial, sem que isso implique gastos extras para o aluno. Página 4 Vereadores de Wenceslau Braz votarão em projeto que institui Conselho Municipal de Cultura Página 3 Braz Rizzi avalia seus quatro primeiros meses de governo Página 5 PM de Jacarezinho retira mais quatro traficantes de circulação Página 7 Frota em Siqueira Campos já soma 9.329 veículos Quem transita por Siqueira Campos logo percebe o aumento de veículos. O município cresceu consideravelmente nos últimos anos, e como era de se esperar a frota de veículos também. Em 2007, a frota, de acordo com o CIRETRAN era de 5.131 veículos. Só os carros somavam 2.717 em circulação e as motos 1.153, o restante era dividido entre os demais veículos. Já em 2013, a frota aumentou 4.198 veículos. Foi contabilizado pelo CIRETRAN até março de 2013, 9.329 veículos. O número de carros chegou a 4.866 e as motos 2.151. Mas, com esse aumento, as ruas do município não comportam tantos veículos transitando pelos mesmos lugares. Página 5

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 09-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 758

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7581

08 758Quarta-Feira de Maio de 2013

PL de Lupion garante igualdade aos estudantes

portadores de síndromeO deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) apresentou, na Sessão Plenária, desta segunda-feira (6), Projeto de Lei que proíbe a cobrança de valores adicionais de estudantes portadores de qualquer síndrome.De acordo com a proposta fica proibida a cobrança de taxa de reserva ou sobretaxa ou a cobrança de quais-quer valores adicionais para matrícula, renovação de matrícula ou mensalidade de estudantes portadores de Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes, com vistas a garantir o ingresso do estudante em instituição de ensino. O projeto do deputado entende que as instituições de ensino devem estar preparadas para receber o aluno especial, dispondo de corpo docente qualificado para tal, visando atender todas as necessidades do aluno especial, sem que isso implique gastos extras para o aluno. Página 4

Vereadores de Wenceslau Braz votarão em projeto que institui Conselho

Municipal de Cultura Página 3

Braz Rizzi avalia seus quatro

primeiros meses de governo Página 5

PM de Jacarezinho retira mais quatro traficantes de circulação Página 7

Frota em Siqueira Campos já soma 9.329 veículos

Quem transita por Siqueira Campos logo percebe o aumento de veículos. O município cresceu consideravelmente nos últimos anos, e como era de se esperar a frota de veículos também. Em 2007, a frota, de acordo com o CIRETRAN era de 5.131 veículos. Só os carros somavam 2.717 em circulação e as motos 1.153, o restante era dividido entre os demais veículos. Já em 2013, a frota aumentou 4.198 veículos. Foi contabilizado pelo CIRETRAN até março de 2013, 9.329 veículos. O número de carros chegou a 4.866 e as motos 2.151. Mas, com esse aumento, as ruas do município não comportam tantos veículos transitando pelos mesmos lugares. Página 5

Page 2: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7582 OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Ja-carezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz, Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva.

jornalística correio do norte s/c ltdacnpj: 07.117.234/0001-62RuA DOS ExPEDICIONáRIOS,1525 - CENTROSIQuEIRA CAMPOS - PARANá(43) 3571-3646 | (43) [email protected]@gmail.comwww.correionoticias.com.br

DIreçÃOElizabete GoiseDITOrA CHeFeElizabete GoisreDAçÃOCamila Consulin, Isa Machado,Regiane Romão, Isamara MachadoDIAgrAMAçÃOMarcos Vinícius, Bruno RafaelAuxIlIAr ADMINIsTrATIvOClaudenice Machado, Emilia KusterCOluNIsTAGênesis Machado

JORNAL CORREIO NOTÍCIAS

CIr

Cu

lAç

ÃO

:

rePreseNTAçÃOMERCONET Representação de Veículos de Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03 - Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FIlIADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

ATIVIDADE LEITEIRA FORTALECIDA

um projeto cujo objetivo é fomentar e dar suporte a atividade leiteira no estado será pauta da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná, Amsop, ainda esta semana. A ideia é, através de parce-rias, criar e fortalecer uma bacia leiteira na região. A criação de um consórcio municipal para tratar do assunto também será discutida.

ALERTA GEADAO Instituto Agronômico do Paraná, Iapar, e o Instituto Técnico Sime-par já deram início a operação Alerta Geada. Como medida de pro-teção às lavouras, a operação permite que agricultores recebam avisos de geada com até 24 horas de antecedência através do tele-fone (43) 3391-4500 ou pela página www.iapar.br e www.simepar.br.

ESCOLA TÉCNICAFoi publicado o edital público para a licitação da construção do Centro de Educação Profissional de Medianeira, oeste do estado. A obra, que terá mais de 5500 metros quadrados, conta com um investimento de mais de 9 milhões de reais. Oferecendo cursos de nível médio agregados ao ensino técnico, a futura escola irá atender cerca de 1200 alunos.

FESTIVAL DE REGGAEComemorando seus 15 anos de estrada, a banda de reggae Planta & Raiz se apresenta neste sábado em Curitiba. O show, lançamento da tour “Bora Viver”, acontece no Curitiba Master Hall. Na mesma noite a banda Maskavo apresenta seu novo álbum “Maskavo Lovers Rock”.

CAMPANHA DE VACINAÇÃOO prazo para o fim da campanha de vacinação contra a gripe no estado vai até sexta-feira. A meta de vacinação foi superada, che-gando a 92,58%, cerca de 345.170 pessoas, da população de risco vacinada . O grupo de risco que mais participou da campanha foi o de mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, com 100% de cobertura na capital, seguido pelos idosos, cuja participação ficou em 94,55%.

MAIS TEATROCom o objetivo de aproximar as artes cênicas da população, a cidade de Cascavel recebe em seu Sesc o projeto MaisTeatro: Encontro em difusão das Artes Cênicas. O programa realiza, entre os dias 16 e 25 deste mês, seis espetáculos, contações de história e oficinas. Cerca de 25 peças da mostra Mais Bonecos, em cartaz até 30 de junho, também compõem o projeto.

ENCONTRO DE AGROECOLOGIATrazendo ao município mais de 300 produtores rurais de toda região oeste do estado, a cidade de Santa Helena já prepara o Encontro Regional de Agroecologia. O encontro é motivado pela chegada da Biolabore, uma cooperativa com cerca de 30 associados que traba-lham com medidas voltadas a agricultura sustentável no município.

NOVO TRATAMENTOuma nova técnica que busca analisar a resposta de tumores ao tratamento com medicamentos está sendo estudada no Ins-tituto de Pesquisas da unidade de Cambridge, no Reino unido. As alterações em células devido ao tratamento quimioterápico e medicamentoso são analisadas através de traços de DNA dos tumores dos pacientes. O novo método é mais preciso e menos invasivo que o tradicional.

ECONOMIA SOLIDÁRIAProdutos mais acessíveis voltados para a comemoração do Dia das Mães serão oferecidos na terceira edição da Feira de Economia Solidária. A feira, que acontece no município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, permanece na rua xV de Novembro até o dia 11 deste mês e conta apenas com produtos produzidos a mão por pessoas que não estão inseridas no mercado de trabalho formal.

CURSOS GRATUÍTOSA população de Pato Branco, sudoeste do estado, ainda tem a oportunidade de realizar cursos de arte gratuitamente. O Centro Cultural Raul Juglair, mantido pelo Departamento de Cultura do município, oferece vagas para os cursos de Hip Hop, Teatro, Desenho, Fotografia e Artesanato. Mais informações pelo tele-fone (46) 3225-7601.

CAFEICULTORES EM AULAA cidade de Siqueira Campos, norte pioneiro do estado, realiza durante nesta semana um curso que busca orientar cafeiculto-res a respeito do manuseio correto de agrotóxicos. O curso é oferecido em parceria da Secretaria de Agricultura da cidade com oServiço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar. A participa-ção do curso é necessária para a obtenção do certificado Fair Trade, que permite a venda legal das colheitas de café.

AB NOTÍCIAS PARANÁAVISO

Quem passa pelo “belo” trajeto entre as cidades de Ibaiti e Ven-tania (aproximadamente 50km) vê a dificuldade em trafegar pelo local. Pista cheia de buracos, sem sinalização e o que mais tiver de dificuldade. O mais interessante é que depois de 25km o motorista vê uma placa com os dizeres: “CuI-DADO: Pista com defeito nos pró-ximos 10km”. Sinceramente acho que o local da placa está errada.

DUPLICAÇÃOAnunciaram na última semana

que a PR 092 entre os trechos de Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina deverá ser duplicada. É notório saber que o Poder Público não conseguirá arcar com estas despesas sem parceria. Então é de se pensar que virá praça de pedágio para o trecho. Só é de se esperar que a tarifa seja compatí-vel à realidade regional.

TROCOFalando em pedágio, esta

aconteceu na praça de Jatai-zinho. O motorista parou para pagar a tarifa. Enquanto contava as moedas para facilitar o troco, o atendente olhou e disse: “Não pre-ciso dessas moedas não”. Quem estava atrás diz que nunca viu uma chuva de moedas tão grande.

FURANDO O PEDÁGIOuma cena que está se tor-

nando comum em se ver no pedá-gio da praça de Jataizinho é o carro ‘colar’ atrás de um ônibus ou caminhão e passar a canela junto, assim evitando o pagamento do pedágio. Em duas viagens à Lon-drina pude ver esta situação por duas vezes.

TEST DRIVEO pior é que numa dessas

‘furadas’ anotei a placa do carro que era placa de Cornélio Procó-pio. Quando passei pelo municí-pio para conversar com um velho amigo jornalista, vi o veículo na frente de uma loja de automóveis e o vendedor como se tivesse acabo de chegar um veículo do

test drive e ele tentando vender. Imagine quando chegar à multa.

VAGA PREFERENCIALNão adianta fazer matérias,

com leis, sobre o que a pessoa com deficiência sentem se as pessoas não respeitam. Nesta semana vi dois casos de carros públicos estacionados em vagas reservadas e ficarem mais de quinze minutos parados no local. Não. Eles não esperam ninguém com deficiência. Do local sempre saía o motorista ou o passageiro andando feliz da vida e falando ao celular.

CADê AS PLACAS?Dirigir pelas rodovias do

Norte Pioneiro é uma missão meio complicada. O motorista tem que desviar de buracos, mas o pior são os matos que cobrem as placas de identificação em vários pontos da BR 153. O trata-mento dado para a rodovia entre os trechos de Santo Antônio da Platina a Ibaiti é totalmente dife-renciado pelo trecho pedagiado entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.

PARCERIAA Associação de árbitros do

Norte do Paraná (ASSONORP), presidida pelo Erik Tanaka, será parceria nos Jogos Abertos do Norte do Paraná. A parceria visa fortalecer os profissionais da região, que estão recebendo apoio do Governo do Estado.

DELEGADOSOs municípios de Ribeirão do

Pinhal e Carlópolis já pleiteiam delegados do concurso que foi realizado neste domingo. Os dois municípios, sede de comarca estão sem delegados e esperam que o problema sejam resolvidos após as contratações. Carlópo-lis está sem delegado há mais de três anos. Já em Ribeirão do Pinhal a situação é mais recente (menos de um mês).

Sugestão? Envie [email protected]

COLUNA DO MARCOS Desde criança eu tive uma

aversão ao tempo de frio. Sempre curioso, tentava encontrar expli-cação do porquê deste meu desa-feto com a estação fria do ano. A maioria das pessoas que eu conversava “adorava” o inverno. Isso me encabulava muito pelo fato de eu parecer anormal perante a maioria das pessoas. Em 1966 fui estudar em Jacare-zinho. O clima parecia uma forna-lha o ano todo. Naquele inverno de 1966, nunca precisei usar nem mesmo uma coberta “corta-febre”. O mesmo aconteceu em 1967. Eu estava adorando. Em 1968 iniciou o represamento de alguns rios daquela região para dar início à famosa represa de Chavantes SP. Começou a aparecer um ven-tinho maroto em Jacarezinho. Lá vim eu para Wenceslau Braz, nas férias, e tive que trabalhar numa colheita de batatas e de cebola para ganhar um dinheirinho e comprar um cobertor e um acol-choado para enfrentar o frio de Jacarezinho que nunca existira antes.

Era um pavor quando a gente entrava em férias no mês de julho e vinha embora na carroceria de um caminhão Mercedes 1111. Até Joaquim Távora vinha tudo bem, mas a partir dali começava aquele ventinho terrível que gelava até as mais remotas entranhas de um ser humano.

Continuei, portanto, com minha aversão “invernosa”, mas sem explicação. Um dia uma pessoa me informou de que as pessoas que nasciam no verão odiavam o verão e as pessoas que nasciam no inverno era a ele que odiavam. Seria uma oposição advinda do chamado “trauma de nascimento”. Até que me convenci da explicação, pois fui tomar conhecimento de que, no dia em que nasci, acontecia lá no Bairro São Miguel uma geada daquelas brabas, que eram cos-tumeiras naquela ocasião. uma semana depois, fui mandado para a cidade para me batizar. Meus padrinhos e meu pai me trouxe-ram. Minha mãe não veio. Viemos todos a cavalo. Eu no colo da madrinha, é claro. Dizem que os cavalos pisavam fundo nas gros-sas camadas de geada que se encontravam pelas estradas, prin-cipalmente à beira dos matos que ainda eram bastantes naquela época.

Mas, enfim, não achava outra explicação. Em 1984 fui para a Europa para fazer um mestrado. Por muita falta de sorte aconteceu na Itália, em 1984-85 um inverno irregular, rigoroso, daqueles que só aconteciam de 25 em 25 anos. Roma é uma cidade considerada de temperatura agradável. Mas eu tinha trabalhos a realizar em Verona, Norte da Itália. Lá cheguei em 23 de dezembro. Dia escuro, parecendo para chuva, bastante frio, mas mal suspeitava eu que iria passar por dias terríveis de sofrimento. Dentro de casa, uma maravilha: 18 graus centígrados por causa da calefação interna. Mas a partir de 24 de dezembro, à tarde, começa a cair a tal de neve. Alegria para os veroneses, tristeza e pavor para mim. A neve foi caindo, caindo, acumulando. O frio não era tanto. Quase que o chamei de “frio agradável”. Não tinha vento. A neve foi se amonto-ando e o Rio Adige que corta toda a cidade de Verona ficou coberto por uma camada de cerca de 80 cm de neve que começou a se solidificar, a endurecer. Nos pri-meiros dias de janeiro começou aquele ventinho horroroso que congelava tudo, principalmente as extremidades das orelhas, do nariz e dos dedos. Tive que me encapotar e fiquei mais gordo do

que um pingüim adulto. De tanta roupa. Fugi para Gioia Del Colle, região sul da Itália. Diziam que ali raramente nevava. Quando lá cheguei a neve já tinha come-çado a cair. Fiquei só dois dias e pedi para voltar pra Roma. Também diziam que lá nunca nevava. Ao chegar em Roma não encontrei ônibus, nem taxi nem qualquer outro tipo de transporte urbano. Tinha nevado em Roma. Tudo tinha fechado e todo o trân-sito estava parado.

Bom, mas vou parar porque a história já ficou comprida demais. Mas o fato é que se eu já odiava o frio, imagine agora depois desta sofrida e desagradável experiên-cia. Nunca mais procurei explica-ção para essa briga minha com o período invernal.

No entanto, há uns anos atrás, li num periódico multimí-dia, uma matéria que se intitulava “depressão de inverno”. Achei a resposta que procurava por tantos anos e que já nem mais pensava em encontrar. A matéria dizia que essa aversão ao perí-odo do frio tem explicação. Acioly Lacerda, psiquiatra e professor da universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explicava “que o problema tem relação com a falta de luz, não com o frio. O espe-cialista explica o que é e como tratar o problema, que, na maio-ria dos casos, acaba junto com a estação mais fria do ano”. Os estudiosos chamaram isso de depressão sazonal .”Ela é carac-terizada por episódios depressi-vos que tendem a se concentrar no período de inverno. A depres-são no inverno ou sazonal é um quadro mais comum em países com latitudes mais elevadas - superior a 50°. Nesses países chega atingir 10% da população. Em países com a latitude inferior a 30%, como é o Brasil, atinge 1% das pessoas”.

O texto continuava: Tudo isso é causado pela “falta de lumino-sidade [que] causa mudanças na melatonina, um hormônio secretado pelo cérebro durante a noite e inibido pela manhã, com o retorno da luminosidade natu-ral. Períodos longos de pouca luminosidade aumentam signifi-cativamente a secreção diária total de melatonina, o que leva o funcionamento do indivíduo ao padrão noturno, ou seja, ele vai ter menos disposição e mais sonolência mesmo durante o dia.[..] Além da sonolência e falta de motivação, o indivíduo pode apresentar aumento do apetite - especialmente para carboidratos e doces -, ganho de peso, perda de energia e tris-teza”.

Está aí uma explicação para o sentimento das pessoas que detestam o frio, assim como eu. Mas o próprio texto faz uma advertência. Não é todo mundo que tem depressão de inverno. Muitos têm apenas tristeza com esse período do ano. E traz a seguinte colocação: “Não con-funda depressão e tristeza. Elas são bem diferentes. Tristeza todo mundo tem e não precisa de tratamento. Depressão é doença. Para deixar qualquer tipo de depressão bem longe de você, o psiquiatra recomenda gerenciar o estresse. Durante toda a semana, acompanhe a série sobre tristeza de inverno no Vida Saudável e descubra quais atividades físicas ajudam a deixar seu astral lá em cima, além dos alimentos aliados do bom-humor”.

É possível ler o texto com-pleto no site abaixo indicado ou digitando no Google “depressão de inverno” e ter mais informa-ções

Inverno: amor ou ódio?

Page 3: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7583POlÍTICA

RATINHO JUNIOR EM SIqUEIRA CAMPOS

O deputado federal licenciado e atual e dono da pasta (SEDu) Secretaria do Desenvolvimento urbano do Paraná, Ratinho Junior (PSC) vem para Siqueira Campos nesta sexta-feira (10) para rece-ber o titulo de Cidadão Honorário e participar da reunião da AMu-NORPI e do encontro regional do PSC. Ratinho vai receber o titulo que foi proposto pelo Daio, ele fez a indicação no ano pas-sando quando era vereador para homenagear o deputado federal que tinha viabilizado recursos através de emendas parlamen-tares, isto ocorrerá aas noves horas, quando os vereadores de Siqueira Campos se reúnem em uma sessão solene fazer a entrega do titulo, e logo após entra em pauta a reunião da Amu-norpi e quando Ratinho vai expla-naram sobre projetos da SEDu. As duas da tarde Ratinho Junior participa do encontro regional do PSC, partido que preside no Paraná, a o encontro vai aconte-cer nas dependências da Câmara de Vereadores e vai tratar das eleições de 2014.

HAbITAÇÃO O chefe do Programa Habitacional urbano e Rural Siqueira Campos, Jean Rocha, disse a coluna que o prefeito Fabiano Lopes Bueno, (Bí-PSB) tem pedido empenho no setor para resolver o problema da habitação que se agravou nos últimos anos. Jean explicou que na área rural o departamento já cadastrou trinta produtores, e agora mais vinte estão sendo castrados para receber suas casas, neste caso o programa contempla produtores que tem renda até R$ 15 mil reais ao ano. Mais sessenta produtores com renda superior a R$ 15 mil estão sendo cadastrados no programa. O chefe do Programa Habitacio-nal disse que o prefeito já assi-nou o protocolo de parceria com os órgãos governamentais para construir 300 casas populares na área urbana, mas estão com difi-culdades de comprar um terreno com preço compatível, pois está tendo especulação imobiliária.

ESqUEMAS Dias atrás recebi a visita de um cidadão que veio trazer as infor-mações que tem um prefeito do Norte Pioneiro que bancou sua campanha e de colegas com dinheiro emprestado de um certo fazendeiro, até ai tudo bem, mas segundo a fonte a dívida que passa de um milhão de reais seria paga através de notas emitidas por uma loja de materiais de cons-trução. As "boas línguas" dizem que já foi emitido mais de R$ 600 mil em notas, mas o fazendeiro ainda não recebeu a conta com o dinheiro do povo.

CENSURA O prefeito de Pinhalão, o Clau-dinei Benetti agora esta defen-dendo que seja criado um Jornal da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMuNORPI) para publicar os atos oficiais. Não da para saber se o prefeito quer reta-liar a imprensa por ter sido denun-ciado pelo Jornal Tribuna do Vale, de estar usando as maquinas da prefeitura em outro município, em fazendas da família ou ele quer esconder os atos oficiais, não quer que a população tenha acesso? Mas no fundo acho que o prefeito Benetti ainda vai forta-lecer os meios de comunicação que tem atingido cada vez mais leitores, tendo no jornal impresso quanto nos sites das empresas jornalísticas e se acabar com as publicações oficiais ai sim todos possam fazer um jornalismo de verdade, um jornalismo investi-gativo que denuncie os mandos e desmandos de alguns maus políticos que não só nos enver-

gonham, mas também prejudi-cam pessoas ao tirar dinheiro da saúde, da educação, das obras que melhorariam as vidas dos cidadãos, talvez seja esse tipo de jornalismo que Claudinei Benetti quer.

PLANOS DE SAúDE A partir de agora os planos de saúde terão de justificar por escrito aos clientes que assim solicitarem os motivos de even-tuais negativas de cobertura. A medida, prevista na Resolu-ção Normativa de número 319, determina ainda que a resposta seja dada por correspondência ou meio eletrônico, conforme a escolha do usuário do plano, no prazo máximo de 48 horas a partir do pedido.

NO LEGISLATIVO...Apesar do tom amistoso e de respeito das falas dos dois presidentes do Legislativo, a segunda conversa deles em duas semanas com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, ontem (7), foi mais um apelo por agilidade na análise no plenário da Suprema Corte da liminar que suspendeu a tramitação do projeto que difi-culta a criação de partidos. A decisão provisória é do próprio Mendes.

EVOLUÇÃO NA SAúDE A mudança do modelo de aten-ção às gestantes e as crianças do Estado começa a ser sentida pela população. O programa Rede Mãe Paranaense completa um ano este mês, com ações que reduzem a mortalidade de ges-tantes e de crianças. O acom-panhamento pré-natal é feito com no mínimo sete consultas e 17 exames e há garantia de ambulatório especializado para gestantes e crianças de risco, de parto com a vinculação ao hospi-tal e acompanhamento de todas as crianças menores de um ano. No ano passado, foram investi-dos R$ 90 milhões na implanta-ção da rede, com a capacitação dos profissionais da atenção primária e com o fortalecimento dos hospitais de referência para gestantes de alto risco, pelo pro-grama HospSuS. Para este ano, estão previstos R$ 126 milhões para a rede.

bOICOTANDO A IMPRENSA A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sin-dicato dos Jornalistas Pro-fissionais no Estado do Pará divulgaram ontem (7) uma nota conjunta repudiando a decisão judicial que, na prática, impede que assessores, repórteres e correspondentes internacionais entrem em um dos canteiros de obras da usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio xingu, no Pará, para acompanhar de perto a ocupação do local, que entrou ontem no sexto dia.

CONTINUANDO...Isso que anda acontecendo pelo Brasil, é um reflexo dos tempos da ditadura ainda. Já sabemos que as obras da usina Belo Monte poderá causar um impacto ambiental considerável principalmente no nosso país. Por um lado está o impacto ambiental e por outro lado está a geração de emprego. Mas o que mais indigna é o boicote a imprensa, parece que estamos voltando aos tempos da ditadura, onde a liberdade de expressão era “amordaçada”. Que isso não aconteça por aqui, pois temos o direito de nos informar para informar o povo. Boicotar a imprensa é tentar calar a voz do povo. “Posso não concordar com nenhuma palavra que sai da sua boca, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las”. Viva a liberdade de expressão!

Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. (Salmos 24:4-5)

Vereadores de Wenceslau Braz votarão em projeto que institui Conselho Municipal de Cultura

O projeto estará na pauta da próxima reunião, realizada na terça-feira (14). O conselho deverá auxiliar no encaminhamento de projetos ligados ao setor, bem como deliberar sobre

a busca de incentivos e patrocínios para eventos culturais na cidade

De Wenceslau braz Camila Consulin

Na sessão ordinária que acon-teceu ontem (7) na Câmara de Vereadores de Wenceslau Braz, foi apresentado o projeto, de autoria do Executivo, que propõe a criação do Conselho Municipal de Política Cul-tural de Wenceslau Braz.

O projeto estará na pauta da próxima reunião, realizada na terça-feira (14). O conselho deverá auxi-liar no encaminhamento de projetos ligados ao setor, bem como delibe-rar sobre a busca de incentivos e patrocínios para eventos culturais na cidade.

Os vereadores ainda encami-nharam outros projetos, como o projeto de retirada de troncos de árvores que são jogados em ruas e calçadas, que dificulta na passa-gem de pedestres e até mesmo de carros. O intuito do projeto é pre-servar a segurança da população e também a limpeza das ruas.

Além disso, a organização do Rotary Club de Wenceslau Braz recebeu moção de aplauso dos vereadores pela campanha “Se beber não dirija”, com o objetivo de conscientizar os motoristas a não misturar álcool e direção. Os rota-rianos realizaram no dia 6 de abril, uma blitz onde distribuíram folhetos,

adesivos e ministraram palestras sobre a responsabilidade do moto-rista ao consumir álcool.

Na palavra inscrita, o vereador Valdenir Aparecido Pontes, o Ni, parabenizou o vereador Josemar Furini por mais um ano de vida. “Muita luz, paz, saúde e tranqui-lidade para a sua vida. Parabéns pelo seu dia”, disse.

O vereador ainda aproveitou para fazer uma breve homenagem ao Dia das Mães. “Neste domingo é um dia muito especial, dia de um ser que é luz em nossas vidas. Eu diria que o ser humano não teria capacidade para definir o que é ser mãe”, ressaltou. “Homenageio

todas as mães em especial as mães de Wenceslau Braz. Parabéns a você que é mãe”, completou.

O presidente da Câmara, Ademar Gardenal também pres-tou homenagem ao Dia das Mães. “Mãe é o inicio de tudo, é a mãe que sempre tem um coração e um pensar diferente, sempre preenche nossas vidas com muito amor e carinho. Deixo os meus parabéns para todas as mães brazenses”, disse.

A próxima sessão ordinária acontece na próxima terça-feira (14), às 9 horas, na Câmara Munici-pal, localizada na rua Expedicioná-rios, nº 146.

na palavra inscrita, o vereador Valdenir aparecido pontes, parabenizou o vereador josemar Furini por mais um ano de vida e fez uma breve homenagem as mães

Camila Consulin

Vereadores debatem projetos e melhorias para Jacarezinho

De JacarezinhoAssessoria

Os vereadores de Jacarezi-nho realizam as segundas-feiras as sessões ordinárias para deba-ter projetos e melhorias para o município. Iniciada às 20 horas, algumas reuniões terminam mais de 23h30 devido aos debates de ideias e projetos para o bem estar da comunidade.

“Alguns vereadores têm pontos de vistas bem diferentes sobre algumas situações e se torna importante o debate no Plenário da Casa”, comenta o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Diogo Augusto Biato Filho. Ele também destaca que em quatro meses de mandato já foram anali-sado, debatidos e votados mais de 75 Projetos de Leis.

Durante as reuniões os vere-adores têm levantados vários temas, entre eles a pavimentação asfáltica. “O asfalto da cidade está em situação caótica. Isto mostra que o serviço feito em anos ante-riores não foi fiscalizado e nem visto a qualidade do serviço pos-teriormente. Iremos estar em cima do investimento do dinheiro público em todas as esferas, seja do Exe-cutivo e também do Legislativo”, enfatiza o vereador Fabiano Saad.

Para o vereador Marcos Colosso é importante a união entre a Câmara Municipal e a Prefeitura para o crescimento da cidade. “Algumas críticas constru-tivas e como estão alguns pontos de nossa cidade que falamos no Plenário da Câmara são para o fortalecimento de Jacarezinho”, ressalta.

Diogo Augusto Biato Filho lembra que em 2007 juntamente com o vereador José Izaías Gomes, o Zola, conseguiram impedir a con-tinuação das obras de uma escola que estava sendo construída na Vila Scyllas. “A empresa na época estava usando material de quali-

dade inferior e podendo ocasionar riscos para as crianças”, enfatiza. Também participam desta Legis-latura os vereadores Francisco Carlos Moraes (xico Serraia), Fúlvio Boberg, Luciane Aparecida Alves, Ricardo Tonet (Fucinho) e Valdir Maldonado.

Marcos Junior

Page 4: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7584 regIONAl

PL de Lupion garante igualdade aos estudantes portadores de síndromeDeputado é contra a cobrança de taxas extras dos estudantes portadores de

Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do DesenvolvimentoDe CuritibaAssessoria

O deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) apresen-tou, na Sessão Plenária, desta segunda-feira (6), Projeto de Lei que proíbe a cobrança de valores adicionais de estudantes portado-res de qualquer síndrome.

De acordo com a proposta fica proibida a cobrança de taxa de reserva ou sobretaxa ou a cobrança de quaisquer valores adicionais para matrícula, renova-ção de matrícula ou mensalidade de estudantes portadores de Sín-drome de Down, Autismo, Trans-torno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes, com vistas a garantir o ingresso do estudante em instituição de ensino.

O projeto do deputado entende que as instituições de ensino devem estar preparadas para rece-ber o aluno especial, dispondo de corpo docente qualificado para tal, visando atender todas as necessi-dades do aluno especial, sem que isso implique gastos extras para o aluno.

Segundo Pedro Lupion, a proposição visa garantir a igual-dade social dos estudantes espe-ciais, que possuem síndromes ou transtornos, zelando pela inclusão social desse estudante. “Nosso objetivo é acabar com a discrimina-ção, a qual, infelizmente, ainda é observada em muitas instituições”, ressalta o parlamentar.

O deputado defende a convi-vência desses alunos especiais na sociedade por intermédio das

instituições de ensino escolar, pois para Lupion é o dia a dia nas esco-las que os ajudam a desenvolver habilidades sociais, acadêmicas e comunicativas, bem como um senso de autoaceitação e autova-lorização.

No PL Lupion justifica que a cobrança de qualquer taxa extra é uma afronta à igualdade de condi-ções para o acesso e permanên-cia do aluno especial na escola, e certamente fere o disposto no artigo 5º da Constituição Federal. O descumprimento do previsto no projeto sujeitará a instituição infra-tora ao pagamento de multa no valor equivalente a 60 (sessenta) uPF/PR (unidade Padrão Fiscal do Paraná) por aluno portador de qualquer das síndromes previstas nessa legislação. o deputado defende a convivência desses alunos especiais na sociedade

Divulgação

Trabalhos de roçagem nas escolas têm inicio em JacarezinhoDe JacarezinhoAssessoria

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Jacarezinho começou nesta segunda-feira (6), os trabalhos de limpeza e roçagem das esco-las municipais. Os serviços são realizados por uma empresa da cidade que venceu a licitação para realização dos serviços.

Segundo a Secretária de Edu-cação, Magda Cristina Nogueira, os trabalhos melhoram o aspecto da escola e o animo dos estu-dantes ao verem que o local de estudo está bem cuidado. “A maior reclamação é que antes a empresa que fazia o serviço, apenas roçava e deixava o mato acumulado em um canto da pró-pria escola”, explicou a secretá-

ria.Os trabalhos começaram pela

Escola Municipal de Ensino Fun-damental Renato Azzolini na Vila Setti e devem seguir um crono-grama da secretaria para todas as outras escolas municipais. A coordenadora da escola, Maria Luciana, afirmou que apenas agora que a escola está real-mente sendo limpa. “Antes eles roçavam e deixavam o mato acumulado. Agora esta ideia de trazer um caminhão para já ir recolhendo é muito boa”, afirmou.

O sócio proprietário da empresa RP Transportes que venceu a licitação e começou a roçagem nas escolas, Eduardo Pena, explicou que o mato que é roçado das escolas será reapro-veitado. “Iremos reutilizar como adubo orgânico”, disse.

Jivago França

segundo a secretária de educação, Magda cristina nogueira, os trabalhos melhoram o aspecto da escola e o animo dos estudantes ao

verem que o local de estudo está bem cuidado

Page 5: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7585CIDADes

Frota em Siqueira Campos já soma 9.329 veículos

Esses dados foram repassados pelo CIRETRAN. Em 2007 a frota do município era de 5.131De Siqueira CamposRegiane Romão

Quem transita por Siqueira Campos logo percebe o aumento de veículos. O município cresceu consideravelmente nos últimos anos, e como era de se esperar a frota de veículos também.

Em 2007, a frota, de acordo com o CIRETRAN era de 5.131 veículos. Só os carros somavam 2.717 em circulação e as motos 1.153, o restante era dividido entre os demais veículos.

Já em 2013, a frota aumentou 4.198 veículos. Foi contabilizado pelo CIRETRAN até março de 2013, 9.329 veículos. O número de carros chegou a 4.866 e as motos 2.151.

Mas, com esse aumento, as ruas do município não comportam tantos veículos transitando pelos mesmos lugares.

O prefeito Fabiano Lopes Bueno – PSB, disse estar ciente

desse problema e pretende reor-ganizar o tráfego em Siqueira Campos. “Temos que desafogar a Rua Rio Grande do Sul. Por essa razão temos que melhorar a pavi-mentação das ruas próximas para que possamos transformar a Rua Rio Grande em mão única”.

A pavimentação das ruas siqueirenses é outro problema que o prefeito pretende solucionar o mais breve possível. “Sei que as ruas não estão em ótimo estado, por essa razão buscamos recur-sos com o governo Estadual e Federal para que essa obra possa ser realizada no município”.

Algumas dessas obras já tive-ram início, como a pavimentação na Avenida Quintino Bocaiúva. “Já asfaltamos de um lado e agora estamos asfaltando do outro lado. Já temos em conta o dinheiro para asfaltar a Rua Nossa Senhora de Fátima e também já está dispo-nível em conta, um valor apro-ximado de R$ 500 mil para a

Em todo Paraná houve um aumento significativo da frota de veículos

Divulgação

pavimentação da Alemoa”.O prefeito disse também que

já foi liberado pela Secretaria de Desenvolvimento urbano – SEDu

um valor de R$ 3 milhões, que serão usados na pavimentação das ruas da cidade. “Nossas ruas são muito ruins para o trá-

fego, além disso, Mas não é só Siqueira

Campos que teve um aumento grande da frota. Em Telêmaco

Borba, no ano de 2007, havia nas ruas 21.589 veículos. Em 2013 esse número subiu para 33.059.

Braz Rizzi avalia seus quatro primeiros meses de governo

De ArapotiAssessoria

Pouco mais de 120 dias se passaram desde que Braz Rizzi assumiu a prefeitura de Arapoti. Analisando os acontecidos, ele aponta os principais fatos até agora.

“Encontramos uma prefeitura com muitos problemas, grandes dívidas. Sabíamos que o traba-lho não seria fácil, como não está sendo. Mas temos força de vontade e vamos conseguir por a casa em ordem”, afirma. Ele lembra que um dos principais compromissos de campanha era a melhoria na saúde municipal, e que já foram feitos grandes avanços. “Já temos nove médicos a mais no nosso

quadro, praticamente o dobro do que tínhamos no início, e com o mesmo custo de antes. O posto de saúde do Humaitá hoje conta com atendimento agendado. Com-pramos uma van zero quilômetros, que deve ser entregue nos próxi-mos dias, para fazer o transporte de pacientes que precisam ir para outras cidades e estamos lutando junto ao Governo estadual para reabrirmos o centro obstétrico e a sala de raio-x do Hospital 18 de Dezembro”. Ainda na saúde, o prefeito comenta que agora há atendimento regular nas zonas rurais, como Cerrado das Cinzas, Boa Vista, Roncador, Caratuva e Capão Bonito

Na educação Braz lembra que

já está em fase de implementa-ção a construção da nova escola do Jardim Aratinga. “O terreno é bem grande, poderemos cons-truir dois blocos para que tanto a escola estadual quanto a munici-pal possam trabalhar em prédios novos, com estrutura adequada para nossas crianças e jovens”. Com relação aos jovens, foi ini-ciado em Arapoti o Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo capacitar jovens da cidade para trabalharem nas indústrias da cidade. “A partir do ano que vem pretendemos incluir no Programa a capacitação para trabalho no comércio também, incluindo aí jovens a partir dos 14 anos de idade”, complementa o prefeito.

Um dos principais compromissos de campanha era a melhoria na saúde municipal

Divulgação

Concluído curso de Auto Maquiagem em Ribeirão Claro

De Ribeirão ClaroAssessoria

A prefeitura de Ribeirão Claro concluiu na última semana, o curso de Auto Maquiagem promovido pela Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A capacitação contou com a participação de 20 alunos e aconteceu entre os dias 22 e 30

de abril.Durante as 21 horas de o

curso, os alunos aprenderam téc-nicas de maquiagem para várias situações e avaliar a melhor com-binação de acordo com o biótipo e evento. As aulas aconteceram no CRAS durante o período noturno para atender também alunos que trabalham ou estudam durante o dia.

Segundo a secretária de

Assistência Social, Regina Mar-gareth, o curso teve como objetivo desenvolver técnicas de maquia-gem de acordo com o seu tipo físico e a ocasião, valorizando os pontos fortes da fisionomia.

Para o prefeito Geraldo Mau-rício Araújo (PV), a realização de cursos de capacitação é impor-tante para a geração de emprego e renda, além de valorizar os moradores de Ribeirão Claro.

durante as 21 horas de o curso, os alunos aprenderam técnicas de maquiagem para várias situações

Divulgação

Page 6: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7586 esPOrTes

São Paulo participará de torneio na Europa com Bayern, City e Milan

Competição internacional, disputada na Alemanha, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, faz parte da pré-temporada europeia

De São PauloGlobo Esporte

O São Paulo vai participar de um torneio amistoso internacional, o Audi Cup 2013, na Alemanha, com Milan, Manchester City, e o anfitrião Bayern de Munique, entre os dias 31 de julho e 1º de agosto, na Allianz Arena.

Realizada a cada dois anos, a competição, que está em sua terceira edição, terá um brasi-leiro pela segunda vez. Em 2011, o Internacional foi eliminado na semifinal, ao ser derrotado pelo Barcelona, campeão naquela opor-tunidade, ao vencer o Bayern na final, por 2 a 0. Em 2009, o Boca Juniors participou, e também foi eliminado na semi.

Neste ano, o Tricolor, represen-

tante sul-americano, ganhou desta-que no site oficial do clube alemão por suas conquistas nacionais e internacionais. Além dos títulos, dois jogadores foram enaltecidos: o meia Paulo Henrique Ganso, e o zagueiro Lúcio, que passou pelo clube alemão.

Matthias Sammer, conselheiro do Bayern de Munique, valoriza o torneio, que serve de prepara-ção para as equipes que estarão durante a pré-temporada.

- Milan, Manchester City, São Paulo, são adversários fortes, que trabalham forte durante a pré-tem-porada. O Pep Guardiola, técnico do Bayern, terá a possibilidade de avaliar o time, uma semana antes do início da Bundesliga, com início no dia 7 de agosto - disse Sammer, ao site oficial do clube. allianz arena receberá o são paulo

Divulgação

River mostra interesse em Valdivia, e Palmeiras admite

negociar o meiaPresidente Paulo Nobre vai se reunir com investidor

que tem parte dos direitos do Mago para discutir assunto. Jogador continua machucado

De São PauloGlobo Esporte

O meia Valdivia, do Palmei-ras, não atua desde o dia 14 de março, quando sofreu lesão na coxa esquerda durante vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP, pela fase de classificação do Campeo-nato Paulista. Mesmo sem atuar, no entanto, o Mago voltou a ser assunto no Palmeiras. Isso porque o clube recebeu uma nova sonda-gem do River Plate pelo chileno, de 30 anos.

Questionado sobre o assunto, o presidente alviverde, Paulo Nobre, admitiu que pode negociar o meia.

- O Valdivia é um grande jogador, conta com toda a nossa confiança, mas o Palmeiras está

aberto a ouvir propostas. Nenhum jogador do clube é inegociável - afirmou.

Os direitos econômicos de Val-divia estão divididos da seguinte maneira: 64% do Verdão e 36% do empresário Osório Furlan, que ajudou o clube a contratar o jogador, por € 6 milhões (R$ 15,8 milhões no câmbio atual), em 2010.

Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o investidor confirmou que discutirá o assunto com Paulo Nobre.

- Acredito que amanhã vamos sentar e conversar sobre o Valdi-via. O River Plate quer o jogador, mas ainda não foi feita nenhuma proposta. É preciso conversar sobre o estado físico do atleta, que não atua há 60 dias. Antes de o clube argentino se manifes-

tar, é preciso que se saiba em quanto tempo o Valdivia estará em campo - afirmou Furlan.

Os cartolas alviverdes não confirmam oficialmente, mas a saída de Valdivia é vista com bons olhos. Isso porque o atleta tem um dos maiores salários do elenco e joga muito pouco: ele atuou em apenas nove das 26 partidas da equipe na tempo-rada. Desde que foi recontratado, o Verdão atuou em 199 jogos. Valdivia esteve presente em 91 deles.

Desses, somente em 34 Val-divia jogou 90 minutos. Em 37 duelos, foi substituído. Em outros 17, entrou no segundo tempo. No total, marcou dez gols, levou 26 cartões amarelos e foi expulso em três ocasiões.

Valdivia, durante treino do palmeiras: na mira do river plate

Marcos Ribolli

Page 7: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7587POlICIAl

CORNÉLIO PROCóPIOAbORDAGEM A SUSPEITO

Às 09h20m da manhã de segunda-feira (06) equipe PM que realizava patrulhamento pela PR-092 no intuito de captu-rar o autor de um roubo a deter-minada relojoaria da cidade de Cornélio Procópio deparou com um veículo Audi, cujo condutor ao avistar a viatura empreen-deu fuga em alta velocidade até estacionar em um Sítio no Município de Leópolis. Entre-tanto, foi verificado que o con-dutor do veículo havia fugido da viatura por se encontrar dirigindo com a CNH cassada. Logo, foram tomadas as devi-das medidas administrativas (retenção da CNH e autuações pertinentes) em relação ao con-dutor .OBS: O veículo neces-sitou ser guinchado devido as avarias sofridas durante a fuga pela estrada rural.

ROUbO A ESTAbELECI-MENTO COMERCIAL

Por volta de 08h20m da manhã de terça-feira deu-se início por parte das viaturas PMs a uma perseguição contra o autor de um roubo a determinada relo-joaria localizada na Avenida xV de Novembro, área central de Cornélio Procópio. Segundo informações, o meliante aguar-dou uma funcionária abrir a loja, e em seguida armado de um revólver deu-lhe voz de assalto, e passou a subtrair mais de 160 peças de anéis, aparadores, e jóias afins. Que em seguida o assaltante tran-cou a funcionária no banheiro e empreendeu fuga com os bens furtados. Diante do exposto, diligências estão sendo empre-endidas no intuito de prender o meliante, bem como, de reaver as jóias.

ANDIRÁPosse irregular de arma de fogoás 18h20 equipe PM da ROTAM conseguiu realizar a apreensão de uma pistola cali-bre 32 municiada com cinco cartuchos intactos em seu car-regador, além de 08 cartuchos de calibre 20; de 01 “taser” (aparelho de choque), e de um pequeno tablete de maconha pesando 0.0040 quilogramas.

A apreensão dos itens ilícitos se deu durante uma abordagem preventiva a um bar localizado na Rua José Bonifácio, Vila Industrial; local esse inclusive, já denunciado como sendo um estabelecimento onde se rea-liza a venda de substâncias entorpecentes. Tanto a arma como os demais ilícitos foram localizados ou no interior do bar, ou então, na casa do dono do bar. A própria esposa do proprietário acabou por confes-sar que a arma, a munição, e a droga pertenciam ao marido, por alcunha “Galo Cego”, 35 anos.Após a rápida e eficaz atua-ção policial, o casal seguiu encaminhado junto aos ilícitos apreendidos para lavratura de flagrante delito.

VEÍCULO RECUPERADOÀs 11h45m de terça-feira equipe PM realizava patrulhamento pela Rua São Paulo, momento em que ocorreu a abordagem a uma motocicleta cujo condutor, um rapaz de 21 anos denotava atitude suspeita. Por ocasião da abordagem restou compro-vado que a motocicleta Honda CG Titan 125 (vermelha) se encontrava com o número de chassi suprimido, além do que, estava com a placa adulterada (pertencente a uma Honda Biz). Diante do fato, condutor e veículo seguiram encaminha-dos para as devidas medidas legais cabíveis.

bANDEIRANTESFURTO E RECEPTAÇÃO

Através de diligência, por volta de 16h50, equipe PM con-seguiu efetuar a apreensão de dois adolescentes, sendo um o autor de furto a apare-lho celular, e o outro, autor de receptação do respectivo celular. Primeiramente se deu a apreensão do autor do furto, quando o mesmo tentou fugir da viatura PM na Rua São Paulo, área central. Por fim, o jovem infrator acabou por declinar que havia trocado o celular furtado por 03 pedras de crack junto a outro adoles-cente, residente na Vila São Pedro, o qual por sua vez, também seguiu apreendido junto ao telefone recuperado.

PM de Jacarezinho retira mais quatro traficantes

de circulaçãoDe Jacarezinhobetty Gois

No domingo (05) por volta de 15h30 policiais militares pren-deram Luiz Eduardo de Oliveira, vulgo “João Porco” de 19 anos, acusado do crime de tráfico de drogas, na Rua Santa Catarina, Vila São Pedro.

“João Porco” já era conhe-cido no meio policial, em virtude das denúncias anônimas sobre o envolvimento dele com o narcotrá-fico. Com ele os PMs apreenderam 25 pedras de “crack”, uma porção de maconha e R$30,00. “João Porco” foi encaminhado à Delega-cia de Polícia de Jacarezinho.

Por volta das 18h00 ainda de domingo, os PMs da ROTAM rece-beram uma denúncia anônima que Moises Nogueira, vulgo “Chicão” de 22 anos, também conhecido no meio policial pela suspeição

de envolvimento com o tráfico de drogas, estaria no Terminal Rodo-viário, na Av. Brasil, embarcando para Londrina, onde compraria drogas para revender em Jacare-zinho.

“Chicão” foi surpreendido pela equipe policial e abordado. Com ele os PMs encontraram uma porção de maconha e dinheiro. “Chicão” ainda estava com man-dado de prisão em aberto. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia local.

Por volta das 16h45 de sex-ta-feira (03), Policiais Militares da Rádio Patrulha realizaram a prisão de dois indivíduos por tráfico de drogas, na Rua Rio Grande, Vila Silas. Com eles os PMs apreende-ram dinheiro e algumas pedras de “crack”.

As informações são do Setor de Comunicação Social do 2º BPM. drogas foram apreendidas no domingo em jacarezinho

Divulgação

PM acaba com “boca de fumo” em Cornélio Procópio

De Cornélio Procópiobetty Gois

No domingo (05) por volta de 03h40 a equipe da PM da sede do 18º BPM de Cornélio Procópio através de serviço de informação e monitoramento localizou um grupo de traficantes de drogas que tinha como ponto de venda duas casas vizinhas localizadas na Rua Plácido de Moraes no Conjunto Florêncio Rebolho.

Oito pessoas foram condu-zidas para a 11ª SDP, entre trafi-cantes e usuários. Foram quatro mulheres com idades de 24, 36, 23, e 22 anos, além de quatro homens com idades de 22, 24, 18, e 16 anos.

De acordo com informações da seção de Comunicação Social do 18º BPM de Cornélio Procópio as pessoas se movimentavam de uma casa para outra, talvez no intuito de despistar qualquer

evidência de tráfico e venda de drogas, mas não trouxe sucesso para os acusados, pois a ação rápida e surpresa por parte dos militares possibilitou que fossem apreendidos os seguintes ilíci-tos no interior das residências um taser (aparelho de choque), uma faca, uma balança digital; 152 munições intactas de pistola calibre 380; 27 pedras de crack já embrulhadas; diversos table-tes pequenos de maconha tota-lizando 236 gramas, uma touca “ninja” (geralmente utilizada para cometimento de roubos), além de vários aparelhos celulares, câme-ras portáteis, notebooks e tantos outros aparelhos eletroeletrônicos provavelmente utilizados como objetos de trocas com drogas.

Por fim, todos os oito suspei-tos seguiram encaminhados para acareação e demais procedimen-tos legais pertinentes a cada qual individualmente.

os objetos foram apreendidos com oito pessoas após ação da pM

Divulgação

PM recupera moto furtada e prende

suspeito em Andirá

De Andirábetty Gois

Na segunda-feira (06) às 11h45 a equipe PM de Andirá, cidade pertencente ao raio de ação da 2ª Cia do 18º BPM, recu-perou uma moto Honda CG Titan 125 (vermelha), que havia sido furtada uma semana antes em Bandeirantes.

A viatura policial realizava patrulhamento pela Rua São Paulo, no centro e abordou a

moto que era conduzida por um rapaz de 21 anos, que já possuia outras passagens pela polícia.

O número de chassi da moto estava suprimido e a placa adul-terada (pertencente a uma Honda Biz). Diante do fato, o acusado seguiu encaminhado para lavra-tura de flagrante delito, junto ao veículo, que após ser periciado restituído ao proprietário.

As informações são da seção de Comunicação Social do 18º BPM.

Moto foi recuperada uma semana após ter sido furtada

Divulgação

ROTAM apreende arma e droga em AndiráDe Andirábetty Gois

Na segunda-feira (06) às 18h20 equipe PM da ROTAM da cidade de Andirá, campo de atuação da 2ª Cia do 18º BPM, apreendeu uma pistola calibre 32 municiada com cinco cartu-chos intactos em seu carrega-dor, oito cartuchos de calibre 20, um “taser” (aparelho de choque), e um pequeno tablete de maconha pesando 0.0040 quilogramas.

A arma e a droga foram apreendidas durante aborda-gem preventiva a um bar loca-lizado na Rua José Bonifácio

na Vila Industrial, que já havia sido denunciado pela venda de substâncias entorpecentes no local.

Os objetos foram no interior do bar e na casa do dono do bar, próxima ao local. A esposa do proprietário confessou que a arma, a munição, e a droga per-tenciam ao marido, conhecido por “Galo Cego” de 35 anos.

Após a rápida e eficaz atu-ação policial, o casal seguiu encaminhado junto aos ilícitos apreendidos para lavratura de flagrante delito.

As informações são da seção de Comunicação Social do 18º BPM. arma, munição e droga foram apreendidos com dono de bar

Divulgação

Page 8: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 dE mAIo dE 2013 - EdIção 7588 gerAl

Richa reafirma compromisso de apoiar a inovação no Paraná

De CuritibaAssessoria

O governador Beto Richa reafirmou nesta terça-feira (07) o compromisso do Governo do Estado para fomentar ainda mais a cultura inovadora no Paraná. "Inovação é fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Estamos ampliando as parcerias e daremos ainda mais força a nossa Lei da Inova-ção", afirmou. Richa participou do lançamento do Instituto ACP Ino-vação, na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.

Ele lembrou que a Lei da Ino-vação do Paraná – regulamen-tada no início deste ano – trouxe ganhos significativos para o Estado, que era o único das regi-ões Sul e Sudeste que ainda não tinha aprovado uma lei desses parâmetros. “O Paraná só será desenvolvido com investimentos fortes em educação, ciência e ino-vação”, destacou o governador.

A Lei da Inovação cria bene-fícios e estabelece mecanismos de cooperação entre os setores público e privado e universidades para pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Entre as medidas está a participação téc-nica e econômica do Estado em projetos de empresas paranaen-ses, cuja atividade principal seja a inovação tecnológica. Para 2013, são R$ 30 milhões disponíveis para incentivos.

Richa disse que o Paraná está no caminho certo para se des-pontar no País como um estado inovador. Para isso, ressaltou a importância da parceria com o setor produtivo e entidades organizadas. Segundo ele, estas ações conjuntas são fundamen-tais para a eficiência da imple-

mentação da lei. "Precisamos ampliar as parcerias. A ACP dá mais uma demonstração de que está sintonizada com as neces-sidades da nossa sociedade ao apresentar este instituto".

“É fundamental inovar. Com apoio do governo estadual, enti-dades como a ACP nos auxiliam para dar ao Paraná uma condição de ambiente inovador. É isso o que queremos fortalecer”, disse o secretário de Estado da Ciên-cia, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.

ACP INOVAÇÃO – Composto por 30 membros (selecionados em cada setor: empresariado, acadê-mico e governo), o Instituto ACP Inovação vai funcionar como um fórum de transição de ideias. O objetivo é aproximar representan-tes das áreas de ensino e pesquisa com investidores interessados em apoiar novos projetos.

A primeira reunião do instituto deve acontecer em junho. "Aten-demos um chamamento do gover-nador, após a regulamentação da Lei da Inovação, para um esforço conjunto no sentido de promover a inclusão do estado nessa cul-tura inovadora", declarou Edson Ramon, presidente da ACP.

uma das atividades previs-tas é o financiamento, por meio de bolsas de incentivo, de estu-dos para o desenvolvimento de tecnologias ou ideias inovado-ras. “A carência maior na inova-ção hoje é falta da aproximação das universidades, cientistas e representantes do comércio. Queremos gerar valor aos pro-dutos inovadores. Esta é uma das nossas missões, aproximar as entidades interessadas”, destacou Eduardo Aichinger, coordenador do Instituto ACP Inovação.

Governador Beto richa, participa do lançamento do instituto acp inovação, na associação comercial do paraná

LEI DA INOVAÇÃO – A Lei da Inovação paranaense foi regula-mentada no dia 28 de fevereiro. Desde então, criou-se um sis-tema integrado por empresas e instituições públicas e privadas com atuação na área de pes-quisa, desenvolvimento e inova-ção. Entre as entidades estão o Tecpar, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Fundação Araucária e as incubadoras tec-nológicas existentes no Estado.

A legislação prevê a parti-cipação do Estado em fundos de investimentos de empresas paranaenses cuja atividade principal seja a inovação tecno-lógica. Projetos aprovados pelo governo, por meio do Tecpar, podem ser beneficiados com subvenção econômica, financia-mento ou participação societária do governo. A lei também per-mite a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento

de projetos inovadores. “A lei é um instrumento, mas

existem várias outras ações e atitudes tomadas, como esse diálogo permanente com as sociedades organizadas e o setor acadêmico, para ampliar a arrecadação de recursos e aumentar os incentivos para a inovação”, avalia Alípio Leal.

FuTuRO - Antes da sole-nidade de lançamento do Ins-titudo ACP Informação, houve

no mesmo local uma reunião do Fórum Permanente de Desen-volvimento. O secretário Alípio Leal apresentou propostas ao governo estadual para agre-gar ideias à implementação da inovação no Paraná. O grupo – composto por 17 representações – pretende apresentar ao gover-nador algumas medidas a serem tomadas em 2014, que conside-ram como o ano da inovação no Estado.

Divulgação

Page 9: Correio Notícias - Edição 758

quarta-feira, 08 de maio de 2013 - edição 758B1paraná

Mais de 900 policiais militares vão reforçar a segurança no Atletiba

Paraná Aen

O esquema de segurança para o jogo entre Atlético e Coritiba, no próximo domingo (05), primeira par-tida da final do Campeonato Para-naense, terá mais de 900 policiais militares. Serão 600 policiais em Curitiba - 300 dentro do estádio e nas imediações e 300 em outros pontos da cidade. O restante do efetivo estará de prontidão da Região Metropolitana.

O esquema de segurança foi definido em reunião realizada pela Polícia Militar do Paraná. O jogo acontece às 15h30, no Estádio Erton Coelho de Queiroz - Vila Olímpica, no bairro Boqueirão.

“Como o jogo passado foi no mesmo local e tudo ocorreu com normalidade, nós iremos adotar o mesmo esquema de segurança. O nosso foco é a proteção do cidadão para que ele possa assistir ao jogo com tranquilidade e consiga voltar para a casa sem problemas, inde-pendente de ser de uma torcida organizada ou não”, afirma o major Dorian Cavalheiro, chefe de Plane-jamento do 1º Comando Regional da Polícia Militar.

O efetivo atuará em 18 pontos de bloqueio nas proximidades do estádio, nas áreas interna e externa, no policiamento em pontos estratégicos da cidade e na fiscali-zação de terminais, estações-tubo e em outros locais com aglomeração de pessoas. O esquema de segu-rança foi montado pelo 1º Comando Regional da PM e será executado pelo 13° Batalhão da Polícia Militar.

Segundo o delegado respon-

sável pela Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), Clóvis Galvão, a Polícia Civil estará presente, assim como o Ministério Público, por meio do Jui-zado Especial Criminal. “Todo delito que acontecer no estádio ou nas imediações será apurado na hora”, explica.

Os policiais militares come-çam o esquema de segurança às 12h de domingo. A Operação será apoiada pela Guarda Municipal, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada, Batalhão de Polí-cia de Trânsito (BPTran) e Grupa-mento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), além de alunos da Escola de Oficiais e policiais que atuam nos setores administrativos da Polí-cia Militar.

O QUE PODE – Segundo o major Cavalheiro, será permitido aos torcedores dos dois times irem uniformizados ao estádio. Por ser o mandante da partida, o Atlético poderá usar bateria e bandeiras. Só terão acesso ao perímetro de isola-mento os moradores da área e os torcedores.

Materiais cortantes, garrafas e produtos explosivos estão proibi-dos. As torcidas serão escoltadas na ida e na volta do estádio. A tor-cida do Coxa será escoltada às 13h e a do Atlético às 13h30.

“Faremos todos o possível para que seja mais um Atletiba da paz e que na segunda-feira as manche-tes sejam somente sobre o futebol e nada de violência. A torcida orga-nizada trabalha em conjunto com a PM para que haja um trabalho de equipe e para que possamos

evitar qualquer tipo de tumulto entre torcidas”, afirma Reimackler Alan Graboski, integrante da torcida organizada Império Alviverde.

De acordo com o major Cava-lheiro, o contato com as torcidas tem contribuído para reduzir o número de ocorrências.

O serviço de inteligência também tem monitorado as redes sociais para evitar confrontos antes dos jogos. “Este trabalho é contínuo e independe de haver jogo ou não”, ressalta ele.

Quanto o acesso ao estádio, a PM recomenda que a torcida do Coritiba utilize a Rua Maestro Carlos Frank, virando na Rua Janu-ário Alves de Souza. Já a torcida

do Atlético deve seguir pela Rua Pastor Antonio Polito.

Perímetros de isolamento:EXTERNOBloqueios de trânsito e orienta-

ção quanto à proibição da entrada no perímetro interno de pessoas sem ingresso/voucher. Permitida passagem somente de pessoas residentes no local.

1. Rua Ten.-Cel. Viligran Cabrita X Rua Pastor Antonio Polito;

2. Rua Ten.-Cel. Viligran Cabrita X Rua Paulo Arendarchuk;

3. Rua Ten.-Cel. Viligran Cabrita X Rua Padre Simão Kalinowiski;

4. Rua Ten.-Cel. Viligran Cabrita X Rua Padre Estanislau Trzebia-towski;

5. Rua Maestro Carlos Frank X Rua Dr. Heleno Da Silveira;

6. Rua Maestro Carlos Frank X Rua Januário Alves de Souza;

7. Av. Mal. Floriano Peixoto X Rua Padre Estanislau Trzebia-towski;

8. Av. Mal. Floriano Peixoto X Rua Pastor Antonio Polito;

9. Rua Rev. Augusto Paes de Ávila X Rua Irineu Prevedello Tedesco;

10. Rua Rev. Augusto Paes de Ávila X Rua Januário Alves de Souza;

11. Rua Rev. Augusto Paes de Ávila X Rua Angelina Legat Pasini

INTERNOExigência do ingresso ou vou-

cher para acesso. Permitida entrada somente de pessoas residentes no local, mediante comprovação.

1. Rua Januário Alves de Souza X Rua Pastor Antonio Polito;

2. Rua Angelina Legat Pasini X Rua Pastor Antonio Polito;

3. Rua Paulo Arendarchuk X Rua Angelina Legat Pasini;

4. Rua Padre Simão Kalinowiski X Rua Angelina Legat Pasini;

5. Rua Padre Estanislau Trze-biatowski X Rua Angelina Legat Pasini;

6. Rua Dr. Heleno Da Silveira X Rua Padre Estanislau Trzebia-towski;

7. Rua Januário Alves de Souza X Rua Padre Estanislau Trzebi

O esquema de segurança para o jogo entre Atlético e Coritiba, no próximo domingo (05), primeira partida da final do Campeonato

Paranaense, terá mais de 900 policiais militares

O esquema de segurança para o jogo entre Atlético e Coritiba, no próximo domingo (05), primeira partida da final do Campeonato Paranaense, terá mais de 900 policiais militares

Divulgação

Richa autoriza mais R$ 30 milhões para reparos em escolas do Paraná

ParanáAen

O governador Beto Richa auto-rizou a licitação de R$ 30 milhões para contratar empresas que farão reparos em escolas estaduais do Paraná, dentro da política do governo de descentralizar recursos. O investimento beneficiará cerca de 2 mil estabelecimentos de ensino em 390 municípios, principalmente quando ocorrem emergências. Além desses recursos, o Governo do Estado, mantém outro pro-grama, que destinará R$ 150 mil a 500 escolas, para pequenas refor-mas ou melhorias na infraestrutura.

Os R$ 30 milhões servirão para contratar empresas, que ficarão disponíveis para atender emergên-cias, como destelhamento, queda de muro ou outro imprevisto que ocorra na estrutura dos estabeleci-mentos. A licitação, na modalidade ata de registro de preço, será feita em lotes e os núcleos regionais da Secretaria de Estado da Educação indicarão as escolas que precisam de reparos. Dessa forma, a Secre-taria dará mais rapidez à contrata-ção de serviços de engenharia.

Os pacotes de investimen-tos são destinados aos núcleos de acordo com a necessidade de cada região. Atualmente 55 esco-las estão em obras com recursos da ata de reparos totalizando um investimento superior a R$ 5,5 milhões.

No Colégio Estadual Odete Borges Botelho, em Pitangueiras, próximo a Londrina, no Norte do

Estado, foi trocada toda a cober-tura. “Foi bem rápido. Essa forma (ata de registro) agilizou tudo”, disse a diretora Ana Cristina de Almeida Lomeo. Em Cambé, na mesma região, os recursos agili-zaram a construção do muro no Colégio Estadual Manoel Bandeira e também reparos nas paredes do Colégio Estadual Olavo Bilac.

COMUNIDADE – Na quin-ta-feira (2), o governador Beto Richa garantiu investimentos para reparos em escolas estaduais de quatro municípios da região Norte, que, juntas, atendem 2.228 alunos. Cada escola receberá R$ 150 mil para aplicar em projetos definidos pela própria comunidade escolar.

O Governo do Estado está des-centralizando a aplicação de recur-sos para melhoria da infraestrutura da rede estadual de ensino. Neste ano, 500 colégios vão repartir R$ 75 milhões. “É o maior volume de recursos aplicados nesta moda-lidade na história do Estado. É justo que as pessoas que vivem a realidade da escola, professores e pais de alunos, decidirem onde o recurso será melhor utilizado”, explicou Richa. No ano passado, cerca de 170 escolas receberam repasses por esta modalidade.

CONSTRUÇÃO - Neste ano, o governo estadual investirá R$ 500 milhões em construções, reformas, ampliações de escolas e implan-tações de quadras poliesportivas, em todo o Paraná. Serão constru-ídas 70 novas escolas, sendo que metade deste pacote já está em obras e, as demais, com recursos

assegurados e com as licitações em andamento. Entre 2011 e 2012 foram entregues 24 unidades novas.

Além da construção das 70 uni-dades, o governo estadual conta com um programa para a reforma de 1,8 mil, desde pequenos repa-ros até grandes revitalizações, com investimento de R$ 620 milhões.

VALORIZAÇÃO - O Governo do Estado realiza outros investimentos na melhoria do sistema estadual de ensino e valorização do profissio-nal da educação. Em dois anos, o governador Beto Richa autorizou aumento salarial de 34,85% para professores e pedagogos. O salá-rio de ingresso do professor, com jornada de 40 horas semanal, é

33% maior do que o piso nacional. Também foram contratados 17.267 mil profissionais concursados e outro concurso foi aberto neste ano para selecionar 13.771 professores e pedagogos, somando mais de 30 mil novos profissionais no quadro próprio do Estado.

O governo ainda pagou pro-gressões e deu promoções que

estavam atrasadas aos profissio-nais da educação. Mais de dois mil professores estaduais foram liberados para fazer cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado. Foram adquiridos 32 mil tablets para os professores. Cerca de 350 mil alunos da rede estadual têm contraturno, com ensino em tempo integral.

Divulgação

Page 10: Correio Notícias - Edição 758

QUARTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2013 - EDIÇÃO 758B2 entreteniMentO

Famosos saúde e Beleza

20 mitos e verdades sobre a saúde

reuniunimos algumas das dúvidas mais freqüentes sobre alimentação, e para acabar de vez com elas, pedimos ajuda a alguns dos

melhores especialistas no assunto

20 mitos e verdades

-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2013 - EDIÇÃO 758

saúde e Beleza

Anamara assina contrato para ser capa de junho da

revista "Sexy"

Famosos Pop

Depois de muitos rumores de que estaria negociando um segundo ensaio nu, Anamara fi nalmente bateu o martelo. Ao contrário do que estava sendo especulado, a ex-BBB vai ser capa do mês de junho da revista "Sexy".

"Muito se especula sobre o cachê do nu. Às vezes divulgam valores muito além do que foi realmente acertado. Outras vezes esses valores são bem menores. A negociação com meu empresário já acontecia desde quando eu ainda estava no confi namento", contou Maroca ao site Ego.

A gata explicou que a decisão de tirar a roupa não é para ganhar mais visibilidade. "Isto a exposição no `BBB` já faz por si mesmo. Penso literal-mente no dinheiro e conseguimos chegar a um valor desejado", explicou.

As fotos estão previstas para acontecer em Paraty, litoral do Rio de Janeiro. "Sou uma mulher apimentada e o tema será inspirado na mulher brasileira e suas peculiaridades. O ensaio fi cará incrível. Me sinto mais solta do que na primeira vez que posei. Acho que já tenho bastante intimidade com as lentes."

Divulgação

Spider é multado pelo UFC após faltar a evento promocional

Famosos Pop

Nem mesmo Anderson Silva está imune a punições do UFC - o cam-peão dos pesos-médios da entidade tinha programado um giro de entre-vistas com veículos norte-americanos na Califórnia, mas não compareceu, segundo o jornal "USA Today". "Nós tínhamos todo um dia planejado com a mídia em Los Angeles e ele decidiu apenas que não iria, então ele está sendo multado em 50 mil dólares (cerca de R$ 100 mil), explicou Dana White ao diário.

O evento havia sido marcado para coincidir com o início da venda de ingressos para o UFC 162, que tem o duelo entre Spider e Chris Weidman como luta principal, em Las Vegas. "Ele não gosta de falar com a imprensa, mas isso é parte de sua obrigação contratual. Todos querem dinheiro, mais dinheiro, mais dinheiro, mas ninguém quer vender suas lutas ou falar com a imprensa. Mas é parte do trabalho, gostando ou não", acrescentou White.

Divulgação

1. Suco de beterraba acaba com anemia?

Não. Uma xícara de beterraba ralada possui, pasme, apenas 0,8 miligrama de ferro. “A criança anêmica tem que consumir todo santo dia 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses”, explica o pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Já um bife pequeno de fígado tem, em média, 8,5 miligra-mas desse nutriente.

2. Posso colocar todos os dias um bolinho desses comprados prontos na lancheira do meu fi lho?

Se for sem recheio nem cober-tura, vá em frente. “Eles são ótimas fontes de carboidratos”, afi rma a nutricionista Priscila Maximino, da Nutrociência, em São Paulo. Mas, se pertencer à categoria dos recheados, a coisa muda de fi gura. Para obter a consistência cremosa, os recheios são produzidos com gordura hidrogenada, verdadeiro veneno.

Em altas quantidades, leva à obesidade e ao aumento do coles-terol (sim, criança também pode acumular essa substância nas artérias). Para variar, experimente substituir os bolos por bolachas sal-gadas ou um sanduíche.

3. Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?

“De jeito nenhum. Por uma questão de segurança, espere que complete 2 anos”, orienta Priscila Maximino. Os principais riscos são a intoxicação alimentar e as aler-gias. É bem verdade que cozinhar

ou assar esse tipo de alimento diminui o perigo, mas, como seguro morreu de velho, é melhor evitar.

4. Café faz mal para os baixi-nhos?

A bebida não é das mais indica-das, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. “Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém”, afi rma Ary Lopes, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho mistu-rado com o leite. Se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. “A quantidade de cafeína presente em um copo de café com leite é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo”, esclarece o nutró-logo e pediatra Mauro Fisberg, da Universidade São Marcos, em São Paulo.

5. O leite de soja pode substituir o de vaca?

“Sim, se o problema for intole-rância à lactose”, explica Renata Cocco, pediatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Se não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.”

É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar rea-ções como urticária. Por isso, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele pode pode recomendar o tipo de leite mais adequado para a sua criança.

6. Meu fi lho adora peixe cru. Tudo bem?

Acima de 2 anos, tudo bem. “Para não arriscar, só vá a restau-

rantes impecáveis no que se refere à higiene”, recomenda Ary Lopes. Caso a preferência recaia sobre o salmão — que andou na berlinda como agente da difi lobotríase (doença que provoca dor abdomi-nal, náuseas e vômitos) —, cheque se foi previamente congelado a 21 graus e se o estabelecimento tem o certifi cado sanitário, que garante a procedência e a qualidade do pes-cado.

7. Alimentos com corantes causam alergia?

A resposta é não para a grande maioria dos baixinhos. Além dos corantes, os espessantes e os conservantes, encontrados nos produtos industrializados, também são mal-afamados. “Mas testes comprovam que apenas 5% dessas substâncias estão relacionadas a crises alérgicas”, revela a pediatra Renata Cocco. “Já os alérgicos ao ácido acetilsalicílico, componente da aspirina, precisam tomar cui-dado, porque tendem a apresentar reações aditivos alimentares.”

8. A carne vermelha é essencial para a criança crescer saudável?

“Sim, ela é uma importante fonte de proteínas, gordura, ferro e zinco”, confi rma a médica Roseli Sarni, presidente do departamento científi co de nutrologia da Socie-dade Brasileira de Pediatria. Contra anemia, ela é imbatível. Está lotada do chamado ferro-heme, ou ferro orgânico, que é muito mais bem aproveitado pelo corpo do que o mineral presente nos vegetais. Segundo a especialista, a anemia afeta mais de 40% das crianças

em idade pré-escolar no Brasil. Por isso a carne vermelha deve ser consumida ao menos três vezes por semana, de preferência acom-panhado de uma fonte de vitamina C, como a laranja, para aumen-tar a absorção do ferro. O frango e o peixe são bons substitutos, mas, fi que sabendo, não contêm a mesma concentração do tal ferro-heme.

9. Refrigerante diet e gulo-seimas adoçadas artifi cialmente devem ser evitados?

"Não há nenhum componente nesses produtos que seja compro-vadamente nocivo à saúde”, afi rma a pediatra Renata Cocco. Nenhum estudo concluiu, por exemplo, que aspartame faça mal ao organismo dos pequenos.“Mas, por serem arti-fi ciais, recomendamos que esses alimentos sejam consumidos só quando realmente há necessidade", explica a pediatra.

10. Gemada é capaz de dar pique?

Ela foi a queridinha das mães zelosas até alguns anos atrás. Não é mais, até porque nem mesmo os especialistas a recomendam. “O ovo cru pode estar contaminado com salmonela”, adverte a nutricionista infantil Suzy Graff, de São Paulo. “A bactéria pode provocar diarréia, vômito ou até levar à morte.” Infe-lizmente, ovos de diversas marcas podem estar contaminados por causa de higiene e refrigeração defi cientes. Como é quase impos-sível saber quais têm condições de consumo, o mais seguro é fritá-los ou, melhor ainda, cozinhá-los.

Page 11: Correio Notícias - Edição 758

quarta-feira, 08 de maio de 2013 - edição 758B3editais

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

PLANO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS

O Prefeito do Município de Siqueira Campos, FABIANO LOPES BUENO, no uso de suas atribuições legais,

torna público que fará realizar e convoca a comunidade em geral para participar da Audiência Pública para apresentação

e aprovação de propostas relativas ao Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), a ser realizada no dia

13 de maio de 2013, às 14:00 horas, na sede da Associação Atlética Pindorama, localizada na Rua Marechal Deodoro –

Centro, Siqueira Campos – PR.

Siqueira Campos, 07 de maio de 2013.

FABIANO LOPES BUENO

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPIRAESTADO DO PARANÁ

CNPJ 75.969.881/0001-52Avenida Alexandre Leite dos Santos, 481 –

email: [email protected] Nº 030/2013 DE 03/05/2013

Convoca a IX Conferência Municipal de Assistência Social e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Japira-PR, em conjunto com a Presidente do Conselho Municipal de

Assistência Social, no uso de suas atribuições legais e, considerando a necessidade de avaliar e propor diretrizes para a

implementação da Política de Assistência Social no Município,

DECRETA:

Art. 1º Fica convocada a IX Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no dia 28 de maio de 2013, tendo

como tema central: “Gestão e Financiamento para a efetivação do SUAS”.

Art. 2º As despesas decorrentes da aplicação deste Decreto, correrão por conta de dotação própria do orçamento do

órgão gestor municipal de assistência social.

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal de Japira, aos três dias do mês de maio de dois mil e treze (03/05/2013).

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOS ESTADO DO PARANÁ

PORTARIA n.° 025/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso das atribuições que a Lei

lhe confere e com base no art. 93, inciso II, alínea “b” da Lei Orgânica Municipal

Resolve:

1º – Revogar a seguinte nomeação realizada na Portaria n. 014/2013: Marcelo Bernadelli RG 3.539.386-2/PR Chefe de

Agricultura

2° - Manter todos os demais termos Constantes da referida Portaria.

3º -Retroagir os efeitos desta Portaria a 1° de janeiro de 2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 23 de janeiro de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

PREFEITURA DE SIQUEIRA CAMPOSESTADO DO PARANÁ

PORTARIA n.° 018/2013

FABIANO LOPES BUENO, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso das atribuições

que a Lei lhe confere e com base no art. 93, inciso II, alínea “b” da Lei Orgânica Municipal

Resolve:

1º – Retificar a Portaria de n.º 07/2013 para nomear EQUIPE DE APOIO AO PREGOEIRO OFICIAL.

2° - Designar para exercer a função de equipe de apoio ao pregoeiro oficial a Comissão Permanente de Licita-

ção nomeada pela Portaria n.º 06/2013, com os seguintes servidores:

Nome RG

Ângela Costa dos Santos 8.556.468-4

Olívia Castro Lemos 8.171.938-7

Alcione Fernando Costa 6.837.215-1

3º - A Portaria de n.º 07/2013 fica ratificada nos demais termos não expressamente alterados por esse ato.

4° - Retroagir os efeitos desta Portaria a partir do dia 1º de janeiro de 2013.

Publique-se.

Siqueira Campos, 25 de janeiro de 2013.

Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

MUNICíPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

TERMO DE ADJUDICAÇÃO

O Pregoeiro Oficial do Município de São José da Boa Vista – Paraná, no uso de suas atribuições, comunica aos interessa-

dos e participantes do certame licitatório referente ao processo nº 23/2013 – PREGÃO PRESENCIAL Nº 17/2013, objeti-

vando a Aquisição de Gêneros Alimentícios da merenda escolar para o ano letivo de 2013, que adjudica como vencedoras

do certame as empresas: CASPROV & CIA LTDA, no valor total de R$ 34.393,61 (Trinta e quatro mil trezentos e noventa

e três reais e sessenta e um centavos), RONY FERREIRA MARTINS - ME, no valor total de R$ 29.537,20 (Vinte nove mil

quinhentos e trinta e sete reais e vinte centavos) e a Empresa S. T. DOS SANTOS & CIA LTDA – ME, no valor total de R$

55.590,45 (Cinquenta e cinco mil quinhentos e noventa reais e quarenta e cinco centavos).

São José da Boa Vista, 07 de maio de 2013.

Willys Manoel Barbosa

Pregoeiro Oficial

MUNICíPIO DE SÃO JOSE DA BOA VISTAESTADO DO PARANA

EXTRATO PARA PUBLICAÇÃO DE RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇAO

REF. PROCESSO-AUTOS 27/2013

Objeto: Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural, para atender o

Programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), para as Escolas Municipais e Centro Municipal de

Educação Infantil.

A Comissão de Licitações da Prefeitura de São José da Boa Vista PR; para fins do disposto na Lei nº. 11.947/2009

e Resolução/FNDE/CD nº. 038/2009, e na Lei de Licitações, torna Publico que o Exmo. Sr.Prefeito Municipal Pe-

dro Sérgio Kronéis, proferiu decisão no processo em destaque supra, Ratificando a Dispensa de Licitação, para a

Contratação junto a José Roberto Kochinski, que indicou o valor total de R$ 6.103,00 (Seis mil cento e três reais),

Roberto Barbosa, que indicou o valor total de R$ 2.889,20 (Dois mil oitocentos e oitenta e nove reais e vinte centa-

vos) e Luis Antônio Antunes, que indicou o valor total de R$ 7.039,80 (Sete mil trinta e nove reais e oitenta centavos),

tudo conforme documentado nos autos.

SJBV, data 07 de maio de 2013.

DIRCINEI DE PAULO DIAS

PRESIDENTE DA COMISSAO DE LICITAÇÕES

PEDRO SÉRGIO KRONÉIS

PREFEITO MUNICIPAL

MUNICíPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

EDITAL DE HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

REF: PREGÃO PRESENCIAL 17/2013

O pregoeiro oficial, Willys Manoel Barbosa, comunica aos interessados no fornecimento do objeto do pregão

presencial nº 17/2013, que após a análise e verificação da documentação apresentada pela proponente, decidiu

habilitar e qualificar as seguintes proponentes, tornando-as vencedoras do certame.

Nº Proponente Itens Valor Total

01 CASPROV & CIA LTDA - ME

03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 16, 17, 23, 42,

43, 44, 45, 46, 47, 59, 61, 62, 64, 67, 70,

71, 72, 75, 77, 78 e 79

R$ 34.393,61

02 RONY FERREIRA MARTINS – ME.

02, 12, 13, 15, 18, 19, 24, 25, 26, 27, 28,

29, 30, 31, 32, 48, 49, 50, 51, 52, 58, 60,

63, 65, 68, 73 e 74

R$ 29.537,20

03 S. T. DOS SANTOS & CIA LTDA.

01, 10, 11, 14, 20, 21, 22, 33, 34, 35,

36, 37, 38, 39, 40, 41, 53, 54, 55, 56,

57, 66, 69 e 76

R$ 55.590,45

São José da Boa Vista-Pr, 07 de maio de 2013.

Willys Manoel Barbosa.

Pregoeiro Oficial

Page 12: Correio Notícias - Edição 758

quarta-feira, 08 de maio de 2013 - edição 758B4 editais

Classificados Vende-se sítio

Municipio de Siqueira Campos Pra 2 km da vila operária, casa de alvenaria, galpão com triturador, pastagens formada, tanques e várias nascentes de água, falar com Tião Mota, 43-9920-7582.

Tel: (43) 99742924

MUNICíPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

HOMOLOGAÇÃO

REF.: Pregão Presencial de nº 16/2013

OBJETO: “Contratação de Serviços Terceirizados para o transporte de alunos e professores da zona rural”

Face ao contido no Resultado do Processo, homologo o presente procedimento licitatório às proponentes, MARLENE

APARECIDA DE SOUZA MESQUITA, no valor total de R$ 69.184,00 (Sessenta e nove mil cento e oitenta e quatro

reais) e o Senhor DAYVYD JÚNIOR MARCONDES, no valor total de R$ 20.500,00 (Vinte mil e quinhentos reais).

São José da Boa Vista-Pr, em 06 de maio de 2013.

Pedro Sérgio Kronéis

Prefeito Municipal

MUNICíPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO Presencial N° 21/2013 – REGISTRO DE PREÇOS

O Município de São José da Boa Vista-PR torna público que fará realizar na sede da Prefeitura Municipal, processo

licitatório na modalidade Pregão Presencial que tem por objeto, “Registro de Preços para futura e eventual aquisição

de materiais elétricos para manutenção da iluminação pública e prédios públicos”. O recebimento dos envelopes se

dará no dia 21/05/2013, à partir das 09h00min e a abertura dos mesmos será realizada na mesma data, pontualmente

às 10h00min. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no Edifício da Prefeitura Municipal, no horário comercial,

pelo fone: (043) 3565-1252.

São José da Boa Vista, 07 de maio de 2013.

Willys Manoel Barbosa

Pregoeiro Oficial

MUNICíPIO DE SÃO JOSÉ DA BOA VISTAESTADO DO PARANÁ

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO Presencial N° 22/2013

O Município de São José da Boa Vista-PR torna público que fará realizar na sede da Prefeitura Municipal, processo li-

citatório na modalidade Pregão Presencial que tem por objeto, “Contratação de Mão de Obra especializada para manu-

tenção da iluminação da rede pública e dos prédios públicos”. O recebimento dos envelopes se dará no dia 24/05/2013,

à partir das 09h00min e a abertura dos mesmos será realizada na mesma data, pontualmente às 10h00min. Maiores es-

clarecimentos poderão ser obtidos no Edifício da Prefeitura Municipal, no horário comercial, pelo fone: (043) 3565-1252.

São José da Boa Vista, 07 de maio de 2013.

Willys Manoel Barbosa

Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1211/2013

Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial na importância de R$ 55.200,00 (Cinquenta e cinco mil e duzentos reais) e Revoga a Lei Municipal n.º 1190, de 25 de janeiro de 2013.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO

MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono a seguinte LEI: Art. 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município de Curiúva do Exercício de 2013, um

CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL, no valor de R$ 55.200,00 (Cinqüenta e cinco mil e duzentos reais), no Órgão e Unidade Orçamentária abaixo especificada,

09 DEPARTAMENTO DE SAÚDE

003 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

10.301.1001-2050 – MANUTENÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Conta 3295 - 3.3.90.20.00.00.00 – Indenizações e Restituições.

Fonte de Recurso: 0.1.00.0001000-01000 – Recursos Ordinários (Livres) 011000 55.200,00

TOTAL GERAL DA FONTE ............................................................................................................ 55.200,00

Art. 2º - Para cobertura do Crédito Adicional Especial de que trata o Artigo Primeiro, será utilizado o cancelamento parcial da seguinte dotação orçamentária, nos termos do Art. 43 Inciso III, da Lei 4.320/64.

05 DEPARTAMENTO DE VIAÇÃO, OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

003 – DIVISÃO DE SERVIÇOS URBANOS

15.452.0409-2023 – MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE SERVIÇOS URBANOS

Conta 1190 - 3.3.90.30.00.00.00 – Material de Consumo.

Fonte de Recurso: 0.1.00.0001000-01000 – Recursos Ordinários (Livres) 011000 55.200,00

TOTAL GERAL DA FONTE 55.200,00

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, e fica revogada a Lei

Municipal nº 1190 de 25 de janeiro de 2013.

Edifício da Prefeitura Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, em 07 de maio de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURIÚVA ESTADO DO PARANA

GABINETE DO PREFEITO

AV. ANTONIO CUNHA, 365 – FONE FAX (43) 3545-1222 – CEP 84280-000 – CURIÚVA – PR

LEI Nº 1211/2013

Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial na importância de R$ 55.200,00 (Cinquenta e cinco mil e duzentos reais) e Revoga a Lei Municipal n.º 1190, de 25 de janeiro de 2013.

A CÂMARA MUNICIPAL DE CURIÚVA, Estado do Paraná, aprovou e eu PREFEITO

MUNICIPAL DE CURIÚVA, sanciono a seguinte LEI: Art. 1º - Fica aberto no Orçamento Geral do Município de Curiúva do Exercício de 2013, um

CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL, no valor de R$ 55.200,00 (Cinqüenta e cinco mil e duzentos reais), no Órgão e Unidade Orçamentária abaixo especificada,

09 DEPARTAMENTO DE SAÚDE

003 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

10.301.1001-2050 – MANUTENÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Conta 3295 - 3.3.90.20.00.00.00 – Indenizações e Restituições.

Fonte de Recurso: 0.1.00.0001000-01000 – Recursos Ordinários (Livres) 011000 55.200,00

TOTAL GERAL DA FONTE ............................................................................................................ 55.200,00

Art. 2º - Para cobertura do Crédito Adicional Especial de que trata o Artigo Primeiro, será utilizado o cancelamento parcial da seguinte dotação orçamentária, nos termos do Art. 43 Inciso III, da Lei 4.320/64.

05 DEPARTAMENTO DE VIAÇÃO, OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

003 – DIVISÃO DE SERVIÇOS URBANOS

15.452.0409-2023 – MANUTENÇÃO DA DIVISÃO DE SERVIÇOS URBANOS

Conta 1190 - 3.3.90.30.00.00.00 – Material de Consumo.

Fonte de Recurso: 0.1.00.0001000-01000 – Recursos Ordinários (Livres) 011000 55.200,00

TOTAL GERAL DA FONTE 55.200,00

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, e fica revogada a Lei

Municipal nº 1190 de 25 de janeiro de 2013.

Edifício da Prefeitura Municipal de Curiúva, Estado do Paraná, em 07 de maio de 2013.

AMADEU DE JESUS DA SILVA Prefeito Municipal de Curiúva