correio notícias - edição 1157

8
1 Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015 Edição 1.157 05 Quinta-Feira Fevereiro / 2015 Edição 1157 Lupion toma posse na presidência da COHAPAR nesta quinta-feira O ex-deputado Federal Abelardo Lupion tomará posse como presidente da COHA- PAR nesta quinta-feira, 5, às 14h 30min no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curi- tiba. Abelardo Lupion foi esco- lhido pelo governador Beto Richa, e preferiu encerrar seu mandato como deputado Federal antes de assumir a habitação. Enquanto Abelardo Lupion não assume o comando da companhia, quem está frente à pasta é Nelson Cordeiro Justus, filho do deputado Nelson Justus (DEM). Neto do ex-governador do Paraná Moisés Lupion e pai do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), tem 62 anos, é agropecuarista,empresário e líder rural. Beka, como é conheci- do,tem negócios em Santo Antônio da Platina e Curitiba, concluiu o sexto mandato de deputado federal e pretende trabalhar em conjunto com as demais lideranças do primeiro escalão do governo estadual. Foi eleito 13 vezes pelo DIAP (Departamento Inter- sindical de Assessoria Par- lamentar) como um dos mais influentes do Congresso Nacional e membro integrante da Elite Parlamentar. Lupion se destacou devido a sua atuação como interlocutor e negociador da Frente Parla- mentar da Agricultura com as autoridades da área econô- mica. Página 3 Página 7 PM recupera roupas furtadas em Cambará A equipe da PM de Cambará prendeu dois acusados de furta- rem roupas em uma loja localizada no centro da cidade. Os policiais foram acionados pela dona da loja, por volta das 23h 55min no domingo,1. Ela rela- tou que o vidro da loja havia sido estourado e que algumas roupas haviam sido subtraídas da loja. Os PMS iniciaram as diligên- cias e através de denúncias de testemunhas que disseram que viram duas pessoas correndo com sacolas de roupas pela rua, a equipe policial conseguiu abordar os suspeitos que informaram que havia deixados os produtos furta- dos em uma casa localizada na Rua dos Expedicionários. PM recupera motos furtadas no Norte Pioneiro Os Policiais Militares recu- peraram no final de semana duas motos que foram furtadas no Norte Pioneiro. Uma moto foi recuperada em Cambará e a outra em São José da Boa Vista. A moto Yamaha/ Crypton de cor prata, recuperada em Cambará, foi localizada pelos PMS no estacionamento de uma empresa no Bairro da Popular Nova, no sábado, 31, por volta das 13h 27min. A moto foi furtada no dia 27, em Jacarezinho. Em São José da Boa Vista, Página 7

Upload: jornal-correio-noticias

Post on 07-Apr-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Correio Notícias - Edição 1157

TRANSCRIPT

Page 1: Correio Notícias - Edição 1157

1Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.157

05Quinta-Feira

Fevereiro / 2015Edição 1157

Lupion toma posse na presidência da COHAPAR nesta quinta-feira

O ex-deputado Federal Abelardo Lupion tomará posse como presidente da COHA-PAR nesta quinta-feira, 5, às 14h 30min no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curi-t iba.

Abelardo Lupion foi esco-lhido pelo governador Beto Richa, e preferiu encerrar seu mandato como deputado Federal antes de assumir a habitação.

Enquanto Abelardo Lupion não assume o comando da companhia, quem está frente à pasta é Nelson Cordeiro Justus, f i lho do deputado Nelson Justus (DEM).

Neto do ex-governador do Paraná Moisés Lupion e pai do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), tem 62 anos, é agropecuarista,empresário e

líder rural.Beka, como é conheci-

do,tem negócios em Santo Antônio da Platina e Curit iba, concluiu o sexto mandato de deputado federal e pretende trabalhar em conjunto com as demais l ideranças do primeiro escalão do governo estadual.

Foi eleito 13 vezes pelo DIAP (Departamento Inter-sindical de Assessoria Par-lamentar) como um dos mais influentes do Congresso Nacional e membro integrante da Elite Parlamentar. Lupion se destacou devido a sua atuação como interlocutor e negociador da Frente Parla-mentar da Agricultura com as autoridades da área econô-mica.

Página 3

Página 7

PM recupera roupas furtadas em Cambará

A equipe da PM de Cambará prendeu dois acusados de furta-rem roupas em uma loja localizada no centro da cidade.

Os policiais foram acionados pela dona da loja, por volta das 23h 55min no domingo,1. Ela rela-tou que o vidro da loja havia sido estourado e que algumas roupas haviam sido subtraídas da loja.

Os PMS iniciaram as diligên-cias e através de denúncias de testemunhas que disseram que viram duas pessoas correndo com sacolas de roupas pela rua, a equipe policial conseguiu abordar os suspeitos que informaram que havia deixados os produtos furta-dos em uma casa localizada na Rua dos Expedicionários.

PM recupera motos furtadas no Norte Pioneiro

Os Policiais Militares recu-peraram no final de semana duas motos que foram furtadas no Norte Pioneiro. Uma moto foi recuperada em Cambará e a outra em São José da Boa Vista.

A moto Yamaha/ Crypton de cor prata, recuperada em Cambará, foi localizada pelos PMS no estacionamento de uma empresa no Bairro da Popular Nova, no sábado, 31, por volta das 13h 27min. A moto foi furtada no dia 27, em Jacarezinho.

Em São José da Boa Vista,

Página 7

Page 2: Correio Notícias - Edição 1157

Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.1572 OpiniãO

jornalística correio do norte s/c ltda cnPj: 07.117.234/0001-62

Siqueira CamposCornélio ProcópioCuritibaIbaitiJapiraJabotiSalto do ItararéCarlópolisJoaquim TávoraGuapiramaQuatiguáJacarezinhoConselheiro MairinckPinhalão

DireçãOElizabete GoisSUCUrSAL ArApOTiDAVID BATISTAreDAçãOIsaele Machado, Regiane Romão, David BatistaDiAGrAMAçãOAndré MachadoADMiniSTrATivOClaudenice, Isamara MachadoCOLUniSTAGênesis Machado

CirCULAçãO

repreSenTAçãOMERCONET Representação de Veículos de

Comunicação LTDARua Dep. Atilio de A. Barbosa, 76 conj. 03Boa Vista - Curitiba PRFone: 41-3079-4666 | Fax: 41-3079-3633

FiLiADO A

Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná

REDAçãO jORNALRua Piauí, 1546Siqueira Campos - Paraná(43) 3571-3646 | (43) 9604-4882

Site: www.correionoticias.com.br

SuCuRSAL ARAPOTIDIREçãO: DAVID BATISTAAv. Vicente Gabriel da Silva, 369Jardim Ceres - Arapoti - Paraná(43) 3557-1925 | (43) 9979-9691

[email protected]

TomazinaCuriúvaFigueiraVentaniaSapopemaSão Sebastião da AmoreiraNova América da ColinaNova Santa BárbaraSanta Cecília do PavãoSanto Antônio do ParaísoCongoinhasItambaracáSanta MarianaLeópolis

SertanejaRancho AlegrePrimeiro de MaioFlorestópolisSão Gerônimo da SerraSanto Antônio da PlatinaArapotiJaguariaívaSengésSão José da Boa VistaWenceslau BrazSantana do ItararéJundiaí do SulAndirá

AbatiáCambaráRibeirão do PinhalNova FátimaBarra do JacaréSanta AméliaSertanópolisBela Vista do ParaísoRibeirão Claro

CHARGE DO DIAA interrupção do ciclo de consumo no Brasil

Gilmar Mendes LourençoAs providências de austeri-

dade monetária e fiscal lançadas pelo Ministério da Fazenda, que devem resultar em economia de R$ 43 bilhões, ou 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), diante de com-promisso de 1,2% do PIB para o exercício de 2015, em paralelo ao panorama de contração dos níveis de atividade, delineiam o arrefeci-mento do eixo dinâmico da econo-mia brasileira, sustentado durante 11 anos pelo consumo do governo e das famílias.

O boom de consumo, ins-taurado pelo atendimento da demanda reprimida, com a desin-flação provocada pelo plano real, ganhou contornos de mobilidade social a partir de 2004, com o reforço do acréscimo do poder de compra do salário mínimo, da proli-feração das ações institucionais de transferência de renda e do crédito consignado descontado na folha de salários dos tomadores.

Contudo, a viga mestra desse processo esteve assentada na poupança externa, proveniente da valorização dos termos de troca, com a impulsão da demanda e dos preços das commodities agrícolas, minerais e metálicas, entre 2004 e 2008, em função da escalada da China, hoje o maior mercado con-

sumidor do mundo, e em crescen-tes déficits na conta de transações correntes depois da eclosão da crise financeira internacional.

Pela ótica fiscal, o roteiro oficial sugere a busca de reparação dos erros cometidos entre 2010 e 2014, sem qualquer aceno acerca do aproveitamento de oportunidades ou da descoberta de elementos de transformações. De fato, o pacote anunciado pelo ministro Levy, que estava pronto há algum tempo aguardando apenas o desfecho favorável da disputa eleitoral, não conseguiu escapar da aplicação da terapia ortodoxa tupiniquim na gestão das finanças públicas.

O receituário brasileiro é tra-dicionalmente mais inclinado à elevação da arrecadação pela via fácil da retirada de haveres da órbita privada, com novos aumen-tos de impostos, e menos sensível à necessidade de contenção e racionalização dos gastos gover-namentais, limitada presentemente às alterações de regras de alguns benefícios sociais.

Na área de tributos, na sequên-cia do fim do incentivo da redução do IPI na compra de bens de con-sumo duráveis, busca-se receita adicional de R$ 20,6 bilhões com a duplicação do IOF – de 1,5% para 3% –, a cobrança do PIS/COFINS

e da Cide sobre combustíveis, a elevação de 9,25% para 11,75%, da alíquota do PIS/COFINS para as importações, o provável rea-juste superior a 30% nas tarifas de energia elétrica, e a correção em 4,5% (e não 6,5%, conforme deter-minava o Congresso Nacional) da tabela do IRPF.

O pedaço monetário do con-junto de deliberações contém a majoração da TJLP, dos juros praticados pela Caixa Econômica Federal no financiamento habi-tacional e da Selic (para 12,25% ao ano, em janeiro de 2015). Esta última medida, adotada a pretexto de sufocar as tensões inflacioná-rias, serve prioritariamente para viabilizar a rolagem da dívida pública e segurar a depreciação do real, diante da ampliação da entrada de capitais estrangei-ros de curto prazo, à procura de ganhos com as operações de arbi-tragem.

Nessas circunstâncias, parece lícito supor a interrupção do ciclo expansivo movido a consumo no Brasil em detrimento do investi-mento, que seria preponderante na recuperação da eficiência da indústria e da infraestrutura e o atestado exclusivo de garantia do giro da roda em médio e longo prazo.

A liberdade cega dos pichadoresCarlos Frederico Gurgel Calvet

da SilveiraNão é proibido proibir. No

entanto, há proibições que são suavizadas em vista de um obje-tivo alheio ao bem comum. É o caso de um crime inventado no Brasil: a pichação. Para alguns, um fenômeno distinto das expressões gráficas que acontecem mundo afora, chamadas de grafite.

A distinção entre pichação e grafite aparece em lei sancionada pela presidente Dilma em 2011. De fato, essa lei suaviza e altera lei anterior, de 1998, e prevê pena de três meses a um ano para quem “pichar ou por outro meio cons-purcar edificação ou monumento urbano”. E descriminaliza, em parágrafo distinto, o ato de gra-fitar nos seguintes termos: “Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valori-zar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida...” O texto da lei continua expondo aqueles que devem dar o consentimento para tal manifestação: proprietá-rios, órgãos públicos etc.

O que chamamos de picha-ção teve origem em São Paulo, embora o grafite tenha história que remonta à Antiguidade. Foi para-doxalmente a partir do século 20,

com o advento da mídia moderna, que esse meio de protesto ganhou força e até certo respaldo social.

Há razões históricas para isso. Com a chegada da Modernidade, a crítica às normas morais, aos valo-res transmitidos pela sociedade, gerou uma busca de autenticidade que passou a ser praticamente o único valor moral reconhecido por todos. Com efeito, a ojeriza à hipo-crisia, ou a qualquer outra atitude moral que não seja uma revelação de autenticidade é marca distintiva de nossa sensibilidade moral.

É fácil verificar, no entanto, que a autenticidade, quando esva-ziada de conteúdos significativos para além da referência arbitrária da vontade subjetiva, degrada com rapidez para uma autopro-moção e autocomplacência, que eliminam a própria possibilidade do que é moral. Tantos seriam os problemas que essa atitude moral contemporânea traz à nossa cul-tura, que o filósofo Charles Taylor caracteriza nossas sociedades por certos “mal-estares”. Um deles seria o individualismo exa-cerbado; outro a noção simplista de liberdade. Esse individualismo manifesta-se também em grupos nos quais seus membros encon-tram apoio, como, em geral, é o caso dos pichadores.

É possível entender a picha-ção dentro dessa necessidade de autenticidade individualista e também sectária, travestida de luta social, pois, ao protestar contra a exclusão social, ela gera desintegração social maior e até violência.

Efetivamente, a pichação insere-se neste quadro de viola-ção da convivência pacífica social. Não somente porque degrada o patrimônio público e privado, mas, sobretudo porque cria uma cultura de manifestação revolucionária e de revolta gratuitas, aparentada com o ressentimento, e que dimi-nui o exercício da liberdade. De fato, a liberdade supõe o alarga-mento de horizontes e o reconhe-cimento de certa herança cultural que integrem os indivíduos da sociedade na realização de um mesmo fim comum.

A liberdade que pretendem os pichadores é cega e abusa do olhar do semelhante, ao impor o que seu próximo deva ver no espaço público e até mesmo em seu espaço privado. É uma liber-dade do contra, que é a carac-terística do individualismo das nossas sociedades, ainda que se manifeste em grupos. Ser do contra é ser individualista. E isso é ser pichador.

Publicidade infantil:qual o motivo de tanta proteção?José Henrique Vasi WernerQuem de nós, durante a infân-

cia, não brincou de “uni-duni-tê” para decidir alguma coisa? Pois é. Era dessa forma que inocen-temente escolhíamos algo entre duas ou mais opções.

Utilizávamos desse incrível método para nos ajudar a decidir, pela sorte, qual das opções seria a melhor e principalmente para nos limitarmos a não escolher todas elas de uma vez (as crian-ças querem tudo e não uma só coisa).

Naturalmente, com o tempo aprendemos que “o escolhido foi você” dependia diretamente do início da brincadeira. Mas fosse diante da inocência do método de escolha (dos mais novos), ou da manipulação do resultado (dos mais velhos), quando as deci-sões envolviam algo mais sério, sempre dependíamos da aprova-ção de nossos pais. Essa era a palavra final.

Porém, só de pensarmos que podíamos influir de alguma forma na escolha, isso já nos trazia um sentimento de bem-estar, de con-cretização da própria vontade, de independência; sentimentos esses que são a pedra fundamen-

tal para o crescimento de uma criança e a sua correta formação como individuo.

Nesse sentido, é mais do que correto afirmar que estimular a escolha da própria criança é coisa extremamente saudável, especial-mente se essa escolha é feita sob a supervisão dos pais.

Ora, o papel do “não” sempre foi e continua sendo crucial para educar as crianças corretamente e os pais devem fazer uso dessa palavra sem qualquer economia. Mas isso tudo deve ocorrer no ambiente familiar, na estrita rela-ção entre pais e filhos, sem que terceiros interfiram no processo educacional.

Ocorre que, ao que parece, o Conselho Nacional dos Direi-tos da Criança e do Adolescente (Conanda), ao editar a Resolu-ção 163/2014, quer tomar o lugar dos pais ao proibir, sem exceção, qualquer publicidade de produtos ou serviços destinados ao público infantil e adolescente.

Como se sabe, a prerrogativa do Conanda (órgão do Poder Exe-cutivo) limita-se a executar políti-cas públicas ligadas à criança e ao adolescente. No entanto, com essa Resolução, o Conanda está

indevidamente legislando sobre matéria alheia à sua competência normativa.

Além disso, já existem leis federais que tratam da matéria (Código de Defesa do Consumi-dor e Estatuto da Criança e do Adolescente), bem como a própria Constituição da República.

Mais do que a perda de R$ 33 bilhões para a economia, R$ 2,2 bilhões em arrecadação de impos-tos e 720 mil postos de trabalho, conforme apurado em recente pesquisa divulgada pela Funda-ção Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, a proibição da publicidade infantil é devastadora para o pro-cesso educacional no seio familiar e desestimula os pais a continuar participando ativamente da forma-ção de seus filhos, por lhes ceifar a opção de dizer “não” quando necessário.

Por todas essas razões, devem continuar prevalecendo às normas do Código de Defesa do Consumidor, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Constituição da República e do Código Brasileiro de Autorre-gulamentação Publicitária, em detrimento à infeliz Resolução 163/2014 da Conanda.

Page 3: Correio Notícias - Edição 1157

3Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.157pOLíTiCA

DEuS é FIEL E juSTO!VOLTA àS AuLAS

A Secretaria de Estado da Educação repassou R$ 4,2 milhões na conta das escolas estaduais para compra de materiais de con-sumo, como produtos de limpeza, lâmpadas e material de expe-diente. O dinheiro já está disponível para movimentação desde ontem (4). Com o dinheiro os diretores poderão fazer os últimos ajustes para a volta às aulas, que acontece no dia 9 de fevereiro.

VOLTA àS AuLAS IO governador Beto Richa autorizou na última terça-feira (3) a

contratação de cerca de 10 mil professores por Processo Sele-tivo Simplificado (PSS). Os professores começam a ser chama-dos nesta quinta-feira (5), após a distribuição de aulas para os professores efetivos, em todos os 32 Núcleos Regionais de Edu-cação. A seleção dos professores temporários já havia sido feita previamente no fim do ano passado, e os Núcleos de Educação contam com um cadastro para as chamadas. Com isso, a Secre-taria de Estado da Educação estima cerca de 60 mil professores em sala para a volta às aulas na próxima segunda-feira (9).

AuMENTOOs aumentos nas tarifas de energia, aprovados na terça-feira

(3) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), não muda-ram a expectativa do Ministério de Minas e Energia (MME), da média de reajuste das contas de luz não superarem 40%, em 2015. A informação é do ministro Eduardo Braga, que participou ontem (4) da cerimônia de posse de Vital do Rêgo Filho no Tribu-nal de Contas da União.

DEu ATé FOMEO coquetel volante para o evento de passagem de comando

do Exército, em Brasília, terá custo de R$ 48 mil. O montante a ser pago pela Secretaria-Geral do Exército inclui o buffet para coquetel volante, almoço, jantar, coffee break e arranjos deco-rativos. No cardápio estão canapés, salgados, tartelettes, isca de peixe ao molho tártaro, escondidinho de carne seca, bobó de camarão, fricassê de frango, entre outros.

PREVENçãOEnquanto alguns comemoram e enchem a barriga, outros têm

preocupações com obesidade. É o caso do Superior Tribunal Militar, que separou R$ 4,5 mil do orçamento para a contratação de empresa especializada em serviços de nutricionista. Estes profissionais atenderão os servidores em projeto de acompanha-mento de grupos para a prevenção e tratamento da obesidade e doenças associadas.

AS bITuQuEIRASMesmo com a Lei Antifumo, que, em dezembro, proibiu a prá-

tica do fumo em locais fechados, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda continua adquirindo bituqueiras. O órgão comprará seis clássicas, em aço inox, ao custo de R$ 1,8 mil.

DIREITOS O Senado também pagará R$ 5,3 mil no ressarcimento das

despesas médicas e odontológicas a serem realizadas pelo ex-senador Lavoisier Maia Sobrinho no exercício deste ano. Lavô, como é conhecido, também ocupou o cargo de governador na época da Ditadura Militar.

ACESSóRIOS Ao que parece, alguns funcionários do Supremo receberão

broches dourados pelo trabalho prestado. A Corte comprará 100 broches com o brasão das armas da República em alto relevo e alfinete longo por R$ 3,2 mil. O Tribunal de Justiça do Dis-trito Federal e dos Territórios adquirirá 1,5 mil apoios de punho para mouse e mil apoios para teclado por R$ 53,6 mil. Separa-damente, cada um custará cerca de R$ 20,00. Os itens ficarão no almoxarifado do órgão e disponíveis para uso dos servidores.

Abelardo Lupion toma posse na presidência da COHAPAR nesta quinta-feira

O ex-deputado Federal Abelardo Lupion foi escolhido pelo governador Beto Richa para ocupar a pasta

De CuritibaAssessoria de ComunicaçãoO ex-deputado Federal Abe-

lardo Lupion tomará posse como presidente da COHAPAR nesta quinta-feira, 5, às 14h 30min no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Abelardo Lupion foi escolhido pelo governador Beto Richa, e preferiu encerrar seu mandato como deputado Federal antes de assumir a habitação.

Enquanto Abelardo Lupion não assume o comando da com-panhia, quem está frente à pasta é Nelson Cordeiro Justus, filho do

deputado Nelson Justus (DEM).Neto do ex-governador do

Paraná Moisés Lupion e pai do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), tem 62 anos, é agropecu-arista,empresário e líder rural.

Beka, como é conhecido,-tem negócios em Santo Antônio da Platina e Curitiba, concluiu o sexto mandato de deputado fede-ral e pretende trabalhar em con-junto com as demais lideranças do primeiro escalão do governo estadual.

Foi eleito 13 vezes pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um

dos mais influentes do Congresso Nacional e membro integrante da Elite Parlamentar. Lupion se destacou devido a sua atuação como interlocutor e negociador da Frente Parlamentar da Agricultura com as autoridades da área eco-nômica.

Em 1998 foi apontado, segundo matéria publicada pela VEJA, como um dos melhores deputados da Agricultura Brasi-leira, resultado de seu trabalho parlamentar em Programas como o RECOOP, PESA, Banco da Terra, entre outros, e de sua atu-ação como relator da Securitiza-

ção, projeto que veio a beneficiar mais de 520 mil produtores rurais em todo país.

Em 2005, em uma decisão histórica, depois de dois anos de trabalho, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra apro-vou, por 12 votos a 1. O relató-rio alternativo apresentado pelo Deputado Abelardo Lupion que classifica invasões de terra como crime hediondo.

Em 2006 assumiu a Presi-dência da Comissão da Agricul-tura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

abelardo lupion – novo presidente da coHaPar

DIVULGAçãO

Beto Richa autoriza a contratação de mais 10.000 professores temporários

O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira, 3, a contratação de cerca de 10 mil professores por Processo Seletivo Simplificado (PSS)

ParanáAEN NotíciasOs professores começam a

ser chamados nesta quinta-feira (5), após a distribuição de aulas para os professores efetivos, em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação.

A seleção dos professores temporários já havia sido feita previamente no fim do ano pas-sado, e os Núcleos de Educação contam com um cadastro para as chamadas. Com isso, a Secre-taria de Estado da Educação estima cerca de 60 mil professo-res em sala para a volta às aulas na próxima segunda-feira (9).

Deste 60 mil professores, 40% foram contratados por concursos públicos nos últimos quatro anos. São mais 23 mil professores nomeados pelo governador Beto Richa entre 2011 e 2015 e junto com os colegas do Magistério Público da rede estadual, formam o maior quadro de funcionários do Estado do Paraná.

Em relação aos funcionários, os ajustes foram feitos de forma a não prejudicar o atendimento das escolas e os excedentes serão remanejados.

NOMEAçÕES – Na quarta-feira da semana passada (28.01) o governador Beto Richa determi-nou a nomeação de mais 5.522 professores e pedagogos aprova-

dos em concurso para a Rede de Ensino Público do Paraná.

Os profissionais serão cha-mados imediatamente e partici-parão da redistribuição de aulas na primeira semana de fevereiro. O Decreto 30/2015, assinado em

1º de janeiro, possibilita que o governador autorize, excepcio-nalmente, a contratação de pes-soal.

Com as nomeações, o Governo do Estado totaliza, nos últimos quatro anos, a contra-

tação de 23 mil professores e pedagogos para as escolas. Os novos professores e pedagogos foram selecionados por meio de concurso convocado a partir do Edital 017/2013, que teve cerca de 90 mil inscritos.

Governador Beto richa

ANPR

Page 4: Correio Notícias - Edição 1157

Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.1574 eDiTAiS

PREfEItuRA MuNICIPAL DE SãO JOSé DA BOA VIStA

EStADO DO PARANáPORTARIA Nº 021/2015

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e

regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando o requerimento da servidora SUELI APARECIDA DOS SANTOS de Licença para Tratar de Interesses Particulares.

Considerando o parecer do responsável pelo Setor em que a servidora está lotada;

RESOLVE:

Artigo 1º - CONCEDER a Servidora SUELI APARECIDA DOS SANTOS, ocupante do Cargo Efetivo de Professora, matrícula 157-

1, LICENçA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES, pelo período de 36 (trinta e seis) meses a partir do dia 02/02/2015

com término em 01/02/2018, conforme o disposto no artigo 98 da Lei Municipal 571/2003 de 30/12/2003.

Artigo 2º - A Licença poderá ser interrompida a qualquer tempo, se houver interesse da administração.

Artigo 3º - A presente portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 02 de Fevereiro de 2015; 55º ano da Emanci-

pação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONéISPREFEITO MuNICIPAL

PREfEItuRA MuNICIPAL DE SãO JOSé DA BOA VIStA

EStADO DO PARANáPORTARIA Nº 022/2015

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e

regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando o pedido de prorrogação de licença protocolado nesta Prefeitura pela servidora EDINEIA PEREIRA LIMA DA SILVA

matrícula 323-1, ocupante do Cargo Efetivo de Auxiliar de Serviços Gerais;

RESOLVE:

Artigo 1º- PRORROGAR para a Servidora Municipal EDINEIA PEREIRA LIMA DA SILVA, ocupante do Cargo de Auxiliar de

Serviços Gerais, Matrícula 323-1, a Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família, concedida pela PORTARIA 103/2014 de

03/11/2014, em razão de ser indispensável sua assistência pessoal não podendo ser prestada simultaneamente com o exercício

do seu cargo, ao seu Filho MARCOS PAULO DA SILVA, Cert. Nascimento nº 4.770, de acordo com Artigos 95, 96 e 97 da Lei

Municipal 571/2003– Estatuto dos Servidores do Município de São José da Boa Vista.

Artigo 2º - A prorrogação da licença de que trata esta Portaria será de 30 dias, a contar da data de 03/02/2015 à 02/03/2015

podendo ser prorrogada nos termos da Lei Municipal 571/2003, Seção VII, Artigos 95, 96 e 97 e Lei Municipal 692/2009 mediante

apresentação de novo parecer médico e do setor de Assistência Social.

Artigo 3º - Esta Portaria entrará em vigor a partir da data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 03 de Fevereiro de 2015; 55º ano da Emanci-

pação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONéISPREFEITO MuNICIPAL

PORTARIA nº 023/2015

PEDRO SERGIO KRONEIS, Prefeito Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, nos termos da Lei Orgânica do Município, pela presente;

Considerando o resultado final do Processo Seletivo Simplificado Edital 038/2014,

Homologado através da Portaria 091/2014 Publicada em 17/09/2014; Considerando o disposto no Edital de Convocação nº 006/2015;

RESOLVE: Artigo 1º- NOMEAR a partir da data de 04/02/2015, o candidato abaixo discriminado,

aprovado no Processo Seletivo Simplificado, Edital 038/2014 para exercer temporariamente a função do respectivo cargo de acordo com a Lei Municipal 745/2011.

Nº ordem de

classificação

NOME

RG CARGO

3º Vanoil Vilela da Silva Filho 8.994.169-5 Educador Físico Art. 2º- A nomeação dar-se-á em caráter temporário, a fim de suprir necessidades inadiáveis

da Administração Pública, em caráter excepcional, observados os ítens 2 e 8.1.4 do Edital 038/2014.

Parágrafo Único: O nomeado cumprirá jornada semanal de 20 (vinte) horas de

trabalho diante da atual necessidade da Administração Art. 3º- O nomeado terá o prazo de 05 (cinco) dias para apresentar-se para o trabalho, sob

pena de perda do direito a vaga. Art. 4º- Esta Portaria entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições

em contrário. Comunique-se, publique-se, cumpra-se.

Edifício da Prefeitura Municipal de São José da Boa Vista, Estado do Paraná, em 04 de Fevereiro de 2015; 55º ano da Emancipação Política do Município.

PEDRO SERGIO KRONÉIS

Prefeito Municipal

PREfEItuRA MuNICIPAL DE SãO JOSé DA BOA VIStA

EStADO DO PARANá

Câmara Municipal de Joaquim Távora Estado do Paraná

Av. Getúlio Vargas, 620, Centro, Fone/Fax.:(43) 3559 1828 Cep.: 86.455-000 site: www.camarajoaquimtavora.pr.gov.br e-mail: [email protected]

EDITAL DE RESULTADOS DAS SOLICITAÇÕES DE ISENÇÃO DO TESTE SELETIVO - EDITAL Nº. 01/2015

A Câmara Municipal de Joaquim Távora – Estado do Paraná, publica

indeferimento de solicitação de isenção, conforme Anexo I deste instrumento.

Edifício da Câmara de Joaquim Távora – Estado do Paraná, em 03 de fevereiro de 2015.

Artemeo Panichi Presidente da Câmara Municipal de Joaquim Távora

ANEXO I – SOLICITAÇÃO INDEFERIDA ORDEM NOME DO CANDIDATO CARGO 1 ANGELITA MARIA MIANO ADVOGADO

PREfEItuRA MuNICIPAL DE JOAQuIM tAVORA EStADO DO PARANA

EXTRATO DE CONTRATO REFERENTE A CHAMADA PubLICA 001/2015DISPENSA 001/2015

Objeto: Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar.

PARTES: PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAQUIM TAVORA E:

CONTRATO Nº 006/2015

CONTRATANTE: Ana Maria Candida da Silva Sabião com o valor total de R$ 4.010,50

CONTRATO Nº 007/2015

CONTRATANTE: Alberto Minor Tao com o valor total de R$ 3.300,00

CONTRATO Nº 008/2015

CONTRATANTE: Ceres Trindade de Oliveira Santos com o valor total de R$ 9.448,25

CONTRATO Nº 009/2015

CONTRATANTE: Reinaldo Calesso com o valor total de R$ 7.900,00

CONTRATO Nº 010/2015

CONTRATANTE: , Clara Deise Aparecida Morguete com o valor total de R$ 10.680,00

CONTRATO Nº 011/2015

CONTRATANTE: Genesio Bondaryk com o valor total de R$ 1.509,35

CONTRATO Nº 012/2015

CONTRATANTE: Israel Batista do Prado com um valor total de R$ 524,35

CONTRATO Nº 013/2015

CONTRATANTE: Jose Batista de Lima com um valor total de R$ 8.000,00 (oito mil reais)

CONTRATO Nº 014/2015

CONTRATANTE: Jose Marcelino com um valor total de R$ 10.333,35

CONTRATO Nº 015/2015

CONTRATANTE: Manoel Uguccioni com um valor total de R$ 10.244,00

CONTRATO Nº 016/2015

CONTRATANTE: Almir Augusto Domingues com um valor total de R$ 5.027,93

CONTRATO Nº 017/2015

CONTRATANTE: Nicaelli Valeria dos Santos com um valor total de R$ 5.232,50

CONTRATO Nº 018/2015

CONTRATANTE: Osvaldo Juvencio Natal com um valor total de R$ 8.400,00

CONTRATO Nº 019/2015

CONTRATANTE: Pedro Grando com um valor total de R$ 5.232,50

CONTRATO Nº 020/2015

CONTRATANTE: Jose Fernandes Lopes com um valor total de R$ 987,60

CONTRATO Nº 0021/2015

CONTRATANTE: Terezinha Maria da Rosa Silva com um valor total de R$ 10.780,00

CONTRATO Nº 022/2015

CONTRATANTE: Vitorio Glomba com um valor total de R$ 14.066,00

CONTRATO Nº 023/2015

CONTRATANTE: Adalton Junaits com um valor total de R$ 7.300,00

CONTRATO Nº 024/2015

CONTRATANTE: Benedito Melo da Silva com um valor total de R$ 2.503,22

Da Vigência- 31/12/2015

Do Foro-comarca de Joaquim Távora (PR)

Joaquim Távora, 30 de janeiro de 2015.

GELSON MANSuR NASSARCONTRATANTE

PREfEItuRA MuNICIPAL DE JOAQuIM táVORAEStADO DO PARANá

TERMO DE HOMOLOGAçãO E ADjuDICAçãO PREGAO PRESENCIAL 004/2015OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviços de borracharia, para conserto de pneus nos veículos da frota

municipal pelo período de 12 meses, conforme Termo de Referência - Anexo I deste Edital. . Expirado o prazo recursal e tendo

em vista a Ata de Julgamento do Pregão em epígrafe, elaborada pelo Pregoeiro e Equipe de Apoio, o senhor GELSON MANSUR

NASSAR, Prefeito Municipal de Joaquim Távora, no uso de suas atribuições legais RESOLVE: HOMOLOGAR A LICITAçãO

MODALIDADE PREGãO PRESENCIAL 004/2015 TIPO MENOR PREçO e ADJUDICAR o objeto a empresa Cristiano Alves da

Silva CNPJ: 13.515.612/0001-69 declarada vencedora dos itens 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,

e 24 somando um valor de R$ 48.075,00 ( quarenta e oito mil e setenta e cinco reais). E para que produza seus efeitos legais,

PUBLIQUE-SE

Joaquim Távora, 02 de fevereiro de 2015.

GELSON MANSuR NASSARPREFEITO MuNICIPAL

Page 5: Correio Notícias - Edição 1157

5Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.157GerAL

Jacarezinhense precisa de ajuda para tratamento no exterior

João Bruno não tem os movimentos das pernas desde 2009 quando sofreu um acidente automobilísticoDe JacarezinhoJivago FrançaO jacarezinhense João Bruno

dos Santos, 25 anos precisa de ajuda para custar o tratamento no exterior para que ele possa reto-mar os movimentos das pernas. Uma grande campanha entre amigos e familiares já promoveu festas e até uma rifa de prêmios como moto 0 km. Tudo para que João possa ir até Bangkok na Tailândia, onde fará o tratamento de 45 dias e muito provavelmente tenha o retorno dos movimentos.

O tratamento, segundo o pró-prio João, consiste na aplicação de oito bolsas de células tronco além de a aplicação de um apa-relho denominado Medtronic, que fará o trabalho de “atalho” para levar os estímulos do cérebro para os membros inferiores, o que hoje não ocorre pelas vias normais do corpo de João. “Este aparelho já foi aplicado em cinco pessoas em todo o mundo e em todos os casos, os resultados fora satisfa-tórios. Há casos de pessoas que não tinham nenhum movimento e depois da aplicação das células tronco e do Medtronic começaram a reagir”, explicou.

O custo do tratamento mais as passagens de ida e volta e o tempo que ele permanecerá na Tailândia gira em torno de 80 mil dólares, cerca de R$ 230 mil. Desde o dia do acidente em 2009 até hoje, João Bruno já desembolsou cerca de R$ 10 mil entre medicamentos, tratamento, transporte e despesas em geral. Ele tem um gasto mensal de R$ 300 somente devido ao problema decorrido do acidente.

O tratamento será realizado pela Beike Biotech - International Cell Therapy Company, a líder mundial no tratamento de doen-ças neurológicas e vasculares. A companhia possui parceria com o hospital referencia na Tailândia, para onde João Bruno pretende ir para tentar recuperar os movi-mentos das pernas com a técnica de primeira geração.

AcidenteBruno perdeu os movimen-

tos das pernas após um grave acidente no dia seis de junho de 2009 quando retornava de carona de um evento na cidade de Ouri-nhos-SP. O motorista do carro em que ele estava perdeu o controle e bateu contra uma árvore, com isto o pescoço de Bruno fez o movimento de “chicotear”, o que causou a lesão. “Na época eu tinha 19 anos, o acidente ocasio-nou uma fratura em meu pescoço, que consequentemente, houve um inchaço em minha medula, que infelizmente me fez ficar paraplégico”, descreveu.

CampanhaCom ajuda de familiares e

amigos, João Bruno recorreu a todos os melhores tratamentos convencionais da medicina no Brasil, mas a grande chance dele voltar a andar é com a aplicação de células tronco e o aparelho Medtronic.

Para isto Bruno já realizou eventos e até uma rifa com exce-lentes prêmios. O sorteio acon-tecerá no dia 28 de março pela loteria federal. O primeiro colo-cado ficará ganhará uma moto Honda Fan 125 Cc. O segundo ganhará um tablet com dois chips e o terceiro levará uma TV de 32 polegadas. O sorteio será por meio das ultimas dezenas da Mega Sena (primeiro lugar), Quina (segundo lugar) e Lotofá-cil (terceiro lugar). Quem quiser concorrer pode entrar em con-tato direto com João Bruno pelos telefones (43) 9172-5523 ou (43) 9805-8358. O custo da rifa é de R$ 20.

Outra forma de João conse-guir parte do dinheiro que ele precisa para o tratamento será com a Micareta de Carnaval. O evento será no sábado, dia 14 de fevereiro na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Jacarezinho. Os ingressos estão sendo vendidos no valor de R$ 25 (preço inicial). A festa terá inicio às 22 horas, mas no período da tarde, das 16h às 20h acontece o carnaval mirim no mesmo local. Para a Micareta de Carnaval parti-cipam a dupla Ed Carlos e Rafael,

os grupos Sacody e Azoera e o Dj Luan Reys.

VidaJoão conta que a maior difi-

culdade mesmo é não conseguir andar. “Já tive uma evolução sim, pois agora tenho um pouco de sensibilidade nas pernas, mas não como uma pessoa comum. Não consigo andar. Tive que adaptar principalmente o banheiro de casa depois do acidente. Mesmo tendo ajuda publica com algumas coisas, ainda tenho um gasto mensal de R$ 300”, desta-cou João.

HospitalApós o acidente, João Bruno

foi levado pelo Corpo de Bom-beiros para a Santa Casa de Ourinhos, onde recebeu todo o tratamento de forma gratuita. Ele conta que lá ficou internado por 58 dias, onde passou por cirur-gia para fixação de uma placa de titânio da C5 (cervical 5) até a T1 (torácica 1). Após deixar o hospital, João Bruno começou as seções de fisioterapia três vezes na semana. “Atualmente faço hidroterapia, também três vezes por semana”, destacou.

João contou que depois que deixou o hospital sofreu com escaras (feridas abertas) e só quando elas sararam em 2011 foi quando pode passar da fisiotera-pia para a hidroterapia e apresen-tou melhoras. Já consigo até ficar em pé e arrisco alguns passos na barra, mas as pernas ainda não respondem. “Também faço agora o tratamento na Rede Sara de hospitais federias lá em Belo Hori-zonte”, frisou.

O trauma em João foi na cervical sete, onde aconteceu o inchaço que lhe tirou os movimen-tos da cintura para baixo. “Lá no local do acidente já percebi que não sentia minhas pernas. Pare-cia que estava flutuando. É uma sensação horrível”, lembrou o jovem. João Bruno tem o ensino médio completo e chegou a cursar ensino superior, mas foi obrigado a desistir. Bruno é morador da Rua Oswaldo Alcântara, 70 no bairro Aeroporto em Jacarezinho.

Quer ajudar o João Bruno?Faça uma doação nas seguin-

tes contas:ItaúAgência: 3711Conta Poupança: 12042-2/500

Titular: João Bruno dos SantosBradescoAgência: 1578Conta Poupança: 0531918-8Titular: João Bruno dos SantosCaixa

Agência: 0391Operação: 013Conta Poupança: 74807-1Titular: João Bruno dos SantosAjude a divulgar: #Campanha-

JoaoBrunoParaBangkok

Funcionário da A.M.C – Construções sofre acidente de trabalhoFernando de Jesus Mainardes caiu de uma escada e sofreu uma queda de quatro metros. Por

sorte ele não teve ferimentos gravesDe Siqueira CamposRegiane Romão/Tacy

Moreira

Um homem de 37 anos sofreu um acidente de trabalho na manhã desta quarta-feira, 4.

Fernando de Jesus Mainar-des caiu de uma altura de apro-ximadamente quatro metros enquanto prestava serviço para a empresa A.M.C – Constru-ções, essa empresa é terceiri-zada e presta serviços para a SANEPAR.

O homem estava em cima de uma escada no momento da queda. Ele foi socorrido e levado para a Santa Casa de Misericórdia de Siqueira Campos e após ser examinado foi constatado que ele não apresentava fraturas.

Apesar do susto, nada de grave aconteceu e ele apresen-tava escoriações nos braços e nas costas. Fernando ficará dois dias afastado do trabalho.

No momento da queda, embora estivesse em uma altura considerável, o trabalha-dor não usava equipamentos de segurança. Além disso, o téc-nico em segurança do trabalho não estava no local da obra no momento do acidente.

Nesta terça-feira, 3, outro funcionário desta mesma empresa se feriu durante o tra-balho. Ele caiu e bateu em uma

retroescavadeira que estava no local da obra. Ele também não usava equipamento de segu-rança.

A legislação que trata de EPI no âmbito da segurança e saúde do trabalhador é estabe-lecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Lei 6514 de dezembro de 1977, que é o Capítulo V da CLT, estabelece a regulamen-tação de segurança e medicina no trabalho.

A Seção IV desse capítulo, define a obrigatoriedade de a empresa fornecer o EPI gra-tuitamente ao trabalhador, e a obrigatoriedade de o EPI pos-suir o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Artigo 166” - A empresa é obrigada a fornecer aos empre-gados, gratuitamente, equipa-mentos de proteção individual adequado ao risco e em per-feito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos emprega-dos.

“Artigo 167 - O equipa-mento de proteção só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho”. Funcionários continuaram trabalhando normalmente após os acidentes

TACY MOREIRA

Page 6: Correio Notícias - Edição 1157

Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.1576 GerAL

DIVULGAçãO

PREfEItuRA MuNICIPAL DE JAPIRA EStADO DO PARANá

DECRETO Nº 004/2015 DE 03/02/2015SÚMULA: Regulamentar o pagamento e o parcelamento do IPTU e Taxas do exercício de 2015

O senhor WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOS, Prefeito Municipal de Japira, Estado do Paraná, usando de suas

atribuições legais e, em conformidade com o inciso IV, §1º, do art. 139 do Código Tributário Municipal, autoriza a atualização

monetária e o parcelamento do IPTU e Taxas de Serviços Urbanos do exercício 2015.

DECRETA

Art. 1º - O IPTU e Taxas de Serviços Urbanos do exercício de 2015 serão corrigidos em 6,23% (seis vírgula vinte e três por cento),

a atualização monetária tem como base o índice oficial INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Art. 2º - O IPTU e Taxas de Serviços Urbanos do exercício de 2015, lançadas conforme este decreto poderá ser pagos em até 03

(três) parcelas, nos seguintes vencimentos:

1ª PARCELA OU ÚNICA: 05.03.2015

2ª PARCELA: 05.04.2015

3ª PARCELA: 05.05.2015

Parágrafo Único – Gozará de desconto de 10% (dez por cento) o contribuinte que optar pelo pagamento integral do IPTU até o

dia 05.03.2015.

Art. 3° – A inadimplência do contribuinte, total ou parcial, onerará o respectivo débito tributário, corrigido na forma da legislação

vigente.

Art. 4° – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal de Japira, aos três dias do mês de fevereiro de dois mil e quinze (03/02/2015).

WILSON RONALDO RONY DE OLIVEIRA SANTOSPREFEITO MuNICIPAL

MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ 1° Termo Aditivo dos Contratos n. 81, 82, 83 e 84/2014 referente ao Pregão Presencial nº 24/2014, cujo objeto é: Registro de preços de gêneros alimentícios para cantinas, Casa Lar, Casa de Apoio e Eventos realizados pelos Departamentos Municipais. Tornam-se público os extratos dos aditivos referentes ao quantitativo dos itens para atendimento da Administração Pública, nos termos do artigo n° 65, parágrafo 1º, da Lei Federal n° 8666/93; resultando em um valor total especificado no quadro abaixo:

Nº do Contrato

N° do Aditivo

Empresa Contratada Valor Total

081/2014 01/2015 R Taís Ribeiro Me R$ 6.327,49

082/2014 01/2015 Comercio de Aves Rei do Frango Ltda Me

R$ 2.684,62

083/2014 01/2015 Gelson Lucio Me R$ 430,00

084/2014 01/2015 Supermercado Brunhari Ltda Me

R$ 526,27

Siqueira Campos, 04 de fevereiro de 2015. Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ 1° Termo Aditivo dos contratos n. 87, 88, 90 e 91/2014 referente ao Pregão n° 28/2014, cujo objeto é: Registro de preços de materiais de limpeza e higienização para os Departamentos da Prefeitura Municipal. Tornam-se público os extratos dos aditivos referentes ao quantitativo dos itens para atendimento dos departamentos municipais, nos termos do artigo n° 65, parágrafo 1º, da Lei Federal n° 8666/93; resultando em um valor total especificado no quadro abaixo:

Nº do Contrato

N° do Aditivo

Empresa Contratada Valor Total

087/2014 01/2015 D Mille Ind. e Com. de prod. Alimentícios Ltda

R$ 96,10

088/2014 01/2015 Inês Maria da Silva MEI R$ 2.326,57 090/2014 01/2015 Rei das Embalagens

Ltda Me R$ 1.219,69

091/2014 01/2015 Tereza Ernestina Dayeh Me

R$ 1.509,47

Siqueira Campos, 04 de fevereiro de 2015. Fabiano Lopes Bueno

Prefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ Aviso de Licitação – Pregão Presencial nº 04/2015

OBJETO: Registro de preços de equipamentos de infraestrutura de rede e de equipamentos de imagens para informatização do processo de carteira de trabalho, a serem solicitados de acordo com a necessidade pelo período de doze meses. PROTOCOLO até as 08h45min do dia 25/02/2015. ABERTURA: 25 de fevereiro de 2015 – Hora: 09h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837, Centro. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal - Tel: (43) 3571-1122. EDITAL COMPLETO – www.doe.siqueiracampos.pr.gov.br.

Siqueira Campos, 04 de fevereiro de 2015. Miriam de Souza Barbosa Lemes

Pregoeira

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS - PARANÁ Aviso de Licitação – Pregão Presencial nº 05/2015

OBJETO: Registro de preços de filtros e óleos lubrificantes para os veículos da frota municipal, a serem solicitados de acordo com a necessidade pelo período de doze meses. PROTOCOLO até as 08h45min do dia 26/02/2015. ABERTURA: 26 de fevereiro de 2015 – Hora: 09h00min. LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837, Centro. INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal - Tel: (43) 3571-1122. EDITAL COMPLETO – www.doe.siqueiracampos.pr.gov.br.

Siqueira Campos, 04 de fevereiro de 2015. Miriam de Souza Barbosa Lemes

Pregoeira

CONSELHO MuNICIPAL DOS DIREItOS DA CRI-ANÇA E DO ADOLESCENtE MuNICIPIO DE SIQuEIRA

CAMPOS.EStADO DO PARANá

LEI MuNICIPAL Nº029/95RESOLUçãO 003/CMDCA/2015SUMULA: Aprovação dos candidatos nas etapas a suprimento de vaga no Conselho Tutelar, conforme edital nº 001/2014.O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Muni-cipal nº 029/95, Resolve: Art. 1º – De acordo com o edital nº 001/2014, os candidatos inscritos foram aprovados em todas as fases do edital e estão aptos a concorrerem a vaga de suprimento de Conselheiro Tutelar: •Hennry da Cruz Felix•Mahara Diane dos Santos•Simone da Silva do ParaísoArt. 2º – Conforme o edital no dia 12/02/2015 será a eleição realizada no Clube Pindorama no município de Siqueira Campos, das 08:00 às 17:00.Art. 3º – No dia 13/02/2015 será o empossamento do candidato eleito com o maior numero de votos. Art. 4º – Esta Resolução entra em vigor a partir da data de publicação, revogadas as disposições em contrário.Siqueira Campos, 03 de Fevereiro de 2015.

CELINA DA COSTA COuTINHOPRESIDENTE CONSELHO MuNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANçA E DO ADOLESCENTE

Page 7: Correio Notícias - Edição 1157

7Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.157pOLiCiAL

Acusados de tráfico de drogas são presos em Wenceslau Braz

Os dois homens foram interceptados pela polícia. Com eles a PM encontrou buchas de maconha

De Wenceslau brazRegiane Romão

Dois homens, de 23 e 33 anos foram presos nesta terça-feira, 3, em Wenceslau Braz, acusados de tráfico de drogas e resistência.

A Agência de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar monito-rava as atividades de um homem. Sobre ele recaíam várias denún-cias de tráfico drogas e na manhã de terça-feira,3, os PMS levanta-ram a informação que o suspeito faria a entrega de entorpecentes

para um usuário na Rodovia PR 422 e deslocariam para lá em um carro azul.

Quando o a equipe PM se deslocava para a rodovia onde seria comercializada a droga, cruzou com o veículo suspeito já estava retornando do local.

Desta forma, os PMS ini-ciaram acompanhamento dos suspeitos e os abordou. Com o jovem de 23 anos, que é o sus-peito de traficar drogas, foram apreendidas duas porções de maconha, que ele tentou dispen-

sar na abordagem. Os PMS também constataram

que o suspeito estava com outra porção da mesma droga dentro da boca, pois ele não conseguia falar e engoliu o entorpecente na seqüência. O outro homem de 33 anos que conduzia o carro afir-mou que é usuário e compraria a droga do traficante abordado naquele momento.

Os dois suspeitos receberam voz de prisão e foram encami-nhados à Delegacia de Polícia de Wenceslau Braz.

PM recupera motos furtadas no Norte PioneiroAtravés de denúncias anônimas a polícia chegou até as duas motos que haviam sido furtadas

Do Norte PioneiroRegiane Romão

Os Policiais Militares recu-peraram no final de semana duas motos que foram furtadas no Norte Pioneiro. Uma moto foi recuperada em Cambará e a outra em São José da Boa Vista.

A moto Yamaha/ Crypton de cor prata, recuperada em Cam-bará, foi localizada pelos PMS no estacionamento de uma empresa no Bairro da Popular Nova, no sábado, 31, por volta das 13h 27min. A moto foi fur-tada no dia 27, em Jacarezinho.

Em São José da Boa Vista,

no domingo, 1, a equipe Poli-cial Militar encontrou no Bairro Terra Roxa, uma moto Honda CBX de cor azul, que foi furtada

de uma casa na mesma cidade.As duas motos foram apre-

endidas e encaminhadas para a Delegacia de Polícia.

as motos foram furtadas em cambará e são josé da Boa Vista

PolÍCIa MIlItar

PM recupera roupas furtadas em Cambará

A dona da loja chamou a polícia ao ver o vidro da frente da loja estourado. As roupas foram deixadas em uma casa pelos acusados

De CambaráRegiane Romão

A equipe da PM de Cambará prendeu dois acusados de furta-rem roupas em uma loja localizada no centro da cidade.

Os policiais foram acionados pela dona da loja, por volta das 23h 55min no domingo,1. Ela rela-tou que o vidro da loja havia sido

estourado e que algumas roupas haviam sido subtraídas da loja.

Os PMS iniciaram as diligên-cias e através de denúncias de tes-temunhas que disseram que viram duas pessoas correndo com saco-las de roupas pela rua, a equipe policial conseguiu abordar os sus-peitos que informaram que havia deixados os produtos furtados em uma casa localizada na Rua dos

Expedicionários. Na casa indicada pelos sus-

peitos os policiais encontraram as roupas furtadas, sendo que já esta-vam misturadas às roupas usadas para tentar esconder o produto do furto. As roupas encontradas pelos PMS foram reconhecidas pela dona da loja. Os acusados foram encaminhados à Delegacia de Polícia local.

roupas foram encontradas misturadas com roupas usadas para confundir os policiais

PolÍCIa MIlItar

Polícia Militar de Pinhalão recupera carro furtado

O carro foi furtado em Japira e foi encontrado em uma propriedade rural em Pinhalão

De PinhalãoRegiane Romão

A Polícia Militar de Pinhalão recuperou na última segunda-feira, 2, um carro que havia sido furtado em Japira no sábado, 31.

Os policiais foram acionados a se deslocarem até uma proprie-dade rural localizada no Bairro Lavrinha, em Pinhalão, e foram

informados que no domingo, 1, uma pessoa chegou ao local diri-gindo o carro. O dono da casa estava vendendo um carro e o sus-peito pediu para testá-lo.

O acusado saiu com o carro do dono da casa e não mais voltou, abandonando na propriedade carro em que ele chegou. Diante dos fatos os PMS apreenderam o carro para restituição ao proprie-

tário. O solicitante informou que o

suspeito de furtar seu veículo é de estatura mediana (aproxima-damente 1,70m) e possui uma mancha vermelha no rosto.

Qualquer informação sobre o suspeito, informe imediatamente a Polícia Militar através do telefone de emergência 190. Não precisa se indentificar.

PolÍCIa MIlItar

carro será restituído ao dono

Page 8: Correio Notícias - Edição 1157

Quinta-Feira - 05 de Fevereiro de 2015Edição 1.1578 reGiOnAL

Delegado de Siqueira Campos fala sobre as metas da Polícia Civil para este ano

Entre as principais metas para a Polícia Civil está a conclusão de várias penitenciárias no EstadoDe Siqueira CamposIsaele MachadoO Delegado de Siqueira

Campos – Juliano Fonseca - deu entrevista exclusiva ao Jornal Correio Notícias, onde falou sobre os trabalhos da Polícia Civil no município e sobre as dificuldades enfrentadas.

CN - Quais são as metas da Polícia Civil para este ano?

Delegado - Aguardamos a conclusão de várias unidades penitenciárias que já foram lici-tadas e estão em fase de execu-ção, abrindo-se 6.670 vagas no sistema penitenciário, resultando na liberação dos policiais civis para se dedicarem integralmente às investigações de crimes. Os recursos para a construção são em parte do Governo Federal e em parte do Governo Estadual. O atual

secretário de segurança está se empenhando na liberação desses recursos e na conclusão das obras.

CN - Como o senhor vê Siqueira Campos com relação à marginalidade?

Delegado - Como toda cidade de pequeno porte, é pouco afe-tada pela criminalidade. Ademais, a oferta de empregos verificada na cidade também contribui para diminuir a criminalidade. Por outro lado, a cidade viu a criminalidade aumentar muito nos últimos anos, sendo que a causa é o aumento do consumo de drogas. Nosso país, que tem amplas fronteiras, não tem uma política eficiente no combate às drogas, e não consegue impedir que as drogas cheguem às nossas cidades.

CN - Quais são as dificuldades que a Polícia Civil enfrenta?

Delegado - A guarda de presos, que desvia os policias de sua ver-dadeira função que é investigar crimes.

CN - Com os investigadores atendendo os presos, o senhor acha que atrapalha nas investiga-ções?

Delegado - Sim, pois com os presos existe a necessidade de que um Investigador de Polícia permaneça 24 horas por dia na Delegacia, fazendo a guarda dos presos. Após esse período de ser-viço o policial inicia sua folga, que varia de 48 a 72 horas, conforme a disponibilidade de pessoal. Com isso, há uma divisão do efetivo policial e uma vinculação do prédio da Delegacia. Caso não fosse pre-ciso que cuidássemos de presos, os policiais ficariam praticamente todo o tempo de serviço nas ruas.

ISAELE MACHADO